Vous êtes sur la page 1sur 8

Um estudo sobre a Educao a Distncia: Caso do Centro Universitrio de Barra Mansa

Carlos Henrique Delgado, Fellippe Pires Nunes, Luis Felipe Santos Loyola, Marcus Vincius C. Guelpeli, Salete Leone Ferreira, Wanessa Da Costa Oliveira Centro Universitrio de Barra Mansa (UBM) Brasil henrique_chd@yahoo.com.br, fellipe.pires@gmail.com, felipe_lsl@yahoo.com.br, guelpeli@ubm.br, salete_leone@yahoo.com.br, wanessa.diniz@gmail.com
ABSTRACT KEYWORDS Virtual learning environment, TelEduc, Support

Distance education has been gaining more esteem with the evolution of communication media. In the last few years, we have seen that many institutions of higher learning (IHL) have been implementing a methodology of interaction between the courses that are part of the required syllabus and technological environments, represented by the computer. Since it is not possible to isolate the IHLs from the transformation in society, both conceptually and in terms of technological advancement, it is important to develop papers and studies to present the perceptions and suggestions on how the teaching structures should act in order to be successful without shunning social change. This paper shows the result of a study conducted with professors at the Barra Mansa University Center, which uses the virtual learning environment TelEduc as a support to present teaching. The study emphasizes the steps that were taken to direct the Distance Education policy at the institution, as well as the advantages and disadvantages of these actions.
RESUMO

to present teaching and Portfolio.


INTRODUO

A educao a distncia vem ganhando destaque com a evoluo dos meios de comunicao. Nos ltimos anos verificou-se que muitas instituies de ensino superior (IES) esto implantando uma metodologia de interao entre as disciplinas que fazem parte da base curricular e os ambientes tecnolgicos, representados pelo computador. Como no possvel isolar as IES das transformaes da sociedade tanto em concepes como em aprimoramento tecnolgico, faz-se necessrio que se desenvolvam trabalhos e estudos para apresentar as percepes e sugestes de como a estrutura de ensino deve agir para obter sucesso sem afastar-se das mudanas sociais. Este trabalho mostra o resultado de uma pesquisa realizada com professores do Centro Universitrio de Barra Mansa, que utiliza o ambiente virtual aprendizagem Teleduc como apoio ao ensino presencial. O trabalho enfatiza os passos que foram realizados para conduzir a poltica de EaD na Instituio , bem como as vantagens e desvantagens dessas aes.

Segundo [9], o conceito fundamental da Educao a Distncia simples: alunos e professores esto separados pela distncia e algumas vezes tambm pelo tempo. a educao onde alunos e professores, no esto interagindo pessoalmente, mas sim por meios tecnolgicos, principalmente a internet. Tambm h outros meios, tais como correios, televiso e rdio. A educao a distncia vem ganhando destaque com a evoluo dos meios de comunicao, a interatividade que pode se obter estando em qualquer lugar do mundo com outra pessoa muito maior do que anos atrs, gerando uma confiana crescente neste tipo de educao. De acordo com [4] em plena era da informtica, recursos tecnolgicos no podem ser desprezados. Nos ltimos anos verificou-se que muitas instituies de ensino superior (IES) esto implantando uma metodologia de interao entre as disciplinas que fazem parte da base curricular e os ambientes tecnolgicos, representados pelo computador. Como no possvel isolar as IES das transformaes da sociedade tanto em concepes como em aprimoramento tecnolgico, faz-se necessrio que se desenvolvam trabalhos e estudos para apresentar as percepes e sugestes de como a estrutura de ensino deve agir para obter sucesso sem afastar-se das mudanas sociais. Este trabalho tem como meta levantar as questes cruciais da implantao da poltica de EaD no Centro Universitrio de Barra Mansa (UBM), bem como averiguar as dificuldades dos professores no uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem TelEduc na categoria de apoio ao ensino presencial. Mostra ainda alguns depoimentos com sugestes do uso do TelEduc como apoio ao ensino presencial e enfatiza a importncia da implantao de uma estrutura para criar materiais digitais com maior qualidade. No trabalho so mostrados alguns cursos implantados pelo Ncleo de Educao a Distncia do UBM para implementar a cultura de EaD na sua comunidade acadmica. O trabalho est dividido desta forma: A evoluo histrica da Educao a distncia no mundo e no Brasil. Contextualizao da implantao da EaD no UBM atravs de cursos de capacitao de sua comunidade acadmica. Apresenta atravs

de uma pesquisa de campo realizado com os seus docentes, os resultados do uso do ambiente virtual de aprendizagem TelEduc como apoio ao ensino presencial e por fim apresenta algumas concluses obtidas com esta pesquisa.
EVOLUO DA EDUCAO A DISTNCIA

O primeiro meio que permitiu as pessoas comunicarem-se sem estarem presentes pessoalmente foi a escrita. Segundo [11], um dos marcos mais importantes dentro da evoluo da comunicao baseada na escrita foi a criao em 1840, na Inglaterra, do Penny Post, que entregava correspondncia, independente da distncia, ao custo de 1 penny, o equivalente a 10 centavos. Embora [7] mencione um anncio da Gazeta de Boston de 1728 que oferecia material para ensino e tutoria por correspondncia, [1] considera como a primeira experincia de EaD um curso de contabilidade na Sucia em 1833. Destaca [7] que o estudo em casa se tornou interativo com o desenvolvimento de servios de correio baratos e confiveis que permitiam aos alunos se corresponder com seus instrutores. Com o barateamento de material impresso e dos correios, cada vez mais cursos foram surgindo no mundo inteiro, sendo que [7] destaca um novo momento importante, quando o estado de Nova Iorque autorizou o Chatauqua Institute em 1883 a conferir diplomas atravs deste mtodo. Menciona [1] que a Illinois Wesleyan University como a primeira universidade no mundo a oferecer cursos por correspondncia, iniciando em 1874. Enfatiza [7] que a Sociedade de Lnguas Modernas, em Berlim, que em 1856 iniciou cursos de francs por correspondncia. O Canad foi palco da Primeira Conferncia Internacional sobre Educao por Correspondncia, em 1938, na cidade de Vitria. Destaca [7] que outros pases foram adotando a EaD como:, frica do Sul e Canad, em 1946; Japo, em 1951; Blgica, em 1959; ndia, em 1962; Frana, em 1963, Espanha, em 1968; Inglaterra, em 1969; Venezuela e Costa Rica, em 1977. Afirma [1] que existe atualmente EaD em praticamente quase todo o mundo, tanto nos ditos pases desenvolvidos como nos em desenvolvimento. Mesmo podendo haver divergncias quanto primeira instituio e ao primeiro curso a distncia, a bibliografia unnime quanto importncia da Open University da Inglaterra, criada em 1969 como um marco e um modelo de sucesso, que tem atuao destacada at hoje ([1];[7]; [9]; [10];[6];[11]). A inovao, segundo [1] foi o uso integrado de material impresso, rdio e televiso e de contato pessoal, atravs de centros de atendimento espalhados no pas.

2.

1970

3.

1990

impressos, geralmente um guia de estudo, com tarefas ou outros exerccios enviados pelo correio. Surgem as primeiras Universidades Abertas, com design e implementao sistematizadas de cursos a distncia, utilizando, alm do material impresso, transmisses por televiso aberta, rdio e fitas de udio e vdeo, com interao por telefone, satlite e TV a cabo. Esta gerao baseada em redes de conferncia por computador e estaes de trabalho multimdia.

Figura 1. Divide [9], a evoluo da EaD em 3 geraes:

Como pode-se observar na Figura 1 a evoluo do ensino a distncia no princpio baseava-se em impressos que chegavam pelo correio. Na dcada de 70 entrou na era das telecomunicaes utilizando rdio, fitas de udio e vdeo, entre outros. Hoje em dia dispe-se de conferncias por computadores e estaes multimdia. Sendo que no h necessariamente a substituio de uma alternativa pela outra, o que acontece que as novas alternativas vo incorporando e ajustando as anteriores e criando um novo modelo. Mencionam [9] que um grande percentual de cursos a distncia ainda so conduzidos por correspondncia. A terceira gerao de cursos a distncia est diretamente ligada ao uso do computador pessoal e da Internet, que viabiliza "mecanismos para os estudantes se comunicarem de forma sncrona (salas de chat) e assncrona (grupos de discusso por e-mail e net meetings), afirma [8].

Figura 1. Estrutura da Educao a Distncia.

Gerao 1.

Incio at 1970

Caractersticas Estudo por correspondncia, no qual o principal meio de comunicao eram materiais

Esta tecnologia viabiliza o tipo de interao social entre alunos e professores que supera a "distncia social" bem como a "distncia geogrfica". A evoluo da Educao a Distncia se deu atravs de alguns fatores, que esto apresentados na figura 2, estrutura apresentada em forma hierrquica.

A Educao a Distncia no Brasil

No existem registros precisos sobre a criao da EaD no Brasil. Tem-se como marco histrico a implantao das "Escolas Internacionais" em 1904, representando organizaes norte-americanas. Entretanto, o Jornal do Brasil, que iniciou suas atividades em 1891, registra na primeira edio da seo de classificados, um anncio oferecendo profissionalizao por correspondncia (datilgrafo), o que mostra que j havia uma busca por alternativas educacionais, criando dvidas sobre o verdadeiro momento inicial da EaD. Nessa poca, a educao nacional passava por uma crise, buscando-se desde ento solues para melhorar a situao. Como pode se observar no relatrio de 1906, do Dr. Joaquim Jos Seabra, Ministro da Justia e Negcios Interiores (que abrangia a Educao), ao Presidente da Repblica. Seabra disse: "O ensino chegou (no Brasil) a um estado de anarquia e descrdito que, ou faz-se a sua reforma radical, ou prefervel ser aboli-lo de vez". Pouca importncia se dava educao a distncia e muitas vezes reclamava-se da dificuldade dos correios, o que acarretou pouco incentivo recebido por parte das autoridades educacionais e rgos governamentais. Em 1923, com a fundao da Rdio Sociedade do Rio de Janeiro, por um grupo liderado por Henrique Morize e Roquete Pinto, iniciou-se a educao pelo rdio. A emissora foi doada ao Ministrio da Educao e Sade em 1936, e no ano seguinte foi criado o Servio de Radiodifuso Educativa do Ministrio da Educao. Outra experincia surgida em So Paulo foi a do Instituto Rdio Tcnico Monitor, fundado em 1939, com opo no ramo da eletrnica. Em 1941 surge o Instituto Universal Brasileiro, objetivando a formao profissional de nvel elementar e mdio. O Instituto Universal Brasileiro, , at hoje, um grande expoente da EaD no Brasil. A Igreja Adventista lanou, em 1943, programas radiofnicos atravs da Escola Rdio-Postal de "A Voz da Profecia", com a finalidade de oferecer aos ouvintes os cursos bblicos por correspondncia. O SENAC - Servio Nacional de Aprendizagem Comercial iniciou em 1946 suas atividades e desenvolveu, no Rio de Janeiro e So Paulo, a Universidade do Ar, que em 1950 j atingia 318 localidades e 80 alunos; em 1973, iniciou os cursos por correspondncia, seguindo o modelo da Universidade de Wisconsin - USA. A Diocese de Natal, no Estado do Rio Grande do Norte, criou em 1959 algumas escolas radiofnicas, dando origem ao Movimento de Educao de Base, que foi um marco na EaD no formal no Brasil. Em 1962 foi fundada, em So Paulo, a Ocidental School, de origem americana, sendo atuante no campo da eletrnica. Na rea de educao pblica, o Instituto Brasileiro de Administrao Municipal (IBAM ) iniciou suas atividades de EaD em 1967, utilizando a metodologia de ensino por correspondncia. A histria da EaD no Brasil registra tambm que, nas dcadas de 60 a 80, novas entidades foram criadas com finalidade de desenvolvimento da educao por correspondncia, sendo que algumas j esto desativadas. Um levantamento feito com

apoio do Ministrio da Educao, em fins dos anos 70, apontava a existncia de 31 estabelecimentos de ensino utilizando-se da metodologia de EaD, distribudos em grande parte nos Estados de So Paulo e Rio de Janeiro. Segundo o documento, as entidades que atuavam no setor tinham por objetivos bsicos, levar o ensino s mais diferentes partes do pas, fornecer conhecimentos especficos sobre determinadas matrias (profissionalizantes, de um modo geral) e transmitir conhecimentos a pessoas que j exerciam uma profisso. Relata tambm que os recursos financeiros para a manuteno dessas organizaes eram provenientes, em sua maior parte, dos pagamentos efetuados pelos alunos a ttulo de compra do material elaborado para o curso. Cerca de 5.000 cartas eram remetidas diariamente pelas organizaes que desenvolviam, naquela poca, o ensino a distncia. No fim da dcada de 80 e incio dos anos 90, nota-se um grande avano da EaD brasileira, especialmente em decorrncia dos projetos de informatizao, bem como o da difuso das lnguas estrangeiras. Hoje se tem um nmero incontvel de cursos que oferecem, por meio de instrues programadas para microcomputadores, vdeos e CDs, formas de auto-aprendizagem.
EDUCAO A DISTNCIA NO CENTRO UNIVERSITRIO DE BARRA MANSA

O Centro Universitrio de Barra Mansa (UBM) est situado, na cidade de Barra Mansa, municpio do estado do Rio de Janeiro. Atualmente a instituio possui cerca de 7000 alunos nos seus campos de Barra Mansa e Volta Redonda. A Instituio tem atualmente 23 cursos de graduao e 3 cursos da rea tecnolgica, abrangendo diversas reas do saber. Ela ainda conta com cursos de ps-graduao e extenso. O Ncleo de Educao a Distncia (NEAD), unidade vinculada Reitoria do UBM, criado pela Portaria da Reitoria n 015/2005, em 22 de julho de 2005, incumbido de implementar polticas e diretrizes para a educao a distncia na instituio. O objetivo do NEAD junto ao UBM desenvolver habilidades e competncias no uso das tecnologias da Educao a Distncia, junto a sua comunidade acadmica. O ncleo conta com uma equipe de 7 pessoas (Coordenador, Gestor da Informao, Gestor Pedaggico, Gestor de Infra Estrutura Tcnica e 3 estagirios).
Ambiente Virtual de Aprendizagem TELEDUC

O TelEduc um ambiente para suporte EaD na Web que teve o inicio do seu desenvolvimento em 1997 pelo Ncleo de Informtica aplicada Educao (Nied), em parceria com o Instituto de Computao (IC), ambos da Unicamp. Ele foi concebido tendo como alvo o processo de formao de professores para informtica educativa, baseado na metodologia de formao contextualizada desenvolvida por pesquisadores do Nied . O TelEduc se encaixa no chamado LMS (Learning Management System - Sistema de Gesto de Aprendizagem). Este ambiente vem sendo atualizado de forma contnua. Ele resultado de uma intensa interao entre seus usurios que, com suas intervenes, esto

melhorando suas ferramentas e adequando-as em conformidade com suas necessidades. O TelEduc foi escolhido para ser usado como ambiente educacional de criao e administrao de cursos distncia do Centro Universitrio de Barra Mansa. Alguns fatores foram preponderantes na escolha do TelEduc como ambiente virtual de aprendizagem (Learning Management System). Primeiro este ambiente encontrar-se dentro da filosofia da instituio que divulgar a cultura do software livre. Segundo pela possibilidade de poder desenvolver um ambiente que se adapte a necessidade institucional. Terceiro o TelEduc um ambiente Open Source, com um nmero muito grande de instituies que fazem uso deste ambiente. E por ltimo a sua fcil navegabilidade, com uma interface intuitiva, o que trs grande vantagem para implantar a cultura de EaD.
Cultura da EaD no UBM

Figura 2.a. Curso de capacitao no Ambiente TelEduc.

O NEAD em suas aes iniciais teve a preocupao de difundir a cultura de EaD em sua comunidade acadmica, para tal implantou cursos de capacitao conforme mostra as figuras 3, 3a, 3b, 3c, 3d e 3e, tendo como foco principal seus docentes e discentes, mas tambm atuando na parte administrativa. Todos estes cursos foram oferecidos como forma de atualizao para os docentes e como atividades complementares para seus discentes. O curso da figura 3 foi criado com objetivo especfico de sanar dvidas comuns sobre segurana de computadores domsticos que usam Sistema Operacional Windows, sobre o significado de termos e conceitos de usabilidade da Internet. Alm disso, procura enumerar, explicar e fornecer dicas de procedimentos que visam aumentar a integridade do computador e de posturas que um usurio pode adotar para garantir a sua segurana e um funcionamento otimizado do seu micro domstico.

Na figura 3b o curso foi oferecido exclusivamente aos docentes do UBM. Ele tem como objetivo geral desenvolver cultura e competncias em EaD nas abordagens metodolgicas e ferramentas, bem como, na aquisio de habilidades necessrias para a gesto do conhecimento. J como objetivo especifico ele dissemina a cultura de EaD; capacita o docente na utilizao de tcnicas, ferramentas e abordagens metodolgicas para o tratamento da informao. Utiliza as tcnicas de hipertexto e hipermdia; disponibiliza novas ferramentas para o desenvolvimento de contedos em EaD e, familiariza o docente no ambiente virtual de aprendizagem (TELEDUC). Este curso j capacitou 125 docentes e hoje encontra-se com 80 professores em processo de capacitao.

Figura 2.b. Curso de Capacitao Docente.

Figura 2. Curso de Vrus oferecido a comunidade.

Este curso atualmente j capacitou 350 professores e alunos. Para os discentes que concluram o curso so creditadas s 20 horas do curso como atividade complementar. A figura 3a mostra outro curso do NEAD para difundir a cultura de EaD no UBM, este curso tem como objetivo especifico capacitar seus participantes no uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem TELEDUC. O curso apresenta o ambiente, de uma forma fcil, simples e didtica. O curso j capacitou 300 pessoas entre professores, alunos e funcionrios. Este curso tambm credita suas horas, no caso 12 horas de atividades complementares aos discentes participantes.

O curso de Avaliao da Aprendizagem como mostra na figura 3c, foi elaborado pelo ncleo pedaggico e tem como objetivo geral capacitar os docentes do UBM na escolha e elaborao adequada dos instrumentos de avaliao utilizados no processo de ensino aprendizagem. Como objetivo especifico este curso cria a oportunidade da prtica de elaborar provas e testes de forma contextualizada e problematizada, com estabelecimento claro de critrios que permitam uma correo mais justa e precisa. Valoriza a avaliao de habilidades e competncias, por meio de diferentes meios, de forma que os conduzam a uma aprendizagem significativa.

Figura 2.c. Curso de Avaliao da Aprendizagem.

Conduz os professores para a prtica de selecionar contedos e estratgias mais adequados, estabelecendo objetivos claros e exeqveis visando no s o desenvolvimento de habilidades como tambm a aquisio de conhecimentos indispensveis a

sua formao como profissional cidado. Este curso j capacitou 150 docentes. Com o objetivo de enfatizar o uso Pedaggico do TelEduc a equipe do NEAD criou o curso mostrado na figura 3.d onde tem como objetivo capacitar pedagogicamente os professores para o desenvolvimento, execuo e acompanhamento de disciplinas e cursos no Ambiente Virtual de Aprendizagem. TelEduc, na construo de competncias para o uso da EaD, com vistas apropriao terica e prtica, crtica e reflexiva que fundamentam essa modalidade de ensino. A inscrio do curso foi disponibilizada no ms de julho de 2007 e este comear na segunda quinzena de agosto 2007.

Figura 3. Diversos cursos de graduao disponibilizam suas

disciplinas na modalidade apoio ao ensino presencial.

Figura 2.d. Curso Capacitao Docente para o uso Pedaggico do

TelEduc.

A figura 3.e mostra o curso que foi oferecido para o administrativo do UBM, onde seus funcionrios puderam atualizar-se em novas tcnicas de atendimento ao pblico, utilizando o ambiente TelEduc.

Figura 2.e. Curso oferecido aos funcionrios administrativos para

atendimento ao cliente.

Uma outra forma de utilizao do Ambiente TelEduc no UBM como mostra a figura 4, a modalidade de apoio ao ensino presencial, onde professor e aluno podem interagir fora da sala de aula, dispondo de um espao destinado a atividades propostas, leituras, matrias apresentados na aula, e outras forma complementares de apoio ao ensino presencial.

Esta modalidade dentro da UBM vista como uma forma de ampliar e difundir a cultura da EaD na instituio e aumentar o contato do docente com seu aluno. Desta forma acredita-se que expanso da fronteia da sala de aula um ganho significativo de qualidade de ensino. Todos os cursos hoje j tm uma ou vrias disciplinas disponibilizada nesta modalidade. Este tipo de uso do TelEduc na viso do NEAD uma maneira de consolidar as prticas de EaD na instituio e preparar sua comunidade acadmica para uso dos 20% que prev a Lei n 9.394, de 20 de Dezembro de 1996, fixa as Diretrizes e Bases da Educao Nacional, contendo as disposies sobre o Ensino/Educao a Distncia, estabelecida - em seu art.80, no Ttulo VIII. neste contexto que situa-se este trabalho. Para aprofundar o estudo em questo foi realizada uma pesquisa com os professores do UBM com o objetivo de verificar a utilizao do EaD atravs do TelEduc. Foram enviados questionrios por e-mail para os professores que tinham cursos no NEAD como apoio ao ensino presencial, totalizando 40 professores, dos quais 17 participaram respondendo aos questionrios enviados. Neste grupo havia professores dos seguintes cursos: Engenharia do Petrleo, Engenharia de Produo, Psicologia, Educao Fsica, Matemtica, Biologia, Histria, Nutrio, Fisioterapia, Cincias Contbeis, Cincia da Computao, Comunicao e Direito. O questionrio foi elaborado com 7 perguntas objetivas e 1 discursiva, sendo a discursiva um espao aberto para alguma sugesto de melhoria da EaD no UBM. Com os questionrios respondidos em mos, foi feita uma anlise dos resultados.
RESULTADOS OBTIDOS

Com base nas respostas dos professores que participaram da pesquisa percebeu-se que o portflio, como mostra a figura 5, representa a ferramenta mais utilizada no TelEduc. Com 55% esta ferramenta foi escolhida pelos docentes que usam o ambiente TelEduc como apoio ao ensino presencial no Centro Universitrio de Barra Mansa (UBM). O portflio ferramenta usada para armazenar os trabalhos e tarefas dos

discentes no ambiente. J o Frum e Atividades ficaram com 10 % da preferncia dos entrevistados e as outras ferramentas com 5%. Curso Administrao Comentrio do Professor Sim. A prtica no ambiente poder ser benfica para aumentar o contato com os alunos fora de sala de aula, melhorando assim o contedo e o aprendizado. Falar, em uma oportunidade pblica, da importncia da modernizao dos mtodos de ensino para o discente, que ainda no percebeu o que est acontecendo em seu entorno! (Mundo Globalizado - Enfocando o transito de informaes via ambiente e a disponibilidade de informaes prvias em seu programa de aulas.) Melhoria constante da ferramenta e essas mesmas melhorias serem divulgadas. No caso do curso de graduao no Direito ainda h muita resistncia com relao aos alunos para adoo desta ferramenta, perdendo com isso sua principal funo, a do auxlio no ensino presencial. Alm da resistncia, h reclamao com relao ao funcionamento da ferramenta, a dificuldade no acesso. Sim, mais tempo de preparo com Professor para lidar com a tecnologia. Disponibilidade de maior nmero de PCs Treinamento para os professores. No, pois hoje vejo que o ambiente atual atende as expectativas da minha matria. Acredito que Eu como professor deveria buscar mais atividades e informaes para serem introduzidas no ambiente da minha matria. Acho que as formas de avaliao so o principal problema. No tem como saber se o aluno est realmente fazendo o que se pede, ou se tem algum ajudando, e na verdade acho que no estamos preparados para esse tipo de ensino. Talvez seja necessrio aprimorar os mtodos de avaliao em para o uso do ambiente. Um curso inicial, e prtico, para introduzir os alunos no ambiente. Deve-se partir tambm da realidade que vrios acadmicos no dominam ou no possuem computadores. No tenho ainda sugesto, pois considero que estou experimentando essa metodologia. Mas afirmo que

Biologia

Figura 4. Ferramentas em Destaque.

Como maior vantagem no uso do ambiente, a figura 6 mostra 37% dos docentes ressaltaram a comodidade para si e seus alunos no uso do ambiente, evidenciando a modernidade que o TelEduc trs para suas metodologias e 18% apontaram a economia de tempo como a maior vantagem no uso do ambiente. Como desvantagens no uso TelEduc, de acordo com a figura 7, 56% dos docentes responderam que preparar aulas e materiais didticos maior dificuldade, outros 38% relataram a falta de adaptao do TelEduc em suas metodologias de trabalho e apenas 6% dos entrevistados disseram ter dificuldade em adaptar-se ao ambiente. Vantagens do uso do TelEduc Vantagens Porcentagem Economia de tempo 18% Comodidade para o aluno e o 37% professor Modernizar a metodologia 36% Outra 9%
Figura 5. Vantagens apresentadas.

Comunicao Social Direto

Educao Fsica Engenharia de Petrleo Engenharia de Produo

Dificuldades do uso do TelEduc Dificuldades Porcentagem Preparar as aulas/apostilas 56% Se acostumar com o ambiente digital 6% Adaptar a EaD sua metodologia 38%
Figura 6. Dificuldades apresentadas.

Fisioterapia

Dentre os entrevistados todos responderam que incentivam seus colegas professores a utilizarem o ambiente. Foram unnimes tambm em afirmar que o esforo de disponibilizar aulas no TelEduc na forma digital compensa. No espao reservado a sugestes (de melhoria do processo de EaD), alguns professores tambm utilizaram para deixar sua opinio sobre o Ambiente. Foi bem elogiado como uma excelente ferramenta de apoio ao ensino presencial e que faz parte da modernizao da educao. Obteve-se tambm um bom nmero de sugestes (Figura 8).

Histria

Matemtica

Nutrio

adorei TelEduc. Alm de considerar o Portflio a ferramenta mais importante, achei muito bom o Frum de discusso. Acho que a interao professor-aluno ganha muito nessa modalidade. Alm do aluno poder utilizar o melhor horrio que tiver para executar as tarefas. Ter um horrio para que o professor ou os alunos sejam incentivados a usar esta ferramenta que poucos utilizam.

Figura 7. Sugestes do corpo docente da UBM.

O comentrio de um dos professores do curso de Direito demonstra que nem sempre a resistncia da utilizao do ambiente ocorre por parte dos professores; s vezes parte dos prprios alunos. A figura 9 representa, a freqncia de utilizao do ambiente por parte dos professores entrevistados, onde 76% dos docentes disseram que usam o ambiente freqentemente e 26% eventualmente.

Figura 8. Utilizao do TelEduc segundo os Professores da

UBM. CONCLUSES

Esta pesquisa foi importante para o NEAD do UBM, para analisar como est caminhando sua poltica de conscientizao da comunidade acadmica do UBM. Com isso pode-se reavaliar sua poltica de implantao e reorganizao do seu projeto estratgico. Os resultados positivos demonstraram a necessidade de estimular e capacitar o corpo docente ainda mais no uso do ambiente TelEduc. Porm deve-se levar em conta dentro do projeto de capacitao a no adeso total do docente, pois nem todos querem aprender ou utilizar a novas tecnologias. Segundo [2] no se deve esperar a adeso total dos professores no processo, j que computadores socialmente, despertam sentimentos de aproximao e de afastamento. A pesquisa indicou ainda, alguns outros pontos relevantes que devem ser destacados: A dificuldade do professor em preparar materiais para o ambiente virtual de aprendizagem. Este fato pode ser do tempo despendido para adaptao do seu material existente para forma digital e/ou bem como a percepo do professor, que o material usado no ambiente

deve ter um diferencial em comparao com aquele usado em sala de aula presencial. Apesar do NEAD do UBM ter investido em algumas tcnicas (tcnicas de hipertexto e hipermdia) junto aos docentes, percebe-se uma demanda cada vez maior para materiais mais qualificados e segundo [5] criar uma estrutura voltada produo de materiais digitais, pode contribuir na elaborao de materiais qualificados, a serem utilizados tanto na prtica docente presencial quanto para ambientes virtuais de aprendizado. Contextualizar o uso do Ambiente TelEduc em sua metodologia. Segundo [3] no basta colocar disposio da escola ferramentas tecnolgicas se elas forem utilizadas em tarefas que um lpis e papel poderiam resolver facilmente. preciso que estas tenham seu potencial muito bem explorado para se produzir uma mudana substancial na qualidade do ensino. Comodidade para o aluno e o professor. De acordo [12], um Ambiente Virtual de Aprendizagem constitudo por facilitadores e aprendizes, baseado em uma metodologia interacionista, onde o processo de ensino e aprendizagem deve ser centrado no aprendiz e suas necessidades, com recursos tecnolgicos digitais (de hardware e de software) para apoio comunicao e construo de conhecimento, o que gera maior conforto e confiabilidade nas partes envolvidas. Modernizar a metodologia. Apesar de toda a dificuldade, comum nos processos de quebra de paradigma o docente tem plena conscincia da importncia da necessidade da mudana. Este ponto de vista esta bem evidenciado em algumas declaraes relatadas na figura 8, onde alguns docentes reconhecem esta necessidade e o alerta que esta nova situao trs para sua prtica metodolgica. Avaliao em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Ressalta [13], a importncia da avaliao no processo de ensino-aprendizagem, funcionando por um lado como um instrumento que possibilite ao avaliador analisar criticamente a sua prtica e, por outro, como instrumento que apresente ao avaliado a possibilidade de saber sobre seus avanos, dificuldades e possibilidades. Resistncia de discentes. Todo processo de mudana causa um impacto muito grande e um desconforto bastante considervel. H de se encarar este tipo de resistncia como uma forma desafiadora para gerar novas alternativas que viabilize todo o processo de aprendizagem. Apreender em EaD trs sobre tudo uma postura nova, no s para o docente mas principalmente para o aluno. Este precisa conviver com uma autonomia e disciplina de estudo bastante contundente, o que no pode ser observado com grande freqncia no ensino presencial. Essa nova realidade para aluno tem que ser encarada como uma grande preparao para sua vida profissional. Hoje o mercado esta cada vez mais competitivo. Cada fator que agregue em seu currculo um diferencial, este ser preponderante na conquista de novas posies em sua profisso. Por fim estes resultados indicam que a EaD no Centro Universitrio de Barra Mansa est sendo consolidada atravs de uma base forte, ou seja, atravs de uma poltica de conscientizao. No simplesmente atravs do uso da

tecnologia pela tecnologia mas por um projeto que envolve toda a comunidade acadmica do UBM (http://www.ubm.com.br).
REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
[1]

[7] [8]

LANDIM, C. M. F. Educao a distncia: algumas consideraes. Rio de Janeiro, 1997. MCISAAC, M.S. e GUNAWARDENA. C.N. Distance Education. In Jonassen ed. Handbook of research for educational communications and technology: a project of the Association for Educational Communications and Technology. 403-407. New York: Simon & Schuster Macmillan. Disponvel em http://seamonkey.ed.asu.edu/~mcisaac/dechapter MOORE, M. G., KEARSLEY, G. Distance education: a systems view. Belmont (USA): Wadsworth Publishing Company, 1996. NUNES, I. Noes de Educao a Distncia. Disponvel em: http://www.intelecto.net/ead/ivonio1.html. RODRIGUES, ROSNGELA SCHWARZ. Modelo de avaliao para cursos no ensino a distncia: estrutura, aplicao e avaliao. Florianpolis: Dissertao (Mestrado) Universidade Federal de Santa Catarina, 1998. SANTAROSA, L.; PASSERINO, L. Incluso Digital de Pessoas com Necessidades Educacionais EspeciaisEDUKITO. Taller Internacional de Software Educativo, 2003, Santiago, 2003. SANTOS, N.; CAMPOS, F.; BRAGA, R.; CYRILLO, E.; SENADOR,T.; SILVA, R. Desenvolvimento de uma Ferramenta para Avaliao de Alunos Online baseada em Componentes de Software. Taller Internacional de Software Educativo, 2004, Santiago, 2004.

ALVES, J. R. M. A Educao a Distncia no Brasil: Sntese Histrica e Perspectivas. Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisas Avanadas em Educao, 1994. CYSNEIROS, P. G. Professores e Mquinas: Uma Concepo de Informtica na Educao, PROINFO, 1996. CYSNEIROS, P. G. Novas Tecnologias na Sala de Aula: Melhoria do Ensino ou Inovao Conservadora?. In: IX Encontro nacional de Didtica e Prtica de Ensino, 1998, guas de Lindia. Anais do IX ENDIPE. So Paulo : USP, 1998. v. 1. p. 199-216. GUELPELI, M.V.C; GUELPELI; A. C. P.; CASTRO, E. e MAIA, R. M. (2004) Centro de Capacitao do Docente no uso de Ferramentas Computacionais para auxlio no Desenvolvimento de Contedos Didtico Pedaggicos. IX Taller Internacional de Software Educativo TISE. P 89-94, Santiago de Chile 2004. GUELPELI, M.V.C; RODRIGUES, L. C. e MORAES; G. G.(2005) Uso de Software de Autoria como Ferramenta para Desenvolvimento de Contedos Digitais: Aplicao na Plataforma Educacional TELEDUC. X Taller Internacional de Software Educativo TISE. P 139-144, Santiago de Chile 2005. HOLMBERG, B. On the Potential of Distance Education in the Age of Information Technology. Journal of Universal Computer Science, vol. 2, no. 6 (1996) 484-491.
[9]

[2]

[3]

[10]

[11]

[4]

[12]

[5]

[13]

[6]

Vous aimerez peut-être aussi