Vous êtes sur la page 1sur 6

IV Concurso de Projetos Sociais Volkswagen na Comunidade 2011

Introduo
Com os objetivos de: Promover, conhecer e prestar reconhecimento aos empregados e terceiros residentes que realizam trabalhos voluntrios na comunidade ao entorno das unidades da Volkswagen do Brasil; Fortalecer o vnculo da Volkswagen com seu pblico interno; Fortalecer o vnculo da Volkswagen em suas diferentes unidades com projetos de desenvolvimento de comunidades locais; e Promover maior articulao do trabalho voluntrio dos empregados e terceiros residentes das diferentes unidades, por meio de Comits de Avaliao Local. A Fundao Volkswagen lana o IV Concurso Volkswagen na Comunidade que pretende apoiar projetos sociais com o envolvimento de trabalho voluntrio dos seus empregados e terceiros residentes. O Concurso, organizado conforme o Edital que segue, prope-se a reconhecer os melhores projetos de cada unidade, premiando com apoio nanceiro no valor de R$30 mil e com capacitao em gesto de projetos sociais. Alm de reconhecer e premiar os melhores projetos sociais, a Fundao Volkswagen pretende conhecer seus empregados e terceiros residentes voluntrios, suas preocupaes sociais, divulgar seus trabalhos, conhecer as organizaes parceiras e garantir a presena da Volkswagen na Comunidade.

Edital do IV Concurso de Projetos


A Fundao Volkswagen convida todos os seus empregados e terceiros residentes da Volkswagen a participarem do IV CONCURSO DE PROJETOS SOCIAIS VOLKSWAGEN NA COMUNIDADE.

O concurso
O IV CONCURSO DE PROJETOS SOCIAIS VOLKSWAGEN NA COMUNIDADE tem o objetivo de selecionar e premiar projetos sociais que promovam o desenvolvimento humano e comunitrio das comunidades do entorno nas unidades da Volkswagen, alm dos Escritrios Regionais de Vendas e Servios Financeiros. A ttulo de premiao, os projetos vencedores recebero recursos nanceiros, alm de uma capacitao em gesto de projetos sociais destinada aos responsveis pela organizao e aos empregados ou terceiros residentes que os indicarem. Os recursos destinados premiao so oriundos da Fundao Volkswagen. Para participar deste concurso, os projetos inscritos devero atender rigorosamente a todos os requisitos exigidos no presente Edital e devero ser apresentados em parceria com empregados e terceiros residentes da Volkswagen, Escritrios Regionais de Vendas e Servios Financeiros, que estejam envolvidos com a Organizao Proponente. Aes de desenvolvimento humano e comunitrio so aquelas que buscam melhorar a qualidade de vida das pessoas de uma determinada localidade de forma que tenham uma continuidade. No sero consideradas para o concurso aes como doaes pontuais.

1. Quem pode participar


Podem concorrer pessoas jurdicas, no-governamentais e sem ns lucrativos tais como: associaes, centros comunitrios e cooperativas que queiram desenvolver aes de desenvolvimento humano e comunitrio, desde que indicadas por empregados e terceiros residentes ativos das unidades da Volkswagen Anchieta, Jabaquara, So Carlos, So Jos dos Pinhais, Taubat, Vinhedo, Escritrios Regionais de Vendas e Servios Financeiros. 1.1. No podem participar do Concurso VW na Comunidade: Organizaes governamentais (municipais, estaduais ou federais), pessoas fsicas e instituies que integram o Sistema S (Senai, Senac, Senar, Senat, Sesc, Sesi, Sebrae, etc.) e sindicatos, sendo permitido, no entanto, constiturem-se parceiros dos projetos; Instituies de pesquisa cientca, como Embrapa e Emater, por exemplo; Empresas e instituies de carter privado, com ns lucrativos; Projetos corporativos de responsabilidade social, organizaes multilaterais ou organizaes internacionais como a ONU, a OMS, o Unicef, etc.; e Instituies de ensino como universidades, faculdades, colgios de ensino fundamental ou mdio, alm de entidades que promovam cursos tcnicos.

2. Os projetos
2.1. Objetivos As organizaes proponentes devero considerar em seus projetos os seguintes objetivos: Estimular a participao e o protagonismo da comunidade a ser atendida; Estimular a participao dos empregados e terceiros residentes da Volkswagen no desenvolvimento das atividades propostas no projeto; e Estimular o desenvolvimento humano e comunitrio. 2.2. Pblico-alvo Os projetos devero contemplar direta e indiretamente o pblico-alvo que habitualmente atendido pela Organizao, e ele deve estar vinculado sua misso. O recrutamento e a seleo do pblico a ser contemplado pelo projeto so de responsabilidade tcnica e nanceira da Organizao.

2.3. Durao e perodo de realizao O projeto proposto dever ter suas atividades implantadas a partir da premiao, em setembro de 2011, e terminadas at abril de 2012. 2.4. Escolha do escopo do projeto A Organizao Proponente dever apresentar uma proposta de trabalho que identique oportunidades de desenvolvimento local e melhoria da qualidade de vida da comunidade atendida. Dever dar especial destaque participao do pblico-alvo e colaborao de voluntrios. Dever tambm envolver instituies (pblicas ou privadas) que possam agregar outras aes ao projeto, de maneira a propiciar a participao da comunidade. Todas as aes propostas so de inteira responsabilidade da Organizao Proponente. Devero ser rigorosamente observadas as regras especcas de segurana pessoal e ambiental para evitar quaisquer riscos de acidentes no desenvolvimento do projeto.

3. Inscries, prazos e outras providncias


Para participar do IV CONCURSO DE PROJETOS SOCIAIS VOLKSWAGEN NA COMUNIDADE, as Organizaes Proponentes devero realizar sua inscrio preenchendo o FORMULRIO DE INSCRIO DE PROJETOS que poder ser adquirido no site da Fundao Volkswagen (www.fundacaovolkswagen.org.br) ou pela Intranet da Volkswagen (VWBINTRANET). Caso o empregado e a organizao no tenham acesso Internet, o formulrio poder ser retirado no Balco de Dvidas de cada unidade (contatos e telefones indicados no item 9) ou nos displays da Fundao Volkswagen distribudos pelos refeitrios da Volkswagen do Brasil. O projeto dever ser encaminhado Fundao Volkswagen, pela CPI 1394 ou email: fundacao@volkswagen.com.br entre os dias 04 e 30 de abril de 2011 at s 18h. Durante o perodo de inscries, ser promovida uma Ocina de Elaborao de Projetos nos Escritrios Regionais de Vendas, de Servios Financeiros e na unidade de Vinhedo, entre os dias 11 e 19 de abril de 2011. Sero convidados colaboradores e representantes das ONGs que tiverem dvidas na elaborao de seus projetos. A Ocina ter durao de 4 horas e as datas sero previamente divulgadas nos locais participantes. No sero aceitos projetos entregues via fax, bem como informaes complementares ou alteraes encaminhadas separadamente. Cada empregado ou terceiro residente poder inscrever mais de um projeto, mesmo sendo da mesma organizao. Esse empregado ou terceiro pode ser voluntrio em uma dessas organizaes ou apenas ter interesse em colaborar com a mesma. A Fundao Volkswagen acusar o recebimento do projeto atravs de e-mail endereado instituio e ao empregado ou terceiro residente.

4. Seleo dos projetos


Todos os projetos recebidos sero cadastrados no concurso e analisados em diferentes etapas do processo de seleo. Recebero o prmio de nanciamento 9 projetos, sendo: 2 da unidade Anchieta, 1 de Vinhedo, 1 do Jabaquara, 1 de So Carlos, 1 de So Jos dos Pinhais, 1 de Taubat, 1 de Escritrios Regionais de Vendas e 1 de Escritrios de Servios Financeiros. Critrios de avaliao dos projetos: Contexto em que est inserida a Organizao Proponente, o histrico do trabalho desenvolvido pela organizao e a comunidade a que se destina; Capacidade de diagnosticar necessidades e potencialidades locais; Capacidade de articulao de parcerias (recursos tcnicos e materiais) e de constituio de redes; Abrangncia do pblico-alvo; Capacidade operacional de execuo da proposta; Clareza de objetivos, coerncia, consistncia e contedo face aos resultados esperados de desenvolvimento humano e comunitrio; Compatibilidade das aes propostas com os objetivos, pblico-alvo, necessidades e potencialidades locais; Adequao do oramento ao valor do prmio e a coerncia entre valores propostos, recursos necessrios e o nmero de pblico a ser atendido; Viabilidade do cronograma de desenvolvimento do projeto; Adequao do corpo tcnico; e Envolvimento de trabalho voluntrio no projeto, quantidade e tipo de funes.

Etapa de seleo n 1 Adequao s normas do Edital


Nessa etapa, os projetos sero analisados conjuntamente por uma COMISSO ORGANIZADORA, composta pela equipe da Fundao Volkswagen e por tcnicos da consultoria parceira do Concurso (Neurnio) que daro suporte ao Comit de Avaliao Final para vericar o cumprimento de todos os itens do Edital. Sero excludos do processo de seleo os projetos encaminhados por fax e fora da data estabelecida. Somente sero analisados pelo Comit de Avaliao Final da Fundao Volkswagen os projetos elaborados conforme o FORMULRIO 2011 DE INSCRIO DE PROJETOS.

Etapa de seleo n 2 Avaliao pelos Comits Locais


Sero constitudos Comits de Avaliao Local que faro a seleo de projetos nalistas, com base nos critrios de avaliao expostos no item 4 do presente Edital. Nesta etapa, cada Comit de Avaliao Local avaliar projetos oriundos de outra unidade. Por exemplo, os projetos da unidade de Taubat sero analisados pelo Comit de Avaliao Local de So Carlos, e assim sucessivamente. Os Comits selecionaro 18 projetos nalistas, sendo: 4 da unidade Anchieta, 2 de Vinhedo, 2 do Jabaquara, 2 de So Carlos, 2 de So Jos dos Pinhais, 2 de Taubat, 2 de Escritrios Regionais de Vendas e 2 de Escritrios de Servios Financeiros.

A classicao desta fase de seleo ser determinada pela mdia das notas atribudas pelos avaliadores e raticada na reunio do Comit Local. O Comit de Avaliao Local poder sugerir que a Organizao Proponente seja visitada e entrevistada para a conferncia das situaes apresentadas no projeto e para eventuais adequaes do oramento proposto.

Etapa de seleo n 3 - Comit de Avaliao Final


Os 18 projetos nalistas denidos pelos Comits de Avaliao Local sero avaliados por um Comit de Avaliao Final composto por especialistas de reconhecida atuao na rea social, empregados e convidados da Volkswagen que escolhero os 09 projetos vencedores, tendo como base os critrios de avaliao j expostos no presente Edital. Nesta fase, ser solicitado s Organizaes nalistas que encaminhem para a Fundao Volkswagen os seguintes documentos: Vdeo caseiro de 1 minuto do projeto apresentado pela instituio, com foco no local de desenvolvimento e pblico beneciado; Cpia autenticada do Estatuto da Organizao Proponente; Cpia autenticada da Ata de Eleio da diretoria em vigncia, registrada em cartrio; Cpia autenticada do CNPJ; No caso da Organizao Proponente atuar com jovens e adolescentes, apresentar nmero de registro no CMDCA; No caso de transferncia de responsabilidades, apresentar procurao expedida em Cartrio para representar legalmente a Organizao junto Fundao Volkswagen; Certido Negativa de Dbito de tributos federais, estaduais e municipais como FGTS, INSS, IPTU; e No caso de construo, dever ser apresentado um documento que comprove a posse do terreno. Em caso de no apresentao dos documentos solicitados, a organizao ser automaticamente desclassicada. O Comit de Avaliao Final poder em sua reunio de denio dos vencedores sugerir que a Organizao Proponente seja visitada e entrevistada para a conferncia das situaes apresentadas no projeto e para eventuais adequaes do oramento proposto, vinculando a premiao ao resultado destas atividades.

Etapa de seleo n 4 Emisso do Termo de Compromisso (Projetos Vencedores)


A formalizao do prmio ser feita mediante um Termo de Compromisso rmado entre a Fundao Volkswagen e as Organizaes vencedoras. Para a sua elaborao, sero necessrias informaes que constem dos documentos encaminhados na Etapa de Seleo anterior, alm da cpia do comprovante de abertura de conta bancria especca para movimentao dos recursos do projeto. Ser exigido comprovante formal das parcerias essenciais para o desenvolvimento do projeto, em documento timbrado, devidamente assinado pelo representante. A contratao da equipe de prossionais envolvidos no projeto de inteira responsabilidade da Organizao Proponente. A Fundao Volkswagen no se responsabiliza pelas relaes formais e/ou informais estabelecidas pela Organizao com a equipe de trabalho. Nenhum projeto poder iniciar e tampouco receber recursos sem que o Termo de Compromisso esteja devidamente assinado pelo representante legal da Organizao, pelo coordenador responsvel pela execuo do projeto e o representante da Fundao Volkswagen.

Considerao Importante
O Termo de Compromisso poder ser interrompido, a qualquer tempo, se vericados desvios com relao aos objetivos explicitados no projeto, problemas graves, irregularidades, descumprimento deste Edital ou de qualquer clusula do Termo de Compromisso.

5. Resultado do Concurso
Ser enviado um e-mail comunicando as Organizaes vencedoras e posteriormente o resultado ser divulgado pelo Jornal Volkswagen e no site da Fundao Volkswagen.

6. Premiao e Curso de Gesto Social


As Organizaes com projetos selecionados neste concurso recebero um prmio em dinheiro no valor de R$30 mil a ser empregado na execuo das atividades propostas no projeto, conforme oramento e critrios de acompanhamento que constam no FORMULRIO 2011 DE INSCRIO DE PROJETOS. Para recebimento do prmio em dinheiro, as Organizaes vencedoras devero indicar 1 responsvel pela execuo do projeto para participar de um curso de Gesto de Projetos Sociais, a ser realizado em So Bernardo do Campo - SP, em data e local a serem denidos pela Fundao Volkswagen, em conjunto com o empregado ou terceiro residente que tenha apresentado o projeto premiado. 6.1. Utilizao dos Recursos Financeiros Os recursos sero desembolsados aps a assinatura do Termo de Compromisso e conforme cronograma de atividades proposto no projeto. Despesas relativas a construes, reformas e compra de equipamentos somente sero aprovadas se estiverem atreladas aos objetivos do projeto proposto. No ser autorizado nanciamento para despesas com aluguel e pagamento de contas em atraso, como gua, energia e telefone. A Organizao Proponente dever dispor de local apropriado para o exerccio da atividade proposta ou constituir parceria que a garanta. Nesses casos, ser condicionante para aprovao do projeto a apresentao de carta de parceria, conforme orientaes da etapa de seleo n 4.

7. Acompanhamento e Avaliao
Os projetos inscritos devero, obrigatoriamente, incluir informaes de como ser o acompanhamento e avaliao das atividades denidas. Esses indicadores devem se referir aos quatro focos de anlise: abrangncia (pblico, localidade, parceria, voluntrios), desenvolvimento das atividades (previstas e realizadas, no previstas e realizadas, previstas e no realizadas) acompanhamento oramentrio, e resultados imediatos alcanados. No decorrer da implementao dos projetos a Fundao Volkswagen em parceria com os Comits de Avaliao Local acompanhar e avaliar as atividades, considerando trs visitas (incio, meio e m), com o objetivo de contribuir para o aprimoramento do projeto. Ao nal da execuo do projeto, a Organizao Social juntamente com o empregado ou terceiro residente devero entregar aos Comits de Avaliao Local um relatrio com os resultados, o qual ser avaliado em parceria com a Fundao Volkswagen.

8. Prmio de Sustentabilidade
Alm dos 09 prmios que sero distribudos em 2011, haver mais 1 prmio denominado Prmio de Sustentabilidade. Podem participar todas as Organizaes Sociais vencedoras do III Concurso de Projetos Sociais Volkswagen na Comunidade, realizado em 2010, desde que o projeto tenha sido executado no prazo exigido em edital. Neste concurso especial para essas organizaes sero avaliados os resultados alcanados pelos projetos vencedores ao longo dos oito meses de desenvolvimento dos mesmos. A organizao que tiver implementado seu projeto com os melhores resultados ser considerada a vencedora do Prmio de Sustentabilidade e ganhar mais R$ 30 mil para a sustentabilidade do projeto. Para participao do Prmio de Sustentabilidade, as Organizaes vencedoras de 2010 tero que apresentar um relatrio nal sobre a execuo do projeto, alm do preenchimento de relatrio especco para elegibilidade ao prmio mencionado. O formulrio ser encaminhado pela Fundao Volkswagen, para o devido preenchimento das organizaes por integrantes da Comisso Organizadora do Concurso Volkswagen na Comunidade. O relatrio preenchido dever ser encaminhado Fundao Volkswagen pelo e-mail sheila.viana@volkswagen.com.br at o dia 30 de abril de 2011. A avaliao dos relatrios para o Prmio de Sustentabilidade ser realizada pelos comits locais durante a etapa de seleo n 2 do Concurso de Projetos Sociais Volkswagen na Comunidade.

9. Balco de Dvidas
Ficar disponvel um contato em cada Comit de Avaliao Local para esclarecimentos de quaisquer dvidas referentes a este Edital. Neste local, ser possvel tambm requisitar o FORMULRIO DE INSCRIES DE PROJETOS.

Comits de Avaliao Local


Planta Anchieta Jabaquara So Carlos So Jos dos Pinhais Taubat Vinhedo Contato Silvana Aparecida Lubk Regina Maria dos Santos Fabiana Ramos da Silva Andrea Fogassa da Silva Jos Garcez Hidalgo Vinicius Cortes Barbosa
E-mail Telefone

silvana.lubk@volkswagen.com.br regina.santos@vwfs.com fabiana.silva3@volkswagen.com.br jose.hidalgo@volkswagen.com.br vinicius.barbosa@volkswagen.com.br renata.carboni@volkswagen.com.br claudia.dorner2@volkswagen.com.br michele.nunes@volkswagen.com.br carina.teixeira@volkswagen.com.br iria.ferreira@volkswagen.com.br suelen.pedro@vwfs.com patricia.carvalho@vwfs.com elza.silva@vwfs.com alessandra.carvalho@vwfs.com eliane.grondek@vwfs.com marcia.verly@vwfs.com manuela.salustiano@vwfs.com juliana.lima@vwfs.com adriana.correa@vwfs.com

(11)4347-3630 (11)5582-5311 (16)3363-1048 (12)3625-6863 (19)3826-8899 Ramal 8235 (11)5582-5253 (19)3707-6231 (41)3221-3771 (21)3431-2975 (81)3464-8686 (61)3329-6230 (31)3290-8638 (61)3329-6258 (19)3707-6220 (41)3221-3700 (21)3431-2932 (81)3464-8630 (11)5582-5313 (11)4347-4375

extern.andrea.silva@volkswagen.com.br (41)3381-3313

Escritrio Regional de Vendas em So Paulo Renata Carboni Escritrio Regional de Vendas em Campinas Cludia Paola Dorner Escritrio Regional de Vendas em Curitiba Escritrio Regional de Vendas no Rio de Janeiro Escritrio Regional de Vendas em Recife Escritrio Regional de Vendas em Braslia Escritrio Regional de Servios Financeiros em Belo Horizonte Escritrio Regional de Servios Financeiros em Braslia Escritrio Regional de Servios Financeiros em Campinas Escritrio Regional de Servios Financeiros em Curitiba Escritrio Regional de Servios Financeiros no Rio de Janeiro Escritrio Regional de Servios Financeiros em Recife Escritrio Regional de Servios Financeiros em So Paulo Escritrio Regional de Servios Financeiros em Negcios Michele Victorino Nunes Carina Perusin Teixeira Iria Maria R. Ferreira Suelen Abreu Pedro Patrcia Cristina V. Carvalho Elza Felipe da Silva Alessandra Carvalho Eliane Aparecida Grondek Marcia Coelho Verly Manuela de Menezes Salustiano Juliana Bezerra Lima Adriana Alves Correa

10. Calendrio do Concurso


Atividades Divulgao do Edital Incio das inscries dos projetos Ocinas de Elaborao de Projetos nas unidades Trmino das inscries dos projetos Etapas de Seleo Envio de email para as Organizaes Vencedoras Divulgao dos premiados Evento de Premiao e Curso de Gesto de Projetos Sociais abril maio junho julho agosto setembro

11. Consideraes Finais


Ao se inscreverem, os participantes do IV Concurso Volkswagen na Comunidade sejam eles organizaes, funcionrios ou terceiros residentes ativos concordam sem declarao expressa com a utilizao, sem nus, de seu nome, imagem e projeto para divulgao em qualquer meio de comunicao, nacional ou internacional, em lngua portuguesa ou traduzido para outros idiomas, na forma impressa ou eletrnica. expressamente proibida a utilizao do nome e da logomarca Fundao Volkswagen sem prvia autorizao. As solicitaes de aplicao da logomarca devem ser feitas Fundao Volkswagen pelos telefones: (11) 4347-2879 e (11) 4347- 2806. Suspeitas de conduta antitica na elaborao de algum dos projetos, bem como de desrespeito a este Edital, sero analisadas e julgadas pela Comisso Organizadora e podem resultar na sua desclassicao. As despesas referentes elaborao e ao envio do projeto e quaisquer outras necessrias para a participao no concurso correro por conta dos prprios inscritos. As decises das bancas de julgamento em qualquer das etapas de seleo, bem como as decises da Comisso Organizadora em relao s etapas do IV Concurso Volkswagen na Comunidade alm de eventuais consideraes que venham a dirimir questes decorrentes ou casos omissos a este edital sero soberanas e irrecorrveis, no cabendo aos concorrentes nenhuma contestao de tais decises, bem como dos seus resultados. Comisso Organizadora do IV Concurso Volkswagen na Comunidade Sheila Viana e Claudia Frederico - CPI 1394 Tel: (11) 4347- 2806 E-mail: fundacao@volkswagen.com.br Site: www.fundacaovolkswagen.org.br

Dicas
Dicas para facilitar a descrio do projeto em conjunto com a organizao social: Leia com ateno o edital e o formulrio de inscrio. Antes de preencher o formulrio, faa um esboo do projeto. Use a imaginao e a criatividade. Na hora de escrever, use linguagem simples e direta e poucos adjetivos. Seja objetivo. Responda s aquilo que pedido. Preencha o formulrio por completo. Envie o mesmo Fundao Volkswagen (no necessria nenhuma documentao na hora da inscrio). No deixe a inscrio para a ltima hora. No sero aceitas aes assistenciais como doao de alimento e roupa.

Vous aimerez peut-être aussi