Vous êtes sur la page 1sur 10

Gentilezas Caipiras um novo conceito em programa de utilidade pblica NAVA, Mariane2 SANTOS, Adrian Delponte dos3 SILVA, Diandra

a Daniela Nunes da4 Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR

Resumo: Esse artigo busca discutir a relevncia do rdio como utilidade pblica, atravs do programa Gentileza Caipira, veiculado diariamente, na dcada de 1960, pela Rdio Clube Pontagrossense. Respaldando-se no gnero Servio, o programa conquistou espao na mdia radiofnica local, valendo-se de comunicao direta com seus radiouvintes por meio de campanhas beneficentes e utilidade publica destinada, especialmente, populao rural. As personagens Comadre Daisy e Comadre Maria, mantiveram esse programa por mais de trs dcadas no ar. As comadres, como eram chamadas, no municpio de Ponta Grossa e Regio dos Campos Gerais desempenhavam o papel de conselheiras. PALAVRAS-CHAVE: rdio; programete; utilidade pblica Introduo:

Para entender o papel social do rdio, a partir de dcada de 1960, preciso compreender o contexto scio-cultural-poltico brasileiro desse perodo. O inicio dos anos 60 foi marcado pelo conformismo da populao, representado pela inocncia nos temas musicais e assuntos abordados pela mdia. Este quadro se transforma na segunda metade da dcada, impulsionado pelo Golpe militar (1964) contra o ento, Presidente da Repblica, Joo Goulart. Durante o governo militar foi imperiosa as sanes, restringindo a liberdade de pensamento e expresso do povo brasileiro. Nas rdios, a programao era acompanhada por censores com poder de veto em assuntos que denegrissem a moral da poca ou a imagem do Estado. Apesar disso, o governo identificou no radio um forte
1 Trabalho apresentado no GT de Histria da Mdia Sonora, integrante do VIII Encontro Nacional de Histria da Mdia, 2011. 2 Graduanda em Comunicao Social Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) mariane.nava@hotmail.com 3 Graduando em Comunicao Social Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) ad_rds@hotmail.com 4 Graduanda em Comunicao Social Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) Diandra_daniela@hotmail.com

difusor de idias, e passou a utiliz-lo como um aliado do Estado, justamente por seu carter popular capaz de atingir diversos pblicos. tambm na dcada de 60 que ocorre o declnio da audincia radiofnica. Ocasionado pela migrao da verba publicitria para a mdia televisiva. Os empresrios preocupados com a perda de espao desenvolvem estratgias para reestruturar o veculo. Uma das solues encontradas foi o desenvolvimento de uma tecnologia porttil. Sendo assim, o rdio rompe sua marca estritamente residencial, e passa a acompanhar seus ouvintes durante sua rotina. A informao transmitida ganha mobilidade, velocidade e instantaneidade. Nessa perspectiva, o rdio proporciona companhia, tornando-se o melhor amigo do radiouvinte. Esta relao varia de acordo com as particularidades de pessoa para

pessoa, sendo assim, o rdio promove um alto nvel de sociabilidade (DOMINICK, 1979). A freqncia de contato com os radialistas e a insero cotidiana do universo radiofnico possibilita aos ouvintes a aquisio de um savoir faire especifico, uma vez que passam a conhecer e utilizar cdigos particulares do meio. Como a adequao ao ritmo e ao tempo dos contedos no rdio (NOGUEIRA, 2010). Assim e devido a abrangncia territorial das ondas sonoras, no restritas s capitais e centros urbanos, o rdio torna-se a principal fonte de informao5 da populao interiorana. Sua difuso foi facilitada devido as suas diversas caractersticas, uma delas, a linguagem. Ou seja:

O uso de uma nica linguagem, a sonora, e o fato de o rdio trabalhar, no caso do ouvinte, com um nico sentido, a audio. Cabe ressaltar que uma das grandes vantagens do veculo, decisiva na atribuio de seu potencial de meio de comunicao de massa mais popular e de maior abrangncia, justamente esta. Isso torna o nico meio de comunicao de massa que dispensa totalmente a necessidade do pblico de saber ler para que a roca de mensagens com ele realmente se complete. (CSAR, 2005, p. 142)

Perseguindo, o pressuposto terico de Marshall McLuhan (1988) de que o meio a mensagem, o rdio encaixa-se perfeitamente em tal afirmao, j que a informao transmitida no exige conhecimento prvio, servindo de elo entre o mundo e qualquer individuo. No a mensagem o importante, e sim a transmisso, a sensao de estar conectado ao mundo.
5

Ou conhecimento processual, o conhecimento de como executar alguma tarefa, atravs do acumulado de pensamentos. (Miranda, Silvnia. Doutora em cincia da informao, 2004)

O rdio enquanto um meio de comunicao de massa que atinge indiscriminadamente a toda populao brasileira, tendo como condio mnima a existncia de um aparelho receptor, torna-se um lcus privilegiado para a produo de sentido. O rdio , por natureza, um veculo sem mensagem determinada. (CALABRE, 2002, p.28)

Nesse aspecto, Luiz Andr Ferreira Oliveira nos ensina:


Outra caracterstica marcante e que impulsionou sua popularizao foi o seu forte poder agregador. Eram formados grupos para acompanhar as suas irradiaes, que ganhavam eficcia, quanto mais vibrantes e reais parecessem. Por isso, tornou-se um dos mais fortes instrumentos para a mobilizao das massas, ao mesmo tempo em que padronizava gostos, crenas e valores (OLIVEIRA, 2006, p. 43)

Rdios clubes Com pblico em potencial, aproximadamente, um milho de pessoas no municpio de Ponta Grossa e Regio dos Campos Gerais (Pira do Sul, Telmaco Borba, Arapoti, Reserva, Prudentpolis, Irati, Imbituva, Palmeira, So Joo do Triunfo, Cndido de Abreu e etc). Ponta Grossa, que est localizada no centro da regio. Foi por esse motivo que foi escolhida para sediar a segunda rdio do Paran. A partir da dcada de 1960, quando a televiso comea a ganhar espao, assim estando presente como forte concorrente das empresas radiofnicas, as rdios comearam a chamar a ateno do pblico por causa do carter local de suas notcias, a Rdio Clube Pontagrossense possua na poca um noticirio ao meio-dia, o Jornal Falado, e pela manh o Gentilazas Caipiras, o fato da tecnologia da poca estar baseadas nas rdios, a clube era o veculo que funcionava para alm de informar, passar recados teis entre os cidados de Ponta Grossa e regio. O jornalismo da rdio por ser feito de fatos locais era de fcil checagem e apurao:

A Rdio Clube procurava cativar seus ouvintes pela credibilidade de suas informaes. Informaes duvidosas no eram vinculadas em seus noticiosos. A poca, de padres rgidos, a preocupao quanto apurao da notcia, sua veracidade e a divulgao no momento apropriado, eram fatores que definiam o modo de fazer radiojornalismo. Jamais perder a confiana do povo, uma frase tomada como lema (WOITOWICZ, 2004 pg.6).

O incio das rdios foi marcado pelo amadorismo dos idealizadores. Como havia pouca verba disponvel, os donos das emissoras organizavam clubes de ouvintes e arcavam com as despesas financeiras das rdios para manter o funcionamento das transmisses. O funcionamento da Rdio Clube Pontagrossense foi autorizado pela Portaria 454, de 15 de setembro de 1.939. Porm, somente em 21 de janeiro de 1940, que foi inaugurada, juntamente, com os estdios e transmissores instalados na Avenida Ernesto Vilela, 96, sob o prefixo de PRJ-2, Rdio Clube Pontagrossense, 1.250 Kilociclos, Ondas Mdias de 240 metros e potncia de 250 Watts. Seus fundadores foram Manoel Machuca e Ablio Holzman. Anos depois, a sede da emissora foi transferida rua XV de novembro, 344. Essa emissora era, como tantas outras, muito bem estruturada, possuindo inclusive um palco e poltronas aberto ao pblico. A programao ao vivo privilegiava os formatos musicais: sertanejos e gauchescos. Com 71 anos de existncia continua marcando presena no cenrio pontagrossense, por ser a emissora paranaense mais antiga e em atividade.

Programa das Comadres Trabalhar no rdio antes era muito puro, no tinha vaidade, era muito gostoso.

Em 1956, aps 14 anos da fundao da Rdio Clube Pontagrossense foi lanado por essa emissora, o programa Gentileza Caipira. Idealizado por Daisy Durski (Comadre Daisy), que, como define Comadre Maria, foi um mito da poca, o programa tinha a durao de uma, a uma hora e meia. Gentileza Caipira utilizava-se de programetes de utilidade pblica. Para o pesquisador Andr Barbosa Filho, o programete est:
Prximo ao gnero de entretenimento, no que diz respeito no tempo de veiculao e ao dinamismo da apresentao, este formato de servio tem a possibilidade de aprofundar melhor os informes de apoio populao. Inserido normalmente, dentro de outros formatos, como os rdio-jornais ou programas de variedades, veicula-se aconselhamentos diversos, tais como, cuidados com a sade, questes jurdicas, investimentos, preos, turismo, emprego, etc.(BARBOSA FILHO, 1996).

O programa entrou na grade horria para substituir o Gentileza, programa informativo-noticioso. A principal diferena estava na linguagem utilizada, que passou

a ser caipira. De segunda a sbado, os ouvintes paravam para escutar a seguinte abertura: h! de casa! Do licena de eu chega, bom dia comadre, compadre, bom dia, crianada quem que j levanto, quem que j lavou o rostinho, pentearam o cabelinho, deram beno pro pai e pra me, j deram beijo na av? E quero saber, quem que t de bico na boca, quem que molhou o ratinho, de noite, que tava passando em baixo da cama de vocs? Os ouvintes diziam: i eu vo falar pra comadre daisy e pra comadre Maria, que tu t chupando bico. E mes colocavam as crianas na frente do rdio, enquanto falvamos, porque acreditavam que estvamos enxergando. As crianas tiravam o bico da boca e o escondiam, colocando a mo pra trs. Comenta comadre Maria. Em 1964, mediante concurso escolhida a ajudante da Comadre Daisy, que veio a ser a Comadre Maria. No decorrer do programa, Daisy faz apelo s possveis candidatas. Cinco mulheres compareceram audio. O teste realizado no auditrio da Rdio Clube Pontagrossense, exigindo das candidatas a leitura de anncios publicitrios, comenta Maria do Amparo Fernandes Diniz (Comadre Maria):
A Daisy fez um apelo no microfone, e atravs de uma amiga, que era funcionria da rdio, eu resolvi me inscrever. Alm de mim, apareceram tambm outras quatro candidatas. Da a gente foi no auditrio da Rdio Clube. Ela nos deu vrios textos de vrias propagandas comerciais pra ler. Li os textos de propagandas da casa Bom Sucesso e do Hospital Bom Jesus (importantes lojas de Ponta Grossa), pra ver como me sairia. Eu li tantos livros que aprendi pontuao e entonao. Ento, eu sabia falar. No li nada atropelado. Na verdade, tem que colocar o corao naquilo que a gente t fazendo para que d certo.

Comadre Maria conta como foi escolhida:


Cada candidata leu de um jeito diferente. Eu li sem forar nada. Das cinco candidatas, ela selecionou trs. Eu fui a primeira a ler ao vivo ao microfone, durante o horrio do programa. Nunca tinha visto um microfone na minha frente. J a segunda, como o texto era caipira, no conseguia ler e comeava a cair na gargalhada. Quando chegou a terceira candidata, o povo comeou a telefonar. Ns queremos a primeira. A primeira era eu.

O programa Gentilezas Caipiras foi considerado utilidade pblica, pelo seu carter solidrio. Ele era a fonte mais acessvel de informao para a populao. Comadre Daisy e Comadre Maria encaravam com muita seriedade suas personagens, tornando-se lderes sociais na sociedade dos Campos Gerais.

A comunicao simples, objetiva e sem vaidade das comadres ajudava a populao, mediante campanhas beneficentes. O programa fazia solicitaes de remdios, pedidos de casamento (modalidade at ento indita no rdio) e atendimento de pedidos musicais. Possua tamanha audincia, por suprir as necessidades da populao em mbito local e imediato. Nesse contexto, Cyro Csar explica:
Enquanto as rdios de abrangncia nacional possuam seu jornalismo voltado a assuntos que perambulavam os centros polticos, as emissoras estaduais e locais utilizaram o jornalismo no apenas como um rgo que informasse, interagindo com seu publico atravs da prestao de servios (CSAR, 2005). O depoimento da Comadre Maria enaltece o papel social do rdio, quando menciona: O nosso programa era de utilidade pblica. Naquele tempo no havia a comunicao que a gente tem hoje. No tinha celular, nem telefone. Ns ramos o correio, transmitindo recados. J que, nos povoadinhos era preciso o deslocamento at lugares maiores para que fosse possvel utilizar o telefone e se comunicar com algum mais distante. Nas regies prximas como Ipiranga, Imbituva, Ortigueira a audincia era total. O pessoal do interior quando estava internado no Hospital da Santa Casa, tinha como nica forma comunicao, o nosso programa. Quando recebia alta, iam aos estdios da Rdio Clube. Na rdio pediam para que avisssemos parentes. Ento a gente dizia: Ateno, Ipiranga ou outra regio! Estamos avisando que fulano de tal, que estava internado, j recebeu alta e est seguindo viagem e pede que vo esper-lo no cruzo (fora do caminho do nibus) tal dia e tal hora. Esse trabalho, eu fiz sem vaidade, porque foi um trabalho realizado com amor, dedicao e no para aparecer.

Nessa mesma linha de raciocnio, a depoente Comadre Maria frisou:


Uma histria que me marcou foi a de uma me que no tinha comida pra dar ao filho. Eu coloquei a alma naquele pedido. Quando terminou o programa, a recepo da Rdio Clube Pontarossense estava repleta de tudo: alimentos, cobertas e dinheiro. Havia um garotinho de cinco anos. Ele ficou to feliz quando viu tudo aquilo. Ficou louquinho, nem sabia o que fazer. Tivemos que pegar um txi para lev-lo para casa. O menino caiu de joelhos em frente a uma imagem sacra que a me tinha no quarto e agradeceu as comadres e a todos que os ajudaram.

Outro fato marcado na memria da Comadre Maria e que repercutiu na mdia local, na poca, foi o beb deixado nos braos dela porta da emissora. Era comum, mes utilizarem-se do rdio para oferecer crianas para adoo. Muito emocionada conta o episdio:
Naquela poca, as mes davam os filhos. Certa vez, eu estava entrando na rdio sozinha. O programa comeava s oito horas da manh. Chegou uma mulher

desesperada, com um beb de cinco meses nos braos, envolto em farrapos e falou que queria dar aquela criana. Eu, ento, anunciei. Coloquei o meu corao naquele pedido. Tem uma me aqui, que no pode criar o filho. Ela quer que algum adote a criana. A mulher que o adotou, era bem pobrezinha uma diarista. Ela j chegou com os braos abertos e a levou. Passado muito tempo, minha filha me levou, a contra gosto, ver a troca de comandos da Guarda Mirim. Qual no foi minha surpresa, quando o capito que estava passando o comando contou sua histria. Ele era o beb que tinha sido abandonado nas portas da rdio. Ele homenageou a me adotiva e a mim tambm. Fato que ficou registrado com uma foto no Dirio da Manh (15 de julho de 1999), afirma Comadre Maria.

O programa das Comadres criou vnculo entre elas e seus fs. O que fica expresso nas demonstraes de carinho e reconhecimento do pblico. Alm das homenagens e dezenas de cartas recebidas diariamente. Ao recordar-se, Comadre Maria suspira e diz:
Meu Deus do cu, eu tinha uma sacola que guardei durante muito tempo, cartas, homenagens, e msicas. Algumas pediam ervas medicinais, outras, auxlio para pessoas necessitadas. Quando terminava o programa sempre tinha algum l com aquilo que a outra pessoa tinha pedido.

Alguns trechos das cartas ilustram o afeto do pblico para com elas:
Seus recados buscam dar um pouco de alegria para quem precisa e essa vontade to genuna que voc transmite leva tanta esperana a todos que sentimos nos dever de dizer sejamos amigos porque assim estaremos perto de Deus. No entanto, o seu trabalho como uma orao que todos ns, sem querer, fazemos coro, e nos alegra o corao. Faz muito tempo que escuto esse programa, pois quatro dcadas eu j tinha vinte anos (Trecho da carta enviada a Comadre Maria em dezembro de 1992, de Bernardo Miara). Que seria da classe menos favorecida de sorte, se esse brilhante programa terminasse Felizmente isso no aconteceu. Para a alegria e satisfao de seus fs. (...) Agora, creio eu, no meu mais humilde pensar, que a rdio est completa. No seu colar de prolas com timos radialistas que j so conhecidos pela sua capacidade e prestgio. S faltava essas duas prolas para complet-la. A vocs Daisy e Maria desejo feliz permanncia nessa Emissora e que o programa apresentado por vocs continue com a mesma audincia. Vocs so merecedoras. No tenho palavras para exprimir-lhes a minha alegria por saber que esse programa continua no ar (Trecho da carta de Oraides enviada em Julho de 1983).

Depois da implantao do Mobral 6 em Ponta Grossa, que ocorreu no ano de 1971, os programas radiofnicos foram obrigados a adotar a lngua portuguesa padro. O que implicou na mudana no modo de apresentar o programa, como explica a Comadre Maria:
Com implantao do Mobral, que era uma meta do governo para a alfabetizao das pessoas, o nome do programa mudou para Gentilezas e sua linguagem deixou de ser caipira. A gente falava errado, e com isso induzia as pessoas a falar errado tambm.

Aps 30 anos no ar, o programa perde pblico, tanto pela mudana na estrutura do Gentilezas quanto o processo de perda de audincia pela ascenso da televiso, fenmeno observado em todo o setor radiofnico. Outro motivo que levou a demisso da Comadre Maria foi devido mudana administrativa na rdio, conforme explica:
Quando a Daisy soube que eu tinha sido mandada embora e que no meu lugar iriam colocar outra pessoa, ela resolveu se demitir tambm. Fui falar com a Rdio Central, porm no deu certo. Ento, procurei a Rdio Difusora, onde fui recebida pelo Barros Junior, e l trabalhei at me aposentar. Comadre Maria relembra os bons tempos na Rdio Clube Pontagrossense, quando menciona: Para mim, a rdio foi forma de conquistar amizades. Ganhei salrio mnimo toda vida, mas era meu dinheirinho. Recebi, durante minha carreira, muitas homenagens. Tenho, at hoje, a gostosa sensao de que eu contribu para alguma coisa no Paran.

As comadres, em nvel de senso comum, atuaram como formadoras de opinio. O que confirmado pela pesquisadora Karina Woitowicz.

Os formadores de opinio, atravs de notcias, comentrios, editoriais, estavam todos os dias conversando com os ouvintes. A cidade parava para escutar a rdio. Ela era o principal centro de informaes da regio, por isso a Rdio Clube Pontagrosssense exercia papel de liderana (WOITOWICZ, 2004 pg.5).

O programa Gentilezas Caipiras ocupou um lugar importante na cadeia de transmisso e disseminao de informaes. As locutoras se tornaram cones de sua poca, pessoas a quem a sociedade recorria, no s, para a soluo de problemas cotidianos como, tambm, forma de obter entretenimento barato e informao segura.

Movimento Brasileiro de Alfabetizao, criado em 1967 pelo lei n 5079.

Elas, atravs do rdio, que era o difusor massivo de contedos, assumiram para Lazarsfeld, o papel de lderes de opinio:

Os lideres de opinio funcionavam como mediadores, entre o que era passado pelos meios de comunicao e o que era aprendido pelos indivduos. Eles atenuavam a influencia dos meios, mostrando-se mais importantes que o rdio, televiso, ou os jornais nas escolhas individuais (Lazarsfeld, 1944 pg.98).

Referncias: BARBOSA FILHO, Andr. Gneros radiofnicos- tipificao dos formatos em udio. So Bernardo do Campo: Instituto Metodista de Ensino Superior, 1996. BELTRO, Luiz. Folkcomunicao: teoria e metodologia. So Bernardo do Campo: UMESP, 2004. CALABRE, Lia. A era do rdio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. CSAR, Cyro. Rdio- a mdia da emoo. So Paulo: Summus Editorial, 2005. DOMINIK, Joseph R. the portable friend: peer group membership and radio usage. In: Gumpert, Garry; CATHCART, Robert. Oxford: Oxford University press 1979. LAZARSFELD, P. F; BERELSON, B. e GAUDET, H. The peoples choice: how the voper makes up his mind in a presidential complain, New York: University press. (1944) MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicao. Rio de Janeiro: PensamentoCULTRIX, 1988. NOGUEIRA, Silvia Garcia. Todo radialista ouvinte: consideraes sobre os papeis desempenhados no universo radiofnicos. Santa Catarina: UFSC, 2010. OLIVEIRA, Luiz Andr Ferreira de. Getlio Vargas e o desenvolvimento do rdio no pas: um estudo do rdio de 1930 a 1945. Rio de Janeiro, FGV, 2006. WOITOWICZ, Karina Janz. Nas ondas da PRJ-2 Fragmentos da histria dos 64 anos na Rdio Clube ponta-grossense pelas vozes da emissora. Florianpolis, 2004. UM POUCO DE NS. Disponvel <WWW.prj2.com.br/site/conteudo.aspcad=110159>.acesso em: 03mar.2011. ENTREVISTAS: Costa, Ney. Realizada em 02 de maro de 2011. Maria do Amparo Fernandes, Diniz. Realizada em 04 de maro de 2011. em:

Vous aimerez peut-être aussi