Vous êtes sur la page 1sur 1

WWW.STARGOLD.XPG.COM.

BR

Por exemplo: 1 - O modulo no esta ativando o injetor de combustvel 1 Neste caso voc mede o terminal do modulo que ativa este injetor em relao a massa. Se na medio der uma baixa resistncia hmica em qualquer polaridade das pontas de provas do ohmmetro, isto significa que esta porta esta em curto para massa. Provavelmente o transistor chaveador de potncia desta porta esta em curto, ou um outro componente interno qualquer ligado a esta porta. Basta voc descobrir quais os componentes desta porta esto em curto e troca-los por outros originais. Existem defeitos em que a porta fica permanentemente aberta. Nestes casos voc dever verificar se o transistor de potncia chaveador no esta aberto, ou um outro componente ligado a porta. Tambm voc dever verificar se existem trilhas de circuito impresso partidas ou carbonizadas. Existem defeitos em centralinas que no so de portas, e sim em outros circuitos dentro da centralina. Geralmente so circuitos de processamento e de memria, que so constitudos de chips ( circuitos integrados ). Neste caso o conserto da centralina fica praticamente impossvel em muitos casos. Um conserto neste caso, somente possvel com a troca de vrios componentes chips suspeitos, at se encontrar o que esta com defeito.

INTRODUO EXEMPLO DE TESTES

Atualmente existem milhares de centralinas ou mdulos eletrnicos, jogados em alguma sucata de oficina, que poderiam ser facilmente restaurados. Os mdulos em geral so componentes, bastante caros, e so facilmente condenados, por qualquer motivo, por mecnicos e eletricistas automotivos, que no possuem ainda um bom conhecimento sobre injeo eletrnica. Os mdulos eletrnicos so componentes bastante robustos, e fabricados com materiais de boa qualidade, para que possam durar muitos anos em funcionamento nos veculos. Todos os mdulos possuem proteo eletrnica interna, contra sobrecargas e curtos circuitos, e dificilmente se danificam, mas sempre existir as excees. Quando se constata que realmente um modulo eletrnico esta com defeito, deve-se procurar conserta-lo se for possvel, pois como dissemos eles so bastantes caros.

SAIDAS DO MODULO
Os sensores dificilmente causam estragos nas entradas da centralina, pois trabalham com baixssimas correntes eltricas. Se alguma entrada estiver em curto por algum motivo, neste caso deve-se verificar os transistores de entrada desta porta.

SENSORES E ENTRADAS

Assim qualquer curto circuito nestes componentes atuadores, ou nas suas fiaes, poder causar a queima da porta de sada do modulo que habilita tal atuador. Os faiscamentos em geral tambm podem provocar a queima do modulo eletrnico. Geralmente, existe dentro do modulo um transistor de potncia chamado de Mos-Fet, que um transistor chaveador de potncia. Existe um transistor destes para cada porta de sada atuadora do modulo. Assim por exemplo cada injetor de combustvel tem o seu transistor de potncia chaveador, e cada bobina de ignio tambm tem o seu transistor de potncia chaveador.

mODULOS
Um modulo eletrnico constitudo de varias portas de entradas e varias portas de sada. Sendo que as portas de entradas, so para os sensores, e as portas de sada so para os atuadores do sistema. Isto os sensores so ligados nas portas de entradas do modulo, e os atuadores so ligados nas portas de sadas do modulo.

CONSTITUIO DEFEITOS EM ENTRADAS

Uma grande maioria de defeitos que apresentam um modulo eletrnico, poder ser facilmente consertado, pois a maioria dos defeitos, so produzidos, ou provocados, por meio de curtos circuitos em componentes atuadores do sistema de injeo eletrnica, como por exemplo: [a] - curto circuito em bobinas de injetores [b] - curto circuito em bobinas de ignio [c] - curto circuitos em boninas de reles [d] - curto circuito em enrolamentos de motores de passo [e] - curto circuitos em bobinas de vlvulas solenides [f] - curto circuito em fiaes e conectores [g] - faiscamentos em conectores e fiaes [h] - faiscamentos em cabos de velas

Quando voc encontrar alguma porta de entrada ou de sada de um modulo que no esta funcionando voc dever verificar o seguinte: [a] - transistores da respectiva porta [b] - resistores da respectiva porta [c] - capacitores da respectiva porta [d] - trilhas de circuito impresso partido ou carbonizado. Os resistores e capacitores voc poder encontrar em qualquer loja de material eletrnico. Os transistores de potncia chaveador da porta, talvez j seja um pouco mais difcil de se encontrar, devendo o mesmo ser encomendado, pelo dono da loja, em mercados eletrnicos no Rio de Janeiro ou em So Paulo. Neste caso deve ser anotado o cdigo do componente, para que se possa comprar outro original.

CAUSAS DE DEFEITOS
Voc deve testar a resistncia hmica entre os terminais do transistor. Entre os terminais 1 e 2 a resistncia deve ser infinita com qualquer polaridade das pontas do ohmmetro Entre os terminais 1 e 3 a resistncia deve ser infinita com qualquer polaridade das pontas do ohmmetro Entre os terminais 2 e 3 de acordo com a polaridade do ohmmetro e do fabricante do transistor Mos-Fet a resistncia hmica varia entre 17 a 50 ohms O ideal sempre substituir o transistor suspeito, mesmo que ele passe no teste do ohmmetro. Bom fica ai as principais dicas de consertos de centralinas ou mdulos eletrnicos. O mercado de consertos de centralinas muito promissor, pois ainda virgem, dando excelentes ganhos a todos quantos se dedicam a esta tarefa.

TESTE DO TRANSISTOR CHAVEADOR

COMO TESTAR UMA PORTA DE ENTRADA OU DE SADA? Voc somente poder testar uma porta de entrada ou de sada, quanto a curto circuitos. Voc dever usar o ohmmetro e medir a resistncia do terminal de sada do modulo, que alimenta o atuador, em relao a massa.

TESTES DAS PORTAS NOSSA SITE:


WWW.STARGOLD.XPG.COM.BR

MIND01.mmp - 30/11/2008

PDF created with pdfFactory Pro trial version www.pdffactory.com

Vous aimerez peut-être aussi