Vous êtes sur la page 1sur 5

MINISTRIO DA SADE SECRETARIA DE VIGILNCIA EM SADE COORDENAO GERAL DE VIGILNCIA AMBIENTAL EM SADE

Setor Comercial Sul - Quadra 4 - Ed. Principal, 5 andar 70.304-000 Braslia-DF, Tel. (61) 3213.8481

PROPOSTA DE IMPLANTAO E OPERACIONALIZAO DE UNIDADES SENTINELA PARA O VIGIAR NO ESTADO DE MATO GROSSO

1. Definio de fluxo; 2. Definio das atribuies; 3. Definio das competncias.

Unidade Sentinela

SMS

Regional de Sade

SES

MS

ATRIBUIES PROPOSTAS
1. Coletar informaes. 2. Alimentar o FORMSUS 1. Diria. 2. No mximo a cada 03 (trs) dias. 3. Disponibilizar os dados para a Secretaria Municipal de Sade; Unidade de Sade/ Unidade Sentinela 4. Avaliar os dados obtidos quando houver estrutura disponvel, ou na impossibilidade de faz-lo, colaborar com a avaliao a ser executada pela SMS (o alerta emitido pela sentinela deve ser disponibilizado para a SMS e/ou Regional para que o mesmo possa atingir outras unidades e/ou municpios). 1. Alimentar o FORMSUS (quando a unidade sentinela no possuir capacidade para tal). 2. Analisar das informaes alimentadas. 3. Emitir alerta e orientao a outras unidades de Sade do prprio municpio. Secretaria Municipal de Sade/ Unidade de Anlise e Acompanhamento 5. Emitir de boletins definindo medidas preventivas e aes de interveno (quando necessrias) e de contingncia da populao. A periodicidade dos boletins de alerta e de dados ambientais tero a periodicidade mnima de 15 dias (quinzenal). 6. Emitir relatrio do VIGIAR. 6. Quinzenal (1 dia til da 1 e da 2 quinzena do ms vigente). 5. Quinzenal. 4. Emitir alerta, quando necessrio, para a Regional de Sade a qual pertence. 2. Semanal. 3. Conforme anlise realizada. 4. Conforme anlise realizada. 1. Semanal. 4. Semanal. 3. On-line (tempo real).

1. Apoiar e acompanhar das anlises realizadas pelos municpios. 2. Verificar o cumprimento das metas, conforme estabelecido pela PAP/ VS e realizar reunies acompanhamento e avaliao. 3. Divulgar alerta a outros municpios de Regional de Sade abrangncia da Regional baseados na informao dos boletins e dos dados da sentinela.

1. Constante.

2. Mensal.

3. Sempre que gerado o alerta pelo municpio ou unidade sentinela.

4. Repassar as informaes para a Secretaria Estadual de Sade obedecendo a uma periodicidade.

4. Mensal (do 1 ao 5 dia til do ms subseqente).

1. Propiciar subsdios aos municpios e regionais com informaes geradas pelos dados de meio ambiente (Boletim da Qualidade do Ar - BQA).

1. Duas vezes por semana.

2. Mensal. 2. Analisar das informaes geradas pelas unidades sentinela e disponibiliz-las a outras regionais e SMS. 3. Emitir relatrio consolidado nos moldes definidos pelo MS. Secretaria Estadual de Sade 4. Lanar medidas de alerta conforme protocolo de atuao em situaes de emergncia envolvendo queima de biomassa, quando se fizer necessrio. 5. Consolidar e disponibilizar as informaes do VIGIAR aos municpios 6. Intermediar junto s reas afins da SES o fornecimento de insumos necessrios situao de emergncia de poluio atmosfrica de acordo com o estabelecido no protocolo de emergncia. 6. De acordo com a necessidade. 5. Mensal. 4. Quando necessrio. 3. Mensal.

7. Assegurar o equipamento base (kit de informtica) para as unidades sentinela.

7. De acordo com os prazos do processo de licitao.

1. Emisso de relatrio consolidado a partir das informaes disponibilizadas pelos estados que atuarem com as unidades sentinela. 2. Promoo de encontro para troca de experincias entre os Estados e Municpios Ministrio da Sade que estejam desenvolvendo atividades com as Unidades Sentinela. 3. Oferecer apoio tcnico aos Estados e Municpios. 4. Consolidar e disponibilizar as informaes do VIGIAR ao Estado.

1. Mensal.

2. Anual.

3. Quando necessrio. 4. Conforme demanda.

UNIDADES SENTINELA NO MBITO DO VIGIAR


ATRIBUIES Nvel Federal 1. Definir os critrios mnimos para a implantao de unidades sentinela 2. Estruturar Sistema de Informao 3. Capacitar recursos humanos para a operacionalizao das unidades sentinela 4. Proporcionar equipamentos de informtica para a operacionalizao das unidades sentinela 5. Acompanhar o processo de estruturao e operacionalizao das unidades sentinela 6. Acompanhar e analisar os dados 7. Elaborao de um protocolo bsico de aes frente aos problemas detectados 8. Divulgar as informaes obtidas Nvel Estadual 1. Definir municpios prioritrios para implantao de unidades sentinela 2. Acompanhar a alimentao e desempenho do sistema 3. Avaliar a qualidade dos dados 4. Capacitar recursos humanos para a operacionalizao de novas unidades sentinela 5. Compromisso formal do gestor 6. Divulgar as informaes obtidas Nvel Municipal 1. Definir a(s) unidade(s) de sade para a implantao da(s) unidade(s) sentinela 2. Acompanhar alimentao e desempenho do sistema 3. Avaliar a qualidade dos dados 4. Capacitar recursos humanos para a operacionalizao de novas unidades sentinela 5. Compromisso formal do gestor 6. Divulgar as informaes obtidas Unidade de Sade 1. Identificar e notificar os casos por meio da ficha de coleta de dados 2. Compilar e consolidar os dados da ficha de coleta (semanalmente) 3. Anlise dos dados 4. Alimentar banco de dados 5. Compor e manter equipe 6.

Vous aimerez peut-être aussi