Vous êtes sur la page 1sur 29

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SO PAULO ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CINCIAS HUMANAS

Misael Carlos Franco

A GUARDA NEGRA: ENTRE A MONARQUIA E A REPBLICA

Profa. Dra. Edilene Toledo Curso de Histria Noturno III Termo

GUARULHOS

2011
Introduo
Em conturbado cenrio poltico, na segunda metade do sculo XIX, quando a monarquia brasileira est em franco processo de extino, h, nesse interregno, intensa movimentao de diversos atores polticos. O descontentamento com a Monarquia, depois de quase 70 anos de existncia, envolve diversos e complexos fatores. O Brasil atravessava, ento, por veloz e forte processo de transformao e isso colabora na compreenso do crescente isolamento da Monarquia e o conseqente abalo da ordem vigente. Dentre os fatores, h aquele de ordem econmica, com a crise do Vale do Paraba - a mais importante regio produtora de caf brasileira - e a emergncia dos cafeicultores do Oeste paulista. Seguindo em direo contraria a dos grandes fazendeiros do Paraba, apoiadores das instituies monrquicas, os do Oeste paulista faziam oposio centralizao do Imprio. Por outro lado, na poltica, com os ideais republicanos atraindo cada vez mais adeptos, h o crescimento da propaganda republicana, eivada de criticas centralizao monrquica e a sua hereditariedade, colocando em jogo todo o sistema poltico. Os militares, tambm atores nesse cenrio, esto descontentes com o Imprio. A Guerra do Paraguai forneceu idias ao Exrcito brasileiro, empenhado em modificar os costumes polticos e consolidar a sua imagem como aquela de salvador nacional. H uma aproximao dos militares dos que empunhavam a bandeira da Repblica. A questo escravista era outro fator importante. Vem o golpe final: a abolio da escravatura, em 1888. Por dependerem da mo-de-obra escrava e sem a indenizao pela libertao, os grandes fazendeiros, se achando lesados, ficam ressentidos com a Monarquia que, pouco a pouco, vai perdendo suas foras de sustentao. Mas figuras identificadas com a Monarquia, algumas vindas dos arraiais republicanos, compem foras para a tentativa de defesa e mesmo para a restaurao da Monarquia. Dentre esses, se encontra Jos do Patrocnio, idealizador da chamada Guarda Negra da Redentora. A Guarda Negra, organizao que no atraiu, durante certo tempo, a ateno dos historiadores, o alvo desta monografia.

Abolio da escravatura: antecedentes


A Abolio da escravido no Brasil foi oficialmente promulgada no dia 13 de maio de 1888, atravs da Lei 3.353, de 13 de maio de 1888, assinada pela Princesa Isabel. A partir da, um contingente de pessoas, ex-escravos, que at ento s recebiam ordens, se vem diante da liberdade. O grande sonho do fim da escravido enfim se tornava real. Tinham diante de si o grande desafio de viabilizar a convivncia em sociedade, num contexto onde a estigmatizao, com certeza, os atingiria fortemente. Mas aquela conquista no fora possvel sem o embate com foras contrrias abolio. Nas regies cafeeiras, polticos e fazendeiros, aliados, empreendem intenso combate para impedir que medidas legais tornassem possveis, de imediato, a abolio. Segundo eles, a sombra de grave crise econmica pairava sobre a lavoura caso houvesse a perda da mo de obra escrava, e o Brasil poderia ser lanado em situao econmica de difcil recuperao. Para os contrrios, a abolio trafegava por uma via que arruinaria o Brasil. Mas, trafegando em outra via, o movimento abolicionista, incansvel, entabula articulaes para por um termo final na escravido. Para Manuel Correia de Andrade, a escravido era uma excrescncia que vinha se mantendo graas ao apoio dos grandes proprietrios rurais [...] que temiam uma debacle de sua economia [...].1 Uma forte presso vinha dos ingleses para que o Brasil, gradativamente, eliminasse o trabalho servil. Em 1850, foi promulgada a Lei Eusbio de Queiroz, proibindo o trafico e provocando fiscalizao mais apertada contra os que se dedicavam a esse comrcio, tarefa tambm assumida por navios de guerra ingleses que, em alto mar, aprisionava navios negreiros, em plena atividade proibida. Mas Vamireh Chacon, citando Leslie Bethel (1970), afirma que ingleses exerciam tal presso por temer o prosseguimento do que considerava concorrncia desleal da produo brasileira de acar pelo brao escravo, diante do acar produzido na Jamaica por braos livres2.

ANDRADE, Manuel Correia de. O sentido da abolio, in Cincia & Trpico Recife: Fundao Joaquim Nabuco, Massangana, 1988, p. 7. 2 CHACON, Vamireh. O Golpe Republicano contra o Abolicionismo, in Cincia & Trpico, v. 17, nmero 2 jul/dez, 1989 - Massangana, p. 172.

Retrocedendo no tempo, podem ser verificados os antecedentes de luta em prol da libertao dos escravos. Joo Severiano Maciel da Costa, magistrado e poltico brasileiro, um dos preocupados com a construo de uma nao portadora de civilizao, j em 1821 entendia que para alcanar essa condio, o Brasil necessitava rever a questo do trabalho servil. Sua critica ao sistema escravista do Brasil antecipa em dois anos, a clebre Representao Assemblia Geral Constituinte e Legislativa do Imprio do Brasil sobre a escravatura, elaborada por Jos Bonifcio3. Assim como ele, outros membros da elite poltica ilustrada, condutora do processo de organizao do Estado Nacional, possuam uma precisa viso quanto impossibilidade de harmonizar progresso e desenvolvimento com escravido4. Preocupado com a repercusso negativa que a vigncia da escravido no Brasil provocava, refletindo em danos para sua imagem e pressionado pelos ingleses, o Imperador D. Pedro II, em 1867, solicita a seus conselheiros a elaborao de estudos e propostas com a inteno de viabilizar a extino do sistema escravista brasileiro. Para os escravos, que j tinham colocado em andamento suas prprias maneiras de acelerar o processo abolicionista, fugindo, formando quilombos e instalando um clima de rebeldia, perspectivas de liberdade eram reais. No final da dcada de 60, diversos projetos so implementados para, paulatinamente, extinguir o trabalho escravo. Proibio de castigos, de utilizao de trabalho escravo em obras pblicas, leilo de escravos, separao e marido e mulher escravos. Mas a medida que maior impacto causou foi a Lei 2040, de 28 de setembro de 1871: a Lei do Ventre Livre. A lei contemplava crianas recm-nascidas de mulheres escravas, que ficariam livres, com o senhorio delas cuidando at a idade de oito anos. Esse foi o primeiro passo para a libertao dos escravos. Em um parecer da Comisso Nomeada pela Cmara dos Deputados para Estudar o Projeto do Poder Executivo sobre o Estado Servil, de 30 de junho de 1871, l-se o seguinte trecho:
A liberdade direito do homem, natural, congnito, inauferivel. A escravido colloca uma vasta poro de homens numa classe de vencidos, de parias, de victimas. Nasceu de um abuso da fora, e esta depravada origem pode sim explicar

MACIEL DA COSTA, Joo Severiano. Memria sobre a necessidade de abolir a introduo dos escravos africanos no Brasil, sobre o modo e condies com que esta abolio se deve fazer e sobre os meios de remediar a falta de braos que ela pode ocasionar in ANDRADA E SILVA, Jos Bonifcio de et alii. Memrias Sobre a Escravido, p. 6. 4 Id. p. 7.

factos, no consagrar direitos, e muito menos eternisa-los. S a verdade perdura, e a servido mentira.5

Entre outros benefcios, os escravos passam tambm a usufruir do direito do peclio, podendo usar suas prprias economias para comprar sua liberdade. Outro mecanismo foi o que possibilitou ao escravo acionar na justia seu senhor, pra obter a alforria. Foi criada, ainda, a matricula obrigatria dos cativos, que permitia melhorar a cobrana de imposto dos proprietrios de escravos. Essa lei previa que caso fosse verificada a falta de matrcula, os juzes de oficio podiam declarar a liberdade do escravo.6 Os escravos tinham como aliados diversos setores da sociedade, que se manifestavam contra a escravido e, numa dimenso maior, o mundo, naquele momento, a condenava. Percebendo a desmoralizao da escravido perante a populao livre, os escravos exploram as diversas possibilidades, usando variadas estratgias para confrontar o poder senhorial. Esse sentimento antiescravista presente em setores da sociedade, associado s aes dos abolicionistas e dos escravos vai deflagrar o fim da escravido. A Lei 3.353, com apenas dois artigos, declarava extinta a escravido no Brasil:
A princesa Imperial, Regente em Nome de Sua Majestade o Imperador o Senhor D. Pedro II, faz saber a todos os sditos do Imprio que a Assemblia Geral decretou e Ela sancionou a Lei seguinte: Art. 1 declarada extinta desde a data desta Lei a escravido no Brasil. Art. 2 Revogam-se as disposies em contrrio.7

Ao assumir pela segunda vez a regncia do Imprio, a Princesa Isabel assina a lei que colocou fim escravido no Brasil. Em gratido, Jos do Patrocnio, incansvel abolicionista, vendo o resultado positivo de intensa campanha, lhe atribuiu o titulo de A Redentora. Diversas comemoraes so realizadas no pas afora. Finalmente o trabalho escravo chegava ao fim, oficialmente. opinio de estudiosos que a escravido teria sido abolida, formalmente no passado, e completamente no futuro, com a Princesa, sem a Princesa ou at contra a Princesa.8 Sendo assim, possvel verificar que a abolio, antes de ser um ato humanitrio, pautado unicamente na generosidade, foi o resultado de uma luta que durou
5

A abolio no parlamento: 65 anos de lutas : 1823-1888. Braslia: Senado Federal, Subsecretaria de Arquivo, 1988. 1 v., p. 443.
6 7

NEQUETE, Lenine. Escravos & Magistrados no 2 Reinado, p. 35. Dirio Oficial de 14 de maio de 1888. Disponvel no site: http://bibliotecadacapoeira.blogspot.com/2011/05/13de-maio-abolicao-da-escravatura-no.html. Acessado em 14/05/11. 8 CHACON, Vamireh. O 13 de Maio: alm de uma Efemride, in Cincia & Trpico Recife: Fundao Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 1988, p. 40.

sculos, luta ora mais acirrada, ora atenuada pela compreenso de alguns dirigentes polticos de que ela no respondia mais ao desafio da economia brasileira em evoluo.9

A Guarda Negra
A luta pela abolio est correndo em um cenrio onde esto engalfinhadas duas correntes polticas: os monarquistas e os republicanos. A monarquia, agonizando, tentava sobreviver empreendendo duas reformas da mais alta importncia: a Questo Eleitoral e a Questo da Escravatura. Conforme Chacon10, por uma, a Questo Eleitoral, se pretendia transformar todos os brasileiros em cidados e, pela outra, a Questo da Escravatura, tornar livres todos os brasileiros. Portanto, novamente percebe-se que a abolio foge de ser um ato de pura generosidade. Ao assinar a Lei urea, a Princesa Isabel podia bem estar aliando uma necessidade da sociedade brasileira com a necessidade de sobrevivncia do Imprio. A dinmica poltica no perodo entre a Abolio (13 de maio de 1888) e a Proclamao da Repblica (15 de novembro de 1889), seria decisiva para uma acomodao, social e poltica, adequada, ou no, dos recm-libertos. Escravizados por sculos, os negros, imediatamente aps a abolio, viviam num espao de convivncia restrito e marginalizado11. Flvio Gomes afirma que as primeiras dcadas ps-emancipao foram decisivas para os sentidos de liberdade, cidadania e autonomia12. Nem tudo era festa, pois os libertos, tanto na rea rural como na urbana, enfrentavam enormes dificuldades para lidarem com o novo status quo. Essa nova situao da populao negra a envolve em uma ferrenha luta, na busca pela adequao e aceitao social e poltica e, para tanto, haveria a necessidade de uma articulada mobilizao com o fim de alcanar esses objetivos. Conforme Flvio Gomes, a mobilizao orientaria suas aes com o entendimento de que:

ANDRADE, Manuel Correia de. O sentido da abolio, in Cincia & Trpico Recife: Fundao Joaquim Nabuco, Massangana, 1988, p. 9. 10 CHACON, Vamireh. O Golpe Republicano contra o Abolicionismo, in Cincia & Trpico, v. 17, n 2, jul/dez 1989 Recife: Fundao Joaquim Nabuco, Editora Massangana, p. 171. 11 MATTOS, Augusto Oliveira. A proteo multifacetada: as aes da Guarda Negra da Redemptora no ocaso do Imprio, p. 9. 12 GOMES, Flvio dos Santos. Negros e poltica (1888-1937), p. 11.

Lutar por terra, autonomia, contratos, moradias e salrios e enfrentar a costumeira truculncia era reafirmar direitos, interesses e desejos redefinidos, tambm em termos tnicos, coletivos e culturais. Havia muita coisa em disputa. Para a populao negra no era apenas uma aposta num futuro melhor, mas o desejo de bancar o prprio jogo.13

Pairava ento, entre os recm-libertos, a expectativa de conquistas efetivas, com vistas ao exerccio da cidadania como resultado de uma integrao em um momento impar na construo da nao. At ento, a ddiva do direito cidadania previsto na Constituio de 1824 contemplava, no caso especifico dos escravos, somente os nascidos em solo brasileiro que fossem alforriados. Mas isso no significada uma concesso plena de direitos. Para os nascidos na frica e alforriados no Brasil, havia que se satisfazer a exigncia da naturalizao, j que os tais eram tidos como estrangeiros 14. O perodo ps-abolio foi palco de intensa mobilizao, com a questo racial ocupando lugar de destaque. O clima poltico estava tenso, com a Monarquia lutando pela sobrevivncia e os republicanos lutando pela conquista do poder. No jogo poltico, que teve na questo da Abolio pea importante, os republicanos procuraram posio que os deixasse em situao confortvel perante os proprietrios:
Desejando o poder, os republicanos foram muito pragmticos, evitando se incompatibilizar com os grandes proprietrios e se aproximando dos militares. Assim, na Questo da Abolio, os republicanos, como bloco, como Partido, no participaram ativamente da campanha, apesar de numerosos jornalistas a ele ligados serem militantes abolicionistas. Na luta pela Abolio falava-se em abolicionistas republicanos e abolicionistas monarquistas, mas o Partido Republicano, como partido, no se posicionou. Esta atitude fez com que numerosos proprietrios de escravos, quando se sentiram desprotegidos pela Monarquia, apoiassem ou ficassem indiferentes implantao da Repblica.15

Figura importante no cenrio poltico de ento, especialmente nos embates pela abolio, pela qual dedicou sua vida, Jos do Patrocnio no media esforos para combater os escravocratas:
De 1880 a 1889, Patrocnio dedicou-se integralmente causa da libertao dos escravos e luta contra os que exigiam indenizao. Primeiro na Gazeta de Notcias (1878), depois na Gazeta da Tarde (1881), finalmente na Cidade do Rio (1887), jornal que comprou com a ajuda do sogro. A passagem de um jornal para outro
13

GOMES, Flvio dos Santos, op. cit., p. 12. DAL RI, Luciene. A construo da cidadania no Brasil: entre Imprio e Primeira Repblica. Espao Jurdico, Joaaba, v. 11, n. 1, jan./jun. 2010, p. 23. Disponvel no site: http://editora.unoesc.edu.br/index.php/espacojuridico/article/viewFile/540/pdf_42. Acessado em 21/05/11. 15 ANDRADE, Manuel Correia de. Da Monarquia Repblica, in Cincia & Trpico, v. 17, n 2 jul/dez 1989 Recife: Fundao Joaquim Nabuco, Massangana, p. 167.
14

significava sempre uma escalada no radicalismo da luta. A campanha desenrolava-se ainda nos teatros, nos banquetes, nos comcios, nos leiles.16

Patrocnio adere monarquia ao ser feita a Abolio. Republicano, ele no titubeou em passar para o lado dos monarquistas ao perceber que seus pares hesitavam em dar total apoio ao abolicionismo uma vez que, para eles, a abolio ou vinha em segundo lugar, ou no era vista com simpatia. De vigoroso crtico do monarquismo, por ver nele estreito vnculo com a instituio e permanncia da escravido, passa a defend-lo, bem como sua continuidade. Para Patrocnio, a figura da Princesa Isabel, ao assinar a Lei 3.353, abolindo a escravatura, passa a ser um abrigo contra os ataques dos republicanos. O Imprio caminhava a passos largos para o fim. Patrocnio, junto com outros representantes do abolicionismo, organiza a Guarda Negra, surgida, principalmente, para garantir apoio Regente, o que se materializaria na garantia do Terceiro Reinado.17 A meno ao Terceiro Reinado remete a uma possvel conspirao do Conde dEu18 para sua instalao. A Guarda Negra, como pensada por Patrocnio, era uma organizao de libertos que deveria proteger a defender a liberdade dos negros e, em especial, a figura da Princesa Isabel, que a representava19. A funo principal era a de proteger a Monarquia e, eventualmente, espancar seus adversrios20. Conforme Flvio Gomes, defender a Monarquia, na situao poltica por eles manipulada, era defender a abolio e a Princesa.21 Patrocnio se configura, ento, em personagem difusor de um culto Princesa Isabel. Em uma primeira leitura do juramento exigido daqueles que queriam participar da Guarda Negra, salta aos olhos o nvel do compromisso exigido. Mattos cita Osvaldo Orico, autor que em seu trabalho relata os compromissos solenes e graves rituais para os iniciados:
Pelo sangue de minhas veias, pela felicidade de meus filhos, pela honra de minha me e a pureza de minhas irms, e, sobretudo, por este Cristo, que tem sculos, juro defender o trono de Isabel, a Redentora. Em qualquer parte que os meus irmos me encontrarem, digam apenas- Isabel, a Redentora porque estas palavras obrigar-meo a esquecer a famlia e tudo que me caro.22
16

A campanha abolicionista. Disponvel no site: http://www.unisinos.br/projetos_sociais/neabi/images/stories/publicacoes/a_campanha_abolicionista.pdf, acessado em 19/05/11. 17 MATTOS, Augusto Oliveira, op. cit., p.76. 18 GOMES, Flvio dos Santos, op. cit., p. 14. 19 Idem, p. 17. 20 SOUZA, Ricardo Luiz de. Nabuco, Rebouas, Patrocnio: monarquismo e abolicionismo, p. 41. Disponvel no site: http://www.unimep.br/phpg/editora/revistaspdf/imp43art02.pdf, acessado em 19/05/11. 21 GOMES, Flvio dos Santos, op. cit., p. 14. 22 MATTOS, Augusto Oliveira, op. cit., p.79.

No documento de criao da Guarda Negra da Redentora, divulgado pelo Jornal A Cidade do Rio, de Jos do Patrocnio, e conforme citado por Mattos, possvel ver tambm, e com clareza, o grau de fidelidade devotada Princesa Isabel, indicando que a organizao tinha como principio fundamental a defesa do 3 Reinado:
Ficou assentado: 1 Criar uma associao com o fim de opor resistncia material a qualquer movimento revolucionrio que hostilize a instituio que acabou de libertar o paiz. 2 S podem fazer parte, como seus scios activos, os libertos que se comprometerem a obedecer os mandatos de uma Diretoria eleita, por maioria absoluta, em votao que se efetuar em momento oportuno. 3 Poderem ser scios efectivos unicamente os que consideram o acto memorvel do dia 13 de maio acontecimento digno da admirao geral e no motivo para declarar guerra humanitria princesa que o realizou. 4 Pedir Confederao Abolicionista o seu apoio para que esta sociedade se ramifique por todo o Imprio. 5 Pedir imprensa que participe desse sentimento com seu valioso concurso. 6 E ltimo. Aconselhar por todos os meios possveis aos libertos do interior que s trabalhem nas fazendas daqueles que no juraram guerrear o 3 Reinado.23

J no primeiro artigo, os idealizadores deixam claro que a finalidade da associao seria resistir a qualquer movimento que intentasse hostilizar a Monarquia. O alvo dessa resistncia tinha endereo certo: os republicanos. Era exigido, no segundo artigo, que s poderia se associar os que se dispusessem a obedecer s formalidades da associao. Parece que os redatores do documento estavam se precavendo das dificuldades para se lidar com um grupo de libertos inflamados pela disposio em atuar politicamente, ainda que pela violncia. No terceiro artigo exigia-se que os interessados em fazer parte da associao deveriam ter uma posio totalmente favorvel ao ato da Abolio. No quarto, pedia-se a Confederao Abolicionista, organizao que congregava os inimigos do trabalho servil e de ampla penetrao entre os escravos, que fornecesse o apoio to necessrio para a nova organizao. Jos do Patrocnio foi um dos redatores do Manifesto da Confederao Abolicionista24, documento onde estava delineada a defesa dos ideais abolicionistas. No quinto artigo, reconhecida a importncia do apoio da imprensa para, assim, fazer conhecida a associao propiciar amplitude ao movimento. Por ultimo, o documento, em seu sexto artigo, aconselha aos libertos do interior a s trabalharem para os fazendeiros favorveis ao 3 Reinado.

23

Id., p.81. Manifesto da Confederao Abolicionista. Disponvel no site http://www.brasiliana.usp.br/bbd/bitstream/handle/1918/01280400/012804_COMPLETO.pdf. Acessado em 19/05/11.
24

Mattos, citando Ricci, fornece mais dados sobre a Guarda Negra:


A estrutura da Guarda Negra ou Guarda Negra da Redentora, como foi chamada pela imprensa republicana da poca, era composta pelos libertos agradecidos Princesa Isabel pelo 13 de Maio. Organizada no Rio de Janeiro, a 28 de setembro de 1888, foi inspirada e dirigida por Jos do Patrocnio, e tendo como Presidente Honorrio o Conselheiro Joo Alfredo Correia de Oliveira, permanecendo em franca atividade at a proclamao da Repblica. De inicio funcionava modestamente na Rua da Carioca, n 77 (antigo), local onde tambm funcionava uma Sociedade Recreativa denominada Habitantes da Lua, contando ento com 300 elementos aproximadamente. A seguir transferiu-se para a Rua Senhor dos Passos, n 165, local onde foi fundada a Sociedade beneficente Isabel, a Redentora, mais tarde instalada Rua Larga de So Joaquim (hoje Marechal Floriano Peixoto). Era chefiada por Jos do Patrocnio, e, na Cidade do Rio (jornal PR ele dirigido), do dia 10 de julho de 1888, l-se que nasceu em casa de Emilio Roude, e segundo informaes de Ruy Barbosa, no Dirio de Noticias, de 9 de maio de 1889, era presidida por Sampaio Viana.25

Lilia Moritz Schwarcz comenta que o estadista Rui Barbosa, ao se referir Guarda Negra e sua composio, a definiu como um troo de maltrapilhos entoando vivas monarquia e ao Partido Liberal, uma capoeiragem autorizada.26 A definio de Rui Barbosa mostra como a organizao era vista por uma parcela dos intelectuais. Mas a importncia da Guarda Negra podia ser sentida mesmo era entre os negros, com Mattos afirmando que no se pode contar o cotidiano dos negros ps-abolio sem referncia Guarda Negra da Redentora27. A mobilizao negra ganha mais mpeto com a participao da Guarda Negra. Eram vrios os conflitos perpetrados por ela, e no s no Rio de Janeiro, mas tambm em outras partes do Imprio. Os relatos so diversos e Flavio Gomes cita o historiador norte-americano M. Trochim, que aponta interessantes ramificaes da Guarda Negra e aes de libertos nos meses que se sucederam abolio, na Bahia, no Esprito Santo, em Minas Gerais, no Rio de Janeiro, em So Paulo e no Rio Grande do Sul28. Mas qual era o perfil dos integrantes dessa organizao? H poucas informaes, mas conforme j citado, Rui Barbosa, numa generalizao, os qualificava de maltrapilhos entoando vivas Monarquia e ao Partido Liberal. Lilia Schwarcz registra que, inicialmente, houve certo cuidado dos idealizadores da organizao no sentido de evitar o enfrentamento direto, por causa da especificidade da composio da guarda dizia-se que era formada pela
25

MATTOS, Augusto Oliveira, op. cit., p.78. SCHWARCZ, Lilia Moritz.As barbas do imperador : D. Pedro II, um monarca nos trpicos, p. 447. 27 MATTOS, Augusto Oliveira, op. cit., p.78. 28 GOMES, Flvio dos Santos, op. cit., p. 16.
26

10

ral carioca e por maltas de capoeira29. As folhas republicanas, segundo Gomes, consideravam a Guarda Negra uma milcia de navalhistas e capoeiras30. Conforme Wlamyra R. de Albuquerque e Walter Fraga Filho, se referindo aos capoeiras integrantes da Guarda Negra, a cabeada, a rasteira e a navalhada passaram a ser os principais instrumentos de convencimento a favor da continuidade do regime monrquico31. Os capoeiristas tiveram participao especial na Guarda Negra. Ainda antes da Abolio, a capoeira levou o terror aos habitantes do Rio de Janeiro, a exemplo do ocorrido em Pernambuco e na Bahia. Violentos e comumente associados malandragem, os capoeiristas deram muito trabalho s autoridades. Segundo Mattos, eles incomodaram reunies, quebraram cafs, enfrentaram a policia num processo amalgamado de vingana e afirmao, entronizaram seus prprios prncipes, assumiram de peito aberto suas prprias crenas.32 O comportamento violento era o caminho usado pelas maltas33 de capoeiras e isso contribuiu para que elas fossem vistas como uma ameaa a ordem pblica. Os inimigos da Guarda Negra a identificaram como eco das camadas mais baixas da sociedade. Citado por Mattos, Carlos Eugenio Lbano Soares fornece, em linhas gerais, detalhes desse mundo arriscado, onde a agilidade corporal contava muito:
A capoeira foi um fenmeno que marcou fortemente a vida social do Rio de Janeiro no sculo passado. Grupos de negros ou homens pobres de todas as origens, portando facas ou navalhas, atravessando as ruas em correrias, ou indivduos isolados, igualmente temidos, conhecedores de hbeis golpes de corpo que passaram tradio como capoeira, os capoeiras, como eram chamados, faziam parte integrante da cultura popular de rua de ento. Juntos com rameiras, prostitutas, vagabundos, estivadores, malandros, bomios, policiais, os capoeiras faziam parte de buliosa fauna das ruas dos tempos da Corte, que assustava as camadas mdias e tambm a elite dirigente. Perseguidos pelo aparato policial, os capoeiras foram presena freqente nas pginas do crime do sculo XIX.34

Mattos registrou como o jornal O Paiz, de 31 de dezembro de 1888, noticiou um incidente em uma conferencia de Silva Jardim, comentada mais adiante:

29 30

SCHWARCZ, Lilia Moritz, op. it., p. 447 GOMES, Flvio dos Santos, op. cit., p. 18. 31 ALBUQUERQUE, Wlamyra R. de e Walter Fraga Filho. Uma histria do negro no Brasil. Salvador: Centro de Estudos Afro-Orientais; Braslia: Fundao Cultural Palmares, 2006, p. 247. 32 MATTOS, Augusto Oliveira, op. cit., p.10. 33 Conforme o Dicionrio Aurlio, malta a designao de capoeiristas que, no sc. XIX e principalmente no sc. XX, prestavam servios a polticos e provocavam desordens em desfiles, festas e aglomeraes. 34 MATTOS, Augusto Oliveira, op. cit., p. 66.

11

Nos dias seguintes, os jornais alardeavam o episodio relatando que verdadeira horda de capoeiras, mendigos e desordeiros, armados de pedras e cacetes entraram pela Travessa do Barreira, fazendo uma vozeria infernal. Apresentava-se de forma radical sociedade a temida Guarda Negra da Redentora [...].35

Os jornais deram amplo destaque a atuao da Guarda Negra. O episdio acima define bem seu modus operandi: Silva Jardim, um dos mais radicais lideres republicanos, realizaria conferencia na Sociedade Francesa de Ginstica no dia 30 de dezembro de 1888, quando responderia a Joaquim Nabuco sobre questes a respeito da repblica. Esse tipo de reunio era freqente naqueles dias, contando com a participao de abolicionistas e, dia aps dia, arregimentando cada vez mais republicanos. Obviamente, em um contexto poltico onde a Monarquia vinha sofrendo duros ataques, era de se esperar que a Princesa Isabel fosse alvo dos republicanos. A certa altura, elementos pertencentes Guarda Negra invadem o local e interrompem a conferencia. Os libertos, conforme narra Flavio Gomes, reagiram aos ataques Princesa Isabel e Monarquia, sendo necessria a interveno da polcia. Estava sendo seguido risca o disposto nos artigos do documento de criao da Guarda Negra da Redentora36. Os republicanos tinham em Silva Jardim poderoso instrumento para combater o regime vigente. O ataque de elementos da Guarda Negra conferencia de Jardim era uma tentativa de neutralizar o enorme poder de fogo concentrado no combativo republicano, externado em inflamados discursos, recheados de argumentos contra os oponentes. Conforme Maria Fernanda Lombardi Fernandes, o estilo cido e contundente de Silva Jardim lhe garantiu notoriedade e quem se dispunha a travar combate com ele corria srios riscos quanto a imagem pessoal, j que a desqualificao do adversrio resvalando para ofensas pessoais fazia parte do receiturio do propagandista37. Para Jardim, o incidente na Sociedade Francesa envolvendo membros da Guarda Negra era de responsabilidade de Jos do Patrocnio, que, por sua vez, tinha se tornado inimigo do republicano, acusando-o de ter se tornado um joguete nas mos dos escravocratas, que viam na Repblica apenas uma maneira de defender seus interesses e se vingar da monarquia que aboliu a escravido38.

35 36

MATTOS, Augusto Oliveira, op. cit., p. 80. Ver artigos do documento na pgina 9. 37 FERNANDES, Maria Fernanda Lombardi. Ao poltica e pensamento de Silva Jardim, Teoria & Pesquisa, vol. XVI - n 02 - JUL/DEZ DE 2007, p. 129 38 FERNANDES, Maria Fernanda Lombardi. Ao poltica e pensamento de Silva Jardim, Teoria & Pesquisa, vol. XVI - n 02 - JUL/DEZ DE 2007, p. 131.

12

Houve at mesmo a acusao de meios de comunicao que comungavam com os republicanos que a Guarda Negra teria sido arregimentada pelo ministrio do conservador Joo Alfredo39. Joo Alfredo vinha sendo acusado de participar no financiamento e utilizao da Guarda para propsitos polticos. De fato, havia contatos dele com a Guarda Negra, o que deixava indignado os conservadores latifundirios. Em um artigo no jornal Cidade do Rio, Patrocnio escreveu artigo intitulado Joo Alfredo, onde, conforme Mattos, o poltico repleto de honrarias prestadas pela Guarda Negra40. Em certa ocasio, a Guarda Negra foi at a residncia do primeiro-ministro, onde um de seus lderes agradeceu o apoio recebido, deixando com ele um lindo buqu. Joo Alfredo retribuiu, desejando Guarda Negra crescimento e honras s virtudes41. Embora fosse vista por muitos como uma organizao dedicada baderna e a violncia, Jos do Patrocnio enxergava a Guarda Negra como um instrumento legitimo de ao poltica42, no aceitando que parte dos meios de comunicao a considerassem uma entidade marginal. Gomes relata que Patrocnio e outros polticos abolicionistas diziam que a Guarda Negra, ao contrrio de um grupo de desordeiros, era um partido poltico to legitimo como outro qualquer43. Patrocnio tentava dar uma face poltica organizao e, assim, aliviar o peso da acusao de que ela era formada por uma horda de baderneiros. Gomes informa que a atuao poltica dos homens de cor na Guarda Negra ganhou grandes dimenses no noticirio dos ltimos dias de 188844. Embora abrigasse cabeas preocupadas com a poltica de fato, a Guarda Negra se no campo poltico no conseguia se fazer representar45, mostrava seu mpeto nas ruas, ali consolidando sua fama. Mas o regime republicano liquida com as pretenses da Guarda Negra. Ascendendo ao poder, tornava intil a defesa do trono da Redentora. Sem o motivo maior para sua ao, que constava no juramento daqueles que nela adentravam, a Guarda Negra vai caindo no esquecimento. Jos do Patrocnio, seu principal mentor, com o fim da Monarquia, corre para os braos da Repblica. Conforme Soares, o General Deodoro convocou o advogado Sampaio Ferraz para chefiar a policia do Distrito Federal. Sampaio comea a por em prtica seus
39 40

GOMES, Flvio dos Santos, op. cit., p. 18. MATTOS, Augusto Oliveira, op. cit., p. 89. 41 Id. p. 92. 42 Id. p. 80. 43 GOMES, Flvio dos Santos, op. cit., p. 19. 44 Id. p. 17 45 MATTOS, Augusto Oliveira, op. cit., p. 93.

13

planos. Ele sabia que com o advento de um governo provisrio, de cunho ditatorial, criaria um ambiente propicio para dar cabo nas maltas. Sabia, tambm, que com isso estaria eliminando os ltimos vestgios da Guarda Negra46. Mattos aponta as vrias faces da Guarda Negra, cujas aes refletiam sua heterogeneidade: [...] a mais politizada, a de Patrocnio, sonhava com a estruturao de um partido poltico que pudesse institucionalmente defender os interesses dos ex-cativos; outra, que despejava sua ira de violncia decorrente da marginalizao nas ruas da cidade; uma terceira, que era a formatada no pensamento dos grupos republicanos [...]; ainda uma quarta, que passeava nos devaneios dos monarquistas, como slida instituio capaz de deter o avano dos ideais republicanos.47 Desarticulada, essa entidade de tantas faces desaparece do cenrio, sem auferir grandes lucros polticos. Soares nos deixa cientes no s do fim melanclico daquela que foi, um dia, vigoroso instrumento poltico dos libertos, mas tambm da sua situao historiogrfica:
Em menos de um ano, Sampaio tinha dado cabo dos ltimos vestgios do Partido Capoeira e, de sobra, da Guarda Negra. Em outubro, era publicado o novo cdigo criminal da Repblica, tornando a capoeira crime. A maioria dos capoeiras apodrecia no meio do Atlntico. O destino final desses homens um mistrio. A Guarda Negra ainda passou cerca de um sculo esquecida pela historiografia. Teorias que argumentavam a anomia social dos negros como fiadores da sua incapacidade de enfrentarem a nova ordem burguesa no estimulavam estudos histricos. Precisamos esperar o fim do regime militar de 1964 para revermos alguns fatos da historiografia oficial e do tema da Guarda Negra.48

Concluso
Colocados em liberdade, mas sem amparo das autoridades, que no proveram os meios para sua insero social, mas relegando-os a viverem no limbo da marginalizao, os negros levaram a cabo o empreendimento chamado Guarda Negra da Redentora, capitaneados por alguns intelectuais que viam na organizao uma forma de garantir a continuidade do regime
46

SOARES, Carlos Eugnio Lbano. A Guarda Negra: A capoeira no palco da poltica, p. 51. Disponvel no site: http://www.dc.mre.gov.br/imagens-e-textos/revista14-mat6.pdf/. Acessado em 24/05/11. 47 MATTOS, Augusto Oliveira, op. cit., p. 93. 48 SOARES, Carlos Eugnio Lbano, op. cit., p 52.

14

monrquico. A liberdade havia chegado, mas no a cidadania. O escravo, outrora tido como mera pea na engrenagem do sistema colonial, adentra ao seu novo status quo carecendo de uma participao efetiva no mundo poltico do Brasil. A abolio no foi seguida de perto por aes que minorassem as desigualdades e abrisse caminho para a integrao do negro na sociedade A Guarda Negra parece ter sido vista como um dos instrumentos que possibilitou ao elemento escravo deixar de ser considerado como simples pea imvel e passiva, uma coisa, com capacidade apenas de ser sujeita ao poder e propriedade de algum. A organizao, entre outros fenmenos gerados pelo descaso de que eram vitimas, possibilitava aos libertos a recuperao de uma conscincia da realidade que os cercava na sociedade brasileira, com a reao a essa realidade sendo levada a efeito atravs da violncia. Essa reao mostra que o ex-escravo no foi apenas figurante, mas sujeito, e com plena capacidade de interferncia na realidade social em que estava inserido. Dentro da dinmica da histria brasileira, o escravo desempenhou importante papel como agente histrico, mesmo no sendo visto assim durante certo tempo pela historiografia.

Bibliografia A campanha abolicionista - coletnea de artigos de Jos do Patrocnio; introduo: Jos Murilo de Carvalho. Fundao Biblioteca Nacional Departamento Nacional do Livro. Disponvel no site: http://www.unisinos.br/projetos_sociais/neabi/images/stories/publicacoes/a_campanha_abolic ionista.pdf, acessado em 19/05/11. ALBUQUERQUE, Wlamyra R. de e Walter Fraga Filho. Uma histria do negro no Brasil. Salvador: Centro de Estudos Afro-Orientais; Braslia: Fundao Cultural Palmares, 2006. 15

ANDRADE, Manuel Correia de. O sentido da abolio, in Cincia & Trpico Recife: Fundao Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 1988. CHACON, Vamireh. O Golpe Republicano contra o Abolicionismo, in Cincia & Trpico, v. 17, nmero 2 jul/dez, 1989 Recife: Fundao Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 1989. DAL RI, Luciene. A construo da cidadania no Brasil: entre Imprio e Primeira Repblica. Espao Jurdico, Joaaba, v. 11, n. 1, jan./jun. 2010. Disponvel no site: http://editora.unoesc.edu.br/index.php/espacojuridico/article/viewFile/540/pdf_42. Acessado em 21/05/11. Dirio Oficial de 14 de maio de 1888. Disponvel no http://bibliotecadacapoeira.blogspot.com/2011/05/13-de-maio-abolicao-da-escravaturano.html. Acessado em 14/05/11. FEDERAL, Senado. A Abolio no Parlamento: 65 anos de luta, 1823-1888. volume I. FERNANDES, Maria Fernanda Lombardi. Ao poltica e pensamento de Silva Jardim. Teoria & Pesquisa, vol. XVI - n 02 - JUL/DEZ DE 2007. Disponvel no site: http://www.teoriaepesquisa.ufscar.br/index.php/tp/article/viewFile/110/88. Acessado em 14/05/11. GOMES, Flvio dos Santos. Negros e poltica (1888-1937). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005. MACIEL DA COSTA, Joo Severiano. Memria sobre a necessidade de abolir a introduo dos escravos africanos no Brasil, sobre o modo e condies com que esta abolio se deve fazer e sobre os meios de remediar a falta de braos que ela pode ocasionar, in ANDRADA E SILVA, Jos Bonifcio de et alii. Memrias Sobre a Escravido. Rio de Janeiro / Braslia: Arquivo Nacional / Fundao Petrnio Portella / Ministrio da Justia, 1988. Manifesto da Confederao Abolicionista. Disponvel no site http://www.brasiliana.usp.br/bbd/bitstream/handle/1918/01280400/012804_COMPLETO.pdf, acessado em 19/05/11. MATTOS, Augusto Oliveira. A proteo multifacetada: as aes da Guarda Negra da Redemptora no ocaso do Imprio. Disponvel no site: http://repositorio.bce.unb.br/bitstream/10482/5689/1/2006_Augusto%20Oliveira %20Mattos.pdf. Acessado em 14/05/11. NEQUETE, Lenine. Escravos & Magistrados no 2 Reinado. Braslia: Fundao Petrnio Portella, 1988. SCHWARCZ, Lilia Moritz.As barbas do imperador : D. Pedro II, um monarca nos trpicos. So Paulo: Companhia das Letras, 1998. SOARES, Carlos Eugnio Lbano. A Guarda Negra: A capoeira no palco da poltica. Disponvel no site: http://www.dc.mre.gov.br/imagens-e-textos/revista14-mat6.pdf/. Acessado em 24/05/11. site:

16

SOUZA, Ricardo Luiz de. Nabuco, Rebouas, Patrocnio: monarquismo e abolicionismo. Disponvel no site: http://www.unimep.br/phpg/editora/revistaspdf/imp43art02.pdf, acessado em 19/05/11.

, a certo momento dos embates envolvendo a Guarda Negra, Patrocnio chega a outros viam a Guarda Negra como um instrumento de

17

Boatos e mais boatos surgiam sobre a Guarda Negra

Em duas palestras uma a 23, outra a 30 de dezembro

para quem com conflitos em So Paulo, So Luis

Entre os recrutadas para a Guarda, tinham participao especial os capoeiristas. enfileirados Com integrantes Patrocnio vislumbrava grave ameaa a abolio por aqueles que pretendiam a instalao da repblica no Brasil. Ex-escravos so recrutados para a composio da Guarda Negra.

18

elos defensores da repblica com a inteno primeira arquiteta a

19

Andrade afirma que os republicanos O Rio de Janeiro vivia intenso desafio, j que ali se desenrolava toda a dinmica poltica do Brasil. num contexto de embates polticos, na fase final do Imprio, que vai surgir um movimento emprenhado em garantir a continuidade da monarquia: a Guarda Negra.

20

O sistema Imperial j de algum tempo vinha apresentando dificuldades para se manter. A falta de modernizao, Os republicanos, por sua vez, Tida como inapetente para ocupar o trono, a Princesa Isabel Fortemente atingidos pela excluso de direitos, os recm-libertos

Entre 1888 e 1889 foi formada uma organizao chamada Guarda Negra. Dela faziam parte negros alguns deles capoeiras que defendiam a monarquia e a famlia real. Eles se organizaram no Rio de Janeiro e na Bahia em nome do Terceiro Reinado no Brasil, sob o governo da princesa Isabel, a quem diziam dever gratido pelo ato que aboliu a escravido no Brasil. Com o apoio inicial do abolicionista negro Jos do Patrocnio e de outros polticos importantes, o grupo usava dos golpes da capoeira para dispersar reunies de republicanos. No Rio de Janeiro, em dezembro de 1888, eles transformaram o largo do Rossio em praa de guerra para impedir que Silva Jardim discursasse em prol da Repblica. Na Bahia, o mesmo Silva Jardim foi recebido em junho de 1889 com paus, pedras e pontaps ao desembarcar para participar de um comcio republicano. Manoel Bencio dos Passos, o Macaco Beleza, foi acusado pelos republicanos de ser o causador do conflito na Bahia. Ele foi descrito na poca como mulato alto, beiola, tipo de rua, ignorante e inculto. Para os estudantes de Medicina envolvidos no confronto ele liderava uma malta de homens de cor, sujos, descalos, sem chapus, rotos e ferozes: a Guarda Negra baiana.

A condio de liberto no o dava, porm, a totalidade de direitos concernentes cidadania, mas o permitia gozar de certos direitos polticos e de exercer alguns cargos pblicos.3

21

[...]. Havia muita coisa em disputa. Para a populao negra no era apenas uma aposta num futuro melhor, mas o desejo de bancar o prprio jogo os libertos

Pois na tentativa de uma incluso, ainda que forada, que surge a Guarda Negra.
Esses negros estariam movidos por sentimentos de subservincia, introjetados durante sculos de escravido, por isso no tinham capacidade de perceber que a oposio Monarquia era bem anterior Lei urea e que o republicanismo fora alimentado por longos anos tambm pela perpetuao do regime do cativeiro, obra da Monarquia em toda sua histria.

O exerccio da cidadania passava por ambas as reformas, uma visando adaptaes, entre elas

soberano com as bnos das geraes futuras.68 Jos do Patrocnio foi republicano de primeira hora. Aderindo ao monarquismo, tornouse admirador fantico da princesa Izabel, redigindo para a Guarda Negra um juramento no qual se lia: Juro defender o trono de Izabel, a redentora, pelo sangue de minhas veias, pela felicidade de meus filhos, pela honra de minha me e a pureza de minhas irms e, sobretudo, por esse Cristo, que tem sculos.69 Proclamada a Repblica, contudo, retornou s razes e aderiu de imediato ao novo regime. Ao tornar-se o mentor O Fim da Escravatura Em 30 de junho de 1887, Princesa Isabel assume novamente a regncia do Imprio, pois seu pai estava afastado para tratamento de sade na Europa. Ela queria muito realizar a abolio da escravatura definitiva no pas, mais sabia que para isso precisava se articular politicamente para ter a aprovao da maioria da Cmara Federal e do Senado. Comea assim uma disputa poltica entre ela e o Baro de Cotegipe, que defendia a manuteno da escravido.

22

A primeira ao foi a exonerao de Cotegipe, justificada pelo envolvimento dele num incidente de rua. Foi nomeado o conselheiro Joo Alfredo Correia de Oliveira para presidir o Gabinete de Ministros. O marido de Isabel, prevendo as suas intenes polticas, advertiu que a abolio seria o fim da Monarquia. A regente no voltou atrs. Conselheiro Rodrigo Silva, que fazia parte do Gabinete de Ministros, foi o autor da Lei, que foi aprovada pela Cmara e o Senado e assinada por Dona Isabel a 13 de maio de 1888. Estavam ali presentes cerca de 10 mil pessoas. Por volta de 700 mil escravos foram libertos. O Jornal da Tarde, de 15 de maio de 1888, noticiou que "o povo que se aglomerava em frente do Pao, ao saber que j estava sancionada a grande Lei, chamou Sua Alteza, que aparecendo janela, foi saudada por estrepitosos vivas". Um dos mais entusiastas foi o jornalista mulato Jos do Patrocnio, que se atirou ao ps da princesa-regente em prantos de agradecimento. Foi dele a frase "Princesa Redentora". No entanto, o Conde DEu, marido de Isabel, tinha razo. A Lei urea foi o estopim para o fim do Imprio no Brasil. Cotegipe, ao cumprimentar ironicamente a regente, disse: "Vossa Alteza libertou uma raa, mas perdeu o trono". No que Isabel respondeu sem hesitar: "Mil tronos eu tivesse, mil tronos eu daria para libertar os escravos do Brasil

passam o significao especial, exercendo sobre os escravos

O ato fez com que ela recebesse dos lderes abolicionistas da poca o ttulo de "A Redentora".
Com a extino da escravido, como deveriam ser tratados os ex-escravos? Os contrrios abolio haviam argumentado, entre outras razes, a total falta de preparo dos escravos para a liberdade. No foram providenciados meios de insero e integrao social visando d-lhes condies para encarar a nova situao.

Quando a escravido foi definitivamente abolida enquanto instituio jurdica, os libertos no receberam nenhuma assistncia, nem foram desenvolvidos programas de integrao e de re-insero social, o que fez com que muitos ex-escravos voltassem a suas antigas fazendas ou a fazendas circunvizinhas, passadas a euforia da abolio, para retomar os trabalhos por salrios baixos e pssimas condies de emprego. As conseqncias disso foram duradouras para as populaes negras e ainda hoje se refletem nos ndices sociais de qualidade de vida que denotam o hiato social existente entre eles e os brancos. Os senhores de terra a seu turno consideravam-se acima da lei, no possibilitando a implementao da igualdade efetiva at a atualidade. 23

o antiescravismo presente que a escrAssim, aproveitando essa onda de repdio, os escravos concernentes lcicita . as a Em 1867, Nabuco de Arajo, pai do futuro abohistoria.pmd 174 11/5/2006, 10:09 Uma histria do negro no Brasil 175

24

licionista Joaquim Nabuco, afirmou que a abolio imediata precipitaria o Brasil em um abismo profundo e infinito. Flvio Gomes

Era de interesse dos fazendeiros de caf que a escravido se prolongasse o mximo de tempo possvel. Polticos das regies cafeeiras fizeram de tudo para impedir qualquer medida legal que levasse abolio imediata. Alegavam que a abolio provocaria crise econmica, pois a grande lavoura no suportaria o impacto da perda dos braos escravos. E

Como nada sabiam fazer a no ser receber ordens, e as cumpr-las, ao serem libertados, sem qualquer tipo de apoio. quer material como social, passaram em verdadeiras hordas, a viver de sub empregos ( a grande maioria desempenhava as mesmas funes, de quando eram escravos) e no conseguiam se capitalizar pois trabalhavam, para pagar a comida e a habitao. Dificilmente conseguiam suprir as necessidades bsicas para um ser humano.

3 anos atrs

Grata Isabel, Guarda Negra deu sangue por monarquia


Escrito por Natlia Pesciotta

Abolicionistas e ex-escravos iam contra a corrente ao defender a princesa. Defender Isabel, a Princesa Regente, acima de todas as coisas. Era esse o objetivo da Guarda Negra da Redentora, organizada em 22 de setembro de
25

1888 por abolicionistas e ex-escravos. Cada novo membro jurava: Pelo sangue de minhas veias, pela felicidade de meus filhos, pela honra de minha me e a pureza de minhas irms, e, sobretudo, por este Cristo, defender o trono de Isabel, a Redentora. Gratos pela assinatura da Lei urea, e contrariando a ideologia da maioria dos ex-escravos, republicanos, a Guarda Negra empenhava-se pela monarquia. O prprio abolicionista Jos do Patrocnio, frente do grupo, havia sido republicano ferrenho. A oposio o chamava de vendido. As sees da Guarda eram secretas e a quebra do sigilo podia acabar em morte. Entre outras aes, o grupo armava-se de cassetetes para dissipar ouvintes em comcios favorveis Repblica.

A igualdade que no veio


Aps a assinatura da Lei urea, os descendentes de africanos escravizados conquistaram a liberdade, mas no a cidadania. As elites tentaram apagar o passado escravista do pas e substituram as senzalas pela institucionalizao da discriminao racial
por Flvio Gomes e Carlos Eduardo Moreira de Arajo
[continuao]

O relato de Hiplito Xavier Ribeiro, registrado mais de 40 anos aps a assinatura da Lei urea, um smbolo da memria construda no Brasil em torno da Abolio. Para as elites, a escravido deveria aparecer como resqucio de um passado a ser derrotado, distante, velho e quase nunca alcanado pela memria. Um passado, se no extico, quase surreal, como o prprio negro Hiplito. Por que essa tentativa de apagar o passado? Por um lado era preciso fazer vista grossa s promessas no cumpridas de indenizao pelos escravos libertos feitas aos fazendeiros; por outro, era necessrio colocar panos quentes nas expectativas de acesso terra e autonomia nutridas pelos 26

libertos e pela populao negra em geral nas cidades e no interior. Numa carta enviada a familiares em Valena, em abril de 1889, uma tal Pequetita Barcelos j se referia ao 13 de maio como o malfadado dia, afirmando que os libertos preparavam balas para os republicanos e que s pensavam em poltica e raa. O contexto era o temor da Guarda Negra, da propaganda republicana e de uma suposta retaliao poltica. Enquanto a populao negra adulta podia ser apelidada como os libertos do13 de maio, fazendeiros insatisfeitos eram chamados de republicanos do 14 de maio, ou seja, aqueles que aderiram campanha republicana e se tornaram crticos ferrenhos da monarquia justamente aps a Abolio imediata e sem indenizao. Hoje sabemos que o fim da escravido em diversas partes das Amricas foi acompanhado com interesse mtuo e apreenso em vrios pases do mundo. Pela documentao diplomtica possvel avaliar as expectativas de agentes consulares em Paris, Londres, Nova York, Caracas, Havana, Liverpool, Baltimore, Washington, Buenos Aires, Serra Leoa, Lisboa e Madri. Orientado pelas autoridades do Imprio, os agentes brasileiros consumiam e acompanhavam todos os debates e todas as publicaes. Freqentemente eram enviadas cpias de leis sobre a melhoria do tratamento dos escravos no Caribe, Cuba e EUA, assim como recortes de jornais e avaliaes sobre o que acontecia no estrangeiro. Olhar a situao do vizinho era fundamental. MEMRIA SELETIVA O esforo para esquecer um passado incmodo foi acompanhado pela construo de uma memria seletiva do processo de emancipao, que apresentava a Lei urea como uma ddiva concedida pela romntica figura da princesa Isabel, amparada pela ao apenas dos abolicionistas brancos e dos parlamentares da poca. Essa imagem idealizada do 13 de maio produziu uma srie de silncios sobre as batalhas pela Abolio, marcada pela edio de jornais que reivindicavam o fim da escravido, fugas coletivas, participao da classe trabalhadora FUNDAO BIBLIOTECA NACIONAL, RIO DE JANEIRO organizada em associaes, meetings abolicionistas, refregas nas ruas etc. Tentava-se, assim, desmobilizar os cenrios, desqualificar os personagens, enfraquecer a fora poltica e os desdobramentos da Abolio, remetendo a escravido e os ex-escravos para um passado distante.
Assim como Hiplito Ribeiro, muitos negros participaram da Guerra do Paraguai. Acima, a guarda do marqus de Caxias

27

1234567

Flvio Gomes e Carlos Eduardo Moreira de Arajo Flvio Gomes professor do Departamento de Histria da UFRJ. Organizou o volume Quase cidado Histria e antropologia do ps emancipao no Brasil (Fundao Getlio Vargas, 2007) e escreveu A hidra e os pntanos Mocambos e quilombos no Brasil escravista Editora da Umesp, 2005), entre outros livros. Carlos Eduardo Moreira de Arajo doutorando em histria social pela Unicamp e um dos autores de Cidades negras Africanos e crioulos no Brasil escravista (Alameda, 2006)

SITE BOM PARA PESQUISA ARTIGOS USP BRASILIANA http://www.brasiliana.usp.br/bbd/bitstream/handle/1918/01280400/012804_COMPLE TO.pdf

A efervescncia poltica que o fato provocou podia ser vista no grande nmero de peridicos que dedicaram espao ao assunto.

28

http://www.unisinos.br/projetos_sociais/neabi/images/stories/publicacoes/a_campanha_abolic ionista.pdf

29

Vous aimerez peut-être aussi