Vous êtes sur la page 1sur 10

RELAO ENTRE MDIA, MODA E MEDIANA Caros amigos, estamos de volta!

Hoje, tentarei fazer uma aula sucinta sobre um assunto muito simples e tambm muito importante! Falaremos sobre a relao que h entre as Medidas de Tendncia Central Mdia, Moda e Mediana e o comportamento da Simetria de um conjunto. # Curva de Freqncias: J vimos, no Ponto n10 (Distribuies Simtricas), o que um Histograma. Estamos lembrados? aquele grfico que representa uma Distribuio de Freqncias! Observemos o conjunto abaixo: Classes 0 !-- 10 10 !-- 20 20 !-- 30 30 !-- 40 40 !-- 50 fi 2 5 8 5 2

Construindo o Histograma para este conjunto, teramos o seguinte:

Faamos agora o seguinte: marquemos em cada retngulo do Histograma, em sua parte superior, o ponto correspondente ao Ponto Mdio de cada classe. Ficaramos assim:

Neste momento, voltaremos ao nosso tempo de infncia e ligaremos os pontinhos marcados no histograma acima. Passaremos ao seguinte:

Pgina 1 de 10

Pois bem, amigos! Estamos agora diante de um novo grfico, originado pelo Histograma, o qual chamaremos de Polgono de Freqncias! Primeira concluso de hoje: o Polgono de Freqncias um grfico, representativo da Distribuio de Freqncias, obtido quando ligamos os Pontos Mdios das classes do conjunto, marcados na parte superior dos retngulos do Histograma! J houve uma questo terica sobre esse grfico em uma prova da ESAF. Veremos nos exerccios do fim da aula! Agora Polgono de o Polgono curvilneo, que vem! Se quisermos aproximar estas retas que formam o Freqncias para uma curva, ou seja, se quisermos suavizar de Freqncias, fazendo com que suas retas tomem aspecto teramos algo parecido com o seguinte:

Esta curva, que consideraremos apenas uma suavizao do Polgono de Freqncias, a chamada Curva de Freqncias, e tambm (como vimos) ser representativa de uma Distribuio de Freqncias! Essa considerao que estamos fazendo (curva como mera suavizao do Polgono) apenas uma aproximao (que fique bem claro isso!) e que, para efeito de concurso, nos ajuda e no nos prejudica em nada! Portanto, aceitaremos dessa forma! Ou seja, percorremos este caminho at aqui, para concluir que uma Distribuio de Freqncias pode ser representada por uma Curva! Agora uma pergunta: o que podemos dizer acerca desta Distribuio de Freqncias que estamos estudando? Nem precisa pensar muito! De cara, respondemos que se trata de uma Distribuio Simtrica!

Pgina 2 de 10

Ora, j vimos nas aulas precedentes (nas Dicas de Ouro da Mdia, Moda e Mediana) que quando uma Distribuio de Freqncias simtrica, teremos que a Mdia ser igual Moda e Mediana. Certo? No caso de um conjunto simtrico com nmero mpar de classes, sabemos que: Mdia = Moda = Mediana= Ponto Mdio da Classe Intermediria! Passando essa informao para nosso grfico, teremos:

Mdia=Mo=Md J sabamos praticamente tudo o que foi dito at aqui! Agora consideremos as duas outras situaes, quando a Distribuio de Freqncias no for simtrica, ou seja, quando o conjunto apresentar assimetria! Observemos o conjunto abaixo (emprestado do Ponto n10!): Classes 0 |--- 10 10|--- 20 20|--- 30 30|--- 40 40|--- 50 50|--- 60 60|--- 70 70|--- 80 80|--- 90 90|--- 100 100|--- 110 fi 2 6 11 15 8 7 6 4 3 2 1 acima, como j o

Se traarmos o Histograma para esse conjunto fizemos no Ponto n10, teremos o seguinte:

Pgina 3 de 10

Saltando os passos de marcar os pontinhos (os Pontos Mdios!), e de lig-los (formando o Polgono de Freqncias), teremos (aproximadamente) a seguinte Curva de Freqncias:

Tomemos agora mais um conjunto, qual seja: Classes 0 |--- 10 10|--- 20 20|--- 30 30|--- 40 40|--- 50 50|--- 60 60|--- 70 70|--- 80 80|--- 90 90|--- 100 100|--- 110 Para esta Histograma: Distribuio de fi 1 2 3 4 6 7 8 15 11 6 2 Freqncias, teramos o seguinte

Da, se marcarmos os Pontos Mdios de cada classe na parte superior dos retngulos; se traarmos retas unindo esses pontos e construirmos o Polgono de Freqncias; se, enfim, aproximarmos as retas do Polgono de Frequencias para uma Curva de Freqncias, ficaramos aproximadamente com o seguinte:

Pgina 4 de 10

O que temos que aprender agora o seguinte: as duas Curvas de Freqncias que traamos acima, para as duas Distribuies de Freqncias assimtricas, representam exatamente as duas situaes de assimetria possveis! Para melhor distingir essas duas situaes, observaremos seguinte: haver, em cada caso, um lado da curva que tende mais para direo horizontal, enquanto o outro lado tende mais para a vertical. que faremos simples: colocaremos uma setinha no lado que tende para horizontal, e da teremos o nome da nossa assimetria! Vejamos: o a O a

O raciocnio simples: o lado que tende para a horizontal (setinha vermelha) aponta para a direita! Logo, estamos diante de uma Distribuio Assimtrica Direita, ou de Assimetria Positiva! No outro caso, teremos:

Aqui, o lado que tende para a horizontal (setinha vermelha) aponta para a esquerda! Conclumos: estamos diante de uma Distribuio Assimtrica Esquerda ou de Assimetria Negativa!

Pgina 5 de 10

Estamos quase chegando memorizar trs frases curtas sejam: 1o) 2o) 3o)

aos finalmentes! S nos resta agora e simples (as Trs Frases Mgicas), quais A seta puxa a Mdia! A Moda est no topo! A Mediana est no meio!

Ora, estas frases traduzem as caractersticas destas trs Medidas de Posio. Claro! A Mdia sempre influenciada por valores extremos, os quais so atrados pela seta. A Moda o elemento de maior freqncia, e a maior freqncia est no topo (no ponto mais alto da curva!). A Mediana est sempre no meio do conjunto, dividindo-o em duas partes iguais! Da, transpondo as trs frases mgicas para nossos grficos, teremos que:

Moda < Mediana < Mdia Ou seja: sempre que a Mdia for maior que a Mediana, e esta for maior que a Moda, estaremos diante de uma Distribuio Assimtrica Direita, ou de Assimetria Positiva! Teremos ainda que:

Mdia

<

Mediana <

Moda

Traduzindo: quando tivermos a situao em que a Moda for maior que a Mediana, e esta maior que a Mdia, estaremos diante de uma Distribuio Assimtrica Esquerda, ou de Assimetria Negativa! Percebamos que, nesta aula, nosso objetivo no o de aprendermos a calcular os ndices de Assimetria! Isso ser objeto de uma aula futura (se Deus quiser!). Por hora, nossa meta consiste simplesmente em conhecermos o comportamento das Medidas de Tendncia Central, nos casos de Distribuies de Freqncias Assimtricas Direita e Esquerda!

Pgina 6 de 10

Finalmente, quando a distribuio for simtrica, conforme j vimos no incio desta aula, teremos que Mdia, Moda e Mediana sero coincidentes, conforme a Curva de Freqncias abaixo:

Mdia=Mediana=Moda Que outras observaes podemos fazer acerca destes trs grficos conclusivos? 1o) Quando a distribuio for assimtrica, a Mediana estar sempre entre a Mdia e a Moda; 2o) S ser necessrio conhecermos os valores de duas medidas de tendncia central para sabermos se a distribuio assimtrica positiva ou negativa. Particularmente, eu prefiro encontrar Mdia e Moda. Da: Se a Mdia for maior que a Moda, a seta apontar para a direita (lembremos que a seta puxa a Mdia e que o valor maior fica sempre na direita!), logo o conjunto de assimetria positiva (assimtrico direita!); Se a Mdia for menor que a Moda, a seta estar apontando para a esquerda, logo teremos uma assimetria negativa (ou esquerda!). Confesso, com toda honestidade, que em todas as provas que fiz de Estatstica (sobretudo as de AFRF!) sempre desenhei os trs grficos que aprendemos hoje! So rpidos de se fazer, e nos garantem uma questo! E que questo ndice de assimetria, assimtrica esquerda calcular duas medidas trs frases mgicas, e essa? a do tipo que pergunta no o valor do mas apenas se a distribuio simtrica, se ou se assimtrica direita! Da, s temos que de tendncia central, compar-las lembrando das acertar a questo! Faclimo!

# Relao Emprica de Pearson: Aprenderemos agora uma nova frmula, na verdade uma relao entre Mdia, Moda e Mediana, desenvolvida pelo matemtico Karl Pearson. Esta relao tem algumas particularidades! A rigor, para efeito de prova, no a utilizaremos para calcular as Medidas de Posio, a no ser, naturalmente, que o enunciado da questo o exija!! At hoje isso no aconteceu! a seguinte a Relao Emprica de Pearson:
X

- Mo = 3( X

- Md)

Pgina 7 de 10

Por meio desta relao, se conhecermos duas das medidas (Mdia e Moda, ou Mdia e Mediana, ou Moda e Mediana) teremos condies de calcular a terceira! Ocorre que, como j foi dito, tal relao no ser utilizada por ns na prova, exceto se esta determinao estiver explcita no enunciado da questo! Quais seriam as particularidades e condies para aplicao desta relao emprica? So os seguintes: 1o) S se aplicaria a distribuies de freqncia quase simtricas, ou seja, de fraca assimetria; 2o) S se aplicaria a conjuntos unimodais, ou seja, que apresentam apenas uma Moda; 3o) S se aplicaria se o conjunto tivesse um nmero de elementos n bastante elevado. E o mais importante: todas essas condies acima elencadas para a aplicao da relao emprica de Pearson ainda no lhe conferem uma caracterstica de exatido dos resultados. Em outras palavras: mesmo que as condies sejam atendidas, a relao de Pearson nos fornecer apenas uma mera aproximao do resultado real! Talvez por isso nunca tenha sido objeto de prova at hoje! Por conta deste at hoje, no podemos deixar de mencionar esta relao! Alm do mais, quando formos aprender como calcular o ndice de Assimetria de um conjunto, voltaremos a recordar esta relao emprica de Pearson!

De teoria s isso! Passemos aos exerccios propostos para hoje, cujas resolues iniciaro nossa prxima aula! EXERCCIOS DE HOJE Enunciado nico para as Questes de 1 a 5: Para cada um dos conjuntos abaixo, diga se a distribuio de freqncias simtrica, ou assimtrica direita (de assimetria positiva), ou assimtrica esquerda (de assimetria negativa). 01. Trabalhe a Distribuio abaixo: Xi 0 !--10 !--20 !--30 !--40 !--10 20 30 40 50 fi 3 5 8 4 2

02. Trabalhe a Distribuio abaixo: Xi 0 !--15 !--30 !--45 !--60 !--75 !--15 30 45 60 75 90 fi 4 7 11 9 5 2
Pgina 8 de 10

03. Trabalhe a Distribuio abaixo: 0 7 14 21 28 Xi !--!--!--!--!--7 14 21 28 35 fi 7 11 15 9 3

04. Trabalhe a Distribuio abaixo: 9,5 19,5 29,5 39,5 49,5 Xi !--!--!--!--!--19,5 29,5 39,5 49,5 59,5 fi 4 6 7 2 1

05. Trabalhe a Distribuio abaixo: 30 40 50 60 70 80 90 100 110 Xi !--- 40 !--- 50 !--- 60 !--- 70 !--- 80 !--- 90 !--- 100 !--- 110 !--- 120 fi 1 3 7 11 14 11 7 3 1

O importante nestes exerccios ser a memorizao das trs Curvas de Freqncias, caractersticas das trs situaes possveis de simetria de um conjunto. Essa simples teoria pode nos garantir uma questo a mais na prova! Vou abrir aqui um novo parnteses, pedindo a licena de todos, para dizer que AGORA PRA VALER!! Prximo sbado, dia 05 de julho, estaremos iniciando em Fortaleza nossa turma de Matemtica Financeira, cumprindo o programa de Fiscal da Receita, que por sinal o mesmo do Fiscal de Fortaleza, cujo edital acabou de sair!! As aulas acontecero sempre aos sbados pela manh, e o local uma sala que eu prprio organizei. Infelizmente a sala no muito grande, de modo que as vagas so, realmente, limitadas. Comearemos s 8:15h com um mnimo de cinco alunos, ou s 8:30h com qualquer nmero de presentes! (T igual reunio de condomnio!). Contatos para pr-inscrio, pelo nmero (85)91.11.92.21. Quem tiver interesse, por favor ligue com antecedncia para garantir sua vaga. O preo inacreditavelmente promocional!! S vendo! Nossos planos para as aulas vindouras so os seguintes: simulado estilo ESAF (elaborado por este que vos escreve), para efeitos de uma reviso sistemtica de tudo o que vimos at aqui. Na seqncia, passaremos s Medidas Separatrizes e da s to ansiosamente esperadas Medidas de Disperso.

Pgina 9 de 10

Devagar e sempre, a gente chega l! Tenho pra mim que antes do prximo AFRF a gente ter condio de cumprir todo o programa e ainda de fazer outros simulados. Se Deus quiser! Fico por aqui! Um forte abrao a todos e at a prxima!

Pgina 10 de 10

Vous aimerez peut-être aussi