Vous êtes sur la page 1sur 4

Equivalncia entre energia e caloria

1 - Conceitos relacionados
Temperatura, capacidade trmica, calor especfico, energia trmica, potncia eltrica e energia eltrica. Joule utilizou uma montagem semelhante representada na Figura 1. No aparato utilizado, um recipiente termicamente isolado preenchido com gua. Dentro do volume de gua est imerso um conjunto de ps acopladas a um eixo no qual fixado um molinete. Uma massa presa ao fio inextensvel enrolado ao molinete. Com a queda da massa devido ao da acelerao da gravidade, o molinete posto para girar, agitando o volume de gua. Considerando que no haja atrito entre o fio e a roldana, toda a energia potencial armazenada na massa suspensa utilizada para realizar trabalho sobre o volume de gua.

2 Objetivos
Determinar a equivalncia entre a unidade de energia e a de caloria.

3 - Mtodo utilizado
Um bloco metlico aquecido pelo atrito com uma corda de nylon, sendo medidos o trabalho mecnico fornecido e a variao da temperatura do bloco metlico. Um volume de gua dentro do calormetro aquecido por um sistema eltrico, sendo medidos o trabalho eltrico fornecida pelo aquecedor e a variao da temperatura do volume de gua.

4 - Equipamentos
1 aparato para equivalente mecnico do calor 1 calormetro 1 balana de brao 1 cronmetro digital 1 termmetro digital 10 /150 oC 1 sistema de aquecimento 500 ml de agua

5 - Fundamentos Tericos
O conceito de que calor uma forma de energia nem sempre foi obvia, visto que o calor antes era considerado uma substncia. O princpio da conservao de energia afirma que se uma dada quantidade de trabalho completamente transformada em calor, a energia trmica resultante ter que ser equivalente quantidade de trabalho realizada. Sendo o trabalho medido em joules e a energia trmica em calorias, a equivalncia no imediatamente bvia, necessria uma relao quantitativa que permita converter joules em calorias. 5.1 Experimento de Joule Em 1845 foi realizado por James Prescott Joule um experimento clssico da termodinmica no qual foi demonstrada esta equivalncia.

Figura 1 - Montagem experimental utilizada por Joule.

5.2 Equivalncia calor e energia mecnica Um outro aparato descrito pode ser utilizado realizar trabalho e obter a elevao de temperatura de um sistema, conforme diagrama apresentado na Figura 2. Neste equipamento, uma massa suspensa por uma corda de nylon enrolada em torno do cilindro metlico. O cilindro metlico fixo a uma manivela, e medida que a manivela acionada o cilindro tambm gira em torno de seu eixo. O atrito entre a corda de nylon e o cilindro suficiente para suportar a massa suspensa. Desta forma garantido que o torque que atua no cilindro seja constante e mensurvel. medida que o cilindro de metlico gira, o atrito entre o cilindro e a corda converte o trabalho em energia trmica o que faz aumentar a temperatura do cilindro. Havendo um

Toginho Filho, D. O.; Catlogo de Experimentos do Laboratrio Integrado de Fsica Geral Departamento de Fsica Universidade Estadual de Londrina, Agosto de 2010.

Equivalncia entre energia e caloria


sensor de temperatura incorporado ao cilindro metlico possvel determinar a alterao da temperatura do cilindro. O equivalente mecnico de caloria J a razo entre o trabalho realizado e a energia trmica transferida para o cilindro.

Sendo C a capacidade do sistema trmico (cilindro metlico), m a massa do sistema, c o calor especfico do material com o qual feito o cilindro, T = T f Ti , Tf a temperatura final do sistema aps o equilbrio trmico e Ti a temperatura inicial do sistema. A equivalncia entre a unidade de energia e a de caloria J a razo entre o trabalho realizado e o calor absorvido pelo sistema: W J= (4) Q
5.3 Equivalncia calor e energia eltrica

Figura 2 Diagrama do equipamento para obter a equivalncia calor versus energia.

O trabalho realizado sobre o cilindro ao girar a manivela igual ao produto escalar do torque que atua no cilindro pelo deslocamento. difcil de medir diretamente torque, no entanto como o movimento do cilindro mais ou menos constante ao longo da experincia se considera que o torque aplicado pela manivela igual ao torque que resulta do atrito da corda no cilindro. Este torque pode ser calculado atravs da expresso:

Diversos equipamentos eltricos so utilizados para produzir calor, como o secador de cabelos, o chuveiro, a lmpada eltrica, o ferro eltrico, entre outros. O princpio de funcionamento destes equipamentos a transformao da energia eltrica em energia trmica (calor), devido passagem de corrente eltrica nestes equipamentos. O produto da corrente eltrica i utilizada com a tenso eltrica V aplicada ao equipamento define a potncia eltrica fornecida:
Pe l = V i

A potncia eltrica Pel fornecida a um sistema representa o trabalho Wel realizado pela energia eltrica, em um intervalo de tempo:
Pel = Wel t

=M gR

(1)

Sendo M a massa suspensa na corda, g a acelerao da gravidade e R o raio do cilindro metlico. Cada vez que a manivela girada de uma volta completa o torque aplicado ao cilindro atravs de um ngulo 2. O trabalho total realizado escrito como:

Assim, a energia eltrica total utilizada igual ao produto da potncia eltrica multiplicada pelo tempo:

Wel = Pel t

(5)

W = = M g R (2 N )

(2)

Sendo o joule, o watt, e o segundo as unidades utilizadas no S.I. para a energia eltrica, potncia eltrica e tempo, respectivamente. O princpio da conservao da energia estabelece que ao ser convertido o calor em outras formas de energia, ou outras formas de energia em calor, a quantidade total de energia permanece constante. A troca de energia entre um sistema eltrico e um sistema trmico acarreta uma alterao de temperatura do sistema trmico, de acordo com a expresso (3).

Sendo N o nmero total de voltas aplicadas manivela. O calor Q absorvido pelo cilindro metlico devido ao atrito da corda pode ser determinado a partir da variao de temperatura do mesmo, de acordo com a equao: Q = C T = m c (T f Ti ) (3)

Toginho Filho, D. O.; Catlogo de Experimentos do Laboratrio Integrado de Fsica Geral Departamento de Fsica Universidade Estadual de Londrina, Agosto de 2010.

Equivalncia entre energia e caloria


Outra unidade muito utilizada para mensurar a energia eltrica Uel o quilowatt-hora (kWh). Um quilowatt-hora definido pelo produto da potncia total, em unidade de kW, utilizada ou fornecida por um equipamento durante o intervalo de tempo de uma hora, 1kWh = 103 ( J / s ) 3600( s ) = 3,6 106 J 4. Medir a temperatura da gua no interior do calormetro, (TCal = TAg); 5. Ligar o sistema de aquecimento; 6. Medir intervalo de tempo no qual temperatura da gua aumente aproximadamente 10oC, desligando o sistema de aquecimento; 7. Medir a temperatura final do sistema, que deve ser o valor mximo observado imediatamente antes que a temperatura do sistema comece a diminuir; 8. Com o calormetro seco, repetir os procedimentos de 2 at 7, mais 4 vezes; 9. Registrar os valores obtidos em uma tabela (Tabela II), com colunas para o tempo e sua incerteza, a temperatura ambiente e sua incerteza, a temperatura inicial do sistema e sua incerteza, a temperatura final do sistema e sua incerteza.

6 - Montagem e procedimento experimental


Prtica 1 Equivalente mecnico do calor

1. Identificar os componentes a serem utilizados. Registrar o valor da massa M, o dimetro e a capacidade trmica do cilindro metlico; 2. Montar o equipamento na borda da mesa; 3. Pendurar a massa M em uma das extremidades da corda; 4. Enrolar a corda de nylon em torno do cilindro metlico de modo a manter a massa suspensa sustentada apenas pelo atrito entre a corda e a superfcie do cilindro (4 a 6 voltas devem ser suficientes); 5. Medir a temperatura ambiente; 6. Medir a temperatura inicial do cilindro; 7. Girar a manivela completando 50 voltas; 8. Medir a temperatura final do bloco, considerado como temperatura final o valor mximo observado imediatamente antes que a temperatura comece a diminuir; 9. Repetir os procedimentos de 4 at 8, mais 4 vezes; 10. Registrar valores obtidos em uma tabela (Tabela I), com colunas para a temperatura ambiente, a temperatura inicial do cilindro e sua incerteza, a temperatura final do cilindro e sua incerteza, o nmero de voltas aplicadas manivela.

7 - Anlise
1. Acrescentar duas novas colunas na Tabela I e calcular o valor do trabalho realizado e a quantidade de calor absorvido pelo bloco metlico, considerando as equaes (2) e (3); 2. Aplicar os resultados obtidos para trabalho realizado e a quantidade de calor absorvido pelo bloco na equao (4) para obter a relao de equivalncia entre a energia mecnica e a caloria; 3. Calcular o valor mdio de J e seu desvio padro; 4. Acrescentar duas novas colunas na Tabela II e calcular o valor do trabalho realizado pelo aquecedor e a quantidade de calor absorvido pelo sistema, considerando as equaes (5) e (3); 5. Aplicar os resultados obtidos para o trabalho realizado pelo aquecedor eltrico e a quantidade de calor absorvido pelo sistema na expresso na equao (4) para obter a relao de equivalncia entre o valor da energia eltrica; 6. Calcular o valor mdio de J e seu desvio padro; 7. Comparar o valor mdio obtido na anlise 3 com o obtido na anlise 6, e fazer os comentrios pertinentes.

Prtica 2 Equivalente eltrico do calor

1. Identificar os componentes a serem utilizados, registrando a potncia do sistema de aquecimento e a capacidade trmica do calormetro; 2. Colocar aproximadamente 200 g de gua temperatura ambiente dentro do calormetro, medindo a massa do calormetro vazio e com gua, para determinar com preciso a massa de gua; 3. Conectar o sistema de aquecimento ao calormetro;

Toginho Filho, D. O.; Catlogo de Experimentos do Laboratrio Integrado de Fsica Geral Departamento de Fsica Universidade Estadual de Londrina, Agosto de 2010.

Equivalncia entre energia e caloria


Referncias Bibliogrficas
1. Halliday, D., Resnick, R., Walker, J., Fundamentos de Fsica 2 - So Paulo: Livros Tcnicos e Cientficos Editora, 4a Edio, 1996. 2. Nussenzveig, H. M. Fsica Bsica 2 ed. - vol. 2 - seo 7.1 Ed. Edgard Blcher Ltda - 1981. 3. Sears, F. W. E Zemansky, M. W. Fsica - vol. 2, cap. 15, Ed. Universidade de Braslia, Rio de Janeiro 1973. 4. Equivalente eltrico do calor, disponvel em: http://educar.sc.usp.br/experimentoteca/fisica/kit3_ calorimetria/exp7_termo.pdf, acessado em 22/06/2008. 5. Calor uma forma de energia, disponvel em: http://www.quimica.net/emiliano/artigos/2006out_c alor.pdf , acesso em 15/10/2009. 6. Equivalente mecnico de caloria, disponvel em: http://www.defi.isep.ipp.pt, acesso em 15/10/2009.

Toginho Filho, D. O.; Catlogo de Experimentos do Laboratrio Integrado de Fsica Geral Departamento de Fsica Universidade Estadual de Londrina, Agosto de 2010.

Vous aimerez peut-être aussi