Vous êtes sur la page 1sur 17

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAU- UESPI PR- REITORIA DE PESQUISA E PS- GRADUAO-PROP COORDENAO DE PESQUISA

Fenologia e sndromes de disperso em uma mancha de cerrado em Parque Urbano na cidade de Teresina (PI)

Maria da Conceio Gomes de Sousa Orientador: Prof. Dr. Francisco Soares Santos Filho

Teresina (PI) 2010

Fenologia e sndromes de disperso em uma mancha de cerrado em Parque Urbano na cidade de Teresina (PI)

Relatrio final de dados apresentado junto PrReitoria de Pesquisa e PsGraduao referente a Projeto de Iniciao Cientfica com Bolsa concedida pela Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico CNPq..

Teresina (PI), 2010

SUMRIO

Introduo Metodologia Resultados Referncias Bibliogrficas

05 07 10 17

Resumo

O presente estudo est sendo realizado no Parque Ambiental de Teresina situado entre dois bairros populosos (Buenos Aires e Mocambinho), localizado em Teresina estado do Piau. O estudo pioneiro na regio, tendo como objetivo descrever os padres fenolgicos nessa rea. Alm de responder as seguintes perguntas 1) as espcies lenhosas presentes na floresta de cerrado de um parque urbano tm comportamento fenolgico relacionado com fatores climticos como a temperatura e pluviosidade? 2) disperso predominante numa rea de preservao urbana ser predominantemente abitica ou zoocrica? O monitoramento foi realizado dois dias na semana com visitas as dez parcelas observando as fenofases apresentadas pelos indivduos marcados. Durante os 8 meses de monitoramento observou-se que os indivduos de maior significncia foi o pau-mirin e o conduru (Brosimum rubescens) a fenofase de queda de folhas e brotao so eventos contnuos e que sofrem influencia direta dos fenmenos climticos. Com relao florao e frutificao no foi possvel conhecer como estas se comportam pela falta de resultados. Palavras- chave : fenologia, parque urbano, cerrado.

INTRODUO

A fenologia estuda a relao existente entre o clima e os fenmenos naturais peridicos tais como migrao de pssaros, ecloso de brotos, florescimento das plantas. Esta relao nos ajuda a entender como eventos biolgicos repetitivos influenciam nas mudanas que ocorrem no meio abitico e bitico, pois ao entender a fenologia podemos compreender como esta influencia diretamente os fenmenos abiticos na natureza bitica podendo contribuir para conhecer como a comunidade se organiza, qual a sua interao plantaanimal e a evoluo dos mecanismos de disperso Os estados do Piau e do Maranho possuem uma das maiores concentraes de cerrado do nordeste do Brasil. Apresenta uma flora pouco conhecida devido existncia de problemas taxonmicos que resultaram em uma bibliografia pequena. A flora do cerrado caracterizada por RIZZINI como uma zona marginal, no entanto CASTRO et. al. (2007) chamou o cerrado do nordeste de zona marginal distal. Marginal porque se localiza e est distribudo nas margens do espao geogrfico ocupado pelos cerrados do Brasil. Distais referindo-se ao fato de apresentarem como sendo a continuao fisionmica e estrutural dos cerrados do planalto central de flora contnua. Em reas urbanas Parques Urbanos so destinados para locais onde existe um alto ndice de antropotizao e que possuem poucos locais para entreterimento e lazer. Parques so em geral destinadas s reas de proteo ambiental que vo desde as unidades de conservao at parques temticos. (Ubiratan 2009) Unidades de conservao no deixam de serem parques, porm, nem todo parque uma unidade de conservao. Unidades de Conservao so reas com um bom grau de conservao de seus recursos naturais que podem ter usos restritos e controlados. Ambos locais esto presentes no planejamento urbano sendo mais uma forma de auxiliar, conhecer e incentivar a proteo ambiental destas reas e de todas as existentes. (Ubiratan 2009) Um estudo fenolgico foi realizado no Parque Ambiental de Teresina uma rea Urbana de Teresina. O seu interior caracterizado por uma mancha de cerrado de aproximadamente 38 hectares nesta rea ocorre uma floresta do tipo cerrado constituda de um dossel formado por rvores de mdio e grande

porte, sub-bosque formado por pequenas rvores, arbustos e herbceas e algumas espcies invasoras. O presente estudo tem por objetivo descrever os padres fenolgicos das espcies lenhosas presentes na floresta de cerrado no municpio de Teresina, PI, Bem como responder as seguintes perguntas: a) as espcies lenhosas presentes na floresta de cerrado de um parque urbano tm comportamento fenolgico relacionado com fatores climticos como a temperatura e pluviosidade? Para responder essa pergunta sero monitoradas as fenofases de mudana foliar (brotao e queda de folhas), florao e frutificao. As informaes coletadas a partir de fontes secundrias como boletins meteorolgicos sero confrontados com a fenofase com maior porcentagem no ms de maior precipitao; b) a disperso predominante numa rea de preservao urbana ser predominantemente abitica ou zoocrica? Para responder a essa pergunta sero feitas observaes em campo e coleta de frutos para serem posteriormente analisados.

METODOLOGIA

REA DE ESTUDO O Parque Ambiental de Teresina situado entre as coordenadas geogrficas 05o2007S/ 4204847w e 0500152S/ 4204854w, localizado ao norte da cidade de Teresina, Estado do Piau. O parque abrange uma rea de 38 ha.

DELIMITAO DA REA ESTUDADA Nesta etapa sero demarcadas 10 parcelas aleatrias medindo 10 x10 m e sero marcados todos os indivduos lenhosos com DAS> 5 cm de uma floresta de cerrado situada em um Parque Urbano da cidade de Teresina, PI, com a finalidade de acompanhar por um perodo de 12(doze) meses suas fases fenolgicas.

ASPECTOS FENOLGICOS Sero observadas as seguintes fases:


I)

Queda foliar perodo de caduciflia das espcies;

II)

Brotamento perodo em que ocorre o aparecimento de brotos foliares at a expanso de folhas novas;

III)

Florao perodo em que a planta investe na formao de botes e, posteriormente, de flores e;

IV)

Frutificao presena ou ausncia dos frutos.

As fenofases sero quantificadas de acordo com o mtodo de FOURNIER (1974). Este mtodo usado para quantificar as fenofases, avaliando individualmente cada uma atravs da atribuio de valores:

VALOR ATRIBUDO 0 1 2 3 4
Fonte: FOURNIER (1974).

STATUS DE FASE Ausncia de fenofase Fenofase com magnitude entre 1% e 25% Fenofase com magnitude entre 26% e 50% Fenofase com magnitude entre 51 e 75% Fenofase com magnitude entre 76% e 100%.

Sero determinadas porcentagens de espcies, porcentagens de indivduos e porcentagem de Fournier. A porcentagem de espcie avaliar a sincronia interespecfica e identificar a proporo de espcies por fenofase. A porcentagem de indivduos permite avaliar a sincronia intra-especfica. A porcentagem de Fournier evidenciar os picos fenolgicos, representando o melhor comportamento fenolgico das espcies, conforme frmula a seguir: % de Fournier = Fournier / 4N x 100

Onde: Fournier= somatrio das categorias de Fournier dos indivduos; N= indivduos da amostra. Para avaliar a sincronia ser calculado o ndice de atividade, a partir da proporo de indivduos amostrados que esto manifestando o evento fenolgico. INDICE DE ATIVIDADE Assincrnico Pouco Sincrnico Muito Sincrnico
Fonte: Bencke & Morellato (2002)

PARMETRO CONCEITUAL <20% dos indivduos na fenofase 20%, indivduos na fenofase<60% Indivduos na fenofase>60%

Sero coletadas informaes sobre o mecanismo de disperso dos frutos, julgando se as plantas monitoradas apresentam zoocoria ou anemocoria, ou mesmo se existem espcies com mecanismos autocricos. Os dados referentes a disperso sero comparados com a fisionomia predominante das parcelas analisadas, para uma correlao disperso x fisionomia, testando os padres descobertos por GENTRY (1982).

COLETA DE MATERIAL BOTNICO Sero coletados ramos frteis das espcies em observao. As coletas sero realizadas no perodo de monitoramento, quando das fases de florao e frutificao. O material ser processado e herborizado. Aps identificao ser incorporado ao acervo do Herbrio Afrnio Fernandes (HAF) da Universidade Estadual do Piau - UESPI.

IDENTIFICAO DO MATERIAL BOTNICO Os materiais sero reidratados e examinados em estereomicroscpio. O material botnico ser identificado com uso de chaves de identificao, bibliografia especializada, descries originais, floras, obras clssicas e comparao especialistas. com material depositado em herbrio, identificado por especialistas. Os materiais no identificados ou duvidosos sero enviados para

RESULTADOS

Esto sendo monitoradas 454 plantas. At o momento foram identificadas 284 plantas (ver tabela 01) onde a mais representativa o pau mirim (Myrcia fallax) com 21,83% presente em todas as parcelas observadas, seguido do conduru (Brosimum rubescens) com 18,7% que tambm est presente em todas as parcelas. A fenofase de queda de folha contnua, ou seja, vem ocorrendo de setembro de 2009 at maio de 2010. Com o incio da estao chuvosa pode ser observado um declnio significativo dessa fenofase como mostra a figura 01. Com a estao mida que tem incio em dezembro pode ser observado um aumento crescente na brotao (figura 01). A florao ocorreu ao longo do monitoramento sem alteraes significativas havendo um leve aumento no ms de janeiro resultado da mudana de temperatura e de precipitao que este ms apresenta (figura 01). A fenofase de frutificao teve uma participao mnima neste estudo pela falta de registros. Na rea em estudo alm das espcies caractersticas do cerrado como Faveira de bolota (Parkia platycephala) e o Jatob (Hymeneae courbaril), Janaguba (Himatanthus drasticus), Pau darco (Tabebuia serratifolia) encontra-se espcies invasoras, como o mandacaru (Cereus jamacaru) da famlia Cactaceae uma planta xerfila pertencente ao bioma Caatinga. Nessa rea tambm so encontradas diversas lianas que no esto includas entre as plantas monitoradas. E oportuno ressaltar que esse estudo e pioneiro sendo de grande importncia para a preservao da diversidade vegetal presente neste ambiente. Analisando de forma particular foram observadas duas espcies de representatividade para o estudo, tais como pau-mirin e conduru. A espcie pau mirin possui a fenofase de queda bem destacada no ms de setembro perodo no qual a precipitao baixa e a temperatura elevada, no entanto no ms de dezembro e janeiro no qual a temperatura mais branda e a precipitao mais elevada a fenofase de brotao notvel e com o trmino do perodo chuvoso a fenofase de queda volta a se destacar. As fenofases de florao e frutificao s tiveram destaque nos meses de precipitao alta e temperatura baixa a partir, dos resultados obtidos pode-se constatar que

fenmenos climticos influenciam diretamente em fenmenos peridicos repetitivos (figura 02) A espcie conduru (Brosimum rubescens) pertencente famlia da Moraceae possui sua fenofase de queda bem elevada no ms de setembro e ao se aproximar dos meses chuvosos o declnio brusco sendo bem diferente da espcie anterior. A fenofase de brotao possui seu pico no ms de dezembro e uma diminuio notria no ms de janeiro, nos meses posteriores a janeiro a fenofase de queda volta a se elevar rapidamente sendo esta mais uma diferena existente entre as duas espcies estudadas. A florao e frutificao foram observadas mais sem destaque e sem mudanas que pudessem influenciar este estudo (figura 03). Ao observarmos no geral os meses de dezembro e janeiro so de suma importncia, pois neles ocorrem as significativas mudanas de fenofases e as mudanas climticas necessrias para a compreenso do comportamento fenologico desses indivduos. A temperatura e a precipitao parecem ter grande influncia nas fenofases, pois quando a temperatura aumenta favorece positivamente a queda de folha. Com relao aos dados pluviomtricos pode-se afirmar que de setembro de 2009 a outubro de 2009 a precipitao foi constante, com um crescente aumento a partir de outubro de 2009 at janeiro de 2010, j a umidade relativa foi crescente entre setembro de 2009 a janeiro de 2010 (ver figura 04). Das plantas monitoradas sabido a partir de observaes em campo e informaes coletadas que as espcies da famlia Myrtaceae por terem um fruto suculento e com cor chamativa so dispersos por animais frugivoros (Zoocoria)(Figura 051). J os frutos da janaguba so dispersos por anemocoria, pois possuem adaptaes especiais que permitem serem levados pelo vento (Figura 05-3). Pode-se observar que a Caesalpinia ferrea popularmente conhecida como pau ferro tem sua disseminao por autocoria (figura 05-4). Em relao aos demais indivduos e cedo para fazer qualquer afirmao a respeito de seu mecanismo de disperso.

FIGURA 01 - Fenofases apresentadas pelos indivduos monitorados, de setembro/2009 a janeiro/2010, Parque Ambiental de Teresina, PI.

FIGURA 02: Fenofases apresentadas pelo indivduo pau-mirin monitorados, de setembro/2009 a maio/2010, Parque Ambiental de Teresina, PI.

FIGURA 03: Fenofases apresentadas pelo indivduo conduru monitorados, de setembro/2009 a maio/2010, Parque Ambiental de Teresina, PI.

FIGURA 04: Dados pluviomtricos e de Umidade Relativa do Ar referente cidade de Teresina. Mdia histrica dos ltimos 50 anos.

Dados: Departamento de Meteorologia da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hdricos do Estado do Piau.

FIGURA 05 Alguns exemplares de plantas e seus frutos coletados no Parque Ambiental de Teresina, PI no perodo de setembro/2009 a Janeiro/2010.

Foto 01 - Myrcia fallax (Myrtaceae)

Foto 02 Myrtaceae sp.

Foto 03 Himatanthus fallax

Foto 04 Caesalpinia ferrea

TABELA 01: Indivduos amostrados nas 10 parcelas, Parque Ambiental de Teresina, PI. N= nmero de indivduos amostrados.
Nome Cientfico Astrocaryum aculeatum Anacardium occidentale L. Brosimum rubescens Caesalpinia ferrea Mart. Campomanesia xanthocarpa O.Berg. Cochlospermum regium (Shrank) Pilg. Copaifera langsdorffii Dimorphandra mollis Hymeneae courbaril Himatanthus fallax Lonchocarpus sp. Luehea divaricata Mart. Mimosa bimucronata Myrcia fallax Miconia macrothyrsa Benth. Magonia pubescens Myrcia sp. Parkia platycephala Benth. Piptocarpha rotundifolia Pouteria lateriflora Tabebuia sp. Vatairea macrocarpa Famlia Botnica Arecaceae Anacardiaceae Moraceae Fabaceae Myrtaceae Cochlospermaceae Fabaceae Fabaceae Fabaceae Apocynaceae Fabaceae Malvaceae Fabaceae Myrtaceae Melastomataceae Sapindaceae Myrtaceae Fabaceae Compositae Sapotaceae Bignoniaceae Fabaceae N 7 4 53 2 25 2 9 1 1 12 17 1 7 62 1 3 1 5 1 4 12 12 2 1 1 Angelica archangelica Pouteria ablanceolata Acrocomia aculeata Steptosolen jamesonii Byrsonima SP Balfourodendron Guazuma ulmifolia Rollinia leptopetala Caryocar brasiliense Brosimum guadichaudii Qualea grandiflora Triplaris nbrasiliensis Citrus aurantifolia Brosimum guadichaudii Apiaceae Sapotaceae Palmae Strelitziaceae Malpighiaceae Rutaceae Sterculiaceae Annonaceae Caryocaceae Moraceae Vochysiaceae Polygonaceae Rutaceae Moraceae 3 1 1 1 1 5 6 3 1 4 1 1 3 3 Nome vulgar Tucum Cajueiro Cunduru Pau ferro (juc) Guabiraba Algodo brabo Podoi Fava d anta Jatob Janaguba Farinha seca Aoita cavalo Unha de gato Mirim Maria preta Tingui Murta Faveira de bolota Candeia Pitomba de leite Pau d arco Amargoso Muri nativo Pau chapado Pau Fortunado Anglica Tuturub Macaba Marianinha Murici Marfim Mutamba Ata brava Piqui Mama cachorra Pau terra Pau formiga Limozinho Inhar

Rinorea sp Ricinus communis Bauhenia forticata Total

Violaceae Euphorbiaceae Fabaceae

1 1 3 284

Violeta Mamona Pata de vaca

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
CASTRO et. al 2007. Cerrado Marginais do Nordeste e Ectonos Associados. Revista Brasileira de Biocincias, Porto Alegre, v. 5, supl.1 , p. 273-275. FOURNIER, L. A. 1974. Um mtodo cuantitativo para la medicin de caractersticas fenolgicas em rboles. Turrialba, V. 24; p. 422-423.

GENTRY, A. H. 1982. Patterns of neotropical plant species diversity. Evolution Biology, V.15. p.1-84. UBIRATAN O.F.2009. Parques urbanos ou Unidades de Conservao.

Vous aimerez peut-être aussi