Vous êtes sur la page 1sur 3

A MONTAGEM DE UM PROJETO/PROGRAMA rvore de problemas / rvore de objetivos Paulo Costa Carioca pccarioca@globo.com, carioca@seplan.ma.gov.br, costapaulo@hotmail.

com
Baseado em cursos, apostilas e experincias diversas

RVORE DE PROBLEMAS - Iniciando a construo de uma idia Conceitualmente, PROBLEMA o resultado indesejado de um processo. Para a montagem de um projeto/programa, um problema uma situao negativa ou um dficit que se quer resolver, ou um investimento que se pretende justificar. Dentre os listados, deve-se escolher um, considerado importante ou crtico e possvel de ser solucionado no mbito da execuo do projeto/programa. Escolhido aquele que vai ser o problema central, parte-se para a construo da rvore de problemas: Coloca-se no centro do papel, em um quadrinho, o problema central. Este ser o tronco da rvore; Acima do problema central, coloque outros problemas, dele derivados, que so os efeitos ou consequncias, que formam a copa da rvore; Abaixo do problema central so colocados quadrinhos com os problemas que representam as causas, razes ou fatores geradores do problema central. Formam as razes da rvore. justamente a que o projeto/programa deve atuar. Obs.: - Escolha sempre uma situao negativa para a rvore de problemas ("leitura" no um problema, mas a "dificuldade de leitura"); - No inclua a soluo na formulao do problema central, pois um problema no ausncia de soluo, mas uma situao negativa ("Falta de reforo para aprendizagem da leitura e escrita" = "dificuldade de leitura e escrita"); - No trabalhe com problemas muito genricos ("violncia"); "traduza" o que est sendo entendido como violncia; - O projeto/programa agir sempre nas causas; - A rvore lida de baixo pra cima (e construda ao inverso). RVORE DE OBJETIVOS Invertendo a rvore de problemas A rvore de objetivos, alm de possibilitar a soluo de problemas e modificao das situaes no desejadas, serve tambm para definir as alternativas de interveno do projeto/programa. Todas as situaes negativas sero convertidas em positivas, ou seja, cada problema (negativo) ser substitudo por um objetivo (positivo). Tem-se ento: Causas Meios e Efeitos Fins

- Transformar o problema central da rvore de problemas em um objetivo; o Objetivo Geral do projeto/programa; - Transformar as causas em meios para alcanar o objetivo geral. A partir destes surgiro os Objetivos Especficos. - Transformar os efeitos ou conseqncias em fins, ou seja, os objetivos que sero alcanados em um prazo maior.

Obs.: - Excluir da rvore as causas que no so modificveis (que podem, talvez, fazer parte da justificativa); - Verificar se existe coerncia entre os meios propostos e os fins pretendidos; se no, modificar a rvore de problemas e, consequentemente, os objetivos; - Deve-se definir qual o recorte que se vai fazer da rvore de objetivos para o trabalho, visto no dar para atingir tudo com um s projeto; - Escrever os meios (objetivos especficos) com um verbo a ser perseguido.

ETAPAS DE UM PROJETO/PROGRAMA

Introduo Viso geral do problema, da localidade, do pblico-alvo, dos objetivos, metodologia e justificativa. Objetivo Geral Significa o ponto aonde se quer chegar atravs da execuo do projeto. Deve-se estabelecer apenas um.

Objetivos Especficos So operacionais e correspondem ao que se pretende pr em prtica atravs do projeto/programa; definem as aes que sero executadas para se chegar ao objetivo geral. Pode-se traar vrios objetivos especficos. So construdos (assim como o objetivo geral) com frases que comeam com verbos no infinitivo.

Justificativa (por qu?) Qual a importncia do projeto/programa? Por que ele deve existir? Na resposta cabem qual a situao atual (diagnstico) e a importncia deste projeto/programa na resoluo dessa situao. Pode ser uma das ltimas coisas a serem escritas, para se ter antes uma viso mais completa do que se pretende.

Definio de atividades (o qu?) As atividades so as tarefas, as aes que devem ser desenvolvidas para se alcanar os objetivos especficos. So, na verdade, as providncias que precisam ser tomadas para que o projeto/programa seja executado. Pode-se escrev-las em um quadro, ao lado de cada objetivo especfico.

Cronograma de atividades (quando?) preciso determinar quanto tempo cada atividade requer para ser executada; preciso definir quando as atividades sero realizadas. Pode-se montar um quadro com as atividades de um lado e os meses (ou semanas) de outro, marcando-se com um "X" quando sero realizadas.

Metodologia (como?) Considerando o diagnstico como ponto de partida e os objetivos como ponto de chegada, a metodologia justamente o caminho que se percorre para unir estes dois pontos e a forma de andar neste caminho, incluindo o referencial terico, as concepes tericas que orienta a prtica, ou seja, a

escolha do conjunto de estratgias a ser utilizado. Estas estratgias representam as maneiras utilizadas para fazer com que os objetivos aconteam. Embora se confundam com as atividades, diferem porque as atividades tm um cunho administrativo e a metodologia envolve vises de mundo (concepes tericas). Exemplo: Objetivo especfico: Realizar curso de alimentao alternativa; Atividades (providncias): Divulgar o curso, selecionar participantes, contratar professores, comprar materiais; Metodologia: Aulas expositivas no primeiro ms, debates de texto sobre as vantagens da alimentao alternativa, aulas prticas no segundo ms, degustao aps aulas. Avaliao importante ter em mente a forma de avaliao do projeto/programa, como saber se os objetivos foram alcanados e quais outros possveis pontos positivos, alm da avaliao constante, durante todo o processo de execuo, para manuteno ou uma mudana de rumo, se necessrio.

Recursos Materiais e humanos Definio dos recursos que sero necessrios para desenvolver cada atividade e o projeto/programa como um todo; sejam recursos materiais (infraestrutura, materiais, transportes, etc.) ou humanos.

METODOLOGIA 5W 2H Pode ser tambm uma forma de construir o projeto/programa, mas pode ser utilizado para conferncia se falta ou no alguma informao importante. What Who Where When Why How How much O qu? O que deve ser feito, o assunto, os objetivos, as atividades Quem? Quem far cada atividade, cada ao Onde? Onde ser realizado o projeto e cada atividade Quando? Quando ser realizado o projeto e cada ao; cronograma de atividades Por qu? Por que realizar o projeto e cada ao; justificativa Como? Como ser realizado; como sero realizadas as atividades; metodologia Quanto? Quanto custar? Quais os recursos necessrios?

Vous aimerez peut-être aussi