Vous êtes sur la page 1sur 17

Manual de lajes treliadas CYPECAD

ndice
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Editor de fichas de laje Cadastro de fichas e fabricantes Materiais Janela principal Iniciando o cadastro Definio da Geometria Tabela de Vigotas Tabela de armadura de negativos Dados de vigotas 3 3 4 4 4 7 9 10 10 11 13 14 15


10. 11.

Positivos: Negativos: Resistncia ao esforo Cortante: Exportao das fichas de laje para o CYPECAD

Lajes Treliadas
Para criar as fichas de vigotas treliadas ou pr-tensionadas preciso utilizar um software prprio chamado Editor de fichas de laje este programa encontra-se dentro do CD de instalao, dentro do diretrio Instalar programas isolados no sub-diretrio Instalao para o Brasil. 1. Editor de fichas de laje O acesso ao programa feito pelo cone:

2. Cadastro de fichas e fabricantes Ao acessar o programa pela primeira vez ser aberta janela de gerenciamento de arquivos, para iniciar o trabalho crie um novo arquivo e d um nome apropriado, em seguida o programa pede a seleo do tipo de vigota (treliada ou pr-tensionada) e a norma a ser utilizada para o dimensionamento.

O prximo passo ser introduzir os dados do fabricante

3. Materiais Nesta tela ser necessrio definir os materiais utilizados para compor a vigota. O concreto utilizado deve ser o mesmo definido no menu DADOS GERAIS do CYPECAD para pisos, e o ao dever ser o mesmo definido para barras. 4. Janela principal

5. Iniciando o cadastro Primeiramente devem-se cadastrar os blocos de alvio, para isso vamos clicar no seguinte cone:

Ser aberta a seguinte janela para cadastro dos blocos:

Nesta janela deve-se definir o nome da laje. (Cermica 12+5). Ser definida tambm a camada de compresso, aps incluir estes dados clique no boto Acrescentar novo elemento lista para adicionar o primeiro bloco de alvio.

Neste ponto importante definir uma referncia que identifique o bloco de alvio como : H10X30X20. Outro fator de grande importncia o peso unitrio do bloco pois ele ir definir o peso de nossa laje posteriormente no CYPECAD. possvel encontrar uma srie de fabricantes de blocos no mercado que so capazes de fornecer os dados necessrios para o cadastro, o bloco acima por exemplo foi retirado da seguinte imagem:

Ao concluir o cadastro ser exibida a seguinte janela:

Agora ser necessrio incluir o peso TOTAL do bloco com a vigota. Repita o procedimento criando uma srie de vigotas (10+5, 12+5, 10+7 etc.). Assim quando exportar ao CYPECAD ter uma biblioteca completa de lajes pr-fabricadas.

6. Definio da Geometria
Aps cadastrar os blocos ser necessrio cadastrar a geometria das vigotas:

O CYPECAD oferece 3 tipos de vigotas cada uma contendo dados diferentes para serem preenchidos: Plana

Invertida

Dupla

7. Tabela de Vigotas
O prximo passo ser cadastrar a tabela de vigotas:

Onde: SIMPLES: o nome que ser atribudo vigota simples. DUPLA: o nome que ser atribudo vigota dupla. TRIPLA: o nome que ser atribudo vigota tripla. Para os prximos dados ser utilizado como referncia a seguinte imagem:

Temos 3 colunas de Num Barras onde: 1 Num Barras (Armadura Base): no desenho ser o inf . 2 Num Barras (Primeiro Reforo Parcial): ser a primeira camada. 3 Num Barras (Segundo Reforo Parcial): ser a segunda camada.

Basta digitar a quantidade de barras que ir possuir em cada camada e na coluna Dimetro selecionar a bitola que ser utilizada. Cadastre a quantidade de vigotas que desejar.

8. Tabela de armadura de negativos


Utilizando como referncia a imagem anterior, a tabela de armadura de negativos representa as camadas de armadura negativa. Antes de iniciar o cadastro necessrio selecionar um dos 2 tipos de armao de vigotas: Por vigotas: a armadura definida como negativo ser multiplicada por 2 ou por 3 no caso de possuirmos vigotas duplas ou triplas. Por nervura: a armadura ser a mesma independente do tipo de vigota (dupla ou tripla) por nervura.

possvel cadastrar at 3 camadas de armadura para negativos, cada uma contendo sua prpria quantidade de barras, basta clicar em Num Barras e digitar a quantidade de barras que se deseja na primeira, segunda ou terceira camada, depois basta clicar em Dimetro e selecionar a bitola do ao.

9. Dados de vigotas
O prximo passo ser cadastrar os dados das vigotas. de grande importncia tomar cuidado com os valores a serem introduzidos, recomendamos que em caso de dvida contate o Suporte Tcnico ou outro profissional qualificado para auxili-lo no desenvolvimento destas fichas. Positivos: Sero introduzidos os necessrios para os clculos de positiva. Negativos: Sero introduzidos os necessrios para os clculos de negativa dados flexo dados flexo

Positivos:
O primeiro cadastro de dados dever ser o de Positivos, ao clicar neste boto ser aberta a seguinte janela:

Clique no seguinte boto para editar os valores:

E selecione a vigota cadastrada:

Ser exibida a seguinte janela:

Temos uma srie de dados que devem ser calculados e cadastrados manualmente (por isso o cuidado com estes itens): Abaixo uma imagem para auxiliar durante o clculo dos itens mencionados:

Armadura: ser utilizada a armadura definida anteriormente para a vigota selecionada. rea: o programa calcula automaticamente a rea de ao. Mu (Kgf-m/m): o momento ltimo de clculo por metro. Pode ser calculado pela seguinte expresso sendo Md=Mu: Rcd = 0,68 . x . bw . fcd z = d (0,4 . x) Md = Rcd . z Md = [ (0,68 . x . d) (0,272 . x2) ] . bw . fcd Obs.: vlido para x xlim Mf (Kgf-m/m): o momento de fissurao por metro. Pode ser calculado pela seguinte expresso:

Mr = fctm Io Yt
Sendo: = 1,2 para sees em T ou duplo T fctm: Resistncia mdia do concreto a trao. Io = Inrcia da pea Io = bw h + bw h(yt h ) + (bf bw) hf + (bf bw) hf (h hf yt ) 2 12 2 Rt: Rigidezes totais, obtidas pela seguinte expresso: Rt = Ecs Io Ecs = Mdulo de elasticidade secante do concreto Ecs = 0,85 Eci

Eci = Mdulo de elasticidade do concreto Eci = 5 600 fck Rf: Rigidez fissurada, obtida pela seguinte expresso: Rf = Ecs Ie Ie = Inrcia equivalente (obtida pelo mtodo de Branson) Ie = (Mr) Io + [1-(Mr) ] Iii Io Mu Mu

Negativos:
Teremos uma janela semelhante de positivos, para adicionar uma linha de armadura aos dados de negativos clique no boto editar:

Selecione a armadura:

Com a linha de armadura na janela principal deve-se calcular e introduzir alguns dados manualmente:

Armadura: ser utilizada a armadura definida anteriormente para a vigota selecionada. rea: o programa calcula a rea de ao automaticamente. Mu: calcula-se como o item de positivos de mesmo nome. Mu, sm: momento ltimo da seo macia da vigota, abaixo uma imagem com a descrio da seo macia:

Deve-se realizar o clculo da seo macia como se no existissem os blocos de alvio, sendo uma viga retangular de concreto. Mf: calcula-se como o item de positivos de mesmo nome. Rt: calcula-se como o item de positivos de mesmo nome. Rf: calcula-se como o item de positivos de mesmo nome.

10.

Resistncia ao esforo Cortante:

Agora ser necessrio definir a resistncia a cortante da vigota por metro. Clique no boto cortantes.

Ser exibida a seguinte janela:

Agora introduza um novo elemento lista e a partir da rea de ao deve-se calcular a resistncia da vigota ao esforo cortante. Esforo cortante: Vd = As1 Zfyd(cotg + cotg) sen S

11.

Exportao das fichas de laje para o CYPECAD

Clique no cone Ficha para o CYPECAD:

Ser criado um arquivo de extenso .FVA

Agora com o CYPECAD aberto selecione a laje de vigotas treliadas e clique em adicionar novo elemento lista:

Clique no boto Importar da biblioteca:

Selecione a ficha com extenso FVA. Sua vigota ser importada, com o menu FICHA voc poder selecionar as fichas criadas e com o menu LAJE voc pode selecionar os diferentes tipos de lajes que existem nesta ficha, ex: EPS, CONCRETO, CERMICA etc.

Vous aimerez peut-être aussi