Vous êtes sur la page 1sur 8

INTRODUO

As Foras resultam da interao de um corpo com outro corpo. de se esperar, portanto, que, se um primeiro corpo exerce uma fora sobre um outro (chamada de ao), este tambm experimenta uma fora (chamada de reao), que resulta da interao com esse segundo corpo. Newton percebeu no s que isso acontece sempre mas, indo mais longe, especificou as principais caractersticas das foras que resultam da interao entre dois corpos. Essa questo foi objeto da sua terceira lei, cujo enunciado : "Para toda fora que surgir num corpo como resultado da interao com um segundo corpo, deve surgir nesse segundo uma outra fora, chamada de reao, cuja intensidade e direo so as mesmas da primeira, mas cujo sentido o oposto da primeira." Desse modo, Newton se deu conta de trs caractersticas importantes das foras de interao entre dois objetos. Em primeiro lugar, uma fora nunca aparece sozinha. Elas aparecem aos pares (uma delas chamada de ao e a outra, de reao). Em segundo lugar, importante observar que cada uma dessas duas foras atua em objetos distintos. Finalmente, essas foras (aos pares) diferem uma da outra pelo sentido: elas tm sentido oposto uma da outra.

3 LEI DE NEWTON

Newton ilustrou a lei da ao e reao atravs do exemplo de um cavalo puxando uma pedra amarrada a uma corda, que est presa no arreio do cavalo, como mostra a figura abaixo. Foram consideradas apenas as foras horizontais.

Fcc fora de trao exercida pelo cavalo sobre a corda, fora de ao, aplicada corda. Fcc fora com que a corda puxa o cavalo para trs, fora de reao, aplicada ao cavalo. Fcp fora da corda sobre a pedra, fora de ao, aplicada pedra Fcp fora da pedra sobre a corda, fora de reao, aplicada sobre a corda. Fcs fora de atrito que o cavalo exerce sobre o solo, fora de ao, fora aplicada ao solo (o cavalo empurra o solo para trs). Fcs fora de atrito aplicada pelo solo sobre o cavalo, fora de reao, aplicada sobre o cavalo, fazendo-o impulsionar para a frente. Fps fora de atrito exercida pela pedra sobre o solo, aplicada ao solo. Fps fora de atrito exercida pelo solo sobre a pedra, reao, aplicada pedra. Como a pedra est sendo puxada para a frente, a fora de atrito sobre a pedra dirigida para trs, em oposio ao movimento que a pedra teria na ausncia de atrito. Se a fora aplicada pelo solo sobre o cavalo Fcs for maior que a fora com que o cavalo puxado para trs pela corda -Fcc, o cavalo ser acelerado para frente. Se as duas foras forem iguais Fcs = - Fcc, o cavalo no consegue sair do lugar e permanece em "repouso", isto , sem andar.

Uma situao semelhante ocorre num cabo de guerra, onde cada equipe puxa uma corda para o lado que lhe garanta a vitria.

A equipe A puxa a corda para a esquerda e a equipe B, para a direita. Cada membro de uma equipe exerce uma fora de trao sobre a corda (com as mos) e sobre o solo (com os ps). A corda reage nas mos e o solo reage nos ps, de modo que o indivduo sente uma acelerao que depende do resultante sobre ele. Todos os indivduos de uma equipe devem levar a corda para um mesmo lado e o resultado final depende da fora resultante.

AO E REAO NO COTIDIANO

Objetos em repouso sobre uma superfcie

Ao colocarmos um objeto sobre uma superfcie, haver uma tendncia a comprimi-la. A superfcie (uma mesa, por exemplo) exercer uma fora de reao sobre o objeto (dita normal), procurando mant-lo em equilbrio.

Patinador ganhando impulso

Um patinador encostado a uma parede ganha impulso, isto , ele se acelera ao "empurrar" uma parede com as mos. O resultado da reao da parede uma fora que o habilita a qualquer acelerao.

Empurrando um carro

Ao empurrarmos um carro colocando-o em movimento, aplicamos uma fora sobre ele. A fora de reao do carro est no sentido oposto fora aplicada.

Chutando uma bola

Ao chutarmos uma bola, os nossos ps aplicam uma fora sobre a mesma. A fora de reao da bolsa age sobre o p do jogador. O p experimenta um movimento de recuo ou pra quase que instantaneamente. Experimente chutar uma bola leve e outra pesada, para comparar a reao da bola sobre o seu p.

Batendo um pneu

Os motoristas usam um pequeno martelo de madeira para testar a presso dos pneus dos caminhes. Ao batermos nos pneus exercemos uma fora sobre os mesmos. A fora de reao dos pneus faz com que o martelo inverta a o sentido do movimento. O motorista sente o retorno e sabe quando o pneu est bom.

CONSEQUNCIA DA REAO O calo ou a bolha na mo, que aparece quando se faz repetidamente alguma atividade no usual, conseqncia da fora de reao. Exemplo: "Mauricinho" puxando enxada.

CONCLUSO

Lex III: Actioni contrariam semper et aequalem esse reactionem: sine corporum duorum actiones in se mutuo semper esse aequales et in partes contrarias dirigi.

Lei III: A toda ao h sempre uma reao oposta e de igual intensidade: ou as aes mtuas de dois corpos um sobre o outro so sempre iguais e dirigidas em direes opostas.

De forma simples: a fora a expresso fsica da interao entre dois entes fsicos: h sempre um par de foras a agir em um par de objetos, e no h fora solitria sem a sua contra-parte. As foras na natureza aparecem sempre aos pares e cada par conhecido como uma par ao - reao.

REFERNCIAS

www.portalsaofrancisco.com.br efisica.if.usp.br

10

Vous aimerez peut-être aussi