Vous êtes sur la page 1sur 9

Psicologia: Teoria e Pesquisa Jan-Abr 2000, Vol. 16 n. 1, pp.

071-079

A Construo do Plano da Clnica e o Conceito de Transdisciplinaridade


Eduardo Passos1 e Regina Benevides de Barros Universidade Federal Fluminense
RESUMO - O artigo toma o conceito de transdisciplinaridade para propor um confronto entre as noes de campo e plano da clnica. Aps a discusso da utilizao do conceito de campo no mbito da Psicologia, focaliza-se o tema da clnica para pensar sua sintonia com o pensamento contemporneo. Defende-se a idia que toda clnica transdisciplinar, apoiando-se em contribuies tericas como as da filosofia de Gilles Deleuze e a biologia da autopoiese de Humberto Maturana e Francisco Varela. Palavras-chave: Transdisciplinaridade; Campo; Clnica.

The Clinic Plans Construction and Transdisciplinarity


ABSTRACT - This paper deals with the concept of transdisciplinarity in order to propose a comparison between the notions of field and clinic grounds. After discussing the use of the concept of field within Psychology, we focus on the issue of clinic and its tuning with contemporary thinking. The idea that clinic is always transdisciplinary is supported by such theoretical contributions as that of Giles Deleuzes philosophy and Humberto Maturana and Francisco Varelas biology of autopoiesis. Key words: Transdisciplinarity; Field; Clinic Psychology.

Nosso ponto de partida se localiza no desafio de pensar a clnica enquanto transdisciplinar, e to somente assim conceb-la. Esta afirmao, inicialmente vaga, fora-nos a enfrentar a tarefa de depurar os vrios sentidos que a se atravessam. Para comear, fundamental que se diga que a construo de uma clnica transdisciplinar deve imediatamente se afastar de qualquer identificao a uma nova tcnica, um novo modismo. A direo que se aponta bem outra: a possibilidade de pensar o campo da clnica nisso que ele tem de potncia de se criar e recriar a cada instante.

A noo de campo
Se falamos em campo da clnica, devemos tomar esta expresso s provisoriamente, partindo do sentido comum como habitualmente nos referimos ao campo de um saber ou campo de uma prtica. A noo de campo, no mbito da Psicologia, introduzida pela escola alem da Gestalt. Com Lewin, as noes de campo e estrutura gestltica saem do territrio tericoexperimental dos estudos cognitivos para assumirem um compromisso tecnolgico enquanto um instrumento de modificao de comportamento (Koffka, 1935; Khler, 1928/1948; Lewin, 1936/1973). Na dcada de 30, Lewin leva essas idias da psicologia alem para os Estados Uni1 Endereo: Rua das Laranjeiras, 226/801, Laranjeiras. Rio de Janeiro, RJ. CEP: 22240-001. E-mail: epassos@antares.com.br

dos na tentativa de superar a pr-cientificidade aristotlica do conceito de classe, que sustenta sistemas classificatrios e quantificveis. Tendo a lei esta que a Psicologia enunciou tentando garantir seu estatuto cientfico carter estrutural, pois estabelece relaes funcionais entre componentes de um sistema, Lewin passa a explicar a ao individual a partir da estrutura que se estabelece entre o indivduo e seu meio ambiente, num determinado momento. Essa estrutura um campo dinmico, campo de foras e que tende ao equilbrio. Ela compreende a totalidade dos fatos coexistentes e mutuamente interdependentes. Assim como o indivduo e seu meio ambiente formam um campo psicolgico, o grupo e seu ambiente formam um campo social. Observemos que a idia de dinmica consiste em referir o objeto/sujeito ao sistema ou situao, ou seja, deverse-ia avaliar as foras frenadoras e impulsoras presentes no campo, foras com intensidade e direo variadas. O campo lewiniano dinmico porque nele se distribuem valncias diferenciadas de atrao ou repulso, frente s quais se define a posio dos objetos/sujeitos2. Mas a contribuio de Lewin (1936/1973), no que se refere noo de campo, ganha ainda outros contornos na formulao da proposta de pesquisa-ao, quando diz que

O conceito de Strukturiertheit com que trabalha Lewin, em sintonia com a Psicologia da Gestalt, no incompatvel com a idia de dinmica. A importncia concedida ao Princpio do Equilbrio (todo sistema tende ao equilbrio) correlata, neste autor, definio dos aspectos dinmicos da estrutura psquica (Lewin, 1935/1975).

71

E. Passos & R.B. Barros o pesquisador est colhido em seu campo de pesquisa. A a questo da objetividade do pesquisador que destacada como no mais podendo se colocar fora do campo investigado. O campo inclua tanto o pesquisador quanto o objeto pesquisado. A concepo lewiniana, apoiada na perspectiva cientfico-fisicalista, ratifica a introduo da noo de campo no terreno da Psicologia. Fica claro, entretanto, que ainda permanece a separao entre indivduo e meio, entre grupo e meio ambiente, etc. Os termos se relacionam, h zonas de interferncia entre ambos, mas eles se mantm enquanto unidades. A quebra maior destas fronteiras talvez tenha se situado no projeto da pesquisa-ao, quando propunha a reunio da teoria e da ao. Aproximemo-nos um pouco mais e acompanhemos o movimento do referido projeto. A corrente positivista em voga, que acreditava ser possvel o pesquisador se manter fora do campo de investigao, pregava um entrevistador neutro e independente em relao s estruturas de poder da organizao estudada, um socilogo ou psiclogo que deveria fazer tbula rasa de suas experincias anteriores, de seus valores, opinies ou preconceitos. Ele deveria, em suma, colocar-se como um observador exterior. No projeto da pesquisa-ao (Thiollent, 1987; Barbier, 1977/1985) a busca de dados inclui testemunhos, associa entrevistas, questionrios, anlises de contedo e restituio das informaes aos pesquisados. O pesquisador se v como includo no campo que investiga e sua ao modifica o objeto estudado. Visa, muitas vezes, tomada de conscincia, e os disfuncionamentos so vistos como efeitos de erros (de juzo, de estratgias), efeitos de crises (ao de agentes patgenos) e de descomposturas (deteriorao de elementos). A ordem racional e natural, e a desordem, patolgica. Uma perspectiva socioteraputica3 desenvolve-se a partir das contribuies de Lewin, voltada para as organizaes. Buscava examinar as formas de resistncia mudana, estabelecendo relaes entre o formal (nvel estrutural) e o informal (nvel conjuntural). O questionamento se fazia sobre uma anlise microorganizacional4 que objetivava a otimizao do funcionamento social. Em ambas as perspectivas lewiniana e socioteraputica verifica-se o carter utilitrio com que a pesquisa-ao usada. O pesquisador se via como agente de mudana e o privilgio de sua ao era o amadurecimento dos indivduos atravs da
3 G. Lapassade (1974/1977), ao falar do nvel de interveno numa organizao social, apresenta algumas experincias voltadas para a facilitao de certas mudanas das relaes estabelecidas no campo do trabalho. Iniciada com Lewin em 1943, quando este atua nos conflitos sociais, logo outras intervenes se sucedem, ora utilizando certos instrumentos de abordagem, ora alterando etapas e procedimentos de ao. neste sentido que Lapassade chega a nomear de Socioterapia aquelas intervenes em que o psicossocilogo consultor chamado para facilitar mudanas um pouco como o psicanalista e, de maneira geral, o psicoterapeuta [que] so especialistas em mudana (p. 91). A noo de microorganizao tem aqui sentido de pequeno, local, resguardando nessa escala menor as propriedades de identidade, totalidade e unidade presentes nas macroestruturas.

evoluo das relaes, conduzindo a uma maior sensibilizao e conscientizao. O que podemos perceber que Lewin, marcado certamente pelo fato de ter se tornado cidado norte-americano, partilhando dos ideais dessa democracia capitalista que valorizava seus estudos em Psicologia Social, rompia com os ditames conservadores que regiam as cincias sociais da poca (ao mostrar que o pesquisador era colhido em seu campo de investigao), mas ainda permanecia numa viso dicotomizante no que se refere relao teoria-prtica e relao sujeito-objeto.

Da pesquisa-ao pesquisa-interveno.
A partir dos anos 60, com a influncia tanto da Psicanlise que valorizava os aspectos inconscientes e a escuta analtica quanto dos movimentos polticos que criticavam o centralismo partidrio , a perspectiva conscientizadora da pesquisa-ao passou a ser contestada. O movimento poltico da dcada de 60, com sua caracterstica descentralizadora, tem no Maio de 68 uma das expresses da multiplicidade de formas e focos de luta scio-poltica. A Grande Recusa, no dizer de Marcuse (1955/1968), apontava para uma crtica disseminada e multifocalizada das formas estabelecidas/institudas de existncia. Era o status quo, em suas mais variadas verses, que era colocado em cheque, inclusive aquele to bem estabelecido pelo Partido Comunista. A articulao entre a Psicanlise e os movimentos polticos de esquerda foi um dos resultados, a princpio surpreendente, dos acontecimentos que marcaram o movimento contracultural dos anos 60. Tomando a situao exemplar de Maio de 68 na Frana, podemos avaliar como a indisposio inicial da esquerda frente ao freudismo foi se alterando at alcanar tanto uma reconciliao, ou um novo freudo-marxismo, de base estruturalista, quanto o aparecimento de outros hbridos que atravessavam os domnios da clnica e da poltica (Turkle, 1981). Em 1963, L. Althusser convida J. Lacan a levar seu seminrio para a Escola Normal, onde a filosofia marxista se agencia com a Psicanlise graas ao denominador comum do estruturalismo. E se os comits de ao, que tomaram para si a tarefa de ser a forma embrionria da nova sociedade revolucionria, pichavam slogans antipsicanalticos e antiestruturalistas na Paris de 68, ao final do movimento se aceitava que cabia buscar explicao sobre o fracasso da revoluo nas produes inconscientes da subjetividade. A fora iconoclastra de Lacan (1966/1978), a partir dos anos 50, sobretudo seu antiamericanismo (na forma de seus ataques Psicologia do Ego) e seu antiinstitucionalismo (na forma de suas lutas com as sociedades psicanalticas) permitiram que o determinismo da concepo estruturalista de inconsciente fosse progressivamente tolerado, apesar de sua impossvel conciliao com noes to defendidas naquele momento poltico, como as de liberdade e autonomia. Mas se as condies objetivas e materiais estavam garantidas, como explicar o fracasso da revoluo? Repetia-se a mesma indagao que na dcada de 20 motivou as reflexes dos marxistas da escola frankfurtiana, perplexos
Psic.: Teor. e Pesq., Braslia, Jan-Abr 2000, Vol. 16 n. 1, pp. 071-079

72

Clnica e Transdisciplinaridade com os resultados da crise do capitalismo de 1914-1919. Assim como os frankfurtianos privilegiaram o estudo do fenmeno da alienao (conceito limite entre materialismo histrico e a Psicologia), uma nova aliana entre Marx e Freud garantiu o cruzamento entre a Psicanlise e a Poltica nos anos 60, o que gerou outros efeitos que a Psicanlise, ela mesma, teve e ainda tem dificuldade de absorver. Neste contexto, onde se atravessam clnica e poltica, pesquisa e ao, a palavra interveno se junta pesquisa, no para substituir a ao, mas para produzir outra relao entre teoria e prtica, assim como entre sujeito e objeto. com o movimento institucionalista5, incrementado a partir de meados de 60, que a corrente psicossociolgica americana ser criticada. Isto se deu tanto no mbito da Sociologia, que, recusando sua vertente abstrata, se fez interveno, como no da Psicologia em seus vrios mbitos (educativo, teraputico, do trabalho), que passou a recusar a psicologizao dos conflitos . A Anlise Institucional Socioanaltica, corrente desenvolvida na Frana durante as dcadas de 60/70, vai ento formular a idia de uma pesquisa-interveno que visava a interrogar os diversos sentidos cristalizados nas instituies. Tratava-se de produzir evidncias que visibilizassem o jogo de interesses e de poder encontrados no campo de investigao. Sua metodologia estava baseada, portanto, numa argio que desmanchasse os territrios constitudos e convocasse a criao de outras instituies. claro que a prpria noo de instituio modificada, j que, ao no ser identificada de estabelecimento, remete ao processo de produo constante de modos de legitimao das prticas sociais. A interveno estar associada construo e/ou utilizao de analisadores, conceito-ferramenta formulado por Guattari6, no contexto da Psicoterapia Institucional, que veio a ser incorporado pela Socioanlise. Os analisadores seriam acontecimentos no sentido daquilo que produz rupturas, que catalisa fluxos, que produz anlise, que decompe. Eles assinalam as mltiplas relaes que compem o campo tanto em seu nvel de interveno quanto em seu nvel de anlise. O nvel de interveno se caracteriza pela definio de um territrio a partir da encomenda endereada a algum, em geral a um especialista. Isto inclui no apenas como o pedido formulado mas tambm o encargo social que lhe inseparvel, isto , os processos historicamente produzidos de legitimao do exerccio de uma tal funo. J o nvel de anlise aponta para as virtualidades presentes a partir da interveno, dominantemente submetidas ao encargo social, s vezes delineando linhas de fuga (Rodrigues, 1992). Esta nova posio de anlise se caracteriza, portanto, por um processo de desnaturalizao permanente das instituies, incluindo a prpria instituio da anlise (aqui entendida como atividade de um analisador) e a da pesquisa. neste sentido que a implicao do pesquisador, j anunciada na pesquisa-ao, se modifica. O que Lewin (1936/ 1973) apontava, ento, era para a presena dos aspectos afetivo/libidinais do pesquisador na investigao. A noo de implicao, trabalhada pelos analistas institucionais, no se resume a uma questo de vontade, de deciso consciente do pesquisador. Ela inclui uma anlise do sistema de lugares, o assinalamento do lugar que ocupa o pesquisador, daquele que ele busca ocupar e do que lhe designado ocupar, enquanto especialista, com os riscos que isto implica. Melhor seria dizer, ento, anlise das implicaes, posto que implicado sempre se est. Aquilo para o que as correntes institucionalistas chamam a ateno a necessidade da anlise das implicaes com as instituies em jogo numa determinada situao. A recusa da neutralidade do analista/pesquisador procura romper, dessa forma, as barreiras entre sujeito que conhece e objeto a ser conhecido. As metodologias que utilizam o questionrio/entrevista como tcnicas fidedignas criam a iluso de que o pensamento de cada um pode ser agarrado na coleta de dados. A expectativa de objetividade e organizao dos problemas. A crena a de que se melhor apreende a realidade quanto mais verses se acumulem sobre ela. Tais pressupostos mantm, de todo modo, o objeto como algo a ser apreendido, apreenso garantida pela estrutura a priori do fenmeno que se quer conhecer. A pesquisa-interveno, ou apenas a interveno, como procedimento de aproximao com o campo, mostra-nos que ambos pesquisador e pesquisado, ou seja sujeito e objeto do conhecimento se constituem no mesmo momento, no mesmo processo. Como vimos, a pesquisa-ao articula pesquisador e campo de pesquisa, portanto, sujeito e objeto, mas ainda os mantm como dois plos de uma relao. Se em Lewin (1936/1973) a gnese social do objeto da pesquisa precede gnese terica e metodolgica, na proposta da Anlise Institucional gnese terica e social so indissociveis. A o momento da pesquisa o momento da produo terica e, sobretudo, de produo do objeto e daquele que conhece; o momento da pesquisa momento de interveno, j que sempre se est implicado. Se podemos assinalar um carter utilitrio na pesquisa-ao em sua verso praxiolgica, a pesquisa-interveno tem como mote o questionamento do sentido da ao. Um outro aspecto importante a se ressaltar na pesquisaao seu objetivo de mudana de comportamento, mudana entendida como chegada a um determinado resultado previamente definido. J na pesquisa-interveno o que interessa so os movimentos, as metamorfoses, no definidas a partir de um ponto de origem e um alvo a ser atingido, mas como processos de diferenciao. O que estamos marcando como contraste entre as perspectivas o aspecto global inerente proposta de mudana, j que, quando se priorizam os movimentos, os processos, a expresso singu73

O movimento institucionalista refere-se, aqui, s correntes da Psicoterapia Institucional, tanto em sua verso Tosquelliana, quanto na verso Guattari - J. Oury, bem como s correntes da Pedagogia Institucional - verso Fonvieille - e verso Aida Vasquez- F. Oury. Destaque-se a corrente da Socioanlise de Lourau - Lapassade que, no Brasil, passou a ser mais identificada como Anlise Institucional. (Rodrigues, 1994). O conceito de analisador apresentado em textos de F. Guattari publicados isoladamente entre 1953 e 1969 e reunidos posteriormente no livro Psychanalyse et Transversalit. (Guattari, 1972).

Psic.: Teor. e Pesq., Braslia, Jan-Abr 2000, Vol. 16 n. 1, pp. 071-079

E. Passos & R.B. Barros lar que entra em jogo, atravs, especialmente, da anlise das implicaes. No h mais aqui sujeito e objeto, mas processos de subjetivao e de objetivao, criao de planos que ao mesmo tempo criam sujeitos/objetos, que se revezam. Na pesquisa-interveno, conforme a entendemos, sua dimenso de produo que compromete, inicialmente, a dicotomia sujeito-objeto. Nesta mesma direo, um outro dualismo abalado quando se afirma o carter de criao da interveno, pois as noes de teoria e prtica so necessariamente reequacionadas. Tradicionalmente, o momento terico do conhecimento refere-se construo lgica de um sistema de inteligibilidade para o objeto, e o momento tcnico diz respeito interveno prtica sobre o objeto7. Em se apostando no carter sempre intervencionista do conhecimento, em qualquer de seus momentos todo conhecer um fazer. especfico seria designado (interdisciplinaridade). Mas o que vemos como efeito, seja da multidisciplinaridade, seja da interdisciplinaridade, a manuteno das fronteiras disciplinares, dos objetos e, especialmente, dos sujeitos desses saberes. Tomemos como exemplo o caso dos grupos, para avanarmos um pouco mais em nossa anlise. Fernndez e De Brasi (1993) apontam, atravs da idia de campo grupal, para uma almejada superao da velha dicotomia sujeito-objeto. Entretanto, mesmo nestes autores, a argumentao no chega ruptura almejada da dicotomia sujeito-objeto e da dualidade indivduo-sociedade. O que nos apontam Fernndez e De Brasi? Dizem:
Campo [grupal] e no objeto [grupo]. Multiplicidade nas visadas, nas intervenes e nos saberes. Entrecruzamentos nos atos e discursos. Campo que resgata o diverso como aquilo que agrupa o descontnuo sem cultivar o homogneo... Campo, ento, que no outro que o do campons...Metfora que conecta, mais alm de si mesma, ao ser humano com a natureza num clima social-histrico e discursivo particular e irrepetvel... (Fernandz & De Brasi, 1993, p. 15).

O conceito de transdisciplinaridade
Podemos, agora, retomar nossa afirmao inicial que concebia a clnica como um campo. Devemos, ento, reconsiderar esta afirmao contando com o reequacionamento da relao sujeito-objeto e o redirecionamento da relao teoria-prtica. Tanto num quanto noutro aspecto o que se v ruir a idia de identidade/unidade. A noo de campo comea a experimentar um deslocamento de seu sentido habitual quando apontado o engendramento dos termos que lhe balizariam os limites. Sujeito e objeto no so mais realidades previamente dadas, mas se produzem por efeito das prticas. Estas, sejam tericas ou no, devem explicar as posies subjetivas e objetivas que tendem a se estabilizar como realidade. Nessa perspectiva, j no se pode mais admitir sujeitos determinando formas de conhecer objetos, nem objetos com suas bem marcadas linhas se dando a conhecer aos sujeitos. Mas precisamos avanar mais em nossas formulaes para que possamos radicalizar nossa afirmao inicial de que a clnica s pode ser concebida como transdisciplinar. Neste ponto temos que tomar em anlise as disciplinas que vm marcando fronteiras muitas vezes rgidas na definio de seus objetos de pesquisa e/ou interesse. Em que pese o esforo observado nas ltimas quatro dcadas de se flexibilizar tais fronteiras, o mais que se conseguiu, no melhor dos casos, foi se estabelecer um dilogo entre profissionais mais identificados com tal ou qual disciplina, remetidos, na maior parte das vezes, a determinados especialismos. Esta flexibilizao se realiza atravs de diferentes procedimentos: o movimento de disciplinas que se somam na tarefa de dar conta de um objeto que, pela sua natureza multifacetada, exigiria diferentes olhares (multidisciplinaridade), ou, de outra forma, o movimento de criao de uma zona de interseo entre elas, para a qual um objeto
7 Lembremos da etimologia das palavras: teoria, derivando do grego theoria ao de contemplar, examinar; e tcnica, derivando do grego techn fazer.

Percebe-se que as formulaes dos autores trazem uma crtica ao dualismo sujeito-objeto quando se referem ao campo como entrecruzamento de atos e discursos ou quando metaforizam, ligando-o ao campo do campons (ligao natureza-cultura, embora ainda dualizada...). Entretanto, o que propem uma articulao entre os termos, mantendo-os, de todo modo, como unidades que guardam suas identidades. Aqui os termos continuam vindo antes da relao que estabelecem. So condies a priori a partir das quais o entrecruzamento se faz. O cuidado que temos que ter o de no se substituir simplesmente a noo de campo pela de objeto j que assim a oposio entre os termos mantida s que, desta vez, com um certo grau de articulao. Para ns, romper com as dicotomias sujeito-objeto, indivduo-sociedade, natureza-cultura implicaria a constituio de planos onde, ao mesmo tempo, sujeitos-objetos adviriam. Neste caso, o que vem primeiro a relao, esta sim constituidora dos termos. A noo de campo, claro, pode ser assim entendida, desde que se tenha o cuidado de no a tornar equivalente a um espao de articulao entre sujeitos, entre objetos ou entre sujeitos e objetos. Neste caso, cairamos na noo de intersubjetividade, seja de sistema de objetos ou de espao vital8, mantendo a idia de sujeitos independentes em contato uns com os outros. Como ainda conservarmos a noo de campo quando queremos apontar para o processo de produo que a se d? Pois se no movimento do institucionalismo, em suas diferentes vertentes, como apresentamos at ento, a noo

Lewin (1936/1973) define assim sua noo de espao vital: A totalidade de fatos que determinam o comportamento de um indivduo num certo momento. O espao vital (E) representa a totalidade de possveis eventos. O espao vital inclui a pessoa (P) e o ambiente (A). C = f(E) = f(P, A). Pode-se ser representado por um espao finitamente estruturado (p. 242).

74

Psic.: Teor. e Pesq., Braslia, Jan-Abr 2000, Vol. 16 n. 1, pp. 071-079

Clnica e Transdisciplinaridade de campo aparece e posta ela tambm em anlise, em uma perspectiva mais panormica que talvez possamos dizer histrico-epistemolgica a questo se recoloca quando somos levados a discutir o que seria a identidade do saber psicolgico ou o territrio geral do campo da Psicologia. queios na sua evoluo. Dotado de uma memria, inteligncia, linguagem, o homem se esquece, erra, tropea nas palavras. A Psicologia nasce, portanto, como anlise deste objeto marcado por uma tenso constituinte, j que nele impreciso o limite entre o normal e o patolgico, o adaptado e o desadaptado, o corpo e o esprito9. Mas no to fcil assumirmos esta estranha condio de nosso objeto. Verifica-se a tentativa, historicamente hegemnica, de resoluo da crise subjetiva, tomando-se como meta a ser alcanada o estado de normalidade, de adaptao. Da uma Psicologia que reduz a contradio da natureza humana a um dualismo, em que um dos plos privilegiado como promessa de soluo ou apaziguamento da tenso subjetiva. E o que parece sustentar este procedimento, que foucaultianamente chamaramos de ortopdico, a crena inabalvel na natureza humana. esta natureza que orienta as atitudes corretivas e adaptadoras, e que faz da tarefa psi o mero atendimento de uma demanda inquestionvel. O campo da Psicologia se constitui neste esforo sempre renegociado de superao do naturalismo (Passos, 1994). Pois no basta ter colocado em questo o imperativo metodolgico importado das cincias naturais, uma vez que o pressuposto naturalista pode persistir sob outras formas. E desta maneira mantm-se as antigas fronteiras deste campo, salvaguardando-se, em contrapartida, a identidade de seu objeto. Na verdade, a noo mesma de campo no se preserva quando criticamos radicalmente o naturalismo da Psicologia. Quando empregamos a noo de campo epistemolgico no podemos evitar o ideal de unidade, autonomia racional e progresso que tradicionalmente caracteriza as regies da cincia10. A expectativa de que a cincia se constitua como uma identidade regional faz com que a Psicologia se retraia frente a impossibilidade de alcanar este ideal. Sabemos que a disperso terico-tecnolgica sempre marcou a histria dos estudos psicolgicos. Mais como um arquiplago do que como um continente, este saber nunca se firmou em um campo coeso. Ao contrrio, desde o incio, trs linhas evolutivas se rivalizaram na disputa pela hegemonia neste campo: os estudos do sujeito do conhecimento evoluram desde a segunda metade do sculo XIX, definindo uma vertente comprometida com o tema dos processos cognitivos. Contempornea a esta linha evolutiva, outra se traa apoiada nas prticas clnicas e tendo como tema central o sujeito do desejo

O advento da Psicologia como um campo


em um campo que estaramos implicados em nossas prticas psicolgicas. E estamos freqentemente to engajados nele que j no poderamos discriminar as foras que o constituem, ao mesmo tempo que nele somos constitudos como uma de suas partes integrantes. E do que partimos quando nos engajamos neste campo? Sem dvida, h um enorme poder de seduo neste objeto que se designa como prprio do campo da Psicologia, o que pode nos tornar devotos dele e alheios ao que se arma sua volta. Digamos ento logo do que se trata: do homem diante de sua prpria contradio. Eis a o que nele apela, exercendo esta atrao reflexiva que faz com que se indague sobre sua prpria condio. Pois o que atrai o que nele no se resolve, mantendo-se como incompletude ou como uma abertura constituinte, atravs da qual a condio humana se configura a um s tempo como marcada pela crise e fortalecida pela atitude crtica. Foucault (1957/1990), em um texto de juventude e freqentemente nos esquecemos que na dcada de 50 suas preocupaes eram de psiclogo, comprometido com a histria deste saber , conclui que, orientada pelo ideal de rigor e objetividade das cincias naturais, a Psicologia levada a renunciar a seus postulados na medida em que reconhece em seu objeto outra coisa diferente da objetividade natural, sendo forada, ento, a utilizar-se de outros procedimentos e mtodos de investigao. E se o homem no pode ser to facilmente localizado na ordem natural, o ideal de preciso, determinismo e previsibilidade j no se sustenta. Da a necessidade de renovao total, o que impe, desde cedo, Psicologia, uma condio crtica crtica no duplo sentido da palavra: como atividade de crtica e como situao de crise que submete este campo a um equilbrio instvel. Essa renovao um fato histrico que se repete no desenvolvimento da Psicologia, embora se mantenha como uma tarefa sempre incompleta. E o que parece distinguir este saber isto que primeira vista aparenta ser uma correspondncia entre a incompletude do seu campo e a incompletude do prprio objeto. Correspondncia que, na verdade, s oculta uma relao mais especfica e de dupla determinao entre estes termos. Buscando aproximar-se das cincias naturais, a Psicologia revelou sua particularidade. Pois enquanto aquelas cincias apenas respondem aos problemas postos pelas dificuldades prticas encaradas como limites provisrios de sua experimentao, a Psicologia nasce neste ponto onde a prtica do homem reencontra sua prpria contradio (Foucault, 1957/1990, p. 161). Dotado de uma capacidade de desenvolvimento, o homem experimenta paradas, bloPsic.: Teor. e Pesq., Braslia, Jan-Abr 2000, Vol. 16 n. 1, pp. 071-079

Esta idia presente em Foucault deve-se, sem dvida, influncia, em sua juventude, exercida por Canguilhem. A epistemologia das cincias da vida construda por este filsofo marcou decisivamente a maneira como Foucault formulou o seu problema inicial. A problematizao do objeto da Psicologia que acreditamos oferecer as bases para as futuras investigaes arqueolgica e genealgica da obra foucaultiana tributria da tese de 1943, Ensaio sobre alguns problemas relativos ao normal e o patolgico (Ganguilhem, 1966/1978). Acerca da relao Foucault/Canguilhem, conferir Macherey, (1993). 10 Conferir a noo bachelardiana de racionalismos regionais. (Bachelard, 1949/1986).

75

E. Passos & R.B. Barros e do inconsciente. Sem deixar de forjar os seus prprios instrumentos com uma preocupao eminentemente utilitria, as psicotcnicas se desenvolveram voltadas para instituies como a escola, a fbrica e o hospital geral. So, portanto, linhas evolutivas que tenderam a correr paralelamente. E, se constrangedor este estado de disperso, porque se espera do campo uma identidade que reflita aquela de seu objeto. Vemos que o eixo de sustentao de um campo epistemolgico , em ltima instncia, a relao estabelecida entre sujeito e objeto do conhecimento. A especificidade desta relao que distingue os campos, que define as fronteiras epistemolgicas, que delimita as disciplinas (Passos, 1995). concerne ao solo e mostra como alguma coisa se estabelece sobre este solo, ocupa-o e o possui; mas o fundamento vem antes do cu, vai do cume s fundaes (...) (Stengers, 1993, p. 82). A cincia possui uma fundao tal como qualquer outra forma de conhecimento, no se distinguindo por uma pureza ou soberania que transcenda ao mundo sobre o qual ela produz os seus efeitos de verdade e de objetividade. neste sentido que podemos dizer que o conhecimento uma forma de implicao e de interferncia que ativa na produo tanto do seu objeto quanto do sujeito de um determinado saber ou especialismo. Estes dois termos (sujeito/objeto) no explicam o processo cognitivo, mas devem antes ser explicados por ele. O emergentismo de que falamos este que afirma a situao paradoxal do ato cognitivo que engendra seus plos subjetivo e objetivo deriva das formulaes da Biologia do Conhecimento ou Teoria da Autopoiese de Humberto Maturana e Francisco Varela, representantes de uma fase recente das cincias cognitivas que trabalham com a noo de sistemas cognitivos operacionalmente fechados e em rede. O impacto da Teoria da Autopoiese nos estudos da cognio se deve muito sua recusa do modelo da representao. Para estes autores, conhecer no representar, como se supe em uma perspectiva que toma a cognio como processamento da informao transferida do meio para o organismo. Ao contrrio, o organismo e, mais especificamente, o sistema nervoso, concebido como um sistema em rede fechada. A noo de clausura operacional busca dar conta desse funcionamento de uma rede que espacialmente fechada (fechada informacionalmente, no sendo um sistema input), embora aberta temporalmente, j que em constante modificao de sua estrutura ao longo de uma deriva natural. (Maturana & Varela, 1980). Nesta perspectiva, a noo de rede se torna central j que permite pensar uma mecnica de conexo de elementos pr-individuais12 e sub-simblicos que produz como efeito emergente o mundo individuado: todo ato de conhecer produz um mundo (...) todo fazer conhecer e todo conhecer fazer (Maturana & Varela, 1987/1995). Conclui-se que, em se assumindo este construtivismo radical, j no podemos nos contentar com uma explicao do conhecimento assentada no idealismo (fundamento no sujeito cognoscente) ou no realismo (fundamento no objeto do conhecimento). Pois se o ato de conhecer engendra os plos de sua relao, devemos aceitar que este ato sem fundamento ou, como prefere Varela, uma enao13. No lugar de campo epistemolgico pensamos ento em um plano de constituies ou de emergncias a partir do

Transdisciplinaridade e clnica
Mas exatamente a estabilidade desta relao que, contemporaneamente, criticamos. Podemos chamar esta atitude crtica de transdisciplinaridade, j que os limites entre as disciplinas perturbado quando se coloca em questo as identidades do sujeito que conhece e do objeto conhecido. A noo de transdisciplinaridade subverte o eixo de sustentao dos campos epistemolgicos, graas ao efeito de desestabilizao tanto da dicotomia sujeito/objeto quanto da unidade das disciplinas e dos especialismos. Identificamos, na atualidade, um construtivismo radical (Watzlawick, 1981/1994) que no se limita a afirmar que o objeto do conhecimento histrica e regionalmente constitudo. A afirmao da inexistncia de uma garantia ou fundamento ltimo para o conhecimento d a medida da radicalidade desta posio. Pois no s o objeto construdo, mas o sujeito e o sistema terico ou conceitual com o qual ele se identifica, eles tambm, so efeito emergente de um plano de constituio que no se pode dizer ter a unidade e homogeneidade de uma disciplina ou do campo cientfico, j que composto de materiais heterclitos, de diferentes gneros. H componentes tericos e tecnolgicos, mas tambm estticos, ticos, econmicos, polticos e afetivos que se atravessam neste plano, impulsionando seu mecanismo de produo de realidade, seja ela objetiva ou subjetiva11. Esta idia, podemos encontr-la nos estudos epistemolgicos contemporneos, que ganham o impulso de uma gerao de pesquisadores dedicados a pensar a inveno dos procedimentos de verdade e objetividade das cincias naturais (Stengers, 1990; 1993; Latour, 1991/1994). O carter inventivo ou construtivo que se atribui agora s cincias atesta que se deve menos buscar seu fundamento do que traar o mapa de sua constituio, dando conta dos diferentes interesses e componentes que participam da formao dos saberes. Com Stengers, podemos ento dizer que, no lugar de buscar o fundamento das cincias, devemos localizar sua fundao: a fundao

11 A noo de plano de imanncia formulada por Deleuze e Guattari permite uma boa apreenso desta dinmica de produo de realidade a que nos referimos. (Deleuze & Guattari, 1991; 1980/1997).

12 Em Simondon (1989) esta noo de processo de produo de realidade apresentada com o conceito de individuao. Segundo esse autor, preocupado com a gnese dos indivduos, individuao a resoluo parcial e relativa que se manifesta em um sistema que encerra potenciais e mantm uma certa incompatibilidade por relao a si mesmo, incompatibilidade feita de foras de tenso como tambm de impossibilidade de uma interao entre termos de dimenses extremas (p. 12).

76

Psic.: Teor. e Pesq., Braslia, Jan-Abr 2000, Vol. 16 n. 1, pp. 071-079

Clnica e Transdisciplinaridade qual toda realidade se constri, desfazendo-se qualquer ponto fixo ou base de sustentao da experincia. O conhecimento cientfico no escapa desta mecnica, estando ele tambm constitudo sem fundamento substancial, sem natureza mantenedora da sua neutralidade e objetividade. No podemos, doravante, aceitar a pretenso de um conhecimento desinteressado que apenas desvela a realidade de seu objeto. Pois conhecer estar em um engajamento produtivo da realidade conhecida, mas tambm constituir-se neste engajamento por um efeito de retroao, j que no estamos imunes ao que conhecemos. Sujeito e objeto se engendram no ato de conhecimento, no restando nenhuma anterioridade, nenhuma garantia prvia. Em sendo assim, como nortear nossas escolhas tericas? Como distinguir os conceitos? Paira sobre ns a ameaa do relativismo, que constantemente devemos expurgar. Pois quando abandonamos as garantias do fundamento, o pensamento corre o risco de se perder na indiferena e no relativismo, como se tudo ou nada valesse. em reao a esta ameaa que devemos afirmar nossas escolhas conceituais e definir nossas posies crticas. No h indiferena no trabalho com os conceitos quando sabemos que so operadores de realidade. Neste sentido, eles nos chegam como ferramentas. Um conceito-ferramenta aquele que est cheio de fora crtica. Ele est, portanto, cheio de fora para produzir crise, desestabilizar. assim que entendemos a idia de intercessor (Deleuze, 1990/1992). O conceito um intercessor quando capaz de produzir tal tipo de efeito. Vale aqui uma diferena radical das noes de interseo e intercesso. No primeiro caso, a relao de conjugao de dois domnios na constituio de um terceiro, que se espera estvel, idntico a si e para o qual pode-se definir um objeto prprio. o caso, como acima apontado, da interdisciplinaridade. No segundo, que o caso da transdisciplinaridade, a relao que se estabelece entre os termos que se intercedem de interferncia, de interveno atravs do atravessamento desestabilizador de um domnio qualquer (disciplinar, conceitual, artstico, scio-poltico, etc.) sobre outro. Na interdisciplinaridade, portanto, temos a gnese de uma nova identidade, enquanto na transdisciplinaridade temos um processo de diferenciao que no tende estabilidade. Em seu movimento de intercesso os conceitos so imediatamente ferramentas, porque se constrem num certo regime de foras. No so abstratos, no so dados, no so preexistentes. Eles compem, o tempo todo, um sistema aberto relacionado a circunstncias, e no mais a essncias. por isso que dizemos que precisamos inventar conceitos, criar conceitos que tenham necessidade. Cada conceito se relaciona a um determinado conjunto de foras, ele parte de um plano onde fluxos diversos se atravessam. O que se pode fazer em relao a um determinado conceito percorrer suas linhas de constituio, as relaes que foi estabelecendo com as variaes dos movimentos. Os intercessores, como bem j nos apontou Deleuze (1990/1992), interessam-nos pelos movimentos, no pelo que se passa antes deles, ou pelo que os causa, mas pelo que se d entre, pelo que est se dando. Como figuras hbridas que se pem a operar pelo entrecruzamento de diferentes domnios, os intercessores no podem ser pensados fora da relao de interferncia que se produz entre domnios (tal como o intercessor guerra mundial cruzando a histria do cinema e produzindo o efeito de desestabilizao da narrativa flmica com as imagens sem reao do neorealismo italiano). Compreende-se, portanto, que o intercessor uma noo funcionalista cujo sentido no pode ser apreendido seno no interior de uma certa operao operao de encontro, contgio, cruzamento que desestabiliza e faz diferir. Por isso, trata-se de uma noo refratria s definies abstratas. No basta pr os conceitos a se mover, necessrio cri-los. Se o objeto da cincia criar funes, o da arte criar agregados sensveis e o da filosofia criar conceitos, Deleuze (1990/1992) pergunta: como possvel que um conceito, um agregado sensvel e uma funo se encontrem? Os exemplos de que lana mo nos indicam que filosofia, arte e cincia entram em relao de ressonncia, de troca mtua. Mas o que se troca, aqui, no so informaes ou comandos. Fazer variar um certo domnio por interferncia de um outro, tal como a clnica pode sofrer o intercessor artstico, no imitar ou repetir, em um outro sistema, o que foi importado. A relao de intercesso uma relao de perturbao, e no de troca de contedos. Embarca-se na onda, ou aproveita-se a potncia de diferir do outro para expressar sua prpria diferena. Deleuze diz: Uma disciplina que se desse por misso seguir um movimento criador vindo de outro lugar abandonaria ela mesma todo papel criador... (p. 156) . Aqui a noo de transdisciplinaridade vai ganhando novos contornos. No se trata de abandonar o movimento criador de cada disciplina, mas de fabricar intercessores, fazer srie, agenciar, interferir. Frente s fices preestabelecidas, opor o discurso que se faz com os intercessores. No uma verdade a ser preservada e/ou descoberta, mas que dever ser criada a cada novo domnio. Os intercessores se fazem, ento, em torno dos movimentos, esta a aliana possvel de ser construda quando falamos de transdisciplinaridade, quando falamos de clnica. Problematizar os limites de cada disciplina argi-la em seus pontos de congelamento e universalidade. Tratarse-ia, nesta perspectiva transdisciplinar, de nomadizar as fronteiras, torn-las instveis. Caotizar os campos, desestabilizando-os ao ponto de fazer deles planos de criao de outros objetos-sujeitos, a aposta transdisciplinar. Assim se apresenta a clnica, para ns. O que nos interessa so modos de subjetivao e, neste sentido, importanos poder traar as circunstncias em que eles se compuseram, que foras se atravessam e que efeitos esto se dando.
77

13 O mundo no algo que nos dado, mas alguma coisa em que temos parte graas ao modo como nos movemos, tocamos, respiramos e comemos. Eis o que chamo de cognio como enao, partindo das conotaes semnticas do termo enao que sugerem o fazer emergir mediante a manipulao concreta (Varela, 1992/1995, p. 18).

Psic.: Teor. e Pesq., Braslia, Jan-Abr 2000, Vol. 16 n. 1, pp. 071-079

E. Passos & R.B. Barros No lugar do indivduo, individuaes. No lugar do sujeito, subjetivao. Como nos conceitos, no se trata de modo algum de reunir, unificar, mas de construir redes por ressonncias, deixar nascer mil caminhos que nos levariam a muitos lugares. A clnica transdisciplinar se formaria como um sistema aberto onde o analista14 no apenas criaria intercessores, elementos de passagem de um territrio a outro, mas onde ele prprio seria um intercessor. Produzindo agenciamentos, misturando vozes, as enunciaes, agora sem sujeito, nasceriam da polifonia dos regimes de signos que se atravessam. Por exemplo, uma sensao, um som, um cheiro experimentado como ato no territrio que define o nvel de interveno, produz interferncias, ressonncias, amplificaes, mantendo o sistema em aberto para o tempo. As histrias trazidas pelos pacientes no seriam mais apenas conectadas entre si ou com as introduzidas pelo analista, mas tambm interfaceadas a outros sistemas, outros regimes de signos. Isto constituiria, muitas vezes, desconexes das/nas histrias para deixar passar outros devires. A intercesso, aqui, se d por atravessamentos desestabilizadores, produzindo sistemas separados, tornando-se difcil falar em homeostase ou tendncia ao equilbrio. importante que se faa esta ressalva, pois no se trata do estabelecimento de sistemas interacionais, mas de diferenas que se introduzem em dimenses da subjetivao, complexificando a situao atravs da presso promovida pelos movimentos de desterritorializao. Elkaim (1994/1996) utiliza o termo assemblage para designar uma composio que se d por atravessamentos, impossvel de retornar a seus elementos iniciais. Neste caso, o que h uma espcie de emergncia na situao por composio. Novamente, um bom exemplo seriam as sensaes, os perceptos presentes nas situaes clnicas que no ganham a palavra e, em sendo assim, produzem alteraes/movimentaes nos territrios engessados dos sintomas. Tais signos, a-significantes, podem emergir na situao, compondo desenhos num territrio existencial inesperado, desequilibrado, em estado de mutao. As histrias, neste momento, parecem perder o sentido a que habitualmente estavam ligadas. Emerge, na cena analtica, a diferena, produzindo novos efeitos-subjetividade. A intercesso, assim, pode se dar com qualquer elemento. o caso, inclusive, do analista. Este pode estar como intercessor quando entra no movimento de interferncia das diversas linhas que vm ora da arte, ora da poltica, ora da filosofia, ora de outro domnio qualquer que esteja em processo de nomadizao, transmutando-se em devir, sendo minoritrio, rompendo-se enquanto totalidade, abandonando seus sujeitos-objetos disciplinados em prol da criao. Tomar, enfim, em anlise, os funcionamentos e seus efeitos, experimentar ao invs de conjecturar, ocupar-se dos maquinismos que insistem na produo de outros modos de existncia, esquecer-se de si e de sua histria e encontrar-se na criao, parecem ser algumas faces desta clnica transdiciplinar.

Referncias
Bachelard, G. (1986). Le Rationalisme Appliqu. Paris: PUF. (Trabalho original publicado em 1949) Barbier, R.A (1985) Pesquisa-Ao na instituio educativa. (E.S. Abreu, Trad.) Rio de Janeiro: Jorge Zahar. (Trabalho original publicado em 1977). Canguilhem, G. (1978). O normal e o patolgico. (M.T.R.C. Barrocas, Trad.). Rio de Janeiro: Forense. (Trabalho original publicado em 1966). Deleuze, G. (1992). Os Intercessores. Em Deleuze, G. Conversaes. (P.P. Pelbart, Trad.). Rio de Janeiro: Editora 34. (Trabalho original publicado em 1990). Deleuze, G. & Guattari, F. (1991). Quest-ce que la philosophie? Paris: Minuit. Deleuze, G. & Guattari, F. (1997). Devir-Intenso, Devir-Animal, Devir-Imperceptvel ... (S. Rolnik, Trad.). Em Mil Plats v. 4 (p.11-113). So Paulo: 34 Letras. (Trabalho original publicado em 1980). Elkaim, M. (1996). Nos limites do enfoque sistmico em psicoterapia. Em Novos paradigmas, cultura e subjetividade (p. 204215). Porto Alegre: Artes Mdicas. (Trabalho original publicado em 1994). Fernandz, A.M. e De Brasi, J.C. (1993). Tiempo Historico y Campo Grupal: Masas, Grupos y Instituiciones. Buenos Aires: Nueva Visin. Foucault, M. (1990). La Psychologie de 1850 1950. Revue Internationale de Philosophie 44, 159-176. (Trabalho original publicado em 1957). Guattari, F. (1972). Psychanalyse et Transversalit. Paris: Maspero. Koffka, K. (1935). Principles of Gestalt Psychology. New York: Harcourt. Khler, W. (1948). Psicologia de la Forma (R.V. de Tortarolo, Trad.). Buenos Aires: Argonauta. (Trabalho original publicado em 1928). Lacan, J. (1978) Escritos. (I. Oseki-Depr, Trad.). So Paulo: Perspectiva. (Trabalho original publicado em 1936). Lapassade, G. (1977). Grupos, Organizaes e Instituies. (H.A. A. Mesquita, Trad.). Rio de Janeiro: Francisco Alves. (Trabalho original publicado em 1974). Latour, B. (1994). Jamais fomos modernos. (C.I. Costa, Trad.). Rio de Janeiro: Editora 34. (Trabalho original publicado em 1991). Lewin, K. (1973). Princpios de Psicologia Topolgica. (. Cabral, Trad.). So Paulo: Cultrix. (Trabalho original publicado em 1936).

14 O que nos interessa afirmar quando utilizamos o termo analista justamente a posio clnico-crtica de se colocar em anlise os diferentes vetores de existencializao que se apresentam na situao de interveno. A discusso entre as diferentes correntes clnicas, psicanalticas ou no quanto ao carter teraputico e/ou (psi)analtico de suas intervenes no objeto de interesse deste trabalho. Para ns trata-se mais de acompanhar os efeitos problematizadores da interveno clnica e menos de classific-los considerando a distino entre terapia e anlise.

78

Psic.: Teor. e Pesq., Braslia, Jan-Abr 2000, Vol. 16 n. 1, pp. 071-079

Clnica e Transdisciplinaridade
Lewin, K. (1975) Teoria dinmica da personalidade. (. Cabral, Trad.). So Paulo: Cultrix. (Trabalho original publicado em 1935). Macherey, P. (1993). De Canguilhem a Canguilhem passant par Foucault. Em G. Canguilhem, Philosophe, Historien des Sciences. Paris: Albin Michel. Marcuse, H. (1968). Eros e Civilizao. (. Cabral, Trad.). Rio de Janeiro: Zahar. (Trabalho original publicado em 1955). Maturana, H. & Varela, F. (1980). Autopoiesis and cognition. The realization of the living. Dordrecht: D. Reidel. Maturana, H. & Varela, F. (1995) A rvore do conhecimento. (J.P. Santos, Trad.). Campinas: Editorial Psy. (Trabalho original publicado em 1987). Passos, E. (1994). Ps-naturalismo e cincia da subjetividade. Cadernos de subjetividade, 2, 67-78. Ncleo de Estudos e Pesquisas da Subjetividade. Programa de Estudos Ps-Graduados em Psicologia Clnica da PUC/SP. Passos, E. (1995). Pensando a subjetividade com conceitos hbridos: a psicologia em interface com a filosofia e a biologia. Revista do Departamento de Psicologia da UFF, 7, 109-123. Rodrigues, H.C. (1992). Psicanlise e Anlise Institucional. Em Rodrigues, H., Benevides de Barros, R. & S Leito, M.B. (Orgs), Grupos e Instituies em Anlise. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1992. Rodrigues, H. C. (1994). Subjetividades em Revolta: novas anlises sobre o movimento do institucionalismo francs. Dissertao de Mestrado. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Simondon, G. (1989). Lindividuation psychique et collective. Paris: Aubier. Stengers, I. (1990). Quem tem medo da cincia? Cincias e poderes. (E.A. Ribeiro, Trad.) So Paulo: Siciliano. (Trabalho original publicado em 1989). Stengers, I. (1993). Linvention des sciences modernes. Paris: Dcouverte. Thiollent, M. (1987) Crtica metodolgica, investigao social. So Paulo: Polis. Turkle, S. (1981). Psychoanalytic Politics. Freuds French revolution. Cambridge, Massachusetts: MIT Press. Varela, F. (1995). Sobre a competncia tica. (A. Moro, Trad.). Lisboa: Edies 70. (Trabalho original publicado em 1992). Watzlawick, P. (1994). A realidade inventada. (J.P. Santos, Trad.). Campinas: Editorial Psy II. (Trabalho original publicado em 1981).

Recebido Primeira deciso editorial Verso final Aceito

em em em em

27.08.1999 12.07.2000 25.08.2000 26.09.2000

MUDANA DE ENDEREO
Se voc est mudando de endereo por favor notifique Psicologia: Teoria e Pesquisa. Ocasionalmente, assinantes e autores comunicam tardiamente mudana de endereo determinando dificuldades na entrega de nossa revista ou de outras correspondncias. Informe imediatamente, se possvel com antecedncia, qualquer mudana de domiclio para: Universidade de Braslia - Instituto de Psicologia Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa Secretaria de Divulgao 70910-900 Braslia DF Mudanas de endereo podero tambm ser comunicadas atravs do correio eletrnico revptp@unb.br ou do telefone e fax (061) 274-6455.

Psic.: Teor. e Pesq., Braslia, Jan-Abr 2000, Vol. 16 n. 1, pp. 071-079

79

Vous aimerez peut-être aussi