Vous êtes sur la page 1sur 42

CURSO SPED Fiscal com soluo 100% IDEAL.

A soluo 100% ideal est na implantao, no cliente da empresa de Contabilidade, de Sistemas Exactus do Sistema de Gesto Empresarial Fantury.

Realizao

www.fantury.com.br

www.exactus.com.br

INSTRUTOR: Dilossane Z andonay dilossani@caribesilva.com.br

Curso Sped Fiscal 1 00% Ideal

S TEMA P L O D ES R IS UB IC E C ITUR O D A IGITAL ES ITUR CR AO F CALD IS IGITAL


MOD O OP AC EL ER IONAL
CONTRIBUINTE RECEITA FEDERAL SEFAZ

SPED

O que Sped Fiscal?


A Escriturao Fiscal Digital - EFD um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escrituraes de documentos fiscais e de outras informaes de interesse dos fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, bem como de registros de apurao de impostos referentes s operaes e prestaes praticadas pelo contribuinte. Este arquivo dever ser assinado digitalmente e transmitido, via Internet, ao ambiente Sped. A partir de sua base de dados, a empresa dever gerar um arquivo digital de acordo com leiaute estabelecido em Ato COTEPE, informando todos os documentos fiscais e outras informaes de interesse dos fiscos federal e estadual, referentes ao perodo de apurao dos impostos ICMS e IPI. Este arquivo dever ser submetido importao e validao pelo Programa Validador e Assinador (PVA) fornecido pelo Sped.

Pessoas obrigadas e procedimentos gerais.


Salvo autorizao da unidade federativa do domicilio fiscal do contribuinte, cumulada com o assentimento da SRFB para dispensa, o uso da EFD ser obrigatrio para todo contribuinte de ICMS e de IPI que, por sua vez, ficar dispensado a critrio de seu estado das obrigaes acessrias institudas pelo convenio ICMS 57/1995, que dispe sobre a emisso de documentos fiscais e a escriturao de livros fiscais por contribuinte usurio de sistema eletrnico de processamento de dados. O contribuinte dever manter uma EFD distinta para cada um de seus estabelecimentos e o arquivo digital conter as informaes dos perodos de apurao do imposto e ser gerado e mantido dentro do prazo estabelecido pela legislao de cada unidade federada e SRFB.

Sintegra e EFD
Contribuintes obrigados EFD continuam obrigados ao arquivo SINTEGRA? Os arquivos do SINTEGRA podero ser dispensados pela legislao estadual para os contribuintes obrigados EFD. O contribuinte deve se certificar se a SEFAZ do seu domiclio dispensou a entrega do SINTEGRA.

EFD/ECD
A entrega dos arquivos da ECD est vinculada entrega da EFD? No h nenhuma vinculao entre as obrigatoriedades relativas ECD e EFD. So critrios diferentes, disciplinados por legislaes diferentes.

Base Legal
Decreto Federal n 6.022, de 22 de janeiro de 2007, institui o Sistema publico de Escriturao Digital (SPED). Convenio ICMS n 143, de 15 de dezembro de 2006, dispe acerca da instituio da Escriturao Fiscal Digital EFD em arquivo digital obrigatrio para os contribuintes do imposto sobre operaes relativas circulao de mercadorias e sobre prestao de servios de transportes interestadual e intermunicipal e de comunicao ICMS e/ou do imposto sobre produtos industrializados- IPI e que se constitui de um conjunto de registros de apurao de impostos, referentes s operaes e prestaes praticadas pelo contribuinte, bem como de documentos fiscais e de outras informaes de interesse dos fiscos das unidades federadas e da secretaria da Receita Federal do Brasil. O contribuinte de gerar e manter uma EFD para cada estabelecimento, devendo esta conter todas as informaes referentes aos perodos de apurao do(s) imposto(s). Estabelece ainda o referido convenio que o contribuinte deve manter todos os documentos fiscais que deram origem escriturao, na forma e prazos estabelecidos para guarda de documentos fiscais na legislao tributaria, observados os requisitos de autenticidade e segurana nela previstos. O ato COTEPE/ICMS n 09, de 18 de abril de 2008, e suas atualizaes, definiram os documentos fiscais, as especificaes tcnicas do leiaute do arquivo digital da EFD, que contm informaes fiscais e contbeis, bem como quaisquer outras informaes que venham a repercutir na apurao, pagamento ou cobrana de tributos de competncia dos entes conveniados.

Multa Pela No Entrega / Lei 7014/96 Bahia


R$ 5.000,00 (cinco mil reais) pela falta de entrega, no prazo previsto na legislao, de arquivo eletrnico da Escriturao Fiscal Digital EFD

Periodicidade
Qual a periodicidade da EFD? Os arquivos da EFD tm periodicidade mensal e devem apresentar informaes relativas a um ms civil ou frao, ainda que as apuraes dos impostos (ICMS e IPI) sejam efetuadas em perodos inferiores a um ms, segundo a legislao de cada imposto. Existe um arquivo SPED + EFD + ECD? O SPED - Sistema Pblico de Escriturao Digital abrange, entre outros, os subprojetos EFD Escriturao Fiscal Digital e ECD - Escriturao Contbil Digital. Cada um deles deve ser apresentado em arquivo separado.

Quantos arquivos devem ser enviados? Um arquivo para cada ms civil de apurao dos impostos (ICMS e IPI).

Legislao
Onde se encontra a legislao aplicvel EFD? A legislao geral aplicvel EFD encontra-se no endereo http://www1.receita.fazenda.gov.br/sistemas/sped-fiscal/legislacao.htm. A legislao especfica de cada estado deve ser consultada no site da Secretaria de Fazenda do contribuinte.

Prazo de entrega
Qual o prazo para entrega da EFD? O prazo de entrega da EFD definido pelas Administraes Tributrias Estaduais. A regra geral est estabelecida no Ajuste SINIEF n 2, de 2009, clusula dcima segunda. A clusula dcima segunda do Ajuste SINIEF 02/09 prev: Clusula dcima segunda O arquivo digital da EFD dever ser enviado at o quinto dia do ms subseqente ao encerramento do ms da apurao. Pargrafo nico. A administrao tributria da unidade federada poder alterar o prazo previsto no caput. Excepcionalmente, os arquivos da EFD, referentes aos meses de janeiro a agosto de 2009, podero ser entregues at o dia 30 de setembro de 2009 (Ato COTEPE/ICMS 15/2009).

L Y U S TGA A OT I E R N

EQUIVAL ENCIA S INTEGR XS A PEDF CAL IS


S INTE A GR S PED

A PARTIRJANEIR 2011 O CIAP Bloco G


Regulamento do ICMS Bahia da EFD

Art. 897-A. A escriturao Fiscal Digital EFD se constitui em um conjunto de escriturao


de documentos fiscais e de outras informaes de interesse dos fiscos das unidades federadas e da secretaria da Receita Federal, bem como no registro de apurao de impostos referentes s operaes e prestaes praticadas pelo contribuinte (Conv. ICMS 143/06). 1 A EFD substitui a escriturao e impresso dos seguintes livros: I Registro de Entradas II Registro de SADAS; III Registro de Inventario; IV Registro de Apurao do ICMS. V Documento de Controle de Credito de ICMS do Ativo Permanente CIAP. 2 Consideram-se escriturados os livros e documentos no momento em que for emitido o recibo de entrega. 3 Somente a partir de 01/01/2011 ser obrigatria a escriturao do documento Controle de Credito do ICMS do Ativo Permanente CIAP pelos contribuintes obrigados a EFD.

Art. 897-B. A partir de 01 de janeiro de 2011, a EFD de uso obrigatrio para os


contribuintes do ICMS inscritos no cadastro estadual com faturamento bruto estimado para o ano em curso ou efetivamente obtido no ano imediatamente anterior superior a R$ 2.400.000,00 (dois milhes e quatrocentos mil reais). 1 Na hiptese do caput deste artigo, considera-se faturamento bruto o somatrio das receitas auferidas em todos os estabelecimentos do contribuinte situados neste estado. 2 No caso de fuso, incorporao ou ciso, a obrigatoriedade de que trata o caput deste artigo se estende empresa incorporadora, cindida ou resultante da ciso ou fuso. 3 A partir de 01 de janeiro de 2009, a EFD de uso obrigatrio pra os estabelecimentos dos contribuintes de ICMS inscritos no cadastro estadual, relacionados no anexo V do protocolo ICMS 77/08. 4 Fica facultado aos demais contribuintes localizados neste estado o direito de optar pela EFD, em carter irretratvel, mediante requerimento ao inspetor fazendrio da circunscrio fiscal do contribuinte. 5 O contribuinte obrigado ao uso da EFD permanecer obrigado, ainda que o faturamento em anos subseqentes seja inferior ao mnimo nele estabelecidos, ressalvada a hiptese de opo pelo SIMPLES NACIONAL, caso em que dever solicitar de imediato o desenquadramento da EFD. 6 Os contribuintes do ICMS do estado da Bahia obrigados EFD esto relacionados no endereo eletrnico www.sefaz.ba.gov.br DECRETO 12.955/2011 - Prorroga prazo de entrega da EFD: 7 - Os contribuintes obrigados EFD, a partir de janeiro de 2011, podero entregar os arquivos correspondentes aos meses de janeiro a novembro de 2011 at o dia 25/12/2011. 8 Os contribuintes obrigados EFD devero apresentar a declarao com perfil B, exceto as empresas de energia eltrica, comunicao e telecomunicao signatrias do convenio ICMS 115/03, que devero apresentar a declarao com perfil A. Incorporao/Ciso/Fuso Se uma empresa obrigada entrega da EFD for incorporada por outra no obrigada entrega do arquivo, esta ltima (incorporadora) ficar obrigada entrega do arquivo? No caso de fuso, incorporao ou ciso, a obrigatoriedade da EFD se estende empresa incorporadora, cindida ou resultante da ciso ou fuso.

Perfil Pode haver diferena de perfil para estabelecimentos de uma mesma empresa situados em Unidades da Federao diferentes? Sim. O perfil determinado pela Unidade Federada do domiclio do estabelecimento do contribuinte. O que o perfil de enquadramento? O perfil de enquadramento determina os registros a serem apresentados. Regra geral, o perfil A determina a apresentao dos registros mais detalhados e o perfil B trata as informaes de forma sinttica (totalizaes por perodo: dirio e mensal). O perfil C, embora existente no leiaute, ainda no foi implementado.

Art. 897-C. O contribuinte usurio de EFD dever atender as especificaes tcnicas do


leiaute previsto em Ato COTEPE de que trata o Conv. ICMS 143/0.

Art 897-D. O arquivo da EFD dever ser transmitido ao SPED, institudo pelo Decreto
Federal n 6.022, de 22 de janeiro de 2007, e administrado pela secretaria da Receita Federal do Brasil, no endereo HTTP://www.receita.fazenda.gov.br/sped/, e ser considerado vlido aps a confirmao de recebimento pelo programa validador e assinador (PVA). 1 O arquivo dever ser assinado digitalmente, de acordo com as Normas da infraestrutura de Chaves Publicas Brasileira (ICP-Brasil), com certificado digital do tipo A3, pelo contribuinte ou por seu representante legal. 2 O contribuinte dever transmitir arquivo de EFD, por estabelecimento, at o dia 25 do ms subseqente ao do perodo de apurao, ainda que no tenham sido realizadas operaes ou prestaes nesse perodo. Certificao Digital A pessoa jurdica que possui estabelecimentos filiais, obrigados a EFD dever adquirir certificado digital (e-CNPJ) para cada CNPJ a fim de assinar os arquivos digitais? Alternativamente, os arquivos digitais de todos os seus estabelecimentos podero ser assinados com o certificado digital da pessoa fsica (e-CPF) responsvel perante o CNPJ? O certificado digital (e-CNPJ) de um determinado estabelecimento poder assinar o arquivo da matriz e de suas filiais, bem como o e-CPF do representante legal da matriz cadastrado na RFB poder assinar os arquivos das filiais. Quem pode assinar a EFD? O signatrio da escriturao dever atender a uma das seguintes condies: Ser o informante da escriturao:

Se o informante for pessoa jurdica: a base do CNPJ (8 primeiros dgitos) do certificado do assinante dever ser a mesma do informante da escriturao (campo CNPJ do registro 0000). Neste caso, ser aceito certificado de pessoa jurdica: e-CNPJ ou e-PJ; Se o informante for pessoa fsica: o CPF do certificado do assinante dever ser o mesmo do informante da escriturao (campo CPF do registro 0000). Neste caso, ser aceito certificado de pessoa fsica ( e-CPF). Ser representante legal do informante da escriturao Se o signatrio da escriturao constar no Sistema CNPJ da RFB como representante legal do informante da escriturao, qualifica-o, portanto, para assinar a EFD de qualquer estabelecimento da empresa. Ser procurador do informante da escriturao Se o signatrio da escriturao estiver atuando como procurador do declarante da escriturao devidamente habilitado no Sistema de Procurao Eletrnica com procurao, poder assinar a escriturao fiscal em nome desse. A procurao especfica para assinar a EFD e outorgada para cada estabelecimento, no se estendendo o mandato s demais filiais. A procurao dever estar vlida na data da transmisso do arquivo da escriturao fiscal. O tipo de certificado pode ser A1 ou A3. Como deve ser assinada a EFD? O arquivo da EFD comporta apenas uma assinatura digital. O contribuinte poder adotar a modalidade que melhor lhe convier: 1) o e-PJ ou e-CNPJ que contenha a mesma base do CNPJ (8 primeiros caracteres) do estabelecimento; 2) o e-PF ou e-CPF do representante legal da empresa no cadastro CNPJ. 3) a pessoa jurdica ou a pessoa fsica com procurao eletrnica cadastrada no site da RFB. Neste caso, a procurao assina por um estabelecimento. Como obter um certificado digital? O certificado digital pode ser obtido atravs de qualquer entidade certificadora, como a RFB. Na pgina www.receita.fazenda.gov.br, voc poder encontrar as respostas para suas dvidas. Clicar no banner de Certificao Digital.

Art. 897-E. Havendo necessidade de alterao parcial ou total das informaes constantes
do arquivo da EFD j transmitido, o contribuinte dever retransmiti-lo com todas as informaes.

Pargrafo nico. A remessa de arquivo retificador da EFD, aps o prazo de entrega,


depender de autorizao da inspetoria da circunscrio fiscal do contribuinte. Art. 897-F. O contribuinte dever manter o arquivo da EFD pelo prazo decadencial, observando os requisitos de autenticidade e segurana.

Art. 897-G. O uso da EFD dispensar o contribuinte da entrega dos arquivos estabelecidos
pelo conv. ICMS 57/95 (Sintegra) a partir de 1 de janeiro de 2012.

Entrega/Retificao O que ocorre se o estabelecimento no entregar a EFD? A no entrega dos arquivos da EFD equivalem falta de escriturao fiscal, portanto sujeita o contribuinte s penalidades previstas na legislao. O que fazer para retificar uma EFD entregue? At o prazo normal de entrega, o contribuinte poder retificar sua EFD, sem solicitar qualquer autorizao da SEFAZ. Entretanto, findo o prazo, o estabelecimento dever verificar qual o procedimento adotado na legislao estadual para que seja autorizada a transmisso do arquivo para substituio do original, conforme consta no Ajuste SINIEF n 2, de 2009, clusula dcima terceira. Na nova transmisso deve ser indicada a finalidade do arquivo: remessa do arquivo substituto. Em nenhum caso, ser permitido o envio de arquivo digital complementar ou parcial. Quando os estabelecimentos que no constam na lista de obrigatoriedade devero entregar a EFD? Novas listas contendo os estabelecimentos obrigados a entregar a EFD sero divulgadas em atos normativos prprios.

Ato COTEPE/ICMS n 9, de 18 de abril de 2008


Dispe sobre as especificaes tcnicas para gerao de arquivos da EFD.

Manual De Orientao Do L eiaute da Escriturao F iscal Dig EF ital D APRES ENTAO Os registros de dados contidos nos blocos de informaes do leiaute EFD esto organizados na forma hierrquica (PAI-FILHO). Registro 0000 - abertura do arquivo Registro 0001 - abre o Bloco 0 Registros 0005 a 0460: informa os dados (tabelas de referncia) Registro 0990 - encerra o Bloco 0 ... Registro C001 - abre o Bloco C Registros C100 - dados do documento 001 (Registro PAI) Registros C110 - informao complementar do documento 001 (Registro FILHO) Registros C111 - processo referenciado na informao complementar do documento 001 (Registro FILHO do FILHO) Registros C170- itens do documento 001 (Registro FILHO) ... Registros C100 - dados do documento 00N (Registro PAI) Registros C170- itens do documento 00N (Registro FILHO) Registros C170- itens do documento 00N (Registro FILHO) ... Registro C990 - encerra o Bloco C ... Registro D001 - abre o Bloco D Registros D100 a D800: informa os dados Registro D990 - encerra o Bloco D ... Registro 9001 - abre o Bloco 9 Registro 9900: informa os dados Registro 9990 - encerra o Bloco 9 Registro 9999 - encerramento do arquivo

ANEX NICO O

Informaes gerais O preenchimento do EFD, segue regras e tabelas, as mais importantes so as tabelas do NCM, de acordo com o entendimento, o Sped Fiscal, est sustentado em trs principais A NCM, o CFOP e a CST, ou seja, a partir destes possvel fazer um bom rastreamento e por conseqncia ter uma boa noo sistemtica de toda a operao tributaria ocorrida no perodo. Grande parte das empresas tem srios problemas com relao a esse tipo de cadastro, a comear pelo preenchimento do registro correspondente no SPED(0200), percebe-se que pouca gente nota a importncia da correta atribuio do tipo de item, bem como o preenchimento do campo da alquota de ICMS da mercadoria. O tipo de item determina a obrigatoriedade ou no do preenchimento da NCM, no SPED Fiscal por exemplo, no preciso informar o cdigo para o item 08-Ativo imobilizado ou itens de 07 Uso consumo, no entando no SPED PIS e COFINS eles sero exigidos.

NCM O campo COD_NCM fica dispensado do preenchimento quando o tipo de item informado no campo TIPO_ITEM for igual a 07 - Material de Uso e Consumo; ou 08 Ativo Imobilizado; ou 09 -Servios; ou 10 - Outros insumos; ou 99 Outras? Sim, o campo COD_NCM no precisa ser preenchido nos casos citados. Combinao CST, CFOP, Alquota Como devem ser informados os campos referentes ao Cdigo da Situao Tributria, ao CFOP ou Alquota do ICMS, para documentos em que no h tal informao? Para os documentos fiscais que no trazem explicitamente a informao referente combinao Situao Tributria, CFOP e Alquota do ICMS, esta combinao est implcita, quando debitado/creditado ou no o ICMS ou ICMS/ST, devendo ser informada. O que quer dizer a combinao CST_ICMS, CFOP e Alquota do ICMS? A combinao equivale a separar os registros correspondentes a cada um dos agrupamentos e totalizar os valores. Algumas tabelas de blocos para melhor entendimento
Tabela Blocos
B loco 0 C D E G H 1 9 D escrio Abertura, Identificao e Referncias Documentos Fiscais I - Mercadorias (ICMS/IPI) Documentos Fiscais II - Servios (ICMS) Apurao do ICMSe do IPI Controle do Crdito de ICMS do Ativo Permanente - CIAP - modelos C e D Inventrio Fsico Outras Informaes Controle e Encerramento do Arquivo Digital

OB IG O IE AD D R G T O R AT R D E O E IS R O =O registro sempre obrigatrio. OC=O registro obrigatrio, se houver inform ao a ser prestada. Ex. Registro C100 - s dever ser apresentado se houver movimentao ou operaes utilizando os docum entos de cdigos 01, 1B, 04 ou 55. O(...) =O registro obrigatrio se atendida a condio. Ex. Registro D590 - O(Se existir D500) - O registro obrigatrio sem que houver o registro D500. pre N =O registro no deve ser inform ado. Ex. Registro D110 - em operaes de aquisio de servios no deve ser apresentado.

Tabela Documentos Fiscais do ICMS


C dig o D crio es m odelo 01 Nota Fiscal 1/1A 1B Nota Fiscal Avulsa 02 Nota Fiscal de Venda a Consumidor 2 2D Cupom Fiscal 2E Cupom Fiscal Bilhete de Passagem 04 Nota Fiscal de Produtor 4 06 Nota Fiscal/Conta de Energia Eltrica 6 07 Nota Fiscal de Servio de Transporte 7 08 Conhecimento de Transporte Rodovirio de Cargas 8 8B Conhecimento de Transporte de Cargas Avulso 09 Conhecimento de Transporte Aquavirio de Cargas 9 10 Conhecimento Areo 10 11 Conhecimento de Transporte Ferrovirio de Cargas 11 13 Bilhete de Passagem Rodovirio 13 14 Bilhete de Passagem Aquavirio 14 15 Bilhete de Passagem e Nota de Bagagem 15 17 Despacho de Transporte 17 16 Bilhete de Passagem Ferrovirio 16 18 Resumo de Movimento Dirio 18 20 Ordem de Coleta de Cargas 20 21 Nota Fiscal de Servio de Comunicao 21 22 Nota Fiscal de Servio de Telecomunicao 22 23 GNRE 23 24 Autorizao de Carregamento e Transporte 24 25 Manifesto de Carga 25 26 Conhecimento de Transporte Multimodal de Cargas 26 27 Nota Fiscal De Transporte Ferrovirio De Carga 28 Nota Fiscal/Conta de Fornecimento de Gs Canalizado 29 Nota Fiscal/Conta De Fornecimento D'gua Canalizada 55 Nota Fiscal Eletrnica 55 57 Conhecimento de Transporte Eletrnico - CT-e 57-

T abela S ituao do D ocum ento Cdigo 00 01 02 03 04 05 06 07 08 Descrio Documento regular Escriturao extempornea de documento regular Documento cancelado Escriturao extempornea de documento cancelado NF-e ou CT-e denegado NF-e ou CT-e - Numerao inutilizada Documento Fiscal Complementar Escriturao extempornea de documento complementar Documento Fiscal emitido com base em Regime Especial ou Norma Especfica

Duvidas e respostas sobre Sped Fiscal.


Aquisio de servios de comunicao e telecomunicao Quais registros devem ser informados na aquisio de servios de comunicao e telecomunicao?) Devem ser informados os registros D500 e D590. Servios de transporte Quais registros devem ser informados nas entradas e sadas quando o contribuinte for adquirente ou prestador de servios de transportes? Na aquisio de servios de transportes, devem ser informados os registros D100 e D190. Na prestao de servios de transportes, D100 e filhos e/ou D300 e filhos. O contribuinte de ICMS e/ou IPI que for tomador de servio de transporte de mercadorias deve preencher o Bloco D? Qualquer empresa contribuinte de ICMS e/ou IPI que for tomadora de servio de transporte deve preencher os registros especficos do bloco D, mesmo que no tenha direito a crdito. Cadastros Devem ser informados apenas os cadastros dos fornecedores, clientes e produtos referenciados nos demais blocos da EFD do perodo. Conta Contbil Nos registros em que so solicitados os cdigos das contas contbeis (campo COD_CTA), deve ser utilizado o plano de contas da empresa ou o referencial da ECD? Informar o cdigo da conta analtica, de acordo com o plano de contas utilizado pelo informante da EFD e no pelo referencial da ECD. Exemplos: estoques, receitas, despesas, ativos. Deve ser a conta credora ou devedora principal, a critrio do informante, podendo ser informada a conta sinttica (nvel acima da conta analtica). Regime Especial Sero mantidos os regimes especiais concedidos aos contribuintes obrigados EFD? Consultar a Administrao Tributria da Unidade Federada que concedeu o regime especial .

AIDF Autorizao para Impresso de Documento Fiscal Nos registros referentes aos documentos fiscais, no h campo para informar a AIDF. Como as Secretarias de Fazenda faro para proceder baixa dos formulrios autorizados? Algumas UF procedero baixa por meio dos registros 1700 e 1710, devendo a obrigatoriedade de preenchimento destes registros ser verificada junto SEFAZ do domiclio do contribuinte. Observe-se que com a adoo da NF-e, a AIDF entrar em desuso para os modelos 1/1A. Operao sem crdito/dbito A coluna "Outras", relacionada s operaes sem crdito/dbito foi excluda da EFD? O campo CST identifica o valor correspondente ao que era registrado na coluna "Outras" no livro em papel. Cdigo da Situao Tributria - CST Entrada/Aquisio - Quais CST devem ser informados na entrada/aquisio de material para uso e consumo tributado integralmente(000), considerando que no h direito ao crdito do ICMS e do IPI? Para o ICMS, Nas operaes de entradas, dever ser informada a CST que constar no documento fiscal de aquisio dos produtos, salvo se a legislao da unidade federada dispuser em contrrio. Para o IPI, usar o cdigo 49. Unidade de Medida H alguma restrio quanto ao uso de alguma unidade de medida? Sim, o campo 02 (UNID) no deve ser igual ao campo 03 (DESCR). A tabela deve ser criada e mantida pelo informante do arquivo, com as unidades de medida comumente utilizadas na prtica comercial. Converso - Como devo informar o registro 0220 quando h mais de um fator de converso para a mesma unidade de medida? O fator de converso informado por item, comportando mais de um fator para o mesmo item. Industrializao Como deve ser informada uma operao de retorno de produto remetido para industrializao? Devem ser informados tanto o produto enviado para industrializao, quanto os materiais aplicados (se houver) e o servio prestado, conforme discriminados no documento fiscal. Exemplo: No caso de retorno de beneficiamento - informar um registro C170 para cada item: produto enviado para beneficiamento; materiais aplicados e o servio prestado. Informar tambm os registros C110 e C113.

Base de clculo Documento sem base de clculo - O PVA aceita uma nota fiscal com destaque do ICMS, mas sem base de clculo? Sim. A nota fiscal deve ser informada como cdigo de situao 08 (documento fiscal emitido com base em regime especial ou norma especfica), no registro C100. RPA - Frete Recibo de Pagamento de Autnomo Como informar os dados relativos ao frete contratado de transportador autnomo ou transportador domiciliado em unidade da federao diversa da unidade da federao do tomador? Informar no registro C110 os dados exigidos na legislao fiscal(valor do frete, base de clculo, ICMS retido e outros). Se j h o documento de arrecadao referente ao recolhimento do ICMS, esta informao deve ser prestada no registro C112. Havendo direito ao crdito referente ao ICMS sobre o frete, o lanamento deste pode ser feito atravs do registro C197, que se refere aos ajustes da tabela 5.3 do Ato COTEPE/ICMS 09/08, ou do registro E111, que se refere aos ajustes da tabela 5.1.1 do Ato COTEPE/ICMS 09/08. O uso de um ou outro registro para o ajuste depende da legislao de cada unidade federada. IPI Aquisio de mercadorias fornecidas por contribuintes optantes pelo SIMPLES Nacional Como proceder ao registro de crdito de ICMS na aquisio de mercadorias fornecidas por contribuintes optantes pelo SIMPLES Nacional, que no destacam ICMS na nota fiscal, mas que geram direito ao crdito? A NF, sem destaque do ICMS, deve ser lanada no registro C100 e filhos, normalmente, e o crdito deve ser apropriado por meio de ajuste fiscal, de acordo com a legislao de cada UF. Para os estabelecimentos domiciliados na UF que publicou a tabela 5.3 do Ato COTEPE/ICMS, informar o ajuste no registro C197. Para os demais estabelecimentos, efetuar o ajuste no registro E111, utilizando a tabela 5.1.1 do mesmo Ato. Situao Tributria Situao Tributria do IPI Vendas para entrega futura Quais os cdigos de CST_IPI a serem utilizados nas operaes de venda para entrega futura, quando da emisso das notas fiscais de simples faturamento e de remessa, considerando que houve destaque do IPI na do faturamento? Indicar o CST do IPI na nota fiscal de simples faturamento como 50 e na nota fiscal de remessa como 99.

Obrigatoriedade Obrigatoriedade/Descentralizao O contribuinte pode entregar um arquivo, contendo informaes de todas as suas filiais espalhadas pelos estados brasileiros? Como estamos tratando de ICMS e IPI, a EFD est fundamentada no conceito de estabelecimento, no de empresa. Assim, o contribuinte dever manter EFD distinta para cada estabelecimento, exceto em situaes previstas na Legislao Estadual e federal. EFD/NFe Estabelecimento que emite NF-e est automaticamente obrigado a entregar a EFD? No h nenhuma vinculao entre as obrigatoriedades relativas NF-e e EFD. So critrios diferentes, disciplinados por legislaes diferentes. Adeso Voluntria O ingresso na Escriturao Fiscal Digital pode ser efetuado, de forma voluntria, para um estabelecimento do contribuinte, permanecendo os demais no sistema atual? As administraes tributrias de cada unidade federada definiro critrios prprios para a adeso voluntria EFD. Empresa de economia mista As empresas de economia mista esto sujeitas mesma legislao das empresas privadas no tocante ao SPED FISCAL? No que se refere Escriturao Fiscal Digital, independe a forma de constituio da empresa e sim se a mesma contribuinte ou no de ICMS e/ou IPI. Empresa sem movimento no perodo Quais informaes devem ser prestadas por empresa sem movimento no perodo? Todos os registros identificados como obrigatrios, conforme Tabela 2.6.1 do Guia Prtico do Usurio, verso 1.0.4, devem ser informados. Para o bloco E, referente apurao, devem ser informados, no mnimo, alm de abertura e fechamento do bloco, os registros E100 e E110, mesmo que com os valores zerados(|0| ou | 0,00|), que no so iguais a valores vazios(||). Empresa com atividade administrativa Empresa com matriz, cuja atividade exclusivamente administrativa, est obrigada a entregar o SPED FISCAL? Se este estabelecimento est dispensado da escriturao em papel, continuar dispensado do SPED FISCAL.

Obrigatoriedade dos Registros Obrigatoriedade de registros diferenciada por UF Existe leiaute diferenciado por unidade da federao? As legislaes estaduais sobre a EFD obedecem ao modelo nacional e podem dispensar ou exigir registros que esto na condio de "OC" no Ato COTEPE/ICMS 09/08. IPI Considerando um produto NT(no tributado) em relao ao IPI, a empresa deve apresentar os registros E500 e E510? As empresas no enquadradas como contribuintes do IPI, na forma disposta no Regulamento do IPI, no apresentaro os Registros de IPI, tampouco preenchero os campos respectivos. PVA Importao de arquivo Em que situao o arquivo no pode ser importado para o PVA? O Validador no ir importar arquivos que estejam incorretamente estruturados (Ex.: ausncia de registros obrigatrios, ordem incorreta dos registros, desobedincia hierrquica dos registros, etc). Importao parcial de arquivos Para contribuintes com contabilidade terceirizada, o PVA aceita fazer a importao do movimento mensal do contribuinte, separadamente, em dois arquivos? No, o validador da EFD permite uma nica importao, devendo ser digitado o complemento. Consulta situao da EFD Quais os requisitos para consultar a situao da EFD? Para consultar situao da EFD, utilizar a funcionalidade do PVA: Consultar Situao no Sped. Deve ser liberado o acesso porta 80 (protocolo http) e url (domnio) http://www.sped.fazenda.gov.br H algum ambiente de testes de transmisso do arquivo EFD? No h ambiente de testes para transmisso da EFD. Validao Como efetuar a transmisso de arquivos de computador diferente daquele em que foi feita a validao? Utilizar a opo Exportao ou Gerar Cpia de Segurana do PVA. Registro indisponvel O que fazer quando um registro estiver desabilitado no PVA?

O PVA s disponibiliza os registros especficos para o perfil informado no arquivo. Regras de validao Como obter o documento das regras de negcios da EFD? As regras de validao esto disponibilizadas, por campo de cada registro, no Guia Prtico do Usurio, no site http://www1.receita.fazenda.gov.br/sistemas/sped-fiscal/download.htm. Revalidao de Arquivo Como revalidar um arquivo TXT j importado no PVA? Caso voc tenha alterado o arquivo original fora do PVA, necessrio excluir o arquivo anteriormente importado e fazer nova importao. Transmisso de arquivo Como feita a transmisso da EFD? O arquivo da Escriturao Fiscal Digital - EFD transmitido utilizando-se o programa ReceitaNet. O endereo IP: 200.198.239.21 e porta:3456. Tabelas Tabela de Ajustes de Apurao(5.1.1 do Ato COTEPE ICMS 09/08) Como fazer para ajustar uma apurao do ICMS/ST em outra UF visto que o estabelecimento possui inscries de substituto tributrio em outros Estados? Se voc tem a obrigao de apurar e/ou recolher o ICMS ST deve apresentar os registros E200 e filhos, por unidade da federao. Os cdigos disponibilizados pelo PVA so os da unidade da federao onde o contribuinte substitudo. Tabelas de Ajustes de documento e de apurao Qual a relao entre os registros C197, E111 e E113? O registro C197 refere-se aos ajustes, tabela 5.3 do Ato COTEPE/ICMS 09/08, relativos ao documento informado no registro C100. O registro E111 refere-se aos ajustes, tabela 5.1.1 do Ato COTEPE/ICMS 09/08, de apurao. O uso de um ou outro registro para o ajuste depende da legislao de cada unidade federada. O registro E113 serve para identificar os documentos fiscais, caso haja, relacionados ao ajuste do registro E111. Tabelas CST_PIS e CST_COFINS Onde encontrar as tabelas de Cdigo de Situao Tributria para o PIS e COFINS? As tabelas externas esto disponibilizadas no endereo eletrnico: http://www1.receita.fazenda.gov.br/sistemas/sped-fiscal/tabelas-de-codigos.htm. O PVA efetua a atualizao automtica de tabelas externas, bem como o controle de suas verses.

Tabela CST_IPI Quanto tabela CST_IPI, o que significa Entrada tributada com alquota zero, Entrada imune e Entrada com suspenso? Entrada tributada com alquota zero - refere-se operao de aquisies de insumos tributados com a alquota zero de IPI. Ou seja, no h destaque de IPI na NF, portanto no h direito a crdito do imposto. Entrada imune - refere-se operao de aquisies de insumos imunes de IPI. Ou seja, no h destaque de IPI na NF, portanto no h direito a crdito do imposto. Entrada com suspenso - refere-se operao de aquisies de insumos tributados com a alquota maior que zero de IPI, entretanto o imposto no foi destacado por a operao estar enquadrada em alguma condio de suspenso do IPI, situao a qual deve estar citada a base legal na NF, obrigatoriamente. Para as sadas, o raciocnio segue a mesma lgica, de acordo com a base legal da operao de sada e correta classificao no NCM. Tabela 5.2 do Ato Cotepe ICMS 09/08 J foi disponibilizada a tabela 5.2 do Ato Cotepe 9/08? Onde encontr-la? As tabelas externas esto disponibilizadas no endereo eletrnico: http://www1.receita.fazenda.gov.br/sistemas/sped-fiscal/tabelas-de-codigos.htm. O PVA efetua a atualizao automtica de tabelas externas, bem como o controle de suas verses. CST Cdigo da Situao Tributria do IPI Onde encontrar a tabela de Situao Tributria do IPI? O PVA efetua a atualizao automtica de tabelas externas, bem como o controle de suas verses. Alm da tabela mencionada, as demais tabelas externas utilizadas pelo PVA esto disponibilizadas no endereo eletrnico: http://www1.receita.fazenda.gov.br/sistemas/spedfiscal/tabelas-de-codigo.htm. Inventrio Geral Quais mercadorias devem constar no inventrio? Aplica-se o art. 76 do Convnio S/N, de 15 de dezembro de 1970, que diz: Art. 76. O livro Registro de Inventrio, modelo 7, destina-se a arrolar, pelos seus valores e com especificaes que permitam sua perfeita identificao, as mercadorias, as matriasprimas, os produtos intermedirios, os materiais de embalagem, os produtos manufaturados e os produtos em fabricao, existentes no estabelecimento poca do balano. 1 No livro referido neste artigo sero tambm arrolados, separadamente: 1. as mercadorias, as matrias-primas, os produtos intermedirios, os materiais de embalagem e os produtos manufaturados pertencentes ao estabelecimento, em poder de terceiros; 2. as mercadorias, as matrias-primas, os produtos intermedirios, os materiais de embalagem, os produtos manufaturados e os produtos em fabricao de terceiros, em poder do estabelecimento. Quando deve ser apresentado o inventrio?

O bloco H, com informaes do inventrio, dever ser informado junto com a movimentao do segundo perodo de apurao subseqente ao levantamento do balano. Em regra, as empresas encerram seu balano no dia 31 de dezembro, devendo apresentar o inventrio na escriturao de fevereiro. Havendo legislao especfica, o inventrio poder ter periodicidade diferente da anual e ser exigido em outro perodo. Os bens de uso/consumo, em casos especiais, contabilizados no estoque por determinao legal, podem ser discriminados no Bloco H da EFD? A regra no mudou. Se a empresa est obrigada a efetuar um levantamento de estoque incluindo os materiais de uso/consumo, dever continuar fazendo e informando. A periodicidade da informao ser anual (regra geral) e em todas as vezes que a legislao assim determinar. O contribuinte pode entregar um arquivo contendo o inventrio de vrios estabelecimentos? No. O inventrio por estabelecimento devendo constar na respectiva EFD. Mercadoria em poder de terceiros Como devem ser informadas as mercadorias da empresa que estejam armazenadas em locais distintos? Um registro para combinao de participante e indicador de propriedade/posse da mercadoria. Ex.: Quantidade: 100 ps no participante A e 200 ps no participante B, sendo que o IND_PROP dos dois registros 1 e COD_ITEM o mesmo. Como devem ser informadas as mercadorias da empresa em posse de terceiros? Ex.: Mercadoria enviada para conserto, em consignao, remetidas para industrializao, etc. Toda mercadoria de propriedade da empresa deve ser inventariada e informada o local no qual se encontra na data do Inventrio. Periodicidade O inventrio pode ser apresentado mensalmente? Sim. Documento Extemporneo Operao de entrada Quando um documento fiscal de entrada de mercadorias ou aquisio de servios considerado extemporneo?

o documento de entrada de mercadorias ou aquisio de servios que foi escriturado fora do perodo de apurao em que normalmente deveria ter sido registrado. Como exemplo, temos a emisso de um documento em 31/01/2009 e entrada efetiva no estabelecimento em 01/02/2009. Neste caso, este documento deve ser escriturado como documento regular no perodo de apurao de fevereiro de 2009. Caso seja escriturado em perodo posterior a fevereiro de 2009, observado o prazo decadencial, ser considerado extemporneo. Operao de sada Quando um documento fiscal de sada de mercadorias ou prestao de servios considerado extemporneo? o documento de sada de mercadorias ou prestao de servios que foi escriturado fora do perodo de apurao em que normalmente deveria ter sido registrado, utilizando como base a data de emisso do documento fiscal ou a data da efetiva sada da mercadoria ou prestao do servio, conforme disposto na legislao estadual. Bloco 0 Geral Em meses anteriores foi enviado registro sobre determinado cadastro, como fornecedor ou produto. Havendo movimento num perodo subseqente, este cadastro deve ser enviado novamente? Em cada arquivo EFD devem ser informados todos os registros de cadastro, Bloco 0, que sejam referenciados no arquivo, independentemente de j ter sido enviado tal cadastro. Registro 0100 Geral Qual o nmero de inscrio no CRC dever ser informado no Registro 0100: "Originrio" - principal do contabilista ou o "Secundrio" onde a filial estiver domiciliada? Dever ser informado o nmero de inscrio no CRC da unidade da federao do estabelecimento informante da EFD. Registro 0150 Participantes Geral Podem ser informados dados de endereo e nmero do logradouro no mesmo campo? Por haver campos especficos, cada informao deve vir no seu local apropriado. Como informar participante, pessoa fsica, que possui mais de um endereo? Devem ser informados cdigos diferentes para os vrios endereos para o mesmo participante. H alguma forma de acesso direto base cadastral do fisco para fazer a uniformizao de fornecedores e clientes?

No disponibilizado o acesso direto ao banco de dados da RFB. Alguns Estados disponibilizam arquivos texto com este contedo. Pode ser consultado, ainda, o site do SINTEGRA, no endereo eletrnico www.sintegra.gov.br. Cabe ao contribuinte solicitar aos clientes e fornecedores a atualizao dos mesmos. Quando um participante estiver cadastrado como fornecedor e cliente no cadastro do estabelecimento, com cdigos distintos, ser preciso unificar os dois para informar no Registro 0150 da EFD? No. possvel atribuir para o mesmo participante dois cdigos diferentes, mas vedada a utilizao do mesmo cdigo para participantes distintos. Pode ser informado o nome de fantasia do estabelecimento em substituio ao Nome Empresarial no registro 0150? No. Dever ser informado o Nome Pessoal ou Empresarial do estabelecimento. possvel utilizar o PVA para (cliente/fornecedores)? validar dados cadastrais do participante

No. Geral Quando deve ser informado o registro 0175? O registro 0175 deve ser informado apenas no ms em que coincidir a ocorrncia da alterao com a existncia de transao com aquele participante. No ocorrendo transao no ms da alterao, o registro 0150 ser informado com os dados atualizados, no ms em que houver transao com o participante, sem necessidade de informar o registro 0175. Registro 0200 H necessidade de se criar cdigos especficos para um produto que ora adquirido no mercado externo ora no mercado interno? No, o cdigo independe da origem. O cadastro do produto. Empresa varejista que adquire o mesmo item de diferentes fornecedores, sendo que a unidade de medida utilizada por eles so diferentes. Ex: um produto pode ser comprado do fornecedor A em caixa e do fornecedor B em packs. O registro 0200 (tabela de identificao de item) solicita no campo 06 a unidade de medida utilizada na quantificao do estoque, sendo que para um mesmo item no pode haver dois ou mais registros. Como seria a forma correta de informar estes produtos no arquivo EFD visto este conflito de unidades de medidas? A unidade de medida deve ser compatvel com o que foi informado na nota fiscal. Se o documento fiscal foi preenchido por uma unidade de medida, a mesma dever constar no registro C170 correspondente, independentemente da unidade de inventrio informada no

registro 0200. Existe um registro especfico para informar o fator de converso de uma unidade em outra. Alquota de ICMS O campo ALIQ_ICMS do registro 0200, destinado ao preenchimento da alquota do ICMS nas operaes internas, somente dever ser preenchido quando o item constante no registro 0200 for objeto de uma operao interna? Ou mesmo que referido item tenha sido adquirido ou comercializado em operao interestadual, este campo dever ser preenchido? Informar a alquota do ICMS utilizada nas operaes internas, como parte integrante do cadastro dos produtos, independentemente de que o referido item tenha sido adquirido ou comercializado em operao interestadual. Cdigo do servio O registro 0200 campo COD_LST Cdigo do servio conforme lista do Anexo I da Lei Complementar Federal n 116/03 - aplicvel apenas aos servios prestados ou s aos servios tomados? O campo COD_LST do registro 0200 deve ser preenchido na prestao e tambm na tomada de servios. Tipo do item Um produto com mais de uma destinao, como, por exemplo, revenda e matria prima, deve ter dois cdigos no registro 0200? Nas situaes em que um mesmo produto possuir mais de uma destinao, deve ser informado o tipo de item de maior relevncia. Neste caso, deve ser criado apenas um cdigo para o produto. Cdigo anterior do item O campo COD_ANT_ITEM do registro 0200 deve ser gerado apenas no ms em que ocorreu a criao do novo cdigo ou em todas as geraes? Apenas no ms em que o novo cdigo foi criado. Cdigo do Item O Campo COD_ITEM do registro 0200 pode conter espao em branco? O campo no pode ser preenchido com espao em branco antes e aps o "pipe". Deve ser utilizado o mesmo cdigo para a nota fiscal e para a escriturao. A NF-e no permite a utilizao do cdigo contendo espaos em branco. Unidades de Medida Empresa varejista que adquire o mesmo item de diversos fornecedores, cada um deles adota uma unidade de medida diferente na emisso dos documentos. Na venda, a empresa, por sua vez, pode utilizar mais de uma unidade de medida,

dependendo da quantidade. No registro 0200, possvel ter mais um cdigo para o mesmo produto com unidades diferentes? S deve haver um registro 0200 por produto, com a unidade de medida utilizada na quantificao do estoque. No caso de comercializao ou aquisio com unidade diferente da constante no registro 0200, deve ser informado um registro 0220 com o fator de converso entre a unidade de medida informada no item e a unidade de inventrio do 0200. NCM Quando o declarante for substituto tributrio do ICMS obrigatrio para todos os produtos movimentados ou apenas para os produtos cujo CFOP for de substituio tributria? Na importao ou exportao obrigatrio para todos os produtos movimentados ou s para o produto especifico que foi importado ou exportado? Somente para os produtos em relao aos quais o estabelecimento for substituto tributrio ou o produto importado/exportado. Registro 0205 Alterao da descrio do item Como proceder se houver alterao na descrio do item? O registro 0205 deve ser informado apenas no ms em que coincidir a ocorrncia da alterao na descrio do item, sem que haja descaracterizao deste, com a existncia de transao com este item. No ocorrendo transao no ms da alterao, o registro 0200 ser informado com os dados atualizados, no ms em que houver referncia ao item, sem necessidade de informar o registro 0205. Registro 0400 CFOP No registro 0400 deve ser informado o detalhe do CFOP? No. O Registro 0400 no se refere ao CFOP. Algumas empresas utilizam outra classificao alm das apresentadas nos CFOP. Esta codificao destina-se a facilitar estes tipos de agrupamentos e suas descries so livremente criadas e mantidas pelo contribuinte. Registro 0450 tabela complementar do documento fiscal Geral Qual informao deve ser prestada no registro 0450? A tabela do registro 0450, criada e mantida pelo declarante, corresponde s informaes complementares dos documentos fiscais, exigidas pela legislao fiscal. Estas informaes constam no campo Dados Adicionais dos documentos fiscais. Estes dados esto vinculados s informaes prestadas no registro C110, campo COD_INF. Registro 0460 tabela de observaes do lanamento fiscal Geral Qual informao deve ser prestada no registro 0460?

A tabela do registro 0460, criada e mantida pelo declarante, corresponde s informaes lanadas na coluna Observao dos Livros Fiscais de Entradas e Sadas, de acordo com o estabelecido na legislao de cada UF. Este registro ser usado para informar anotaes de escriturao determinadas pela legislao pertinente aos lanamentos fiscais, tais como: ajustes efetuados por diferimento parcial de imposto, antecipaes, diferencial de alquota e outrosEstes dados esto vinculados s informaes prestadas no registro C195, campo COD_OBS. Registro C100 Dados do contabilista Geral Caso o emitente ou destinatrio de um documento fiscal possua regime especial, devese preencher o campo COD_SIT do registro C100 com o cdigo 08? No, o campo COD_SIT do registro C100 se refere situao do documento fiscal, no guardando correlao com o emitente ou destinatrio. Assim, o uso do cdigo 08 se aplica especificamente queles documentos emitidos ou recebidos em virtude de regime especial ou norma especfica. Ex.: emisso de nota fiscal modelo 01 que referencie um cupom fiscal. Nota fiscal emitida em referncia operao ou prestao tambm registrada em equipamento emissor de cupom fiscal deve ser informada no registro C100? Nota fiscal emitida em referncia operao ou prestao tambm registrada em equipamento emissor de cupom fiscal deve obrigatoriamente ser declarada, informando o registro C100 e os registros filhos: C110, C114 e C190. O cupom fiscal referenciado tambm deve ser informado no registro C400 e filhos. Chave da NFe O campo CHV_NFE do registro C100 obrigatrio? Sim, quando for NFe de emisso prpria. Nota Fiscal Fatura Qual cdigo da tabela de modelo de documento fiscal deve ser usado no caso de uma Nota Fiscal Fatura (NFF)? No existe o modelo fiscal de nota fiscal fatura. Este documento pode corresponder aos modelos 1/1A ou 55, constantes na tabela 4.1.1 do Ato COTEPE 09/08. Total do documento e da operao Qual a relao existente entre o valor total do documento (campo VL_DOC do registro C100) com o valor da operao (campo VL_OPR do registro C190)? O valor do campo VL_DOC do registro C100 deve, em princpio, corresponder ao somatrio do valor do campo VL_OPR dos registros C190. Na ocorrncia de divergncia entre os

valores ser emitida uma Advertncia pelo Programa Validador, o que no impedir a assinatura e transmisso do arquivo. Aquisio de empresa do Simples Nacional Devem ser informados os valores de base de clculo, alquota e valor do ICMS nas aquisies de empresas optantes pelo Simples Nacional? No, pois os valores no esto destacados no documento fiscal. Caso o contribuinte tenha direito a crdito, o valor deste deve ser informado via ajuste de documento fiscal (registro C197) ou de apurao (registro E111), conforme determina a legislao de cada Unidade Federada. PIS Os campos relativos ao PIS e COFINS retidos por substituio tributria, do registro C100, devem ser preenchidos por todos os contribuintes? Os campos referentes a valores de impostos e contribuies somente devero ser informados quando o informante do arquivo tiver o direito ao crdito ou a obrigao de debitar-se. Assim, se houver destaque na sada, obrigatrio o preenchimento; na entrada, s obrigatrio se houver direito ao crdito. DANFe O que deve ser informado no campo espcie do documento fiscal do Livro Registro de Entrada quando escrituramos um DANFe? DANFe uma representao grfica da nota fiscal eletrnica, cdigo 55. A NF-e deve ser informada no registro C100 e filhos. Em qual registro deve ser informado um DANFe? O DANFe a representao grfica da NF-e, a qual deve ser escriturada no registro C100 e filhos. NF complementar O campo QTD do registro C170 dever ser maior do que zero. No caso de UF que exige a emisso de nota fiscal para complementar dados, como ser informado? No caso especfico, preencher o campo COD_SIT (cdigo da situao do documento) com o cdigo 06: documento complementar. Se no existir item no documento fiscal, no informar o registro C170. Venda a prazo No registro C100 no existe indicador de operaes parte VISTA e parte a PRAZO. Como informar essa situao?

Qualquer operao de compra/venda considerada vista, se for quitada em sua totalidade no ato da transao. No caso em questo, a operao a prazo, sendo que a entrada considerada como a primeira parcela e o saldo a pagar, como as parcelas remanescentes. Venda com recebimento antecipado Como informar a venda com recebimento antecipado integral? Qualquer operao de compra/venda considerada vista, se for quitada em sua totalidade no ato da transao. No caso em questo, a operao deve ser informada como vista. Crdito de ICMS - s/ Ativo Imobilizado Nas compras de ativo imobilizado, como deve ser lanado o crdito de ICMS (1/48) apropriado mensalmente? No registro C100 e C170 no informe o valor de ICMS, que dever ser apropriado em diversas parcelas, conforme dispe a legislao estadual. Este valor a ser apropriado deve constar de ajuste de documento ou de ajuste da apurao, conforme legislao estadual. Nota fiscal cancelada e cdigo de participante O participante deve ser informado no preenchimento do registro C100 para uma nota fiscal cancelada? O COD_PART no deve ser informado em notas fiscais canceladas. Nota Conjugada Somente devemos informar dados da prestao de servios constantes em nota fiscal conjugada? Sim, mesmo que s haja servio na nota fiscal conjugada, tanto em notas fiscais de entrada quanto em notas fiscais de sada. Venda Ordem Como deve ser informada a operao de venda ordem? Tanto a nota de faturamento como a de remessa devem ser informadas no registro C100 e filhos. Registro C110 Geral Quando existe informao relativa ao registro C111, C112 ou C113, deve ser preenchido o C110, considerando que pode no existir observao expressa na NF? Os registros referidos so filhos do registro C110, portanto deve ser sempre preenchido, considerando a hierarquia dos registros. Observe-se que o campo 02 do registro C110 obrigatrio.

Operao/prestao de entrada Nas entradas, quais informaes de interesse fiscal devem ser prestadas nos registros C110 e filhos? Para documento fiscal emitido por terceiro, que exija detalhamento previsto nos registros C111, C112 ou C113 o registro C110 deve ser informado, junto com o(s) filho(s) correspondente(s). Para documento fiscal de emisso prpria, deve ser informado o registro C110 e seus detalhamentos, conforme determinar a legislao aplicada. Nas entradas, o registro C114 s ser informado quando o emitente da nota fiscal e do cupom fiscal for o mesmo. Exemplo: devoluo, desfazimento; Operao/prestao de sada Nas sadas, quais informaes de interesse fiscal devem ser prestadas nos registros C110 e filhos? Nas sadas, o registro C110 dever trazer todas as informaes complementares que constam dos documentos fiscais de sadas emitidos. Se a informao do registro C110 fizer referncia a documento de arrecadao, nota fiscal, cupom fiscal ou outros dever ser discriminado no registro filho correspondente. Registro C112 Geral Como informar um documento de arrecadao relativo a vrias notas fiscais? Para cada documento fiscal (registro C100), deve ser informado o registro C112, observandose que deve constar o valor total do documento de arrecadao. Registro C115 Exportao Como preencher o registro C115, quando se tratar de venda para o exterior? Nas operaes de exportao, o registro C115 no deve ser informado. Registro C120 Importao via Correios Como tratar importaes via SEDEX (Currier), relativas aquisio de bens sem finalidade comercial, na qual no emitida a DI ou DSI? O registro C120 no deve ser informado no caso de aquisio de bens integrantes de remessas postais internacionais, sem cobertura cambial e sem finalidade comercial, at o limite US$ 1.000,00 ou o equivalente em outra moeda, submetidos a despacho aduaneiro com base no documento Declarao para Aduana emitido pelo ECT, dispensada a apresentao de DSI..

Registro C130 ISSQN, IRRF E PREVIDNCIA SOCIAL Qual a finalidade deste registro? Devem ser informadas na EFD as notas fiscais autorizadas pelo Fisco Estadual que se referem venda de mercadorias e de servios (notas conjugadas). Quando no fornecimento dos servios houver destaque de um desses tributos, o registro deve ser informado. Notas fiscais de servios Notas fiscais de prestao ou de tomada de servios devem ser escrituradas na EFD? Notas fiscais de prestao de servios, autorizadas pelo fisco municipal, no devem ser escrituradas na EFD. Notas fiscais conjugadas, mesmo com incidncia exclusiva do ISSQN, autorizadas pelo fisco estadual, devem obrigatoriamente ser escrituradas, tanto na tomada quanto na prestao de servios. Registro C140 Tipo de ttulo de crdito O leiaute s permite um nico registro C140 para cada nota fiscal, ocorre que em uma mesma operao de compra ou venda, pode existir uma duplicata, um cheque e uma promissria. Como fazer o registro destes diversos tipos de ttulos de numa nota fiscal, se o validador no aceita mais de um registro C140 por documento fiscal? Havendo mais de um tipo de ttulo, informar um registro com o IND_TIT sendo 99 (Outros). Na descrio deste registro identificar os outros ttulos, com nmeros e valores e no valor do ttulo (VL_TIT), informar o somatrio dos valores dos ttulos referenciados. Posso consolidar em uma nica fatura vrios documentos fiscais? Sim. Como informar um pagamento que contm diversas Notas Fiscais? Verificar explicao sobre os registros C140 e C141 no Guia Prtico do usurio. Registro C165 Postos de combustveis Uma rede de varejo que tambm comercializa combustveis deve gerar o registro C165? Posto de combustvel se enquadra no conceito de revendedor? No. O posto de combustvel no ir apresentar o registro C165.

Registro C170 Tabela de enquadramento legal do IPI O cdigo de enquadramento legal do IPI (COD_ENQ) deve ser preenchido conforme tabela indicada no item 4.5.3. Onde se encontra esta tabela? Que informao dever ser gravada neste campo? Esta tabela no foi publicada pela RFB. Enquanto pendente de publicao, informe o campo vazio (||). Brindes Nas operaes com brindes ou presentes com entrega em endereo de pessoa diversa da do adquirente so emitidas duas NF. Na NF que acompanha a mercadoria, o PVA far alguma verificao de consistncia no registro C170 em razo de informar documento fiscal sem valor? Obrigatrio informar o valor Zero, pois este campo no poder ser informado com o contedo Vazio. Registro C171 Obrigatoriedade comum s empresas sucroalcooleiras possurem postos de abastecimento, onde todo o combustvel adquirido utilizado somente para mquinas e equipamentos prprios. necessrio preencher o registro C171? Este registro deve ser apresentado somente pelas empresas do comrcio varejista de combustveis. No apresentar quando se tratar de combustveis adquiridos para consumo prprio. Armazenamento de combustvel H necessidade de preencher o registro C171 (armazenamento de combustvel), quando se trata de posto de combustvel? Este registro deve ser apresentado somente pelas empresas do comrcio varejista de combustveis. No apresentar quando se tratar de combustveis adquiridos para consumo prprio. O registro C171 deve ser apresentado pelas empresas do comrcio varejista de combustveis, somente nas operaes de entrada, para informar o volume recebido (em litros), por item do documento fiscal, conforme Livro de Movimentao de Combustveis (LMC), Ajuste SINIEF 01/92. Registro C176 Geral O registro obrigatrio para todos os contribuintes, se houver ressarcimento? No. Este registro deve ser informado apenas pelos contribuintes para os quais a legislao estadual obriga a emisso, nas operaes interestaduais, de documento fiscal para o ressarcimento de ICMS em operaes com substituio tributria pelo valor da ltima entrada.

Registro C178 Obrigatoriedade Que segmento empresarial dever preencher o registro C178? O registro C178 dever ser informado pelo fabricante ou importador (equiparado a industrial) de cigarros e bebidas quentes nas operaes de sadas. Empresas varejistas e atacadistas destes segmentos no devem apresentar. Registro C190 Consolidao por CST/CFOP/Alquota O que consolidao na combinao CST/CFOP/Alquota? Seria como o exemplo abaixo: Nota Fiscal: N 0001 Item 1: CST_ICMS = 000 CFOP = 5102 ALIQ_ICMS = 17% Valor ICMS: 1000,00 Item 2: CST_ICMS = 000 CFOP = 5102 ALIQ_ICMS = 17% Valor ICMS: 1000,00 Item 3: CST_ICMS = 000 CFOP = 5101 ALIQ_ICMS = 17% Valor ICMS: 500,00. Consolidao do Registro C190: 1 Registro C190: CST_ICMS = 000, CFOP = 5102, ALIQ_ICMS = 17% Valor ICMS: 2000,00 2 Registro C190: CST_ICMS = 000, CFOP = 5101, ALIQ_ICMS = 17% Valor ICMS: 500,00. IPI Estabelecimentos no contribuintes do IPI que adquiram mercadorias cuja NF contenha destaque do IPI devem informar o campo VL_IPI do registro C190? No. Regra geral: os campos de valor de imposto/contribuio, base de clculo e alquota s devem ser informados se o adquirente tiver direito apropriao do crdito. No caso, como no h direito a crdito, o IPI ser adicionado ao valor do item no registro C170 e, por conseqncia, no C190. Registro C197 Geral Porque o PVA no disponibiliza cdigos de ajuste para o preenchimento do registro C197? Nem todos os estados iro utilizar o registro C197. Para estabelecimento domiciliado em UF que no publicou a tabela 5.3, este registro no deve ser apresentado, devendo os ajustes a

crditos e dbitos ser feitos em ajustes da apurao, utilizando os cdigos da Tabela 5.1.1 do Ato COTEPE/ICMS 09/08. Tabela 5.3 Como preencher o registro C197 na ausncia de publicao da tabela de cdigos de ajuste de algumas UF? O registro C197 no deve ser informado pelos estabelecimentos domiciliados nas UF que no publicarem a tabela constante no item 5.3 do Ato COTEPE/ICMS 09/08. Registro C400 Geral Como devero ser escriturados os cupons fiscais emitidos pelas empresas varejistas? Os estabelecimentos emissores de cupons fiscais devem apresentar os registros C400 e os filhos relacionados ao perfil em que o contribuinte est enquadrado. Observar a tabela constante do item 2.6.1.2 do Ato COTEPE 09/08 e suas alteraes. Totalizador Registro C500 nota fiscal de energia Valor do Fornecimento/Consumo. No campo VL_FORN do registro C500 deve ser informado o valor total fornecido/consumido ou o valor do consumo descontados os valores de impostos, taxas, contribuies etc? O valor informado deve ser igual quantidade multiplicada pelo preo de kw/h ou m3, para energia eltrica ou gs, respectivamente. Os impostos incidentes j esto includos neste valor. Despesas acessrias O que deve ser informado no campo VL_DA do registro C500? Neste campo devem ser informados valores, excludo o consumo de energia eltrica ou gs, sobre os quais incidam o ICMS e/ou contribuio. Valor de terceiros No campo VL_TERC do registro C500 deve ser informado o valor total cobrado em nome de terceiros. Sendo assim, devem-se informar as outras contribuies constantes na conta de energia eltrica, por exemplo, os valores referentes taxa de iluminao pblica? Neste campo devem ser informados todos os valores cobrados que sejam receitas de terceiros, inclusive a taxa de iluminao pblica.

Informao complementar Como preencher o campo 23 do registro C500 quando houver mais de uma informao complementar (dados adicionais) na nota fiscal? No caso do modelo 1, existe um registro especifico (C110) onde podem ser informadas vrias ocorrncias? O campo s permite a informao de um cdigo, cuja descrio dever estar no registro 0450, onde poder, resumidamente, ser informada uma ocorrncia ou mais dentro daquele cdigo. Informe somente os de interesse fiscal. Energia eltrica. Eles devem ser lanados conforme a atividade de sua empresa (comrcio, industria) Conforme os registros: Energia - C500, C510 e C590 Nesses registros dentro do C500 tb deve ser informado a Classe de consumo, Tipo de ligao, Grupo de Tenso. Registro C600 gua Canalizada Notas fiscais/conta de fornecimento dgua canalizada (modelo 29), nas aquisies, devem ser escrituradas? Aquisio de gua por meio das Notas fiscais/conta de fornecimento dgua canalizada (modelo 29) devem ser informadas nos registros C500 e C590. Em relao gua, ela para consumo ou para uso na processo industrial ? Mesmo no caso ser tratada como material de uso e/ou consumo, Tem estado que exige a escriturao segue uma orientao da SEFAZ-RJ: P. 1 - A Nota Fiscal/Conta de Fornecimento de gua relativa ao consumo de gua pela empresa deve ser escriturada no livro Registro de Entradas? 2 - Em que CFOP? 3 - Na coluna de isentas ou outras? R.: 1 - Sim. 2 - O Cdigo Fiscal de Operao ou Prestao - CFOP ser 1.556 - Compra de material para uso ou consumo, caso seja destinada ao uso ou consumo do estabelecimento. Ou CFOP 1.101 - Compra para industrializao, caso seja utilizada em processo de industrializao. 3 - Quando utilizado o CFOP 1.556, a Nota Fiscal dever ser lanada na coluna "Outras", sob Ttulo "Operaes Sem Crdito do Imposto". Caso seja utilizado o CFOP 1.101, a Nota Fiscal ser lanada na coluna sob o titulo "Operaes Com Crdito do Imposto". Registro D100 CT-e Em que operao os campos 10, 13 e 14 do registro D100 devem ser informados?

Os campos 10, 13 e 14 do registro D100 referem-se apenas ao documento fiscal de cdigo 57(CT-e). O campo 10 deve ser informado apenas nos documentos de emisso prpria. O campo 13 deve ser informado nas entradas ou sadas, de emisso prpria ou de terceiros. O campo 14 no precisa ser informado. Registro D500 Sobre Contribuinte que adquire servios de telecomunicaes, sem direito ao crdito de ICMS, como informar o campo 19 VL ICMS, que um campo obrigatrio? Como no h direito a crdito, informe o Campo 19 - VL ICMScom valor "zero". Registro E200 perodo de apurao de ICMS Geral Empresa substituda, que assumir a condio de substituta em operao interestadual, deve gerar os registros 0015 e E200? O registro E200 deve ser informado sempre que o contribuinte assumir a condio de substituto tributrio, inclusive nos casos de devoluo. O registro 0015 deve ser informado apenas se o contribuinte tiver inscrio na unidade federada de destino. Como informar aquisio de mercadoria com destaque de ICMS/ST na nota fiscal? Em regra, ICMS/ST no creditado. Caso tenha direito apropriao do crdito, o valor do ICMS/ST destacado na nota fiscal dever ser informado, observado o tratamento legal. Se a legislao estadual prev que este valor deva ser informado como ajuste, verificar se h cdigo especfico da Tabela 5.3(ajuste de documento), do Ato COTEPE/ICMS 09/08. Caso no exista, usar ajuste de apurao, conforme tabela 5.1.1, do Ato COTEPE/ICMS 09/08. Registro E510 Geral No registro E510(CONSOLIDAO DOS VALORES DO IPI), os valores informados so referentes aos valores informados no C170? O registro E510 consolida os valores de IPI especificamente do registro C190, agrupado por CST_IPI, que por sua vez sumarizado com os valores do registro C170, agrupado por CST_IPI. Registro H010 Geral O PVA no aceita informao de saldo de estoque negativo, como informar se h produtos de terceiros em nossa posse? No h possibilidade de informar estoque negativo. Atentar para o correto preenchimento do campo 07 - indicador de propriedade/posse do item.

Registro 1100 Pas Qual tabela deve ser usada como referncia no preenchimento do campo PAIS do Registro de Informaes sobre Exportao? Utilizar a tabela do SISCOMEX, que corresponde aos segundo, terceiro e quarto dgitos da tabela BACEN, que possui cinco caracteres. Exportao direta/indireta O que exportao direta? E indireta? Exportao direta a realizada pelo prprio contribuinte, sem intermedirios. Exportao indireta a realizada por terceiros. Ex.: empresas comerciais exportadoras ("trading"). Qual a data efetiva da concluso da exportao? A averbao o ato final do despacho de exportao e consiste na confirmao, pela fiscalizao aduaneira, do embarque ou da transposio de fronteira da mercadoria. Ela apenas confirma e valida a data de embarque ou de transposio de fronteira e a data de emisso do Conhecimento de Carga, registradas, no Siscomex, pelo transportador ou exportador, que so as efetivamente consideradas para fins comerciais, fiscais e cambiais. Somente ser considerada exportada, para fins fiscais e de controle cambial, a mercadoria cujo despacho de exportao estiver averbado, no Siscomex. Base legal: IN SRF n 28, de 2002, art. 47 a 51 Exportao indireta Referente exportao indireta, qual a data de concluso da exportao? Data de averbao ou data de memorando? Data da averbao. A data do Memorando de Exportao representa somente a data em que este documento foi emitido e no a data em que o produto foi efetivamente exportado. O Memorando de Exportao visa informar empresa remetente do produto com fim especfico de exportao e ao Fisco Estadual que o mesmo foi exportado com base na DDE Declarao de Despacho de Exportao nele indicada. Obrigatoriedade Quem deve preencher o registro 1100 e filhos? O efetivo exportador, ou seja, aquele que constar na DDE ou na DSE. Quando deve ser informado o registro 1100 e filhos? No perodo de apurao em que a exportao for efetivamente concluda, independente da data de emisso do documento fiscal. Quem deve informar o registro 1110?

A obrigatoriedade de prestar a informao do registro 1110, que se refere a exportao indireta, apenas da comercial exportadora(trading). Memorando de exportao Como informar o nmero do memorando de exportao, campo NR_MEMO do registro 1110, se ele emitido em at 30 dias do embarque da mercadoria? O registro 1110 s se refere a exportao indireta e deve ser informado no perodo de apurao em que a exportao for efetivamente concluda, independente da data de emisso do documento fiscal. A comercial exportadora(trading), que informa o registro 1110, j deve estar de posse desse documento, quando da efetiva exportao. Conhecimento de embarque Caso a data do conhecimento de transporte seja posterior data da averbao, o PVA entende como sendo um erro. Como proceder neste caso? No fluxo da exportao a regra que o conhecimento de carga seja emitido antes da averbao do despacho, pois a averbao a confirmao do embarque ou de transposio de fronteira da mercadoria. Exportao via Correios Nos casos de exportao em que no h Declarao de Exportao e nem Declarao Simplificada de Exportao, com base no disposto no art. 32 da IN 611/2006 exportao com valor de at 1.000 dlares, esse registro no deve ser enviado? O registro 1100 no deve ser apresentado quando se tratarem de bens integrantes de remessas postais internacionais, sem cobertura cambial e sem finalidade comercial, at o limite US$ 1.000,00 ou o equivalente em outra moeda, submetidos a despacho aduaneiro com base no documento Declarao para Aduana emitido pelo ECT, dispensada a apresentao de DSE. Registro 1200 e 1210 controle de crditos de ICMS Obrigatoriedade Quando devem ser informados os registros 1200 e 1210? Os registros demonstram a conta corrente dos crditos fiscais de ICMS, controlados extraapurao. Cada UF determinar a obrigatoriedade de apresentao dos registros 1200 e 1210, de acordo com sua legislao. O registro 1200 deve ser apresentado quando ocorrer movimentao ou, no havendo movimentao no perodo, houver saldo. O registro 1210 deve ser apresentado quando ocorrer movimentao, para o seu detalhamento.

Registro 1400 Energia Eltrica Em relao ao registro 1400 (Informao Sobre Valores Agregados), empresa distribuidora de energia, obrigada entrega do arquivo estabelecido pelo Convnio 115/03 do ICMS, obrigada a inform-lo? Sim. Este registro tem como objetivo fornecer informaes para o clculo do valor adicionado por municpio, sendo utilizado para subsidiar clculos de ndices de participao. Ser utilizado, portanto, pelos Estados, da forma como dispuserem em suas legislaes. Verificar a obrigatoriedade em cada estado. Registro 1500 Geral As empresas que apenas adquirem energia eltrica para consumo devero preencher os registros 1500 e filhos? As aquisies de energia eltrica so informadas nos registros C500 e C590. Os registros 1500 e filhos so somente para empresas distribuidoras de energia eltrica que forneam energia para outros estados (operaes interestaduais). mais de um fator para o mesmo item. Apresentao do arquivo Em regra, a periodicidade de apresentao mensal. Legislao Ato COTEPE/ICMS n 02 de 16 de maro de 2011 - Altera o Ato COTEPE/ICMS 09/08, que dispe sobre as especificaes tcnicas para a gerao de arquivos da Escriturao Fiscal Digital - EFD a que se refere a clusula quarta do Ajuste SINIEF 02/09. Ajuste SINIEF 02 de 26 de maro de 2010 - Altera o Ajuste SINIEF 02/09, que dispe sobre a Escriturao Fiscal Digital - EFD. Ajuste SINIEF 5 de 09 de julho de 2010 - Altera o Ajuste SINIEF 02/09, que dispe sobre a Escriturao Fiscal Digital - EFD. Ajuste SINIEF 07 de 09 de julho de 2010 - Altera o Ajuste SINIEF 08/97, que institui documento destinado ao controle de crdito de ICMS do ativo permanente. Ato COTEPE/ICMS n 41 de 24 de novembro de 2010 - Revoga o art. 13 do Ato COTEPE/ICMS 22/10. Ato COTEPE/ICMS n 46 de 24 de novembro de 2010 - Altera o Ato COTEPE/ICMS 09/08, que dispe sobre as especificaes tcnicas para a gerao de arquivos da Escriturao Fiscal Digital - EFD, a que se refere a clusula quarta do Ajuste SINIEF 02/09, de 03 de abril de 2009. Ato COTEPE/ICMS n 22, de 17 de junho de 2010 - Altera o Anexo nico ao Ato COTEPE/ICMS 09/08, que instituiu o Manual de Orientao do Leiaute da Escriturao Fiscal Digital - EFD, a que se refere a clusula quinta do Ajuste SINIEF 02/09, de 03 de abril de 2009. Ajuste SINIEF 02, de 26 de maro de 2010 - Altera o Ajuste SINIEF 02/09, que dispe sobre a Escriturao Fiscal Digital - EFD.

Ato COTEPE/ICMS n 47, de 27 de novembro de 2009 - Altera o Anexo nico ao Ato COTEPE/ICMS 09 de 18 de abril de 2008, que instituiu o Manual de Orientao do Leiaute da Escriturao Fiscal Digital - EFD, a que se refere a clusula quinta do Ajuste SINIEF 02/09, de 03 de abril de 2009. Ato COTEPE/ICMS n 38, de 10 de setembro de 2009 - Altera o Anexo nico - Manual de Orientao do Leiaute da Escriturao Fiscal Digital - EFD do Ato COTEPE/ICMS 09/08 . Ato COTEPE ICMS n 29 de 17 de julho de 2009 - DOU 20/07/2009 - Altera o Anexo nico ao Ato COTEPE/ICMS 09/08, que instituiu o Manual de Orientao do Leiaute da Escriturao Fiscal Digital - EFD, a que se refere a clusula quinta do Ajuste SINIEF 02/09, de 03 de abril de 2009. Ato COTEPE ICMS n 15 de 19 de maro de 2009 - DOU 08/04/2009 - Prorroga at 30 de setembro o prazo de entrega das EFD referentes aos perodos de apurao de janeiro a agosto de 2009. Ajuste SINIEF 02, de 3 de abril de 2009 - DOU 08/04/2009 - Dispe sobre a Escriturao Fiscal Digital. Ato COTEPE/ICMS n 01 de 07 de janeiro de 2009 - altera relao de contribuintes de que trata o Protocolo ICMS n 77/2008. Lista Atualizada Jan2009 Obrigados EFD 2009 - Relao das empresas obrigadas ao Sped Fiscal em janeiro de 2009. Ato COTEPE/ICMS n 45, de 21 de novembro de 2008 - Altera dispositivos do Ato COTEPE ICMS n 09/08. Ato COTEPE/ICMS n 30, de 18 de setembro de 2008 Altera dispositivos do Ato COTEPE ICMS n 09/08. Ato COTEPE/ICMS n 19, de 23 de junho de 2008 - Altera dispositivos do Ato COTEPE n 09/08. Ato COTEPE/ICMS n 09, de 18 de abril de 2008 - Dispe sobre as especificaes tcnicas para a gerao de arquivos da Escriturao Fiscal Digital - EFD. Decreto n 6.022, de 22 de janeiro de 2007 - Institui o Sistema Pblico de Escriturao Digital - Sped. Convnio ICMS n 143, de 15 de dezembro de 2006 - Institui a Escriturao Fiscal Digital - EFD. Confira a legislao estadual do seu domiclio nos portais das Secretarias Estaduais de Fazenda. INFORMAES ADICIONAIS

OUTRAS INFORMAES www.receita.fazenda.gov.br\sped DISPENSA DOS ARQUIVOS MAGNTICOS DO CONVNIO ICMS 57/03 (SINTEGRA) A partir de janeiro de 2012, para todos os contribuintes obrigados EFD. PERGUNTAS FREQENTES http://www1.receita.fazenda.gov.br/faq/sped-fiscal.htm

PVA, VERSO ATUALIZADA http://www1.receita.fazenda.gov.br/sistemas/sped-fiscal/download.htm GUIA PRTICO DO USURIO, VERSO ATUALIZADA http://www1.receita.fazenda.gov.br/sistemas/sped-fiscal/download.htm TABELAS EXTERNAS ENCONTRAM-SE NO ENDEREO www.receita.fazenda.gov.br\sped AUTORIDADES CERTIFICADORAS http://www.iti.gov.br/twiki/pub/Certificacao/PaginaCredenciamento/Entidades_Credenciada s.pdf ESTABELECIMENTOS BAHIA OBRIGADOS EFD http://www.sefaz.ba.gov.br PEDIDO DE ADESO VOLUNTRIA EFD PARA 2010 http://www.sefaz.ba.gov.br

Vous aimerez peut-être aussi