Vous êtes sur la page 1sur 14

FILOSOFIA DO DIREITO Professor: Renato Observaes: AULA 14/03 >> Conhecimento em graus: 1 Grau Senso comum 2 Grau conhecimento

nto cientfico 3 Grau conhecimento filosfico acerca do objeto de conhecimento. >> Questes atinentes Filosofia do direito: O que o Direito? O que justia? Qual a natureza do Direito? Etc... >> Hermenutica: estudo cientfico da arte de interpretar. >> A fora da Filosofia no est nas respostas, mas nas perguntas. Respostas definitivas saem do campo da filosofia para o campo da dogmtica. >> Zettica x dogmtica Dogma decreto. Aquilo que est decretado, est posto. >> Diz-se que a Filosofia o meio termo entre cincia e religio. Cincia busca explicar a realidade e comprovar o conhecimento. A religio traz dogmas para explicar os assuntos inexplicveis. A filosofia tenta responder assuntos de que a cincia no trata mas sem o dogmatismo da religio. >> Scrates no foi executado de imediato aps condenado, como de costume, pois em Atenas se comemorava festa em homenagem a Teseu, o grande heri Ateniense. Teseu que matou o Minotauro e usou o o fio de Ariadne (novelo de l) para sair do labirinto. Assim Atenas no precisava mais mandar 14 jovens todo ano para Creta para servirem de sacrifcio para o Minotauro. >> Compreender algo impende compreender sua finalidade, seu valor. >> Explicao x Compreenso Explicar estabelecer relaes de causalidade. O que dado. Diz respeito ao mundo natural. Compreenso diz respeito ao mundo da cultura. O que construdo. >> O homem est inserido no mundo natural e no mundo da cultura. Cultura tudo que o homem constri; o mundo que o homem sobrepe ao mundo natural. >> O mundo da cultura no deve ser explicado, mas compreendido.

>> As cincias humanas buscam a COMPREENSO. >> Cincias humanas e naturais so diversas em objeto e mtodo. >> Compreender uma construo cultural entender sua FINALIDADE porque tudo construdo para um fim. >> As leis da natureza simplesmente so. No tm um fim. Ex: lei da gravidade ser que a gravidade existe PARA QUE no caiamos? No. >> Normas jurdicas so, obviamente, do mundo da cultura. >> Estudar a finalidade implica estudar o sentido e o valor. >> O Direito no pode ser explicado, mas compreendido, visto que realidade cultural.

AULA 16/03 >> O que a Filosofia :: Bertrand Russel: filosofia a zona gray entre religio e cincia :: a substituta da religio :: um mtodo de pensar (reduo da filosofia lgica) >> Graus do conhecimento Segundo Reale: H trs graus do conhecimento 1 Senso Comum 2 Cientfico 3 Filosfico >> Senso comum chamado por alguns de emprico. termo inadequado porque emprico o conhecimento que vem da experincia. O cientfico tambm emprico. Senso comum sem mtodo. Nem sempre est errado, visto que passa o tempo todo pela prova da experincia. O que se prova errado acaba sendo descartado. Mithbusters: pegam o conhecimento do senso comum e testam atravs do mtodo cientfico. Existe mais conhecimento na rea do senso comum que na rea do conhecimento cientfico. >> Cientfico :: Cincia Vantagem do cientfico contra o senso comum: d mais segurana que o senso comum, embora no traga certeza. Mcula do cientificismo: acredita-se que a cincia a dona da verdade. Isso um mito. A cincia no tem todas as respostas. Ela diz O QUE, COMO, mas no PORQUE.

O conhecimento cientfico passa pelo crivo de um mtodo. :: Pai do mtodo cientfico: Galileu Galilei (para alguns) e Bacon (para outros). Galileu e heliocentrismo: Galileu no descobriu o heliocentrismo, mas PROVOU o heliocentrismo (fato da Terra rodar contra igreja, contra senso comum, contra-intuitivo. Provou-se apenas pelo mtodo cientfico). Provou que dois corpos de pesos diferentes levam o mesmo tempo para atingir o solo se liberados de um mesmo ponto. Ele inaugura a cincia moderna ao recusar-se a usar apenas o argumento de autoridade, preferindo testar. A autoridade no muda a realidade. Nada significa. E mesmo assim a Terra se move. Na Idade mdia a cincia provava as coisas pelo argumento de autoridade: pesquisavase nos clssicos autorizados pela Igreja; tomava-se os postulados propostos pelos grandes por verdade, sem testar ou questionar. Isso foi o motivo do grande atraso cientfico na idade mdia. No Direito, o argumento de autoridade muito usado, pois serve de indcio da validade de uma tese. O problema us-lo para cincias exatas. >> Direito um sistema e, portanto, somente pode ser compreendido sistematicamente. Compreender o Direito como sistema compreender o direito como cincia. Ordem, interligao, hierarquia e mtodo. >> Coper (?): Toda teoria cientfica s vlida at prova em contrrio. O conhecimento cientfico deve ser passvel de refutao. Como todo conhecimento se baseia em induo, no se pode falar numa verdade nica, irrefutvel e eterna. >> Objeto uma questo central na definio de uma cincia.

AULA 21/03 OBJETO DA CINCIA >> Toda cincia procede a um corte epistemolgico: elege um objeto dentro do real. O que difere uma cincia da outra seu objeto. >> O objeto da cincia do Direito o Direito. >> Kelsen: o objeto da cincia do Direito o Direito, que o conjunto das normas estatais. >> Determinar o objeto de uma cincia determina a forma de uma cincia. >> A norma no o Direito, mas um instrumento dele. >> Objeto formal X Objeto material :: Material a seco da realidade que cada cincia particular separa por meio do corte epistemolgico e elege como seu objeto de estudo.

:: Formal a forma pela qual a cincia apreende seu objeto. A Biologia, Fsica, Qumica e Antropologia podem ter como objeto o homem, mas o estudam de forma diferenciada. A juno dos dois leva diferenciao entre as cincias. OBJETO DA FILOSOFIA >> O objeto material da filosofia o todo, a totalidade do real (concepo clssica). Assim, se difere das outras formas da cincia porque no separa um objeto; no se detm em um ramo; ela busca a universalidade o que h de comum e universal na multiplicidade. Ela no busca particularidades; busca o que d unidade na multiplicidade. A filosofia busca a unidade. >> Filosofia do Direito buscar a unidade do direito com o todo. O que est fora dele. Procura o que h de universal no Direito. O Direito em sua totalidade no objeto da filosofia, mas da cincia do Direito. A totalidade NO direito e no a totalidade DO direito. >> A filosofia busca o fundamento de racionalidade do Direito. (A racionalidade um conceito universal; assim, busca-se o que de universal h no Direito). >> Escola Positivista (Comte): A filosofia soma as concluses de todas as cincias; ela escrava das demais cincias, juntando as concluses delas. Essa concepo sobre a filosofia resulta em cientificismo. >> Especializao: o homem sabe cada vez mais de cada vez menos; chegar o dia em que saberemos tudo de nada. >> A explicao de todas as partes no implica na explicao do todo; o todo pode ser mais que a simples soma de suas partes. Os liames que unem essas partes completam o todo. A soma das partes implica em separao; assim a totalidade fica perdida. CONCEITO E OBJETIVO FILOSOFIA CLSSICA >> O escopo/finalidade da filosofia: a filosofia um fim em si mesmo. As demais cincias que so escravas. Todas as outras cincias tm justificativa fora de si; a finalidade prtica est fora delas. A filosofia, por outro lado, tem fim em si mesma tem que ser busca desinteressada do conhecimento. Ela no deve ter finalidade prtica anterior, seno teremos uma filosofia maculada. Ter um motivo prtico anterior leva-nos a sair do campo da filosofia e adentrar o campo da ideologia. Conhecer por conhecer. Saber melhor que ignorar. O desejo de conhecer no tem um motivo/finalidade prtico. >> Gregos sabiam que o mundo no era desorganizado e aleatrio. Universo = ksmos; Ordem = ksmos. A palavra para ambos era a mesma. O universo no aleatrio. O mundo possui uma ordem. O mundo ksmos; mundo e ordem. >> Tales de Mileto: o primeiro filsofo. Tudo gua. A gua o elemento norteador, que permeia tudo. Constri pela gua seu conceito de totalidade.

>> Marx: Cansei dessa filosofia que s observa, desinteressada. Essa filosofia que s contempla. Quero uma filosofia para mudar o mundo; quero uma filosofia que pega em armas. Essa postura se justificava em razo do sofrimento social que se vivia na poca. Pensar para mudar no filosofia; ideologia. >> Pitgoras: Se voc est assistindo s Olimpadas [gregas; luta Greco-romana], voc pode estar em duas posies: na arquibancada ou no ringue. Na arquibancada, voc tem a viso do todo mas perde o poder de interferir; no ringue, voc pode modificar a situao, mas perde a viso do todo. Assim, para se atingir o todo necessrio certo distanciamento. >> Os livros no mudam o mundo; mas os livros mudam o homem que muda o mundo. Essa a importncia da filosofia. >> O saber no deve ter finalidade outra que no obter o conhecimento. >> As pessoas confundem filosofia com sabedoria (ex: filosofia de vida; filosofia oriental). PRESSUPOSTOS DA FILOSOFIA A filosofia um saber crtico. No possui pressupostos/postulados inquestionveis. No h premissas a serem consideradas como absolutamente verdadeiras. >> A filosofia nos torna senhores das nossas verdades, pois permite passarmos tudo que nos chega por um filtro de crtica. Escolher no que acreditar e em que medida. >> Filosofar problematizar. Conviver com a dvida. Filosofia est a para incomodar; sair da zona de conforto do no-pensar. >> Kant: filosofar sair da menoridade intelectual. Menor aquele que depende dos outros para pensar, para ter verdades; no as constri sozinho. Ouse pensar. >> Questionar com cuidado para no cair no ceticismo absoluto. A verdade a que um autor chegou pode ser questionada, mas para aquele autor, aquela a verdade pessoal a que ele chegou o ponto seguro que ele usa para construir o resto de seu conhecimento. >> Coper: algo somente verdadeiro at que se prove que ele falso. >> Campo do Dogma X Campo do Convencimento. O dogma pressupe f ou no; aceitao ou no. No admite discusso. Quem apresenta um dogma em geral no est esperando uma discusso racional. O convencimento envolve explicao racional. Dar as razes implica em abrir espao para contrarrazes.

MTODO DA FILOSOFIA A razo. Busca racional. FILOSOFIA: Conhecimento crtico da totalidade, que busca o saber pelo saber.

AULA 23/03 >> Filosofia do Direito: Se filosofia totalidade e o direito no totalidade, temos uma aparente ambigidade. Filosofia do Direito no buscar a totalidade DO direito, mas a totalidade NO Direito. >> Fazer filosofia sem pressupostos impossvel um conceito explica outro, que explica outro. O que no h pressupostos INQUESTIONVEIS. >> Zettica Zettica vem do grego zetein, que significa perguntar. Zettica criticar. Zettica o oposto de dogmtica. >> O MTODO do fazer filosfico a RAZO. buscar a verdade atravs da razo. >> Passagem do mito ao logos. Ocorre com o surgimento da filosofia. um passo aparentemente pequeno, mas foi dado sobre um abismo profundo. A Civilizao Ocidental, tal como conhecida, s existe por causa do aparecimento da filosofia. Logos: palavra, discurso, razo e racionalidade. A palavra deve se organizar num sentido para ser discurso. E o discurso organizado conforme uma razo. A razo sempre permeia o discurso. Tanto o mito quanto o logos tem por objetivo explicar o mundo. No mito, o homem inventa a explicao. No logos ele prope explicaes e procura racionalmente motivos para elas; busca respostas que so passveis de reputao e discordncia. >> A filosofia comea com Tales de Mileto, que busca, pela primeira vez, fundamentao racional para explicao do mundo, deixando de usar o mito. A isso chama-se milagre grego, embora essa expresso seja pouco aconselhvel, visto que a prpria expresso milagre remete a algo que no tem explicao racional. A astronomia babilnica existia para prever as festividades religiosas; a engenharia egpcia existia apenas para construo das pirmides. Tales busca o conhecimento pelo conhecimento. >> A prova maior da divindade no deveria ser o acaso, mas a existncia de ordem na natureza.

O milagre a quebra da ordem; algo que foge ao natural; o caos; assim, no deveria ser usado como prova da existncia do divino. >> Motivos do surgimento da filosofia na Grcia e no em outros lugares: O cio (pela existncia de escravos), o comrcio, o contato com outras culturas no so exclusivos dos gregos e, portanto, no so explicaes do motivo que levou a filosofia a surgir nesse pas. Todas explicaes so mera especulao, mas h explicaes mais convincentes: :: Giovanni Reale: Devemos procurar condies que s havia naquele lugar; coisas que s se uniram naquele momento e lugar. A Grcia consegue, de forma indita, conglomerar ao mesmo tempo trs fatores essenciais que nunca antes foram encontrados juntos num s lugar: liberdade econmica, liberdade poltica e liberdade religiosa. Observe-se que a liberdade religiosa e econmica no se pode comparar com a nossa atual. Eram relativas. No entanto, ainda assim valiam em nvel relevante. :: Liberdade religiosa: lembrar do caso Scrates, condenado e executado por impiedade (falta de f nos deuses da cidade) e corrupo da juventude. Aristteles foi condenado por impiedade tambm. A liberdade religiosa era grande, no entanto. Havia duas religies paralelas: a Oficial (Zeus e Cia), seguida pela populao em geral e o Orfismo (Orfeu idia de que a alma transmigrava e voltava vrias vezes, se purificando), religio secreta, apenas para iniciados, que no era perseguida pelo governo. Essa tolerncia no era vista em outras sociedades. Ressalte-se que os gregos eram politestas, o que, em si, j motivo de maior tolerncia religies monotestas so excludentes em relao a deuses de outros povos (lembrar Romanos x Judeus). No h um livro sagrado para os gregos. Livros sagrados so a palavra de deus (Jeov, Al, etc) e quem os escreve o homem, mero instrumento de deus. Como no h um livro sagrado para os gregos, temos como literatura importante as epopias homricas (Odissia e Ilada); elas fundaram os mitos gregos. So poema feitos antes da colocao no papel; eram cantados de gerao em gerao. Cultura essencialmente verbal. Como nada era escrito, ser sbio significava ter boa memria (decoravam tais poemas e o ensinavam); os poemas no eram mera atividade de beleza, mas sim histria, moral do povo. Outro texto importante era a Teogonia. No havia textos divinos e, portanto, no h dogmas; no h verdades que no possam ser contestadas. AULA 04/04 >> Gregos viviam brigando entre si (cidade estado contra cidade estado). As guerras eram absolutamente constantes. Agonstica (concorrncia, competitividade constante. Vem do grego agon). Esse embate se transporta para a filosofia um filsofo querendo sobrepujar o outro. >> ISEGORIA Vem de iso igualdade. Isegoria igualdade perante a gora (praa pblica); era na gora que os gregos viviam sua vida poltica. Polis no deve ser traduzido como cidade. Seu significado muito mais amplo; no se limita a um conceito geogrfico. A Polis est onde esto seus cidados. um sentimento de pertena, de ligao, que sobrepuja o conceito de localizao. a idia. A polis que faz um cidado ser o que .

Toda a Paidia (educao dos gregos) passava por esse conceito; davam extrema ateno ao conceito de polis, a formar cidados prontos para viver a vida da polis. Pensar em um homem grego pensar em um homem ligado ao destino de sua polis. No se pode pensar em um grego dividindo sua vida pessoal da vida comunitria como fazemos hoje; um homem isolado em sua riqueza, mas cercado pela pobreza na polis. Tudo estava ligado. Por isso os pensadores gregos pensam na subordinao do bem pessoal ao bem comum a parte menor que o todo; fazendo bem para o todo h benefcio para as partes (Plato) a preocupao no com o bem do indivduo, mas com o bem comum. O fazer parte da polis constitutiva do bloco homem no se concebe o homem separado do cidado; o homem que pensa somente no seu bem estar, separado do todo. O homem que no se interessava por poltica era chamado pelos gregos de idiota. A isegoria funciona porque, apesar de ser grande a assemblia e de todos terem o direito de manifestao, poucos tinham o talento ou a vontade para falar em pblico. Obs: mulher, escravo, estrangeiro e jovens no votavam. Se levarmos em considerao a amplitude de representao, os gregos estariam a anos-luz do nosso atual conceito de democracia. Em compensao, havia a isegoria; QUALQUER cidado podia chegar gora e expor suas razes e colocar em votao do destino da cidade, propondo qualquer coisa. No se pode criticar os gregos pela falta de voto feminino: se bem lembrarmos, a conquista do voto feminino no Brasil tem apenas cerca de cem anos... Nossa democracia falsa; escolhe-se o governante que decide pelo povo normalmente sem ouvi-lo. Antes da democracia, havia na Grcia a Aristocracia (o governo dos melhores, definidos por nascimento: os aristocratas). A virtude estava no nascimento. Na democracia, a virtude o poder de conhecimento; a democracia regida pela racionalidade. A idia de que somente quem no trabalha poderia ser cidado parte da premissa de que a vida pblica d trabalho, demanda tempo e, portanto, no permite tempo para filosofia. Por isso o trabalho era visto como um mal, afinal no permitia o exerccio da vida poltica. Os filsofos defendiam a aristocracia. Os sofistas defendiam que a virtude na democracia pode ser ensinada. Com eles comea o debate filosfico jurdico. Defendiam o cosmopolitismo, a igualdade. Traziam a idia de que homem e mulher, grego e brbaro trazem um essncia igual; todos tem um ponto de interseo. Eles passam para a histria com safados porque eles vendiam o saber; no estariam, portanto, buscando o conhecimento verdadeiro, a verdade, mas apenas o lucro com o saber. Os difamavam como se eles estivessem apenas ensinando tcnicas de retrica. Mas eles cobravam para ensinar porque no provinham da aristocracia; no poderiam sobreviver sem receber. Filsofos no cobravam para ensinar porque provinham da aristocracia e no precisavam. O nico que no era aristocrata era Scrates. Scrates se dizia parteiro de idias (ironia questionamento somada maiutica ajuda as pessoas a dar luz s idias; ele no ensina nada: a pessoa tira o conhecimento de dentro de si atravs das perguntas que se faam a ela). O nome Sofista vem de sofia (sabedoria); sofista o que tem sabedoria, que sbio.

O problema que a existncia dos sofistas nos chegou por intermdio dos escritos dos filsofos, seus arqui-inimigos, por isso foram to difamados. >> FILOSOFIA ANTIGA A filosofia surge com Thales no contexto antes explicado. Com Thales temos o primeiro perodo da Filosofia antiga: o Perodo Naturalista. Preocupao com a physis (a natureza, a essncia, o princpio de todas as coisas, o que h de universal no mltiplo). Aqui o homem visto apenas como mais um objeto, como todos os outros; parte da natureza; no o foco. Vem o segundo perodo, chamado Humanista ou Antropolgico. Comea com os Sofistas, em embate com Scrates. Ocorre a diviso entre physis e nomos. O dado e o construdo; o natural e o cultural. O terceiro perodo o Perodo das Grandes Snteses, em que se faz uma sntese do pensamento anterior, com nfase em Plato e Aristteles. Esses trs perodos eram chamados perodos Helnicos (nome romano depreciativo que denominava os Gregos). pice da civilizao grega, que tem fim com a unificao/tomada por Alexandre o Grande (Macednia). O quarto perodo o Perodo Helenstico. A mudana poltica leva a uma profunda transformao do pensamento. Separao da tica e da poltica; os gregos deixam de pensar na poltica. As escolas surgidas a partir de ento vo se distanciar da poltica, mesmo porque os gregos no tm mais o poder poltico das cidades em suas mos (fim da gora) no h mais liberdade poltica e os gregos desencantam; passam a se focar na felicidade individual e no coletiva. Separao terica do destino de cada pessoa; possvel ser feliz sozinho. O quinto perodo, j no fim de filosofia antiga, o Perodo Religioso (Neoplatonismo). Tem como expoente Plotino. Reviver da teoria de Plato com elementos novos, mticos, como tentativa de enfrentar o Cristianismo e restabelecer o paganismo. >> FILOSOFIA MEDIEVAL A filosofia antiga tem data certa de final: 529 d.C., com Justiniano. Ele traz seus cdigos. Decreta o fim de todas as escolas pags, proibindo o ensino de toda filosofia, que no a crist. Decretou o monoplio da educao nas mos da Igreja. Certamente no se esqueceu repentinamente os ensinamentos da filosofia antiga; ela continuou sendo ensinada, mas de forma regrada pela igreja. Primeiro perodo da filosofia medieval: Patrstica. Tem como expoente Santo Agostinho. Segundo perodo: Escolstica: tem como expoente Toms de Aquino. >> MODERNIDADE Mudana do pensamento do homem sobre si mesmo. Mudana radical do mundo direito, religio, artes, estrutura do estado, sociedade e tudo o mais. Mudanas to bruscas e abrangentes que no se consegue mesmo definir uma causalidade fixa. Renascimento. Iluminismo. Descartes considerado pai da modernidade penso logo existo.

AULA 06/04 >> TALES E O SURGIMENTO DO PENSAMENTO FILOSFICO Tudo gua (Tales). A gua o princpio da totalidade; explica tudo. O conhecimento de que tudo gua no tinha uma aplicao prtica como finalidade. Saber por saber. Conceito obtido atravs da razo. Ele expe as razes de seu pensamento, o que por si s permite a contestao; assim, sua proposta no um dogma. Mileto, a cidade de Tales, circundada por guas (mar). ANAXIMANDRO, seu discpulo, contesta sua tese, apresentando outras razes. Para ele, o princpio de tudo aperon a gua no pode ser o princpio das coisas porque ela mesma tem um princpio; o princpio de todas as coisas deve ser algo sem um princpio em si; o ilimitado, o infinito. Aperon seria a substncia que perpassa todas as coisas. Para ANAXMENES, o princpio de todas as coisas o ar, porque o ar o princpio da gua (gua ar condensado), portanto o ar o princpio de tudo. EMPDOCLES vai dizer que o princpio de tudo, a arqu, so quatro elementos: gua, ar, terra e fogo. HERCLITO panta rei (tudo muda): um homem no pode se banhar num rio duas vezes tudo muda, tudo passa, tudo muda. O mundo um eterno devir, uma eterna mudana. A nica coisa que no muda que tudo muda. Como pensar em um saber se no h um ponto fixo em que se segurar. Comea a a dialtica: tudo no mundo uma queda de brao entre extremos; tenso dialtica entre dois extremos: no h como pensar em pobre sem rico, guerra sem paz, luz sem escurido... Herclito chega a afirmar que o princpio de tudo o fogo, porque ele a melhor metfora para a mudana nunca est esttico, tudo muda em contato com o fogo. Tudo que conhecemos fugaz. Nietzsche usa isso para afirmar que a guerra o princpio de todas as coisas. PARMNIDES deixou apenas um poema, de significado confuso. Diz-se que tentou ele falar que o ser e no pode no ser; o no ser (o nada) no e no pode deixar de no ser. O Ser e o no ser no existe. O princpio de tudo o ser. No d para pensar no nada, no no ser, pois at para pensar no nada deve-se atribuir a ele uma caracterstica menor do ser: quando se pensa no nada, define-se que o nada . O nada impensvel, no existe. O ser e o pensar so uma mesma coisa; a realidade se explica pelo pensar. Se tudo , no h nada que no seja; assim, a mudana uma coisa que no existe. PITGORAS: a criao nome filosofia atribudo a ele. Para ele, a physis, a essncia, o princpio de tudo o nmero. O mundo pode ser explicado matematicamente; se a msica pode ser explicada numericamente, tudo o mais pode. Tudo est correlacionado numericamente. Idia de harmonia, proporcionalidade matemticas perpassam a

sociedade. preciso haver proporo, equilbrio na sociedade. Isso desboca no nosso atual conceito de igualdade; justia distributiva; justia comutativa, como forma de harmonizar as relaes. A fsica faz isso o tempo todo: correlacionam elementos da natureza em termos matemticos frmulas como E = MC, por exemplo. At pouco tempo, no se podia considerar a fsica desvinculada da filosofia a fsica era conhecida como filosofia natural. O grande livro de Isaac Newton, inclusive, chama-se filosofia natural. LEUCIPO E DEMCRITO. Conhecidos como atomistas, propuseram que toda a realidade era formada por tomos. A essncia ltima da natureza o tomo aquilo que no pode ser dividido em partes. Mundo formado de pequenas partes, misturadas em propores diferentes. Todos esses filsofos lanaram as bases para a filosofia atual. Para o homem comear a perguntar sobre o homem foi necessrio compreender a natureza e se ver como mais um objeto na natureza. Esgotada, ento a discusso naturalista que o homem pde comear a questionar sobre as coisas do homem, como sociedade, cultura, arte, justia e demais valores humanos. Somente aqueles que contestaram seus mestres entraram para a histria; repetir apenas no relevante.

AULA - 11/04 >> Filosofia Naturalista (ou pr-socrtica nome inadequado Demcrito nasceu e morreu depois de Scrates... o mais importante a preocupao com a physis, o naturalismo). Os primeiros que se propuseram a fazer filosofia tiveram como problema bvio o mundo enquanto natureza: o que h de universal nela. Mundo deixou de ser visto como um amontoado de coisas particulares. A natureza surgiu quando o CAOS se tornou ORDEM. >> No perodo naturalista no se pode falar em Filosofia do Direito. Homem era s mais um objeto junto com os demais objetos da natureza. No tinha destaque. PERODO ANTROPOLGICO OU HUMANISTA >> O homem e suas construes passam a ser o centro; o objeto de discusso filosfica. Comea pelos sofistas. :: Dois motivos para mudana de foco: - O esgotamento do tema totalidade da natureza levou os filsofos a mudarem de foco. - Somente se problematiza algo que d problemas (exemplo do pneu Pirelli); quando a cultura grega comea a dar problemas passa a ser objeto de discusso. Isso ocorre quando os gregos comeam a ter contato com outras culturas e comeam a ter parmetros de comparao. Surge, num primeiro momento, sentimento de

Etnocentrismo: julgar as outras culturas atravs dos conceitos da nossa; ver a diferena cultural como inferioridade. Nesse perodo a Grcia se torna um centro do mediterrneo; os gregos passam a ter contato com o resto do mundo. Segue-se o Relativismo: um fato pode ser certo para a gente e errado para o outro no h nada absolutamente certo. No h verdade em si mesma considerada; um justo ou injusto em si mesmo considerado. >> PROTGORAS e o RELATIVISMO: o homem a medida de todas as coisas. Relativismo. Protgoras anterior a Scrates. No a coisa em si que guarda uma certa essncia do que feio, bonito, justo, injusto, mas o homem que a examina. Cada homem essa medida. Tudo relativo; relativo ao homem. Decorre disso a questo da justia em direito. No h ato justo ou injusto em si mesmo considerado. No h nada absoluto; tudo convencional; tudo nomos. A oratria usada na vida poltica grega: se no h justo ou injusto, certo ou errado, ser bom aquilo que o orador fizer convencer ao pblico que o seja. Os sofistas eram criticados porque queriam convencer, mas no se preocupariam com a verdade; na realidade, para eles no havia um conceito de verdade absoluta. Protgoras escreveu ANTILOGIAS: trazia discursos contrrios sobre um mesmo tema. Defesa de dois pontos de vista diferentes o que hoje fazem os advogados. No campo dos valores, no h verdade absoluta em si mesma. Essa idia surge da problematizao da cultura grega em relao a culturas de outros povos. :: O problema que o Relativismo levado ao extremo leva ao AMORALISMO. Como se tudo fosse absolutamente conveno. H limites para o Relativismo. Um dos grandes problemas dos filsofos no sofistas encontrar novamente um fundamento para a verdade. >> GRGIAS: possvel convencer qualquer pessoa de qualquer coisa. AUTONOMIA DA PALAVRA. Grgias era niilista. 1 - O ser no existe; 2 - mesmo que existisse no poderia ser conhecido; 3 - mesmo que o ser pudesse ser conhecido, esse conhecimento no poderia ser exprimido, transmitido. No possvel verdade porque ser e palavra no se correspondem: no possvel descrever um ser em palavras. Uma pessoa descrevendo um objeto no leva ao conhecimento verdadeiro do objeto (experincia de desenhar objeto descrito cada um desenha de um jeito). Palavra autnoma com relao ao ser assim, ela no precisa exprimir a verdade; no h verdade em si mesma; podemos dizer qualquer coisa e, portanto, podemos convencer qualquer um de qualquer coisa. Palavra como meio de seduo. :: H quatro correntes de sofistas: - Grandes Mestres: Protgoras e Grgias; - Naturalista da Sofstica - Sofistas Polticos - Eristas. Antropologia alteridade ns no existimos a no ser pelo olhar do outro. Ns s sabemos quem somos convivendo com outros; olhando para ns mesmos com o olhar do outro. Pessoa totalmente isolada no desenvolve caracteres que consideramos humanos (exemplo de Kaspar Hauser o rapaz que cresceu isolado e no desenvolveu caracteres sociais humanos).

AULA 13/04 :: democracia admitir que as pessoas pensam diferente e no h verdades absolutas; tudo deve ser objeto de discusso. :: Protgoras e Grgias no levam o relativismo ao extremo. Os sofistas polticos o fazem. >> CORRENTE NATURALISTA DA SOFSTICA :: Tem como cones HPIAS E ANTIFONTE. Trazem idias centrais para a cincia do Direito. Para entender essa corrente devemos saber distinguir entre physis e nomos. Physis natureza, natureza: o princpio da natureza e a prpria natureza. A physis contraposta a nomos traz significado diferente: nomos lei criada pelo homem e physis como lei natural. Aqui est a raiz da diviso entre cultura e natureza, dado e construdo, direito natural e direito positivo. :: DIREITO NATURAL: Todos os pensadores jurdicos da antiguidade pensavam em questes de direito natural. Na antiguidade, direito natural a ordem do cosmos, da natureza o direito natural viria da natureza; Na idade mdia, o direito natural adviria de Deus; Na modernidade o direito natural passa a ser visto como oriundo da razo do homem (Grotius). Ideia de direito racional (todos os homens tm a mesma razo e chegariam s mesmas concluses); o problema que eles decidem colocar o direito natural no papel e comea o fetichismo da lei comeam a achar que no h na lei lacunas; o direito e a lei seriam a mesma coisa. Isso deu ensejo ao Cdigo de Napoleo diria-se que o cdigo seria eterno porque fruto da razo. No fim, desembocou-se no positivismo. A autoridade da lei na modernidade a razo. Para os positivistas, a autoridade da lei vem da lei superior, que vem da constituio que deriva da norma fundamental que pressuposto lgico do sistema... Rousseau: o poder vem da vontade geral. A fonte material do direito a prpria sociedade. A discusso physis/nomos surge antes de Hipias e Antifonte, na literatura. Vem de Sfocles, com Antgona. Antgona: Laio, rei de Tebas, queria ter um filho para herdar trono. Sua mulher, Jocasta, vai no orculo de Delphos e descobre que o filho ser menino e ser rei, mas ele iria matar o pai e desposar a me. dipo nasce, mas sua vida poupada. Ele enviado para outro local, onde adotado. L, ele conhece a previso do orculo. Como tinha sido adotado, mas no sabia, pensa que no quer matar o pai (adotivo) foge para Tebas, a fim de evitar cumprir esse destino. No caminho para Tebas, encontra com um homem desconhecido e o mata (mas esse terceiro era seu pai e rei). dipo chega em Tebas. Na poca em que dipo chegou, a esfinge estava na cidade, tocando o terror (decifra-me ou devoro-te). A rainha promete desposar aquele que decifrasse o enigma. dipo o faz e desposa a me. dipo e Jocasta descobrem a verdade. Jocasta se mata. dipo arranca os olhos e passa a vagar pela Grcia com suas duas filhas, uma delas Antgona. Havia na Grcia temidas deusas que perseguiam os que cometiam incesto; independente de culpa, ele perseguido. Como fica um vago no trono, os dois filhos de dipo passam a guerrear pelo trono: Polinissis e Creonte. Polinissis morre na guerra. Creonte vira rei e decreta que Polinissis no poderia ser enterrado (o que era o pior dos oprbrios para os gregos a alma vagaria eternamente sem descanso; a regra era to sria, que guerras paravam para que cada lado enterrasse seus mortos). Cabia a Antgona enterrar

Polinissis. Ela aparece sorrateiramente noite e enterra o irmo. Creonte fica confuso, pois as leis dele seriam physis quebra-las seria como quebrar a lei da gravidade. Questionada, responde: sua lei mero capricho; s vale em Tebas, onde voc rei e hoje, enquanto voc rei; mas h lei mais forte, que vale acima de tudo, vale sempre, em todo lugar; essa lei est na natureza das coisas; qualquer punio de Creonte seria menor que a quebra da lei maior. Lei da natureza x lei posta pelo homem. A lei natural imutvel no tempo e espao. As normas convencionais, nomos, no tm validade universal; so locais e temporais; construo humana, fruto da cultura, convencionais. :: Os naturalistas da sofistica usam a distino nomos x physis para dizer que por natureza, pela physis, todos os homens so iguais. Essa idia totalmente revolucionria para a poca. Todos homens compartilham da mesma essncia todos nascem nus, tem sede, fome, etc. Na sociedade, por outro lado, cada um tem um papel diferente. Essas diferenas no vem da natureza; so todas artificiais, so frutos de conveno. A essncia de um rei a mesma do mendigo; da mulher mesma do homem. Essa igualdade um dos fundamentos mais importantes do direito atual. >> CORRENTE DOS SOFISTAS POLTICOS :: Usam a diferena entre physis e nomos para se opor idia de igualdade dos sofistas naturalistas. Defendem que, pelo contrrio, por natureza todo mundo diferente; a lei da natureza a lei da selva vence o mais forte. Uns so mais fortes e outros so mais fracos. :: TRASMACO (A Repblica, de Plato discute a justia; o grande heri o Scrates; o vilo Trasmaco): Justia o bem do mais forte. Justia a vontade do mais forte, j que no existe fundamento nico para o moral. Manda quem pode, obedece quem tem juzo. AMORALISMO. O mais forte quem tem o poder poltico ele legisla, faz o direito, conforme o seu interesse. Coloca como justia aquilo que seu interesse. Pensa-se que Trasmaco falava em tiranias; mas ele afirmava que isso acontecia mesmo na democracia. Na democracia o mais forte seria o povo. Ele seria, ento, o mais forte. Ele iguala justia a poder, a fora. Essas teorias desembocam no positivismo; a idia por trs dele. Passa a no fazer diferena os valores fundantes, mas a autoridade. Scrates e Plato trabalham duro para refutar essa teoria, tentando encontrar um fundamento para a Justia.

LER: LIVRO DAS IGNORNCIAS MANUEL DE BARROS. SOCIEDADE CONTRA O ESTADO PIERRE XX O Banquete Plato. A Repblica Plato. VER: O ENIGMA DE KASPAR HAUSER O MERCADOR DE VENEZA (Kant: eu sou senhor das minhas idias e no escravo delas. justifica mudana de postura).

Vous aimerez peut-être aussi