Vous êtes sur la page 1sur 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CINCIAS PROF MILTON SANTOS COMPONENTE CURRICULAR: TECNOLOGIA E CIDADE DOCENTE:

: DOUTOR RENATO GIGANTE FERRAZ DISCENTE: ALBERTO PEREIRA DE CARVALHO CURSO: BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM HUMANIDADES, REA DE CONCENTRAO ESTUDOS DAS CIDADES

O CORPO ESTTICO E A FABRICAO DO HOMEM

RESUMO: O corpo humano uma construo cultural nas mais variadas concepes e nas fronteiras tecnocientficas de cada faixa cronolgica. Segundo Jean-Paul Sartre o homem nasce condenado liberdade. PALAVRAS CHAVE: Corpo, biologia sinttica SUMMARY: The human body is a cultural construction in various techno-scientific concepts and borders of each chronological age. According to Jean-Paul Sartre was born a man condemned to freedom. KEY WORDS: Body, synthetic biology. INTRODUO O corpo humano uma construo cultural sujeito a modificaes que no so recentes. Elas esto inseridas nas variadas concepes culturais e nas fronteiras tecnocientficas de cada faixa cronolgica. Atualmente vrias das antigas limitaes do corpo so dominados e os auxlios tornam-se mais numerosos e comuns. A venerao ao corpo por si s procura encontrar um modelo de vida conveniente e evidencia o aspecto exterior e o poder criador com que realizado. Somos acometidos de tamanha surpresa fruto das inmeras informaes para revigorar e embelezar o corpo e somos capazes de vencer tudo que no concordamos, que gera-se o descontentamento, contrrio aos padres celebrados na mdia, visto que h possibilidade de mudanas diante do que diferente do padro. O objetivo das mudanas tornar o corpo o mais adaptvel possvel s necessidades.
A pesquisa O homem-satlite - Esttica e mutaes do corpo na sociedade tecnolgica teve como preocupao principal identificar como as pessoas, particularmente os baianos, se posicionam e quais as suas expectativas diante das transformaes do corpo na contemporaneidade.

H mltiplas possibilidades de se aprimorar o corpo atravs do vesturio, hbitos de higiene e prtica de esportes, teraputica ocupacional, regimes alimentares, cirurgias plsticas, transplantes de rgos, implantes, manipulao gentica tudo utilizado como meios de aperfeioamento do corpo. (COUTO, 1999).

H tambm a influncia do cinema na abordagem desse tema, onde os cineastas exploram e criam imagens de um corpo interagindo com a tecnologia gerando, conseqentemente, desempenho acima do natural. Essa descoberta despertou o autor de O Homem-Satlite para um segundo estudo, intitulado Vozes e imagens do corpo nas telas. Nessa etapa ele analisou trs filmes de fico cientfica: Robocop, Estados Unidos, 1987, dirigido por Paul Verhoeven; Soldados Universais, Estados Unidos, 1992, dirigido por Roland Emmenich e O Passageiro do Futuro, Estados Unidos, 1992, dirigido por Brett Leonard. Sem querer relatar os roteiros, ele salienta as inovaes e as referncias do aperfeioamento corporal. O exame minucioso de cada filme se d em trs fases: o contexto urbano-social que deu origem aos experimentos da mixagem homem-mquina, o prprio modo como o corpo do personagem construdo, sua aparncia e as performances fsica e mental desenvolvidas pelo corpo tecnologicamente aperfeioado. Tanto os entrevistados quantos os filmes revelam certa confiana no aperfeioamento fsico, corroborado numa crescente mixagem homem-mquina. Essa comprovao estimulou o autor a elaborar o terceiro estudo, intitulado Os donos das vozes do corpo, que reflete o comportamento das pessoas, o culto e o destino do corpo na sociedade tecnolgica. Homemmquina como um meio de unio entre o humano e o tcnico. Da conclui o autor que o processo contnuo de atualizao corporal ambicionado, exigido e perseguido. Podemos dizer que mecanizar o corpo defend-lo e o corpo que no se atualiza tecnicamente torna-se antiquado. Como argumento para fundamentar sua tese o autor diz ser necessrio a mecanizao do corpo como forma de insero na era tecnolgica sua atualizao ininterrupta e que a vida humana se tornou impossvel sem a superviso total desses objetos tcnicos. Assim como os satlites artificiais esto em toda parte: em um curto perodo de tempo a vida humana se tornou impossvel sem a superviso total desses objetos tcnicos. Na atualidade toda essa

tecnologia aparentemente distante se tornou demasiadamente prxima sendo imprescindvel a utilizao de toda essa mecanizao para abastecer o corpo de nanotecnologias para que ele se torne um satlite. a mecanizao como insero tecnolgica. No principio do sculo XXI, pesquisadores se reuniram na Universidade da Groenlndia para lanar um manifesto em defesa da biologia sinttica. Nele esclarece que as profundas mudanas climticas globais, na sade e nos recursos hdricos seriam resolvidas atravs de aes desenvolvidas no mbito da referida biologia. Todavia o que a sociedade deveria estar era atenta, no intuito de preservar os princpios ticos. Haja vista que o avano tecnolgico e a hegemonia capitalista faz com que no haja nenhuma limitao. Jean-Pierre Dupuy afirma que passada trs dcadas as aes desenvolvidas que pode trazer nominao srias consequncias visto que, tal qual a denominao de um remdio que faz cessar a dor com o nome de biologia sinttica a fabricao da vida. Uma das tecnologias que vem sendo desenvolvidas a nanotecnologia. Que por definio da cincia significa 109 = 1/1.000.000.000 (um bilionsimo). J o prefixo nano vem da palavra grega nanos. Que na nossa lngua latina designa ano. As nanotecnologias tem o propsito de fabricar materiais inteiramente novos inexistentes na natureza, fazendo com que o mesmo corpo qumico adquira particularidades de modo completamente novas no estado de nanopartculas. Assim na sociedade de consumo, segundo Baudrillard, existem novas invenes, novos objetos com intuito de incentivar o consumidor na aquisio de novos produtos de modo existir constante renovao de novos objetos. Na lgica do conceitua-se como uma manipulao de signos tendo em vista os valores simblicos de criao e de uma relao simblica. Com isto se d mais valorizao a relao que o indivduo tem com o objeto, sendo possvel dar inmeras significaes ao mesmo objeto, visto que estamos numa sociedade consumista.

de grande importncia atualmente o corpo que se tornou objeto de salvao em virtude das mais variadas formas utilizadas pela publicidade, na medida em que est na moda hoje o culto ao corpo. Assim no corpo se investe para que ele possa trazer bons resultados e produzir frutos. Para alcanar seu objetivo a publicidade atravs utiliza-se da arquitetura, do corpo da mulher nu e ou do homem para provocar desejo no comprador de mercadorias, exibindo a facilidade e a necessidade da transio da apropriao de objetos na compra. De modo que o corpo e a beleza contribuem nas vendas. A mudana um dos grandes temores da humanidade. Medo de perder o que se conquistou o que obteve em lutas e os benefcios que se conseguiu alcanar, trocar essas garantias por algo incerto que poder ser melhor ou no. O temor em arriscar em seguir determinado caminho quando j estamos acostumados nossa vida cotidiana. O ser humano por natureza tem medo de se arrepender de ter mudado, de ter escolhido um caminho diferente. Mas o que as pessoas no percebem que a dvida de no termos arriscado nos persegue para o resto de nossa vida, ou seja, muito pior nos arrependermos por algo que deixamos de fazer do que por algo que fizemos.

Hannah Arendt, em seu livro, A condio humana, j conjecturava acerca do homem do futuro:
O mundo artifcio humano separa a existncia do homem de todo ambiente meramente animal; mas a vida em si permanece fora desse mundo artificial, e, atravs da vida, o homem permanece ligado a todos os outros organismos vivos. Recentemente a cincia vm-se esforando por tornar artificial a prpria vida, por cortar o ltimo lao que faz do prprio homem um filho da natureza. (...) Esse homem futuro, que segundo os cientistas ser produzido em menos de um sculo, parece motivado por uma rebelio contra a existncia humana tal como nos foi dada um dom gratuito vindo do nada (secularmente falando), que ele deseja trocar, por assim dizer, por algo produzido por ele mesmo.

Dupuy cita Hannah a qual enunciou que talvez ganhemos a imortalidade, mas perdemos ento o sentido da vida. E de forma mais aprofundada ela diz:
O perigo maior e o mais atroz para o pensamento do homem consistiria em que aquilo que um dia ele pensou seja anulado pela descoberta de um fato qualquer que at o momento permaneceu desconhecido; por exemplo, pode acontecer que chegue um dia em que os homens se tronem imortais, e tudo aquilo que j pensamos em relao morte e sua profundidade se tornaria ento simplesmente risvel. Seria possvel dizer que este preo elevado demais como contrapartida pela supresso da morte.

Ainda segundo Jean Pierre Dupuy a liberdade no cessa de anular, tudo que a ela resiste. O homem essencialmente criatura buscar ser o criador de si mesmo e s a ele mesmo dever a liberdade. Viver em uma incerteza de ter escolhido ou no aquele caminho, de se se teria sido o melhor a fazer ou no, e nos perseguir at ao fim da nossa vida. Uma srie de princpios e dogmas faz com que o ser humano pense duas vezes se aceitam ou no as mudanas, talvez por falta de coragem, por medo, por receio, ou seja, por uns diversos motivos o ser humano hesita a essas mudanas.

No texto de Jean-Pierre Dupuy Fabricao do homem e da natureza, temos o retorno da discurso secular entre os dogmas da moral e sobre a liberdade da cincia. Pode a cincia criar e moldar conforme o seu propsito um ser humano? Essa questo pendura h muito em nossa sociedade e, quanto mais sociedade amadurece a cincia vai ganhando espao frente aos dogmas morais.

Assim podemos afirmar que numa cidade beira mar, com um vero que dura praticamente o ano inteiro, multicultural como Salvador, a valorizao da aparncia, do corpo esbelto e atltico sempre intensificado por meio da biotecnologia, sempre reconstrudo, tornou-se cada vez mais possvel elaborar a verso do prprio corpo para cada estao, necessria e apropriada para o desempenho que se quer mostra-se.

Ora no podemos tambm esquecer que Nietzsche, no entender de Sloterdijk, dentro do qual dever se realizar a definio do ser humano do futuro e postula oposies de interesses essencial para o que est porvir - saber: a demanda entre os que criam o ser humano para ser pequeno e os que criam para ser grande. Considerando ento a seriedade e a dimenso da questo levantada por Nietzsche, Sloterdijk enfatiza a necessidade de regras para o parque humano, assumindo a responsabilidade que os grandes perodos do gnero humano so perodos de deciso poltica quanto a espcie. Assim, uma deciso politica quanto espcie certamente no ser trivial.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

COUTO, Edvaldo. O Homem-Satlite Esttica e mutaes do corpo na sociedade tecnolgica Ideaao, Feira de Santana, n. 3, p.201-205, jan./jun. 1999. DUPUY, Jean-Pierre. Fabricao do Homem e da Natureza. P. 25, 26; Este texto faz parte de um projeto de pesquisa intitulado o futuro do humano, desenvolvido com o auxlio de uma bolsa de Produtividade em pesquisa do CNPq, a partir de maro de 2006. BAUDRILLARD, Jean. A Sociedade de Consumo - Edies 70, LDA, Outubro de 2008. AUG, Marc. Por Uma Antropologia da Mobilidade Editora Unesp, 2010. ARENDT, Hannah. A condio humana. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 1993.

Vous aimerez peut-être aussi