Vous êtes sur la page 1sur 15

A corporificao da psique*

Jos Leon Crochk**

RESUMO Neste texto, so examinadas, a partir da Teoria Crtica da Sociedade, diversas formas atravs das quais o corpo se constitui em conformidade com as exigncias sociais. O seu aprisionamento descrito a partir, principalmente, da reduo da esfera psquica s necessidades de autoconservao que obsta a possibilidade do desenvolvimento de um corpo sensvel, propcio denncia do sofrimento existente e portador da liberdade possvel na nossa sociedade. Palavras-chave: corpo sensvel, corpo embrutecido, regresso psquica e social.

ABSTRACT In this paper, different forms of corporal education and their education with social demand are suggested by means of a theoretical support from the critical social theory. An imprisoned body is described according to the psyche reduction the survival necessity, that prevents the development possibility of a sensible body, similar to self-proclaimed sufferring and to express a possible society freedom. Key-words: sensible body, enduringness body, social and psych regression.

Refletir sobre a priso moderna, que substituiu os castigos corporais pela tortura psquica, ainda necessrio, pois ela continua a se esconder por detrs de formas que pretensamente visam o bem-estar, a sade, a felicidade, a liberdade. Para apresentar algumas anotaes sobre esse tema, e dentro dele
* Este trabalho derivado de pesquisa financiada pelo Conselho Nacional do Desenvolvimento Cientfico e Tecnolgico CNPq. ** Professor Livre-Docente pelo Instituto de Psicologia da USP; Docente dos Programas de Estudos Ps-Graduados em Educao: Histria, Poltica, Sociedade e em Psicologia Social da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo, Docente do Instituto de Psicologia da USP.

Educar, Curitiba, n. 16, p. 27-41. 2000. Editora da UFPR

27

CROCHIK, J. L. A corporificao da psique

sobre a educao corporal de hoje, sero tomados como base alguns textos de Freud, Horkheimer, Adorno e Marcuse. Deve-se, de incio, ressaltar que a anlise que se segue traz hipteses que precisam de dados empricos e de outros argumentos tericos para a sua confirmao ou contestao. A separao entre corpo e esprito, que pode ser remetida diviso entre o trabalho manual e o trabalho intelectual, tal como outras dicotomias analisadas por Adorno, pode ser pensada a partir de sua veracidade e falsidade. verdadeira como objeto real, e assim desde Plato, ao menos, so destinadas prticas distintas a ambos: a ginstica para o corpo, a msica para a alma. falsa pela violncia que implica, que no pode ser hipostasiada para todo o sempre. Se o pensamento e a teoria so fiadores da liberdade num mundo no livre em contraposio a uma prxis imediata, irrefletida, conforme defende Adorno1, o prazer e o potencial de expressividade do corpo, que podem denunciar o sofrimento existente, no devem ser negados, mas refletidos. A diviso do espao escolar entre as atividades das aulas de educao fsica e as atividades das outras aulas chama a ateno. A educao fsica, pela especificidade de suas diversas prticas: exerccios fsicos, recreao, esportes coletivos, requer um espao diferenciado. Mais recentemente, tentou-se associar a prtica fsica com contedos cognitivos; uma forma de reunir as partes cindidas, com a justificativa que o aprendizado deve ir do concreto ao abstrato. Mas o corpo, assim como os demais objetos existentes, no concreto meramente por existir, necessita da experincia, da reflexo, para no ser abstrato. Se o corpo no sede das experincias associadas ao desenvolvimento da sensibilidade, pode ser convertido em objeto de prticas sadomasoquistas. A brutalidade das relaes entre os meninos, que hoje se estende s meninas, presente sob o nome de virilidade, contradiz a idia de desbarbarizao que deveria ser tarefa da educao, segundo Adorno2. As brincadeiras de agresso entre as crianas so convertidas em brincadeiras com regras, sem que a agresso necessariamente desaparea. Tendem a ser consideradas comuns, normais e at mesmo como parte necessria do desenvolvimento. Algo disso est presente nos exerccios que visam o desenvolvimento do corpo, servindo quer ao seu fortalecimento quer como forma de humilhao daqueles que no conseguem atingir o mesmo desempenho dos mais aptos. Esses ltimos, que representam, na expresso de Adorno3, a segunda hierarquia escolar, que se
1 ADORNO, Theodor W. Notas marginales sobre teora y praxis. In: Adorno, Theodor W. Consignas. Buenos Aires: Amorrortu, 1973. p. 163. 2 ADORNO, Theodor W. Tabes sobre la profesin de ensear. In: Adorno, Theodor W. Educacin para la emancipacin. Madrid: Morata, 1998. p. 78. 3 Ibid., p. 74.

28

Educar, Curitiba, n. 16, p. 27-41. 2000. Editora da UFPR

CROCHIK, J. L. A corporificao da psique

contrape ao desempenho nas disciplinas propriamente acadmicas, so considerados os mais aptos tambm para o que de nenhum modo negligenciado pelos adolescentes: a sexualidade. A associao entre sexualidade e fora, no entanto, retira o carter de pacificao que a relao sexual contm, evoca antes a potncia primitiva de dominao do que a conciliao entre fora e fragilidade, que tm sido representadas, na cultura atual, respectivamente pelo homem e pela mulher. A mulher tem representado a fragilidade, por lembrar a natureza dominada, que, por sua vez, lembra a fragilidade daquele que domina. A questo remete dialtica do esclarecimento e, dentro dessa, constituio do eu, um eu constitudo a partir e em contraposio a um mecanismo primitivo de adaptao: a mimese. A mimese uma reao primitiva frente a um perigo imediato que leva paralisia. O cabelo eriado, a acelerao das batidas cardacas, o suor, a urina, so as respostas de quem no sabe o que fazer e, por isso mesmo, no faz nada. A paralisia em questo a imitao da morte, a no diferenciao do meio circundante. Contra essa reao corporal, segundo Horkheimer e Adorno4, forma-se o eu, que deve ser capaz de aprisionar, manter sob controle cada parte do corpo. O eu se forma, antes de mais nada, como a unificao e coordenao dos diversos movimentos e sensibilidade que esses proporcionam. Subjacente unificao, no entanto, permanece o medo da destruio, que a base de sua constituio. Se os movimentos de endurecimento do corpo, na mimese, so provenientes do descontrole das emoes, que leva ao descontrole do corpo, os objetivos do eu e da mimese coincidem: defender-se da ameaa da destruio. O mais evoludo e o mais primitivo se encontram. Na mimese, o endurecimento do corpo d vazo s manifestaes das emoes que o geraram, no desenvolvimento do eu, o aprisionamento das paixes ocorre pelo endurecimento e contrao do corpo. A mimese tambm se refere apreenso do mundo atravs da representao, sobretudo corporal, que se expande para as idias. A partir dela, possvel compreender o estranho a partir de si mesmo. Nela est presente a possibilidade da diferenciao entre as pessoas, posto que aquele que imita, tal como o sentido do tato, consegue distinguir as duas sensaes simultneas que experimenta a que evocada pelo corpo alheio e pelo seu prprio corpo. O endurecimento do eu significa tambm defesa para manter a diferenciao, ainda que, justamente por isso, promova o seu oposto.

4 HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor W. Interesse pelo corpo. In: HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor W. Dialtica do esclarecimento. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1985. 256 p. p. 217.

Educar, Curitiba, n. 16, p. 27-41. 2000. Editora da UFPR

29

CROCHIK, J. L. A corporificao da psique

A imitao se relaciona, ainda, com a repetio que se apresenta na identificao. Quando essa repetio no se caracteriza por relembrar uma ocasio vivida tempos atrs, sendo distinta dela, nega o tempo, da mesma forma que quando se diz que um fato ocorreu h muito tempo atrs, quer-se dizer que no preciso mais se preocupar com ele. esse o incio dos contos de fadas, que se, de um lado, permitem elaborar o medo prprio ao crescimento e autonomia, de outro, atenuam, por esse artifcio, o prprio medo. Alm da negao do tempo, o que lhe d concretude a experincia que se perde. O superego, diz Marcuse5, apoiado em Alexander, reacionrio porque remonta a um perodo do passado, fortalecendo a sua predominncia no presente. Sem saber o porqu, o eu se culpa por um desejo existente no passado que, no inconsciente, no se distingue do presente. Na histria do corpo, ou seja, de seu desenvolvimento, o tempo no s afirmado, mas igualmente negado, devido permanncia da ameaa de destruio. O medo da destruio, que se direciona primeiro ao corpo, continua a mant-lo como prisioneiro. O superego, segundo esse autor, corporificado. Assim, a identificao, principalmente a que se refere constituio do superego, implica, entre outros aspectos, o emprstimo do corpo alheio e o controle sobre ele. A diferenciao do corpo, do eu, segundo Horkheimer e Adorno6, ocorre tambm pela alienao espacial. Pela distncia, os corpos se delimitam. Mas a distncia tambm isola, e o que se separa segue pedindo pela reunio. Disso, segundo esses autores, surge a crueldade como formao reativa ao desejo da proximidade dos corpos. Interessante pensar que as massas que acorrem aos estdios para assistir aos esportes coletivos s podem, em geral, admitir a unio, a proximidade, desde que outra coletividade seja agredida. A proximidade, nessas ocasies, desmentida pela parcialidade da unio. Narcisismo das pequenas diferenas como Freud7 nomeia esse fenmeno; s possvel a unio dos homens, quando h um alvo externo que justifique essa unio, para o qual o dio, a violncia, possam ser direcionados. Neste sentido, o esporte coletivo, antes de servir de escoamento da violncia das massas, pretexto para o seu extravasamento. O conflito entre a constituio de um eu pelo medo e o desejo de seu abandono na no diferenciao o alimento da violncia cega.

5 MARCUSE, Herbert. Eros e civilizao. Rio de Janeiro: Zahar, 1981. 232 p. p. 49. 6 HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor W. Elementos do anti-semitismo. In: HORKHEIMER; ADORNO, op. cit., p.168. 7 FREUD, Sigmund. El malestar en la cultura. In: BRAUSTEIN, Nestor A. (Org.) A medio siglo de El malestar en la cultura de Sigmund Freud. Mxico: Siglo Veintiuno, 1986. p. 13-116. p. 79.

30

Educar, Curitiba, n. 16, p. 27-41. 2000. Editora da UFPR

CROCHIK, J. L. A corporificao da psique

Poder-se-ia pensar que esse conflito desvio de regra e no pertence vida normal civilizada e que caberia a essa ltima resolv-lo. O que, no entanto, Horkheimer e Adorno e Marcuse8 mostram, ainda que de formas distintas, que esse conflito tem sido prprio ao desenvolvimento da civilizao, que no casualmente desembocou no fascismo moderno. Deve-se ressaltar que o fato de esse conflito ter se mantido constante, no implica que seja inevitvel. Esse conflito fomentado por uma civilizao que cada vez mais aperfeioa os seus dispositivos de controle e de produo, autonomizando-se em relao aos interesses humanos racionais, ou seja, a constituio de uma humanidade pacificada. A percepo da aparente desordem, que assistimos nas disputas entre os homens que aprendem que tudo depende deles mesmos, ocultando de sua conscincia a mediao social que os constitui, gerada pelas leis da sociedade, que por essa ocultao escapa da devida crtica que almejaria a sua modificao. prprio do fascismo, segundo Horkheimer e Adorno9, utilizar os desejos humanos mais primitivos contra os homens para se fortalecer, suscitando continuamente a adeso. Intil dizer que as brigas nos esportes coletivos, dos atletas e do pblico, os acidentes automobilsticos, a surra do lutador de boxe, no faam parte do espetculo, e que o torcedor no se satisfaa com eles. A percepo da desgraa do outro tem um efeito notvel: prepara para as surras que se leva no cotidiano, fortalecendo o masoquismo, ao auxiliar a suportar o sofrimento que se pensa ser inevitvel; alm disso, fortalece o sadismo, quando se identifica com o agressor, seja ele visvel ou no. O sadomasoquismo , segundo Adorno e colaboradores10, a base do autoritarismo, que se apresenta em uma sociedade hierrquica. Assim, as relaes entre os homens nesta sociedade no so imediatas, mesmo nos seus impulsos mais ntimos, e so mediadas pelo equivalente representado pelo valor de troca das mercadorias. O sacrifcio bsico que se faz em troca de segurana, segundo Freud11, o do prazer. Esse prazer diz respeito tanto sexualidade quanto agressividade, e atualmente, em contraposio ao perodo vitoriano, a sociedade tende a reprimir a primeira e a libertar a ltima. A liberdade sexual, segundo Adorno12, s foi possvel pela manuteno da represso do impulso. A
8 Cf. HORKHEIMER; ADORNO, op. cit. e MARCUSE, op. cit. 9 HORKHEIMER; ADORNO, op. cit., p. 168. 10 Cf. ADORNO, T. W. et al. The authoritarian personality. Nova Iorque: Harper and Row, 1950. 11 FREUD, op. cit., p. 13-116. 12 ADORNO, op. cit., p. 96.

Educar, Curitiba, n. 16, p. 27-41. 2000. Editora da UFPR

31

CROCHIK, J. L. A corporificao da psique

sexualidade tem se conformado s regras da higiene e da sade, mas o prazer proibido perceptvel na perseguio aos que so considerados pervertidos. A suspeita que se tem em relao s prostitutas, aos homossexuais, s mulheres de vida sexual duvidosa; os assassinatos de homossexuais, no so meros exemplos. O prazer proibido, todavia, no se refere aos pervertidos, que sofrem presses igualmente violentas na sua opo sexual, e, sim, separao entre os impulsos considerados normais, isto genitais, e os tidos como pervertidos, os pr-genitais. A organizao da libido com o primado das relaes genitais que deveriam subordinar os pr-genitais no ocorre, quando ocorre, de forma linear. A subordinao dos impulsos pr-genitais reduz a possibilidade do prazer se manifestar atravs de mltiplas formas; essa restrio limita o prprio prazer genital. A competncia e a competio sexual, a virilidade, pedem por um eu que se observa em seu desempenho, marca indelvel da integrao forada e invisvel do voyeurismo, e seu complemento o exibicionismo , com o ato sexual. O voyeurismo e o exibicionismo significam prazer a distncia; com a integrao forada ao primado do genital associado ao ideal da competncia sexual, podem se transformar, no ato sexual, em vigilncia do prprio desempenho, que assim se tornaria prazerosa, como verdadeira perverso ligada ao autocontrole e dominao. Se a vigilncia mais forte do que o prprio prazer, o impulso se conforma, e, assim, como afirmam Horkheimer e Adorno13, realiza-se literalmente o fascista, definido como aquele que nunca se satisfaz. O relaxamento proibido. No era em vo a preocupao freudiana com o futuro da sexualidade; essa est involuindo e com ela o corpo. A separao do prazer genital do pr-genital, e a sua relao com a dominao, impede a expanso da libido, o que fortalece o seu aprisionamento no corpo. O outro deixa de ser alvo para o abandono do eu, na no diferenciao entre os amantes, que se identificam na paixo. Com a restrio da expanso da sexualidade, o corpo se contrai, assim como faz quando sente dor, tentando evit-la ou diminu-la. A pulso definida pela psicanlise como a representante psquica de necessidades somticas, isto , corporais. A vida relacionada reproduo dos atos, para satisfazer as necessidades, rompida quando novas representaes podem ser dadas quelas necessidades. isso que permite a flexibilidade humana na constituio do indivduo. Todo prazer social, nos dizem Horkheimer e Adorno14, mesmo aquele que se contrape sociedade na busca da natureza que tenta substituir. O mpeto da regresso psquica percorre o caminho inverso do desenvolvimento do eu; busca refgio em etapas pretri13 HORKHEIMER; ADORNO, op. cit., p. 160. 14 HORKHEIMER; ADORNO, op. cit., p. 100.

32

Educar, Curitiba, n. 16, p. 27-41. 2000. Editora da UFPR

CROCHIK, J. L. A corporificao da psique

tas, atravs de mecanismos que permitam iludir melhor o sofrimento que a ocasiona. A cultura, por sua vez, regride, quando no supera as contradies; superao para a qual j tem possibilidades objetivas. Ambos, indivduo e cultura, no movimento de regresso, almejam a repetio que os homens percebem na natureza. A repetio, como vimos, anula o tempo e o espao da diferenciao. Num caso e no outro, a ruptura da repetio avalivel pela distncia da natureza, desde que essa no tenha sido negada no processo de desenvolvimento. Para sobreviver, os homens tiveram de encontrar meios para dominar a natureza que os ameaava, e da qual, entretanto, tiravam o seu alimento. A dominao da natureza pelo homem concomitante autodominao, posto que tambm natureza. O corpo que se diferencia pela dominao permite o surgimento do que no mero corpo, mas tem nele a sua base: o pensamento, o esprito. A diviso do trabalho entre manual e intelectual promove a separao muito tempo depois expressada por Descartes: o corpo sem alma, entendido como mquina; a alma sem corpo, que busca a felicidade perdida. Parte do pensamento moderno tendeu a dar o nome de aparncia a essa separao, ou ento, a supor que essa separao poderia ser abolida sem o abandono da dominao da natureza. A continuidade da priso ao reino da necessidade, contudo, mantm-se no aprisionamento do esprito no corpo, por uma vertente, e do corpo no esprito, por outra. O corpo esbelto e saudvel obedece a ideais culturais, que no so desvinculados das necessidades da produo e de consumo, que o encaminham para o prolongamento de uma vida restrita. O endurecimento do corpo, promovido pela vida saudvel, que se nutre de exerccios fsicos e dietas especiais, no permite mais uma vida de livre exerccio corporal e dos prazeres da alimentao. O nmero de flexes e de calorias a ser consumidas leva desapropriao de nossa vida. A domesticao da fora bruta, natural, que a transforma em fora civilizada, prpria aos embates com regras, denuncia a violncia contida e ao mesmo tempo permitida. As regras estabelecidas nas disputas armadas as guerras mostram o absurdo da situao. Pode-se matar em condies especificadas. O mesmo ocorre com as lutas de academia, nas quais, se a morte um acidente, decerto ela no imprevista, como ilustram os cuidados que os praticantes aprendem a tomar com os golpes mortais. O controle do corpo visado para a destruio do controle do corpo alheio. No isso que implicam as disputas entre os homens? As palavras de Freud ecoam: quanto maior a tenso proporcionada pela criao da civilizao, maior a presena da pulso de morte a tendncia de destruio. Em outros tempos, o superego servia como controle interno no s dos desejos sexuais, mas tambm dos destrutivos. A represso da manifestao desses desejos ocasionava o fortalecimento dessa instncia interna que, ao reEducar, Curitiba, n. 16, p. 27-41. 2000. Editora da UFPR 33

CROCHIK, J. L. A corporificao da psique

criminar o ego, proporcionava o sentimento de culpa, o principal responsvel pelo mal-estar na civilizao, segundo Freud. Hoje o superego d lugar a um controle externo. Os homens no internalizam mais os valores, mas so instrumentalizados para a ao em seu corpo e mente. So funcionalizados. As suas potencialidades so desenvolvidas para dar conta das tarefas prescritas. Assim, no podem ir alm do que j existe. Desenvolvem-se para a adaptao sociedade existente. Se a psique permitiria dar diversos significados ao que proporcionado pelos sentidos corporais, libertando-os da mesmice, ela se corporifica, atendo-se repetio dos gestos e pensamentos que impedem a reapresentao do prazer, no que tem de expansivo. A felicidade obstada, e deve-se lembrar que os que podem desfrutar de felicidade raramente so violentos. O mito referia-se reapresentao do mesmo, o tempo negado, no se percebe a imitao como representao. O esclarecimento, que pode se contrapor a ele sem rep-lo, deve indicar a volta ao passado como um outro. Da mesma forma, o prazer deve buscar no objeto o que j se passou, mas como um outro. Cada objeto deve enriquecer, atravs de novas formas, o prazer antigo. Buscar o antigo no novo no significa aprision-lo no passado, mas reconhec-lo como parte do gnero, ou melhor, da histria do gnero, algo necessrio idia de humanidade ainda no realizada. O corpo endurecido pela repetio, todavia, fecha-se aos sentidos do prazer. A sexualidade se restringe ao corpo. A dessublimao repressiva, termo cunhado por Marcuse15, refere-se retirada da libido dos interesses culturais e o seu retorno ao corpo. Nesse movimento, a expanso da libido contida. A liberdade sexual da atualidade parece se restringir a isso. O obsceno da sexualidade, combatido pela burguesia, descoberto por Freud nas neuroses e explcito nas perverses, opunha indivduo e sociedade. Com a libertao sexual, percebe-se que o obsceno pertencia mais ao movimento das pulses do que realizao do ato sexual. A espontaneidade que nutria a rebelio d lugar organizao. Ao mesmo tempo, o interesse do indivduo pela cultura se retrai, pois o prazer ainda mantido no ato voltado cultura, na dessublimao, se perde. Nesse processo, surge um duplo estranhamento: em relao cultura e em relao a si mesmo. Os atos voltados constituio e manuteno da cultura ocorrem devido ameaa direta autoconservao, o apreo em relao a si mesmo volta-se cada vez mais meta negativa do princpio do prazer: evitar o desprazer.

15 MARCUSE, Herbert. A ideologia da sociedade industrial. 6. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. 238 p. p. 69 e seguintes.

34

Educar, Curitiba, n. 16, p. 27-41. 2000. Editora da UFPR

CROCHIK, J. L. A corporificao da psique

certo que Freud16 j enunciava esse estado, atravs do paradoxo presente na hostilidade dos homens civilizao; indagava: porque a civilizao, que deveria trazer segurana aos homens e permitir relaes satisfatrias entre eles, gera desprazer e, como conseqncia, a violncia? Uma de suas respostas foi a de que com o progresso aumenta-se o nmero de sacrifcios individuais, o que suscita tambm uma maior agresso por parte dos indivduos como resposta a esses sacrifcios. Com o aumento de regras, incrementa-se o sofrimento humano. Retomando o paradoxo freudiano, Marcuse, Horkheimer e Adorno17 argumentam que o sofrimento aumenta associado a um maior controle social, devido a relaes de produo que j no tm mais racionalidade, ou seja, se as relaes de produo burguesas deram um grande incremento para o avano das foras produtivas, criando as bases para uma sociedade de abundncia de produo, necessria libertao da misria, a permanncia delas, quando a riqueza da produo, real ou potencial, visvel, ao invs de possibilitar a extino de vrios controles sobre a vida individual, os fortalece. Em decorrncia, se a liberdade no advm, os indivduos regridem psiquicamente. Se a sociedade leva os indivduos, em cada poca, s regresses psquicas que necessita, conforme defende Adorno18, nos dias que correm, a infantilizao das massas, a fragilidade do ego, correspondem a uma sociedade no complexa, devido substituio dos interesses polticos conflitantes pela administrao. Mesmo o superego tende a ser substitudo pela ao dirigida pelas instituies, havendo menos interiorizao dos modelos sociais do que instrumentao, conforme aludido anteriormente. O indivduo instrumentado para a vida, deixa de interiorizar regras e se vincular afetivamente com elas, o que possibilitava outrora alguma autonomia, ainda que no a pretendida pelo Liberalismo ou pelos ideais iluministas, tendo em vista que a base do superego inconsciente. Assim, no limite, no h mais o controle interno das aes que impedia parte da irracionalidade humana de se expressar, mas a adaptao direta ao que exigido para que no se sofra sanes. A esfera da interioridade psquica foi empobrecida e quase reduzida aos reflexos condicionados do corpo e do pensamento, que sem luzes se repetem compulsivamente. Na regresso atual dos indivduos, no ocupa um lugar menor o apego tcnica. verdade que o avano tecnolgico tem a sua racionalidade, quando
16 FREUD, op. cit., p. 47 e seguintes. 17 Cf. HORKHEIMER; ADORNO, op. cit. e MARCUSE, op. cit. 18 ADORNO, Theodor W. De la relacin entre sociologa y psicologa. In: ADORNO, Theodor W. Actualidad de la filosofa. Barcelona: Paids, 1991. p. 135-204. p. 187.

Educar, Curitiba, n. 16, p. 27-41. 2000. Editora da UFPR

35

CROCHIK, J. L. A corporificao da psique

se considera uma vida melhor, mas a sua converso em fim em si mesmo e o fetiche que representa, que leva os indivduos, nas palavras de Freud, a serem deuses de prtese, segundo esse autor, no os torna mais felizes. Mais do que isso, um dos tipos de personalidade autoritria, descrito por Adorno et al.19 o manipulador , caracteriza-se por converter todos os indivduos, incluindo a si mesmo, em objetos manipulveis para conseguir atingir fins alheios a si prprio. Como o prazer no mais obtido nas relaes pessoais, ele se desloca para a organizao e controle dos objetos. O que gera prazer o fazer coisas, ser produtivo, no importa o que se est produzindo. A separao entre meios e fins e a converso dos primeiros em fetiche ntida nessa configurao psquica que, como podemos supor, no rara em nossos dias. Ao que parece, no exagero afirmar que pode ser caracterstica desse tipo de personalidade tornar o corpo, atravs de exerccios corporais, um objeto de modelao. O controle do corpo toma o lugar do fim para o qual ele controlado. O aproveitamento da vida, para a qual o corpo modelado, torna-se secundrio, mesmo porque como o progresso no tem possibilitado maior felicidade, a vida progressivamente perde o seu sentido. O prazer de criar produtos culturais em conjunto com os outros homens, prprio da sublimao, substitudo pelo prazer regressivo de ser apreciado pelos outros, devido aos xitos obtidos. A mscara impenetrvel e imutvel do homem bem sucedido revela um controle sofisticado de cada parte do corpo e sobretudo das expresses faciais. A falsa aparncia individual, que indica fora, revelada quando se nota que todos se assemelham nesse controle. O eu bem sucedido no um eu. Certamente, para nos constituirmos como um eu, alguns sacrifcios so necessrios, mas, tendo em vista a sua finalidade, mal podem ser chamados por esse nome. Se alguns desejos infantis no so abandonados, o indivduo no se constitui e, assim, mal pode tirar prazer da satisfao desses desejos, que por serem dirigidos a objetos parciais no alcanam a plena fruio. Alm disso, h sacrifcios necessrios para a manuteno e desenvolvimento da cultura, e quando essa voltada para a liberdade e felicidade humanas, no enganam e dominam o indivduo, mas o libertam. O pensamento, as suas possibilidades de expresso atravs da linguagem verbal e corporal, exigem disciplina, controle sobre o corpo e sobre os desejos, mas para melhor poder satisfaz-los. Ou seja, um abandono temporrio do desejo para que se possa com melhor discernimento conhecer o objeto que possa satisfaz-lo. Assim, o trabalho com o corpo que o torne mais expressivo, mais sensvel, no prescinde da disciplina, ao contrrio, ela necessria para que o prprio aprisiona19 Cf. ADORNO et al., op. cit.

36

Educar, Curitiba, n. 16, p. 27-41. 2000. Editora da UFPR

CROCHIK, J. L. A corporificao da psique

mento possa ser expressado e refletido; j o controle do corpo que leva ao endurecimento, tornado um fim em si mesmo, aprisiona a expresso e a reflexo. O endurecimento do corpo, contudo, necessrio para agentar a presso existente. Temos de ter resistncia ao que nos exigido. assim que corremos para as academias, que so cada vez mais substitudas pelos exerccios domiciliares, possibilitados quer pelo treinador pessoal quer pelos aparelhos que j vm com as instrues de uso, para aumentarmos nossa capacidade cardaca e respiratria. Outra vez a contradio social se apresenta. Se, com o avano tecnolgico, precisaramos trabalhar cada vez menos, o contrrio ocorre. Com o desemprego estrutural, prprio da automao, mas tambm da restrio do nmero de consumidores e, portanto, da concentrao de renda, os que trabalham tm a sua carga aumentada, alm disso, no precisam mais de chefes que os cobrem por sua produo, posto que a ameaa de desemprego constante. Trabalham sempre a mais do que seria necessrio. Os que no tm trabalho, por sua vez, treinam e se preparam para sair do banco de reservas. Alis, a exausto a que os ginastas se submetem no parece diferir da exausto no trabalho e da exausto do amante, que se obriga a praticar o ato de amor inmeras vezes. Na exausto, o desejo de se libertar do desprazer, gerado pela presso para a atividade, parece se manifestar: o prazer de sentir que no possvel mais agentar e, portanto, ser possvel a recusa; uma falsa recusa, na verdade, posto que o esgotamento das foras, em nossa sociedade, implica a eliminao do indivduo do trabalho, do amor e, assim, da vida. Alm disso, essa recusa deve ser distinta da grande recusa proposta por Marcuse, que deve se dar para evitar a exausto e a eliminao. O se sentir sem foras, aps o exerccio exaustivo, aproxima do estado que no se queria atingir: a paralisia do movimento, e para retard-la o indivduo prepara-se nas academias, nos parques, nas ruas, no trabalho... Deve-se, tambm, diferenciar a exausto do relaxamento; a primeira produzida por uma repetio, em geral. compulsiva, o ltimo, pela possibilidade de se sentir frgil e no se sentir ameaado por isso. Os corpos belos e disponveis, dispostos nas praias, nas academias, no trabalho, na televiso, na escola, nas ruas, so indisponveis. Deve-se lembrar a crtica de Freud ao amor universal que, por se dispor a todos, faz injustia ao objeto amado. A fuso entre as pulses sensuais com as inibidas em sua finalidade20, que se destinam ternura, ao carinho e, portanto, particularizao do objeto amado, regride separao entre os dois tipos de pulso, evidenciando a dificuldade atual do amor, pois esse se divide entre o amor espiritual e o
20 Cf. FREUD, Sigmund. Psicologia de grupos e anlise do Ego. Rio de Janeiro: Imago, 1976.

Educar, Curitiba, n. 16, p. 27-41. 2000. Editora da UFPR

37

CROCHIK, J. L. A corporificao da psique

amor carnal que pedem por objetos distintos. Porm, o primeiro, nos dias de hoje, alm de separado de sua base, ridicularizado por parecer enganador. De fato, se a possibilidade de identificao se enfraqueceu, a busca do geral no particular perdeu o mecanismo que a permitia tornar-se real. No se trata de um discurso moralista ou saudosista, pois no h nada contra a exposio da beleza e muito menos de sua fruio. Ao contrrio, a sexualidade livre nunca prejudicial e, assim, deve se lutar por ela. Mas deve-se igualmente pensar que os corpos expostos exibem a aparncia do que poderia ser, que, no obstante, proibido. Se o amor particulariza, a quase indistino dos modelos de beleza revela a busca do mesmo e no a ruptura da repetio. A noo de espcie suplanta a de indivduo e na espcie no h diferenciao. A busca do geral no particular, ou seja, da unidade no diverso, por sua vez, permitiria a humanidade. Os gestos rtmicos suscitados pelos novos estilos musicais techno, pagode, ax music no s expressam as falsas possibilidades de individuao na sociedade industrial, como revelam a resignao. O corpo exaltado sob o comando quer da repetio maquinal, quer das letras que comandam os gestos. O prazer advindo desses tipos de msica e das coreografias correspondentes o da falsa mimese: a imitao conduzida para a ridicularizao do corpo e de seus movimentos. Essa no uma imitao que liberte pela incorporao e distino do que imitado, ao invs disso proporciona o fortalecimento de gestos repetidos que tiram o movimento da vida: a capacidade de expressar sentimentos. Os programas de auditrio, com suas gincanas, exibem essa mesma humilhao. A dana coletiva, que cada vez mais substitui a dana de casais, abriga movimentos similares para todos os participantes (nas danas clssicas, ao menos, havia distino entre os passos masculinos e femininos). Essa coreografia semelhante existente nas academias, que, por sua vez, so exibidas nas novelas. Quase no h mais distino entre msica e ginstica. Se Plato, como dito antes, propunha a ginstica para disciplinar o corpo e a msica para a alma, a indistino moderna mitolgica, procura apresentar como superada a separao existente na vida cotidiana, atravs da corporificao psquica que impede a libertao do corpo. Essa separao s pode ser superada em uma sociedade livre, nesta sociedade, essa superao ilusria, se sabe como tal, e no obstante se preserva. Nos tempos vitorianos, o corpo deveria ser controlado, segundo Marcuse21, pois a conscincia ainda detinha alguma liberdade necessria ao livre empreendimento, uma vez que a sociedade ainda no era plenamente administrada. Na sociedade dos monoplios, o corpo pode ser libertado, pois a
21 MARCUSE, op.cit., p. 95.

38

Educar, Curitiba, n. 16, p. 27-41. 2000. Editora da UFPR

CROCHIK, J. L. A corporificao da psique

conscincia quase que totalmente ocupada. Assim, o corpo no exatamente libertado, mas comandado por uma conscincia comandada. O corpo exaltado tambm o pela indstria cultural. Ela insiste na identificao com um ideal demasiadamente pobre e, no entanto, desejado. Segundo Horkheimer e Adorno22, os espectadores sabem que jamais podero ocupar o lugar dos heris representados, a no ser por um golpe de sorte e, assim, esto esclarecidos sobre as possibilidades de ascenso social, que no ocorrem como em outros tempos, pela competncia individual, o que mostra o desespero contido na resistncia exausto do trabalho, sobre a qual se discorreu anteriormente. Mas a histria fantstica da pobre que se casa com o milionrio associa-se a um desejo real: o abandono da penria. A identificao com o heri e com a herona, porm, substitui a identificao entre os homens reais. Assim, h pouca comoo quando se sabe da morte de um conhecido, que no faa parte do pequeno crculo familiar e de amizade, e que, todavia, conhecido, mas sofre-se imensamente com a morte do dolo; a sensibilidade para a experincia real substituda pela relao com o ideal da indstria cultural. O ideal se torna real e o real negado, a no ser que siga as formas do ideal. O ideal da indstria cultural no deve fugir, no entanto, do culto aos fatos, e, assim, fatal a identificao promovida entre esse ideal e o mundo existente. A indstria cultural tenta repor o sentido da vida retirado pela sociedade industrial, exaltando o indivduo forte e vencedor, que tem o sentido da vida ilusoriamente recuperado justamente na vitria sobre as injustias que lhe so perpetradas. A idia que transmite no a de uma sociedade injusta, mas a de que a injustia gerada por homens deformados, que, em geral, so apresentados como irrecuperveis. A esses homens se contrape o vencedor. O dolo do esporte, o dolo da msica e o dolo da novela, apesar da peculiaridade de seu ofcio, apresentam a imagem do homem bemsucedido, que por seu esforo venceu na vida, quando, conforme se afirmou antes, no h mais lugar para o vencedor. Esse to substituvel quanto aqueles que o idolatram. O corpo belo e saudvel do vencedor, apresentado por essa indstria, pertence tanto ao trabalhador como ao empresrio, ocultando o lugar que cada um ocupa na produo material. O corpo tambm unidimensionalizado; na falsa universalizao, afirma as exigncias dadas pelo princpio do desempenho, conforme o definiu Marcuse23. O corpo resistente exausto do trabalho, conduo dos negcios e aos prazeres sexuais deve ser o modelo a ser imitado. E como discutimos, de fato o . A indstria cultural, contudo, no o cria, mas fortalece a sua oferta como modelo.
22 HORKHEIMER; ADORNO, op. cit. 23 MARCUSE, op. cit., p. 51 e seguintes.

Educar, Curitiba, n. 16, p. 27-41. 2000. Editora da UFPR

39

CROCHIK, J. L. A corporificao da psique

O corpo modelado imagem do dolo nega o tempo e o espao necessrios para a constituio do indivduo. No que os modelos no sejam necessrios para a individuao, mas eles tm de ser reais, caso contrrio, o afeto se vincula aparncia, e a negao do modelo, que no menos necessria para a constituio individual, no ocorre. Em outras palavras, se o pai modelo de identificao e idealizado, o contato com ele, ou seja, a experincia, permite combater a idealizao, j a identificao com os modelos fabricados s os afirma; o objeto idealizado que no permite a experincia sobrevive somente como ideal. Alm disso, a identificao com homens reais permite extrair peculiaridades de cada modelo que se diferencia dos demais; a identificao com os homens fabricados, devido sua similaridade, fortalece a reproduo do mesmo. A indstria cultural trabalha tambm com o corpo asctico, purificado, que anseia o sublime, o corpo que almeja o esprito, negando-se a si mesmo. o complemento do esprito corporificado. A beleza sublime, sublimada, enlaa-se com a proibio da tentativa de realizao do desejo. Segundo Marcuse24, na sociedade industrial, as relaes de trabalho so coisificadas e as relaes amorosas espiritualizadas; numa sociedade no repressiva, conforme esse autor, as primeiras deveriam ser humanizadas e as ltimas deveriam ter o tabu sobre o corpo atenuado. A admirao do esprito, do sublime, que esquece a sua base, o desejo do corpo, alm de no convulsionar o nosso ser, no menos violenta que o endurecimento do corpo, pois, como Freud25 argumentou, o que reprimido tende a voltar sob a forma de violncia. A indstria cultural ora exalta o corpo, humilhando-o, ora exalta o esprito, no deixando de exibir o seu desprezo por ele. Os esportes, sobretudo os coletivos, so modelares para a sociedade industrial, que preserva o capitalismo. A especializao dos papis, a substituio para cada posto, os objetivos, a organizao, lembram a empresa. A nfase na equipe em detrimento das qualidades individuais reala o objetivo de vencer. A ttica do treinador deve selecionar as habilidades necessrias para o seu xito. A espontaneidade d lugar organizao; a habilidade, burocracia, que tambm atinge a ttica (interessante que, no futebol, d-se o nome de virilidade para a eficincia). Cada jogador deve ocupar o seu lugar e cumprir a sua funo. No so as individualidades que compem o todo, pela relao entre os seus integrantes, mas o seu empobrecimento, que ocorre no momento em que devem se encaixar na ttica do treinador para obter o resultado almejado. A ttica no deveria servir para a restrio das habilidades dos
24 MARCUSE, op. cit., p. 177. 25 FREUD, op. cit., p. 90 e seguintes.

40

Educar, Curitiba, n. 16, p. 27-41. 2000. Editora da UFPR

CROCHIK, J. L. A corporificao da psique

jogadores e, sim, para o seu pleno desenvolvimento. Assim como o prazer negado para que o sofrimento no ocorra, desiste-se do ldico, do belo, para se evitar a derrota. Certamente, h exagero nessa crtica; no obstante, a discusso que contrape o futebol-arte ao futebol-eficiente lhe empresta validade. A razo que busca a eficincia tambm deve ser a base de uma sociedade humana pacificada, mas para a libertao do prazer e no para a sua conteno. O corpo endurecido, funcional, eficiente, substitui o corpo expressivo, que ao menos pode representar o sofrimento existente, denunciando o pseudoprazer a que se submetido. Que ele seja associado com o feminino, revela do que se est prescindindo: a natureza acolhedora. A homossexualizao das atividades sociais no diz respeito unicamente ao nivelamento dos sexos, mas tambm ao abandono da natureza considerada frgil que, no entanto, como sublimao da natureza, implica a fora humana, a de no se resignar fora, essa sim representante da natureza no dominada. O corpo frgil, o corpo disforme, o corpo sem controle das emoes, pagam o preo do progresso sobre o controle do corpo. Eles recordam a possibilidade de uma vida sem poder, sem dominao; a felicidade de poder viver sem ser ameaado pela fome e pela violncia dos desejos alheios. Os controles sobre os fludos e gases corporais so necessrios em uma sociedade assptica e asctica. No casual que os educadores que auxiliam as crianas nesse controle sejam quase que desprezados. O desprezo uma forma de afastar o que no se quer reconhecer em si mesmo. Junto com a repugnncia dos odores repulsivos, o olfato tambm foi repudiado. Ao longo do desenvolvimento humano, os sentidos proximais foram substitudos pelos distais: o olfato, o paladar, o tato, tiveram o seu alcance diminudo pela expanso da utilizao da viso e da audio. Conforme Horkheimer e Adorno26, o olfato leva a uma aproximao ou a um afastamento repentino, ele impele ao movimento; com a viso, permanece-se o que se . distncia, suporta-se e aprecia-se a runa do outro. Como Freud no cansou de afirmar, o que reprimido no perde a existncia. Assim possvel, mesmo nos endurecidos, a luta pela flexibilizao do esprito e, portanto, pela libertao do corpo, que de objeto de crueldade pode se converter em objeto sensvel e de prazer humano.

26 HORKHEIMER; ADORNO, op. cit, p. 171-172.

Educar, Curitiba, n. 16, p. 27-41. 2000. Editora da UFPR

41

Vous aimerez peut-être aussi