Vous êtes sur la page 1sur 2

01. (UFSC) O Reino Animal apresenta grande variedade de organismos, com cerca de um milho de espcies catalogadas.

Sobre os principais grupos animais, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S). 01. Todas as espcies do grupo Equinodermos so exclusivamente marinhas. 02. A tnia e a lombriga, vermes que causam doenas ao ser humano, pertencem ao grupo dos Nematdeos. 04. Apesar de terem organizao corporal muito simples, os Porferos apresentam trs folhetos germinativos. 08. Espcies que apresentam exoesqueleto podem ser observadas nos grupos Moluscos, artrpodes e Equinodermas. 16. Todos os Cordados possuem vrtebras. 32. Os Aneldeos so parasitas obrigatrios. 64. Anmonas, guas-vivas e corais so representantes dos Cnidrios. Soma= 02. (UECE) Em uma aula de campo na Serra de Baturit, um estudante de biologia coletou um animal de aspecto vermiforme. Porm, ao chegar ao laboratrio para realizar a identificao do material, o aluno ficou em dvida se o mesmo era representante do Filo Annelida ou Nematoda. Para decidir entre as duas opes o estudante dever observar a presena de: a) simetria bilateral b) segmentao corporal c) sistema digestivo completo d) sistema nervoso presente. 03. (PUC-SP) A tira de quadrinhos faz referncia a um verme parasita. Sobre ele, foram feitas cinco afirmaes. Assinale a nica CORRETA.

a) Trata-se de um nematelminto hermafrodita. b) Apresenta simetria bilateral, corpo cilndrico e amplo celoma. c) Vrias espcies desse verme, que utilizam o ser humano como hospedeiro definitivo, tm o porco como hospedeiro intermedirio. d) o verme causador da esquistossomose no ser humano. e) Ao ingerir ovos do parasita, o ser humano passa a ser seu hospedeiro intermedirio, podendo apresentar cisticercose. 04. (UFG-GO) A Organizao Mundial de Sade recomenda aos seus estados membros que desenvolvam polticas pblicas de preveno e tratamento das parasitoses. Dentre essas polticas, a fiscalizao sanitria em abatedouros e aougues promove uma medida de preveno a) filariose. b) tenase. c) leishmaniose. d) esquistossomose. e) tripanossomase

05. As convulses apresentadas por um paciente foram diagnosticadas pelo seu mdico como sendo devidas cisticercose. Este paciente: a) foi picado por 'Triatoma'. b) ingeriu ovos de 'Taenia'. c) bebeu gua contendo colibacilos. d) nadou em lagoa contaminada por 'Schistosoma'. e) andou descalo em terreno contaminado por 'Ascaris'. 06. (UFC-CE) As verminoses ainda acometem uma grande parcela da populao, principalmente as de baixa renda. Doenas como ascaridase e amarelo (ancilostomose) ainda so bastante comuns, principalmente em crianas. a) Qual a caracterstica comum a essas doenas em relao ao seu modo de contgio? b) Outras doenas bastante comuns so a tenase e a cisticercose, causadas por vermes do gnero Taenia. Qual a diferena entre essas duas doenas no que se refere ao contgio e ao local de alojamento do parasita? 07. Em uma anlise evolutiva, apresente duas novidades morfolgicas que os nematdeos apresentam em relao aos platelmintos.

Vous aimerez peut-être aussi