Vous êtes sur la page 1sur 128

Livro 03 CONSERVAO E RESTAURO Arquitetura Organizao: Mrcia Braga Unidade 1 Histria e evoluo conceitual do restauro arquitetnico Mrcia Braga

a Unidade 2 O projeto de interveno em bens culturais imveis Cristina Coelho Unidade 3 Tcnicas construtivas nas alvenarias histricas, no Brasil Nelson Prto Ribeiro Unidade 4 Patologias nas construes histricas Rosina Trevisan Unidade 5 Tcnicas de restaurao Rosina Trevisan

Unidade 1 Histria e evoluo conceitual dos critrios do restauro arquitetnico Mrcia Braga DEFINIES Retirado de Recomendaes e Diretrizes para a adoo de princpios comuns sobre a conservao e restaurao do patrimnio cultural na Europa Apel (Acteurs du patrimoine europen et legislation - 2001). Conservao restauro A conservao-restauro deve ser definida como qualquer interveno direta ou indireta efetuada sobre um objeto ou monumento, para salvaguardar a sua integridade fsica e garantir o respeito pelo seu significado cultural, histrico, esttico e artstico. Esta definio condiciona a natureza, a extenso e limites das medidas que podem ser tomadas, assim como das intervenes que podem ser levadas a cabo no patrimnio cultural. Patrimnio Cultural Entende-se por patrimnio cultural todo aquele que sendo objeto, construo ou ambiente, a sociedade lhe atribua um valor especial, esttico, artstico, documental, ecolgico, histrico, cientfico, social ou espiritual e que constitua um patrimnio cultural essencial a transmitir s geraes futuras. Diagnstico O diagnstico compreende a identificao, a determinao da composio e avaliao das condies dos bens culturais; a identificao, a natureza e extenso das alteraes, a apreciao das causas da sua degradao e a determinao do tipo e extenso do tratamento necessrio, assim como o estudo das informaes existentes relacionadas.

Documentao A documentao compe-se de imagens e texto que retratem o historial de todos os processos efetuados e a exposio do raciocnio que ter estado por trs deles. Fazem parte dessa documentao, os documentos e relatrios de exame, a proposta de tratamento, o consentimento e observaes do proprietrio, os documentos e o relatrio ilustrativo do tratamento efetuado, assim como as recomendaes para intervenes futuras. Manuteno A manuteno deve ser definida como intervenes rotineiras visando manter a integridade dos bens culturais. Conservao preventiva A conservao preventiva consiste na realizao de intervenes indiretas visando o retardamento da degradao e impedindo desgastes pela criao de condies otimizadas para a conservao dos bens culturais de forma que essas medidas forem compatveis com a sua utilizao social. A conservao preventiva compreende tambm o tratamento correto, transporte, utilizao, acondicionamento em reserva e exposio. Pode tambm implicar questes que tenham a ver com a produo de rplicas com intuito de preservar os originais. Hoje temos conceitos definidos sobre como e o qu preservar, conservar e restaurar, fruto de experimentos e reflexes que se desenvolveram ao longo de sculos. As idias evoluem e as definies so abrangentes. O objetivo manter o original dentro da diversidade das manifestaes culturais. O desenvolvimento histrico do restauro arquitetnico na Europa - antes e depois do Iluminismo - duas propostas antagnicas (Violet-le-Duc e John Ruskin) - a definio de uma escola moderna de restauro no sculo XX (Camillo Boito, Gustavo Givannoni )

Cada poca e cada sociedade buscam e renegam o seu passado de acordo com a sua viso daquele momento. O reconhecimento de uma obra como produto cultural resultado desta conscincia histrica que, atravs do tempo seguiu uma trajetria, a qual resumiremos neste texto. Na poca do Renascimento h grande interesse pela cultura grega clssica e os artistas deste perodo inspiram-se na Antigidade grega para exprimir uma linguagem renovada. Era comum que edifcios que no prestassem mais para uso do momento fossem desmantelados para reutilizao de algumas partes, ou alterados para que melhor correspondessem aos padres estticos e necessidades vigentes. Contudo, havia tambm dentro deste contexto exemplos de obras nas quais os acrscimos eram removidos para que retornassem sua feio mais antiga, ou mesmos complementos que mantinham o aspecto original da edificao. Contradies de um tempo que j mostrava preocupao com a conservao de monumentos que eram considerados significativos. O sculo XVIII caracteriza-se pelo renovado interesse pela cultura clssica (movimento denominado de Iluminismo) que, atravs da difuso de livros e estampas, proporcionou maior conhecimento aos artistas e estudiosos da poca. As descobertas de Paestum, Herculano e Pompia, assim como o avano das pesquisas cientficas, contriburam para a crescente preocupao com a manuteno do patrimnio artstico e arquitetnico, bem como para um aumento no controle nas escavaes arqueolgicas. deste perodo o incio do turismo motivado pelo conhecimento de bens culturais. Em Roma, no sculo XIX iniciar a reavaliao dos monumentos arquitetnicos sob novos conceitos de anastilose1 e de reintegrao2, que ajudaram a cessar o perodo das espoliaes. Para o correto uso do mtodo de anastilose era necessrio um profundo conhecimento dos estilos arquitetnicos e algumas reintegraes foram executadas com materiais diferentes dos originais, seja no intuito de consolidar estruturas em perigo, seja como complementos estticos. Mas estas solues no foram quelas predominantes neste perodo.
Anastilose - recomposio com partes originais do monumento, de forma identificvel a distncia. 2 Reintegrao - recomposio de partes faltantes de que no modifiquem o aspecto da obra.
1

A influncia do historiador de arquitetura, escritor, desenhista e construtor francs Viollet-le-Duc (1814 1879) no restringiu-se ao seu pas. Este erudito colocava-se na posio do arquiteto criador da obra para justificar os complementos executados, na busca da composio de uma unidade estilstica arquitetnica. Devemos situlo historicamente para melhor compreender sua metodologia. A revoluo francesa ocasionou uma grande onda de vandalismo nos monumentos histricos. Estamos tambm em pleno movimento ecltico, onde todos os estilos arquitetnicos so utilizados. Falsos histricos criados por Violet-le-Duc so duramente atacados por John Ruskin (1819 1900), crtico ingls que depois de 20 anos de atuao de Viollet-le-Duc, surge com uma nova viso para conservao dos bens culturais. Ruskin acredita que as obras arquitetnicas no podem receber nenhum tipo de complemento e valoriza as runas a ponto de recomendar que projetos de arquitetura sejam pensados considerando tambm seu estado de conservao depois de alguns sculos. A influncia de seu pensamento mais difundida no incio do sculo XX, mostrando uma contnua oscilao de pontos de vistas, sempre parciais, pelo interesse na conservao dos bens culturais. Camillo Boito (1836 1914) assume na Itlia e uma posio intermediria entre Violet-le-Duc e Ruskin. Diante da complexidade da situao, Boito coloca os seguintes princpios no III Congresso de Engenheiros e Arquitetos de 1883, em Roma, para obras de restaurao arquitetnica: 1234567Diferena de estilo entre o novo e o velho. Diferena de material de construo. Supresso de perfis e ornamentos Mostra de pedaos velhos retirados, em local aberto e ao lado do monumento. Inciso em cada pedao renovado com a data do restauro ou com um sinal convencionado. Epgrafe descritiva incisa sobre o monumento. Descries e fotografias dos diversos perodos do trabalho, dispostas no edifcio ou num local prximo a ele, ou descrio publicada pela impressa. Notoriedade.

8-

Estes princpios nortearo uma nova lei italiana de 1902, que reformulada em 1909 (n.185), para a conservao dos monumentos e

objetos da antigidade e de arte. Em 1931, a Conferncia de Atenas ir adotar estes princpios para um plano internacional e Gustavo Giovannoni (1873 1947), acadmico seguidor de Boito, ir defender esses critrios que unificavam a arte do restauro e a colocava sobre base cientfica. Giovannoni amplia o conceito de conservao do monumento para conservao do seu entorno, o que lhe valeu uma crescente impopularidade perante a crescente especulao imobiliria. As Cartas Patrimoniais, frutos de encontros nacionais e internacionais que sero abordadas a seguir, mostraro o desenvolvimento destes princpios, adequados s diversas localidades e situaes. Algumas cartas patrimoniais Carta de Atenas 1930 Carta de Veneza 1964 Conferncia de Quito 1967 Carta Europia 1975

A Carta de Atenas (1931) reflete a preocupao internacional para com diretrizes comuns relacionadas conservao do patrimnio cultural mundial. Diante da diversidade dos casos, predominou uma tendncia para princpios gerais que dentre eles Cristina Coelho salienta os seguintes em sua dissertao de mestrado: As doutrinas e princpios gerais da restaurao, afirmando a particularidade de cada monumento no que se refere soluo proposta (cada caso merece uma anlise [ou ao] especfica); a utilizao dos edifcios monumentais de modo a garantir a continuidade de sua vida. A administrao e legislao dos monumentos histricos, consagrando o direito da coletividade sobre a propriedade privada e a necessidade de proteger os monumentos de interesse histrico, artstico ou cientfico, pertencentes s diferentes naes. A valorizao dos monumentos quanto ao entorno, garantindo a ambincia e as perspectivas principais. Os materiais de restaurao e a utilizao de materiais e tcnicas modernas, sem alterao do aspecto e do carter do edifcio a ser restaurado.

A deteriorao dos monumentos pelos agentes atmosfricos requer aprofundamento das pesquisas nas reas das cincias fsicas, qumicas e naturais. A tcnica da conservao deve ser definida a partir de anlises criteriosas das causas dos degrados. A conservao de monumentos e a colaborao internacional (,) definindo meios de cooperao tcnica e moral; definindo o papel da educao e o respeito aos monumentos, e a utilidade de uma documentao internacional para a prtica preservacionista de cada nao. anastilose dos monumentos da Acrpole.

A situao do ps-guerra europeu resultar num consenso explicitado atravs da Carta de Veneza (1964), que ratifica e desenvolve conceitos da carta anterior. Dezesseis artigos compem as resolues deste encontro, que resumiremos a seguir: O monumento inseparvel do meio onde se encontra. O entorno do monumento tambm deve ser mantido. A restaurao uma atividade interdisciplinar composta de: anlise histrica crtica ou arqueolgica da obra, contextualizao museolgica, avaliao tcnica de materiais que atuem na nova situao. O programa atual da edificao deve adequar-se a sua estrutura sem alter-la substancialmente, com uso de tcnicas modernas que devem ser reconhecveis. Conservar e revelar os valores estticos e assim respeitar as contribuies de todas as pocas, no objetivando uma unidade estilstica. Todo trabalho de reconstruo deve ser evitado, sendo recomendado somente a anastilose. A documentao dos trabalhos deve ser analtica, crtica e com fotografias. Tais relatrios devem tambm anteceder a restaurao.

A Conferncia de Quito (1967)3 procura adequar os princpios da Carta de Veneza s culturas latino americanas valorizando tambm o acervo sociolgico e o folclore nacional. Dentre as recomendaes

pases participantes: Brasil Equador, Estados Unidos da Amrica,, Guatemala, Espanha, Mxico, Peru, Repblica Dominicana e Venezuela.

propostas salientaremos aquelas que so mais especficas ao continente sul americano: investigao histrica nos arquivos espanhis e portugueses; que seja redigido novo documento substituindo o Tratado Interamericano sobre a proteo de bens mveis (1935), que seja capaz de reduzir os riscos do comrcio ilcito; que sejam criados cursos com bolsas de estudos para formao de pessoal capacitado conservao e preservao; que o turismo seja incentivado de forma a valorizar e desenvolver as localidades;

As funes dos Estados seriam de: ter uma legislao adequada preservao, que decises seriam tomadas por um rgo centralizado que contaria com uma equipe tcnica e com auxlio de especialistas estrangeiros; que planos nacionais de ao deveriam ser integrados regionalmente; que fomentasse uma conscincia pblica para preservao e conservao.

A Carta Europia do Patrimnio Arquitetnico (1975) reafirma a vontade de promover uma poltica comum e uma ao concentrada de proteo deste patrimnio, sendo estes os princpios: - o patrimnio europeu no formado somente dos monumentos mais importantes, mas tambm do conjunto de edifcios que constituem as cidades e os vilarejos tradicionais nos seus ambientes naturais ou construdos; - o testemunho do passado documentado pelo patrimnio arquitetnico constitui um ambiente essencial para o equilbrio e o desenvolvimento cultural do homem; - o patrimnio arquitetnico constitui um capital espiritual, cultural, econmico e social de valor insubstituvel; - a estrutura do conjunto de edifcios histricos favorece o equilbrio harmnico das sociedades; - o patrimnio arquitetnico tem um valor educativo determinante;

este patrimnio est em perigo; a conservao integrada minimiza a destruio e requer meios jurdicos, administrativos, financeiros e tcnicos; a colaborao de todos indispensvel para o sucesso da obra de conservao integrada o patrimnio arquitetnico constitui um bem comum deste continente.

No Brasil Antecedentes, a criao do SPHAN e seu desenvolvimento Compromisso de Braslia 1970 e outros que se seguiram A conjuntura atual a produo e a formao do profissional conservador-restaurador

A criao do SPHAN em 1936 (ento Secretaria do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional) marca incio de um perodo de aes de preservao do nosso Patrimnio, que at este momento no contava com legislao adequada, nem com equipe tcnica competente. Houve tentativas anteriores de estabelecimento de leis principalmente estaduais, mas que no foram eficazes diante da inconstitucionalidade quando tratavam de propriedades particulares. O Ministro da Educao (1934-45) Gustavo Capanema encomenda a Mrio de Andrade um projeto para a criao de rgo que se ocupe da preservao do Patrimnio Nacional e este intelectual o elabora com uma estrutura que considera as diferentes manifestaes da cultura brasileira (arte arqueolgica, arte amerndia, arte popular, arte histrica, arte erudita nacional e estrangeira, artes aplicadas nacionais e estrangeiras). Para direo do SPHAN escolhido Rodrigo de Mello Franco de Andrade, fica no cargo de 1937 a 1967. Este perodo conhecido como a fase herica. Apesar do projeto de Mrio de Andrade abordar diversos segmentos culturais, a ao do rgo neste momento concentrou-se nas necessidades mais imediatas que eram de: inventariar bens mais significativos da nossa cultura, socorrer com urgncia alguns monumentos que encontravam-se em abandono e

introduzir a normalidade constitucional com a figura do tombamento.4 Renato Soeiro o segundo diretor do SPHAN, e permanece neste cargo de 1967 a 1979. O rgo passa a ser uma diretoria (DPHAN) e posteriormente a instituto (IPHAN). Em 1970 acontece o primeiro encontro nacional sobre Preservao do Patrimnio Histrico e Artstico, que resultou no Compromisso de Braslia que ressalta a necessidade de classificao de bens culturais de interesse nacional e regional (estados e municpios). Em 1976 so criadas diretorias regionais e a nova poltica de tombamento voltada para conjuntos urbanos. A criao de cursos para formao profissional de conservadores e restauradores tambm data desta poca. A Bahia sediou o segundo encontro, que resultou no Compromisso de Salvador (1971) que se orientou largamente para questes legais e financeiras relativas preservao de bens culturais. Outros encontros sucederam (p. ex.: Carta de Petrpolis em 1987 , Carta de Cabo Frio, 1989) que ressalvam a necessidade da participao da sociedade civil contra a especulao imobiliria. 5 Em 1992 h a Conferncia Geral das Naes Unidas sobre o Meio Ambiente no Rio de Janeiro que estabelece princpios sobre desenvolvimento sustentvel, onde a proteo do meio ambiente dever constituir parte integrante do processo de desenvolvimento e no poder ser considerada isoladamente. Em 1995 O Documento Regional do Cone Sul expresso pela Carta de Braslia sobre Autenticidade. Estabelece que novos usos devero ser precedidos de um diagnstico para estudo de viabilizao, com elementos introduzidos reversveis e harmnicos. Atualmente o IPHAN desenvolve vrias parcerias, sendo estas algumas delas: com Ministrio da Cultura atravs do Pronac6, do Projeto Monumenta/BID7 de revitalao de centros urbanos e com o BNDES na conservao e restaurao de monumentos.

Saia, Lus. Revista Arquitetura n. 17, 1977. Coelho, Cristina. Dissertao de Mestrado (2003) 6 Pronac rgo que concede a permisso para iseno de impostos para financiamento de projetos culturais. 7 BID Banco Interamaricano de Desenvolvimento
5

10

Algumas instituies mantm cursos de especializao e conservao e restauro, dentre eles o CECI8 de Pernambuco, o CECOR9 de Minas Gerias, o CECRE10 da Bahia, as Escolas Oficinas de Salvador11 e Joo Pessoa, a ABER12 em So Paulo. As Faculdades de Arquitetura e Urbanismo das Universidades Federais da Bahia, do Rio de Janeiro e de Pernambuco tm cursos de mestrado e doutorado na rea de conservao do patrimnio cultural. O panorama da conservao e restaurao de arquitetura no Brasil tambm reconhecido atravs dos congressos promovidos pela ABRACOR13, fundada em 1980. A profisso ainda no reconhecida pelo MEC, mas acreditamos que brevemente novas possibilidades de formao sero concretizadas. A iniciativa privada participa deste momento, ainda que as obras de restauro apresentem uma imprevisibilidade maior do que obras comuns e necessitem de um estudo prvio detalhado. Sendo assim, a legislao permite um percentual maior de ajustes de contrato para imprevistos. O que percebemos agora que h um interesse mais difundido sobre a questo da conservao do patrimnio em nosso pas e esperamos que com este breve resumo tenhamos contribudo para este fim.

8 9

CECI Centro de Conservao Integrada Urbana e Territorial CECOR Centro de Conservao/Restaurao de Bens Culturais

CECRE Curso de Especializao em Conservao e Restaurao de Monumentos e Conjuntos Histricos 11 Restaurao da Faculdade de Medicina do Terreiro de Jesus 12 ABER Associao Brasileira de Encadernao e Restauro 13 ABRACOR Associao Brasileira de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais

10

11

Bibliografia APEL, Acteurs du patrimoine europen et lgislation, Ed. ECCO 2001. CESCHI, Carlo. Teoria del Restauro. Ed. Mario Bulzoni, Roma 1970. DUARTE, Maria Cristina Coelho. Palcio Anchieta o testemunho de uma transformao. Dissertao de mestrado defendida no Programa de Ps-Graduao em Arquitetura. Rio de Janeiro, FAUUFRJ, 2003 LEMOS, Carlos A . C.. O que patrimnio histrico. Ed. Brasiliense, So Paulo 1982. SPHAN/PR-MEMRIA. Proteo e revitalizao do patrimnio Cultural no Brasil: uma trajetria. Ed. Minc 1980. www.iphan..gov.br

12

Unidade 2 O PROJETO DE INTERVENO EM BENS CULTURAIS IMVEIS ARQUITETNICOS E URBANOS Cristina Coelho

1. INTRODUO O bem cultural imvel arquitetnico , talvez, o que apresenta maior complexidade no momento da elaborao do projeto de interveno. Neste caso, conservao fsica soma-se uma gama de fatores que nela interferem e que determinam suas diretrizes. A comear por sua condio de patrimnio cultural, dotado de significados e representaes, passando por sua utilizao - a adequao dos espaos antigos a novos usos, pela necessidade de atualizao ou, muitas vezes, de introduo de novas instalaes prediais que garantam a segurana e a possibilidade de um uso atual, at a definio de materiais e tcnicas atuais adequadas e compatveis aos presentes no edifcio. Alm dos fatores relativos ao programa de necessidades e s tcnicas construtivas depara-se, tambm e principalmente, com fatores histricos e tericos: o critrio da interveno - como garantir a manuteno da autenticidade do bem e a atualidade da interveno proposta? Como preservar a representao da memria coletiva atendendo a interesses individuais? Como eleger o que deve, ou no, ser mantido e preservado? Enfim, todos essas questes, entre outras, permeiam o projeto de conservao/restaurao do bem imvel. Quando se trata de projeto de interveno em espaos pblicos, as dificuldades so ainda maiores. Aos fatores de ordem fsica,

13

tcnica, histrica, terica e da utilizao agrega-se os fatores decorrentes da gesto urbana, da viabilizao da implantao, da mitigao dos impactos ambientais urbanos, das comunidades usuria e moradora, etc.. Tudo isso para dizer que os projetos de conservao e/ou restaurao arquitetnica e/ou urbanstica so projetos de grande

complexidade e devem, portanto, serem objetos de trabalho de equipes multidisciplinares, formadas por profissionais de vrias reas de conhecimento como de arquitetura e urbanismo, de arte, de engenharia, de arqueologia, de histria, de cincias sociais, etc.. Convenciona-se chamar a equipe dos projetos dessa natureza de Equipe de Restaurao. Mas, para o espao que todas as informaes convergem e se materializam a partir do trabalho do arquiteto. Cabe a ele a deciso e a conduo da interveno. No entanto, essa condio de detentor de poder , muitas vezes, sinistra ao arquiteto, que acaba por querer imprimir sua marca, colocando em risco a soberania do passado. A interveno no bem cultural requer discrio e honestidade. Os personagens principais so o passado, o presente e o futuro reunidos na histria e representados na memria. No entanto, o que se tem notado com o envelhecimento das cidades que, cada vez mais, o olhar preservacionista deve ser aplicado, seja pelos que preservam os testemunhos do passado seja pelos que constroem o presente e planejam o futuro. Cada imvel, cada canto de cidade, seja ele recente ou antigo, deve ser visto sob um olhar preservacionista, seja para manter, seja para eliminar, seja para modificar ou para introduzir o novo em qualquer contexto. A tarefa de

14

preservar o passado, construir o presente e planejar o futuro, tecendo o fio da histria, coloca os planejadores e executores das cidades na condio de missionrios.

2.

CRIAO

RESTAURAO/CONSERVAO

dualidade da preservao Quando se atua em preservao do patrimnio arquitetnico atua-se na esfera da dualidade entre o antigo e o novo, entre criar (inventar) e preservar (manter/conservar). Em arquitetura, o ato de criar pressupe a inveno de um novo elemento que vai coexistir, atravs de sua concretizao pela obra, com uma estrutura preexistente, seja ela antiga ou recente.

2.1. Projetando o novo O projeto de arquitetura para a construo de um novo edifcio nasce de um tema e quanto mais claramente este tema estiver delineado, mais facilmente o projeto ser determinado ou

desenvolvido, e o seu produto concebido melhor responder situao proposta. O tema a origem do projeto e dele derivam toda a sorte de aes necessrias elaborao do projeto. O tema , na verdade, a solicitao do cliente. Cabe ao arquiteto dar forma (soluo arquitetnica) ao tema proposto. A partir do tema, o primeiro passo do profissional arquiteto realizar a coleta de dados e elaborar o programa de necessidades. A coleta de dados compe-se da reunio de todas as informaes que dizem respeito ao terreno (dimenses, topografia, orientao solar e

15

elementos preexistentes vegetao, edificaes, etc.) e seu entorno (caractersticas do logradouro pblico, edifcios circunvizinhos, etc.); s exigncias espaciais concernentes ao uso proposto e aos usurios; s legislaes vigentes (PDU Plano Diretor Urbano -, Cdigos de Obras, Cdigos de Preveno e Combate a Incndio, etc.); aos materiais de construo e revestimento disponveis no mercado; s solues construtivas e tecnolgicas que respondam s necessidades do tema e garantam modernidade obra, etc. o conhecimento de todas essas informaes, somadas elaborao de um programa de necessidades coerente com o uso proposto, que permitem que o processo criativo se estabelea atravs da projetao. O programa de necessidades formulado a partir do uso proposto e se caracteriza pela relao dos espaos e metragens quadradas necessrios ao desenvolvimento das atividades propostas. O programa de necessidades deve ser organizado em forma de fluxograma de modo a facilitar e ordenar o raciocnio durante o processo de projetao. Figura 1 Exemplo de Programa de Necessidades - fonte: NEVES, 1989: 46 Figura 2 Exemplo de Fluxograma - fonte: NEVES, 1989: 68 Com esse conjunto de informaes o projeto ala vo at o momento da concepo, o momento em que se acredita ter encontrado a soluo, a partir da criao racional, para o problema arquitetnico que se delineou com a coleta dos dados e a formulao do programa de necessidades. o momento em que se caracteriza o objeto

16

arquitetnico, define-se a forma e organiza-se os espaos. Este o Estudo Preliminar. durante a fase de elaborao do Estudo Preliminar que o processo criativo se d com maior expresso, embora ele esteja presente em todas as fases do projeto podendo se manifestar, tambm, durante a execuo da obra. Mas, o momento mximo da criao no projeto de arquitetura o surgimento da forma, do objeto arquitetnico que vai se materializar a partir das solues tcnicas e da prpria execuo na obra. Esse objeto ser, de fato, um elemento novo na cidade e dever primar pelo carter de novidade, buscando convergir para si todos os olhares, seja pelo destaque seja pela integrao ao contexto. O Estudo Preliminar s se conclui, portanto, no momento em que os atores envolvidos cliente e arquiteto - se sentem plenamente satisfeitos com a proposta desenvolvida, que deve atender

satisfatoriamente o tema proposto. H casos em que se torna necessrio desenvolver vrios estudos at encontrar o que mais se adeqe s necessidades do tema e do cliente. Esta etapa do processo de projetao tem uma grande importncia no contexto do projeto como um todo. Afinal, um bom estudo preliminar a garantia de um bom projeto e, por conseqncia, de uma arquitetura de qualidade. Mas, a execuo da obra requer informaes tcnicas precisas. Assim, a partir da aprovao do Estudo Preliminar pelo cliente, partese para o desenvolvimento do projeto agregando-se todas as solues tcnicas necessrias boa compreenso do projeto, possibilitando, assim, sua aprovao nos rgos competentes. O produto dessa etapa denomina-se Projeto Bsico.

17

Uma vez aprovado o Projeto Bsico, parte-se para o que se chama de detalhamento. a etapa do Projeto Executivo, composto pelo conjunto de informaes necessrias ao pleno entendimento do edifcio proposto permitindo, assim, a correta execuo da obra. O Projeto Executivo implica no desenvolvimento de desenhos extremamente detalhados e especificados dos elementos

arquitetnicos como telhados, esquadrias, guarda-corpos, etc, e do assentamento dos materiais de acabamento, como pisos, revestimentos de paredes, forros, bancadas, etc. Alm dos desenhos, torna-se necessria a elaborao do Caderno de Especificaes Tcnicas e do Caderno de Encargos. O primeiro relaciona todos os materiais empregados na obra e o segundo descreve os procedimentos tcnicos necessrios realizao dos servios da obra. Para a elaborao desses documentos pode-se contar com o auxlio de catlogos de produtos e bibliografia tcnica disponvel no mercado. Todas as etapas descritas acima se estendem tambm aos Projetos Complementares de Engenharia (estrutural, instalaes prediais, combate a incndio e instalaes especiais), que devem interagir entre si sob a coordenao do arquiteto autor do Projeto de Arquitetura, de modo a garantir a compatibilidade dos diversos projetos, evitando, assim, problemas futuros na execuo da obra. Diante desse quadro, do conjunto de projetos e documentos que, juntos, possibilitam a execuo correta da obra, se poderia pensar que o trabalho dos profissionais projetistas foi concludo. Mas, isso no verdade. A fiscalizao da execuo da obra, por parte desses profissionais, de fundamental importncia. Ela , de fato, a garantia de que a obra ser executada conforme os projetos concebidos e aprovados. impressionante verificar como a cultura da construo

18

civil no Brasil a do retrabalho ou da ignorncia da informao. Como se no bastassem tantas informaes, os construtores muitas vezes se vm no direito de alterar definies de projeto visando minimizar custos ou facilitar (acelerar) o trabalho dos operrios que, em alguns casos, no so qualificados para o trabalho. H tambm que considerar que muitos profissionais - arquitetos, engenheiros e projetistas - deixam a desejar quanto disponibilidade de informaes bsicas e necessrias correta execuo da obra, dificultando, assim, o trabalho dos construtores. Este , portanto, o panorama do trabalho do arquiteto quando se trata de uma obra nova. Mas, quando se fala em obra de reforma e, mais especificamente, de conservao e de restaurao de edifcio de valor histrico reconhecido pelos rgos oficiais de preservao ou, ainda, da construo de um edifcio novo ou uma reforma em imvel localizado em rea de entorno de bem tombado, o contexto acima exposto se amplia consideravelmente ganhando maior complexidade.

2.2. O universo da conservao/restaurao materiais e mtodos O conjunto edificado e os espaos pblicos de valor histrico encontram-se dispersos na cidade e no campo, muitas vezes intercortados por elementos novos que registram, nas estruturas ambientais, o carter de temporalidade, demonstrando que passado e presente interagem continuamente. Garantir a permanncia das estruturas do passado sem, no entanto, impedir o surgimento de novas estruturas o desafio, cada vez mais presente, dos arquitetos planejadores e preservadores.

19

O edifcio antigo de valor histrico, ou o stio histrico, requerem intervenes, obviamente com a necessidade de mant-los aptos a abrigar as atividades humanas nos moldes atuais, que

garantam a manuteno dos suportes das representaes que atribuem a eles o especfico valor. H que salientar, aqui, que toda adequao de espaos preexistentes a novos usos tem limitaes que esses mesmos espaos impem, na medida em que, muitas vezes, no podem ser alterados. No entanto, a interveno no bem imvel arquitetnico de valor cultural pode dar-se de diversas formas. Embora o termo restaurao seja usado para a maioria das intervenes executadas nos bens culturais, o carter dessas intervenes no so, necessariamente, de restaurao. Pode-se classificar os tipos de interveno de preservao como sendo:

restaurao; Restaurao , naturalmente, o termo mais antigo e, por isso, o

mais conhecido. Atualmente, caracteriza-se por representar a interveno que devolve a unidade potencial da obra, que preenche as lacunas, que recompe a imagem.

conservao / consolidao;

Caracteriza-se pela interveno na matria de que se constituem os edifcios para garantir-lhes integridade fsica - estrutural ou esttica. Os materiais envelhecem e apresentam patologias que aumentam, em variedade e profundidade, devido aos nveis cada

20

dia mais altos de poluio ambiental, alm dos atos de vandalismo que vm, cada vez mais, sendo praticados contra os monumentos. Atualmente a cincia e a tecnologia oferecem uma srie de instrumentos de diagnose e medidas teraputicas capazes de reparar a matria danificada possibilitando ampliar, com isso, a vida dos edifcios. A necessidade de atualiz-los, atravs da introduo de novas instalaes prediais e de novos espaos necessrios a abrigar o programa de uso adequadamente, acarreta, em muitos casos, a necessidade de acrscimos de rea construda, seja pela introduo de entrepisos, quando os ps direitos preexistentes o permitem, seja pela criao dos chamados anexos novas construes acopladas ou no ao edifcio antigo.

Reconstituio

O processo de reconstituio mais conhecido a Anastilose. Caracteriza-se pela re-unio de fragmentos dispersos. Pompia expe vrias intervenes que da Anastilose se utilizaram.

Adaptao a novo uso

Tambm conhecida como retrofit, reciclagem ou reabilitao de espaos preservados. Trata-se da interveno que busca adaptar os espaos preexistentes para abrigar atividades diferentes para as quais eles foram projetados ou construdos. Esta uma prtica muito comum hoje em dia, uma vez que garante a permanncia do

21

edifcio sem o risco da sua obsolescncia, mantendo preservado, assim, o espao da cidade. Nesse tipo de interveno, a definio do novo uso deve ser feita com muito cuidado. Deve-se atentar para a vocao e as limitaes dos espaos antigos. Introduzir um novo uso que no se harmonize com essas caractersticas fadar o edifcio degradao acelerada.

reconstruo

a recriao de um edifcio desaparecido no local original. No entanto, esse um critrio bastante questionado atualmente, mas a opo por ele pode ser justificvel face a vrios fatores como, por exemplo, quando se tratar de edifcio que desempenhou papel vital em uma composio monumental; ou quando se tratar de edifcio relacionado a personagens ou eventos muito importantes para uma nao; ou qualquer outro motivo que o justifique. Porm, h que ressaltar a importncia da existncia de registros fidedignos que possibilitem tal reproduo. Existem casos em que a reproduo se deu a partir de suposies resultando em algo que no necessariamente era a reproduo do original.

rplica

Cpia exata de um original ainda existente. Os custos e dificuldades de produzir rplicas arquitetnicas tornam esse fenmeno muito raro. A prtica da rplica se aplica mais

22

comumente aos bens mveis. Em geral, as esculturas situadas em locais pblicos e sujeitas ao das intempries, poluio e vandalismo so substitudas por rplicas, e passam a integrar acervos museogrficos, como o caso da Esttua de David, de Michelangelo, em Florena (Itlia).

2.3. Projetando a preservao O projeto dessas intervenes segue, em princpio, as mesmas etapas do projeto de arquitetura de um edifcio novo. Mas, a cada etapa acrescenta-se novos elementos que devem ser considerados, investigados e aplicados. A comear pela coleta de dados que, no projeto de conservao/restaurao, tem outro nome, chama-se cadastramento. O cadastro um elemento comum no nosso dia-a-dia, trata-se do conjunto das informaes que caracterizam um determinado elemento. Em arquitetura e, mais especificamente, em preservao arquitetnica, o cadastro rene todas as informaes que caracterizam o objeto em voga. Integra, alm de todas as informaes listadas para a coleta de dados do Projeto de Arquitetura, o levantamento da histria do edifcio no seu aspecto arquitetnico, suas caractersticas originais e as alteraes que sofreu ao longo do tempo at chegar atualidade; o levantamento da histria dos usos e dos usurios; a identificao do grau de proteo a que o objeto da interveno sujeito; a representao da relao do edifcio no entorno; o levantamento arquitetnico - grfico e fotogrfico - atual; o relatrio do estado de conservao, das patologias e seus diagnsticos; o levantamento das exigncias dos rgos de preservao a que o edifcio est sob

23

custdia, e outros elementos que se mostrarem necessrios de acordo com as especificidades do objeto em questo. Nota-se, assim, que o cadastramento a coleta de dados somada a uma srie de informaes que permeiam o contedo histrico do bem e sua condio de representao da memria social e coletiva. Se, no Projeto de Arquitetura, a multidisciplinaridade do trabalho se manifesta na fase de elaborao do projeto, no Projeto de Conservao/Restaurao a multidisciplinaridade se apresenta

necessria desde a etapa de cadastramento. Nessa etapa j se deve contar com a presena, alm do arquiteto especialista em conservao/restaurao engenheiro(s) arquitetnica, em do historiador; do(s)

especialista(s)

conservao/restaurao

arquitetnica; do cientista social; do especialista em restaurao de arte; do arquelogo com experincia em arqueologia histrica; do antroplogo, etc. Outros profissionais podem se somar a essa equipe conforme a especificidade do tema proposto. A multidisciplinaridade do trabalho ganha, a cada etapa, mais personagens. medida que o projeto avana, cresce a necessidade de agregar profissionais especializados nas diversas reas da conservao. A etapa de cadastramento uma etapa relativamente longa e trabalhosa, se compararmos com a etapa de coleta de dados do Projeto de Arquitetura. Ela segue princpios e mtodos que, uma vez respeitados, garantem maior fidelidade das informaes. A fidelidade das informaes coletadas o primeiro passo para a caracterizao correta do problema arquitetnico e, portanto, para a definio de sua soluo ideal. Mas, o conhecimento especfico, a experincia e a sensibilidade dos profissionais envolvidos so condio sinequanon

24

para a definio de uma interveno que, alm de consolidar e reforar a importncia do monumento, agrega-lhe valor. importante observar que a etapa de cadastramento no se conclui por completo. Muitas vezes h que se dar por encerrada essa etapa mesmo quando ainda no se tem resposta para algumas perguntas. O que se deve tentar, no entanto, exaurir as possibilidades e formular hipteses coerentes e fundamentadas na pesquisa efetuada. medida que os projetos vo sendo desenvolvidos e as obras vo sendo executadas, podem surgir novas informaes, que devem ser consideradas e, caso necessrio, deve-se alterar a proposta de interveno. muito comum interromper obras de

restaurao/conservao devido ao aparecimento de um dado novo, e conseqente necessidade de interpret-lo e definir para a reconduo ou no das diretrizes do projeto. Toda nova informao extrada, durante a execuo das obras, sobre as caractersticas originais e as transformaes do edifcio devem ser registradas tanto em forma de dados do cadastramento quanto de Relatrio de Acompanhamento de Obra. A elaborao do Relatrio de Acompanhamento de Obra uma tarefa importantssima para a garantia do fiel registro da interveno. Vencida a etapa de cadastramento, embora com limitaes, parte-se para a elaborao da Proposta de Interveno, em nvel de Estudo Preliminar. A Proposta de Interveno prescinde de escolhas sobre o que manter e como manter; o que retirar e como retirar, e o que acrescentar e como acrescentar. No entanto, as escolhas que se fazem necessrias, quando se trata de projetos de interveno arquitetnica em bens de interesse histrico-cultural, devem ser exaustivamente investigadas e fundamentadas de modo a minimizar os riscos de se cometer crimes ao patrimnio cultural, de mutil-lo.

25

Nesse momento, o arquiteto deve curvar-se ao antigo e respeitar sua superioridade. Assim, o novo proposto, quando necessrio, no pode e no deve, sob nenhuma hiptese, concorrer com a estrutura preexistente reconhecida como detentora de valor histrico, muito menos confundir o leitor quanto ao momento da sua introduo. Este aspecto do trabalho , na verdade, o grande vilo desses projetos. O lema marcar a interveno vem sendo interpretado de maneiras muito diversas. Desde propostas que introduzem elementos que se integram com o antigo sem, no entanto, roubar-lhe a cena, ao mesmo tempo que so verdadeiramente atuais, at propostas que, para se mostrarem atuais, se fazem de solues que no se destacam do conjunto e concorrem fortemente com o antigo. Integrar-se com o antigo no significa reproduzir as representaes presentes no antigo, mas estabelecer uma relao harmnica em ritmo, proporo e forma com a estrutura preexistente.

2.4. O papel do novo e do antigo no tecido urbano Embora se tenha feito a distino, durante o desenrolar desse item, do enfoque de projeto do edifcio novo para o do edifcio antigo ou do edifcio novo inserido em stio ou conjunto histrico, importante dizer que, na verdade, toda interveno na cidade, seja ela obrigatoriamente comprometida ou no com a estrutura preexistente que a envolve, necessariamente comprometida com essa estrutura. Seja para refor-lo, seja para contrap-lo, o entorno do bem objeto da interveno deve sempre ser considerado. E, cada vez mais, os arquitetos devem projetar e intervir na cidade com o olhar de preservadores e construtores do suporte (abrigo) da cultura.

26

3.

O PROJETO E A OBRA DE CONSERVAO/RESTAURAO Os projetos de restaurao so momentos potencialmente

interessantes de realizao de um efetivo resgate da histria do bem e da sociedade que o construiu. O processo de recuperao, conservao, habilitao ou restaurao de um bem imvel envolve uma srie de etapas, conforme comentado brevemente no item anterior, que sero aqui melhor detalhadas. Essas etapas podem ser apresentadas conforme demonstrado abaixo:

3.1.

Cadastramento

a) Pesquisa histrica e iconogrfica; A pesquisa histrica e iconogrfica tem papel fundamental na definio das diretrizes de projeto, mas uma das etapas mais difceis de se realizar, face disperso em que se encontram os registros histricos. A pesquisa histrica deve ser construda a partir de diversas fontes de informao: os registros oficiais (certides, escrituras, decretos, plantas, etc.); a reviso bibliogrfica (pesquisa na bibliografia disponvel); a iconografia histrica (fotos, desenhos, ilustraes antigas, etc.); a histria oral (o que contado por antigos moradores, por membros da famlia dos proprietrios, etc.); os artigos jornalsticos, peridicos e outras fontes possveis. Como se pode notar, a pesquisa histrica trata-se de um trabalho complexo e requer, portanto, a presena de um profissional da rea especfica trabalhando em conjunto com o arquiteto. Muitas vezes, encontra-se na bibliografia existente, ou nas entrevistas executadas, informaes contraditrias. Nesses casos, no se deve excluir nenhuma das verses at que se consiga comprovar qual a que procede. H casos em que a pesquisa simplesmente no consegue elucidar as dvidas que surgiram. A pesquisa histrica requer, portanto, interagir com outras pesquisas na busca do conhecimento pleno do edifcio ao longo de sua existncia. Assim, o levantamento arquitetnico, junto com as plantas

27

histricas que foram encontradas, servir de base para a interpretao da evoluo do edifcio ao longo do tempo, desde a sua fundao at os tempos atuais. Esse trabalho de anlise deve gerar como fruto o que se chama de plantas cronolgicas o registro grfico em planta e em elevao que ilustra as alteraes, devidamente datadas, que o edifcio sofreu ao longo de sua vida. Mas, muito da histria do Brasil j se perdeu, e com ela foi, tambm, a histria dos seus personagens, sejam eles humanos ou materiais. Dessa forma, h que se lanar mo da pesquisa arqueolgica. A arqueologia alimenta a pesquisa histrica e atravs da produo de conhecimento a partir dos remanescentes da cultura. A arqueologia histrica tem contribudo muito para a elucidao de fatos histricos, especialmente no que se refere aos remanescentes arquitetnicos e urbanos. Figura 3 Planta cronolgica da Igreja de So Joo Batista de Carapina-ES. Desenho da autora, 1993 (ufba) b) Levantamento arquitetnico detalhado; O levantamento arquitetnico destinado ao registro grfico de um edifcio de importncia histrica realizado a partir de mtodos especficos que permitem maior preciso na medio, permitindo o registro fiel das irregularidades e imperfeies que o edifcio apresenta e, tambm, dos detalhes dos elementos arquitetnicos, integrados e ornamentais presentes no edifcio. Antes do incio dos trabalhos de levantamento deve-se fazer uma vistoria preliminar para verificar quanto segurana de acesso ao imvel e, se necessrio, tomar as providncias cabveis de modo a permitir o acesso seguro dos tcnicos da equipe de projeto. Para a realizao do levantamento arquitetnico utiliza-se, alm da trena, prumos, mangueiras de nvel, nvel de bolha e outros instrumentos de leitura e documentao que se fizerem necessrio. Materiais que, aparentemente, so utilizados apenas nas obras tm sua utilizao antecipada para a etapa de cadastramento. Em muitos casos torna-se necessrio, tambm, lanar mo de trabalhos de topografia, especialmente para um registro fidedigno do terreno. As medies devem ser precedidas da realizao de croquis que permitam o registro das informaes a serem coletadas e oriente os trabalhos. A partir da, deve-se definir os nveis de medio, a partir dos quais sero tomadas as medidas horizontais e verticais. Os nveis so marcados com o auxlio de mangueiras de nvel ou com teodolitos (equipamentos utilizados para medies topogrficas).

28

Para minimizar as possibilidades de erros, recomenda-se que as medidas horizontais de cada pavimento sejam tomadas todas em um mesmo nvel, uma vez que as paredes antigas, muitas vezes, apresentam desaprumos. Considerando essa possibilidade, muito comum por sinal, a tomada das medidas em alturas diferentes num mesmo pavimento, somada s perdas correspondentes catenria da trena, aumentam em muito a possibilidade de erros. Outro cuidado que se deve ter ao tomar as medidas horizontais de triangular. Cada compartimento deve ser medido em todos os lados e nas diagonais necessrias para formar tringulos. Esta tcnica permite o registro grfico das angulaes existentes entre as paredes, normalmente diferentes de 90 ou, como costumem dizer, fora de esquadro. As medidas verticais devem ser tomadas todas a partir do nvel que foi determinado no incio do levantamento, de forma a permitir registrar corretamente os desnveis, to comuns, nos pisos e forros e/ou tetos. Alm disso, todas as medidas devem ser tomadas com o auxlio de prumo, evitando que elas sejam registradas incorretamente. Ao tomar as medidas, tanto horizontais quanto verticais, devese evitar mover a trena desnecessariamente para medidas consecutivas. Ou seja, para medir horizontalmente todos os trechos de uma parede que contm vrios vos, deve-se fixar a trena com o zero em um canto e as medidas devem ser tiradas de forma acumulada, registrando-se a leitura da trena a cada trecho at o fim da parede. Para tirar as medidas verticais, fixa-se o zero no nvel preliminarmente marcado em todo o pavimento e processa-se a leitura acumulada at o teto e, depois, at o piso. Figura 4: Planta de levantamento da Capela de So Joo Batista de Carapina-ES. Desenho da autora, 1993 (ufba) Todos os elementos arquitetnicos devero ser medidos tomando-se os mesmos cuidados acima relatados. Para o levantamento desses elementos so utilizados tambm rguas rgidas, nveis de bolha, paqumetros e outros instrumentos de preciso. Utiliza-se, ainda, para auxlio nas medies, o recurso da fotografia, no entanto, deve-se tomar alguns cuidados para evitar possveis equvocos. Recomenda-se adotar tcnicas de fotogrametria14.

- Tcnica de determinao das curvas de nvel, nos levantamentos cartogrficos, por meio de pares de fotografias tiradas simultaneamente por duas cmaras mantidas a distncia constante uma da outra. (in Novo Dicionrio Aurlio Editora Nova Fronteira)

14

29

Alm do registro da planta, cortes e fachadas, torna-se necessrio o registro dos materiais de revestimento e dos sistemas construtivos. Para tanto, orienta-se criar simbologias para os diversos materiais encontrados no edifcio de modo a registrar esses aspectos. Dessa forma, costuma-se produzir duas plantas baixas de levantamento: a planta cotada com o registro de todas as medidas feitas in loco e a planta falada que demonstra os materiais e os sistemas construtivos. O levantamento arquitetnico permite, alm do registro da configurao atual do edifcio, a identificao de alteraes realizadas no bem. de extrema importncia que o levantamento seja acompanhado pelo arquiteto especialista, que deve observar com ateno cada detalhe do edifcio e avaliar, a partir do conhecimento em arquitetura e em tcnicas construtivas tradicionais, a integridade do bem. b) Levantamento fotogrfico minucioso; O edifcio deve ser registrado fotograficamente ou por outros meios que permitam a visualizao do seu aspecto anteriormente obra de interveno. O registro fotogrfico deve abranger todos espaos internos, todas as fachadas e todos os elementos arquitetnicos, integrados e ornamentais, alm de detalhes da estrutura, da cobertura, das instalaes, etc. O registro fotogrfico deve mostrar, tambm, a insero do edifcio no seu entorno. O levantamento fotogrfico deve ser, preferencialmente, organizado em forma de fichas fotogrficas, onde o elemento fotografado identificado em planta, assim como o ngulo da foto. A ficha fotogrfica deve conter, alm da planta de identificao do elemento, todos os dados relativos ao filme e tomada da foto, assim como observaes relativas ao contedo da foto. Figura 5: Ficha Fotogrfica da Capela de So Joo Batistia de Carapina, ES. Desenho da autora, 1993 (ufba) c) Vistoria do estado de conservao e das patologias; Assim como as medidas, o estado de conservao deve ser minuciosamente verificado e relatado. O relatrio do estado de conservao deve ser organizado por grupos de elementos construtivos e deve se utilizar de todos os recursos necessrios para ilustrar as patologias identificadas (desenhos, fotos, etc.). d) Mapeamento de danos

30

O mapeamento de danos o registro grfico, o mais fiel possvel, do estado de conservao e das patologias identificadas no edifcio. Para tanto, deve-se criar uma simbologia para determinar cada uma das patologias encontradas, como perdas de materiais de revestimento; lacunas em alvenarias e outros elementos construtivos; irregularidades em esquadrias, telhados, etc.; rachaduras; desnivelamentos, etc. O mapeamento de danos deve ser feito em escala adequada que permita a compreenso. Por exemplo, o mapeamento de danos das alvenarias pode ser feito na escala de 1/50, mas o mapeamento de danos de esquadrias j deve ser desenvolvido em escala maior (1/20, 1/10, etc.) de modo a permitir a melhor representao dos degrados. Figura 6: Corte com Mapeamento de Danos da Capela de So Joo Batista de Carapina, ES. Fonte: COELHO, 1993 (ufba) Figura 7 Perspectiva de levantamento da Capela de So Joo Batista de Carapina, ES. Fonte: COELHO, 1993 (ufba) e) Diagnstico do Estado de Conservao O edifcio antigo como um paciente que apresenta sintomas de degradao e/ou patologias que devem ser corretamente diagnosticadas para que se possa buscar solues que evitem definitivamente, ou retardem bastante, a reincidncia do problema. O Diagnstico do Estado de Conservao deve ser feito com base no relatrio do estado de conservao e no mapeamento de danos, buscando identificar as causas dos degrados neles registrados. Para tanto, a investigao deve considerar todo o universo que envolve o bem cultural como os fatores climticos; as caractersticas do solo; as edificaes do entorno; as intervenes urbansticas; os atos de vandalismo; as formas de utilizao do bem; as caractersticas da construo original e das intervenes que a sucederam; etc. f) Prospeces arquitetnicas e arqueolgicas O edifcio contm, nele prprio, muitas informaes, aparentemente ocultas, a respeito de suas configuraes e usos passados. Muitas informaes podemos extrair, entretanto, a partir da atenta observao. Mas, para que se possa realizar uma pesquisa mais profunda, torna-se necessria a realizao de prospeces pesquisas realizadas no prprio bem -, que devem seguir os critrios de uma pesquisa arqueolgica.

31

A Arqueologia a cincia que estuda o homem atravs da sua cultura material, e tem se revelado eficaz no trabalho de recuperao histrica, no s para suprir a ausncia de dados bibliogrficos, mas tambm para dialogar com os documentos escritos existentes. Pode-se dizer que a arqueologia a grande ferramenta para a produo do conhecimento sobre a cultura material. A realizao de prospeces arquitetnicas e arqueolgicas devem ser precedidas e orientadas por um Projeto de Arqueologia (ver item 3.2), que pode ser implantado em etapas dada diversidade de situaes em que se encontram os bens imveis. A situao ideal, porm, tanto para a pesquisa arqueolgica quanto para o projeto de restaurao, que a primeira possa ser realizada integralmente antes da elaborao do segundo. Mas, isso nem sempre possvel face s razes diversas, especialmente em decorrncia de o imvel estar em uso. Figura 8: Desenhos de arqueologia de Anchieta. IPHAN: 1998:

3.2.

O Projeto de Arqueologia

O Projeto de Arqueologia, como j foi dito, pode ser desenvolvido e executado em etapas, e objetiva complementar a pesquisa histrica, produzindo novos conhecimentos a respeito do bem. Conhecimentos que esto ocultos por revestimentos de pisos e paredes podem ser revelados atravs da arqueologia, que, muitas vezes, responsvel por grandes contribuies para a construo histrica dos bens culturais.

32

As etapas do Projeto de Arqueologia15 so: Etapa I A Avaliao do Potencial Arqueolgico a) Elaborao do Projeto de Prospeces Arqueolgicas b) Execuo das Prospeces Arqueolgicas Etapa II - A Pesquisa Arqueolgica a) Elaborao do Projeto de Pesquisa Arqueolgica b) Execuo da Pesquisa Arqueolgica Etapa III - A Utilizao dos Vestgios Etapa I A Avaliao do Potencial Arqueolgico A Etapa I ocorre no perodo de elaborao dos projetos e , portanto, anterior s obras civis deles advindas. Nesta etapa a Arqueologia dever gerar novos conhecimentos sobre o bem e cruzlos com os provenientes da pesquisa histrica para poder auxiliar nas definies do Projeto de Restaurao. a) Elaborao do Projeto de Prospeces Arqueolgicas Esta fase tem o objetivo de definir quais reas e elementos da edificao devero ser escavados ou prospectados pela Arqueologia. Esta definio de responsabilidade da Equipe de Restaurao. Os pontos de partida, necessariamente, sero os dados advindos das pesquisa histrica e do levantamento arquitetnico que, de preferncia, devero ter sido realizadas antes dos trabalhos de Arqueologia. Quando possvel, devero ser utilizados outros mtodos de investigao que auxiliem no diagnstico do bem, como por exemplo a utilizao de GPR - ground penetration radar ou radar de solo - esta ferramenta de trabalho de extrema valia tanto para a os objetivos da Arqueologia, quanto para os da Arquitetura, pois ela
- extrado do Manual de Arqueologia Histrica em Projetos de Restaurao. IPHAN, Monumenta/BID, 2001 (verso Preliminar)
15

33

detecta anomalias no solo e nas paredes, anomalias estas que indicam a presena de, por exemplo, estruturas arquitetnicas ou esqueletos enterrados e vos emparedados. b) Execuo das Prospeces Arqueolgicas a execuo do Projeto de Prospeces Arqueolgicas. Toda a execuo da pesquisa dever ser orientada pelo Arquelogo Coordenador da pesquisa e acompanhada pelo(s) Arquiteto(s) Responsvel(is) pelo levantamento e projeto arquitetnicos. Ao final dos trabalhos dever ser apresentado, pelo arquelogo coordenador da pesquisa, o Relatrio Final. Caso a Equipe de Restaurao determine, poder ser necessrio que Relatrios Parciais sejam produzidos. As reas escavadas no devero ser preenchidas at que se confirme seu destino dentro do Projeto de Restaurao do bem, no que se refere exposio, ou no, dos vestgios arqueolgicos aps a concluso das obras. A deciso da Equipe de Restaurao nortear os trabalhos que devero ser realizados conforme as recomendaes da Etapa III.

Etapa II - A Pesquisa Arqueolgica A Etapa II s ser realizada se os resultados obtidos durante a Etapa I indicarem para a necessidade de complementao e aprofundamento das pesquisas arqueolgicas. Caso positivo, a Etapa II poder ser realizada na seqncia da Etapa I, durante o desenvolvimento dos projetos e anterior s obras civis previstas no projeto de restaurao propriamente dito ou, se isso no for possvel, durante a realizao das obras civis, com a finalidade de complementar as pesquisas iniciadas na Etapa I. No caso de ser

34

realizada durante as obras, faz-se necessrio que os cronogramas das diferentes atividades estejam coordenados, objetivando o bom andamento dos trabalhos. Dessa forma, a Equipe de Restaurao dever definir o cronograma ideal a ser cumprido, priorizando as pesquisas arqueolgicas nas primeiras etapas da obra. No decorrer das escavaes arqueolgicas estaro sendo produzidos dados que venham a inovar ou confirmar/refutar os extrados da pesquisa histrica. O resultado desta produo o enriquecimento das bases de formulao para a elaborao do projeto arquitetnico da interveno a ser executada. a) Elaborao do Projeto de Pesquisa Arqueolgica A partir do resultado da Etapa I (Avaliao do Potencial Arqueolgico) e do Anteprojeto de Arquitetura, ser elaborado o Projeto de Pesquisa Arqueolgica, produto desta fase. Este projeto ter o objetivo de aprofundar os conhecimentos produzidos na Etapa I. A elaborao do Projeto de Pesquisa Arqueolgica dever ser coordenada por arquelogo com experincia em Arqueologia Histrica e dever contar, necessariamente, com a participao do Arquiteto responsvel pelo desenvolvimento do projeto arquitetnico de interveno, bem como de todo o restante da Equipe de Restaurao. Esta interdisciplinaridade fundamental para que a execuo das atividades das diferentes reas do Projeto de Restaurao se desenvolvam harmoniosamente. Este Projeto dever ser levado anlise e aprovao dos rgos de preservaes competentes. b) Execuo da Pesquisa Arqueolgica a execuo do Projeto de Pesquisa Arqueolgica. O Arquelogo Coordenador da pesquisa dever sempre contar com o acompanhamento do Arquiteto responsvel pelo projeto arquitetnico e de tcnicos dos rgos fiscalizadores. Esta fase da pesquisa poder ser executada antes ou durante o perodo de realizao das obras de restaurao. Ao final dos trabalhos dever ser apresentado, pelo Arquelogo Coordenador da pesquisa, o Relatrio Final. Caso a

35

Equipe de Restaurao determine, poder ser necessrio que Relatrios Parciais sejam produzidos. As reas escavadas no devero ser preenchidas at que se confirme seu destino dentro do Projeto de Restaurao do bem, no que se refere exposio ou no dos vestgios arqueolgicos squisa aps a concluso das obras. A deciso da Equipe de Restaurao nortear os trabalhos que devero ser realizados conforme as recomendaes da Etapa III.

Etapa III - A Utilizao dos Vestgios A Etapa III acontece aps a concluso das etapas anteriores e a forma de sua realizao depende da deciso, pela Equipe de Restaurao, quanto incorporao, ou no, dos vestgios

evidenciados pela pesquisa arqueolgica ao uso do bem. Esta incorporao se d atravs da exposio dos vestgios evidenciados pelas pesquisas, em parte ou integralmente. Neste caso, o trabalho de arqueologia, nesta etapa, visa ou a proteo dos vestgios expostos na pesquisa e posterior preenchimento das reas escavadas, caso seja definido pela no exposio dos vestgios; ou a consolidao e o agenciamento desses vestgios para ficarem expostos

permanentemente, caso seja definido pela exposio dos mesmos. Cada uma dessas etapas, conforme exposto acima, s poder ser realizada a partir de um projeto previamente definido e aprovado pelos rgos competentes. A execuo desta Etapa est diretamente ligada proposta de implementao do uso no Projeto de Restaurao, definido no Projeto de Arquitetura a partir dos resultados das Etapas I e II. Ela derivar em duas situaes distintas: a integrao dos vestgios arqueolgicos

36

ao uso do bem e a no integrao dos vestgios arqueolgicos ao uso do bem. A primeira prescinde da deciso, por parte da Equipe de Restaurao, de garantir no projeto a exposio dos vestgios arqueolgicos aps as obras, integrando-os s estruturas e aos espaos resultantes da interveno. A segunda prescinde da deciso, tambm por parte da Equipe de Restaurao, da no exposio dos vestgios arqueolgicos aps as obras. Neste caso, eles serviram para produzir conhecimento sobre o bem, mas no devem permanecer expostos seja pela incompatibilidade com o uso proposto, seja pela pouca importncia que tm no contexto histrico do bem.

a) A integrao dos vestgios arqueolgicos ao uso do bem: Esta integrao pode ser total culminando na implantao de um Museu-Stio Arqueolgico, como o criado na Igreja de Nossa Senhora da Assuno (Anchieta/ES), cuja Equipe de Restaurao optou por expor quase a totalidade das estruturas expostas. Ou parcial, quando a Equipe de Restaurao optar por exposio parcial dos vestgios, como no caso do forno da primeira Casa da Moeda do Brasil, que permaneceu exposto no Pao Imperial (Rio de Janeiro/RJ). Em ambos os casos fundamental que a Equipe da Restaurao avalie a necessidade da elaborao de projetos especficos, tais como: exposio sobre as Pesquisas Arqueolgicas no Projeto de Restaurao; drenagem e consolidao dos vestgios que permanecero expostos; agenciamento; museografia; sinalizao e comunicao visual; luminotcnica; manual de conservao do Museu-Stio Arqueolgico; educao patrimonial;

37

e outros.

b) A no integrao dos vestgios arqueolgicos ao uso do bem: Neste caso as reas escavadas devero ser forradas com telas plsticas (ou tiras de plstico) e posteriormente preenchidas com sedimento.

3.3.

O Projeto de Restaurao Arquitetnica/Urbanstica

Aps a concluso do cadastramento e da primeira etapa da pesquisa arqueolgica Avaliao do Potencial Arqueolgico -, quando esta se fizer necessria, parte-se para o desenvolvimento do Projeto de Restaurao Arquitetnica ou Urbanstica que, por sua vez, tambm desenvolvido em etapas, como j mencionado no item 2 e detalhado abaixo: a) Definio das Diretrizes Projetuais A partir do conhecimento das teorias de restauro e das Cartas Patrimoniais; da experincia anterior em projetos de restaurao e do conhecimento aprofundado do bem objeto da interveno e seus graus de proteo, deve-se definir as diretrizes projetuais. Trata-se de definies preliminares quanto aos critrios da interveno o que manter; o que remover; como manter; como remover; o que acrescentar; como acrescentar; etc. b) Definio do uso e do programa de necessidades A escolha do uso e a construo de um programa de necessidades devem basear-se nas caractersticas do bem. O edifcio antigo, construdo para determinado uso, apresenta limitaes para abrigar usos atuais, no entanto, torna-se necessria a adaptao, desde que esta no venha a prejudicar o edifcio destituindo-o de suas caractersticas principais. Alm disso, um edifcio sem uso corre srios riscos de sofrer degradaes aceleradas e ficar fadado ao arruinamento, face permanente falta de conservao/manuteno. O uso no edifcio antigo a garantia de sua conservao. Embora o edifcio em uso, muitas vezes, no receba a conservao ideal, seja por falta de recursos financeiros seja por desconhecimento dos procedimentos recomendados para a limpeza e o reparo das estruturas e elementos arquitetnicos, ele , bem ou mal, mantido.

38

H usos que no so recomendados a determinados edifcios antigos. Assim, torna-se fundamental a experincia da equipe de restaurao e a sua capacidade de avaliar a vocao dos espaos antigos, para que se evite introduzir usos inadequados, que, muitas vezes, podem mais danificar que contribuir para a conservao desses edifcios. Definido e fundamentado o uso, parte-se para montagem de um programa de necessidades, que vai, por sua vez, demonstrar a necessidade, ou no, de criao de anexos aos edifcio antigo. O programa de necessidades deve ser agrupado por setores, possibilitando o estudo dos fluxos e de como esses setores podem ser distribudos e organizados no edifcio e nos anexos, quando estes se fizerem necessrios. c) Proposta de Interveno A definio da Proposta de Interveno requer uma grande intimidade entre a Equipe de Restaurao e o bem objeto da interveno. Quanto maior for essa interao, tanto da equipe, quanto dela com o edifcio, maiores sero as possibilidades de sucesso na definio da Proposta de Interveno. Desenvolver a sensibilidade para perceber o que o prprio monumento expressa sobre si o grande desafio desse trabalho. Alm dos fatores intrnsecos ao monumento, outros devem ser considerados no momento da Proposta de interveno, como a relao da comunidade local com o referencial da memria coletiva; a relao do edifcio com o entorno; etc. Toda e qualquer proposta que integra a Proposta de Interveno deve ser profundamente fundamentada e justificada. Nesse tipo de projeto, o gosto do arquiteto ou da equipe de restaurao no pode e nem deve prevalecer em detrimento da manuteno dos suportes e representaes da memria, que expressam a cultura atravs de dcadas e at de sculos. J nessa primeira etapa, deve-se submeter o projeto, em nvel de Estudo Preliminar, anlise prvia dos rgos de preservao competentes. Dessa forma, o projeto ser desenvolvido a partir de definies consensuais entre equipe de restaurao e rgos de preservao. As demais etapas do projeto - Projeto Bsico de Arquitetura; Projetos Bsicos Complementares de Engenharia; Projeto Executivo: detalhamento dos projetos de arquitetura e complementares, Caderno de Especificaes e Caderno de Encargos seguem os mesmos princpios e mtodos de um projeto para um edifcio novo. Os fluxogramas apresentados a seguir demonstram

39

como as etapas de cadastramento e projetos se estruturam e se relacionam16.

- Foram construdos a partir das informaes contidas no Manual para Elaborao de Projetos Bsicos de Arquitetura do Programa Monumenta/BID e IPHAN.

16

40

Estudos e Projetos

Projeto Bsico de Restaurao do Patrimnio Edificado

Levantamento e Diagnstico

Projeto Bsico de interveno

Projeto Executivo de Restaurao

Levantamento planaltimtrico e mtrico arquitetnico

Pesquisa Histrica

Memorial Descritivo

Projeto Arquitetnico

Memorial Descritivo

Especificao de materiais e servios

Planta Situao

Planta Locao

Descrio, anlise tipolgica e arquitetnica

Descrio e anlise do contexto

Proposta de interveno

Proposta Tcnica Todas as plantas necessrias.

Projetos Arquitetnicos

Projeto do mobilirio urbano com especif. e detalhamento

Planta Baixa

Fachadas

Inventrio dos bens artsticos, mveis e integrados

Proposta de reutilizao ou mudana de uso

Especificao de materiais e tcnicas

Planta Situao e locao

Cortes

Planta Cobertura Projetos Complementares Planta Baixa

Detalhes Fachadas e Cortes Documentao fotogrfica Prospeces arquitetnicas e arqueolgicas

Planta de Cobertura

Diagnstico Detalhes

Figura 1 - Fluxograma das etapas de Projeto Bsico de Restaurao. Fonte: Construdo a partir das informaes contidas no Manual de Apresentao de Projetos de Preservao do Patrimnio Cultural (IPHAM -

41

Monumenta/BID)

42

Estudos e Projetos

Projeto de Interveno em espaos pblicos urbanos protegidos

Diagnstico

Projeto Bsico

Projeto Executivo

Projetos Complementares

Anlise ambiental do stio

Levantamento da rea de entorno

Planta Situao

Planta geral da rea de interveno

Dimensionamento e detalhamento definitivo dos elementos integrantes do projeto Memoriais descritivos e justificativos de clculo

Tabelas contendo especificaes tcnicas e quantificao de materiais e servios Planta geral da rea de interveno com cotas de nvel compatveis com os projetos Projeto do mobilirio urbano com especif,. e detalhamento

Planta geral da rea de entorno

Plantas alternativas propostas

Anteprojeto de paisagismo (vegetao pavimentao e mobilirio)

Levantamento planialtimtrico da rea de interveno

Levantamento da populao usuria e ativd. econmicas

Anteprojeto de programao visual

Anteprojeto do sistema virio

Projeto de paisagismo com detalhamento e especificao da vegetao e elementos construtivos Projeto de programao visual com especif. e detalhamento

Planta Situao

Planta planialtimtrica e cortes da rea de interveno Planta com indicao do paisagismo e do mobilirio existente Levantamento fundirio

Planta com informao da infraestrutura existente e proposta

Memorial descritivo

Projeto de interveno no sistema virio e de transporte com especif. e detalhamento

Planta representando as edificaes e infraestrutura existente

Levantamento das condies ambientais urbanas

Projeto de sinalizao vertical e horizontal conforme padro municipal ou estadual vigente

Levantamento da legislao urbanstica

43 Figura 2 - Fluxograma das etapas de Projeto de Interveno em Espaos Pblicos construdo a partir do Manual de apresentao de Projetos de Preservao do Patrimnio Cultural (IPHAN, Monumenta/BID)

3.4.

A obra de conservao / restaurao e suas surpresas

A obra de restaurao apresenta determinadas particularidades que a distinguem de uma obra civil para um novo edifcio ou para a reforma de um edifcio que, em princpio, no tem implicaes preservacionistas. A primeira etapa de uma obra de conservao/restaurao deve ser, obviamente aps a montagem do canteiro de obras, contemplada pelos servios de proteo dos elementos considerados de valor arquitetnico e artstico; pelos servios de proteo das reas de risco e criao de acessos seguros e pelos servios de complementao das pesquisas arqueolgicas. Em seguida deve-se buscar executar os trabalhos de consolidao estrutural e cobertura fundamental que o imvel seja imediatamente protegido e que as causas dos degrados sejam cessadas. A partir da seguem os trabalhos nas alvenarias, reviso ou introduo das instalaes prediais, recuperao das esquadrias, pisos, forros, elementos integrados, etc. Alm de apresentar uma organizao de etapas diferenciada da obra nova, a obra de conservao e restaurao apresenta uma diferena ainda maior em relao quelas obras. Trata-se das surpresas que tanto amedrontam os empreiteiros responsveis. Embora, durante a fase de cadastramento, procura-se eliminar todas as dvidas em relao s caractersticas do bem objeto da interveno, isso nem sempre possvel. Na verdade, isso , na maioria das vezes, impossvel. Sempre haver novidades que devero ser consideradas e, se for necessrio, o projeto dever sofrer alterao. Quando se trata de bem cultural, nenhuma informao a respeito de sua memria poder passar despercebida. H que lembrar sempre que o momento da obra , em princpio, nico e deve, portanto, ser valorizado como a oportunidade mxima de recuperao, consolidao e construo da memria cultural. A grande dificuldade desse aspecto esbarra na forma de contratao das obras pelo setor pblico, sob a Lei 8.666 que regula os processos licitatrios. Esta lei estabelece, entre outras coisas, que ganha a concorrncia quem oferecer o menor preo global da obra, desde que atendidas todas as exigncias estabelecidas no Edital de Licitao. Este o primeiro dificultador do processo, uma vez que a prtica o enxugamento generalizado dos preos por parte das empresas concorrentes visando ganhar a licitao. Essa prtica dificulta qualquer manobra de recursos no momento em que as surpresas se manifestam e apontam para a necessidade de alterao do escopo da obra.

44

Essa dificuldade fica aparentemente minimizada face possibilidade de aplicao de aditivos na ordem de 50% do valor contratado. Este percentual s se aplica para obras de restaurao. As outras modalidades de servio podem ser aditivadas em at 25% do valor contratado. Alm da dificuldade acima relatada, outro fator que incide sobre a qualidade das obras de restaurao / conservao a pouca disponibilidade, no mercado, de mo-de-obra qualificada para a execuo de servios dessa natureza. O fato de uma empresa ser certificada para esse tipo de obra no garante que ela tenha nos seus quadros profissionais qualificados para esse trabalho. muito comum as empresas subempreitarem servios com profissionais externos aos seus quadros. Uma alternativa de evitar grandes transtornos em obras dessa natureza contratar por etapas, reduzindo, assim, os escopos dos contratos e possibilitando um melhor monitoramento dos eventos na obra. No entanto, quando se trata de uma obra do setor pblico, muitas vezes, isso no possvel. Embora o panorama parea ser desanimador, a realidade que a nossa sociedade est caminhando para alternativas que devero auxiliar grandemente nos processos de recuperao do patrimnio urbano e arquitetnico de valor histrico/cultural. Trata-se das iniciativas de qualificao profissional para profissionais da rea da construo civil para atuar no restauro, alm de pesquisas que busquem desenvolver metodologias especficas de oramentao desse tipo de obra, minimizando ainda mais as defasagem dos preos dos servios de restaurao e de conservao. Relatrio de Acompanhamento de Obra Uma obra de conservao / restaurao deve ser completa e fielmente registrada. Todos os servios devem ser relatados e ilustrados em detalhes e, se necessrio, registrados graficamente. O produto desse registro o Relatrio de Acompanhamento de Obra que deve conter, alm do registro dos procedimentos na obra, o registro das novas descobertas em relao ao edifcio; das alteraes de projeto delas proveniente e das atas das reunies de fiscalizao.

45

Este documento se traduz em documento da memria e, portanto, da histria do bem objeto da interveno, devendo ser material de pesquisa para futuras intervenes tanto no prprio edifcio para o qual foi gerado, quanto em outros edifcios. O Relatrio de Acompanhamento de uma determinada obra pode auxiliar na pesquisa de outro edifcio histrico com caractersticas semelhantes, fornecendo bases para o conhecimento dos sistemas construtivos e de outras caractersticas comuns entre eles.

As Built Aps concluda a obra de conservao / restaurao deve-se fazer o as-built, que se caracteriza por ser o registro grfico do edifcio aps as intervenes executadas, ou seja, de como o edifcio ficou depois da obra. Sobre isso, seria natural pensar que o projeto elaborado a partir do qual a obra foi executada dispensaria a necessidade de um registro ao seu final. Isso pode at acontecer nos casos em que obra seguiu risca tal projeto e no apresentou surpresas. Situao esta quase impossvel. Como relatado ao longo do texto, com base em experincia prtica em vrias intervenes, uma obra de conservao / restaurao sempre vai apresentar novidades. So muitos elementos ocultos que s se revelam a partir de procedimentos cirrgicos como o caso de uma interveno fsica no bem cultural imvel arquitetnico ou urbano.

46

Estudos e Projetos

Obra de Restaurao

Servios tcnicos e profissionais

Servios preliminares

Procedimentos de execuo

Servios gerais

Sondagens/ensaios

Estudos e projetos

Aprovaes, licenas e alvars

Instalao canteiro de obras

Prospeces, remoes demolies e protees especiais Remoes/ demolies

Arqueolgicas Andaimes e escoramentos Protees especiais Cobertura povisria

Fundaes/estruturas

Arquitetura/urbanismo

Instalaes hidro-sanitrias

Instalaes eltricas e eletrnicas

Fundaes / estrutura

Instalaes mecnicas

Instalaes, preveno e combate a incndio

alvenarias estruturais de vedao

Oramento/cronograma especificaes

Maquetes e fotos consolidao/ estabilizao

revestimentos

Pisos

Vos, quadros e fechamentos

Ferragem

Coberturas, forros e beirais

Escadas, grades e guarda-corpos

Muros, arrimos e caladas

Tratamento de pintura e impermeabilizaes

47

Instalaes prediais e urbanas

Figura 3 - Fluxograma das etapas de obra de restaurao construdo a partir do Caderno de Encargos de Obras de Restaurao (IPHAN,

3.5. A implementao do uso Aps a concluso da obra, o uso deve ser imediatamente implementado. Quando isso no acontece, e o imvel permanece fechado por vrios anos at a obteno de recursos para implementar o uso, a degradao passa a representar uma ameaa, considerando que imvel sem uso imvel sem conservao e, portanto, fadado ao declnio. A situao ideal a em que o edifcio, uma vez recuperado, seja devolvido ao circuito da vida urbana ou rural, ou seja, que ele abrigue imediatamente um uso que seja compatvel com suas caractersticas e com o projeto que foi desenvolvido e nele executado. O que ocorre, em algumas situaes, que o projeto prev uma determinada utilizao e, quando a obra concluda, o edifcio j est destinado a outro uso. Isso muito comum em edifcios de uso pelas administraes de governo nas diferentes instncias, onde se fazem presentes as constantes oscilaes polticas. 3.6. A conservao preventiva A conservao preventiva a garantia de prolongamento da vida til dos edifcios e dos espaos pblicos. No entanto, os procedimentos adequados de conservao dos edifcios antigos no so do conhecimento da maioria da populao, especialmente da populao que utiliza grande parte desses imveis. So pessoas de baixo poder aquisitivo e baixo grau de instruo. Esse ltimo aspecto , talvez, o maior vilo desse patrimnio cultural. Muitos edifcios antigos abandonados nas reas centrais de cidades acabam por ser invadidos por populao carente que atua de forma predatria em relao ao edifcio. Mas, no apenas essa populao com baixo grau de instruo e baixo nvel de renda que comete crimes contra o patrimnio, toda a sociedade responsvel pela degradao desse patrimnio, na medida em que ignora o valor de antigidade e sobrevalora o valor de novidade, num processo constante de substituies de materiais antigos por novos, sob a justificativa da durabilidade e da facilidade de manuteno e conservao. Mas o usurio de um edifcio antigo de valor histrico e cultural tem, por obrigao, contribuir para a conservao preventiva desse bem. A conservao preventiva abrange desde estabelecimentos de posturas e comportamentos adequados para com o patrimnio at procedimentos de limpeza e reparos que no venham a interferir negativamente nas caractersticas dos elementos e materiais construtivos.

48

Recomenda-se que em todo processo e interveno em bens imveis de interesse histrico e cultural seja produzido, ao final, um Manual de Conservao. O Manual de Conservao se destina ao usurio do imvel e deve, portanto, ser elaborado com linguagem acessvel s pessoas que no possuem conhecimento tcnico. Deve conter informaes relativas ao imvel caractersticas histricas, arquitetnicas e construtivas, assim como todos os procedimentos de limpeza e de reparos rotineiros necessrios no imvel. Deve conter, tambm, todos os cuidados de comportamento que devem ser tomados em relao ao edifcio. a disseminao da prtica da conservao preventiva que vai, com toda certeza, garantir a permanncia e transmisso dos suportes da memria histrica s geraes futuras.

49

BIBLIOGRAFIA COELHO, Cristina. Capela de So Joo Batista de Carapina. Trabalho desenvolvido para aquisio de ttulo de Especialista em Conservao e Restaurao de Edifcios Histricos pelo CECRE/UFBA em 1993. FITCH, James M. Preservao do Patrimnio arquitetnico. So Paulo: FAUUSP, 1981. 64p. ilus. 28 cm. IPHAN. Manual de Arqueologia Histrica em Projetos de restaurao. (COORDENAO: Rosana Najjar). Braslia: Grupo Tarefa/IPHAN (verso preliminar) IPHAN. Manual de Apresentao de Projetos de Preservao do Patrimnio Cultural. Braslia: Grupo Tarefa/IPHAN Programa Monumenta/BID, 2002. (verso preliminar) IPHAN. Caderno de Encargos de Obras de Preservao do Patrimnio Cultural. Braslia: Grupo Tarefa/IPHAN Programa Monumenta/BID, 2002. (verso preliminar) IPHAN. Anchieta A restaurao de um santurio. (org. Carol de Abreu). Rio de Janeiro: IPHAN-6 CR, 1998. NEVES, Laerte Pedreira. Adoo do Partido na Arquitetura. Salvador: Centro Editorial e Didtico da UFBA, 1989. - Programa Monumenta/BID, 2001.

50

Unidade 3 TCNICAS CONSTRUTIVAS DAS ALVENARIAS HISTRICAS, NO BRASIL. Nelson Prto Ribeiro

1. INTRODUO. O conhecimento das tcnicas construtivas das edificaes histricas fundamental para a escolha dos procedimentos adequados a serem utilizados na conservao/restaurao destas edificaes. Sabe-se que no apenas para a compreenso do processo de degradao das fbricas construtivas e de um diagnstico preciso, mas tambm para a consolidao das mesmas, o procedimento histrico sempre mais adequado do que o fornecido pelas modernas tecnologias com raras excees pois oferece, de maneira geral, maior compatibilidade entre o que oriundo do original e o que provm da interveno.

A carta patrimonial de Veneza releva j, no seu artigo 10, a primazia das tcnicas tradicionais sobre as tcnicas modernas, sendo que estas ltimas s deveriam ser empregadas como ltimo recurso17. Na verdade, esta pr-disposio da dcada de 30 j antev a tendncia atual de se encarar os monumentos histricos como repositrios de um saber fazer ligado Arte de Construir, fruto do acmulo de experincias e do esforo sucessivo de geraes passadas de tcnicos e artesos, de forma a que aos tradicionais valores estticos, histricos, arquitetnicos, urbansticos do monumento, seja tambm acrescentado um valor tecnolgico. Este valor tecnolgico consistiria, de acordo
17

Carta de Veneza maio de 1964. in: I. Cury (org.). Cartas Patrimoniais. Rio de Janeiro : IPHAN, 2000. p.93.

51

com Mateus, no valor das solues tcnicas espelhadas nas intenes, na construo e na execuo das alteraes de um edifcio18.

Por outro lado, um conhecimento adequado das tcnicas construtivas empregadas em uma determinada edificao aliado ao conhecimento histrico sobre as mesmas e sobre os materiais de construo, extremamente valioso para a datao desta obra e pode prestar importantes contribuies para a filiao da mesma. Os arquelogos, ajudados pelos historiadores da arquitetura, j h algum tempo utilizam-se desta prtica.

Entretanto, as escolas de arquitetura e engenharia relegaram a um segundo plano o estudo das tcnicas tradicionais e centraram os seus esforos acadmicos nas tcnicas contemporneas em especial o concreto armado e a tecnologia do ao - de forma que profissionais da construo chamados a opinarem sobre o resguardo dos monumentos histricos encontram muitas vezes dificuldades por desconhecerem a linguagem com que foram construdos estes edifcios. Mais recentemente este hiato nos programas acadmicos das escolas de arquitetura parece ter sofrido uma tentativa de preenchimento, com a incluso no currculo de uma matria obrigatria voltada para o patrimnio arquitetnico.

As tcnicas construtivas que os portugueses trouxeram para a Amrica no deixaram de ser aquelas que estavam em curso na Europa

18

Joo Mateus. Tcnicas tradicionais de construo de alvenarias. Lisboa : Horizonte, 2002. p.15.

52

ocidental. verdade que o contato com povos no europeus orientais, africanos e rabes enriqueceu a cultura portuguesa do incio da Idade Moderna e, conseqentemente, suas prticas construtivas, mas tambm no menos verdade que a variedade bsica destas, em termos gerais, j eram conhecidas e praticadas em suas linhas mestras na Europa j de longa data, tal como a arquitetura de terra.

A arquitetura, nos seus aspectos tcnico-construtivos, fruto de dois fatores predominantes: o primeiro diz respeito ao conhecimento das tradies construtivas e ao grau de dificuldades tcnicas que estas apresentam, em especial na possibilidade de se encontrar mo de obra especializada para a execuo da mesma; e o segundo diz respeito s possibilidades fsico-geogrficas do local que fornece o material para as construes. evidente que sob o prisma deste enfoque no fica difcil explicarmos porque as primeiras construes em nosso solo eram casebres rsticos de madeira e barro cobertos com sap. Apesar disso, to logo as condies permitiram, nossos colonizadores procuraram executar construes de maior perenidade.

Excluindo as primeiras choupanas, houve uma srie de edificaes de estruturas de madeira e barro (pau a pique), com dois pavimentos e com cobertura em telha cermica. No pareciam tais construes to precrias como se tem dado a entender. Anchieta, por exemplo, referindo-se a rea do primitivo Colgio de Olinda, diz o seguinte: ainda que grande est toda cercada de parede de tijolo...; e tem duas ruas de pilares de tijolo com parreira. Por onde tambm

53

podemos concluir que o emprego do tijolo em Pernambuco, ao contrrio do que se tem afirmado, anterior ao domnio holands19.

As instrues de Roma com referncia as construes eram no sentido de se atender perpetuidade porque ainda que custe mais, sai mais barato20. A necessidade, tanto para a igreja como para a coroa, era de edificaes perenes: no regimento dado a Tom de Souza em 1548, El-Rei determinava: "fizesse ele uma fortaleza de pedra e cal e, se no a pudesse construir com esse material, que a fabricasse de pedra e barro, ou ento de taipa, ou ainda de madeira", enfim, "faa-se a fortaleza como melhor puder ser"21. Aqui, aparecem de forma ntida as preferncias do governante no sentido das tcnicas construtivas a serem utilizadas, ordenadas em escala decrescente de durabilidade.

Se nas primeiras construes do sculo XVI predominou o sistema construtivo da taipa de pilo (terra socada), por oferecer boa resistncia e ser tecnicamente mais fcil de ser construdo, logo, padres e civis, prefeririam as alvenarias de cal e pedra. Lucio Costa observa que ao contrrio do que se tem categoricamente afirmado, as edificaes em alvenaria de pedra tanto religiosas como civis j eram bastante comuns na segunda metade do sculo XVI. Foram vrias as construes jesuticas, igrejas e colgios, ento feitas com essa tcnica. Tom de Souza em uma carta de 1553 descreve So Vicente como uma igreja muito honrada e honradas casas de pedra

19

Lcio Costa. A arquitetura dos jesutas no Brasil. Revista do SPHAN. Rio de Janeiro, n 5, p. 09-103, 1941. 20 Costa. op.cit. 21 Apud: Sylvio de Vasconcellos. Arquitetura no Brasil. p.23

54

e cal com um colgio dos Irmos de Jesus22. A existncia de grandes conjuntos civis em alvenaria de cal e pedra j desde a segunda metade do sc. XVI, confirmando Costa, atestado por runas como as da Torre de Garcia Dvila, construda perto de Salvador (Tatuapera) e que evidenciam um grau de tecnologia impressionantemente grandioso e cuidadoso, em especial nas suas arcadas.

Contudo,

nem

sempre as

possibilidades

locais

de material

acompanhavam os anseios de perpetuidade da obra. Por exemplo, na regio do planalto de Piratininga (So Paulo) assim como no interior do pas, em Gois, sempre houve dificuldades para se obter pedras de boa qualidade assim como tambm cal para as argamassas, pois esta ltima era em geral fabricada de conchas existentes com abundncia no litoral. Assim, nestas regies, predominou a arquitetura de terra (taipa de pilo). Em So Paulo, apenas ao final do sculo XIX, com a primeira olaria mecanizada do pas inaugurada por volta de 1850, as construes utilizando-se tijolos cozidos comearam a suplantar as construes de taipa de pilo.

Os quadros de Franz Post pintados poca da dominao holandesa revelam que conjuntamente com algumas construes em cal e pedra convivia a tcnica da arquitetura de terra (taipa de pilo ou pau a pique), tambm em construes elaboradas (assobradadas) que atestam serem estas feitas com propsitos de perenidade: volumes mais acachapados e contornos menos definidos em relao s construes em alvenaria de cal e pedra, o espesso prancho fazendo de verga sobre a janela, os grandes beirais, precauo indispensvel
22

Costa. op.cit.

55

j que no havia calhas para evitar que a gua despejada dos telhados fosse aos poucos desagregando o barro das paredes e comprometendo assim, com o tempo, a estabilidade do edifcio23. Quanto s construes ditas de pedra e barro - como, por exemplo, a igreja do Colgio Jesutico de So Paulo - representavam, de certo modo um compromisso entre essa tcnica e a de pedra e cal.

Segundo Lemos, em relao s construes na regio de So Paulo, pode-se dizer que na quase totalidade das casas ditas 'bandeiristas' h um predomnio total das paredes de terra socada (taipa de pilo), aparecendo com extrema parcimnia os paramentos de taipa de mo. Nas casas do tempo do acar, as reparties de pau-a-pique j comeam a se igualar e at a superar as de taipa de pilo nos interiores das casas. Talvez por influncia mineira, no final do sculo XVIII e incio do seguinte, j encontramos construes cujas paredes mestras externas so de taipa de pilo e todo o interior exclusivamente subdividido por meio de frontais de taipa de mo, exatamente como no litoral, onde se empregou a pedra nas 'caixas de fora'24.

Se em termos gerais, sob o ponto de vista cronolgico, podemos dizer que no territrio brasileiro a predominncia foi a da taipa no primeiro sculo de colonizao, sucedida pelas alvenarias de pedra ou mistas nos dois sculos seguintes, sendo que ao final do XIX as alvenarias de tijolo j tomavam a dianteira, pode-se tambm afirmar com a mesma generalidade que sob o ponto de vista de uma distribuio regional a

23 24

Costa. op.cit. Carlos A.C.Lemos. Casa paulista. So Paulo : Edusp, 1999. p.186.

56

taipa de pilo foi o sistema construtivo da regio de So Paulo, assim como a taipa de mo (pau-a-pique) e o adobe foi o dos mineiros e a alvenaria de cal e pedra, dos cariocas.

57

2. ARQUITETURA DE TERRA. 2.1. Histrico. Chama-se arquitetura de terra a arquitetura executada com terra crua. Embora o material para o cozimento de tijolos seja praticamente o mesmo que o utilizado nas taipas e adobes, quando este vai ao forno ganha caractersticas sobremaneira distintas, em especial

proporcionadas pelas transformaes fsico-qumicas do material slico-aluminoso do qual a argila destinada ao cozimento dever ser rica. J o material destinado terra crua, acaba sendo um material composto, uma mistura natural de aglomerados, anloga ao concreto magro vulgar, sem os elementos finos ativos25.

A prtica de se construir com terra crua existe desde que a humanidade criou o hbito de construir cidades h uns dez mil anos atrs. Ela foi especialmente cultivada em regies como a Mesopotmia, onde, acredita-se, era em arquitetura de terra os famosos jardins da Babilnia. Tambm o Egito antigo chegou a construir pirmides de terra lado a lado com as pirmides de pedra, cujas runas chegaram aos nossos dias. Na China, parte da grande muralha construda durante as dinastias Qin, Han e Ming o foi com terra amassada e com tijolos de adobe.

Mas esta prtica no ficou restrita s grandes civilizaes da antiguidade oriental. De acordo com Leal, em Portugal, o emprego de terra nas diversas modalidades da taipa foi incrementado pelos romanos e seu uso foi provavelmente reanimado pelos mouros tendo
Hubert Guillaud. Construir em terra crua: tcnicas antigas e modernas in: Arquitecturas de terra: ou o futuro de uma tradio milenar. Lisboa : Fundao Calouste Gulbenkian, 1993. p.33.
25

58

em vista que a origem do vocbulo taipa seria proveniente do rabe hispnico26. At hoje se emprega a taipa nas partes meridionais deste pas. No Brasil, este uso foi mais difundido nos primeiros sculos da colonizao, desaparecendo quase que por completo no sculo XVIII27 com exceo de algumas regies pobres em pedra e com dificuldade de obteno de cal. Foi o mtodo utilizado desde os muros de taipa grossa de defesa, como os exigidos na fundao da cidade do Salvador (...), e a casa forte de taipa de pilo construda por Caramur na Bahia, em 1540, que apontada como a primeira arquitetura mais duradoura levada a efeito no Brasil - at as grandes igrejas matrizes do interior de Minas Gerais28. As regies de So Paulo e Gois so as que mais se utilizaram deste sistema.

Segundo Lemos, as terras arenosas do litoral eram imprprias para a taipa de pilo, pois eram pouco argilosas e faltava a compresso necessria, nesses locais por sua vez, abundava a cal produzida a partir dos sambaquis, o que facilitava o sistema de cal e pedra. De acordo com Leal, nas regies onde a pedra, o fabrico do tijolo e a madeira existiram com certa abundncia, o sistema de taipa foi sendo abandonado aos poucos29. A taipa de pilo simbolizou a civilizao paulista, regio onde no havia pedras nem calcrios que pudessem sugerir outro tipo de alvenaria. A taipa de mo (pau-a-pique) somente era usada nas reparties internas30. Em 1766 o morgado Mateus, governador da capitania de So Paulo, escreveu ao conde de Oeiras
26

Fernando Leal. Restaurao e conservao de monumentos brasileiros. Recife : UFPe, 1977. p.33. 27 Vasconcellos. op.cit. p.21. 28 Idem. p.21. 29 Leal. op.cit. p.34. 30 Carlos A.C. Lemos. Alvenaria burguesa. So Paulo : Nobel, 1989. p.25.

59

(futuro marqus de Pombal): todas as paredes dos edifcios (de So Paulo) so de terra; os portais e alisares de pau por ser muito rara a pedra, mas no deixa de ter conventos, e bons templos, e altas torres da mesma matria com bastante segurana e durao31. As fotos da segunda metade do sculo XIX que Milito de Azevedo nos deixou da cidade de So Paulo nos mostram ainda a esta data um ncleo urbano predominantemente construda com este material. Segundo Leal, at a dcada de 1940 este sistema parece ter sido empregado amplamente na regio de So Paulo32.

Esta prtica milenar, perdura nos dias de hoje, em especial em determinadas regies do planeta onde praticamente o nico material disponvel, ou em outras onde a desigualdade social empurra as camadas menos favorecidas da populao para esta soluo construtiva de baixo custo e de fcil execuo de tal forma que Dethier afirma que mais de um tero da populao do nosso planeta vive hoje em habitaes de terra33.

Por ltimo importante realar que alguns arquitetos do passado recente - tal como o egpcio Hassan Fathy - sustentaram a arquitetura de terra como uma tecnologia vlida para solues habitacionais de baixo custo e de boa qualidade em pases de terceiro mundo, pois proporciona bom conforto trmico e acstico aliado durabilidade. O grupo CRATerre da Escola de Arquitetura de Grenoble continua, ainda nos dias de hoje, a defender os tipos de tecnologia que tem
Benedito Lima de Toledo. O real corpo de engenheiros na capitania de So Paulo. So Paulo : Joo Fortes Engenharia, 1981. p.72. 32 Leal. op.cit.. p.34. 33 Jean Dethier. Histria, atualidade e futuro: as arquitecturas de terra no ocidente e no terceiro mundo in: Arquitecturas de terra... op.cit. p.15.
31

60

como base a terra sob o argumento de serem auto sustentveis e prepara tcnicos nestes sistemas atravs de cursos de especializao e de publicaes cientficas.

2.2. A taipa. Na taipa de pilo as paredes so macias, constitudas apenas de barro socado algumas vezes aditivado - tornando-se monolticas depois de terminadas, e raramente incluindo em sua espessura reforos longitudinais de madeira. A tcnica de execuo consiste em armar frmas de madeira (denominados taipais) como se faz ainda hoje com o concreto, mantendo-as em sua posio por meio de travessas e paus a prumo. Dentro delas colocado o barro j bem amassado em camadas preenchendo toda a espessura da frma que em seguida comprimido a pilo ou com a ajuda dos ps. Os taipais se sucedem verticalmente, uns sobre os outros sendo que cada fiada se prolonga por toda a extenso da parede ou por toda a extenso da periferia da construo que assim sobe, concomitantemente, em toda sua dimenso34. A espessura das paredes variava de 40 a 80 cm segundo Vasconcellos, podendo chegar a 1 m segundo outros autores, tudo dependendo, evidentemente, da carga a suportar e da altura final da construo. Eram muito comuns na Amrica portuguesa os solares assobradados em taipa de pilo.

Segundo Luis Saia a principal diferena que distingue as primeiras construes paulistas em taipa, das posteriores, o cuidado e a existncia sistemtica, nas construes mais antigas, de peas de madeira, situadas no interior das paredes em sentido longitudinal, a
34

Vasconcellos. op.cit. p.20.

61

intervalos variando de 60cm a 1 metro, e as quais no podem ser interpretadas como uma imposio da maneira de se executar a parede, tendo sentido, portanto, apenas enquanto pea de travamento35.

Estruturalmente, eram necessrias vergas de madeira para o escoramento de vos de janelas e portas, muitas vezes essas vergas faziam parte de um enquadramento onde o parapeito e as ombreiras tambm em madeira eram uma estrutura embutida nas paredes e fixada entre o baldrame e o frechal. A solidariedade entre esta estrutura de madeira e a terra podia ser obtida atravs de um taco de madeira pregado face do esteio em contato com a terra, ou com a insero parcial de pequenos pregos nesta mesma face de madeira, que ficavam com a cabea e parte do corpo inseridos no conglomerado de terra.

Muito raramente, no interior da taipa de pilo, encontra-se uma estrutura de esteios verticais que tinha como funo no estruturar a taipa, que se sustenta sozinha, mas reforar a parede contra tentativas de invaso ou de evaso, no caso de construes destinadas a serem casas de cmara e cadeia no perodo colonial. Vasconcellos cita compromisso de construtor em 1717 na ata da Cmara de So Paulo, que se prope a levantar cadeia nova com paredes de grossura e largura de quatro palmos e levantada estacada pelo mago das paredes, at as vigas, o espaamento entre estas peas de madeira no deveria nunca ser maior do que dois palmos36.

35 36

Luis Saia. Morada paulista. So Paulo, Perspectiva, 1995. Vasconcellos. op.cit. p.21.

62

A terra no permite a aplicao de ornatos e frisos, no mais das vezes uma moldura de madeira em torno do vo era fixada ao enquadramento, o que fazia com que a aparncia dessas construes fossem mais acachapadas e robustas, sem requintes e floreios, com uma relao de vazios (os vos) e cheios francamente desfavorvel aos primeiros. As construes possuam enormes beirais que eram necessrios para proteger as paredes da chuva. A sabedoria popular inglesa, por exemplo, exprimia esta caracterstica com a afirmao de que para durar sculos, uma construo em terra tem de ter bom chapu e boas botas37, o que significa no apenas uma cobertura com boas abas como tambm alicerces em pedra para evitar os estragos da eroso na base das paredes. Alberti, no seu famoso tratado, observou que a base das edificaes bem construdas devia sempre ser de pedra, a qual resiste bastante s eroses causadas pela chuva, embasamento que deveria ter no mnimo a altura de um p: "...para as paredes acima do embasamento, pode-se mesmo usar tijolos de terra crua"38 conclua o arquiteto.

Ocasionalmente os alicerces das construes em taipa na Amrica portuguesa eram em pedra, como por exemplo, na igreja matriz de N. Sra. do Pilar em Ouro Preto, onde de acordo com Leal eram feitas de lajes de pedras cerca de 1,00 x 2,00 x 0,20 m assentados sobre terreno arenoso39, contudo, eram muito comuns os alicerces do prprio material, onde as paredes tinham continuidade nas fundaes. Os alicerces de taipa formavam uma plataforma sobre a qual se posicionava a construo, e apresentavam, na regio de So Paulo, de acordo com Saia,
Citado por Dethier, op.cit. p.16. Leon Battista Alberti. On the Art of Building in Ten Books. Cambridge: London, Mit Press, 1996. p. ?. 39 Leal. op.cit.p.39.
38 37

63

largura variando entre 40 e 60 cm e profundidade mdia de 50 cm. Em alguns casos, como no caso do stio Santo Antnio, a profundidade do alicerce chegava a quase um metro. Ainda segundo o mesmo autor, em obras executadas entre os sculos XVII e XVIII foi possvel constatar que a profundidade dos alicerces era muito maior quanto mais antiguidade tivesse a construo. Na residncia e igreja dos jesutas em Emb, enquanto as partes mais antigas apresentavam alicerces profundos, as mais recentes eram descuidadas no apresentando alicerces em taipa de profundidade superior a 20cm, era esta a parte da construo que se encontrava mais arruinada quando do seu restauro na dcada de 4040. A excelncia do barro escolhido, assim como os cuidados dispensados ao seu preparo, distinguem as construes dos dois primeiros sculos das demais, o que garantiu maior durabilidade s mesmas. A este respeito Saia exemplifica citando determinadas runas em So Paulo que mesmo desprotegidas, apresentam restos de paredes j sem revestimentos, argamassados de tal modo que se assemelham em dureza e compacidade, ao tijolo queimado41. O barro empregado deveria ser criteriosamente escolhido e sabe-se que deveria tambm incluir determinada mistura de terra com argila e areia, para se conseguir maior aglutinao e menor possibilidade de desintegrao. Segundo Guillaud, a quantidade de argila no deveria ultrapassar 20%42. Era costume tambm misturar ao barro, estrume animal (gado vacum), fibras vegetais ou crina animal, todos materiais fibrosos objetivando armar o barro com uma trama interna. H tambm a tradio de se juntar sangue de boi enquanto aglutinante j que se trata de um elemento com alto fator coagulante43. O revestimento final da

40 41

Saia. op.cit. p.81. Idem. p.83. 42 Guillaud, op.cit. p.35. 43 Vasconcellos. op.cit. p.20.

64

parede muitas vezes era tambm em barro, aproveitando-se o estrume de gado como elemento de ligao. Estes cuidados, de acordo com Saia, diferenciam em qualidade a arquitetura de terra do passado da que se faz nos dias de hoje o caboclo do interior, sendo esta ltima mais frgil e erodvel44. Segundo Leal esse processo de construo fica circunscrito a regies de solo argiloso a terra mais usada a vermelha, a terra roxa, parda, que de boa liga. A terra preta, fofa, no d liga. A areienta desbruga, no serve. Terra de esterco, com matria orgnica tambm no. A taipa cai. O barro de telha tem muita liga. Empasta muito na mo do pilo. Por isso no pode tambm ser empregado. O barro de vrzea do Paraba, barro meio de turfa, no prprio. Somente no havendo outro poderia ser usado. (...) A cor j um indicativo da qualidade. Se tem mancha de areia no serve. O bom a terra vermelha que no possua pedras45.

Segundo Torraca, sendo a argila o elemento ligante nas construes com terra, muitas vezes seus cristais so dispostos de uma forma coagulada e irregular, que no a mais plstica, mas se este mesmo material deixado imerso durante algum tempo, a disposio dos cristais muda e passa a uma forma dispersa e regular, de maior plasticidade. Para se preparar o material para uso, seria conveniente que a terra rica em argila fosse conservada sob a gua durante um certo tempo a fim de melhorar a plasticidade. Os minerais no argilosos so teis enquanto carga neutra, para reduzir a contrao no momento da secagem evitando fissuras. Pode-se tambm ajuntar areia, caso o solo seja excessivamente rico em argila. Materiais fibrosos -

44 45

Saia. op.cit. p.85. Leal, op.cit. p.35.

65

tais como a palha de trigo ou de arroz, assim como pelo animal aumentam a resistncia trao final do produto, que muito baixa. Em contrapartida, a resistncia compresso relativamente elevada (10 a 45 kg/cm)46.

Algumas vezes encontram-se taipas de pilo onde o barro no peneirado ou mesmo misturado propositadamente com pedregulhos maiores e menores formando um conglomerado do tipo concreto. As pedras desta modalidade so usadas sem beneficiamento, na forma com que foram recolhidas no rio ou em local prximo. Chama-se formigo a este tipo de taipa47. Em certas regies de Gois, ainda hoje se usa a taipa de pilo, em muros, sob a forma de formigo48. Pormenor de maior importncia estava no procedimento de amarrao das paredes; nas residncias paulistas mais antigas verifica-se que, alm da amarrao proveniente das peas longitudinais internas das paredes e mesmo das peas externas (frechais, tensores), houveram cuidados especiais na disposio das paredes internas, de modo a fazer com que os esforos ficassem contrabalanados uns pelos outros. O prprio esquema geral deste tipo de residncia, resolvido num retngulo, j trazia o problema relativamente resolvido segundo Saia: na aliana das paredes de taipa com o telhado de quatro guas residia a caracterstica mais firme desta arquitetura49. 2.3. O adobe. Junto com a taipa, so os dois sistemas construtivos em terra mais usuais no planeta, segundo Guillaud. O adobe, um dos mais antigos materiais de construo da histria da arte de construir, constitui a prpria base da arquitetura mesopotmica (Sumria, Ninive e

46 47

Torraca. Materiaux de construction poreux. p.100. Vasconcellos. op.cit. p.21. 48 Leal. op.cit.. p.35. 49 Saia. op.cit. p.111.

66

Babilnia) e egpcia50. Nestas civilizaes do oriente o adobe era utilizado largamente como sistema de paredes auto-portantes e especialmente na construo de coberturas cupulares e abobadadas. Contudo, na Amrica portuguesa, foi mais utilizado enquanto sistema de fechamento de vos em uma armao de madeira estrutural (gaiola, enquadramento ou enxaimel). Saia constata que foi um sistema raras vezes usado em So Paulo, embora usual na regio de Minas51.

Consistem estes elementos em paraleleppedos de barro com dimenses prximas a 0,20 x 0,20 x 0,40, diferindo dos tijolos apenas por no serem cozidos em fornos. A terra, bastante argilosa (at 30%) mas muito arenosa, qual se junta gua at a obteno duma pasta semi-dura (15 a 30% de gua) modelada mo ou preparada num molde. Costuma-se ajuntar palha pasta como incremento aos esforos de trao. A frma deve ser salpicada de areia e gua para facilitar a desforma. Depois de desenformado, o adobe seco ao sol. De acordo com Vitruvio, de preferncia devem ser fabricados na primavera ou no outono, pois os fabricados no calor do vero tornamse defeituosos por causa de uma rpida secagem exterior e uma secagem interna incompleta, o que seria responsvel por contraes e trincas. Ainda segundo o mesmo autor, antes de dois anos no estariam os tijolos completamente secos para serem utilizados52.

2.4. O pau-a-pique (taipa de mo ou de sopapo ou de sebe). certo que o sistema chamado de pau-a-pique era muito prximo do sistema de arquitetura de terra empregado pelos indgenas da Amrica,
50 51

Guillaud. op.cit. p.40. Saia. op.cit. p.45. 52 Vitrvio. Da arquitetura. So Paulo : Hucitec : Annablume, 2002. p.73.

67

os quais devem ter dado a sua contribuio tcnica no que chegou aos nossos dias com este nome, contudo, no menos certo que este sistema, ou algo similar, j era utilizado na Europa antes das grandes descobertas, com outras denominaes (tabique, bauge etc..), pois, segundo Guillaud, sem dvida a tcnica mais antiga e foi praticada em muitas regies do planeta53.

Foi um sistema extremamente popular na colnia portuguesa, em especial em algumas regies, como a mineira, de onde migrou, por exemplo, ao vale do Paraba. Tambm no se pode esquecer que mesmo em regies onde a pedra e a cal abundaram, tal como no Rio de Janeiro, o sistema de pau-a-pique sempre esteve presente, pois era muito utilizado para divisrias internas.

O pau-a-pique consiste, basicamente, numa trama de madeira do tipo grade onde o barro juntado arremessado por ambos os lados. Para que essa trama fique estruturada necessrio um enquadramento de peas de madeira com sees de maior dimenso (seo quadrada com lado aproximado de 25 cm): a pea inferior do enquadramento, prxima ao solo, o baldrame; a superior, o frechal. As peas verticais, esteios, so cravadas no solo - pois o sistema de pau-a-pique dispensa fundaes em vala corrida e a parte da estrutura que cravada, denomina-se nabo. Na trama reticulada, onde a terra muito argilosa e abundantemente misturada com palha, ou outras fibras vegetais locais54- vai ser arremessada, as peas verticais, de maior dimenso, so chamadas de pau-a-pique e so fixadas no frechal e no

53 54

Guillaud. op.cit. p.41. Idem. p.40.

68

baldrame55 atravs de encaixes furados nos mesmos (entaladas); as peas horizontais, de menor dimenso, chamadas de varas, so amarradas nos paus-a-pique com cordas ou tiras de couro, ou ento pregadas. Depois de argamassado e de ter as suas superfcies regularizadas o pau-a-pique podia receber um revestimento final de argamassa de terra aditivada com excremento bovino (o que no perodo colonial denominava-se rebocar bosta) ou, de argamassa de cal e areia bem fina. Este ltimo revestimento era o mais desejvel por propiciar melhor qualidade de proteo contra as intempries. A espessura final de uma parede de pau-a-pique costumava variar entre 10 e 15 cm.

A rigor o pau-a-pique no um sistema estrutural, uma das tcnicas de vedao dos vos de um enquadramento - uma estrutura de madeira de pilares e vigas - similar s estruturas que sustentam outros materiais construtivos como adobes, tijolos cozidos ou mesmo cal e pedra. Esta estrutura de madeira em Portugal era chamada de gaiola, em Frana de collombage e em Itlia de ingabiatti, era um sistema com origem antiga, muito usado pelos romanos e depois pela Idade Mdia56. Raras vezes o pau-a-pique enquanto vedao de paredes externas era utilizado num sistema estrutural distinto da gaiola de madeira, tal como relata Lemos acerca de casas geminadas na cidade de Iporanga, nas quais os paramentos de taipa de mo eram estruturados com pilastras de pedra57.

Algumas vezes este baldrame, quando o paramento era no pavimento solo, podia ser de alvenaria. 56 Mateus. op.cit. p.72. 57 Cf. Lemos. Casa paulista. op.cit. p. 249.

55

69

O pau-a-pique, em geral, era mais utilizado nas construes como parede divisria interna tanto em construes de alvenaria de pedra como em construes de taipa. Algumas vezes encontrava-se este sistema em construes sobradadas nas paredes externas e internas do segundo piso, onde as paredes do primeiro, mais pesadas e espessas, eram ou em alvenaria de pedra ou em taipa de pilo. Em construes mais populares o sistema de pau-a-pique era utilizado em paredes externas de casas de um nico pavimento, no entanto isso no regra, ainda existem casas grandes de usinas na regio do nordeste, dos sculos XVIII e XIX que foram construdas com as suas paredes externas em pau-a-pique. Algumas fazendas no vale do Paraba, construdas no sculo XIX, utilizaram um sistema de pau-a-pique mais sofisticado tal como a fazenda Recreio em Bemposta, que de 1853 - pois no foi feita de paus-a-pique irregulares e sim com peas regulares que foram beneficiadas e com sees medindo em torno de 14 x 5 cm. fixadas em frechais e baldrames com sees quadradas de aproximadamente 23 cm de lado. Estes paus-a-pique ficam distantes um dos outros cerca de 10 cm, formando uma estrutura vazada regular e perpendicular ao piso, sobre a qual foram fixadas as varas, estas sim, de madeiras rolias irregulares. Esta estrutura extremamente slida e forte recebeu preenchimento dos seus vos internos com terra, e foi rebocada com argamassa de cal e areia bem fina, prestando-se pela sua robustez final - conseguida atravs de arcabouo to resistente - a servir de parede externa de uma casa grande. As divisrias internas, contudo, tinham estrutura menos robusta, pois enquanto as paredes externas possuam 25 cm de espessura as internas contavam apenas 15cm. Este tipo de pau-a-pique erudito, na denominao de Lemos, seria caracterstico do sculo XIX quando os construtores tiveram a

70

seu dispor equipamentos mais elaborados para trabalharem a madeira58.

58

Idem, ibidem.

71

3. ALVENARIAS DE PEDRA E TIJOLOS. 3.1. Histrico. As construes de pedra, como j nos referimos, foram usuais desde os primeiros tempos da colonizao e eram desejadas enquanto mais durveis, embora mais difceis em se executar. Em geral as construes de pedra e cal restringiram-se, no incio, regio litornea onde o material necessrio, a pedra e especialmente a cal, eram mais fceis de se obter. importante lembrar que durante todo o perodo colonial os portugueses praticamente extraam a cal apenas de conchas marinhas, ignorando outras fontes como as pedras calcrias, isto fazia que o produto final quando o material conchfero no era suficientemente bem lavado fosse de m qualidade, pois infectado de cloreto de sdio adquiria qualidades higroscpicas deixando as paredes permanentemente midas. A produo da cal em So Paulo tendo como matria prima a rocha calcria s passou a ser produzida em maior escala a partir do final do sc. XIX59.

As pedras utilizadas - no sentido de facilitar a execuo e diminuir os custos da obra - eram as pedras do local onde se construa. Assim, na regio do Nordeste, onde abundavam calcrios e arenitos, pedras brandas, mais fceis de trabalhar, as fachadas adquiriram

caractersticas artsticas prprias. Na Paraba, os calcrios nas obras de cantaria possibilitaram variedade e perfeio de acabamento de ornatos e decoraes. Em Salvador, o arenito esculpido possibilitou a excelncia artstica de uma fachada como a da Ordem Terceira de So Francisco. Tambm em quase todas as partes do nordeste usou-se o

59

Carlos A.C. Lemos. Alvenaria burguesa. So Paulo : Nobel, 1989. p.45.

72

arenito ou o calcrio60. No Rio, a nica pedra disponvel, praticamente, era o gnaisse, pedra menos branda, mais difcil de trabalhar, portanto possibilitando menos efeitos artsticos. Debret assinalou que esta pedra se liga mal ao cimento de cal geralmente usado e exige muros de grandes espessuras61. Esta pedra era usada tambm aparente, empregada nas ombreiras e vergas de janelas e portas e nos embasamentos das edificaes, assim como algumas vezes nos cunhais, proporcionando um partido prprio, que Lemos caracteriza como sendo o de construes providas de pilastras e cunhais de pedra lavrada deixada aparente fazendo uma marcao precisa de painis brancos62. Essa caracterstica da arquitetura carioca pde ser observada no apenas nas fachadas de sobrados, mas tambm nos templos religiosos.

Algumas vezes a pedra era trazida de longe, como o caso do arenito Ipanema que compe a fachada da Casa Frana Brasil, antiga Alfndega real, de autoria de Grandjean de Montigny. A jazida desta pedra situada em latitude abaixo da cidade de So Paulo, e devido ao fato de que foi trazida em lombo de burro em viagem de vrios dias deveria excluir-se a princpio a hiptese da possibilidade dela ter sido utilizada como pedra de mo para ser revestida posteriormente com argamassa, como pensou a princpio, as primeiras restauraes do prdio. Foram ainda usados nos primeiros sculos as pedras importadas do reino, trazidas como lastro nos navios, entre as quais

Vasconcellos. op.cit. p.25. Apud: Vasconcellos. op.cit. Enquanto a aderncia a argamassas do granito considerada muito boa, a do gnaisse apenas aceitvel (BRANCO. op.cit. p.15) 62 Carlos A.C. Lemos. Casa paulista. So Paulo : USP, 1999. p.231.
61

60

73

se salienta o lioz portugues63. Esta pedra um calcrio da regio de Lisboa de colorao variando entre o bege e o rosado - foi muito empregada em ornatos, tais como ombreiras e vergas de porta, base e capitis de pilastras, pias batismais etc... No Rio, a bela portada com medalho esculpido em pedra, da fachada da Ordem Terceira do Carmo na Praa XV em pedra Lioz e teria sido esculpida em Lisboa. Algumas vezes a pedra Lioz era utilizada inteiramente em fachadas e interior de igrejas, como a dos Jesutas, antiga S, e a igreja de Nossa Senhora da Conceio da Praia ambas em Salvador.

3.2. Fundaes. Evidentemente os conhecimentos de mecnica dos solos eram bastante limitados at bem recentemente, e os procedimentos adotados para as fundaes no perodo colonial, eram de base emprica. A orientao do tratado de Alberti, por exemplo, era para que se escavasse at que se achasse solo resistente propondo dois mtodos para ajudar a determinar esta identificao: o primeiro seria deixar cair de alguma altura um objeto pesado no solo em questo, esperando que um copo de gua colocado prximo no tivesse a sua superfcie alterada, o que seria indcio de solidez; o segundo, seria tentar dissolver um torro do solo em questo num copo de gua, a rpida dissoluo seria um sinal de inadequao do solo64. Evidentemente que com um processo de pesquisa to rudimentar, era comum que aps o assentamento da carga de paredes e telhados nas fundaes estas sofressem algum recalque diferencial que causava rachaduras nas fachadas, embora este recalque logo se estabilizasse.

63 64

Vasconcellos. op.cit. p.23. Alberti. op.cit. p.63.

74

As fundaes das construes em pedra eram invariavelmente em pedra tambm, em vala corrida, havendo uma certa continuidade entre estas e as alvenarias: o sistema escalonado das fundaes, desde o fundo at a base, comum no continente europeu65, era pouco adotado no perodo colonial. Em geral o que se notava era que as fundaes apenas eram mais largas que as alvenarias das paredes.

Estes alicerces eram muitas vezes de pedra e barro, poucas vezes com argamassa de cal, e, depois de escavados e a pedra assentada costumava-se usar a calda, um barro liquefeito jogado por cima e que por efeito de gravidade preenchia os interstcios da alvenaria da fundao. O dimensionamento dos alicerces modifica-se

naturalmente, em funo dos volumes que devem suportar, aprofundando-se e alargando-se medida que as paredes suportadas se alteiam. Alteram-se, ainda, em funo do tempo, sendo menos profundos quando mais recentes66.

O sistema de poos ou de fundaes isoladas algumas vezes aparece em construes cercadas de arcadas ou porticadas. Os poos so escavaes de seo quadrada sensivelmente maiores que as bases das colunas que sustentam, e dentro dos mesmos princpios de escavao, at que se encontrasse solo firme. Havia a necessidade de um encaixe para incrementar a amarrao da coluna com o topo da fundao, fosse esta coluna de pedra, tijolo ou mesmo um pilar de madeira67.

Geronimo L. Apolo & Alfonso L. M. Luengas. Curso Tcnicas de Intervencin en el patrimonio arquitectonico. Gijn : Asturias, 1995. p.148. 66 Vasconcellos. op.cit. p.13. 67 Apolo & Luengas. op.cit.

65

75

3.3. Tipos de tecnologia de assentamentos da alvenaria. 3.3.1. Cantaria ou pedra aparelhada. As construes totalmente em pedra aparelhada na Amrica portuguesa no foram muito usuais68. No Rio de Janeiro este material aparecia apenas no embasamento das edificaes e nas marcaes de cunhais e pilastras com a notria exceo da fachada da Ordem 3 do Carmo. No nordeste, como foi dito no histrico, eram mais comuns as fachadas em pedra aparelhada e esculpida de templos religiosos. Algumas vezes observamos a participao da pedra aparelhada em construes civis e militares, como no caso da Casa da Torre de Garcia Dvila onde elas so semi aparelhadas, ou ento nas muralhas e baluartes de algumas fortalezas coloniais.

Mesmo quando em marcaes de panos de alvenaria de pedras irregulares, a participao da pedra aparelhada nunca era a de um simples revestimento em uma parede de pedras de mo, tratava-se de blocos macios (peas) que eram inseridos no conjunto da alvenaria integrando-se mesma. No caso dos cunhais, as pedras aparelhadas efetivamente participavam do sistema de amarrao das paredes como pode ser visto na marcao rusticada das quinas de algumas igrejas da poca. Os cunhais eram locais onde a boa tcnica exigia uma amarrao cuidadosa, a qual era feita intercalando-se sucessivamente peas provenientes dos dois planos distintos de alvenaria que o compunham.

Sylvio de Vasconcellos, por exemplo, nem cita esta como uma das principais tcnicas adotadas no Brasil (op.cit. p.29).

68

76

Nas alvenarias de cantaria a ligao das peas, constituindo o conjunto, podia ser obtida atravs de pelo menos quatro processos distintos: pelo atrito entre as peas; por argamassa de ligao; atravs de ensamblagem (peas com entalhes e recortes) ou atravs de grampos metlicos. Os dois primeiros processos so os mais usuais e significativos. De acordo com Petrucci, as cantarias que se utilizam apenas do aparelho, ou seja, do atrito, para a unio entre elas, precisam ter a sua execuo orientada dentro de trs princpios fundamentais:

I. Todas as juntas sem ligao por atrito, em qualquer sentido, de uma camada qualquer, devem ser cobertas por peas da camada imediatamente superior. II. As peas da cobertura no devem se afastar dos limites constitudos pelos planos verticais, traados pelo centro de cada uma das peas da camada coberta. III. As peas devem ter dimenses aproximadamente iguais69.

Nas alvenarias em pedra aparelhada e no s - a nica forma de se vencer adequadamente um vo atravs de um arco. sabido que a pedra um material de construo que resiste bem aos esforos de compresso e mal aos esforos de trao e de flexo, o que torna inconveniente a utilizao de lajes ou de blocos monolticos de pedra em vergas de portas e janelas que suportem o peso das alvenarias acima. J o sistema do arco, como se sabe, faz com que os segmentos de pedra que o compe - as aduelas - trabalhem comprimidas entre si
69

Eladio Petrucci. Materiais de construo. Porto Alegre: Globo, 1980. p.296.

77

para resistir aos esforos, especialmente depois que o arco fechado com a chave ou fecho, que a aduela central e de topo, que entra encaixada e sob presso, estruturando o arco e permitindo que o cimbre seja desmontado. V-se por este procedimento que era necessrio uma arte que explicasse com preciso o corte da pedra, em especial daquelas que seriam utilizadas nos arcos e abbadas. Essa arte desenvolveu-se atravs dos chamados princpios da estereotomia e do aparelho.

Ainda segundo Petrucci, as seguintes indicaes referentes resistncia a compresso podem ser dadas: 3 kgf/cm para alvenaria de pedra seca, 8 kgf/cm para alvenaria comum de pedra com argamassa de cal e 25 kgf/cm para alvenaria de pedra aparelhada-desbastada. A resistncia da alvenaria de pedra sempre inferior a da pedra, em virtude da distribuio irregular de esforos, heterogeneidade, influncia das juntas, do tipo de argamassa empregada etc70.

3.3.2. Pedra seca. Alvenaria que dispensa argamassa e na qual o acamamento das pedras maiores obtido pela interpolao com as pedras menores. No existe nenhum aparelhamento da pedra e em geral so de grande espessura em relao a sua altura [0,60 a 1,00m]. Aparecem preferencialmente na construo de muros divisrios entre terrenos, pouco aparecendo nas habitaes71. Em algumas regies de Portugal, contudo, era hbito construes utilizando esta tecnologia e ainda hoje se fazem nestes

70 71

Petrucci. op.cit. p.297. Vasconcellos. op.cit. p.29.

78

locais construes de um e dois pavimentos com esta tecnologia72. Os antigos artfices usavam para a determinao da espessura das paredes, a relao de 1/3 da altura73.

Ainda segundo Branco, o travamento de cada uma das pedras a regra fundamental da boa alvenaria em pedra seca, travamento que ter de ser garantido pela posio firme de todas elas. A amarrao entre as pedras garantida por lascas ou cunhas de pedra os escassilhos - que so inseridas sob presso, entre as frestas e juntas, diminuindo assim os pequenos vazios, aumentando o atrito e distribuindo melhor os esforos verticais. Nenhuma pedra poder retirar-se ou deslocar-se sem a deslocao de um nmero maior de pedras sua volta. Os escassilhos estabilizadores devero estar perfeitamente apertados sem possibilidade de fuga ou esmagamento. No podem verificar-se juntas coincidentes em duas fiadas contnuas. O travamento preconizado no pode ser aparente, no basta que as juntas verticais sejam interrompidas em cada fiada, necessrio que de fato cada fiada de pedra consolide e trave perfeitamente a anterior. Cada fiada nova deve assentar-se num plano regularizado74.

No sistema de pedra seca o lance dos vos de portas e janelas era invariavelmente vencido sem o uso ou o reforo de arcos de descarga. Contudo, para se evitar os problemas inerentes a este tipo de uso, de aparecerem fissuras estruturais nas vergas de pedra, determinados artifcios eram utilizados: o mais comum deles era aumentar a altura
A este respeito ver a obra de Ernesto V. de Oliveira & Fernando Galhano. Arquitectura tradicional portuguesa. Lisboa : Dom Quixote, 1998. 73 J. Paz Branco. Manual do pedreiro. Lisboa : Laboratrio Nacional de Engenharia Civil, 1981. 74 Idem.
72

79

da verga de forma a diminuir as tenses tratativas no fundo da mesma; uma outra possibilidade era o vo de janela aproximando-se das dimenses de uma seteira - aonde o comprimento do vo nitidamente superior ao da sua largura diminuindo o vo livre entre os dois apoios e conseqentemente diminuindo tambm os momentos e a possibilidade da verga de pedra fraturar; por fim, um artifcio bastante utilizado nas construes portuguesas de pedra seca, era o localizar os vos praticamente no nvel do topo da parede, de forma a diminuir a carga sobre as vergas at este se limitar praticamente ao peso prprio das mesmas. Algumas construes apresentavam suas janelas posicionadas to alto que acima da verga encontrava-se apenas o frechal do telhado75.

3.3.3. Pedra e barro. As faces aparentes das pedras utilizadas neste tipo de alvenaria muitas vezes so trabalhadas oferecendo assim um melhor acabamento. A espessura dessas alvenarias varia entre 0,50 a 1,00m e comumente levam emboo de barro e reboco de cal e areia. Alm de serem empregadas nas paredes estruturais, compe tambm pilares e arcadas76.

Como sugerem construes do litoral paulista, valendo-se de pedras menores, estas alvenarias podiam muitas vezes ser levantadas por meio de taipais77. A primeira operao para a boa execuo de uma alvenaria de pedra e barro entre taipais consiste, segundo Branco, na abertura de uma caldeira para a preparao da terra argilosa (saibro)
75 76

A este respeito ver a obra citada de Oliveira & Galhano. Vasconcellos. op.cit. p.29. 77 Idem, ibidem.

80

em dimenses adequadas a obra. Aberta esta caixa no terreno (caldeira), vo sendo espalhadas camadas de terra com cerca de 15 cm de espessura, intercaladas com camadas de palha - ou tambm de cal em p com cerca de 5 cm de espessura, em especial se a pretenso obter uma argamassa mais resistente s chuvas ao mesmo tempo vai regando-se cada uma das camadas, sucessivamente, at se formar uma pasta plstica. Camada a camada, vai se enchendo a caldeira que finalmente se cobre com ervas ou mato para ser protegida da ao direta do sol. Para que a terra atinja as condies de umidade igualmente distribuda deve manter-se em repouso durante pelo menos uma semana78.

3.3.4. Pedra e cal. Este tipo de alvenaria no difere da de pedra e barro a no ser pela substituio da argamassa. Se o barro usado quando ainda no se dispe de toda a cal necessria, to logo esta se torna acessvel, ter preferncia sobre a precedente79.

executada normalmente para ser revestida com reboco, o que no impede que quando bem executada alguns autores prefiram deix-la vista. Considera-se que uma alvenaria bem executada quando, mesmo argamassada, respeita as regras de arrumao e travamento referidas para a alvenaria seca; a argamassa comporta-se apenas como elemento normalizador de transmisso vertical de cargas e garantia da solidez do conjunto. Em alvenarias onde a execuo fica a desejar, a argamassa aparece como cola ou ligante, provocando,

78 79

J. Paz Branco. op.cit. Vasconcellos. op.cit. p.30.

81

face s grandes diferenas de resistncia ente argamassa e pedras, que as cargas acabem por ser transmitidas pontualmente atravs das salincias das pedras, o que provoca deslocaes e fendas que se manifestam nos mais variados pontos e direes80.

A arte do pedreiro, o seu conhecimento tcnico, fundamental para um bom resultado, pois na arrumao dos blocos em boas condies de estabilidade que o pedreiro revela sua maior ou menor competncia.

A pedra aparelhada participa tambm nas alvenarias de pedra e cal, na marcao de pilastras e cunhais, assim como nos embasamentos, mas, especialmente, no acabamento dos vos, compondo vergas, ombreiras e peitoris. Na abertura dos vos em que as vergas eram retas ou em arco abatido - de pedra ou de madeira - era necessrio um arco de descarga (tambm chamado de arco de ressalva, escaro ou sobre arco) que aliviasse os esforos por sobre a verga. Em geral este arco de descarga era construdo com tijolos cozidos e ficava inserido dentro da alvenaria e oculto pelas camadas de revestimento s sendo observvel quando a parede ficava descascada. Dessa forma, a verga propriamente, suportava apenas o peso da alvenaria entre ela e o arco imediatamente acima. A falta do arco de descarga, o que comum em vos que so abertos aps o trmino das alvenarias, um dos principais motivos pelos quais a verga destes vos fissuram. Segundo os tratados clssicos do Renascimento havia a possibilidade tambm da constituio de um arco plano ou platibanda, no qual as pedras so cortadas em trs troos: dois extremos apoiados sobre colunas ou
80

Branco. op.cit.

82

ombreiras, e um bloco central ou chave81, este ltimo tinha suas faces cortadas formando um trapzio. Nosso perodo colonial, contudo, desconheceu este arco plano.

Existe tambm a pedra e cal entaipada. Lemos fala que os engenhos do litoral de So Paulo nos trs primeiros sculos eram invariavelmente utilizando-se desta tcnica: essa pedra entaipada nada mais era que pedras irregulares de diferentes tamanhos, argamassadas com areia e cal dentro de frmas semelhantes aos taipais do planalto82. Ainda Lemos, informa que este tipo de tcnica era comum na cidade do Rio de Janeiro, e que de l teria sido trasladada para a costa paulista atravs da ao de engenheiros militares existentes na capital da colnia, os quais teriam trabalhado no litoral acompanhando expedies, e que desse tipo de construo, teriam sobrado apenas edifcios religiosos (tal como N. Sra. do Outeiro da Glria) e obras, sobretudo militares83.

3.3.5. Tijolo cozido. As civilizaes grega e assria utilizaram produo de tijolos secados somente ao sol (adobes), no perodo do imprio romano que se passa a utilizar fornos rudimentares no procedimento do fabrico de tijolos cozidos84.

H evidncias do uso de tijolos cermicos artesanais em So Paulo desde o sc. XVII. No sc. XVIII o governador-geral Morgado
Mateus. op.cit. p.75. LEMOS. 1999. p.227. 83 LEMOS. 1999. p.231. 84 Joo Mascarenhas Mateus. Contribuio para um melhor conhecimento da histria do fabrico do tijolo. Pedra & Cal. n 4, out/nov/dez de 1999.
82 81

83

Mateus enviava ndios oleiros de So Miguel, para So Sebastio, para que ali trabalhassem fazendo tijolos e telhas necessrios fortificao daquela vila. A partir da segunda metade do sc. XIX, entretanto, que o uso deste material se populariza, em especial a partir de 1865 quando se instala em Campinas a primeira olaria mecanizada com uma produo significativamente numerosa para tornar este material atrativamente barato para substituir a taipa. Em So Paulo, iniciou-se a partir do incio da dcada de 60, no meio dos fazendeiros de caf, campanha acirrada para a substituio da alvenaria de taipa pela alvenaria de tijolos85. A produo artesanal de tijolos envolvia uma srie de cuidados necessrios para a qualidade final a ser obtida com o produto, tal como a escolha da matria prima, que, ao contrrio do material para a taipa, devia ser untuosa, cinzenta ou esbranquiada, sem seixos e pedriscos. Uma regra emprica bem conhecida para a avaliao da plasticidade do material dizia que aps uma curta chuva, o barro mais adequado seria aquele que ficasse agarrado aos sapatos em grandes quantidades. Existia a possibilidade de se corrigir um solo por demais untuoso com a adio de areia e de um solo demasiado terroso com a adio de argila, contudo, a escolha preferencial recaa sempre sobre uma mistura encontrada pronta na natureza. A amassadura, procedimento seguinte, era encarada como primordial para a qualidade final; a regra emprica ditava que quanto mais amassado e batido fosse o barro, mais densos e resistentes viriam a ser os tijolos86.

Na hora da moldagem, as formas de madeira deviam ser molhadas e salpicadas com areia antes da colocao da pasta, que era em seguida comprimida com rolo de madeira. A secagem sombra e a ventilao
85 86

Lemos. Alvenaria burguesa. pp.40 e 41. Mateus. op.cit.

84

das peas era fundamental para que estas no fissurassem quando da desidratao. O tempo de cozimento tambm influa, e a rigor era necessrio um perodo de fogo baixo durante alguns dias para que toda a gua retida do material evaporasse para que s ento a fornalha funcionasse mxima intensidade87. Os tijolos coloniais eram artesanais e, portanto, no tinham uma forma padro, o formato mais comum era o de lajota, sempre em peas macias.

Existem vrias formas de se aparelhar as alvenarias de tijolos, todas elas preocupadas com princpios simples como o das fiadas superiores dispostas de forma a matar a junta das fiadas inferiores, ou em fazer a amarrao entre as duas subparedes de uma mesma alvenaria atravs de fiadas intercaladas a cada cinco ou seis fiadas regulares na qual os tijolos eram colocados transversalmente ao das fiadas

imediatamente abaixo. Contudo, no perodo colonial, o tijolo foi usado, sobretudo, no preenchimento das estruturas de madeira do tipo gaiola, requadro ou enxaimel.

Havia tambm a participao do tijolo nas alvenarias de cal e pedra de mo, onde ele aparecia principalmente na execuo dos arcos de descarga, pois necessrio para a execuo de um bom arco que este seja executado com material de dimenses regular e como o aparelho da pedra era de maior dificuldade tcnica, a escolha natural dos pedreiros recaa sobre o tijolo cozido, que pela sua resistncia, apresentava uma boa performance. Tambm era comum na execuo de uma alvenaria de pedra a existncia de fiadas duplas ou triplas de tijolos intercaladas com a pedra, aparecendo de metro em metro ou um
87

Idem.

85

pouco menos. Isto provinha da tradio romana de uma boa execuo de alvenaria que exigia que cada fiada fosse assentada em um plano regularizado: a forma de praticar esta regularidade era facilitada pela incluso de um material de dimenses regulares como o tijolo.

4. INOVAES TCNICAS DO SCULO XIX. A revoluo industrial trouxe uma srie de inovaes para a arte das tecnologias construtivas, particularmente a introduo das estruturas metlicas e do cimento portland - aglomerante de caractersticas hidrulicas - contudo, a rigor, os mtodos de se construrem alvenarias pouco mudaram, s vindo a sofrer radicais transformaes com o advento do concreto armado no incio do sculo XX.

No Brasil, porm, as inovaes tcnicas provenientes da revoluo industrial custaram a entrar: a utilizao do vidro (em maior escala) e das grades de ferro (em especial em balces), j era sentida desde a primeira metade do sculo XIX88, mas apenas ao final do sculo que aparecem as estruturas metlicas em pisos e colunas de sustentao. A primeira construo, no Rio de Janeiro, a ter uma estrutura de ferro fundido na sua parte central, com alvenarias tradicionais no permetro, parece ter sido o Real Gabinete Portugus, construdo em 1882. De acordo com Paulo Santos, na capital brasileira nas duas primeiras dcadas (do sculo XX), os prdios, na sua quase totalidade, foram feitos com estruturas mistas: de alvenaria nas paredes perimetrais e miolo de ferro; a partir da terceira dcada (1920 em diante) com estrutura de concreto armado89. fundamental ter em conta que

88 89

Saia. op.cit. p.197. Santos. Arquitetura e urbanismo na Avenida Central p.33.

86

Santos refere-se s construes da Avenida Central, edificaes de maior magnitude, luxuosas. As construes do dia a dia, contudo, continuavam sendo construdas com alvenarias portantes em geral de tijolos onde se engastavam barrotes de madeira suportando os pisos em tbua corrida, e, na maior parte das vezes, nas divisrias internas utilizando-se o pau-a-pique ou o estuque90.

Mas no era apenas no miolo que as estruturas em ferro eram inseridas nas novas e modernas construes. Tambm as alvenarias perifricas contavam muitas vezes com reforos metlicos. Um documento pertencente Coleo da Comisso Construtora da Avenida Central especifica os procedimentos que o construtor se propunha a executar quando da edificao do prdio da ENBA, atual Museu Nacional de Belas Artes: ..o edifcio tem de obedecer os preconceitos (sic) dos desenhos fornecidos, no s na aparncia geral como nas divises das diversas reparties, porm ser permitida a introduo de colunas e vigas de ao mesmo nas paredes exteriores e interiores reduzindo a grossura das mesmas paredes onde seja conveniente91. Por experincia prpria e fotos que vimos da construo, sabemos, por exemplo, que a cobertura em estilo francs deste prdio uma armao metlica onde fixada uma tela deploye tambm metlica, que serve de estruturao para argamassas base de cimento Portland, ou seja, muito prximo daquilo que viria a ser cerca de dez anos depois o concreto armado. O prdio da Biblioteca Nacional, construdo ao lado e mesma poca, utilizou-se de tecnologia similar,
O estuque o mesmo sistema do pau-a-pique um pouco mais elaborado, em que a trama composta por fasquios no lugar das varas e em geral, a espessura final menor. 91 Arquivo Nacional C.C.A.C., Caixa 4, Envelope 64, Doc. 02 (O documento anterior a construo, portanto no sabemos at que ponto foi cumprido a rigor).
90

87

constatada devido s fotos existentes da sua construo e experincia que tivemos com o mesmo quando das suas obras de restaurao em 1994, aonde vimos vigas metlicas do piso ora apoiadas em pilares metlicos embutidos nas lesenas das paredes perimetrais, ora apoiadas diretamente por sobre a alvenaria dessas paredes.

Sob o ponto de vista das alvenarias, o material utilizado podia tanto ser o tijolo - at mesmo tijolo importado como no caso do prdio das Docas de Santos como uma alvenaria de tradio colonial, em cal e pedra ou alvenaria mista de pedra, tijolo e cal, finalizada com um revestimento mais sofisticado em argamassa pigmentada ou em placas de cantaria, como o caso da fachada da Av. Rio Branco, que recentemente trocou o revestimento permitindo que observssemos a conformao da alvenaria do embasamento da sua fachada.

Quanto s lajes intermedirias, o mesmo documento citado acima acerca do prdio da ENBA explica como era um dos processos construtivos mais em vigor: todos os soalhos sero formados de vigamentos de ao com enchimento de concreto ou de blocos de barro furados, apropriado para este fim, coberto com cimento e preparados para receber frisas de madeira (...) ou ladrilhos cermicos. Trata-se do sistema de abobadilhas que caracterizou a arquitetura do sculo XIX e incio do XX na Europa, e que em alguns casos, com o uso de at seis camadas de tijolos ao chato (sistema de Guastavino) era capaz de cobrir vos entre vigas de at 12 metros92. Entre ns, contudo, o comum foi a utilizao de perfis em I de ferro laminado, engastados nas paredes portantes, distantes entre si aproximadamente sessenta
92

Mateus. Tcnicas tradicionais de construo de alvenarias. p.95.

88

centmetros ou um pouco mais, sendo que os vos intermedirios eram preenchidos com tijolos cermicos feitos especialmente para este fim, ou com tijolos comuns dispostos ao cutelo; com as peas trabalhando compresso e formando na superfcie inferior um arco abatido; o primrdio das lajes mistas de tijolo e ao.

As edificaes da Avenida Central tiveram o benefcio de iseno alfandegria para a importao de materiais de construo. Pretendia com isso o governo Rodrigues Alves, incentivar o nvel de qualidade das construes aproximando-as do nvel europeu - em especial do francs, o modelo dominante - porque a incipiente indstria brasileira ainda no estava em condies de fornecer os materiais necessrios para a desejada sofisticao das construes. Contudo, no se importaram apenas materiais nobres de revestimento e equipamentos mais sofisticados, como elevadores. Em alguns prdios praticamente tudo foi importado, desde revestimentos sofisticados, ferragens de acabamento, estruturas metlicas para coberturas, at material grosso de construo como cimento e tijolos. No caso do cimento compreensvel, pois o incio das atividades de fabricao de cimento Portland no Brasil de 192493, no caso dos tijolos, s o custo de uma produo industrial massiva mais em conta como a europia justificaria esta importao pois desde a segunda metade do sculo XIX j se produziam tijolos em escala industrial no pas. Alguns construtores justificavam a importao deste material, pela qualidade: Todas as paredes sero feitas com tijolos importados de primeira

93

Cf. Petrucci. op.cit. p.311.

89

qualidade, de conhecida resistncia, no s nas paredes continuas, como nas de colunas de ao espaadas..94

Quanto tecnologia das argamassas de revestimento, o que pudemos verificar como regra em alguns prdios deste perodo no qual trabalhamos fazendo a restaurao das fachadas que enquanto emboos e rebocos muitas vezes ainda eram executados observandose a tecnologia tradicional das argamassas base de cal, nos ornatos em especial naqueles repetidos em srie o cimento Portland predominava sozinho. Uma das caractersticas da arquitetura ecltica deste perodo so os estuques em argamassa, que quando do advento do cimento Portland, multiplicaram-se, pelas facilidades tcnicas que este material trouxe para a fundio dos ornatos; maior resistncia mecnica, cura hidrulica mais rpida alm de melhor adeso a estruturantes metlicos. Segundo o empreiteiro da Escola de Belas Artes, ..Esttuas, Figuras, e outras ornamentaes maiores, as quais sero feitas em Cimento Portland com fundo de tijolos, ou armao de ferro apropriado..95.

Por ltimo, em relao s fundaes, estas podiam ser rasas (do tipo vala corrida) em concreto, circundando as paredes perimetrais da obra, como se deduz do que foi construdo pela Antnio Januzzi Irmos & Cia. no imvel do Sr. Eduardo Guinle, na esquina da Rua de So Pedro, onde ..os alicerces das paredes externas da obra atingiram a profundidade de 2,30m para encontrar a camada de areia grossa, camada esta julgada suficiente para a completa estabilidade da
Arquivo Nacional C.C.A.C. Caixa 4, Envelope 64, Doc. 02 (De: Waring White Building Company Ltda. Para: Sr. Paulo de Frontin). 95 Arquivo Nacional C.C.A.C. Caixa 4, Envelope 64, Doc. 02.
94

90

construo que, deve receber (...) os alicerces foram construdos com concreto, formando um s bloco, conforme se pode observar96. Ou mesmo incorporando estruturas metlicas, tal como os alicerces da ENBA deveriam ser ..de Concreto feito de Cimento Portland de qualidade aprovada em propores nunca inferior de 1 de cimento, 2 de areia doce limpo, e 4 de pedra britada, sendo nos lugares exigidos pelas condies do terreno, feitos as obras de reforamento necessrias; ou de estacas de madeira, ou ento de vigas de ao horizontais combinado com concreto97. O empreiteiro j previa a possibilidade de as fundaes terem necessidade - devido resistncia do solo no local - de serem profundas, e propunha como uma das solues a introduo de toras de madeira para trabalharem como estacas de atrito, mtodo antigo, proveniente dos romanos, mas que recentemente j havia sido utilizado nas fundaes do vizinho Teatro Municipal.

96 97

Arquivo Nacional C.C.A.C., Caixa 1, Envelope 10, Doc. 08. Arquivo Nacional C.C.A.C., Caixa 4, Envelope 64, Doc. 02.

91

5. BIBLIOGRAFIA.

- ALBERTI, Leon Battista. On the Art of Building in Ten Books (translated by J. Rykwert, N. Leach, R. Tavernor). Cambridge: London, Mit Press, 1996. - APOLO, Geronimo L. & LUENGAS, Alfonso L. M. Tipologia das fundaes in: Curso Tcnicas de Intervencin en el patrimonio arquitectonico. Tomo 1. Reestructuracin en madera.[Gijn] : Asturias, [1995}. - Arquitecturas de terra: ou o futuro de uma tradio milenar. Europa, Terceiro Mundo, Estados Unidos. Lisboa : Fundao Calouste Gulbenkian, 1993. - BRANCO, J. Paz. Manual do pedreiro. Lisboa, Laboratrio Nacional de Engenharia Civil, 1981. - Comisso Construtora da Avenida Central. Arquivo Nacional, Rio de Janeiro. - COSTA, Lcio. "A arquitetura dos jesutas no Brasil". Revista do SPHAN. Rio de Janeiro, n 5, p. 09-103, 1941. - CURY, Isabelle (org.).Cartas patrimoniais. Rio de Janeiro : IPHAN, 2000. - LEAL, Fernando Machado. Restaurao e conservao de monumentos brasileiros. Recife : UFPe, 1977. - LEMOS, Carlos A.C. Alvenaria burguesa. So Paulo, Nobel, 1989. ___. Casa paulista; histria das moradias anteriores ao ecletismo trazido pelo caf. So Paulo : EDUSP, 1999. - MATEUS, Joo Mascarenhas. Contribuio para um melhor conhecimento da histria do fabrico do tijolo. Pedra & Cal. [Lisboa] n 4, out/nov/dez de 1999.

92

___. Tcnicas tradicionais de construo de alvenarias: a literatura tcnica de 1750 a 1900 e o seu contributo para a conservao de edifcios histricos. Lisboa : Livros Horizontes, 2002. - OLIVEIRA, Ernesto V. de & GALHANO, Fernando. Arquitectura tradicional portuguesa. Lisboa : Dom Quixote, 1998. - PETRUCCI, Eladio G. R. Materiais de construo. Porto Alegre : Globo, 1980. - SAIA, Luis. Morada paulista. So Paulo, Perspectiva, 1995. - SANTOS, Paulo F. Arquitetura e urbanismo na Avenida Central in: FERREZ, Marc. O lbum da Avenida Central: um documento fotogrfico da construo da Avenida Rio Branco, Rio de Janeiro, 1903-1906. [Rio de Janeiro] : Joo Fortes Engenharia, 1982. - SILVA, Geraldo Gomes da. Arquitetura do ferro no Brasil. So Paulo, Nobel, 1987. - TOLEDO, Benedito Lima de. O real corpo de engenheiros na capitania de So Paulo: destacando-se a obra do brigadeiro Joo da Costa Ferreira. So Paulo : Joo Fortes Engenharia, 1981. - TORRACA, Giorgio. Materiaux de construction poreux. Rome : ICCROM, 1986. - VASCONCELLOS, Silvio de. Vila Rica. So Paulo, Perspectiva, 1977. ____. Arquitetura no Brasil: sistemas construtivos. Belo Horizonte, UFMG, 1979. - VITRUVIO. Da arquitetura. So Paulo : Hucitec : Annablume, 2002.

93

UNIDADE 4 PATOLOGIAS NAS CONSTRUES HISTRICAS Rosina Trevisan O MEIO AMBIENTE E O PATRIMNIO EDIFICADO As construes histricas, devido ao seu longo tempo de existncia esto sujeitas a sofrerem patologias de diversos tipos. Como patologias entende-se os sintomas que aparecem na edificao decorrentes de causas diversas que provocam degradao dos elementos que compem a construes. Os agentes causadores da degradao das edificaes podem ser (1) o Homem, atravs de atos de vandalismos; (2) causas imprevistas como guerras, ou mesmo problemas ambientais incontrolveis como furaces, maremotos, etc.; e (3) em sua grande maioria, o prprio meio ambiente em que o edifcio est inserido. O processo de degradao a que um edifcio est exposto se agrava quando se trata de um patrimnio cultural que deve ser preservado para a eternidade como um testemunho histrico e/ou artstico de uma poca. Neste caso, inclusive, a recuperao dos danos se torna muito mais difcil, devendo ser realizada uma restaurao criteriosa visando a salvaguarda do monumento, evitando uma falsificao quer seja histrica ou artstica. necessrio o conhecimento das causas das patologias dos edifcios para que se possa combater os danos ao patrimnio edificado. Sendo assim, nesta unidade sero apresentados os causadores de danos nos elementos da edificao e suas respectivas patologias.

94

3.1.

Causas das patologias Os causadores das patologias nos elementos de uma edificao

podem ser de ordem intrnseca ou extrnseca, ou seja, provenientes dos materiais que constituem a edificao ou de fatores externos aos mesmos. Como fatores intrnsecos tm-se os processos qumicos resultantes dos materiais empregados numa construo. Como extrnsecos tm-se os fatores fsicos resultantes de aes externas ao elemento como problemas de vandalismos, de catstrofes, de eroso mecnica, de ao do de animais ou plantas e do meio ambiente. Tendo em vista o edifcio ficar exposto ao tempo por toda a sua existncia, os elementos da natureza so os responsveis pela maior parte das patologias que ocorrem na edificao.

3.2.

O MEIO AMBIENTE E O PATRIMNIO CULTURAL

A condio ambiental em que um objeto ou uma edificao est inserido fundamental no tempo de vida til destes elementos. A gua, a umidade, a luz, o ar, a poluio, a temperatura, os microorganismos so elementos que interferem direta ou indiretamente nos elementos de uma edificao, ocasionando danos e patologias muitas vezes irrecuperveis. Um dos principais problemas do mundo moderno industrializado a poluio do ar, da gua e do solo, causada por processos qumicos, nucleares e biolgico, associados evoluo da sociedade. Quando o ambiente age sobre o material de forma a alterar a sua composio, tem-se uma degradao qumica, j nos casos em que os fatores ambientais exercem sobre a estrutura dos materiais um stress mecnico capaz de desintegr-la, tem-se uma degradao fsica.

95

A.

O AR / A POLUIO

O ar poludo um dos fatores que hoje em dia est preocupando os restauradores de todo o mundo pois impossvel se isolar um edifcio do ar em que est envolvido e a poluio atmosfrica est a cada dia mais alta. Os principais elementos que poluem o ar so gs carbnico (CO2), presente no ar, e o dixido de enxofre (SO2), proveniente da combusto do carvo e dos automveis. Outro elemento importante so as partculas existentes no ar, como as fuligens, poeiras e fumaas. Estes elementos transportados pelo ar se assentam em camadas sobre os monumentos, formando uma crosta negra ativa que provoca a eroso progressiva da superfcie. Umidade Relativa

A umidade a principal causa dos danos aos materiais componentes de uma edificao. A umidade relativa do ar varivel segundo as zonas climticas em que o bem est inserido. Umidade relativa a proporo entre a quantidade de vapor de gua por unidade de volume em uma determinada temperatura, com relao quantidade mxima de vapor de gua em um dado volume a uma determinada temperatura, acima da qual o vapor de gua se condensa; medida em percentual. A UR (umidade relativa) crtica acima de 70%. Segundo as Normais Climatolgicas medidas no Rio de Janeiro a UR durante, praticamente, todo o ano nesta cidade, est acima deste valor. Segundo Gallone (1990), os intervalos de UR aconselhados para uma boa conservao dos objetos so os apresentados na tabela 1. Tab. 1 Percentual adequado para a conservao de materiais. UR (%) 0 - 45 42 - 45 42 - 55 50 - 65 100 ELEMENTOS metais, pedras, cermicas vidros fsseis madeira, tecido, marfim, papel, pinturas objetos provenientes de escavaes midas

96

B.

A GUA

Este um elemento da natureza causador de degradao devido ao intemperismo e pela corroso. Sem a gua no existiriam danos pelo congelamento, corroso biolgica ou qumica e nem tampouco transporte de sais. Pode se apresentar de diversas formas: Chuva

As precipitaes de gua apesar de agirem como agente de limpeza das superfcies, muitas vezes elas provocam infiltraes em muros e alvenarias de fachada, alm de se infiltrar pelos telhados e calhas da edificao. O problema se agrava quando a chuva se associa poluio local (SO2 - dixido de enxofre), formando a chuva cida com pH inferior a 5,6 (o pH 7 neutro). Lenol dgua

Os lenis dgua apresentam variaes nos seus nveis, provocando as infiltraes ascendentes nas alvenarias. A gua, em contato com a base das alvenarias, eleva-se por capilaridade, provocando o aparecimento de sais solveis (cloretos, nitratos e sulfatos) e micro-organismos. C. TEMPERATURA

A temperatura quando aumenta acelera os processos de corroso, principalmente em relao aos metais. O forte calor tambm afeta os elementos expostos ao sol causando um descoloramento das fachadas, ressecamento do madeiramento e a cristalizao rpida, e conseqente expanso dos sais na alvenaria. D. AGENTES BIOLGICOS

As espcies animais, desde os microorganismos, os insetos e mesmo animais ditos superiores, so fontes determinantes de destruio dos componentes de uma edificao. Os fungos e o bolor atacam a madeira, pedra, livros e documentos. Os insetos, como os xilfagos (cupim) e as brocas

97

tambm atacam a madeira destruindo suas propriedades mecnicas. Os pombos causam danos em conseqncia da ao qumica de seus excrementos. At mesmo os ces e homens provocam danos por atos de vandalismo ou mesmo pela ao cida da urina. 3.3. SISTEMA ESTRUTURAL

As leses estruturais so aquelas que comprometem a estabilidade das edificaes. Podem ser identificadas atravs do aparecimento de fendas (fissuras ou rachaduras) abertas nas paredes, pisos e tetos. As causas podem ser por problemas da prpria construo como: deformaes nas fundaes, no telhado, acomodaes do terreno, desgaste dos materiais, ou causadas por problemas externos edificao como umidade, catstrofe, vandalismo, sobrecarga, etc. As leses podem ser passivas ou estacionadas, quando a estrutura sofreu uma movimentao e posterior paralisao, ou podem ser ativas ou progressivas, onde as causas que provocam os movimentos continuam agindo e podem provocar desmoronamentos. As leses podem ser nas fundaes ou no sistema estrutural. Para se avaliar as causas necessrio identificar o tipo de fundao e do sistema estrutural e avaliar o estado de conservao dos materiais. A edificao pode ser composta, basicamente, de trs tipos de sistema estrutural: independente, onde as paredes e empenas no tm ligao com pisos e tetos; sistema vertical composto de paredes, empenas e pilares que possuem ligao com o sistema horizontal de pisos e tetos; sistema complexo que alm de paredes, pisos e tetos, apresenta abbadas, cpulas e arcos.

Sero apresentados alguns casos de patologias das estruturas e suas provveis causas, segundo o Manual de conservao Preventiva para Edificaes do IPHAN: a) Leso: pequenas fissuras na unio das paredes e fissuras mais pronunciadas na regio do cunhal. Causas: recalque das fundaes decorrente de uma ligeira acomodao devido a alteraes de carga e ruptura ou adensamento do terreno.

98

b) Leso: fissuras em forma de parbola na parte inferior da edificao. Causas: recalque de fundao e sua parede macia (sem aberturas de vos) deve estar sobre fundao corrida. Isto ocorre possivelmente devido a rompimento de tubulao de esgotos, gua potvel ou galerias de guas pluviais. Ou por alterao de nvel do lenol fretico; vazios no terreno provocados por formigas ou outros animais; escavaes nas vizinhanas da edificao; apodrecimento de baldrames e/ou movimentos vibratrios causados por trfego intenso. Obs.: Caso a fissura seja em forma de Y, mais larga na parte superior, o problema, provavelmente, de recalque de fundao e sua parede deve estar apoiada sobre uma fundao pontual, e as causas sero as mesmas citadas acima. c) Leso: nas extremidades das vergas e peitoris em posies opostas, rupturas inclinadas entre panos das paredes, orientadas no sentido das vergas e peitoris lesionados, ou orientadas para o centro, podendo chegar forma de parbola. Causas: o problema de recalque de fundao e sua parede vazada (com abertura de vos). As causas provveis so as mesmas do item b. d) Leso: desaprumo da parede, mais acentuado na parte superior; desligamento entre a parede lesionada e os pisos internos. Causas: o problema de rotao da parede devido ao do vento que exerce esforo oblquo na construo; aes produzidas por terraplenos ou presena de guas devido a alteraes do seu peso prprio ou ao abatimento do plano de assento; flexes de barrotes transversais que fazem girar a parede; empuxos devidos ao telhado e/ou arcos e abbadas quando no esto encadeados. e) Leso: alargamento da pea em sua seo mdia; perda ou expulso de material; presena de fissuras verticais nos pilares. Causas: o problema possivelmente de esmagamento em funo da desagregao das argamassas devido ao excesso de cargas, pelo emprego de materiais oriundos de demolies que no permitem boa aderncia s argamassas ou por velhice, quando as argamassas se apresentam pulverulentas, perdendo a aderncia entre os materiais. f) Leso: fissuras localizadas sem relao com a estrutura, expulso de material na rea prxima s peas de ferro interno ou fissura vertical ao longo do prumo da pea de madeira interna.

99

Causas: o problema provocado pela degradao de uma pea de madeira ou ferro localizada no interior da alvenaria. Provavelmente isto acontece pelo apodrecimento ou corroso destas peas internas devido, principalmente, umidade que acarreta a oxidao do ferro e tambm a presena de trmitas na madeira. 3.4. ALVENARIAS

As alvenarias so basicamente compostas por um substrato de tijolo de barro e/ou pedra com argamassa de assentamento e argamassa de revestimento. Os principais problemas esto localizados nas argamassas. 3.4.1. SUBSTRATO E ARGAMASSA DE ASSENTAMENTO O grande causador de problema nestes elementos a umidade A gua que atinge a parte interna da alvenaria pode ser proveniente de: - telhado, atravs de percolao; - ruptura de tubulao embutida; - do solo: umidade ascendente.
Os dois primeiros casos so resolvidos reparando-se o telhado e a tubulao danificada. No terceiro caso existem algumas formas j utilizadas e aprovadas para se tratar o problema. Umidade ascendente: a umidade proveniente do solo que atinge a alvenaria por capilaridade (Fig. 1). A altura que a gua pode atingir varivel, podendo alcanar mais de 5 m.

100

Fig. 1 Penetrao da umidade proveniente do solo, na alvenaria.


FONTE: NORMAS ... (1987, p. 86)

3.4.2. ARGAMASSA DE REVESTIMENTO


As principais causas que atuam sobre as argamassas de revestimento so:

Ma aplicao do revestimento Mau proporcionamento das argamassas Tipo e qualidade dos materiais utilizados no preparo da argamassa Fatores externos ao revestimento: a Umidade, a Expanso da argamassa de assentamento e os Agentes poluentes
Maria Alba Cincotto (1983) apresenta um quadro com as manifestaes patolgicas nas argamassas de revestimento.

Quadro 1 Causas das patologias nas argamassas de revestimento.


Manifestaes patolgicas Eflorescncia Aspectos observados Causas provveis simultneos ou no

Manchas de umidade, Umidade constante, P branco acumulado sobre a Sais solveis presentes no superfcie componente da alvenaria Sais solveis presentes na gua de amassamento ou umidade infiltrada,

101

Bolor

Vesculas

Manchas esverdeadas ou escuras, Revestimento em desagregao Empolamento da pintura apresentado cores diferenciadas no interior das empolas: 1 branca 2 preta 3 vermelho acastanhada

Cal no carbonatada Umidade constante, rea no exposta ao sol Diagnstico da colorao: 1 hidratao retardada de xido de clcio da cal 2 presena de pirita ou de matria orgnica na areia 3 presena de concrees ferruginosas na areia

Bolhas contendo umidade no Aplicao prematura de tinta interior impermevel, infiltrao de umidade Descolamento A superfcie do reboco Hidratao retardada do xido de com empolamento descola do emboo formando magnsio da cal bolhas, aumenta progressivamente o seu dimetro. O reboco apresenta som cavo sob percusso Descolamento em A placa apresenta-se A superfcie de contato com a placas endurecida, quebrando com camada inferior apresenta placas dificuldade, freqentes de mica, O revestimento apresenta Argamassa muito rica em cimento, som cavo sob percusso Argamassa aplicada em camada muito espessa A placa apresenta-se endurecida, mas quebradia desagregando-se com facilidade, O revestimento apresenta som cavo sob percusso A superfcie da base muito lisa, A superfcie da base est impregnada com substncia hidrfuga, Ausncia da camada de chapisco

Argamassa magra, Ausncia da camada de chapisco Descolamento A pelcula de tinta descola Excesso de finos no agregado, com pulverulncia carregando o reboco que se Argamassa magra, desagrega com facilidade, Argamassa rica em cal, O revestimento apresenta Ausncia de carbonatao da cal som cavo sob percusso Argamassa de reboco aplicada em camada muito espessa Fissuras Ao longo de toda a superfcie Expanso da argamassa de horizontais com aberturas variadas, assentamento por hidratao retardada de xido de magnsio da cal, Descolamento do Expanso da argamassa de revestimento em placas, com assentamento por reao cimento-

102

som cavo sob percusso

Fissuras mapeadas

Fissuras geomtricas

Distribuio em todas a superfcie em monocamada, Pode ocorrer descolamento do revestimento em placas, de fcil desagregao Acompanham o contorno do componente da alvenaria (blocos, tijolos, pedras etc)

sulfatos, ou devido presena de argilo-minerais expansivos no agregado Retrao da argamassa por excesso de: finos de agregado, cimento nico aglomerante, gua de amassamento Reparao da argamassa de assentamento por excesso de cimento ou de finos no agregado, Movimentao higrotrmica do componente

Fig. 2 Mecanismos de formao de eflorescncias e criptoflorescncias.


FONTE: HENRQUES (1995, p. 7)

A argamassa de assentamento, devido a reaes qumicas entre os materiais que a constitui ou entre os compostos do cimento e dos

103

tijolos ou blocos de alvenaria, causam fissuras horizontais no revestimento da alvenaria. A expanso da argamassa pode se dar das seguintes formas: Pela interao sulfato-cimento: SULFATOS + ALUMINATO TRICLCIO = ETRINGITA
(da gua ou do solo) (do cimento) (Trisulfoaluminato de Clcio)

A Etringita provoca aumento de volume, cujo efeito o de expanso e depois causa a desintegrao da argamassa. A expanso torna-se evidente aps 2 anos. Por hidratao retardada da cal dolomtica: A hidratao do xido de magnsio, contido na cal dolomtica, mais lenta em relao hidratao do xido de clcio, o que pode ocorrer a presena de teores elevados de xido de magnsio no estado nohidratado. A expanso torna-se evidente aps 3 a 6 meses de assentamento. Por conter argilo-minerais expansivos: pode provocar reaes de expanso, cuja origem est na estrutura cristalina dos argilosminerais montmorilonticos. Os agentes externos derivados da poluio do ar so extremamente difceis de serem combatidos pois no possvel (nem recomendado) isolar um monumento do meio em que est inserido. No entanto, necessrio que se combata os sais solveis em gua (sulfatos, cloretos e nitratos), na argamassa, para que haja uma proteo permanente umidade, visto que quanto maior o teor de sais, maior o teor de umidade. Os sais solveis em gua so aqueles que so passveis de serem transportados com os movimentos da gua nas construes. Mecanismos de Deteriorao:

- Cristalizao: os sais, pela cristalizao, aumentam muito de volume e, com isto, se desenvolve uma presso de dentro para fora que tende a romper as alvenarias e os rejuntes de argamassa. A intensidade vai depender, entre outros fatores, da temperatura.

104

- Higroscopicidade98: Os sais possuem uma grande higroscopicidade, e como a quantidade da gua absorvida se modifica muito intensamente com a variao de umidade do ar, isto gera um movimento contnuo da gua capilar. - Hidratao: a peculiaridade de alguns sais, no processo de cristalizao ou em alguns gradientes de temperatura, de incorporar gua s suas redes cristalinas, o que provoca aumento de volume. - Osmose: o processo fsico-qumico pela qual uma soluo de maior concentrao procura caminho em direo a solues de menor concentrao visando uma diluio, o que ocasiona um movimento da gua capilar. Aparecimento dos Sais: A contaminao por sais nas paredes possue diversas origens, a saber: - Sais prprios constituintes dos materiais; - Inadequada combinao de materiais de construo: como exemplo, a utilizao de retardadores de congelamento como o cloreto de clcio; outro exemplo o uso de aditivos para limpeza de fachadas e a utilizao de produtos alcalinos como os Silicatos de Sdio e de Potssio, para a solidificao ou vedao de mastiques; - Poluio do ar: atravs do enxofre contido nos combustveis que no processo de combusto gera dixido de enxofre:. S SO2 combusto SO3 + H2O
atmosfera

H2SO4 (cido sulfrico)

- Contaminao causada por sais de degelo e adubos; - Migrao de sais dissolvidos no solo ou no lenol fretico. 3.4.3. ALVENARIAS DE ADOBE E TAIPA
A degradao das alvenarias de adobe se d principalmente devido :

gua: Fator mais importante da degradao - provoca expanso da argila, sofre eroso. A umidade natural ou ascendente vem por capilaridade. Est diretamente ligado resistncia.

98

Higroscopicidade a capacidade que um material tem, em funo da umidade do ar, de absorver gua.

105

Vibraes: afetam muito estruturas de adobe que no tm muita coeso. Ao dos ventos: provoca eroso. Biodegradao: presena de plantas e razes; presena de insetos e microorganismos. Vandalismo: mau uso ou destruio. COBERTURAS

3.5.

A maioria das coberturas de prdios histricos constituda por estrutura de madeira com tesouras, caibros e ripas e manto de telha cermica tipo canal ou francesa. As principais causas das patologias em coberturas so: a infiltrao das guas da chuva e a presena de insetos xilfagos, em especial o cupim. A infiltrao de gua atravs do telhado tem como possveis causas o envelhecimento e quebra das telhas, ou mesmo escorregamento delas na cobertura. Outro fator importante o transbordamento das guas da calha devido ao entupimento das descidas de guas pluviais, ou ao mau dimensionamento das calhas ou mesmo deteriorao do material que as constitui. Esta infiltrao de guas ir provocar presena de umidade nas alvenarias devido percolao da gua no substrato das paredes, e danos aos forros, em especial aqueles com pintura decorativa. Quanto ao madeiramento do telhado, a umidade vem favorecer um ambiente favorvel ao desenvolvimento de trmitas ou cupins que destroem toda a estrutura, pois so insetos que se alimentam basicamente da celulose contida na madeira. Provoca, tambm, o aparecimento de microorganismos como fungos e bolor. Estes elementos acarretam o enfraquecimento e at a ruptura da estrutura da cobertura. Quanto ao problema das calhas, caso sejam de alvenaria, necessrio verificar a impermeabilizao das mesmas e o seu dimensionamento em funo do ndice pluviomtrico atual. No caso de calhas de cobre, a superfcie do material pode estar mais, ou menos, transmutada em carbonatos ou cloretos depositados sobre uma camada de xido de cobre. Os que se encontram prximos ao mar possuem a superfcie transmutada em cloretos.

106

A ptina de carbonato sempre estvel e no traz consigo nenhum perigo para o metal, mas os cloretos de cobre tambm podem continuar a corroer-se sob as condies ambientais e levar desagregao pulvrea do metal. Conhecido por doena do bronze. O brilho lustrado vermelho do cobre puro muda depois de certo perodo exposto atmosfera, para o marrom escuro, depois preto e finalmente o verde azulado, que chamado de ptina do cobre. Essa corroso verde azul tem sido percebida como uma corroso no substrato do cobre de formao esttica agradvel. Esta cor indica que o material esteve ali, exposto, por um longo perodo de tempo. O principal componente mineral da ptina foi descoberto pelos cientistas Vernon e Whiby em 1930. Na avaliao do desenvolvimento da camada de ptina, a Brocantita o componente majoritrio da ptina e representa o estgio terminal do processo de sua formao. So necessrio ao menos 4 ingredientes para a formao da brocantita: um suprimento de ons de cobre fornecidos pelas propriedades metalrgicas (estruturas de cristal, defeitos de densidade, etc.) de baixo volume do cobre. um meio aquoso na superfcie do cobre ou de subseqentes produtos de corroso; este meio pode ser produzido por adsoro de vapor dgua sob condies de alta umidade ou pode resultar de precipitaes ativas. uma fonte de enxofre, que pode ser um gs atmosfrico, partculas atmosfricas ou vestgios em precipitao. um oxidante, que pode ser um gs atmosfrico ou um componente de precipitao SO4.

Se uma ptina de cloreto de cobre instvel (aparecimento de pstulas finssimas ou indcios semelhantes eflorescncia), as medidas de conservao podem deixar a ptina, quando esta for estvel, ou remov-la totalmente. Os procedimentos sero vistos na unidade 4. 3.6. ESQUADRIAS

O principal ponto que deve ser verificado nas esquadrias de uma edificao sua estanqueidade tendo em vista sua funo de vedao ao intemperismo e segurana do patrimnio.

107

Os elementos constituintes da esquadria so: o prprio material de sua estrutura que da maioria das vezes a madeira, as ferragens e os panos de vidro. As esquadrias de madeira tm como principal causa de dano o ataque de cupins e a m conservao de seu revestimento, a pintura, que a protege da infiltrao dgua e da insolao que provocam o apodrecimento e ressecamento da madeira. As esquadrias de ferro fundido, tambm comuns de se encontrar em edificaes histricas esto sujeitas corroso provocada pela umidade em funo da perda da camada da camada de pintura que a protege. A corroso do ferro denominada de ferrugem, cuja remoo, estabilizao e proteo do material uma das tarefas mais difceis para o restaurador. O ferro retm uma quantidade elevada de cloreto que impossibilita conter a corroso. O ferro fundido oferece grande resistncia corroso. Quando ocorre, normalmente uma corroso uniforme que muitas vezes at protege o ferro (aps 10 anos o percentual de corroso no evolui mais). atacado por cidos, sais e gases. As ferragens tambm tm como causa de degradao a corroso metlica que provocam um aumento de volume do material e impossibilitam o seu funcionamento. Alm disto se no houver uma manuteno constante, devido ao uso por longo tempo h o afrouxamento das unies e parafusos causando empenamento nas esquadrias. 3.7. PISOS E FORROS DE MADEIRA

As patologias dos forros de madeira so provocadas pela presena de cupins e outros microorganismos devido presena principalmente de infiltraes. Isto ir provocar o apodrecimento, abaulamento e enfraquecimento da madeira e o descolamento de sua pintura. Quanto ao piso, alm das patologias e causas acima, existe tambm o desgaste fsico provocado pelo uso de pessoas andando sobre sua superfcie.

108

Unidade 5 Tcnicas de restaurao Rosina Trevisan Aps o conhecimento das patologias e suas causas o restaurador ter condies de utilizar as tcnicas de conservao e restaurao nos elementos de uma edificao visando a preservao do patrimnio cultural edificado. Nesta unidade sero apresentados alguns princpios ticos para se atuar em um patrimnio cultural e posteriormente algumas tcnicas relacionadas aos itens da unidade III. 4.1. PRINCPIOS TICOS DA RESTAURAO

O princpio bsico de um programa de conservao e/ou restaurao de um bem imvel de valor cultural consiste em valorizar a sua forma fsica original, assegurando e ampliando o seu tempo de vida til. Nas intervenes necessrias para assegurar este valor, possvel utilizar materiais diferenciados e fabricados em pocas distintas, quando utilizados como suporte ou complemento, a fim de que no caracterizem falsificao. A restaurao deve revelar a poca em que foi executada e preservar os smbolos histricos do patrimnio. Numa restaurao, um material s deve ser substitudo e/ou acrescentado se houver necessidade tcnica com o objetivo do restabelecimento da unidade (do espao), ou para viabilizar um uso do imvel, sem, no entanto, cometer intencionalmente qualquer imitao ou falsificao do original. Segundo Walmor Prudncio et al (1998), o material utilizado num servio de conservao e/ou restaurao deve ser previamente avaliado quanto ao seu desempenho ao longo prazo. Quando incorporado ao edifcio, deve-se examinar a possibilidade de transferncia de contaminao para no virem a se transformar em agentes aceleradores de deteriorao.

109

Nos processos de manuteno, deve-se ter especial ateno com o processo de limpeza das superfcies para que no retire a ptina do envelhecimento das superfcies ou provoque a sua eroso. necessrio, antes da utilizao de qualquer produto, que se teste o seu uso em um local destinado a esta experimentao, para se avaliar a ao abrasiva provocada por solues de limpeza, regulando a concentrao e o tempo de aplicao. Constata-se com freqncia, que produtos classificados como adequados para determinado material, no do resultados eficazes em outro micro-clima ou em substrato muito fragilizado. , tambm, contra indicado o uso de materiais de alto desenvolvimento tecnolgico, em contato com materiais fragilizados sem a avaliao das aes fsico-qumicas que possam ocorrer. Atravs de ensaios tecnolgicos experimentais, sero identificadas as propriedades bsicas que iro orientar a seleo dos novos materiais e produtos a serem utilizados, compatveis com os materiais remanescentes da obra histrica. A finalidade da conservao e restaurao dos monumentos a salvaguarda tanto da obra de arte quanto do testemunho cultural. Para viabilizar o restauro e a conservao de um monumento deve-se atribuir-lhe utilizao e funo social, sem entretanto descaracterizar a simbologia histrica. A Carta de Veneza no art 9, define a restaurao como sendo uma operao que deve ter carter excepcional. Tem por objetivo conservar e revelar os valores estticos e histricos do monumento e fundamenta-se no respeito ao material original e aos documentos autnticos. Termina onde comea a hiptese; no plano das reconstituies conjeturais, todo trabalho complementar reconhecido como indispensvel por razes estticas ou tcnicas destacar-se- da composio arquitetnica e dever ostentar a marca do nosso tempo (CURY, 2000, p. 93). Num servio de conservao e/ou restaurao deve-se implementar a conscientizao dos trabalhadores envolvidos para os cuidados e delicadeza no manuseio e nos servios de restauro, em funo da importncia do patrimnio em que esto trabalhando e da fragilizao que o tempo e os predadores provocaram no edifcio. Um trabalho educativo e de sensibilizao da sociedade pode ser iniciado com a mensagem do valor histrico do patrimnio; funciona tambm como um apelo para que os cidados participem do zelo na conservao, visando a perenizao do monumento, para que no se

110

deteriore e desaparea levando toda a riqueza do seu testemunho cultural (PRUDNCIO & RIBEIRO, 1998, p 218). Cesare Brandi (1989, p.3) argumenta que a restaurao deve obter o restabelecimento da unidade potencial da obra de arte, enquanto seja possvel alcan-la, sem cometer uma falsificao artstica nem uma falsificao histrica e sem apagar as marcas da passagem da obra atravs do tempo. A Carta do Restauro (CURY, 2000, p. 151), de 1972, diz que se as intervenes forem indispensveis, com fim superior de conservao do bem cultural, essas modificaes devero ser realizadas de modo que evitem qualquer dvida sobre a poca em que foram empreendidas e da maneira mais discreta possvel. Segundo Philip Ward (1992) todo objeto restaurado ser sempre menos original, menos completo e menos verdadeiro. A leitura feita sobre uma cpia ou reproduo, sem identidade, no permite restabelecer o momento mgico da criao, elo fsico e espiritual, que se estabelece entre o autor e o espectador. 4.1.1. PLANEJAMENTO PARA SERVIOS DE RESTAURO As bases para o desenvolvimento de um planejamento para o restauro de um patrimnio edificado sofreram algumas mudanas que esto sendo adotadas em modelos internacionais. Segundo o muselogo Guichen Gael, do ICCROM da Itlia, elas podem ser sintetizadas nos itens:
Itemizao convencional antiga a. pensar objeto b. focar um compartimento ou pea Itemizao atual a. pensar coleo b. focar o edifcio, condies ambientais e a rea externa de influncia c. combater a agresso e avaliar efeitos superpostos a partir da identificao das causas d. treinamento de equipes por atividades afins e. antecipar providncias atravs de manuteno preventiva f. aes de desenvolvimento, voltadas para o pblico,

c. combater o agente agressor e regenerar o local do ataque d. treinar homens para cada servio e. intervir sob regime de emergncia, manuteno corretiva f. aes de desenvolvimento elitizadas, voltadas para

111

especialistas e aficionados

g. a comunicao e marketing focados em COMO.

buscando a satisfao do usurio, e envolver a sociedade em parcerias g. a comunicao e marketing focados em PORQUE.

Num plano de aes, dentre outros procedimentos, antes do incio de qualquer interveno num patrimnio no se pode esquecer do Cadastramento das partes do edifcio que sofrero interveno. Cadastramento

Consiste na identificao, quantificao, forma, dimenses, localizao e estado de conservao das partes existentes nos espaos internos e externos da edificao, documentando em planta cotada a posio original e em detalhe os dispositivos da fixao. Para a elaborao de um cadastramento destinado a obter informaes sobre os materiais importante considerar e identificar o estado de conservao que se encontra o patrimnio a ser restaurado. Dever ser includa a anlise e a quantificao das patologias e os agentes agressivos atuantes, com destaque para o intemperismo. importante o registro das condies ambientais em relao estanqueidade, umidade relativa, insolao e agressores biolgicos. Quando da necessidade de retirada de qualquer parte ou elemento da edificao, esta deve ser mapeada com um cadastramento adotando, inclusive, uma seriao numrica que permita a remontagem, sem que o processo se transforme em quebra-cabea.

4.2.

SISTEMA ESTRUTURAL

Os dados apresentados a seguir esto de acordo com o Manual de Conservao Preventiva para Edificaes editado pelo IPHAN (1999). Antes de se iniciar qualquer servio de consolidao estrutural necessrio colocar pequenos selos (testemunhas) de gesso, vidro ou papel fino, aplicados de modo transversal s fissuras, para saber se as leses esto estacionadas. Deve-se colocar a data de colocao das testemunhas ao lado para se verificar a rapidez de deslocamento das leses.

112

Para problemas de recalque e rotao de parede, primeiramente necessrio um diagnstico cuidadoso por especialista da rea de estruturas (engenheiro calculista) para identificar o principal agente e determinar os servios a serem executados. No caso de problemas de deslizamento do terreno precisa de um laudo de especialista na rea de geologia, que identificar o agente causador da leso e diagnosticar o tratamento correto. No pode esquecer de recompor a vegetao do terreno para minimizar o efeito das infiltraes de gua e deslizamentos. Quando se verificar que algum elemento vertical da estrutura se apresenta inchado no seu trecho mdio, com fissuras verticais e expulsando material, deve-se aliviar a carga sobre o local e escorar a estrutura. Este sintoma pode levar ao colapso da estrutura. Selamento de fissuras: Limpar a fissura com cuidado e preencher o vazio com argamassa de cal e areia pouco espessa. Quando a alvenaria de tijolo deve-se molhar antes de aplicar a argamassa e na de pedra deve-se apicoar antes. Em fissuras maiores, fazer o embrechamento com pedaos de pedra ou tijolo. 4.3. ALVENARIA

As tcnicas empregadas para a conservao e restaurao das alvenarias de prdios histricos esto diretamente ligadas s patologias encontradas. 4.3.1 PARA UMIDADE ASCENDENTE:
BARREIRA FSICA (Fig. 1): efetuam-se pequenos furos, em 2 sries, conforme a figura 3, depois introduz-se impermeabilizante. O processo deve ser feito por partes para evitar queda da alvenaria.

113

Fig. 1 Controle da umidade ascendente por barreira fsica.


FONTE: NORMAS ... (1987, p. 86)

Fig. 2 Vista frontal das perfuraes, para colocao de impermeabilizante. ESCOAMENTO DA GUA: construo de valas na parte externa, ou interna e externa da alvenaria (fig. 3 e 4), com caimento para escoamento da umidade ascendente. Pode-se colocar pequenos tubos perfurados para auxlio no escoamento da gua.

Fig. 3 Construo de vala nos dois lados da alvenaria.

114

FONTE: NORMAS ... (1987, p. 86)

Fig. 4 Construo de vala na parte externa da alvenaria e drenagem auxiliar.

BARREIRA QUMICA: consiste na execuo de uma srie de furos ao longo da parede, afastados de 10 a 20 cm, e com profundidade de cerca de 2/3 da espessura das paredes, nos quais se aplicam os produtos impermeabilizantes. Podem ser aplicados por gravidade (fig. 5) ou sob presso (fig. 6).

Fig. 5 Aspecto da introduo de produtos impermeabilizantes numa parede, por gravidade.


FONTE: HENRIQUES (1995, p. 104)

115

Fig. 7 Aspecto da introduo de produtos impermeabilizantes numa parede, sob presso.


FONTE: HENRIQUES (1995, p. 105)

4.3.2. TCNICAS DE CONSERVAO PARA AS PRINCIPAIS PATOLOGIAS NAS ARGAMASSAS DE REVESTIMENTO

Aps a eliminao da infiltrao de umidade, tem-se: Eflorescncia: - secagem do revestimento - escovamento da superfcie - reparo do revestimento, quando pulverulento Bolor: Vesculas: - lavagem com soluo de hipoclorito (gua sanitria) - reparo do revestimento, quando pulverulento - renovao da pintura, utilizando tinta no impermevel

4.3.3. MTODOS DE COMBATE AOS SAIS: Mtodo tradicional: - remover o reboco comprometido at a alvenaria (50 a 60 cm alm da mancha de umidade) - raspar as juntas com ponteiras e talhadeiras a uma profundidade de 2 a 3 cm - escovar a alvenaria com escova dura, molhar, esperar secar e tornar a escovar.

116

Tratamento qumico: baseia-se na transformao de sais solveis em insolveis. Processa-se pela aplicao de outras solues de sais de tal maneira que a dosagem aplicada seja igual ao contedo de sais detectados na parede. Na prtica, o tratamento satisfatrio quando os sais a serem combatidos e os sais do tratamento qumico reagirem entre si na proporo de 50%. aplicado em forma de spray ou pintura. Aplicao de Hidrofugantes: inibe a migrao de sais durante a cura das argamassas, mas tem como inconveniente, diminuir a aderncia da argamassa na alvenaria. Uso de compressas: utilizando-se mantas de celulose pura midas. Este tratamento muito caro; aplicado mais em esculturas ou relevos de pedra. Sistema eletro-fsico: so instalados dois eletrodos no interior da alvenaria e ligados rede eltrica do edifcio, formando um campo eltrico entre eles. Os ons de cargas negativas (os sais a serem eliminados) so movimentados para o eletrodo positivo que formado por um ncleo plstico eletricamente condutvel envolto em uma membrana semi-permevel . Os sais migram para o interior deste eletrodo (coletor de sal) sendo ali retirados e neutralizados. O eletrodo negativo instalado na base da alvenaria bloqueia o caminho da umidade ascendente. Quando os eletrodos esto saturados devem ser substitudos por eletrodos novos. Aps o tratamento adequado da alvenaria, dever ser colocada nova argamassa compatvel com a original. 4.3.4. PARA ALVENARIAS DE ADOBE E TAIPA Conservao e tratamento: Proteo contra intempries (chuvas) Capeamento com solo estabilizado. Reforo com estabilizao: adobes de solo-cimento e solo-cal, para reintegrao. Tem-se que evitar muito contraste de resistncia. Tratamentos de superfcie:

117

Utilizao de resinas acrlicas de polister, epoxdicas ou vinlicas: provoca efeitos colaterais. Diferena de brilho, coeficiente de dilatao diferenciado, problemas de respirao da parede, diferena de resistncia, etc. Silicato de etila (ex.: consolidante OH da Wacker): boa absoro, aumenta a resistncia mecnica. No entanto, no cola fragmentos, e de alto custo.

Obs.: Nas alvenarias de taipa ainda h o agravante das patologias da madeira, o que torna sua restaurao mais difcil. 4.4. COBERTURAS

Tendo em vista que o grande problema de danos na edificao conseqncia da gua que penetra pela cobertura, tem-se que eliminar os pontos de penetrao da gua. 4.4.1. TELHAS: Quando houver telhas quebradas deve-se substitui-las de imediato. No caso das telhas terem escorregado necessrio fazer a amarrao delas s ripas com arame de cobre para evitar a corroso do mesmo e conseqente danos telha. Para evitar a entrada de gua nas eventuais quebras de telha deve-se aplicar entre os caibros e as ripas uma manta de Tyvec, que um material que no deixa a gua penetrar, mas deixa o vapor dgua passar, ou seja, no deixa a rea sob o telhado sem ventilao o que prejudicaria o forro. 4.4.2. ESTRUTURA DE MADEIRA: Somente em casos extremos deve-se substituir totalmente uma pea de madeira da estrutura do telhado, dentro do possvel deve-se aproveitar as peas existentes principalmente nos locais onde se encontram os encaixes, mantendo-se o sistema original. As novas peas de madeira devem ser de boa qualidade, secas ao ar e sem defeitos como ns, fendas, gretas, etc. Nas emendas no devem ser utilizados pregos para prender uma madeira em outra. Devem ser executadas sambladuras ou emendas, utilizando-se, quando necessrio, placas metlicas, em

118

ambos os lados da madeira (tipo sanduche), aparafusadas (parafusos atravessando de um lado ao outro da pea). No caso de necessidade de preenchimento de pequenos buracos e fissuras, devem ser preenchidos com cola e p de serra fino no mesmo tom da madeira original. O preenchimento deve ficar um pouco mais alto para depois ser lixado. Quando for necessrio preencher grandes falhas utiliza-se uma emenda (bacalhau). A fixao se faz com cola branca ou cola epxi. Durante a secagem da cola a pea deve ficar presa com grampo ou sargento para garantir a fixao correta. Toda pea de madeira deve ser imunizada contra cupim. Tanto as peas novas que devem receber tratamento preventivo quanto as peas antigas que no foram retiradas do local devem receber tratamento curativo. A seguir sero apresentadas tcnicas de tratamento de madeira contra cupins: Preservao: realizada atravs de substncias qumicas. ter alta toxidez a um grande nmero de xilfagos ter grande penetrao na madeira ter ao duradoura ter alta fixao madeira no alterar as caractersticas e propriedades da madeira no provocar alteraes em outros materiais inocuidade ao ser humano, plantas e animais.

- Propriedades dos preservativos:

Tipos de preservativos:

Oleossolveis: utilizado em madeiras secas (creosoto, pentaclorofenol, aldrin, hidrocarbonetos clorados, etc). Hidrossolveis: utilizado em madeira mida ou verde (madeira com umidade acima de 30%) - base de cromo, cobre, arsnico, boro, flor, etc. A. Mtodos de tratamentos: (CAVALCANTE, 1982)

119

Os tratamentos podem ser preventivos, utilizado em madeiras ss com a finalidade de prever o ataque de microorganismos, e curativos, quando a madeira j est atacada. Fumigao: Utilizado em tratamentos curativos, com preservativo gasoso (fosfina ou brometo de metila), sem efeito residual. Mais utilizado para peas ornamentais ou mveis raros de madeira, onde h a preocupao de no danificar o revestimento ou a aparncia. Cobrese a pea com lona plstica, vedando-a completamente, e aplica-se o gs, que fica retido, penetrando na madeira e matando os insetos. Pincelamento*: Utilizado em tratamentos curativos e/ou preventivos. Deve ser aplicado em circunstncias de baixa incidncia de ataque, pois a proteo limitada. No recomendado em madeira que tem contato constante com a gua. Devem ser aplicadas 2 a 3 demos de preservativo, com pincel encharcado de preservativo e em vrias direes. Este tratamento deve ser repetido anualmente. Em madeiras muito permeveis, obtm-se penetrao de 1 a 5 mm. Asperso: Tambm fornece proteo limitada. executada por meio de pulverizador porttil, at que comece a escorrer sobre a madeira. Devem ser aplicadas 2 a 3 demos. Em locais de grande extenso, utiliza-se uma cmara de asperso. Consegue-se penetrao pequena. Pode ser utilizada para tratamento preventivo e/ou curativo. Imerso*: Deposita-se a madeira em tanque de metal ou concreto com o preservativo, e depois de algum tempo retira-se a madeira e coloca-se para secar. Fornece maior penetrao, de acordo com o tempo e tipo de preservativo (menor viscosidade = maior penetrao). utilizado para tratamento preventivo. Gotejamento*: utilizado em tratamento curativo, quando no se pode retirar a pea do local. Possui tima penetrao. Faz-se pequenos furos na madeira e coloca-se tubos finos de plstico interligados a recipientes que contm preservativo. (mesmo esquema do soro) Difuso: A madeira deve ser, preferencialmente, de rvore recmabatida e com umidade acima de 50%. O preservativo penetra na madeira atravs da umidade natural. Existem 3 mtodos de aplicao.
Submerso em 1 preservativo: A madeira submergida em um preservativo (composto de boro) por poucos minutos e depois empilhada compactamente, e envolvida por lona plstica por 2 a 15 semanas. Os compostos de boro no se

120

fixam, permanecendo solveis, logo a madeira no deve ser usada em contato com o solo ou a gua.

Submerso em 2 preservativos: A madeira mantida submersa por 15 dias em soluo a 3,5% de sulfato de cobre e depois por mais 15 dias em soluo a 3,5% de bicromato de potssio. O segundo preservativo reage com o primeiro formando um composto insolvel. Depois retira-se a madeira e coloca para secar conforme o item anterior. Preservativo em pasta: Aplica-se o preservativo (com fluoreto de sdio ou misturas de compostos de boro e fluoretos) em pasta na superfcie da madeira, que depois compactamente empilhada e coberta com lona plstica por cerca de 30 dias. Obtm-se tima penetrao nos 3 mtodos. Se a espessura da madeira no for muito alta, pode-se obter penetrao total. Banho quente-frio: Utiliza-se 2 tanques, um preservativo quente e outro com frio. A madeira fica imersa no preservativo por cerca de 2 horas, a cerca de 90 C e por 4 a 6 horas temperatura ambiente. O mtodo eficaz, porque o preservativo quente expulsa o ar contido no interior da madeira devido ao aumento da presso de vapor dgua, e o ar substitudo pelo preservativo. Pode-se obter penetrao quase total do preservativo na madeira. Duplo vcuo: Utiliza-se madeira com umidade abaixo de 30%. Coloca-se a madeira no recipiente de tratamento e aplica-se um vcuo inicial de 250 a 750mm/Hg (de acordo com a permeabilidade da madeira) por 15 a 30 minutos. Introduz-se, ento, o preservativo no cilindro e libera-se o vcuo, o que fora o preservativo para o interior da madeira. A madeira fica submersa por cerca de 5 a 20 minutos e aplicado vcuo final por 15 a 30 minutos para retirar o excesso de preservativo. Obtm-se boa penetrao em tbuas e peas de pequenas dimenses. Com presso: So os mais eficientes pois consegue-se penetrao profunda. Utiliza-se equipamento muito complexo (cilindro de tratamento, tanque de armazenamento, tanque medidor, tanque misturador, bomba de vcuo, bomba de presso ou compressor de ar, tubulaes, vlvulas, sistema de aquecimento e vagonetes que deslizam sobre trilhos). Este tratamento resulta em intensa penetrao, logo a madeira pode ser utilizada em situaes que apresentam alto ndice de ataque por organismos xilfagos.

121

Uso de iscas: Consiste na colocao de pedaos de madeira com veneno, em locais estratgicos, para atrair os cupins que depois levam o veneno para a rainha consumir. Muito utilizado atualmente. Obs.: (*) mtodos mais utilizados nas obras de restaurao. 4.4.3. ESTRUTURA METLICA: A corroso do ferro denominada de ferrugem, cuja remoo, estabilizao e proteo do material uma das tarefas mais difceis para o restaurador. O ferro retm uma quantidade elevada de cloreto que impossibilita conter a corroso. Tratamento/Limpeza: Processos mecnicos: Limar, escovar ou tratar com jatos de areia, quando a camada de ferrugem deva ser removida controladamente para proteger incrustaes ou por em descoberto alguma parte. Processos trmicos: Aquecer o ferro vrias vezes a 900C, arrefec-lo e remover a ferrugem com uma escova. Processos qumicos: Desenferrujamento por meio de cidos (cido ctrico amoniacal), por meio de barelas (solues aquosas reagindo alcalinamente) e a aplicao de complexificantes (tetracetato diaminoetilnico de sdio). Os cidos tm a desvantagem de atacarem o ferro. Proteo: Para proteo de peas de edificaes, utilizam-se revestimentos com pinturas especiais anticorrosivas cujos sistemas esto diretamente ligados s condies climticas.

Quadro 1 Tipos de pintura de acordo com a atmosfera em que o metal est exposto. PINTURA ATMOSFE RA Rural
Interme

Fundo zarco alqudico

diria

Acabamento alqudico ou alumnio fenlico epxi-poliamida, acrlica ou epxiamina ou poliuretano

---

Urbana

epxi-amina

---

122

Industrial Marinha

ricas em zinco ricas em zinco

epoxi epoxdicas

poliuretano aliftico ou epoxi poliuretano, epoxi ou borracha clorada

4.4.4. CALHAS: Primeiramente necessrio fazer um clculo da vazo das calhas de acordo com os ndices pluviomtricos atuais. Caso se verifique que a calha existente pequena deve-se aumenta-la para evitar que a gua penetre por dentro da cobertura. Em caso de necessidade pode-se fazer uso de buzinotes para ajudar a escoar a gua. A. Calhas de cobre: Nas calhas de cobre deve ser verificado seu estado de corroso e se existe alguma perfurao. A fixao da calha no deve ser feita diretamente sobre o madeiramento ou sobre a alvenaria da parede. Do lado do contato com a madeira a fixao deve ser feita com a dobra da calha fixada atravs de colchetes de ferro galvanizado e do lado da alvenaria deve ser embutida na alvenaria a qual dever ser bem argamassada e receber produto betuminoso para impermeabilizar a platibanda. Como foi visto na unidade III, o cobre possui uma atina estvel de carbonato ou ento uma instvel de cloretos, a qual deve ser retirada. A seguir os tratamentos recomendados para o cobre. Deixando a ptina: visando a estabilizao da mesma, ou seja, apenas fazendo a remoo da doena do bronze. Solues: Tratar com sesquicarbonato de sdio, banhando a pea, at retirar todo o cloreto (pode levar vrios meses). Colocar o objeto numa soluo de benzotriazol, para cobrir com uma camada de proteo. mais rpida que a anterior, dura alguns dias. Tratar com xido de prata: primeiro remove mecanicamente o cloreto pulvreo de cobre, depois aplica-se, sobre as partes atacadas, uma pasta de xido de prata misturada com metanol Removendo a ptina:

123

Quimicamente, deve-se empregar tanto solues cidas (cido frmico, cido ctrico, cido tartrico, com anticorrosivos) como bsicas (produtos alcalinos: hidrxido de sdio, pirofosfato de sdio e naftol ). Para remover os carbonatos de cobre usam-se sal-derochela, um trtaro de sdio e potssio, ou glicol numa soluo aquosa alcalificada com hidrxido de sdio. A questo de saber que processo se dever aplicar depende do estado de conservao do objeto e dos agentes corrosivos. Proteo do cobre: Aps a limpeza do cobre, o componente mais utilizado para proteg-lo, o benzotriazol, ou ento, mergulhar o objeto em cera de abelhas derretida, misturas de cera (parafina, cera de abelhas, cera de carnaba), naftalina, cido esterico ou estearatos. Pode-se tambm usar revestimentos de verniz de resina acrlica. B. Calhas de alvenaria:

As calhas de alvenaria ou concreto, quando estiverem infiltrando deve-se retirar a impermeabilizao existente e colocar nova manta impermeabilizante com produto betumiso que dever cobrir alm da superfcie da calha em si, toda a platibanda e parte superior desta. Deve-se ter cuidado de dar, parte superior da platibanda, um acabamento com pelo menos 1% de inclinao. 4.5. ESQUADRIAS

4.5.1. MADEIRA: Nas esquadrias de madeira deve-se aproveitar o mximo possvel do material original, substituindo as partes muito deterioradas ou complementando partes faltantes utilizando-se emendas (bacalhau) feitas do mesmo tipo de madeira da existente. Para os locais que necessitam de preenchimentos utiliza-se a mesma tcnica descrita no item de coberturas de madeira, assim como para as tcnicas de imunizao. No esquecer de pintar ou envernizar a madeira para que a mesma tenha uma maior durabilidade. 4.5.2. FERRO FUNDIDO:

124

Material muito resistente, utilizado desde a antigidade at os dias atuais (ex.: postes). A partir do incio do sc. XIX (1830) iniciase o uso do ferro fundido em peas de escultura na Europa. O ferro fundido oferece grande resistncia corroso. Quando ocorre, normalmente uma corroso uniforme que muitas vezes at protege o ferro (aps 10 anos o percentual de corroso no evolui mais). atacado por cidos, sais e gases. Formas de tratamento: O processo leva em conta o revestimento, o tipo de corroso e a anlise da estrutura suporte. So utilizadas as seguintes tcnicas: Desmontagem e transporte das peas para serem tratadas em locais com controle de umidade; Limpeza com escova metlica e jateamento de areia para retirar a corroso externa; Jato abrasivo a alta temperatura e esfriamento rpido; O interior da esttua deve ser limpo com areamento. Vedaes com substncia epoxdica. Unio de elementos quebrados deve ser feita com rebites presos por parafusos ou pinos e colar com cola epoxi (adesivos da famlia dos epxi). A solda difcil de ser utilizada por causa da presena de xidos; o calor liberado pela solda pode provocar quebra. Restituies de partes faltantes: as partes devem ser moldadas e coladas por pinos ou adesivos. As juntas devem prever a dilatao do material. PISOS E FORROS DE MADEIRA

4.6.

Os pisos e forros de madeira devem, antes de qualquer interveno, serem mapeados e numerados para que, aps a restaurao, as peas reaproveitadas voltam para a mesma posio original. S devem ser trocadas as peas que no tm possibilidade de reaproveitamento. Para os locais que necessitam de preenchimentos utiliza-se a mesma tcnica descrita no item de coberturas de madeira, assim como para as tcnicas de imunizao.

125

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS PARA UNIDADES III E IV: BAREIA, E.; PUMAR, M. Manual Tcnico 1: Madeira, Caractersticas, Deteriorao, Tratamento. Rio de Janeiro: Ministrio da Cultura SPHAN/Pr-Memria. /s.d./. BRANDI, Cesare. Teora de la restauracin. Madrid: Alianza Editorial, 1989. CAVALCANTE, Messias S. Deteriorao Biolgica e Preservao de Madeiras. Pesquisa & Desenvolvimento, n.8, So Paulo: IPT, 1982. CINCOTTO, Maria Alba. Patologia das Argamassas de Revestimento - Anlise e Recomendaes. Monografias. So Paulo: IPT, 1983. CURY, Isabelle (org.). Cartas patrimoniais. 2 ed. ver. aum. Rio de Janeiro: IPHAN, 2000. HENRIQUES, Fernando M. A. Humidade em Paredes. 2 ed. Lisboa: LNEC, 1995. IPHAN. Manual de consevao preventiva para edificaes. Rio de Janeiro: Grupo Tarefa/Programa Monumenta-BID, 1999. Normas Minimas para la Conservacion de los Bienes Culturales. Colmbia: Colcultura, 1987. OLIVEIRA, Mario M. de. Tecnologia da conservao e da restaurao - Materiais e estruturas: roteiros de estudos. Salvador: Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da UFBA/PNUD/UNESCO, 1995. PRUDNCIO, Walmor J.; RIBEIRO, Rosina Trevisan M. As bases ticas da restaurao do patrimnio cultural. In: DEL RIO, Vicente
(org.). Arquitetura: Pesquisa & Projeto. Rio de Janeiro: Pr-Editores, 1998.

RIEDERER, Josef. Restaurar e Preservar. Colnia: Instituto Goethe, s/d. WARD, Philip. La Conservacin del Patrimonio: carrera contra reloj. Marina del Rey, California: The Getty Conservation Institute, 1992.

126

127

128

Vous aimerez peut-être aussi