Vous êtes sur la page 1sur 6

Fontes do Direito-1

Fontes do direito (origem primria do direito)1.


O problema da gnese do direito. Fundamento de validade da ordem jurdica.

Cientfico-jurdico todas as representaes que influenciam a funo criadora e aplicadora do direito. Os princpios morais, polticos, teorias jurdicas e pareceres de especialista, de forma positiva, no so fontes at uma norma torna elas uma fonte, tornando uma norma superior que determina a produo de normas inferiores A doutrina kelseniana confundi a problemtica das fontes do direito com a noo de validez das normas jurdicas. Fundamentos de validade de uma norma. Para kelsen, apenas pode ser a validez de uma outra, figurativamente denomina da de norma superior, por confronto com uma norma, que , em relao a primeira inferior, logo, fonte jurdica a norma superior que regula a produo de normas inferiores.(ex. constituio federal) No sentido jurdico positivo,fonte do direito s pode ser o direito, pelo fato que ele regula a si prprio. A aplicao do direito e concomitante a sua criao. Tambm se admiti como fonte do direito jurdico a norma hipottica fundamental Constituio no sentido lgico-jurdico utiliza a norma hipottica fundamental como norma superior para criar normas inferiores, Constituio no sentido lgico positivo a norma fundamental obedecer o poder estabelecido e a norma somente se origina de outra.

Fontes do direito
Tipos Fonte material Contedo das normas jurdicas, aludindo fatores ticos, sociolgicos, histricos e polticos. (fonte de produo) Fonte formal forma das normas jurdicas, fazendo referncia aos modos de manifestao e os meios que podem ser utilizados. (fonte de cognio).

Livro base: Compendio de introduo a cincia do direito.

Autor: Maria helena Diniz Autor do Resumo: Kayke Lins.

Fontes do Direito-2 As fontes formais podem ser estatais ou no estatais, as esta tais se submetem em legislativas e jurisprudncias, as no estatais, por sua vez, abrangem o direito consuetudinrio, o direito cientfico e os negcios jurdicos. essas normas jurdicas no so, como se v, produtoras do direito, mas consistem no prprio direito objetivo, que brota de circunstncias polticas, histricas, geogrficas, econmicas, axiolgica e sociais (fontes materiais) que se completam com um ato volitivo do poder legislativo, executivo, judicirio, etc. (fontes formais) Maria Helena Diniz. As fontes formais so os canais por onde se manifesta as fontes matrias. Grcia Maynez. As fontes matrias coexistem com a sociedade, sendo influenciadas e influenciando a prpria sociedade e seus valores temporais. A respeito das fontes formais estatais. A legislao, nos pases de direito escrito e de constituio rgida, a mais importante das fontes formais estatais. Os costumes jurdicos no so obrigatrio, at ser consagrada no tribunal.( no sistema ingls) A legislao o processo pelo qual um ou vrios rgos estatais formulam e promulgam normas jurdicas de observncia geral. A legislao, ou melhor, a atividade legisferante, tida, portanto, como a fonte primaria do direito, a fonte jurdica por sua excelncia.

Lei.
Lei como resultada da atividade legislativa. A fonte de um rio no a gua que brota do manancial, mas o prprio manancial, a lei no representa a origem, porem o resultado da atividade legislativa. Du Pasquier. Acepes do vocbulo Lei. 1. Amplssima, a lei empregada como sinnimo de norma jurdica, tambm a palavra lei possui o sentido compreensivo de toda norma geral de conduta e cuja observncia imposta pelo poder do estado. 2. Ampla, designa toda norma escrita 3. Estrita ou tcnica a norma jurdica elaborada pelo poder legislativo, por meio de processo adequado. Tipos de leis primrias. ( atos normativos do processo legislativo) Lei constitucional, contem os princpios que devem ser seguidos pelas demais leis e limita a ao legislativa, sendo uma autentica sobrenorma. Lei complementar, constitui as leis bsicas que organizam os servios nas duas casas do congresso nacional para validar sua aplicao. Lei ordinria, so feitas pelo poder legislativo da unio, estados e municpios, respeitando a sua competncia constitucional e com a sano do chefe do poder executivo.

Fontes do Direito-3 Lei delegada, esta no mesmo plano da lei ordinria, a lei delegada elaborada e editada pelo presidente da republica, ou comisso do congresso nacional, de qualquer de suas casas, em razo de permisso do poder legislativo, obedecendo ha limites impostos por ele, isso possibilita a acelerao na criao de novas normas, evitando o perodo de debates parlamentares. Medida provisria, esto no mesmo nvel das leis ordinrias, embora no sejam leis, so feitas pelo presidente da repblica, o exerccio de as competncia, substitudo o decretolei.

O antigo decreto-lei s se tornaria valido aps ratificao do congresso. Decreto legislativo, norma aprovada por maioria simples pelo congresso, sobre matria de sua exclusiva competncia, promulgada pelo presidente do senado federal. Resoluo do senado, tem fora de lei ordinria, por serem deliberaes de uma das cmaras do poder legislativo ou do prprio congresso nacional, sendo proposta a partir da iniciativa do presidente ou de um tero dos senadores, sendo aprovadas por maioria absoluta, e no tem sano, ento promulgada pelo mesa do senado.

Tipos de leis secundrias. Decretos regulamentares, so normas jurdicas gerais, abstratas e impessoais estabelecidas pelo poder executivo para desenvolver uma lei, facilitando sua execuo, porem vedado inovar a ordem jurdica, ou seja, a criao de novos direitos e obrigaes. Instrues Ministeriais, so expedidas pelos ministros para promover a execuo das leis atenientes as atividades de sua pasta, porem nossos ministros esto preferindo editar portarias. Circulares, so normas jurdicas que visam ordenar de maneira uniforme o servio administrativo. Portarias so normas gerais que o rgo superiores editam para serem observadas por seus subalternos. Ordens de servios, constituem estipulaes concretas para um certo tipo de servio a ser executado por um ou mais agentes credenciados para isso.

Processo legislativo como fonte legal. A fonte jurdica formal o processo legislativo, que compreende a elaborao de todas as categorias normativas. O processo legislativo vem a ser um conjunto de fases constitucionais estabelecidas, pelas quais h de passar o projeto de lei, at sua transformao em lei vigente. Os tramites constitucionais previstos so: Iniciativa, discusso, deliberao, sano, promulgao e publicao. A iniciativa o ato que desencadeia o processo legislativo, surgindo com a apresentao de um projeto de lei.

Fontes do Direito-4 A discusso feita pelos corpos legislativo, podendo fazer emendas modificadoras ou substitutivas, entretanto essas emendas no podem resultar em aumento das despesas previstas no projeto. A deliberao ou votao, ocorre em cada parte da assemblia para a aprovao ou rejeio do projeto, a aprovao das leis ordinrias tm que ser por maioria simples, para leis complementares deve ser por maioria absoluta. A sano ou veto, parte do executivo sancionar ou vetar o projeto, caso vetado, o projeto voltara as casas legislativas para reapreciao do projeto, o legislativo pode aceitar ou no o veto, caso aceite o veto encerra-se o processo legislativo, caso no aceite o veto, por maioria qualificada o projeto volta ao titular doa funo executiva para a promulg-lo, o veto apenas alonga o processo legislativo, a sano pode ser atravs de despacho ou tcita, quando se omite. A promulgao, o ato de autenticao da lei por parte do executivo, ordenando sua aplicao e cumprimento. A publicao, feita no dirio oficial, possibilitando o seu conhecimento para a comunidade.

Jurisprudncia.
Conceito: Pode ser empregado como conjunto de decises uniformes e constantes dos tribunais, resultantes da aplicao de normas a casos semelhantes, constitudo uma norma geral aplicvel a todos os casos similares ou idnticos. As sumulas do supremo tribunal federal, no so simples repertrios de emendas de acrdos, mas so normas jurisprudenciais a que a corte subordina os seus arestos. A jurisprudncia fonte formal de direito. A jurisprudncia importante fonte de norma jurdica geral, pois traz informaes atualizadas que atende as necessidades e para preencher as lacunas das leis As aes jurisprudencionais podem ser: Subsuno, parte do fato norma. Integrao, preenchimento de lacunas na lei. Correo, reestruturao de antinomias..

O poder normativo do juiz.


O magistrado no generaliza, ele cria uma norma jurdica individual Os juzes se utilizam de normas abstratas para decidir casos concretos. As sentenas so o resultado do confronto das normas gerais com a realidade individual.

Fontes formais no estatais


Pratica consuetudinria. Costumes como fonte jurdica subsidiria.

Fontes do Direito-5 O costume no se ope ao direito escrito, mas ao legislados, pois hordiernamente, o costume formulado por escritos em repertrios. O costume s pode ser usado quando se esgotarem todas as potencialidades legais, para ai, complementar as lacunas da lei. Natureza jurdica do costume. Problema da obrigatoriedade dos costumes. Varias doutrinasse manifestam sobre o assunto. A teoria da vontade popular, entende que a obrigatoriedade do costume descansa no consenso popular tcito. Para Savigny, Puchta e Gerber, h dois elementos de costumes, um objetivo, que seria o uso, e outro subjetivo, a convico jurdica, o uso mero acidente, mas o valor subjetivo essencial, o uso tem o valor de prova. Para Dernburg, Jellynike Bluntschli, afirmam que a constante repetio que da origem juridicidade do costume, sendo a convico secundaria, pois observncia no julgada pelos seus membros. O costume sem convico jurdica simples uso social. Planiol, Esmin e lambert, entendem que a obrigatoriedade dos costumes advm das decises judicirias, o juiz no cria o costume, apenas declara sua validade. A grande maioria dos juristas sustenta que o costume jurdico formado por dois elementos, o uso e a convico jurdica que se integram para formar o direito consuetudinrio, o costume se forma pela pratica judiciria dos interessados. De maneira que Vicente raio verifica que os modernos juristas admitem: Que o magistrado, de oficio, pode aplicar o costume, se for notrio ou de seu conhecimento, admitindo como qualquer outra norma jurdica. Que, se desconhece,licito exigir, de quem o alga, que o prove. Que, de qualquer modo, a parte interessadas permitido, sem aguardar a exigncia do juiz ou a contestao do adversrio, produzir essa prova, por todos os meios legais permitidos pelo direito,

Conceito e elementos do costume.


O costume uma norma que deriva da longa prtica uniforme ou da geral e constante repetio de dado comportamento sob a convico de que corresponde a uma necessidade jurdica. O costume no gera o direito, apenas um modo pelo qual se expressa. Elementos do costume, O uso, deve ser uniforme, constante, pblico e geral, uniforme e constante, pois, em idnticas situaes, deve-se agir sempre da mesma maneira, sem qualquer interrupo, pblico porque

Fontes do Direito-6 deve obrigar a todos, e geral, por alcanar a totalidades dos atos e das pessoas que realizam os pressupostos da sua incidncia. A diferena entre o costume e o uso social, a convico jurdica. Os costumes devem seguir idia de justia, se no, todo uso se tornaria obrigatoriamente em costume jurdico. Espcies de costumes. Existem trs tipos de costumes: secundum legem, praeter legem e contra legem. O costume sucundum legem, o costume que j esta prevista na lei. O costume praeter legem quando se reveste de carter supletivo, suprimindo a lei em casos omissos, preenchendo lacunas. O costume contra legem aquele que se forma em sentido contrario ao da lei.

Doutrina
Origem. A doutrina formada pela atividade dos juristas, ou seja, pelos ensinamentos dos professores, pelos pareceres dos jurisconsultos e pela opinio dos tratadistas. Conceito de doutrina. o resultado do pensamento sistemtico sobre determinado problema, com a finalidade precpua de ensinar, impondo sua ortodoxia. A doutrina o estudo do carter cientifico que os juristas realizam a respeito do direito, seja com o objetivo meramente especulativo de conhecimento e sistematizao, seja com o escopo prtico de interpretar as normas jurdicas para sua exata aplicao. A doutrina uma forma de expresso jurdica. Doutrina como fonte do direito. Problemtica da doutrina como fonte do direito. Os que negam a doutrina afirmam que a doutrina ajuda a compreender o direito, e no o modifica. Os que apiam, afirmam que a doutrina serve como fonte material, quer para o juiz, quando procura aplicar corretamente o direito, quer para o legislador, quando se inspira nos trabalhos dos juristas ao elaborar leis.

Vous aimerez peut-être aussi