Vous êtes sur la page 1sur 11

05/08/2011

Ementa
Molculas em Movimento. Velocidades das Reaes Qumicas. Cintica das Reaes Complexas. Dinmica Molecular das Reaes Qumicas. Processos em Superfcies Slidas. A contextualizao dos conceitos de cintica qumica aplicados no ensino mdio.

Prof. Clauber Dalmas Rodrigues

bibliografia bsica
ATKINS, P.; PAULA, J. Fsico-Qumica. 7.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002. Vol. 3. ATKINS, P. Principles of Chemistry. AVERY, H. E. Cintica Qumica Bsica y Mecanismos de Reaccion. Barcelona: Revert, 1982. LATHAN, J. L. Cintica Elementar de Reao. So Paulo: Edgard Blcher Ltda, 1974. MOORE, W. J. Fsico-Qumica. So Paulo: Edgard Blcher Ltda, 1976. Vol. 1.

Qual a diferena entre Termodinmica e cintica?


Embora a termodinmica possa ser usada para prever a direo ea extenso da mudana qumica, ele no nos diz como a reao ocorre ou o quo rpido. Algumas reaes espontneas, tais como a decomposio do benzeno em carbono e hidrognio - no parecem avanar totalmente, enquanto que outras reaes - como reaes de transferncia de prtons - atingem o equilbrio muito rapidamente.

05/08/2011

Sentido de reao termodinamicamente favorvel

Diamante

Grafite

Qual a diferena entre Termodinmica e cintica?

Qual a diferena entre Termodinmica e cintica?


O estudo das velocidades das reaes qumicas chamado Cintica Qumica. Ao estudar a termodinmica, consideramos apenas os estados inicial e final de um processo qumico (sua origem e destino) e ignorar o que acontece entre eles (a viagem em si, com todos os seus obstculos). Em cintica qumica, estamos interessados apenas na jornada de mudanas que ocorrem no curso de reaes.

Examinaremos os detalhes ntimos de como as reaes prosseguem, o que determina as suas velocidades, e como controlar essas velocidades.

05/08/2011

O Que velocidade de uma reao qumica?

Informalmente, consideramos uma reao para ser rpido se os produtos so formados rapidamente, como ocorre em uma reao de precipitao ou uma exploso (Fig. 13.1). Uma reao lenta, se os produtos so formados por um longo perodo de tempo, como acontece em corroso ou a degradao da matria orgnica ou enferrujamento de um porto de ferro. necessrio uma definio precisa e quantitativa da velocidade de uma reao qumica.

ferrugem

cozimento

exploso

lento

rpido

Muito rpdo

Fonte: ATKINS (Principles of Chemistry).

Algumas gotas de corante alimentar azul foram adicionados gua, seguido de uma soluo de gua sanitria. Fonte: KOTZ.

05/08/2011

Concentrao e a velocidade da reao


Na vida cotidiana, a velocidade definida como a mudana em uma propriedade dividida pelo tempo que leva para que a mudana ocorra. Por exemplo, a velocidade de um automvel, a velocidade de mudana de sua posio, definido como a distncia percorrida dividida pelo tempo necessrio.

Concentrao e a velocidade da reao


Ficamos com a velocidade mdia se dividirmos o comprimento da viagem pelo tempo total para a viagem, chegamos a velocidade instantnea atravs da leitura do velocmetro, em algum momento em sua jornada. Em qumica, expressamos as velocidades em termos de quo rapidamente os reagentes so usados ou produtos so formados.

Concentrao e a velocidade da reao


Ou seja, ns definimos a velocidadede reao como a mudana na concentrao de um dos reagentes ou produtos dividido pelo intervalo de tempo durante o qual a mudana ocorre. Porque a velocidade pode mudar medida que o tempo passa, denotamos a velocidade de reao mdia como a mudana na concentrao molar de um reagente R, [R] = [R]t2 - [R]t1 , dividido pelo intervalo de tempo t = t2 t1 .

Velocidade mdia de consumo de R: R R t

Porque os reagentes so consumidos em uma reao, a concentrao de R diminui medida que o tempo passa, assim, [R] negativo. O sinal de menos na eq. 1 includo para assegurar que a velocidade positiva, que a conveno normal em cintica qumica.

05/08/2011

Exerccios

Se seguirmos a concentrao de um produto P, expressamos a velocidade como:

Suponha que estamos estudando a reao 2 HI(g) H2(g) + I2(g)

P t

e econtramos que, no intervalo de 100 s, a concentrao do HI diminui de 4,0 mmols/L para 3,5 mmols/L. Qual a velocidade mdia desta reao?

A velocidade mdia de consumo de HI: R R

t R (3,5 4,0)mmols / L 100s mmols L.s

As vrias formas de relatar a velocidade de uma dada reao esto relacionados com a estequiometria da reao. Portanto, no nosso exemplo, conclumos que:

R 5,0 103

H 2 1 HI t 2 t

05/08/2011

Para evitar a ambigidade associada a vrias formas de relatar uma velocida de reao, podemos utilizar uma nica velocidade mdia para uma reao, sem especificar a espcie. A velocidade mdia nica da reao aA+ bBcC+dD qualquer uma das quatro seguintes quantidades equivalentes:

velocidade mdia nica da reao

1 A 1 B 1 C 1 D a t b t c t d t

A diviso pelos coeficientes estequiomtricos cuida das relaes estequiomtricas entre os reagentes e produtos. No h necessidade de especificar a espcie ao relatar a velocidade mdia nica da reao, porque o valor da velocidade a mesma para cada espcie. No entanto, a velocidade mdia nica no depende de os coeficientes utilizados na equao balanceada, e assim a equao qumica deve ser especificada ao relatar a velocidade nica.

exerccio

exercicios

A velocidade mdia da reao N2 (g) + 3 H2 (g) 2 NH3 (g) durante um determinado perodo relatado como 1,15 (mmol NH3) L-1 h-1. a) Qual a velocidade mdia no mesmo perodo, em termos de consumo de H2? b) Qual a velocidade mdia nica (ou seja, a velocidade mdia da reao)?

considerando os dados da reao 2 HI(g) H2(g) + I2(g) dos exerccios anteriores, calcule: a) A velocidade mdia da formao de H2 na mesma reao b) Qual a velocidade mdia nica da reao?

05/08/2011

A sacarose decompe-se em frutose e glicose em soluo cida. Um grfico da concentrao de sacarose em funo do tempo dado aqui. Qual a velocidade de variao da concentrao de sacarose sobre a 2 h em primeiro lugar? Qual a taxa de mudana ao longo dos ltimos 2 h? Estimar a velocidade instantnea em 4 h

As tcnicas experimentais
Depende da rapidez com que a reao ocorre. Algumas reaes biologicamente importantes, como o crescimento do cabelo, podem demorar semanas para mostrar mudanas significativas, mas outras reaes, como a exploso de nitroglicerina, so muito rpidos. Tcnicas especiais devem ser utilizados quando a reao to rpida que acaba em segundos.

As tcnicas experimentais
Usando lasers, qumicos podem estudar reaes que esto completas em um picosegundo (1 ps = 10-12 s). As mais novas tcnicas pode at mesmo monitorar reaes que esto completas depois de um alguns femtosegundos (1 fs = 10-15 s), ea pesquisa est agora a comear a investigar os processos, mesmo em uma escala de tempo attosegundos (1 as = 10-18 s). Nesta escala de tempo, muito difcil monitorar a reao.

05/08/2011

As tcnicas experimentais
Suponha o estudo do efeito de um clorofluorcarbono sobre a concentrao de oznio, um gs que absorve a luz azul de certos comprimentos de onda. Pode-se usar um espectrmetro para monitorar a luz absorvida pelo oznio em um desses comprimentos de onda e calcular a concentrao molar de molculas de O3 a partir da intensidade de absoro.

As tcnicas experimentais
Na tcnica de fluxo interrompido, as solues dos reagentes so forados a uma cmara de mistura muito rapidamente e a formao de produtos observado espectroscopicamente (Fig. 13.3). Este procedimento comumente usado para estudar as reaes biologicamente importantes.

As tcnicas experimentais
espectrofotmetro
Seringas condutoras

As tcnica experimentais
A velocidade mdia de uma reao a mudana na concentrao de uma espcie, dividido pelo tempo durante a qual a mudana ocorre, A velocidade mdia nica a velocidade mdia dividida pelo coeficiente estequiomtricas da espcie monitorados. Tcnicas espectroscpicas so amplamente utilizados para estudar as velocidades de reao, principalmente para reaes rpidas.

Cmara de mistura
FIGURE 13.3

Seringa de parada

05/08/2011

A maioria das reaes desaceleram quando os reagentes so consumidos . Em outras palavras, a velocidade mdia de reao diminui medida que a reao ocorre. A velocidade da reao tambm pode mudar ao longo do intervalo de tempo durante o qual a mudana na concentrao est sendo medida.

Para determinar a velocidade de reao em um dado instante no curso da reao, devemos fazer nossas medies de concentrao em intervalos muitos pequenos, os menores possveis. Em outras palavras, necessrio determinar a velocidade em um nico instante atravs do clculo do declive da tangente ao grfico de concentrao versus o tempo no momento de interesse (Fig. 13.4).

tempo

Figura 13.4 A velocidade da reao a mudana na concentrao de um reagente (ou produto), dividido pelo intervalo de tempo durante o qual a mudana ocorre (a inclinao da linha AB, por exemplo). A velocidade instantnea a inclinao da tangente da curva no momento de interesse.

Concentrao do Reagente

05/08/2011

Esta inclinao chamada de velocidade instantnea da reao. A velocidade instantne da reao muda ao longo do curso da reao (Fig 13.5). A partir de agora, sempre que falamos de uma velocidade mdia da reao, vamos sempre significa uma velocidade instantnea. As definies do Eqs. 1 e 2 podem ser facilmente adaptadas para se referirem velocidade instantnea de uma reao.

Figura 13.5 determinao da velocidade de deteriorizao da penicilina durante a armazenagem em dois diferentes tempos. Note que a velocidade (a inclinao da tangente da curva) em 5 semanas maior que em 10 semanas, quando menos pencilina est presente.

d R dt

d P dt

velocidade da reao

1 d A 1 d B 1 d C 1 d D a dt b dt c dt d dt

Concentrao Molar (mol.L-1)

Tempo (semanas)

Tempo (semanas)

10

05/08/2011

A velocidade instantnea da reao a inclinao de uma tangente traada para o grfico de concentrao em funo do tempo; para a maioria das reaes, a velocidade diminui medida que a reao ocorre.

11

Vous aimerez peut-être aussi