Vous êtes sur la page 1sur 4

FACULDADE VALE DO CRICAR SO MATEUS ES FLAGRANTES NA VIDA DO FUTURO

Cleiton Nogueira dos Santos Claudio dos Anjos Pereira Fabiano Lopes Amorim Fabrcio Souza Torres Leonardo Elias Silva Igor Zamprogno do Nascimento Yago Gil Malverdi de Oliveira

Resenha Cientifica realizada para o Ensino Superior de graduao da Faculdade Vale do Cricar, Curso Anlise Desenvolvimento de Sistemas e Cincias Contbeis. sob a orientao do professora Amanda Alves Evangelista .

SO MATEUS ES 2010

FACULDADE VALE DO CRICAR SO MATEUS ES

Cleiton Nogueira dos Santos Claudio dos Anjos Pereira Fabiano Lopes Amorim Fabrcio Souza Torres Leonardo Elias Silva Igor Zamprogno do Nascimento Yago Gil Malverdi de Oliveira

FLAGRANTES NA VIDA DO FUTURO

SO MATEUS ES 2010

Flagrantes da vida no futuro


O Livro Flagrante da vida no futuro de Joo Antonio Zuffo foi publicado pela Editora Saraiva em 2007. O livro uma fico cientifica contada em crnicas que profetiza um possvel futuro do que h de acontecer nas prximas dcadas que ao contrario de previses fatalistas, se mostra muito positivo. O autor engenheiro desde 1963, pela Escola Politcnica da Universidade de So Paulo (EPUSP) obteve seu doutoramento pela mesma instituio cinco anos depois, tem 14 livros e mais de 160 trabalhos publicados, alm de 32 teses orientadas. O futuro sempre um assunto que fascina as pessoas e muitas vezes as deixam em uma perspectiva de como ser as prximas dcadas, nessa linha de pensamento Joo Antnio Zuffo cria em seu livro uma possvel alternativa do futuro bem prximo, baseando-se em tecnologias que esto em desenvolvimento como a nanotecnologia, a inteligncia artificial, a utilizao do H como combustvel e estradas computadorizadas. Segundo o autor em 2038 a populao mundial estar estabilizada e sua organizao estar em sistema de Casta, sendo assim, quem tem mais poder aquisitivo ter mais acesso as informaes contidas na WWWOW1. Pelo fato da sociedade desse tempo se encontrar na era da informao (INFOERA) sendo o produto mais valioso a informao, far toda diferena. O emprego ter reduo devido substituio do trabalho humano pelos de maquinas com A.I. (INTELIGENCIA ARTIFICIAL), mas no haver pobreza como a existente na atualidade, dependente do governo com seus benefcios de todas as espcies, como TICKET para que possam suprimir suas necessidades em alimentao, transportes, vestimentas, ou seja, segundo o autor uma pessoa de baixa renda desse perodo ir ter a mesma comodidade de uma pessoa de classe media nos dias atuais. A populao no ir fazer uso de seus carros, mais sim de maquinas inteligentes computadorizadas, o prprio carro far isso, com maior segurana. O autor cita que as casas sero equipadas para que realize a manuteno diria com equipamentos computadorizados, com exceo daquelas que os donos no desejarem a tecnologia de nano robs. A educao ser completamente mudada porque no funcionar por series, ela vai estar dividida pela faixa etria da vida, onde todas as crianas recebero um clone pessoal educacional, que o acompanhara o tempo todo durante o processo de aprendizagem, o que permitir o aprendizado constante. Com o passar do tempo, seu clone pessoal tornaria definitivo. Baseando-se na verso do autor diferente de que muitas pessoas pensam os clones pessoais no sero seres biolgicos, mas computadores que analisam o seu perfil psicolgico o tempo todo, no intuito de quando um individuo precisar de um avatar 2, ser gerado na rede que agir como o tal individuo em diversas situaes, entretanto por mais que um clone analise o perfil psicolgico do seu dono, ser constitudo de sua prpria inteligncia, que poder diferir muito de seu dono, o que trar alguns transtornos para o homem, como pessoas que alarmariam sobre uma possvel revolta das maquinas contra o homem.
1-World Wide Wireless Optical Web. 2-Ser Virtual com caractersticas humanas.

A Cincia poder se tornar uma religio para algumas pessoas, assim como o judasmo, o isl, o cristianismo e o hindusmo atualmente so. Os conflitos por motivos religiosos ainda vo existir e o terrorismo ter outra cara, devido ao fato de ser quase impossvel que uma ameaa de homem bomba no seja identificada a tempo de um desastre. Por isso o terrorismo se utilizara da programao de A.I.s assassinas para matarem pessoas, corrompendo, por exemplo, um A.I. de um carro. A comunicao na INFOERA ser o ponto mais tecnologicamente desenvolvido, sendo possvel que pessoas conversem entre si atravs de uma espcie de telepatia, que ser realizado por um CHIP implantado no crebro do individuo, o que tambm a permitir acessa a WWWOW1 sem a utilizao de um computador. Os Infotraficantes - Traficantes de Drogas Virtuais, explorao a dependncia psicolgica da realidade virtual emissiva, sero mais perigosas que as drogas qumicas atuais, que desaparecero. Quanto logiciarias (Programas), ocorreria a quebra das patentes, sendo que os seres humanos desfrutariam a logicionaria livre, e deveriam apenas pagar pelos servios de atualizaes e modernizaes, que devero ter um alto preo, devido ao alto nvel de conhecimento necessrio para este fim. Surgimento as naes virtuais, que estaro interligadas s naes reais. Por fim o autor deixa um final interessante o qual o homem deixa de existir na terra, mas no por ter morrido, mas por ter se virtualizado. Segundo o autor, por mais que a tecnologia venha invadir todo o cotidiano dos seres humanos, isso no far com que deixe de ser menos humano, pelo contrario, as pessoas tero mais tempo para viver suas filosofias, desde que a mesma no se torne um risco para todos, entretanto possvel que as pessoas se afastem mais pelo fato de no haver a necessidade de conversar pessoalmente, as classes sociais (pobre, media e rica) ainda continuaro existindo, assim como alguns problemas cotidianos e conflitos polticos-filosoficos-religiosos. O livro estruturado de leitura e linguagem agradvel indicado para qualquer pessoa que goste de fico Cientifica ou tenha curiosidade de uma possvel aplicao das tecnologias avanadas que se no existem, j esto em desenvolvimento. A leitura do livro exageradamente otimista, no levando em conta os problemas que possivelmente sugeriam durante as implantaes dessas tecnologias e descobertas que jamais sero dominadas pelo homem. .

Vous aimerez peut-être aussi