Vous êtes sur la page 1sur 2

QUADRO SNTESE DAS TENDNCIAS PEDAGGICAS

Nome da Tendncia Pedaggica Professor x aluno

Papel da Escola

Contedos

Mtodos

Aprendizagem

Manifestaes

Pedagogia Liberal Tradicional.

Preparao intelectual e moral dos alunos para assumir seu papel na sociedade.

So conhecimento e valores Exposio e sociais demonstrao acumulados verbel da atravs dos matria e / ou tempos e por meios de repassados modelos. aos alunos como verdades absolutas. Os contedos so estabelecidos a partir das experincias vividas pelos alunos frente s situaes problemas. Por meio de experincias, pesquisas e mtodo de soluo de problemas.

Autoridade do professor que exige atitude receptiva do aluno.

A aprendizagem Nas escolas que receptiva e adotam mecnica, sem filosofias se considerar as humanistas caractersticas clssicas ou prprias de cada cientficas. idade.

Tendncia Liberal Renovadora Progressiva.

A escola deve adequar as necessidades individuais ao meio social.

Montessori O professor baseada na Decroly auxiliador no motivao e na Dewey desenvolvimento estimulao de Piaget livre da criana. problemas. Lauro de oliveira Lima

Tendncia Liberal Renovadora no-diretiva (Escola Nova)

Formao de atitudes.

Educao Baseia-se na centralizada no Mtodo Aprender busca dos aluno e o baseado na modificar as conhecimentos professor quem facilitao da percepes da pelos prprios garantir um aprendizagem. realidade. alunos. relacionamento de respeito.

Carl Rogers, "Sumermerhill" escola de A. Neill.

QUADRO SNTESE DAS TENDNCIAS PEDAGGICAS


Nome da Tendncia Pedaggica Papel da Escola Contedos Mtodos Professor x aluno Aprendizagem Manifestaes

Tendncia Liberal Tecnicista.

So modeladora do informaes Procedimentos e Relao objetiva comportamento ordenadas tcnicas para a onde o professor humano atravs de numa transmisso e transmite tcnicas seqncia recepo de informaes e o especficas. lgica e informaes. aluno vai fix-las. psicolgica.

Aprendizagem baseada no desempenho.

Leis 5.540/68 e 5.692/71.

No atua em escolas, porm visa levar professores e alunos Tendncia a atingir um nvel de Progressista conscincia da Libertadora realidade em que vivem na busca da transformao social. Transformao da Tendncia personalidade num Progressista sentido libertrio e Libertria. autogestionrio.

Temas geradores.

Grupos de discusso.

A relao de igual para igual, horizontalmente.

Resoluo da situao problema.

Paulo Freire.

As matrias so colocadas mas no exigidas.

Vivncia grupal na forma de auto-gesto.

no diretiva, o professor orientador e os alunos livres.

Aprendiagem informal, via grupo.

C. Freinet Miguel Gonzales Arroyo. Makarenko B. Charlot Suchodoski Manacorda G. Snyders Demerval Saviani.

Tendncia Contedos O mtodo parte Progressista culturais de uma relao Papel do aluno "crtico universais que Baseadas nas direta da como participador social so estruturas Difuso dos experincia do e do professor dos incorporados cognitivas j contedos. aluno como mediador contedos pela estruturadas confrontada com entre o saber e o ou humanidade nos alunos. o saber aluno. "histricofrente sistematizado. crtica" realidade social. Extrado do Site do Professor (http://www.aol.com.br/professor/)

Vous aimerez peut-être aussi