Vous êtes sur la page 1sur 3

Carta ao ator D.

, Eugnio Barba

O texto que estamos publicando nesta edio no se trata de uma pea ou uma cena de teatro, este texto uma carta escrita por Eu do Odin Theatret, em 1967. Esta carta apareceu em diversas publicaes e diferentes idiomas para apresentar a viso do Odin a sua Carta ao ator D.

Freqentemente eu estive tocado pela ausncia de seriedade no teu trabalho. O que no falta de concentrao ou boa vontade da tua duas atitudes. Primeiro de tudo, tem-se a impresso que teus atos no so ditados por uma convico interior ou por uma neces manifestaria por exemplo na execuo de um exerccio, de uma improvisao ou de uma cena. Tu podes trabalhar estando concentra podem ser tecnicamente precisos, mesmo assim tal jogo no parece menos vazio e eu no creio no que fazes. Teu corpo no diz se n ordem exterior". Os nervos, o crebro, a coluna vertebral no esto engajados e s tua epiderme gostaria de fazer acreditar que tudo i experimentas por ti mesmo a importncia do que queres fazer os espectadores acreditarem. Como podes assim fazer compreender lugar onde as convenes e os entraves sociais devem desaparecer a dar lugar a uma comunicao franca e absoluta. Tu, repr ests num lugar onde se manifesta a necessidade de cada um se sentir aceito, onde as humilhaes, as experincias degradantes pelas que uma atitude de auto-defesa, teu otimismo, que mesmo a irresponsabilidade e o teu sentimento de culpa aparecem ao lado da t nostalgia de um paraso perdido procurado talvez no passado, na tua infncia, no calor de algum que te fez esquecer a angstia, num questes e onde exigias uma resposta.

Todos os seres presentes nesta sala so tocados se, durante a representao, tu efetuas um retorno s tuas razes, em direo comuns que permanecem escondidas: verdadeiro lao humano que te liga aos outros. A segunda tendncia que vejo em ti o temor de encarar toda a seriedade desse trabalho: tu experimentas algo como uma nece comentar com o que tu e teus camaradas executam. como se quisesses fugir a responsabilidade que sentes em relao ao prpr estabelecer uma comunicao com os outros homens e assumir as consequncias do que revelas. Tu tens medo da seriedade d margem do que permitido: tem medo que isso seja sinnimo de fanatismo, de aborrecimentos ou de isolamento profissional homens nos rodeiam no acreditam mais em nada ou fingem que crem para ficarem tranqilos, aquele que esmia dentro questes sobre sua condio, sobre sua falta de ideais, sobre sua necessidade de vida espiritual, tomado por um fantico ou onde trapacear a norma em vigor, aquele que procura a sua verdade tomado por hipcrita.

Acredito que no refletiste jamais sobre o fato de que tudo isso que liberas, ds forma ou completa no teu trabalho, uma manisfesta com respeito. Teus atos frente coletividade de espectadores devem ser habitados da mesma fora que marca a lmina incandescente ardente do Sinai. Somente ento teus atos podero continuar a viver no esprito e no interior do espectador com aquela necess conseqncias imprevisveis. Quando Dullin se encontrava no seu leito de morte, o rosto dele se contorcia, deformando-se segundo que tinha vivido: Smerdiakov, Volpone, Richard III. No era somente o homem Dullin que morria, mas tambm o ator e todas a

Se eu perguntar porque tu te tornaste ator, me responders que queres te exprimir e te realizar. Mas o que significa realizarde escritrio Hansen que vive sua existncia respeitvel sem aborrecimentos, jamais atormentado por questes que continuam sem re Gauguin que, aps ter rompido com as normas sociais, terminou sua existncia na misria de um pobre vilarejo Polinesiano, Noa-No reencontrado a liberdade perdida? Numa poca em que a f religiosa vista como uma neurose, falta-nos a escala com a qual medi nossa vida. Quaisquer que tenham sido as motivaes pessoais e no percebidas que te trouxeram ao teatro, agora que tu ent encontrar um sentido que ultrapasse tua prpria pessoa e que te situe socialmente frente aos outros.

No se pode preparar uma vida nova seno nas catacumbas. A est o lugar daqueles que, em nossa poca, procuram um engajament difcil confronto. Isto supe coragem: a maior parte das pessoas no tm necessidade de ns. Teu trabalho uma forma de medita sobre a tua condio de homem numa sociedade e sobre os acontecimentos que tocam no mais profundo de ti atravs das exp Cada apresentao nesse teatro precrio que choca o pragmatismo cotidiano, pode ser a ltima, tu deves consider-la como t tocar, dirigindo aos outros e conta prestada de teus atos, teu testamento. Se o fato de ser ator significa tudo isso para ti, ento um novo teatro vai nascer, uma nova maneira de apreender a tradio, nova se estabelecer entre ti mesmo e os homens que noite vm te ver, porque eles tm necessidade de ti.

Odin Theatret, desconhecido no brasil, radicado na Dinamarca e formado por atores de vrios pases. considerado atualm

Vous aimerez peut-être aussi