Vous êtes sur la page 1sur 12

Federao de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras

Fundada em 19 de dezembro de 1978

Informativos de Greve

IG2011 AGO 09
Braslia, 18 agosto de 2011. Estamos a 74 dias em greve.

COMANDO NACIONAL DE GREVE


DIREO NACIONAL - Lia, Rolando, Paulo Henrique, Almiram, Rosngela, Rogrio Marzola, Maria ngela, Mrio Garofolo, Eurdice, Maninho, Iaci, Luizo (desde 12/08/2011), Graa, Edilson, Ucha, Doni, Fatinha e Jorjo. DELEGADOS (AS) DE BASE Charles Batista (SINTEST-AC), Crizomar Sevalho da Costa e Sandro Haoxovell de Lira (SINTESAM), Katia e Dirclia (SINDTIFES-PA), Vandilson Rodrigues da Silva e Srgio Cliso Bastos (SINTUFEPERural), Lenilson Santana, Paulo e Elizeu (SINTUFEPE-FED), Luiz Antonio do Nascimento, Alexandre Pedro da Costa e Adenilda Jane Rosa da Silva (SINTEST-RN), Napoleo Sobral Crispim, Antonio Batista da Silva, Jos Ferreira de Pontes Neto e Severina dos Santos Silva (SINTESPB), Umberto Bastos, Bonfim e Jos de Deus (ASSUFBA-SIND), Ademar Sena de Carvalho, Valmili Nina e Maria Clara de Sousa (SINTEMA), Joselito Alves de Oliveira, Snia Maria de Almeida Nogueira e Eduardo Gurgel Franco de Magalhes (SINTUFCE), Nadja Lopes e Marta de Carvalho (SINTUFAL), Enemar Pinheiro, Marilene Lire Cabral e Jacy Pinheiro da Silva (SINTUF-MT), Engelbert Campos da Costa (SISTA-UFGD), Manoel Mendes Alves, Eurides Arajo Costa Pessoa, Jorge Dias Ribeiro e Carla Mrcia (SINTFUB), Eduardo Dudu e Fatinha (SINT-IFESgo), Evaristo Luciano Rosa, Svio Tadeu da Silva e Jorge Antnio de Souza (ASAV), Rubens Tavares e Hilton Timteo (desde 17/08/2011) (ASSUFOP), Paulo Dimas de Castro e Rogrio da Silva (SINTUFEJUF), Humberto Luiz Pietroneto (SINTUFSCar), Sirle de Souza, Zilda Maria de Oliveira, Marisa Peixoto da Cruz e Magna Soares dos Reis (SINTET-UFU), Eva, Arenilda, Maria Jos e Gutemberg (SINTUFF), Jonas Fris, Maria do Pilar Muniz, Marta Santos, Neide Dantas e Rosemary Coelho (SINDIFES), Antnio Theodoro da S. Filho, Cludia Menezes Alves, Genivaldo S. de Almeida, Milton Madeira e Marclio Alves (SINTUFRJ), Adailton Santos Oliveira (ASSEFEI), Welington e Srgio (SINTUFES), Paulinho (SINTUR-RJ), Edilson (SINDUFLA), Ana Paula e Mirtes (SINTE-MED), Celso, Jorge Fernandes e Hildemberg Lima (SINTUFSC), Wanderley da Costa Vasconcelos, Fioravante Vianei do Amaral e Celso Dornelles Fialho (ASSUFSM), Gabriel Focking e Salete Wiggers (ASSUFRGS), Rafael Jamur, Joo Rafael Deron e Marcos Andr Maschio (SINDTEST-PR).

COMUNICAO COM O CNG/FASUBRA


Telefone/fax e e-mail do CNG para contato de Base:

Fone: 61-3349-7157

Os informes dos Comandos Locais de Greve devero ser encaminhados para:


cngfasubra@fasubra.org.br

Solicitamos permanente atualizao de informes de base pelo referido e-mail, bem como notificao dos delegados/as eleitos (as), com previso de chegada Braslia. Reiteramos a orientao de que as entidades de base, na medida em que forem aderindo greve, indiquem seus representantes para o CNG, em nmero que pode ser at o equivalente ao nmero de delegado-delegadas de base que cada entidade tem direito em Plenrias Nacionais. Entenda-se que o delegado (a) de direo no existe durante o perodo de greve.

*INFORMAMOS QUE SOMENTE SERO ACEITAS AS INFORMAES ORIUNDAS DE FONTE OFICIAL, OU SEJA, DOS E-MAILS DAS ENTIDADES DE BASE EM PAPEL TIMBRADO.

CONVOCAO PARA CARAVANA ATO DE 24/08/2011


O Comando Nacional de Greve orienta a participao das entidades de base na Marcha organizada pela Coordenao dos Movimentos Sociais no dia 24/08/2011 em Braslia. Essa marcha unificada dos trabalhadores do servio pblico com todos os movimentos sociais. Os trabalhadores estaro includos na marcha e defendero a bandeira contra a criminalizao dos movimentos sociais e em defesa do direito de greve, pela incluso no PNE da garantia de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educao, por poltica salarial permanente para os trabalhadores do servio pblico e correo das distores nas carreiras e tabelas salariais. importante que as entidades que aprovarem a participao, comuniquem sua deciso ao CNG at s 18 horas da segunda-feira, dia 22/08, para as providncias de recepo. Programao: 9h - Concentrao em frente Catedral e Marcha pela Esplanada dos Ministrios. Ao final da Marcha, os trabalhadores do servio pblico faro Ato Pblico entre os Ministrios da Educao e do Planejamento, cobrando a pauta salarial, contra a criminalizao dos movimentos sociais e pela incluso no Plano Nacional de Educao de 10% do PIB para a Educao.

QUADRO NACIONAL DA GREVE


SINDICATO / UNIVERSIDADE
SINDTIFES - UFPA SINDTIFES - UFOPA NORTE SINTUFRA - UFRA SINTESAM - UFAM SINTEST/AC - UFAC UFT ** SINTESPB - UFPB NORDESTE SINTESPB - UFCG X

SIM NO
X X X X X X X

OBSERVAES

NO FILIADA Retornou em 01/08/2011 04/08/2011


2

SINTUFCE - UFCE SINTUFCE UNILAB ASSUFBA-SIND - UFBA ASSUFBA-SIND - UFRB SINTUFEPE/RUR UFRPE SINTUFEPE/FED - UFPE SINTEST/RN - UFRN SINTEST/RN - UFERSA SINTUFS - UFS SINTEMA - UFMA SINTUFAL - UFAL SINTUFPI - UFPI SINTUF/MT - UFMT SISTA/MS - UFMS SISTA/MS - UFGD SINTFUB - UnB SINTIFES/GO - UFG SINTUFF - UFF SINTUFRJ - UFRJ SINTUR-RJ - UFRRJ ASSUNIRIO - UNIRIO SINTUNIFESP UNIFESP SINTUFSCAR - UFSCAR SUDESTE SINTUFES - UFES ASSEFEI UNIFEI SINDIFES - UFMG SINDIFES - UFVJM SINDIFES - CEFET/MG SINDUFLA - UFLA

X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X X
3

Retornou em 27/07/2011 20/07/2011

Retornou em 03/08/2011 Retornou em...? Retornou em 28/07/2011 30/07/2011

CENTRO-OESTE

Retornou em 03/08/2011 Retornou em 20/07/2011

ASAV/SIND - UFV ASSUFOP/SIND - UFOP SINTET-UFU - UFU SINTUFEJU - UFJF SINTE-MED - UFTM SINTUNIFAL - UNIFAL SINDS - UFSJ SINTUFSC - UFSC SINDITEST - UFPR SINDITEST - UTFPR ASSUFPEL - UFPEL SUL APTAFURG - FURG ASSUFRGS - UFRGS ASSUFRGS - UFCSPA SINDIPAMPA UNIPAMPA ASSUFSM - UFSM TOTAL 53

X X X X X X X X X X X X X X X X 48 05 Retornou em 01/08/2011 Greve a partir de 01/08/2011 Greve a partir de 28/07/2011

**UFT A entidade est em processo de regulamentao, mas tem mantido estreita relao com a FASUBRA e unifica suas aes com o movimento grevista.

CARTA ABERTA SOCIEDADE


JUDICIALIZAO E CRIMINALIZAO DO MOVIMENTO SINDICAL SEGUEM FIRMES NO GOVERNO DA PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF A Federao de Sindicatos dos Trabalhadores das Instituies Federais de Ensino Brasileiras (FASUBRA Sindical) uma organizao que representa mais de 180 mil trabalhadores(as) destas instituies em todo o Brasil. Surgida em plena ditadura militar, assim como a maioria das entidades do movimento sindical do funcionalismo pblico, a Federao sempre teve um importante papel em defesa dos interesses dos(as) Trabalhadores(as) Tcnico-Administrativos(as) em Educao (TAEs) e nas lutas pela redemocratizao do Pas.
4

A FASUBRA durante os seus mais de 30 anos de existncia liderou diversas greves que ajudaram a manter a universidade pblica, gratuita e de qualidade e a construir a carreira e a identidade dos TAEs enquanto trabalhadores(as) essenciais para o fazer educativo nas instituies de ensino, mesmo no havendo, at hoje, a regulamentao da Greve no Servio Pblico Federal no nosso Pas. Neste momento, a FASUBRA enfrenta mais um movimento grevista, pela falta de interesse do Governo em negociar com os(as) trabalhadores(as). Desde 2007, foram realizadas muitas reunies entre Governo e representantes da categoria, mas infelizmente no houve a apresentao de proposta concreta, no restando alternativa aos(s) trabalhadores(as) que no a paralisao das atividades, como forma de pressionar para que haja efetiva negociao. Contrariando a caracterstica democrtica de um governo oriundo dos movimentos sociais, em vez de sentar e negociar com os(as) trabalhadores(as) em Greve, o Governo optou por reprimir o movimento, impetrando ao, atravs da Advocacia Geral da Unio (AGU) e Procuradoria Geral Federal (PGF), junto ao Superior Tribunal de Justia (STJ), para judicializar e criminalizar a Greve. Tal atitude fere a Autonomia Universitria prevista no artigo 207 da Constituio Federal e, inclusive, a Associao Nacional dos Dirigentes das Instituies Federais de Ensino Superior (ANDIFES), que rene os reitores das universidades de todo o pas, em reunio do seu pleno no dia 17 de agosto de 2011, aprovou manifesto contra a deciso da AGU de indicar, sem consulta prvia, um grupo de 36 universidades federais como autoras de ao movida contra a FASUBRA. A criminalizao da FASUBRA uma afronta organizao de todos(as) os(as) trabalhadores(as) e sociedade em geral. A nossa categoria est colocando em prtica o que nos assegurado no Artigo 37 da Carta Magna, exercendo o direito de fazer Greve. A judicializao ocorre mesmo que em 2010 tenha sido ratificada pelo Congresso Nacional, a Conveno 151 da OIT (Organizao Internacional do Trabalho) da Organizao das Naes Unidas (ONU), que dispe sobre a organizao sindical no setor pblico. A atitude do governo demonstra um carter autoritrio, antidemocrtico e intransigente, quando no negocia com a categoria em greve. Lutamos por muitos anos pela democratizao do nosso pas e por isso conclamamos a toda a sociedade para, juntos, defendermos a bandeira contra a judicializao da FASUBRA e pela defesa das legtimas formas de organizao da classe trabalhadora. Repudiamos a criminalizao dos movimentos sociais e entidades sindicais, que resistem bravamente na luta pela conquista e pela ampliao dos seus direitos!

Comando Nacional de Greve dos TAEs da FASUBRA

INFORMES NACIONAIS ANDIFES NOTA PBLICA


5

Mais do que uma garantia legal estabelecida na Constituio Federal, a autonomia universitria constitui-se num dos fundamentos em que se apoiam nossas instituies para o cumprimento da misso estratgica de desenvolver o pas com justia social. O desrespeito a esse fundamento por meio de iniciativa conduzida em nome das universidades sem o devido consentimento de seus reitores representa uma inaceitvel rejeio do princpio da autonomia como valor institucional de primeira grandeza. Com essa compreenso, a Andifes manifesta seu completo desacordo com a deciso da AGU em indicar, sem prvia consulta, um grupo de universidades federais como requerentes de recente ao movida contra entidades de representao de servidores universitrios. Interferncias na autonomia reduzem a capacidade de atuao das universidades federais no sistema nacional de educao, obstruem suas vias de democracia interna, dificultam a interlocuo com outros rgos da administrao pblica e impem Andifes a necessria reflexo pela busca de instrumentos institucionais que impeam a repetio de episdios de mesma natureza. Braslia, 17 de agosto de 2011. Fonte: http://www.andifes.org.br/

INFORMES DE BASE
SINTEST/RN 12/08/2011 - CLG analisa definio da UFRN sobre o conceito de "localidade de atuao" A categoria j decidiu: vai cumprir o que diz a liminar do STJ sobre o funcionamento das universidades, ou seja, atender o mnimo de 50% dos servidores tcnico-administrativos em cada localidade de atuao. Desde ento, UFRN e CLG passaram a estudar a abrangncia do conceito localidade de atuao. Com o encontro de hoje, j foram duas reunies entre membros do Comando Local de Greve e a Administrao Central da UFRN, onde vrios entendimentos foram colocamos na mesa. O entendimento da UFRN foi oficializado hoje, atravs de documento enviado ao SINTEST/RN e compreende o seguinte conceito sobre localidade: 1. Reitoria, Gabinete do Reitor, Pr-Reitorias, Secretarias e Superintendncias; 2. Centros Acadmicos, Gabinete do Diretor com os setores diretamente subordinados Direo, e cada Departamento Acadmico; 3. Unidades Acadmicas Especializadas; e 4. Unidades Suplementares. CLG se reunir novamente com reitoria. O Comando Local de Greve ainda avalia a proposta da UFRN. Em reunio realizada durante a tarde de hoje (12), o CLG decidiu que ir se reunir novamente com a reitora da UFRN, ngela Paiva, para rediscutir a proposta de ofcio feita pela administrao central da universidade. A reunio j est
6

marcada e acontece na segunda-feira (15), s 16h30, na reitoria. Na terafeira, o resultado da reunio ser levado para apreciao da categoria em assembleia geral, instncia mxima de deliberao dos tcnico-administrativos. SINTUFF 12/08/2011 - SINTUFF se destaca durante a conferncia por defender uma sade pblica, gratuita e de qualidade. A Conferncia Municipal de Sade de Niteri, realizada nos dias 5, 6 e 7 de Agosto, demostrou a crise que atravessa a sade pblica no Brasil, refletida na cidade de Niteri atravs do profundo sucateamento promovido pelo prefeito Jorge Roberto Silveira. Recente levantamento, realizado pela Comisso de Sade da Cmara Municipal em visita a 63 unidades de sade, detectou graves problemas em 33 delas (52%) e observou falhas em todas. Trezentos delegados participaram do evento representando os diferentes setores da sociedade: usurios, sindicatos, trabalhadores da sade. O SINTUFF participou com cinco delegados. O secretrio municipal de Sade Euclides Bueno Neto presidiu a mesa de abertura junto ao presidente da FANIT (Federao de Associaes de Moradores de Niteri). O discurso de abertura antecipou o desenvolvimento da Conferncia, visto que o secretrio no apontou nem adiantou respostas s expectativas dos participantes. O debate se desenvolveu atravs de grupos que abordavam diferentes temas. As questes centrais a serem discutidas foram: Gesto e Financiamento. Os delegados do SINTUFF participaram dos grupos Recursos Humanos, Emergncia e Urgncia, "Leitos Hospitalares", entre outros. Os delegados do SINTUFF junto aos delegados do SINDISPREV apresentaram propostas sobre os principais debates. A proposta dos organizadores, para que as resolues no fossem debatidas e aprovadas em plenria, no conseguiu ocultar o descontentamento da populao com o governo em relao crise da sade. Assim, dos prprios grupos surgiram resolues que expressaram a disposio dos diferentes segmentos em combater as polticas de privatizao e defender a sade pblica. Entre as resolues principais destacaram-se: Garantir a reabertura de emergncia do Hospital Antnio Pedro. - Moo de repdio a proposta de privatizar 25% dos leitos do HUAP. - Rejeitar qualquer proposta de privatizao dos servios pblicos de sade em todos os nveis hierrquicos e na gesto. - Reabertura da emergncia e dos leitos do HUAP. Construo do hospital geral do municpio de Niteri. - Regulao da emenda constitucional 29 para definir o que considerado investimento de SUS (Unio 10%, estado 12 %, e municpios 15%). - Que os gestores sejam responsabilizados (civil e criminalmente) pela verba que vem dos SUS e no utilizada. Os delegados do SINTUFF conquistaram uma vaga para participar da Conferncia Estadual em representao ao segmento dos usurios, juntamente ao SINDSPREV. Nesta ocasio, se apresentar mais uma oportunidade de batalhar pelas propostas extradas na Conferncia Municipal para derrubar a poltica privatista do governo estadual e estender a luta pela defesa da sade pblica. ASUNIRIO 16/08/2011 - Em assemblia geral realizada nesta data, 16/08/2011, no ptio da reitoria, os Trabalhadores Tcnico-Administrativos em Educao da UNIRIO, aps os Informes Nacionais de Greve que tratou inclusive da Judicializao da greve, Balano do acampamento em Braslia e Anlise de conjuntura, deliberam como segue: Em relao sentena do Superior Tribunal
7

de Justia quanto legalidade da greve dos tcnico-administrativos, foi ratificado a continuidade da greve na UNIRIO, respeitando o percentual de 50% das atividades, conforme sentena do STJ. Em relao avaliao da caravana realizada entre os dias 9, 10 e 11 p.p., e aps o relato dos companheiros(as) que participaram do evento, onde fizeram o balano de suas participaes no referido evento, chegou-se a concluso que foi positiva as aes l desenvolvidas. Em Anlise de Conjuntura Internacional e Nacional em que o centro da discusso foi a crise financeira mundial e o governo Dilma, os trabalhadores decidiro intensificar o movimento paredista, para que desta forma, possam ter xito em seus objetivos. Os trabalhadores decidiram pela realizao de seminrio dos cpletivos que compem o campo da esquerda na Federao, para tratar dos projetos polticos de interesse da categoria. Rio de janeiro, 16 de agosto de 2011. Comando Local de Greve da UNIRIO. SINTUFSC 16/08/2011 - Encaminhamentos aprovados na AGP do dia 16 de agosto de 2011 com 194 trabalhadores que assinaram a lista de presena. Coordenao: Antonio Lopes, Otvio Pereira e Leoni Soares da Gama. Ato dos estudantes no dia 17 de agosto, 12h na reitoria foi aprovado o Emprstimo do carrinho de som. Cobrar da administrao da UFSC a resposta da pauta entregue. Fazer almoo no RU. Que os trabalhadores levem para este ato as notas fiscais das compras do dia a dia como notas de supermercado, por exemplo. 5) fechamento de rtula com distribuio de panfletos em data a ser definida pelo CLG, e neste dia, a partir das 11h visitar os setores com a Banda Parei. 6) Participao na sesso do CUn quinta-feira, 18 de agosto. 7) fazer uma central de greve com atos escolhendo 2 centros com a presena da Banda Parei: remeter este ponto para discutir no CLG. 8) Prxima reunio do CLG: dia 17 de agosto, 14 h, no RU. 9) Prxima assemblia geral permanente: dia 18 de agosto, quinta-feira, s 14h, no RU. SINTUFEJUF 16/08/2011 - Reunidos em assembleia geral na manh desta tera-feira (16), os tcnico-administrativos em educao decidiram acatar a liminar do STJ determinando que 50% das equipes de servidores estejam em atividade no perodo da greve, para o atendimento aos servios essenciais. Duas propostas foram colocadas em votao: a primeira delas foi a prpria orientao da Fasubra em acatar a liminar; a segunda proposta foi a de aguardar que o sindicato seja notificado pela Justia, enquanto isso, analisar o documento da Advocacia Geral da Unio (AGU), recebido pelo reitor da UFJF, que fala sobre o cumprimento da liminar. A primeira proposta venceu por 40 votos contra 22 da segunda proposta. Dois servidores se abstiveram. Durante a assembleia, os trabalhadores puderam tirar suas dvidas a respeito da liminar do STJ com a advogada do sindicato, Vivian Fagundes, que compareceu assembleia para responder as perguntas. Ela esclareceu que, mesmo sem ter uma notificao especfica para o Sintufejuf, a entidade pode ser includa na notificao recebida pela Fasubra, j que se trata de uma federao representativa das bases. Com isso, ela diz que seria arriscado depender da interpretao de um juiz se a notificao da Fasubra cabe ou no a todos os seus sindicatos de base. A advogada tambm esclareceu que, em caso de descumprimento, o juiz pode levar em considerao este fato na hora de julgar o mrito (j que a liminar s uma anlise prvia, uma antecipao). Os
8

trabalhadores tambm analisaram a conjuntura do movimento na assembleia, sobretudo sobre a liminar que veio determinar o funcionamento de 50% dos setores. Durante algumas falas, eles ressaltaram que era preciso decidir se optariam pela questo jurdica ou poltica, em abrir mo de fazer a greve como era feito antes. Os trabalhadores ainda acompanharam o relato dos delegados que estiveram em Braslia nos ltimos dez dias, Silvestre dos Santos e Luiz Roberto Pereira, e ainda dos caravaneiros que participaram da manifestao entre os dias 9 e 11 deste ms na capital federal. A prxima assembleia est agendada para o dia 25 de agosto, s 9h no Restaurante Universitrio (centro). Comando Local de Greve dos tcnico-administrativos da UFJF SINTET-UFU 16/08/2011 - O CLG/UFU avaliou as aes do CNG, precisamente relacionadas convivncia das diferentes foras polticas no movimento. Inequivocamente, as ocorrncias em nvel nacional tem rebatimento imediato nas entidades filiadas, principalmente quando geram comportamentos agressivos a qualquer companheiro, especialmente em suas bases. Naturalmente, diferentes idias geram conflitos. Afinal, todos ns temos um plano para transformar nossa realidade, conseqentemente todos nos consideramos detentores da melhor alternativa para dirigir os rumos de nossa federao. Diante de tantos caminhos, como encontrar o melhor, aquele que realmente contribuir com o desenvolvimento de nossa categoria? Seguramente o caminho no ser encontrado na discusso fratricida que perigosamente est fazendo parte dos debates do CNG. O sectarismo expresso em muitas das atitudes de alguns membros do comando tem preocupado enormemente nossa categoria que em assemblia resolveu aprovar o encaminhamento ao CNG de nossa solicitao de urgente transformao das relaes estabelecidas entre as pessoas no movimento. Mais do que a oportunidade de ganhos salariais, o aprendizado gerado no relacionamento entre diferentes seguramente ser nosso maior ganho. Consideramos inaceitvel que divergncias geradas em debates acalorados sejam levadas s bases de forma equivocada, provocando moes de repdio, como aconteceu com nosso companheiro Paulo Henrique. O relato deste fato provocou imediata reao da assemblia que se mostrou indignado com a atitude assumida pelo CLG/Viosa. Uma s voz se ouvia: Respeito, respeito, no aceitaremos agresso aos nossos companheiros! Estamos conscientes da gravidade do momento atual. Nossa greve no consegue reverter os rumos existentes, mostra-se incapaz de mobilizar apoios na sociedade. O Comando Nacional exibe sua fragilidade: dividido, com posies sectrias, tendente a comportamentos agressivos. E os dias vo passando. Diante deste quadro, lembramos aos companheiros presentes em Braslia a responsabilidade de suas aes. Voluntariamente aceitaram dirigir os rumos de nossa federao, com responsabilidade, tica, comprometimento com a categoria e com o desenvolvimento da sociedade. isso que esperamos!! Uberlndia, 05 de agosto de 2011. SINTUFSCAR 16/07/2011 - Greve se fortalece nacionalmente A ao da justia no conseguiu frear a luta dos funcionrios das universidades federais. A greve da FASUBRA segue forte com 48 instituies e os docentes organizados pelo ANDES j discutem indicativo de greve diante da recusa do Governo em atender as reivindicaes da categoria. O Sindicato Nacional dos
9

Servidores Federais da Educao Bsica, Profissional e Tecnolgica (SINASEFE) j est em greve. Hoje pela manh, realizamos um ato na portaria da universidade, com a distribuio de uma carta aos alunos e docentes e que teve bastante receptividade. Outro fato importante foi a cobertura da imprensa local. Aps negociao com a Reitoria sobre o cumprimento da liminar do STJ, a assemblia decidiu por unanimidade a continuidade da greve por tempo indeterminado. ASSEMBLEIA GERAL 17/08, quarta-feira 9h00, no Saguo da Reitoria. Dilma traidora dos aposentados, diz o presidente da COBAP. Para acabar com o Fator Previdencirio, o governo elaborou trs propostas que prejudicariam igualmente aqueles que fossem se aposentar pelo Instituto Nacional de Seguridade Social INSS, entre elas a proposta de aumentar em 7 anos o tempo de contribuio. De acordo com o Ministrio da Previdncia, se a proposta for aprovada, o mnimo de contribuies poder passar de 30 para 37 anos para mulheres e de 35 para 42 anos para os homens. Alm dessa, o governo estuda tambm criar a idade mnima de 60 anos para mulheres e 65 anos para os homens que forem se aposentar ou aplicar o fator 85/95, que concede aposentadoria integral quando a soma da idade com o tempo de contribuio der 85 para mulheres e 95 para homens. O presidente da Confederao Brasileira de Aposentados e Pensionistas COBAP -, Warley Martins, afirma que nenhuma das propostas valoriza as aposentadorias e penses. Assim como o Fator Previdencirio, as novas propostas do governo prejudicam os trabalhadores que vo se aposentar. Se aceitarmos que o governo aumente cada vez mais o tempo de contribuio, logo o brasileiro no ter mais direito de se aposentar, ressaltou. Ainda ontem, 15, a presidente divulgou veto emenda da Lei de Diretrizes Oramentrias LDO que contemplava aposentados e pensionistas. Assim como a COBAP, as Centrais no concordam com as propostas de substituio do Fator e muito menos com o veto. Dilma traidora dos aposentados. Em todas as oportunidades de melhoria para nosso segmento, ela nos prejudica, finalizou Warley Martins. (Fonte: http://www.cobap.org.br/capa/lenoticia.asp?id=56245) SINT-IFESgo 16/08/2011 - ASSEMBLEIA GERAL AVALIA A GREVE NA UFG E APROVA RESOLUES A categoria de trabalhadores tcnico-administrativos em educao promoveu nova assembleia geral da greve no dia 15 de agosto, no auditrio da Faculdade de Direito da UFG, para tratar da seguinte pauta: informes nacional e local; informes e avaliao da defesa do Sindicato na Sentena do STJ; avaliao e encaminhamentos da greve da categoria e eleio de delegado(a) para o CNG da FASUBRA. Considerando como preocupantes as manifestaes da equipe econmica do Governo Federal para que o Congresso Nacional compreenda as dimenses da crise internacional e no aprovem medidas que aumente o gasto pblico com reajustes de salrios e outros gastos de custeio. Considerando que o Ministrio do Planejamento mantm a posio de no dialogar enquanto a categoria mantiver a greve. Considerando que a sentena do STJ sobre a nossa greve determina o retorno ao trabalho de 50% do pessoal do quadro da UFG por localidade e a compreenso da Fasubra e da assessoria jurdica do SINT-IFES que a referncia municipal e portanto j estamos cumprindo em Goinia a determinao judicial. Considerando o grave acidente sofrido pelo companheiro Antnio Gilson que o impossibilitou de cumprir sua tarefa como delegado da categoria junto ao Comando Nacional de
10

Greve da Fasubra, e para substituir foi eleito o companheiro Gibran Ramos Jordo. A Assembleia aprovou as seguintes resolues: 1- A continuidade da greve na UFG; 2- Reforar a orientao para que os companheiros e companheiras no retorne ao trabalho neste momento e aguardem a reunio do Comando Local de Greve com a Reitoria da UFG, onde ser comunicado que a deciso da assembleia para o cumprimento da Sentena do STJ ser a partir a compreenso que a localidade a base municipal; 3- Reforar a comunicao das deliberaes dos fruns da greve junto aos dirigentes da UFG; 4) Elaborar uma Moo de Apoio recuperao do Companheiro Antnio Gilson; 4- Eleito como delegado para substituir o Companheiro Antnio Gilson junto ao CNG o delegado, Gibran Jordo, como suplente, Edvaldo Claudino. 6- Foi aprovado o seguinte calendrio de atividades da greve: a) Desenvolver atividades no dia 16/08 (tera-feira), a partir de 8h00min., com a comunidade que procurar a Faculdade de Educao Fsica da UFG para participar dos programas de extenso; b) Promover Caravana Braslia no dia 17/08 (quarta-feira), para participar da Marcha das Margaridas. Sada da Sede administrativa do SINTIFES, no Setor Universitrio, as 6h30min., O mesmo nibus passar as 7h00min., tambm, pela Reitoria da UFG para embarcar o pessoal do Campus II; c) Fica SUSPENSA a pedido do Deputado Mauro Rubem a Audincia Pblica na Assembleia Legislativa de Gois, programada para acontecer no dia 18/08 (quinta-feira), para debater o PL 1749/2011, que autoriza o Governo a cria a EBSERH. Nova data ser anunciada at dia 17; d) Prxima reunio do Comando Local de Greve dia 19/08 (sexta-feira), as 9h00min., no Auditrio do SINTIFESgo. COMANDO LOCAL DE GREVE ASSUFPEL - 16/08/2011 - CONVOCAO DE ASSEMBLIA GERAL. A Coordenao Geral da Asufpel Sindicato, nos termos do artigo 16, 1 do Estatuto Social, convoca os servidores federais em educao de Pelotas e Capo do Leo, ativos e inativos (aposentados) para comparecerem assemblia geral extraordinria a ser realizada no dia 18 de agosto de 2011, quinta-feira, s 14h em primeira convocao e s 14h30min em segunda convocao, na sede da entidade, sito Rua 15 de Novembro, n 262, para tratar dos seguintes assuntos: - Informes locais e nacionais; - Retorno ou no a Greve Nacional da Fasubra; - Outros Assuntos. Pelotas, 15 de agosto de 2011. Coordenao Geral. SINTUFF 17/08/2011 - Ontem, o Sintuff realizou AG, onde pautou-se a interpretao da liminar e a Greve (balano da caravana, e outros). Antes da assemblia recebemos informao de nossos representantes sobre a posio indecente do governo que s apresentaria a proposta a Fasubra se fosse s centrais, e no ao CNG. Sendo assim, construimos as seguintes analises e resolues: 1. Sobre a liminar, o vice-reitor da UFF< em audiencia com o Sintuff, com a presena do procurador, deixou explicito que no via nenhum problema no cumprimento da liminar, pois a UFF j estava funcionando 50%, e se precisasse de testemunha, ele seria. O vice pediu que encainhassemos ao seu gabinete cpoia das declaraes de reitores negando ser parte da ao da AGU, pois o mesmo se empenharia pra ter uma da UFF tambm neste ssentido. 2. Diante deste dado, a resoluo da assemblia foi realizar um multiro de visita aos setores, explicando que no pra niguem voltar ao trabalho, e se ho uver persso dos chefes (que j esto ocorrendo) que o faam por escrito, pois
11

o sindicato vai denuncair nominalmente. 3. Balano Geral da Greve. Nossa assemblia fez muito elogio aos nossos caravaneiros, a postura do sindicato, e a Unidos Pra Lutar, pela coerencia de atuar com o sentimento das bases de enfrentar o governo e o governismo na federao. Decidiu que vai participar da marcha do dia 24, com menor delegao porem com mais barulho e criatividade. Comando Unificado com Sinasefe Uma das tarefas mais importantes agora buscar o sinasefe nos estados e em Brasilia pra se construir junto um Comando Unificado da greve e atuar de forma unitria nas ruas e na denuncia deste governo que opta em gastar as verbas pblicas com empresrios e sacrificar a classe trabalhadora. NAs reuni~eos unificadas devese convidar o andes e os DCEs. 4. Com relao a posio do governo em s entregar sua contra-proposta as centrasie no ao CNG da Fasubra, etendemos que isso um ato de desespero do governo em salvar seus agentes sidnciais, pois os mesmos esto completamente desgastados na categoria, e por isso precisam parecer como os grandes representanes de nossos interesses. Porem, se esta a posio do governo, que ele escolha quem desejar pra entregar sua contra-proposta, seja uma central, partido, a associao de moradores X, mas que fique claro que SOMENTE O CNG E AS ASSEMBLIAS DE BASE QUE FALAM PELA NOSSA GREVE. PEde-se que desa no IG a informao precisa dessa exigncia do governo de receebr apenas as centrais, quando ser a reunio para que possamos fazer manifestaes pelos estados. 5. Nossa categoria seguir firme pra derrotar as aes judiciais anti-greve; denunciar mais o governo e as chefias que tentam impedir nossas lutas; e buscar unificar com todas as categorias em greve pra derrotar o ajuste fiscal de DilmaTemmer. Para alem da greve, o Si ntuff vai participar do ato contra a violncia que ocorre em nosso estado. Sbado ser ato contra a morte da juiza Aciole, e no Domingo a parada GLBT, pois nosso municipio campeo de agresses homofbicas. Pedro Rosa.

UnB Pavilho Mltiplo Uso 1 Bloco C Sala C.1-56/2 CEP 70.904-970 Cx. Postal 04539 Campus Universitrio Darcy Ribeiro Asa Norte - Braslia DF Fones: +55 (61) 3349-9151 FAX: +55 (61) 3349-1571 Email: fasubra@fasubra.org.br Portal: www.fasubra.org.br

12

Vous aimerez peut-être aussi