Vous êtes sur la page 1sur 18

CAPITULO 3

A Produo de Bens e Servios

Bens noo e classificao Produo e proceso produtivo Sectores de actividade produtiva Factores de produo noo e classificao

Bens noo e classificao

A actividade produtiva permite efectuar a produo de bens econmicos. Os bens econmicos so bens raros ou produo do homem. Sendo os factores de produo raros, os bens econmicos tambm o so.Opoem-se portanto aos bens livres, que so bens existentes em abundancia, no sendo necessrio qualquer trabalho para deles benefeciar (ar, sol, e por vezes, gua). As preocupaes ecolgicas tendem, entretanto, a mostrar que se tratam de bens cada vez menos livres. Os bens econmicos podem ser objecto de diferentes classificaes, de acordo com os seguintes critrios: a natureza fsica dos bens, a utilizao dos bens, a durao dos bens e as relaes entre os bens. Assim, teremos a seguinte classificao dos bens:

Critrio da natureza fsica dos bens:

- Bens materiais: os bens podem assumir uma forma material, tais como uma cadeira, uma mquina, etc.

- Servios: os bens podem, no entanto, no se concretizar num objecto fsico, limitando-se a constituir um acto, ou seja, um servio, como os servios prestados pelos Bancos e pelas Companhias de Seguros.

Critrio da utilizao dos bens:

- Bens de produo: so bens que permitem produzir outros bens, por exemplo, o tear utilizado na indstria txtil.

- Bens de consumo: so bens que satisfazem de imediato as necessidades dos consumidores como a alimentao, vesturio, servios, etc.

Critrio da durao dos bens:

- Bens duradouros: so aqueles cuja utilizao se estende por um perodo de tempo bastante longo o caso das empilhadoras, das televises, etc.

- Bens no duradouros: so os bens que so destrudos durante o acto de utilizao por exemplo, o po, as bebidas, etc.

Critrio das relaes entre os bens:

- Bens substituveis: so aqueles que podem ser substitudos uns pelos outros para satisfazer a mesma necessidade o caf pela chicria ou o vinho pela cerveja

- Bens complementares: so os bens que s satisfazem a necessidade a que se destinam desde que utilizados conjuntamente com outros bens caso do automvel e a gasolina.

Produo e processo produtivo

Produzir consiste em criar bens e servios. Mas o economista reserva uma definio mais precisa para a noo de produo como o trabalho e o capital , que as unidades produtivas utilizam em propores variveis, criando assim nova riqueza na economia.

Num sentido corrente, a produo designa a actividade econmica que consiste em criar bens e servios. A produo aparece de incio como resultado de um trabalho produzido pelo homem. H dois elementos distintos que permitem definir a produo. O facto de os bens produzidos se transaccionar num mercado, ou ento o facto de eles serem resultado de um trabalho remunerado. O INSEE e a Contabilidade Nacional do a seguinte definio de produo: a actividade economicamente, socialmente organizada, que consiste em criar bens e servios que se transaccionam habitualmente no mercado, ou obtidos a partir de factores de produo (especialmente o trabalho e as mquinas igualmente transaccionveis no mercado) .

Sectores de Actividade

A classificao da actividade econmica em trs sectores devida ao economista australiano Colin Clark nos anos 40. Um sector compreende ento o conjunto das empresas que tm a mesma actividade principal, tendo cada empresa uma nica actividade principal. O sector primrio corresponde ao conjunto das actividades produtoras de matrias-primas (agricultura, minas). O sector secundrio diz respeito s actividades industrial considerado em sentido lato (energia, industrias agro-alimentares, industria de bens de produo e de bens de consumo, construo e obras pblicas). O sector tercirio inclui todas as actividades que no esto classificadas nos dois outros sectores. Trata-se dos servios, quer sejam mercantis (comrcio, transportes e

telecomunicaes, turismo, servios prestados s empresas e s famlias) ou no mercantis (sade, por exemplo). Os servios so bens imateriais que podem se produzidos em todos os tipos de actividades. Certas medidas de produo fizeram da produo destes bens a sua actividade principal. Distingue-se hoje, por vezes, um subconjunto do sector tercirios chamado sector quaternrio, incluindo o conjunto dos servios ligados informao e comunicao (imprensa, informtica, publicidade, etc.). A classificao da populao activa em trs sectores muito cmoda, mas ela tambm tem limitaes porque as actividades de servios se desenvolvem no prprio interior das empresas industriais (gesto, servios informticos, etc.) enquanto os prprios servios utilizam cada vez mais materiais industriais (telecomunicaes, transportes, etc.) Assiste-se portanto a uma terciarizao do sector secundrio, `qual responde uma secundarizao do sector tercirio.

Factores de Produo

Para realizar a actividade produtiva, o Homem necessita de dispensar energia fsica e intelectual (trabalho), de assegurar a utilizao de outros bens (capital), no esquecendo as matrias-primas1. Assim, trabalho e capital so dois factores essenciais produo e produzir consiste em combin-los, de forma a obter bens e servios. Da combinao dos factores trabalho e capital depender tambm a eficcia da produo.

Trabalho Factores de Produo Ou Factores Produtivos

Recursos Naturais1

Capital

O trabalho ento o esforo humano, fsico e intelectual, desenvolvido na produo, capital as diversas formas de riqueza empregues na obteno de novas riquezas e os recursos naturais a base de todo o processo produtivo.
Texto de Apoio A escassez dos recursos naturais Com a passagem dos tempos, o homem modifica a disponibilidade dos recursos naturais pela descoberta de novos usos para os recursos que, antes, tinham pequena ou nenhuma aplicao econmica para eles. Alguns recursos hoje essenciais para o Homem eram, no passado, de pequena importncia h cem anos o petrleo dificilmente poderia ser encarado como recurso de extremo significado, a ponto de a sua falta ser capaz de provocar a quase paralisia de todo o processo produtivo das moderna economia. Quando o estado tecnolgico alterado pela inovao as caractersticas econmicas, e muitas vezes, tambm fsicas, de um dado recurso natural, podem ser igualmente alteradas. Novas tecnologias de perfurao podem aumentar os recursos de petrleo e de gs, novas sementes podem proporcionar aumentos substanciais no cultivo de certos bens. Desta forma, quando a tecnologia evoluir, a base dos recursos naturais tende a alterar-se.

autores que no incluem o factor Recursos Naturais como factor de produo. O factor de produo resursos naturais inclui todas as componentes do proceso produtivo que so disponibilizadas pela natureza e como tal no so objecto de qualquer transformao prvia. Os recursos naturais esto na origem de todo o precesso produtivo e podemos classificlos em, recursos naturais no renovveis (aqueles que se esgotaro um dia ) e os recursos naturais renovveis (aqueles que no se esgotam, possibilitando mltiplas utilizaes sem que umas condicionem as outras.

O Capital2

No sentido vulgar, o termo capital pode ser utilizado como sinnimo de patrimnio ou riqueza, ou seja, um conjunto de bens que um indivduo ou um grupo de indivduos possui. No entanto, em sentido econmico, nem todo o patrimnio constitui capital. Com efeito, o conceito econmico de capital abrange apenas o conjunto de bens (riqueza) que so utilizados na actividade produtiva, isto , aqueles que se destinam obteno de novas riquezas. Assim, quando o patrimnio no utilizado na actividade produtiva, ele constitui apenas riqueza. Se por exemplo um industria adquiri um andar para habitao prpria, esta ser considerada riqueza ou patrimnio. No entanto, se o mesmo indivduo adquirir um andar para instalar os escritrios da sua empresa, ento, neste caso, ser considerado capital.

CAPITAL

Capital Financeiro

Capital Tcnico

Capital Circulante

Capital Fixo

Capital Financeiro: o capital financeiro constitudo pela moeda e pelo conjunto de valores mobilirios, tais como, aces, obrigaes, ttulos de tesouro, etc. Igualmente se inclui no capital financeiro o
Existem livros que incluem o capital humano e o capital humano. De facto estes dois factores so importantes. O primero referente a todos as matrias-orimas, mas como j se inclue este tipo custos nos factores de produo recursos naturais, preferi suprimi-los do corpo do texto. Quanto ao capital humano, est subjacente, como bvio no factor de produo trabalho, de ralar que aqui realado todo o percurso feito pelo trabalhador, tais como, a aquisio de conhecimentos e a experiencia profissional.
2

ouro e os movimentos de capitais entre pases e/ou organismos internacionais (emprstimos, lucros de empresas, etc.)

Capital Tcnico: o conjunto dos bens de produo que permitem a obteno dos bens de consumo (por exemplo: edifcios, mquinas, matrias-primas). - capital circulante: os bens que so destrudos ou transformados durante o proceso produtivo, constituem o capital circulante, como por exemplo, a energia elctrica (matria subsidiria) e as matrias-primas; - capital fixo: os bens so utilizados no decorrer de vrios processos de produo, como por exemplo, as mquinas, a viaturas, etc., constituem o capital fixo.

O Trabalho Um dos factores de produo a fora de trabalho3. Esta a capacidade do Homem desempenhar uma tarefa que se concretiza na
Nos finais do sculo XVII surge a manufactura, uma nova unidade de produo que se caracterizava por concentrar no mesmo local vrios trabalhadores e a sua grande inovao foi o facto de cada um dos trabalhadores executar uma tarefa determinada. Esta especializao do trabalhador s foi possvel porque se tinha decomposto a produo de um dado bem em vrias tarefas ou operaes elementares. Este acontecimento designa-se por diviso do trabalho. A diviso do trabalho pressupe que cada tarefa ou operao seja realizada por um ou vrios trabalhadores, ou seja, os trabalhadores passam a efectuar um trabalho especializado e parcelar. As vantagens da diviso do trabalho foram desde logo reconhecidas, pois a especializao do trabalhador numa nica tarefa permitiu que estes aumentassem a preciso e a rapidez na execuo dessa tarefa e consequentemente, economizasse tempo. Deste modo esto criadas as condies para se obter uma maior eficcia do factor trabalho. A Revoluo Industrial e as inovaes tecnolgicas introduziram a maquinofactura, isto , a fbrica. Esta nova unidade de produo requeria uma especializao do trabalho cada vez maior, devido s novas tarefas que surgiram associadas introduo das mquinas na produo industrial; por sua vez, a especializao do trabalho no parou de contribuir para uma maior eficcia da fbrica. A especializao do trabalho contribuiu de varias formas para a eficincia da fbrica. Dividindo o trabalho em pequenas tarefas, o processo de produo era muito simplificado e os trabalhadores podiam tornar-se rapidamente peritos nas suas actividades. Alm disso, a produo transformou-se num processo contnuo: demoras dispendiosas no transporte de um local para outro foram eliminadas. E como o trabalho passou a consumir menos energia do trabalhador, a velocidade de produo foi acelerada. Mas por outro lado, o trabalho torna-se cada vez mais mecanizado, montono, impessoal e repetitivo. A realizao contnua das mesmas tarefas podem provocar o enfraquecimento das capacidades intelectuais e criativas do
3

transformao de objectos de trabalho atravs da utilizao de determinados meios de trabalho. Em sentido lato, podemos dizer que o trabalho toda a actividade humana que leva produo de bens e servios e pela qual se aufere uma remunerao.

O trabalho pode assumir diversas formas, tendo em conta as caractersticas das funes desempenhadas no processo produtivo, consoante o tipo de esforo predominantemente desenvolvido e a natureza das funes desempenhadas. Assim, podemos distinguir:

- trabalho directo: o trabalhador transforma as matrias-primas em produtos acabados, utilizando para tal os meios de trabalho, est a realizar uma actividade que exige o contacto directo com as matriasprimas e realiza-se, sobretudo, nas oficinas e nos campos;

- trabalho indirecto: existem actividades que no exigem o contacto do trabalhador com as matrias-primas, como acontece com a generalidade das actividades comerciais, administrativas e de prestao de servios;

- trabalho no qualificado (simples): para a execuo deste trabalho no so requeridos conhecimentos ou tcnicas especiais. Por exemplo, o trabalho executado pelo porteiro ou servente de pedreiro pode ser executado por qualquer indivduo, no exigindo para esse efeito qualquer qualificao ou preparao especfica, so trabalhos simples;

trabalhador. Um perigo a ter em conta, a cristalizao profissional, o desemprego tecnolgico e a desmotivao.

- trabalho qualificado (complexo): para a sua execuo so necessrios conhecimentos especficos. Por exemplo, o trabalho executado na indstria, servios, etc., a generalidade das tarefas que os indivduos desempenham exige preparao escolar ou profissional prvia;

- trabalho fsico: aquele em que predomina o esforo directo do Homem. No entanto o Homem pode utilizar quer mquinas, quer ferramentas e utenslios. No primeiro caso consideraremos que se trata de trabalho mecnico, como por exemplo, o trabalho de um tractorista, de um serralheiro, mecnico, etc. No segundo caso tratarse- de trabalho manual, como por exemplo, o trabalho de um jardineiro ou de um pedreiro de construo civil;

- trabalho intelectual: aquele em que o esforo desenvolvido predominantemente intelectual. Teremos como exemplo, entre outros, o trabalho dos mdicos, dos advogados, dos professores, dos programadores, etc.

- trabalho de execuo: aquele que consiste, em grande parte, na aplicao de conhecimentos ou tcnicas j adquiridas, como por exemplo, o trabalho do empregado de escritrio, do vendedor, etc.

- trabalho de inveno: o trabalho de carcter investigativo ou de pesquisa nos vrios domnios do saber, por exemplo, o trabalho do investigador cientfico, etc.

- trabalho de direco: a actividade desenvolvida que consiste em orientar e coordenar grupos de trabalhadores. Por exemplo, as

actividades

desenvolvidas

pelos

gestores,

pelos

chefes

de

departamento, etc.

O factor trabalho num pas corresponde ao conjunto da populao em condies para participar no processo produtivo. Este conjunto da populao residente recebe o nome de populao activa. Ao conjunto de indivduos excludo por o conjunto acima apresentado d-se o nome de populao inactiva, ou seja a parte da populao que no faz parte do processo produtivo. A populao activa constituda por todos os indivduos com capacidade produtiva e que, em simultneo, apresentam idades inferiores aos 65 anos e iguais ou superiores aos 15 anos de idade. A populao activa constituda por: - empregados; - desempregados. Depois de conhecermos os conceitos de populao activa e inactiva podemos estudar a taxa de actividade de um pas ou de uma dada regio. A taxa de actividade d-nos a relao percentual entre a populao activa e a populao total anual.
Taxa de actividade = Populao Activa Populao Total x 100

O INE considera desempregados nos sentido restrito os indivduos que, no estando empregados, fizeram diligncias para encontrar emprego, nos trinta dias anteriores ao inqurito ao emprego e estavam disponveis para trabalhar. Com efeito, importante conhecer-mos o peso do desemprego no total da populao activa. Para isso habitual calcular-se a taxa de

desemprego que estabelece a relao entre a populao desempregada e a populao activa de uma pas, num determinado perodo de tempo, sendo calculada atravs da frmulas:
Taxa de Desemprego = Populao Desempregada Populao Activa x 100

Combinao dos factores de produo

A combinao dos factores produtivos utilizada para encontrar um ponto de equilbrio entre as quantidades produzidas e as quantidades vendidas, pelo que, quando a procura diminui tambm a produo ter de diminuir, para isso, ajustar-se- os factores produtivos (eventualmente, dispensando trabalhadores, isto modificando uma das variveis dos factores de produo)4, fazendo assim uma anlise de curto prazo. Quando se ajustam todas a variveis de produo estamos a efectuar uma anlise de longo prazo. A relao tcnica representativa da combinao dos factores de produo recursos naturais, trabalho e capital e o nvel de produo designa-se por funo de produo.

F = f (L,K,T)

F > nvel de produo (quantidade produzida de um bem) L > quantidade de trabalho utilizado no proc. produtivo K > quantidade de capital utilizado no proc. Produtivo T > quantidade de recursos naturais utilizados no proc. Produtivo
No imediato (curto prazo) as empresas apenas podem reduzir ou diminuir a utilizao do factor trabalho para responder maior ou menor procura do mercado. Quando fazemos apenas variar um dos factores de produo, mantendo os restantes fixos, estamos a fazer uma anlise de curto prazo. Pelo contrrio, quando alteramos a quantidade utilizada de todos os factores de produo numa empresa, para responder s necessidades do mercado, estamos a fazer uma anlise de longo prazo.
4

Produtividade
Texto de Apoio O que a Produtividade? Define-se produtividade como a relao entre uma certa medida de out-put e outra medida de input. A produtividade um indicador que ilustra a eficincia de um dado sistema produtivo. A produtividade, assim, uma medida entre as entradas e as sadas, entre benefcios e custos, entre eficcia e eficincia. Se entendermos por eficcia o fazer as coisas certas e por eficincia fazer as coisas bem, entendermos a produtividade trata de fazer as coisas bem. O trabalho a componente mais importante da produtividade, mas o seu melhor desempenho est associado tambm utilizao de outros recursos do sistema produtivo. A produtividade do trabalho constitui a medida mais corrente da produtividade. E verifica-se que para uma mesma intensidade de trabalho este indicador tanto maior quanto melhor a organizao da empresa, quanto mais modernos os equipamentos, quanto mais evoludas as tecnologias utilizadas em toda a cadeia de valor.

A produtividade mede a eficincia da utilizao da utilizao dos factores de produo. Para o efeito podemos calcular a produtividade mdia dos factores de produo em termos fsicos e monetrios.
Produtividade mdia do trabalho em termos fisicos
5

quantidade produzida quantidade do factor trabalho empregue6

Produtividade mdia do trabalho em termos monetrios

quantidade produzida valor do factor trabalho empregue6

A produtividade total represanta a produo mdia dos factores de produo utilizados no proceso produtivo. Com o clculo da produtividade total procura-se pr em evidncia os resultados da interveno de todos os factores de produo, os resultados mdios da produo, ou seja, mede a eficcia de cada combinao dos factores de produo. A produtividade total calculada com a seguinte expresso:
5

O clculo da produtividade mdia em termos fsicos apresenta algumas limitaes: - a dificuldade em comparar bens expressos em unidades fsicas diferentes (como comparar a produtividade do trigo com o da industria de jeans); - a dificuldade em comparar factores de produo com caractersticas diferentes (mquinas de produo de sabonetes com mquinas agrcolas); - a dificuldade de comparar bens do mesmo tipo com qualidades diferentes (como comparar em termos fsicos a produo de queijo da serra com a de queijo flamengo). O clculo da produtividade mdia dos factores de produo pode ser realizada em termos monetrios, ultrapassando-se assim as limitaes apresentadas pelo clculo da produtividade fsica. 6 Se alterarmos a factor trabalho pelo factor capital ou matrias-primas, obtemos a produtividade mdia do capital e da matria-prima, respectivamente (em termos fsicos e monetrios)

Produtividade total

valor da produo valor dos factores de produo empregues

de constar que quando calculamos a produtividade mdia do trabalho vai dependender do nmero de trabalhadores e as unidades que todos os trabalhadores produzem, pelo que quando atingimos um certo nmero de trabalhadores (no alterando os outros factores de produo) vemos que a produo diminui. Esta constatao permite-nos enunciar a lei dos rendimentos decrescentes. A leis dos rendimentos decrescentes estabelece que, se adicionarmos unidades sucessivas de uma factor varivel e um factor fixo, os aumantos da produo a partir de certo ponto so cada vez menos. Tal podemos observar no exemplo que aseguir se expoem. Suponhamos que certa unidade de produo possui determinada quantidade de capital, por hiptese, 50 hectares de terra (preparada para a produo de um cereal), um tractor e uma ceifeira-debulhadora. Consideremos, ainda, que esse capital se encontra, inicialmente, combinado com uma fora de trabalho de 10 trabalhadores, sendo a produo anual de 400 toneladas de cereal por ano. Aceitemos que o factor trabalho susceptvel de variar sendo o factor capital considerado como uma grandeza fixa. Naturalmente, e mesmo antecipando os valores numricos que de seguida se apresentam, imediato dizer que a partir de certa altura mais trabalhadores no significam acrscimo de produo pois, por exemplo, a ceifeira debulhadora s pode ser utilizada por um trabalhador de cada vez. Mas, vejamos:

Gradualmente, foram-se contratando mais trabalhadores que se combinaram com o capital existente, tendo sido apurados os seguintes resultados: - a admisso do 11 trabalhador trouxe um aumento de produo de 30 toneladas/ano; - a admisso do 12 trabalhador trouxe um aumento de produo de 42 toneladas/ano; - a admisso do 13 trabalhador s acarretou um aumento de produo de 36 toneladas/ano; - a utilizao do 14 trabalhador saldou-se por um acrscimo de 24 toneladas/ano; - com a admisso do 15 trabalhador a produo foi de 14 toneladas/ano;

Este exemplo j nos permite inferir sobre a Lei dos Rendimentos Decrescentes e pode traduzir-se no quadro seguinte:
Capital (sempre fixo) 50 hectares 1 tractor 1 ceifeira-debulhadora Trabalhadores 10 11 12 13 14 15 Produo (toneladas) 400 430 472 508 532 546 Produtividade Marginal -----30 42 36 24 14

Produtividade marginal: a produtividade resultante da utilizao de mais uma unidade de factor produtivo (neste caso, um trabalhador);

Economias de Escala (custos fixos e custos variveis)

Uma combinao ptima de factores produtivos indispensvel a uma produo racional. A Lei das Economias de Escala, para alm da questo da combinao ptima dos factores produtivos, leva-nos a considerar a dimenso ptima das unidades produtivas. De facto, contrariamente situao de que se parte para o estudo da Lei dos Rendimentos Decrescentes variao de um dos elementos da produo mantendo-se invarivel os restantes coloca-se-nos a hiptese de podermos fazer variar alguns ou todos os elementos produtivos simultaneamente e, a partir das alternativas possveis, encontrar a dimenso ptima da unidade produtiva. Em princpio, a dimenso ptima ser aquela em que se atinjam os menores custos por cada unidade de produto produzida, com evidentes vantagens para a empresa e para a colectividade menores custos significam melhor produtividade, poupana de recursos, menores preos. Se nos dispusermos a aumentar as propores dos factores produtivos utilizados, trabalho, matrias-primas, equipamentos, etc., obteremos, naturalmente, mais produo. A questo que se coloca prende-se com a existncia, ou no, de proporcionalidade entre o acrscimo de gastos e o acrscimo da produo, isto , se duplicarmos os factores de produo utilizados obteremos o dobro da produo mantendo-se constante o custo unitrio? Ou estaremos perante uma situao diversa, nomeadamente a de diminurem os custos mdios unitrios por fora dos ganhos/poupanas que resultam de uma maior dimenso da produo as chamadas economias de escala? A compreenso desta questo exige que percebamos a forma como varia o custo de produo, total e por unidade, ao longo do processo produtivo, bem como dos respectivos componentes.

De forma simplificada pode dizer-se que o custo de produo comporta dois elementos distintos, dois tipos de custos: os custos fixos e os custos variveis. Os custos fixos (Cf) representam despesas que uma unidade de produo tem de realizar, independentemente das quantidades produzidas, dentro da dimenso para que a empresa foi projectada. Os custos variveis so os que variam consoante as quantidades produzidas. Por exemplo, o custo das matrias-primas, das matriassubsidirias e de quaisquer outros factores envolvidos no processo produtivo, mas que dependam da quantidade produzida. O custo mdio corresponde ao custo total por cada unidade produzida e o custo marginal definido como sendo o acrscimo do custo que se verifica na produo de mais uma unidade de produto. O custo total igual soma de todas as despesas efectuadas pela empresa para realizar a sua produo.

Custos Totais = Custos Fixos + Custos Variveis


Custo mdio total = Custo total Quantidade produzida

Portanto, quanto s economias de escala, podemos dizer que a dimenso de uma empresa est relacionada com a sua capacidade produtiva. Quando aumenta a dimenso de uma empresa, aumenta a sua capacidade produtiva, pois sero utilizadas maiores quantidades dos factores trabalho e capital. Deste modo, se utilizarmos duas vezes mais quer o factor trabalho, quer o factor capital e se a quantidade produzida aumentar mais que duas vezes, ento dizemos que estamos perante uma

economia de escala. Nas economias de escala verifica-se a diminuio do custo de produo unitrio, devido a um aumento da dimenso da empresa. De uma maneira geral, verificamos que nas empresas de pequena dimenso se registam custos unitrios elevados. Este facto normalmente atribudo exiguidade dos capitais existentes, s dificuldades de acesso ao crdito e dificuldade da utilizao de novas tecnologias, entre outros factores. Mas, se estivermos perante uma empresa de grande dimenso, ento verificamos que os custos mdios diminuem devido a uma melhor organizao do trabalho e da direco, uma melhor especializao e acesso a equipamentos tecnologicamente mais avanados, maior facilidade de acesso ao financiamento e economias no que se refere comercializao dos produtos. No entanto, se continuarmos a aumentar a dimenso da empresa, at atingirmos uma empresa de muito grande dimenso, verificamos que os seus custos mdios so elevados devido a diversos motivos7 (nomeadamente a dificuldade de gerir os recursos da empresa, a dificuldade de escoamento das produes ou o aumento do desperdcio de recursos), gerando assim das economias de escala, que mais no so que o facto de as empresas continuarem a expandir-se depois de atingirem a produo ptima.

Quando a quantidade produzida reduzida, o aumento na produo proporcionada a reduo do custo mdio, porque o custo fixo repartido por mais unidades, sobrecarregando menos a produo de cada uma; a partir de determinada quantidade o aumento na produo provoca o agravamento do custo mdio devido saturao (a empresa tem uma capacidade mxima de produo); o nmero ptimo de unidade a produzir corresponde ao ponto de inverso no comportamento do custo mdio total.

Vous aimerez peut-être aussi