Vous êtes sur la page 1sur 29

Centro de Formao Profissional Aloysio Ribeiro de Almeida

SOLDAGEM TIG

Presidente da FIEMG Robson Braga de Andrade Gestor do SENAI Petrnio Machado Zica Diretor Regional do SENAI e Superintendente de Conhecimento e Tecnologia Alexandre Magno Leo dos Santos Gerente de Educao e Tecnologia Edmar Fernando de Alcntara

Elaborao Ademir Soares da Fonseca Unidade Operacional Centro de Formao Profissional Aloysio Ribeiro de Almeida Varginha MG 2004

Sumrio

Presidente da FIEMG ........................................................................................................................2 Apresentao ....................................................................................................................................5 1 - Fundamentos do Processo........................................................................................................6 2 - O Processo TIG...........................................................................................................................7 3 - Gases de Proteo......................................................................................................................9 4 - Fontes de Soldagem no Processo TIG....................................................................................11 5 - Corrente Eltrica no Processo TIG..........................................................................................12 6 - Eletrodos Para o Processo TIG................................................................................................14 7 - Metais de Adio.......................................................................................................................18 8 - Variveis do Processo e Suas Influncias..............................................................................19 9 - Defeitos de Soldagem e Suas Possveis Causas...................................................................22 10 - Tcnicas de Soldagem............................................................................................................25 11 - Caractersticas do Processo..................................................................................................27 12 - Segurana................................................................................................................................28 Referncias Bibliogrficas .............................................................................................................29

Soldagem TIG ____________________________________________________________

Apresentao

Muda a forma de trabalhar, agir, sentir, pensar na chamada sociedade do conhecimento. Peter Drucker

O ingresso na sociedade da informao exige mudanas profundas em todos os perfis profissionais, especialmente naqueles diretamente envolvidos na produo, coleta, disseminao e uso da informao. O SENAI, maior rede privada de educao profissional do pas,sabe disso , e ,consciente do seu papel formativo , educa o trabalhador sob a gide do conceito da competncia: formar o profissional com responsabilidade no processo produtivo, com iniciativa na resoluo de problemas, com conhecimentos tcnicos aprofundados, flexibilidade e criatividade, empreendedorismo e conscincia da necessidade de educao continuada. Vivemos numa sociedade da informao. O conhecimento , na sua rea tecnolgica, amplia-se e se multiplica a cada dia. Uma constante atualizao se faz necessria. Para o SENAI, cuidar do seu acervo bibliogrfico, da sua infovia, da conexo de suas escolas rede mundial de informaes internet- to importante quanto zelar pela produo de material didtico.

Isto porque, nos embates dirios,instrutores e alunos , nas diversas oficinas e laboratrios do SENAI, fazem com que as informaes, contidas nos materiais didticos, tomem sentido e se concretizem em mltiplos conhecimentos. O SENAI deseja , por meio dos diversos materiais didticos, aguar a sua curiosidade, responder s suas demandas de informaes e construir links entre os diversos conhecimentos, to importantes para sua formao continuada ! Gerncia de Educao e Tecnologia

____________________________________________________________ Curso de Aperfeioamento

Soldagem TIG ____________________________________________________________

1 - Fundamentos do Processo
O processo de soldagem a arco sob proteo gasosa consiste em um aquecimento localizado da regio a se unir, at que esta atinja o ponto de fuso, formando - se ento a poa de metal lquido, que receber o metal de adio tambm na forma fundida.

A energia necessria para fundir tanto o metal base quanto o metal de adio, fornecida pelo arco eltrico.

No arco eltrico temos cargas eltricas fluindo entre dois eletrodos atravs de uma coluna de gs ionizado como mostra a figura n 1.

eletrodo
e+ Ar

argnio Arco eltrico

Ar

+ Ar + e
obra

Figura n 1: Arco eltrico utilizando o argnio como gs de ionizao.

Para isolar a regio de soldagem dos contaminantes atmosfricos ( nitrognio, oxignio e umidade ), que prejudicam as propriedades mecnicas da junta, so utilizados gases de proteo com caractersticas qumico-fsicas especficas que tambm ajudam a formar e manter o arco eltrico estvel.

A altura do arco eltrico controlada pela diferena de potencial (voltagem) aplicada entre os eletrodos, no caso do processo MIG/MAG, ou pela distncia eletrodo pea no caso do processo TIG, e sua intensidade pela corrente eltrica (amperagem) que se faz fluir atravs da coluna de gs ionizado (plasma).

____________________________________________________________ Curso de Aperfeioamento

Soldagem TIG ____________________________________________________________

2 - O Processo TIG
O processo TIG na maior parte de sua aplicao, um processo essencialmente manual de soldagem. Aplicado principalmente na soldagem de chapas finas ( 0,2 a 3,0 mm ) de aos ao carbono, aos inoxidveis, alumnio e suas ligas, cobre e suas ligas, titnio etc..., e onde os requisitos de propriedades mecnicas ou acabamento exigem este tipo de processo de soldagem. O calor necessrio para a realizao da operao de soldagem fornecido pelo arco eltrico que estabelecido a partir de um eletrodo no consumvel de tungstnio puro ou ligado. Para evitar a oxidao deste eletrodo por gases ativos como o CO e o oxignio, so utilizados neste processo gases inertes puros, combinados ou no. A escolha da proteo ideal depende da espessura e tipo de metal base a ser soldado. Durante a operao de soldagem manual, aps a determinao da corrente de soldagem e vazo de gs, o soldador deve controlar a altura do arco eltrico, a velocidade de soldagem e a alimentao do metal de adio atravs de varetas.

A figura n 2 ilustra o processo e a n 3 os equipamentos utilizados.

tocha Metal de adio

metal de solda poa de fuso

gs arco

metal base

Figura n 2: Esquema do processo TIG

____________________________________________________________
Curso de Aperfeioamento

Soldagem TIG ____________________________________________________________

regulador de presso
3, 5

1 80

k gf /cm

k gf / cm

sistema de refrigerao

gua

1 - alta frequncia 2 - pr fluxo 3 - ps fluxo 4 - seletor de corrente 5 - ajuste da corrente


tocha
gs

contato

1 0 40 20

80

1 20

1 60

2 00

2 40 2 60

60 100

140

1 80

2 20

fonte cabo negativo

cabo positivo
Argnio

Figura n 3: Equipamentos utilizados no processo TIG A fonte de soldagem fornece corrente (amperagem) constante podendo ser contnua ou alternada. Com corrente contnua deve-se utilizar a polaridade direta, isto , o eletrodo conectado no polo negativo e a pea no polo positivo. O valor e tipo da corrente dependem da espessura e tipo de metal base a ser soldado.

Na fonte, alm do controle do valor da corrente de soldagem, temos o pr - fluxo de gs que determina o intervalo de tempo entre o incio da vazo e a ignio do arco eltrico ( protegendo o eletrodo na abertura do arco eltrico ), o ps fluxo que determina o intervalo de tempo entre a extino do arco e o fim da vazo de gs ( protegendo a poa de fuso e o eletrodo, ainda quentes, da oxidao no final da operao de soldagem ) e a intensidade da corrente de alta freqncia ( utilizada para ignitar o arco eltrico e estabilizar o arco com corrente alternada ).

____________________________________________________________
Curso de Aperfeioamento

Soldagem TIG ____________________________________________________________

3 - Gases de Proteo
Os gases de proteo utilizados no processo TIG tem a funo de formar e estabilizar o arco eltrico, proteger a poa de fuso dos contaminantes atmosfricos e o eletrodo de tungstnio da oxidao ( o eletrodo se oxidado perde a sua propriedade de alta emissividade eletrnica desestabilizando o arco eltrico ).

Os gases utilizados neste processo devem ser inertes, da a denominao TIG ( Tungstnio Inerte Gs). Os mais utilizados so o argnio, hlio, misturas de argnio e hlio, e misturas de argnio e hidrognio.

O argnio o gs comumente utilizado neste processo devido as seguintes caractersticas:

- baixo custo. - alta densidade relativa ( 1,38 ) conferindo boa proteo do eletrodo, do arco eltrico e da poa de fuso. - tima estabilidade de arco. - penetrao de solda satisfatria na maior parte das aplicaes.

Quando necessrio maior aporte trmico, como no caso da soldagem do alumnio e suas ligas, cobre e suas ligas de grandes espessuras, alm do pr aquecimento recomendado o uso do gs hlio ou misturas de hlio com argnio.

O gs hlio possui alta condutividade trmica, bem superior ao argnio, fornecendo mais calor poa de fuso proporcionando soldas com boa penetrao e molhabilidade. A figura n 4 mostra o perfil de penetrao da solda com hlio e argnio.

____________________________________________________________ Curso de Aperfeioamento

Soldagem TIG ____________________________________________________________

Hlio

Argnio

Figura n 4: Perfil da penetrao de solda com os gases hlio e argnio.

A utilizao do hlio puro possui os seguintes pontos desfavorveis:

- alto custo. - baixa densidade relativa ( 0,14 ) sendo necessrio altas vazes para a mesma eficincia de proteo do argnio. - alta tenso do arco para o mesmo nvel de corrente com o argnio. - difcil ignio do arco.

Portanto, as misturas de argnio e hlio que apresentam caractersticas intermedirias entre os dois gases, so muitas vezes a melhor alternativa na escolha do gs de proteo ideal para determinada aplicao.

O hidrognio, apesar de ser um gs ativo, tem caracterstica redutora podendo ser adicionado ao argnio em pequenas quantidades ( menor que 5% ) afim de aumentar a penetrao de solda e a velocidade na soldagem automatizada de aos inoxidveis.

____________________________________________________________ Curso de Aperfeioamento

10

Soldagem TIG ____________________________________________________________

4 - Fontes de Soldagem no Processo TIG


As fontes para o processo TIG so do tipo corrente constante podendo fornecer corrente contnua, alternada com onda senoidal ou quadrada, e correntes pulsadas ( as fontes utilizadas no processo eletrodo revestido podem ser facilmente adaptadas ao processo TIG ).

Os valores de corrente fornecidos pelas fontes TIG geralmente variam de 5 a 500 amperes abrangendo uma grande gama de espessuras a partir de 0,2 mm. A tenso em circuito aberto no ultrapassa 80 Volts para a segurana do operador.

____________________________________________________________ Curso de Aperfeioamento

11

Soldagem TIG ____________________________________________________________

5 - Corrente Eltrica no Processo TIG


O tipo de corrente eltrica utilizada neste processo influencia a penetrao de solda, a limpeza superficial dos xidos da superfcie do metal base e o desgaste do eletrodo de tungstnio.

A figura abaixo mostra o efeito do tipo de corrente na penetrao de solda e na concentrao de calor no eletrodo e na pea.

70% + 30% Corrente contnua eletrodo positivo

30% 70% + Corrente contnua eletrodo negativo

50% 50% Corrente alternada

Figura n 5: Influncia da do tipo de corrente eltrica na penetrao e na concentrao de calor.

Com corrente contnua a polaridade direta ( eletrodo negativo ) a recomendada apesar de no proporcionar ao de limpeza. Com este tipo de corrente a penetrao profunda e o desgaste do eletrodo minimizado.

Aplica-se a soldagem da maioria dos metais, todos os tipos de aos, cobre e suas ligas, titnio ou seja, metais onde no necessria a limpeza dos xidos superficiais.

Na corrente reversa ( eletrodo positivo ) a ao de limpeza eficiente mas o desgaste excessivo do eletrodo inviabiliza a aplicao deste tipo de corrente.

Na corrente alternada temos caractersticas intermedirias as anteriores. Este tipo de corrente por promover mdia penetrao e ao de limpeza satisfatria a indicada para a soldagem do alumnio e suas ligas e o magnsio e suas ligas, metais onde a limpeza dos xidos superficiais fundamental na realizao da
____________________________________________________________ Curso de Aperfeioamento

12

Soldagem TIG ____________________________________________________________

operao de soldagem. Sempre que utilizado este tipo de corrente, o ignitor de alta freqncia permanece acionado durante toda a operao de soldagem para estabilizar o arco eltrico.

____________________________________________________________ Curso de Aperfeioamento

13

Soldagem TIG ____________________________________________________________

6 - Eletrodos para o Processo TIG


Os eletrodos para o processo TIG so varetas sinterizadas de tungstnio puro ou ligado ao trio ou zircnio, ambos na forma de xidos.

O tungstnio possui alto ponto de fuso ( 3,392 C ) e evaporao ( 5,906 C ) e timas caractersticas de emissividade eletrnica. Estes eletrodos seguem a classificao AWS conforme tabela abaixo:

Tabela A Composio Qumica Classificao ( % em peso ) AWS Tungstnio Tria Zircnia Outros Cor de

identificao EWP EWTh-1 EWTh-2 EWZr 99,5 98,5 97,5 99,2 -0,8 a 1,2 1,7 a 2,2 ----0,5 0,5 0,5 Verde Amarelo Vermelho Marrom

0,15 a 0,40 0,5

Tabela A: Classificao dos eletrodos segundo a AWS.

A adio destes elementos tem a finalidade de aumentar a emissividade eletrnica, estabilidade de arco e durabilidade do eletrodo.

____________________________________________________________ Curso de Aperfeioamento

14

Soldagem TIG ____________________________________________________________

A tabela B mostra os valores de corrente eltrica em funo do tipo e dimetro do eletrodo e tipo de corrente eltrica utilizada, onde pode - se notar o baixo nvel de corrente suportado pelo eletrodo pelo desgaste do mesmo com corrente contnua polaridade reversa ( eletrodo positivo ).

Tabela B Dimetro do Corrente contnua eletrodo ( mm ) 0,26


0,51 1,02 1,59 2,38 3,18 3,97 4,76 6,35

Corrente alternada ( amper )

( amper ) Direta at 15
5 - 20 15 - 80 70 - 150 150 - 250 250 - 400 400 - 500 500 - 750 750 - 1000

Reversa ---10 - 20 15 - 30 24 - 40 40 - 55 55 - 80 80 - 125

EWP at 15
5 - 15 10 - 60 50 - 100 100 - 160 150 - 210 200 - 275 250 - 350 325 - 450

EWZr at 15
5 - 20 15 - 80 70 - 150 140 - 235 225 - 325 300 - 400 400 - 500 500 - 630

Tabela B: Valores de corrente em funo do dimetro do eletrodo e tipo de corrente eltrica.

O eletrodo de tungstnio puro utilizado na soldagem com corrente alternada, sendo que o ligado ao zircnio suporta maior nvel de corrente como mostrado na tabela. Com corrente contnua recomendado a utilizao do eletrodo ligado ao trio.

____________________________________________________________ Curso de Aperfeioamento

15

Soldagem TIG ____________________________________________________________

Perfil da Ponta do Eletrodo


Na utilizao de corrente contnua a ponta do eletrodo deve ser afiada conforme figura abaixo.

15

2D

Figura n 6: Perfil da ponta do eletrodo.

importante que a afiao seja no sentido longitudinal ao eixo do eletrodo e bem uniforme para proporcionar um arco estvel.

Alterando - se o ngulo da ponta do eletrodo obtm - se variao no perfil da penetrao. ngulos agudos concentram mais o arco aumentando a penetrao e ngulos maiores diminuem a penetrao aumentando a largura do cordo conforme mostrado na figura n 7.

Figura n 7: Influncia do ngulo da ponta do eletrodo na penetrao. Na utilizao de corrente alternada, a ponta do eletrodo deve tomar a forma de uma esfera. Quando a amperagem usada adequada ao dimetro do eletrodo,
____________________________________________________________

16

Curso de Aperfeioamento

Soldagem TIG ____________________________________________________________

esta configurao alcanada pela fuso da ponta do eletrodo abrindo - se o arco por alguns instantes.

____________________________________________________________ Curso de Aperfeioamento

17

Soldagem TIG ____________________________________________________________

7 - Metais de Adio
Os metais de adio para o processo TIG so fornecidas, para a soldagem manual, na forma de varetas com um metro de comprimento e em vrios dimetros sendo os de 1,6 a 6,4 mm os mais comumente utilizados.

Para a soldagem automatizada o metal de adio so fornecidos em bobinas de arames que so alimentados por sistemas semelhantes aos do processo MI MAG.

Existe uma grande variedade de metais de adio para o processo TIG tornando este aplicvel a soldagem de praticamente todos os metais industrialmente utilizados ( aos ao carbono, inoxidveis, alumnio e suas ligas, cobre e suas ligas, magnsio e suas ligas, nquel, titnio, ferro fundido etc...).

Estes metais seguem a classificao AWS ( Sociedade Americana de Soldagem ) e so especificados pela composio qumica ou como no exemplo abaixo, onde mostrada a especificao de varetas slidas para a soldagem de aos carbono.

Exemplo: arame ER 70 S 3 , onde,

ER = indica que o arame pode ser usado como eletrodo e vareta. 70 = indica o limite de resistncia a trao em 1.000 psi que neste caso seria de 70.000 psi ou 49,2 kgf/mm. S = indica arame slido. 3 = digito relativo a composio qumica.

____________________________________________________________ Curso de Aperfeioamento

18

Soldagem TIG ____________________________________________________________

8 - Variveis do Processo e Suas Influncias


Corrente Eltrica ( amperagem )
A principal influncia desta varivel est no controle da penetrao do cordo de solda. A figura n- 8 mostra o aumento da penetrao com o aumento da corrente para uma mesma velocidade de soldagem.
80 A 140 A 180 A

Figura n 8: Penetrao de solda em funo da corrente de soldagem.

Distncia do Eletrodo Pea


Esta varivel controla a altura do arco eltrico. Quanto maior a distncia do eletrodo pea maior o altura e largura do arco eltrico. Com isto, maior rea do metal base aquecida resultando num cordo mais largo. A figura abaixo ilustra este fato.

Figura n 9: Influncia da distncia eletrodo - pea no perfil do cordo de solda.

____________________________________________________________ Curso de Aperfeioamento

19

Soldagem TIG ____________________________________________________________

Velocidade de Avano ( Velocidade de Soldagem )


Esta varivel tambm influencia a penetrao de solda. Para uma velocidade muito alta de soldagem, o arco no permanece tempo suficiente na regio de solda para proporcionar uma boa fuso e penetrao do cordo. J para uma velocidade baixa, a penetrao aumenta mas, para uma velocidade

excessivamente baixa de soldagem, o prprio metal fundido na poa funciona como isolante trmico para a transferncia de calor do arco para o metal base, prejudicando tambm a penetrao de solda. A figura abaixo mostra esta influncia.

0,15m/min

0,18m/min

0,20m/min

Figura n 10: Influncia da velocidade de soldagem na penetrao de solda.

____________________________________________________________ Curso de Aperfeioamento

20

Soldagem TIG ____________________________________________________________

Inclinao na Tocha
Esta outra varivel que tem influncia sobre a penetrao de solda.

De acordo com a figura a seguir, soldando-se com inclinao positiva ( puxando a solda ), o arco eltrico atua diretamente sobre a poa de fuso, aumentando a penetrao. J, no sentido negativo ( empurrando a solda ), o arco eltrico permanece sobre o metal de base frio, reduzindo a penetrao da solda.

+15

-15

Figura n- 11: Influncia da inclinao da tocha na penetrao de solda. Observao: Na soldagem do alumnio e suas ligas deve-se trabalhar com inclinao negativa (empurrando).

Vazo de Gs
A vazo do gs responsvel pela proteo adequada do eletrodo e da poa de fuso garantindo soldas isentas de oxidao e porosidade.

Seu valor ideal depende do tipo de metal a ser soldado, condies de ventilao do ambiente e nvel de amperagem utilizado.

Logicamente, em funo destes fatores, quanto menor o seu valor maior a economia de gs no processo de soldagem.

____________________________________________________________

21

Curso de Aperfeioamento

Soldagem TIG ____________________________________________________________

9 - Defeitos de Soldagem e Suas Possveis Causas


Mordedura

- alta velocidade de soldagem. - alta amperagem. - alta distncia da tocha pea. - manuseio inadequado da tocha.

Falta de Fuso

- baixa amperagem. - junta inadequada. - manuseio inadequado da tocha.

Falta de Penetrao

- baixa amperagem - alta velocidade de soldagem. - junta inadequada.

____________________________________________________________

22

Curso de Aperfeioamento

Soldagem TIG ____________________________________________________________

Porosidade

- vazo inadequada ( muito alta ou baixa ). - superfcie com impurezas ( tinta, leo, graxa, umidade, oxidao ... ). - distncia tocha - pea muito alta.

Na cratera

Incluso de Tungstnio

- contato do eletrodo na poa de fuso.

____________________________________________________________ Curso de Aperfeioamento

23

Soldagem TIG ____________________________________________________________

Trincas de Solidificao

No centro do cordo

- alta restrio principalmente no passe de raiz em juntas de grande espessura. - metal de adio inadequado. - preenchimento incompleto da cratera. - alta amperagem.

____________________________________________________________ Curso de Aperfeioamento

24

Soldagem TIG ____________________________________________________________

10 - Tcnicas de Soldagem
Limpeza
A preparao de junta a ser soldada fundamental para a obteno de soldas de alta qualidade. O processo TIG por no ser eficiente na desoxidao e limpeza da poa de fuso exige limpeza rigorosa da junta, retirando - se resduos de leo, graxa, fuligem etc. As bordas devem estar ao metal brilhante e quando necessrio feita a proteo com um gs inerte, geralmente o prprio argnio, na contra solda em passes de raiz, como na soldagem de tubulaes de aos inoxidveis.

Posicionamento da Tocha
As figuras a seguir mostram posies da tocha recomendadas para a execuo de soldas de boa qualidade. para juntas de topo.

5 a 15

90

em ngulo.

45

45

____________________________________________________________

25

Curso de Aperfeioamento

Soldagem TIG ____________________________________________________________

alimentao do metal de adio.

20 a 30

- posio vertical.
10 a 30

posio do eletrodo.

3m 3a

____________________________________________________________
Curso de Aperfeioamento

26

Soldagem TIG ____________________________________________________________

11 Caractersticas do Processo
Processo de baixa taxa de deposio em soldagem manual : 1,3 kg / hora. Solda em todas as posies. Solda praticamente todos os metais industrialmente utilizados. Pouca gerao de fumos. Solda espessuras a partir de 0,2 mm. Requer soldadores altamente qualificados. Pode ser aplicado em juntas onde no necessrio a utilizao de metal de adio-solda autgena. Muito empregado em passes de raiz. Produz soldas com timas propriedades mecnicas. timo acabamento. O processo pode ser automatizado.

____________________________________________________________ Curso de Aperfeioamento

27

Soldagem TIG ____________________________________________________________

12 - Segurana
Devido o soldador estar sujeito a itens agressivos como radiaes ultra violeta e infra vermelha, fumos em ambientes fechados, queimaduras por peas quentes e choques eltricos, para sua proteo indispensvel a utilizao de EPI completo indicado para o processo, ou seja: mscara com lente apropriada (em funo da amperagem utilizada de acordo com a tabela abaixo ), luvas, perneiras, avental, mangotes, sapato e culos de segurana como mostra a figura seguinte.

____________________________________________________________ Curso de Aperfeioamento

28

Soldagem TIG ____________________________________________________________

Referncias Bibliogrficas
ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS ABNT NBR 14724. Informao e documentao, trabalhos acadmicos, apresentao. Rio de Janeiro, 2002. Telecurso 2000 Curso Profissionalizante Mecnica - Processos de Fabricao - Volume 1 - Fundao Roberto Marinho - Editora Globo - So Paulo S. P. ALCAN. Manual de Soldagem, 1993. MARQUES, Paulo V. Tecnologia da Soldagem. Belo Horizonte, ESAB, 1991.

SANTOS, J. F. e QUINTINO, L. Processos de Soldadura. Lisboa (Portugal), Edies Tcnicas do Instituto de Soldadura e Qualidade, 1993.

____________________________________________________________ Curso de Aperfeioamento

29

Vous aimerez peut-être aussi