Vous êtes sur la page 1sur 10

ESTATUTO DO CENTRO ACADMICO DE ENGENHARIA CIVIL

TTULO I DISPOSIES PRELIMINARES CAPTULO I DA ENTIDADE Art. 1 - O Centro Acadmico de Engenharia Civil CAEC, fundado em ________________________________________ , a entidade civil, sem fins lucrativos, representativa de todos os estudantes do curso de Engenharia Civil da Faculdade de Tecnologia e Cincias Campus Itabuna, regularmente matriculados no curso, sem qualquer discriminao, tendo como foro cidade de Itabuna-BA e sede ______________________________________________________________________ __________________________ .
y

1 - O CAEC uma entidade suprapartidria, filiada Unio Nacional dos Estudantes (UNE), ao Diretrio Central dos Estudantes (DCE) e Federao Nacional dos Estudantes de Engenharia Civil (FNEEC). 2 - O CAEC ter durao indeterminada e ser regido por este estatuto.

CAPTULO II DAS FINALIDADES Art. 2 - O CAEC tem por finalidades: a. Defender os interesses dos estudantes de Engenharia Civil no mbito do curso de Engenharia Civil; b. Promover a aproximao entre os corpos discentes, docente e administrativo do setor; c. Preservar o patrimnio material, promover o debate entre as entidades congneres; d. Organizar reunies e certames de carter social, cultural, cientfico, tcnico, artstico e desportivo; e. Realizar intercmbio e colaborar com as entidades congneres; f. Concorrer para o aprimoramento das instituies democrticas; g. Promover a divulgao da FNEEC, do DCE e da UNE e;

h. Lutar pelo ensino pblico gratuito e de qualidade em todos os nveis, voltados para os reais interesses da populao. i. Promover o combate s opresses e a luta por uma universidade democrtica e de qualidade. TTULO II ESTRUTURA ORGANIZACIONAL CAPTULO II DAS INSTNCIAS DE DELIBERAO Art. 3 - O CAEC compe-se de:

a. Assemblia Geral; b. Coordenao;

CAPTULO II DA ASSEMBLIA GERAL Art. 4 - A Assemblia Geral constituda pelo corpo discente do curso de Engenharia Civil da FTC - Itabuna. Pargrafo nico Poder ser convocada a Assemblia Geral Ordinria ou Extraordinria sempre que necessria, pelaCoordenao-Geral do CAEC ou por um tero (1/3) dos seus Coordenaoes, por requerimento subscrito por ___% ou mais de seus scios. Art. 5 - A palavra ser aberta a todas as entidades reconhecidas pelo CAEC e a qualquer de seus scios. Pargrafo nico A Assemblia geral ser presidida pelaCoordenao-Geral do CAEC e secretariada pelaCoordenao de Organizao. Art. 6 - Quanto s deliberaes, a Assemblia geral reunir-se-, em primeira convocao, com a presena de ____% dos seus scios, e, em segunda, automaticamente marcada para vinte e quatro horas depois da primeira, com qualquer nmero de membros presentes. Pargrafo nico As propostas sero aprovadas por maioria simples de voto. Art. 7 - Assemblia Geral compete:

a. Empossar os membros eleitos para a direo do CAEC; b. Aprovar, reformar parcial ou totalmente o estatuto do CAEC, de acordo com o presente estatuto e; c. CassarqualquerCoordenador/a do CAEC quando houverinfraoao presente estatuto.

y y

1 - Para executar qualquer um dos itens acima preciso um quorum mnimo de __% dos filiados do CAEC. 2 - Para cassao, obrigatrio o direito de defesa e a aprovao por 3/5 da assembleia. 3 - Em qualquer caso a convocao dever ser feita com no mnimo dois dias teis de antecedncia, devidamente justificada e fundamentada, contendo discriminao completa da pauta, mediante Edital de Convocao afixado em local de fcil acesso do pblico-alvo, a par de ampla divulgao pelos meios disponveis.

CAPTULO III DA COORDENAO Art. 8 - A Coordenao compe-se de:

a. b. c. d. e. f. g.

Coordenao-Geral; Coordenao de Organizao; Coordenao de Finanas; Coordenao de Comunicao e Cultura; Coordenao Acadmica; Coordenao de Relaes Institucionais; Comisso Administrativa, com nmero ilimitado de integrantes.

Pargrafo nico A Comisso administrativa ser criada com finalidade especfica, em funo das eventuais necessidades e funcionar apenas por tempo necessrio ao cumprimento da misso que lhe for atribuda. Aos membros da Comisso garantido o direito voz nas reunies da coordenao, embora no o direito a voto. Art. 9 - Coordenao compete:

a. Administrar o CAEC; b. Cumprir o presente estatuto e as deliberaes de Assemblia Geral e da prpria Coordenao em juzo ou fora dele; c. Submeter Assemblia Geral os casos omissos deste estatuto; d. Apresentar Assemblia Geral relatrios das atividades, bem como prestao de contas do CAEC; e. Discutir as deliberaes das entidades congneres e; f. Autorizar despesas para viagens, aquisio de patrimnio e realizao de eventos.

Art. 10 - Coordenao-Geral compete: a. Representar oficialmente o CAEC, ativa, passiva, judicial e extrajudicialmente; b. Presidir as reunies da Coordenao e Assemblia Geral; c. Assinar documentos pela entidade e; d. Autorizar despesas. Art. 11 - Coordenao de Organizao compete: a. No caso de impedimentos doCoordenao-Geral, assumir suas funes no CAEC nos diversos eventos; b. Secretariar as sesses da Coordenao e da Assemblia Geral e; c. Diligenciar para a boa guarda do arquivo da entidade.

Art. 12 - Coordenao de Finanas compete: a. Aprovar a prestao de contas semestral do CAEC e encaminhar para aprovao da Coordenao e da Assemblia Geral; b. Criar formas de arrecadao de Fundos para o CAEC; c. Fiscalizar os servios da secretaria emitindo opinies; d. Traar e apresentar juntamente com a presidncia, o oramento do CAEC para a gesto; e. Ter a sua guarda a responsabilidade de zelar pelo bom exerccio financeiro e patrimonial da Coordenao; f. Assinar com o Coordenao-Geral os cheques e efetuar os pagamentos e recebimentos autorizados pela Coordenao Executiva; g. Recolher as disponibilidades do CAEC agncia bancria na qual a entidade tenha conta corrente; h. Substituir o Coordenao de Organizao em seus impedimentos ou por solicitao.

Pargrafo nico vedado Coordenao de finanas conservar em seu poder a importncia (espcie) superior a 05 (cinco) salrios mnimos vigentes.

Art. 13 - Coordenao de Comunicao e Cultura compete: a. O intercmbio entre vrias unidades estudantis a fim de trocar experincias e firmar um maior relacionamento e articulao entre as atividades congneres; b. A elaborao e responsabilidade da programao cultural do CAEC c. O zelo pela comunicao entre a entidade, os estudantes e as entidades gerais s quais o DAEC filiada. d. A elaborao e publicao de boletins informativos e outras publicaes do CAEC; e. A responsabilidade pelo intercmbio entre o colegiado do curso e o CAEC (ouvidoria) e; f. Manter contato com os rgos de imprensa de modo geral para divulgao de atividades ou assuntos de interesse do CAEC. Art. 14 - Coordenao Acadmico compete: a. Coordenar a participao dos membros nas reunies onde o CAEC possui representatividade acadmica. b. Assessorar o planejamento acadmico e o desenvolvimento de programas e projetos voltados para o curso de graduao. Art. 15 - Coordenaode Relaes Institucionais compete: a. Coordenar a participao dos membros nas reunies onde o CAEC possui representatividade poltica. b. Coordenar a participao dos membros nas entidades gerais reconhecidas pelo CAEC. c. Fazer a interlocuo do CAEC com demais entidades da sociedade civil ou governo, mantendo relao harmoniosa com entidades parceiras.

TTULO III RELAES ADMINISTRATIVAS CAPTULO I DOS MANDATOS E SUBSTITUIES Art. 16 - O mandato dos membros do CAEC ter durao de 1 (um) ano. Pargrafo nico Se por algum motivo o CAEC for extinto por mais de 1 (um) ano e depois restaurado, a Coordenao que o fizer tambm goza deste artigo.

Art. 18 - Os membros da Coordenao podero ser substitudos por reunio da Coordenao, ou, em caso de cassao, por AssembleiaGeral. CAPTULO II DAS REUNIES E CONVOCAES Art. 17 - As reunies compreendem:

a. Assemblia Geral; b. Reunies da Coordenao e; c. Reunies de carter no deliberativo.

Art. 18 - Assemblia Geral ser:

a. Ordinria (AGO); b. Extraordinria (AGE).

1 - as sesses ordinrias sero realizadas:

1. Sessenta (60) dias antes da prxima eleio e esta servir para instituir uma comisso eleitoral e; 2. At quinze (15) dias aps a eleio para a apreciao do relatrio anual e prestao de contas da Coordenao e dar posse aos membros recm-eleitos.

2 - A Assemblia Geral dever seguir o disposto no Artigo 4.

Art. 19 - Reunies promovidas pelos Coordenadores ou por estudantes filiados ao CAEC tero a finalidade de discutir questes referentes ao envolvimento da categoria no mbito escolar ou no. Pargrafo nico As reunies da Coordenao e de carter no deliberativo sero sempre abertas participao de todos os estudantes de Engenharia Civil da FTC - Itabuna.

TTULO IV ADMINISTRAO ECONMICO FINANCEIRA CAPTULO I DO PATRIMNIO Art. 20 - O patrimnio do CAEC constitudo de:

a. Sua sede e bens imveis e mveis incorporados ao seu acervo e; b. Bens e direitos que foram doados ou por ele adquiridos.

Art. 21 - O patrimnio do CAEC no poder ser alienado sem prvia autorizao da Assemblia Geral. Pargrafo nico Em caso de extino do Centro Acadmico de Engenharia Civil o patrimnio dever ser transferido a uma outra instituio sem fins lucrativos. CAPTULO II DO REGIME FINANCEIRO Art. 22 - Constitui-se na receita do CAEC: a. Doaes que lhes forem feitas por pessoas fsicas ou jurdicas, pela Unio, Estado, Municpio ou Universidade e; b. Rendas eventuais. TTULO V FILIADOS CAPTULO I DA FILIAO Art. 23 - Sero afiliados ao CAEC todos os estudantes pertencentes ao curso de Engenharia Civil que estiverem regularmente matriculados no curso de Engenharia Civil da FTC Itabuna, sem discriminao estudantes devedores instituio. CAPTULO II

DOS DIREITOS Art. 24 - Os filiados tero os seguintes direitos: a. Freqentar a sede e usufruir de todos os benefcios propiciados pelo CAEC; b. Participar com direito a voz e voto das Assemblias Gerais; c. Sugerir Coordenao, a realizao de quaisquer atividades de interesse coletivo; d. Participar de realizaes patrocinadas pelo CAEC; e. Participar das reunies da Coordenao com direito voz; f. Tomar parte nas delegaes quando indicado pela Assemblia Geral ou pela Coordenao; g. Informar a Coordenao de qualquer irregularidade que presenciar e pedir as providncias cabveis ao caso; h. Concorrer s eleies.

CAPTULO III DOS DEVERES Art. 25 - Os filiados tero os seguintes deveres: a. Respeitar fielmente o estatuto da entidade, bem como as deliberaes dos rgos deliberativos; b. Zelar pelo patrimnio material do CAEC; c. Satisfazer as obrigaes sociais; d. Concorrer por todos os meios, para o desenvolvimento do CAEC e de suas atividades; e. Cumprir com responsabilidade, zelo e cincia os cargos que assumir; f. Comparecer s atividades e realizaes promovidas pelo CAEC e; g. Indenizar todo e qualquer prejuzo ocasionado ao CAEC quando praticado intencionalmente.

Pargrafo nico Os filiados no respondem, nem mesmo subsidiariamente, pelos encargos da entidade. TTULO VI ELEIES CAPTULO I DA CONVOCAO

Art. 26 - As eleies realizar-se-o anualmente, 1 (um) ano aps a posse da Coordenao. Art. 27 - As eleies sero convocadas por uma Comisso Eleitoral eleita em Assembleia-Geral ou pela prpria Assembleia. Pargrafo nico As eleies sempre devero ocorrer durante o perodo letivo e em dia em que houver funcionamento regular da universidade e do curso. CAPTULO II DOS ELEITORES E CANDIDATOS Art. 28 - Sero eleitores todos os filiados ao CAEC. Art. 29 - Podero concorrer s eleies, todos os filiados ao CAEC. Art. 30 - S podero concorrer s eleies candidatos que forem integrantes de chapas que forem registradas no prazo determinado pela Comisso Eleitoral. Pargrafo nico A chapa ser registrada mediante requerimento assinado por todos os componentes, dirigido Comisso Eleitoral. CAPTULO III DA VOTAO Art. 31 - A votao ser feita em um local determinado pela Comisso Eleitoral, durante o perodo letivo, durante a totalidade do horrio das atividades por sufrgio direto e secreto.
y y

1 - vedado o voto por procurao. 2 - Ser garantido o sigilo do voto e a inviolabilidade da urna.

Art. 32 - Os trabalhos eleitorais sero exercidos pela Comisso Eleitoral, podendo ficar apenas 01 (um) componente de cada chapa no local de votao. Art. 33 - facultado a cada chapa inscrita, credenciar junto mesa eleitoral um delegado. Art. 34 - Compete somente ao delegado da chapa: a. Fiscalizar as eleies, levar seus protestos no ato de encerramento e interpor recursos e; b. Assinar juntamente com o Secretrio da mesa eleitoral a ata de abertura e encerramento das eleies.

Art. 35 - Encerrada a votao, a mesa eleitoral proceder imediatamente apurao e contagem de votos elaborando ata dos trabalhos realizados, que no prazo de 48 (quarenta e oito) horas no mximo devero ser divulgadas ao conjunto de estudantes de Engenharia Civil, divulgado amplamente via comunicado escrito nas salas e passagem nas mesmas. Pargrafo nico Ser considerada encerrada a eleio no ltimo dia do perodo de votao. Art. 36 - Das decises da Comisso Eleitoral, cabero recursos, no prazo mximo de 24 (vinte e quatro) horas aps divulgao do resultado da eleio, em conformidade com o regulamento das eleies aprovado por Assemblia Geral do CAEC. Art. 37 - A Comisso Eleitoral ser instituda em Assemblia Geral e ser constituda por 03 (trs) membros filiados ao CAEC. Pargrafo nico A Comisso Eleitoral ser provida de plenos poderes para conduzir o pleito eleitoral de acordo com o disposto neste estatuto. CAPTULO IV DA POSSE Art. 38 - Os membros eleitos sero empossados em sesso ordinria de Assemblia Geral, at 15 (quinze) dias aps as eleies.

TTULO VII DISPOSIES GERAIS Art. 39 - Para a renovao parcial ou total do estatuto, convocar-se- a Assemblia Geral, de acordo com os critrios estabelecidos na alnea b do artigo 9. Art. 40 - Os casos omissos neste estatuto sero resolvidos pela Assemblia Geral. Itabuna-BA, de agosto de 2011.

Vous aimerez peut-être aussi