Vous êtes sur la page 1sur 4

O comprometimento no s social, existe o comprometimento no aprendizado, chegam na adolescncia muitas vezes, sem saber ler, mal sabero escrever,

, e foram passadas de ano no por conhecimento, mas por influncia dos pais, ou por leis absurdas do governo. A hiperatividade vem se tornando um tema de preocupao entre os educadores, qual a razo?
A preocupao grande, pois a criana no consegue um adequado desenvolvimento no aprendizado, alm dos transtornos comportamentais que apresenta na sala de aulas. A escola o lugar mais propcio para se detectar uma criana hiperativa? Podemos dizer que a escola local onde a alterao do comportamento se apresenta de modo mais visvel. Mesmo que a criana seja hiperativa em casa a acomodao dos familiares a esse comportamento no permite, por vezes, uma boa percepo.

Existe algum projeto governamental que ajude as classes economicamente desfavorecidas com crianas hiperativas?
No me consta que haja algum projeto neste sentido, a menos que esteja sendo discutido em nvel se secretaria e que no foi divulgado, ainda. Encaminhei um projeto para a prefeitura, no sentido de se detectar as crianas com distrbios de aprendizagem, numa abordagem multidisciplinar, com psiclogos, neurologistas, psicopedagogos, etc.; no sei se vou obter resposta to j. O governo decretou que os alunos at a 4 srie no podem ser reprovados. O que encontramos hoje um nmero de crianas mal alfabetizadas ou analfabetas na 4 srie e no mais na primeira srie. Essas crianas no podem seguir o aprendizado e nem podem retornar ao primeiro ano com crianas menores. Portanto o que se percebe uma evaso escolar grande e estes indivduos vo para a rua e rapidamente para a criminalidade. Se tivssemos um programa adequado, provavelmente, a populao FEBEM seria muito menor.O equacionamento parece relativamente simples, mas depende de vontade poltica para se investir neste seguimento.

O percentual de crianas com hiperatividade grande?


grande. Chega faixa dos 10% no pr-escolar e 4,5% no escolar. Temos dois tipos de crianas com hiperatividade, os que tm problema escolares, pela s disperso, desateno, falta de concentrao e em conseqncia do seu comportamento no conseguem atingir os objetivos no aprendizado; temos hiperativos com um desempenho escolar muito bom, conseguem fazer as tarefas muito rapidamente, ma no ficam quietos, s atrapalham a dinmica da classe e por este motivo a feitura da tarefa pelos outros alunos, passam a ser tambm mal quistos pelos colegas e at rejeitados pelo grupo porque acabam incomodando aqueles que querem aprender e no conseguem por estarem sendo incomodados.

Existe uma causa orgnica para a hiperatividade?


Na nossa concepo sim. Imaginamos que uma disfuno do sistema nervoso, e essa disfuno leva a esse tipo de comportamento. Quando usamos medicamentos para tratar, alteramos essa desorganizao bioqumica, e com isso conseguimos um comportamento adequado, diminumos a hiperatividade, melhoramos todo o contexto que est em torno, que a disperso, desateno, falta de concentrao e com isso atingimos um desempenho escolar adequado. Para ns a parte bioqumica fundamental.

Mas a hiperatividade pode ser de ordem psicolgica?

s vezes fica difcil saber quem veio primeiro, temos crianas que so hiperativas desde pequenas j no primeiro ano de idade, acordam muitas vezes durante a noite, ou no dormem, so crianas com muitas clicas, que choram o tempo todo, so aquelas crianas eternamente insatisfeitas. Por outro lado temos crianas que por uma desestruturao familiar podem apresentar um comportamento hiperativo, tanto que o tratamento nesses casos sempre paralelo, o medicamento no substitui o tratamento psicolgico porque a criana hiperativa j tem alguns problemas em outros setores, escola, famlia, social, etc. que devem ser abordados. O medicamento corrige o comportamento, mas a reestruturao individual necessita de outra abordagem.O medicamento age de modo agudo na hiperatividade e o tratamento psicolgico necessita de longo prazo, o resultado ser tardio, e nesse perodo o indivduo continua inadaptado, continua a ser rejeitado, continua apresentando os mesmos problemas do incio. O medicamento pode melhorar rapidamente essa parte comportamental, e o tratamento psicolgico algo necessrio e at obrigatrio nesses casos.

Com o tratamento a hiperatividade tem cura?


Na maioria das vezes, sim. Durante o tratamento observamos uma melhora no comportamento hiperativo, uma vez que o medicamento modula o comportamento dessas crianas, e a partir da, temos a certeza de que atingimos o plat, o medicamento retirado progressivamente at parar e com isso a criana mantm o comportamento esperado. Esse um dos pontos que consideramos muito importante na evoluo, saber que o modelo bioqumico cerebral muito importante no esquema teraputico desses casos.

A hiperatividade considerada uma doena?


Se formos consideras sensu-lato uma doena. Podemos usar a palavra que quisermos como: distrbio, disfuno, etc., mas no final teremos uma alterao, ento no deixa de ser uma "doena".

Existem causas genticas na hiperatividade?


Geneticamente determinada porque encontramos uma predominncia no sexo masculino, encontramos antecedentes familiares, pais, avs, que tinham um quadro semelhante. Estudos esto em desenvolvimento no sentido de se determinar qual o gen responsvel e j existem algumas descries a respeito.

Qual a diferena entre essas duas abordagens: psicolgica e biolgica, da hiperatividade?


No tem uma diferena fundamental na apresentao clnica, mas atravs dos testes psicolgicos que faremos uma avaliao da parte emocional, e assim detectar as alteraes relacionadas ao quadro. A avaliao psicolgica pertinente, necessria, porque temos que fazer uma abordagem bi lateral. Se formos imaginar que a criana j vem desde a poca de bero apresentando a hiperatividade, no ser a questo emocional a mais evidente. Por outro lado existem correntes que consideram o stress da gravidez como um ponto de desenvolvimento da hiperatividade e com isso a criana j nasceria com essas caractersticas e o tempo se encarregaria de desenvolver o quadro de modo mais exuberante.

O tratamento independentemente das causas, o mesmo?


Exato. Temos que usar o medicamento que sem dvida nenhuma o ponto do tratamento agudo e com o medicamento obteremos melhoria no mximo em um semana, dez dias, j a notaremos uma melhoria importante no comportamento, ao passo que o tratamento psicolgico, como um tratamento mais lento de sedimentao, necessita um tempo longo.

H pessoas que pensam que porque esto tomando o medicamento no pr cisam do e psiclogo, ou se esto em tratamento psicolgico no precisam do remdio, o que uma bobagem, muitos profissionais pensam isso, e esto errados, pois so pontos que devem ser trabalhados conjuntamente.

Quais so os sintomas que o hiperativo apresenta?


* crianas que no param, na refeio a criana no fica sentada mesa, se levantam o tempo todo e na grande maioria das vezes para que se alimente, tem que se correr com o prato de comida atrs desta criana; * crianas que no conseguem assistir um programa de TV, ficam o tempo todo se mexendo, plantando bananeira, no conseguem se concentrar mexem em coisas; * crianas que no conseguem ficar brincando com determinado brinquedo durante um perodo, trocando de brinquedo e brincadeira o tempo todo, nada satisfaz. * crianas que no dormem, que ficam todo tempo chorando, ficam insatisfeitas sempre; * crianas que se expe com muita facilidade a situaes de perigo, no percebem essa faceta e temos que ficar vigiando sempre. * crianas que na escola, se destacam em seu comportamento. * crianas que no param na sala de aula, no param sentadas na carteira, no ficam quietas, mesmo ouvindo a professora contando uma histria. * crianas que no conseguem se manter em um grupo ficam girando em torno de gr po para u ver o que um est fazendo ou outro est fazendo, mexe com os outros, fala o tempo todo, interrompe as conversas, s vezes at por motivos no inerentes aquela conversa, muitas vezes essas crianas interferem nas conversas e so muitas vezes reprimidas, fazem perguntas o tempo todo e no esperam a resposta.

Esta criana normalmente fica marginalizada?


Sim, e a comea todo o conflito, eles no tem "desconfimetro", acham que no esto fazendo nada de especial, nada de anormal, muitas vezes so casti adas e no entendem porque g esto sendo punidas, o comportamento no lhes diz nada, mas a punio existe, assim sendo, essa marginalizao dos colegas, dos professores, da famlia acaba acontecendo mais hora menos hora, e deixa uma cicatriz muito forte. Temos que trabalhar muito no sentido de melhorar a auto-estima desta criana.

Como a escola pode ajudar na hiperatividade?


A escola ajuda quando detecta, chama os pais, encaminha para avaliaes especializadas. Na minha concepo, as escolas sempre encaminham para uma avaliao psicolgica e fica por isso mesmo. Essas crianas no so tratadas com medicamentos, temos uma gama enorme de crianas que chegam aqui sendo tratadas a dois, trs anos sem resolver nada.Muitas das ocasies nem foram os profissionais que as encaminharam para c, foram os pais que acabaram vindo por conta prpria ou por uma srie de informaes passaram a conhecer. Muitas vezes vo para o pediatra e este muito pouco conhece sobre a hiperatividade e acaba encaminhando mal, uma das tendncias dizer que isso passa com o tempo, fase, s que essa fase dura at os 9/10/11/12//13/15 anos, o que compromete toda a vida do indivduo. O comprometimento no s social, existe o comprometimento no aprendizado, chegam na adolescncia muitas vezes, sem saber ler, mal sabero escrever, e foram passadas de ano no por conhecimento, mas por influncia dos pais, ou por leis absurdas do governo.

Muitos adolescentes pedem ajuda aos pais, por se conscientizar que no conseguem se concentrar, no conseguem estudar, no conseguem memorizar. Com o diagnstico precoce se obtm um xito melhor no tratamento e muito mais econmico, pois o tempo de tratamento mais curto; quanto mais crnico um problema, maior a dificuldade para a sua resoluo.

O despreparo dos profissionais da sade grande para a questo da hiperatividade?


Existe um desconhecimento grande, apesar de no ser um assunto novo, h 35 anos, 40 anos j existia o diagnstico que antes era usado sigla DCM (Disfuno Cerebral Mnima) e que depois com o tempo acabou sendo desdobrada: Distrbio da Ateno, Sndrome do Dficit de Ateno com ou sem hiperatividade, mudou a sigla, mas o quadro exatamente o mesmo. Se trabalharmos com educao, temos que conhecer todos os caminhos da educao, se voc trabalha com neurologia infantil tem que conhecer todos os meandros da neurologia infantil, mesmo que no seja especialista numa determinada rea, tem que conhecer e saber que existe. Um pediatra se generalista, tem que conhecer a hiperatividade, mesmo que no a trate, tem por obrigao diagnosticar e encaminhar corretamente, essa uma falha que existe e freqente. Professor mal formado j se sabe que o Estado tem, mas o que mais surpreende ver nas escolas particulares regiamente pagas, pessoas que n conhecem, no sabem o observar um comportamento anormal, confundindo-o muitas vezes com m educao ou os considera "bagunceiros" ou at deficiente mental.

Percebemos que existe um pr-conceito com relao parte medicamentosa, como o Sr. Analisa isso?
Existe um pr-conceito muito forte, mas h um desconhecimento quanto existncia de estudos Americanos onde o ndice de delinqncia do indivduo hiperativo no tratado infinitamente maior que nos tratados; isso est na literatura. Vemos profissionais da educao e at da sade, que trabalham com essas crianas, intervindo na retirada precoce do medicamento, fazendo ruir tratamentos por puro pr-conceito. A prpria famlia muitas vezes, acredita que o tempo que a criana vem se tratando o suficiente e retira a medicao ou diminui, por conta prpria. O que procuro chamar ateno que se estivssemos tratando um diabtico que necessita de insulina todos os dias, pelo resto da vida, no se questionaria. Ento porque no se tem a pacincia para tratar o hiperativo durante algum tempo?

Existem outros transtornos que possam se confundir com a hiperatividade?


Temos muitas doenas que se acompanham do quadro hiperativo. Crianas com Sndrome de Down, em sua maioria, so hiperativas, e ela dever ser tratada da sua hiperatividade para ajuda-la em seu aprendizado, crianas com TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), muitos so hiperativos, isso atrapalha no rendimento global; temos autistas hiperativos e temos que tratar, alguns com dislexia apresentam hiperatividade;crianas com distrbio de aprendizagem tambm podem ser hiperativas.

Como devemos nos conscientizar da importncia da questo da hiperatividade?


Cabe a cada um de ns se interar do assunto e procurar ver qual o segmento mais adequado. Mesmo os indivduos que no tem grandes desvios comportamentais, carregam durante muitos anos dificuldades na escolaridade, dificuldade no aprendizado, uma srie de outros transtornos que iro carregar at a idade adulta.

Vous aimerez peut-être aussi