Vous êtes sur la page 1sur 21

FUNDAO UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL CENTRO DE CINCIAS EXATAS E TECNOLOGIA TECNOLOGIA EM AUTOMATIZAO INDUSTRIAL DISCIPLINA DE INSTRUMENTAO PROFESSOR: VALNER

BRUSAMARELLO TRABALHO FINAL DE INSTRUMENTAO

TERMMETRO COM SENSOR TERMOPAR TIPO J

Caxias do Sul, 23 de junho de 2004.

FBIO ARGENTA RUDINEI ZIMMERMANN WALTER COLOMBO

INTRODUO: Em todas as instalaes industriais, a medio da temperatura de extrema importncia, permite a medio de nveis de energia trmica, conhecer a eficincia dos equipamentos trmicos e assim poder corrigir as suas condies de funcionamento, bem como conhecer a eficincia de ciclos termodinmicos. Tendo em vista a importncia e necessidade de se possuir um total controle sobre processos trmicos, consta neste relatrio um dos modos de se obter este controle, que atravs de um Termopar Tipo J e de um circuito eletrnico na qual o sinal otimizado afim de poder utiliz-lo na instrumentao industrial. Mediante uma explanao sobre o Termopar Tipo J, pode-se ter um melhor conhecimento em relao ao seu funcionamento, composio, caractersticas e comportamento quando submetido a variaes de temperatura. Tambm se pode ter uma idia de como trabalhar o sinal gerado pelo Termopar Tipo J atravs do circuito eletrnico de amplificao e compensao apresentado.

FUNDAMENTAO TERICA: A importncia da temperatura: Temperatura: segunda grandeza mais medida no mundo, perdendo apenas para o tempo. S por isso, j temos uma idia da sua importncia na vida das pessoas e na produo industrial. Monitoramento ambiental; meteorologia; investigao de novos combustveis; aproveitamento da energia solar; desenvolvimento de motores para automveis; cuidados mdicos; qualidade final de um produto e conservao de alimentos nas gndolas dos supermercados so alguns exemplos da influncia da temperatura no dia-a-dia das pessoas. E praticamente todo o processo industrial est sobre os efeitos dessa grandeza. Portanto, control-la corretamente chega a ser uma questo de sobrevivncia. Ao contrrio da presso, a medio da temperatura no depende da quantidade do material que se pretende avaliar. Por esse motivo, foram muitas as dificuldades em se criar um instrumento capaz de medi-la corretamente. Galileu Galilei considerado o primeiro inventor de um termmetro, em 1592. Depois dele, vrios modelos foram desenvolvidos. Santorio Santorre criou o termoscpio a base de ar e equipado com uma escala para leitura, em 1612. S em 1714, um fabricante holands de instrumentos de preciso chamado Gabriel Fahrenheit desenvolveu os primeiros termmetros de mercrio precisos e repetitivos. Em 1821, Thomas Seebeck descobriu o termopar, mais importante sensor industrial de temperatura. O Sistema Internacional de Unidades (SI) classifica a temperatura universal em Kelvins. Porm, admite-se que essa escala no adequada para o uso dirio. Assim, foi estabelecida a seguinte proporo: t / C = T / K 273,15. Atualmente, a medio de temperaturas por meio de termmetros de platina muito importante nos processos de controle industrial. O maior objetivo da monitorao de variveis e controle em processos industriais obter produtos de alta qualidade, com melhores condies de rendimento e segurana, com custos de produo compatveis com a grande competitividade do mercado globalizado. Mas, a influncia da temperatura no pra por a, ela pode ser responsvel tambm pela eficcia dos processos de esterilizao; tratamento trmico de metais; refino de ao e conservao de alimentos. Medidores ideais Se a temperatura influencia o resultado final de um produto, necessrio, portanto, escolher corretamente um aparelho para medio dessa grandeza. Seu controle e monitorao so realizados por meio das informaes fornecidas pelos sensores de temperatura, como termopares; termorresistncias etc. Ligados a instrumentos de controle e registro, esses aparelhos iro atuar no processo registrando e controlando a temperatura ideal para determinada linha de produo. H indstrias que realmente se preocupam com a temperatura. Outras, apesar de serem bastante dependentes dessa grandeza, simplesmente no possuem o menor cuidado com ela.

O que muitas vezes no se percebe so os desperdcios, como gastos desnecessrios com energia eltrica, parada de mquinas, no uniformidade de produto e processo, refugos, entre outros. A escolha do sistema de medio de temperatura de um determinado processo depende da faixa de temperatura que se pretende medir; das condies ambientais em que a medio ser realizada; do tempo de resposta e da profundidade de imerso e de uma preciso compatvel com as tolerncias do processo. Alm disso, os instrumentos ainda devem ter entrada universal; algoritmo de controle PID e sistema de auto-sintonia para start-up e operao. O conhecimento dos operadores quanto ao manuseio dos aparelhos tambm deve ser considerado. preciso escolher um modelo compatvel com o nvel de conhecimento e capacidade de configurao dos operadores. Selecionar fornecedores que ofeream um suporte tcnico eficiente e permanente no Brasil tambm fundamental para manter o medidor de temperatura em perfeitas condies. O responsvel pela especificao do sensor de temperatura dever analisar as necessidades e caractersticas de seu processo de produo e procurar, a partir da, qual o sensor que oferece o melhor custo-benefcio para essa aplicao. Escala de temperatura A escala internacional de temperatura de 1990 (ITS-90) define as temperaturas Kelvin internacionais, com o smbolo T90 e as temperaturas Celsius internacionais, com o smbolo t90. Dessa forma, a relao entre T e t : t90 / C = T90 / K 273,15. A ITS-90 se estende desde 0,65 K at a mais elevada temperatura mensurvel em termos da lei da radiao de Planck usando radiao monocromtica. Entre 0,65 K e 5,0 K, T90 definida em termos das relaes entre temperatura e presso de vapor do 3He e do 4He. Entre 3,0 K e o ponto triplo do non (24,5561 K), T90 definida por meio de um termmetro de gs, de hlio, calibrado em trs temperaturas realizveis experimentalmente, s quais foram atribudos valores numricos (pontos fixos definidores) e usando procedimentos de interpolao especificados. Entre o ponto triplo do hidrognio em equilbrio (13,8033 K) e o ponto de congelao da prata (961,78C), T90 definida por meio de termmetros de resistncia de platina calibrados em conjuntos especificados de pontos fixos definidores e usando procedimentos de interpolao especificados. Acima do ponto de congelao da prata (961,78C), T90 definida em termos de um ponto fixo definidor e da lei da radiao de Planck. A introduo da nova escala de temperaturas, em primeiro de janeiro de 1990, trouxe como conseqncia modificao da quase totalidade dos valores numricos de temperatura. Este aspecto infelizmente pouco divulgado fora da comunidade metrolgica pode ter algumas conseqncias importantes para todos os que trabalham em reas da cincia e da tcnica em que so necessrias medies rigorosas da temperatura. Com efeito, uma dada temperatura termodinmica expressa com base na ITS-90 tem um valor numrico diferente daquele que tinha quando era expressa a partir

da IPTS-68, exceto nos casos do zero absoluto (0 K), da temperatura do ponto triplo da gua (273,16 K ou 0,01C) e de alguns outros pontos para os quais os valores de temperatura obtidos nas duas escalas so casualmente os mesmo (57 K; 656,85C e 896,85C). A ttulo de exemplo das conseqncias prtica dessas alteraes, pode-se pensar no ponto de ebulio da gua, presso atmosfrica normal; tal temperatura era de 100C pela IPTS-68, sendo agora de 99,974C. O controle de temperatura O procedimento mais adequado para o controle da temperatura deve ser desenvolvido pelo prprio cliente de acordo com a realidade de seu processo. Porm, alguns cuidados gerais devem ser seguidos: controlar o recebimento dos equipamentos e sensores com os respectivos certificados de matria prima e calibrao; averiguar periodicamente as condies de instalao e troca desses aparelhos e realizar freqentemente a calibrao dos sensores e instrumentos associados. Por falar em calibrao, como se d esse processo? Quais as imprecises mais comuns durante a calibrao desses instrumentos? Os mtodos utilizados para a calibrao dos medidores de temperatura so vrios. De modo geral, esse processo realizado da seguinte forma: por meio de pontos fixos de temperatura e por comparao. A primeira mais precisa, visando calibrao de padres de referncia. Esse mtodo utilizado por laboratrios que desejam uma incerteza de medio bastante pequena. J a calibrao por comparao o mais usual e se destina a medidores e sensores de fbrica. Os sensores de temperatura normalmente so calibrados por comparao. Nesse caso, usa-se um sistema composto por um padro calibrado, como um termopar, um termmetro de resistncia ou de lquido-em-vidro e um forno de calibrao, com uniformidade conhecida. Geralmente, os indicadores de temperatura so calibrados por meio de uma fonte de tenso, corrente ou resistncia calibrada, cuja escolha depender do tipo de entrada do equipamento a ser verificado. Os defeitos encontrados durante o processo de calibrao so diversos. Nos termmetros digitais, termorresistores e termopares as conexes eltricas so os principais pontos de erro. Os termopares devem ter um cuidado especial, visto que os cabos de ligao podem influenciar no processo de calibrao. Cada tipo tem seu respectivo cabo e as conexes eltricas devem estar ao mximo afastadas dos pontos de calor para que no interfiram nas leituras do equipamento.Quanto aos sensores, a oxidao e sujeira nos contatos, bem como a baixa resistncia de isolao eltrica e nas unidades de leitura so os erros mais freqentes verificados nos aparelhos durante o processo de calibrao. No primeiro caso, basta uma limpeza rigorosa. J no segundo, o usurio precisa fazer um monitoramento com meghmetros. A malha formada pelo sensor, fios de ligao e unidade de leitura no pode ter um erro superior mdia quadrtica dos provveis erros de cada componente da malha. A incerteza da calibrao deve estar entre 1/3 e 1/10 da tolerncia admitida para o objeto em calibrao.

O Termopar Termopar um tipo de sensor de temperatura muito simples, robusto, barato e de fcil utilizao. O dispositivo gera eletricidade a partir de diferenas de temperatura. Dois fios condutores de eletricidade, por exemplo, o cobre e uma liga de cobrenquel chamada constatam, quando unidos em uma de suas extremidades, geram uma tenso eltrica, que pode ser medida na outra extremidade, se existir diferena de temperatura entre elas. Como a diferena de potencial proporcional diferena de temperatura entre suas junes, este princpio, denominado efeito Seebeck em homenagem ao cientista que o descreveu, amplamente utilizado para medir temperatura na indstria, em muitos tipos de mquinas e equipamentos. Se voc desejar se aprofundar um pouco mais, sugerimos nosso curso Sensores de Temperatura - Princpios e Aplicaes A temperatura da juno de referncia para termopares foi fixada em 0C para simplificar as equaes matemticas usadas que descrevem o comportamento dos termopares. Como conseqncia, as tabelas de referncia dos termopares pressupem uma juno de referncia em 0C. Para realizar medies corretas o usurio dever assegurar-se que essa condio est sendo atendida, seja por meios fsicos (banho de gelo) ou por meios eletrnicos (compensao automtica realizada pelo instrumento de leitura). Na relao de normas da ABNT e voc ver que existe uma norma NBR sobre preparao de juno de referncia para termopares. Acidentes e novas tecnologias Um erro no controle da temperatura pode superaquecer ou no aquecer o suficiente um material, causando entupimentos, aumento de presso e at exploses. Uma temperatura incorreta pode significar m esterilizao ou produo indevida de um alimento, acarretando danos aos consumidores. So exemplos prticos da importncia do controle correto da temperatura.Para se prevenir desses infortnios, deve-se ter os processos controlados por especialistas em temperatura. Alm disso, importante que os operadores estejam devidamente treinados e conheam os procedimentos de emergncia em caso de falhas. Experimento de Seebeck. As primeiras medies de temperatura registradas que se tem conhecimento, foram realizadas por GALILEU, a partir de um termoscpio, termmetro cujo princpio fsico era a expanso do ar; na ocasio, sua escala estava dividida em graus de calor, segundo seus registros. Em 1821, o fsico alemo Thomas Johann Seebeck observou que, unindo as extremidades de dois metais diferentes x e y e submetendo as junes a e b a temperaturas diferentes T1 e T2, surge uma f.e.m. (fora eletromotriz,

normalmente da ordem de mV) entre os pontos a e b, denominada tenso termoeltrica.

x T1 a T2=T. ambiente b

Experimento de Seebeck.

x T1 a T2=T. ambiente b

Figura 2 - Dois metais diferentes, x e y com as extremidades unidas e mantidas a temperaturas diferentes

x T1 a

x T2=T. ambiente b

Figura 3 - Abrindo o circuito em qualquer ponto e inserindo um instrumento adequado, tem-se o valor da f.e.m.

Este fenmeno conhecido por "Efeito Seebeck". Em outras palavras, ao se conectar dois metais diferentes (ou ligas metlicas) do modo mostrado na Figura 1, tem-se um circuito tal que, se as junes a e b forem mantidas em temperaturas diferentes T1 e T2, surgir uma f.e.m. termoeltrica e uma corrente eltrica i circular pelo chamado "par termoeltrico ou "termopar". Qualquer ponto deste circuito poder ser aberto e nele inserido o instrumento para medir a f.e.m. (Figura 3). Em 1826, o fsico francs Antonie Becquerel sugeriu pela primeira vez a utilizao do efeito Seebeck para medio de temperatura. 1a Lei Termoeltrica A fora eletromotriz "e" de um termopar depende somente da natureza dos condutores e da diferena de temperatura entre as junes de contato. Algumas conseqncias importantes da 1a Lei a)Se as junes estiverem mesma temperatura, a f.e.m. gerada pelo termopar nula. b) A f.e.m. gerada pelo termopar independe do ponto escolhido para medir o sinal. Por isso, ao confeccionar o termopar, numa das junes no realizada a solda, introduzindo-se ali o instrumento. c) A f.e.m. do termopar no ser afetada se em qualquer ponto do circuito for inserido um terceiro metal, desde que suas junes sejam mantidas a mesma temperatura. Esta propriedade chamada, por alguns autores, de "Lei dos Metais Intermedirios. 2a Lei Termoeltrica(Lei das Temperaturas Intermedirias) Se dois metais homogneos diferentes produzem uma f.e.m. E1 quando as junes esto s temperaturas T1 e T2, e uma f.e.m. E2, quando as junes esto a T2 e T3, a f.e.m. gerada quando as junes esto a T1 e T3 ser E1 + E2. A Figura mostra um termopar usado para medir a temperatura T1; o instrumento indicara uma voltagem proporcional a diferena (T1 - T2 ).T2 pode ser medida com um termmetro convencional.


a
T

RT

x
T 2 y

Cu Rv C u

Figura 4 - Circuito equivalente, Rv a resistncia interna do voltmetro. RT a resistncia dos fios do termopar acrescido dos fios que levam o sinal ao instrumento. TERMOPARES CIRCUITOS DE TERMOPARES E MEDIES DE F.E.M.

Rr

Cu Rv Cu

x
T b 2
y

T 1

Analisando o circuito eltrico, pode-se notar que o voltmetro somente ir informar a f.e.m. (e) se Rv >> RT. Desta forma, a escolha do instrumento adequado, requer um grande cuidado!

TERMOPARES POTNCIA TERMOELTRICA


Ao se medir a f.e.m. termoeltrica de um par termoeltrico em funo da temperatura, obtm-se, em geral, uma relao do tipo mostrado no grfico da figura 5. A curva mostrada no grfico denominada de curva de calibrao do par termoeltrico. A relao da f.e.m. termoeltrica com a temperatura, normalmente, no linear, mas para algumas faixas de temperatura, pode ser considerada como se o fosse (veja a reta 1 da Figura 5).

Figura 5 - Curva de calibrao de um par termoeltrico A partir do grfico pode-se definir uma grandeza denominada de potncia termoeltrica do termopar, dada por: P = de/dT ou para um intervalo de temperatura P = eD/DT A potncia termoeltrica representa a sensibilidade de resposta (De) do par termoeltrico com a variao de temperatura (DT).

TERMMETROS COMERCIAIS

TERMOPARES FIOS DE COMPENSAO

x
T1 Termopar
y

T2

Fios de Compensao

T3

Figura 6 - Termopar com fios de compensao

Na maioria dos casos, sobretudo em aplicaes industriais, o instrumento de medida e o termopar necessitam estar relativamente afastados. Desta forma, os terminais do termopar podero ser conectados a uma espcie de cabeote, e, a partir deste cabeote so adaptados fios de compensao (praticamente com as mesmas caractersticas dos fios do termopar, porm mais baratos) at o instrumento, conforme mostra a Figuras 6. Na montagem apresentada na Figura 6, o sinal lido no instrumento proporcional a (T1 - T3), j que os fios de compensao possuem as mesmas caractersticas do termopar ( como se existisse um nico termopar). Note que, se os fios fossem de cobre (fios comuns) o sinal lido pelo instrumento seria proporcional a (T1 - T2). ALGUNS TIPOS DE TERMOPARES

Figura 7 - Diversos termopares com finalidades aplicativas diferentes.

Figura 8 - Terminais para termopares - conexo com cabos de compensao.

Figura 9 - Termopares com proteo diversa (bainha de inox, tubo de inox).

Figura 10 - Termopar especial com base magntica para fixao em dispositivos metlicos.

Figura 11 - Termopar com indicador digital de temperatura.

O Efeito Peltier
Em 1834, Jean Peltier, mostrou, atravs de experimentos, que quando se passa uma pequena corrente eltrica atravs da juno de dois fios diferentes, em uma direo, a juno se resfria, e assim absorve calor de sua vizinhana. Quando a direo de corrente invertida, a juno se aquece. E assim libera calor para a vizinhana. Quando se introduz um gerador em um circuito formado por um par termoeltrico com ambas extremidades unidas e mesma temperatura inicial, ao circular uma corrente eltrica "I" pelo circuito, observa-se que em uma das junes ocorre um resfriamento T, enquanto na outra juno ocorre um aquecimento de mesmo valor. Ao se inverter o sentido da corrente eltrica inverte-se tambm o efeito de aquecimento e resfriamento nas junes. Uma aplicao do efeito Peltier Coolers de microprocessadores. O efeito Peltier pode ser descrito como uma espcie de "bomba de calor", que "suga" calor de um dos lados, e o dissipa do lado oposto. Isto significa que temos um lado frio e um lado quente. O lado frio, o que suga o calor, que naturalmente o que ficar e contato com o processador, enquanto o lado quente em geral fixado a um cooler convencional, que ajuda a dissipar o calor gerado, evitando que o peltier se superaquea. Como o peltier deve cobrir toda a rea de contato do processador, existem peltiers de vrios tamanhos. Os peltiers so bem mais eficientes que os coolers convencionais, mas naturalmente possuem suas desvantagens.1.Consomem uma quantidade absurda de eletricidade. Os modelos mais "econmicos" consomem por volta de 70 watts; 2.2.Peltiers geram uma grande quantidade de calor durante seu funcionamento, que somado com o calor "sugado" dissipado pela face quente. Apesar do processador ficar mais frio, a quantidade de calor irradiada para o restante do micro ser maior. 3.3.Condensa umidade devido ao processador demorar um certo tempo para esquentar e o Peltier comear a trabalhar imediatamente. Portanto, a sua face fria fica realmente gelada at que o processador esquente, causando um grande acumulo de umidade ou at mesmo gua em estado liquido.

DESCRIO DO MATERIAL UTILIZADO NO EXPERIMENTO: 1 Osciloscpio 1 multmetro 1 simulador de termopar tipo J 1 estanhador

Fonte Simtrica +8/-8 VCC: Trafo 220V/12 + 12 V 4 x diodo 1N 4007 2 x capacitores 1000 F 2 x capacitores 100 F regulador 7808 regulador 7908

Circuito eletrnico: 3 x resistor de 1 K 5 x resistor de 10 K 1 x resistor de 100 K 1 x diodo 1N 4148 1 x diodo zener 5V2 1 x capacitor de 220 pF 1 x capacitor de 1 nF 1 x trimpot de 100 K 1 x CI LM 324 1 x termopar tipo J

DESCRIO DA MONTAGEM DO EXPERIMENTO: Com posse do material a ser utilizado, foi montado o circuito na placa conforme mostra o esquema eltrico anexo: Depois de montado o circuito foi utilizado o simulador de termopar tipo J para variar a tenso (simulando assim o termopar), e com essa variao foram colhidos com um voltmetro e um osciloscpio os resultados referentes ao sinal de sada amplificado. Esses valores foram comparados com uma tabela de termopares e com isto foi estabelecida uma relao de tenso x temperatura, a qual ser mostrada em uma tabela posteriormente.

Montagem do termmetro:

Caractersticas dos componentes: O CI usado no termmetro consiste em quatro amplificadores operacionais de alto ganho com freqncia interna compensada e foi desenvolvida para trabalhar com fonte simples ou simtrica de 3 a 32 VCC.

Tabela de temperatura do circuito:

Temp.(C)

Tabela de Temperatura circuito Tenso termopar(mV)

Sada(V)

-30 -20 -10 0 8 18 28 39 48 69 89 139

-1,50 -1,00 -0,50 0,00 0,40 0,90 1,40 2,00 2,50 3,60 4,70 7,40

-6,45 -6,24 -6,04 -5,84 -5,63 -5,41 -5,20 -4,98 -4,76 -4,32 -3,87 -2,73

Grfico de resposta sensor:

Resposta sensor em relao a temperatura


160 140 120 Temperatura ( oC) 100 80 60 40 20 -2,00 0 -200,00 -40 2,00 4,00 6,00 8,00

Tenso(mV)

Grfico de temperatura em relao aa tenso de sada do circuito:

Temperatura x Tenso sada


160 140 120 Temperatura ( C)
o

100 80 60 40 20 -7,00 -6,00 -5,00 -4,00 -3,00 -2,00 -1,00 0 0,00 -20 -40 Tenso(V)

CONCLUSO: Atravs deste trabalho pde-se verificar na teoria e da prtica a origem, a composio e o comportamento do Termopar Tipo J quando submetido a variaes de temperatura. Pde-se tambm analisar o funcionamento de um circuito eletrnico projetado para justamente fazer a leitura do sinal gerado pelo Termopar Tipo J, trabalhar este sinal e torn-lo possvel para o uso na instrumentao industrial. Tendo em vista a anlise feita sobre o Termopar Tipo J e o circuito eletrnico para otimizao do sinal, pode-se concluir a perfeita adaptao deste modelo de sensor no uso em processos de indicao e controle de temperatura na rea da instrumentao industrial.

BIBLIOGRAFIA: www.fairchildsemi.com www.banasmetrologia.com.br www.ecil.com.br www.termopar.com.br www.unicamp.com.br www.eletricazine.com.br

Vous aimerez peut-être aussi