Vous êtes sur la page 1sur 9

Observatrio de Poltica Externa Brasileira

Informe de Poltica Externa Brasileira Julho 2010


O Observatrio de Poltica Externa Brasileira (OPEB) um projeto de informao temtico executado pelo Grupo de Estudos de Defesa e Segurana Internacional (GEDES), do Centro de Estudos Latino-americanos (CELA) da Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Franca. Em seu Informe mensal, o Observatrio de Poltica Externa Brasileira destinase a analisar a cobertura dada pelas revistas semanais Veja, Carta Capital e pelos jornais Correio Braziliense, Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo, mais especificamente pelos seus editoriais. Partindo-se do princpio de que esses veculos so formadores de opinio pblica e representantes de posicionamentos poltico-ideolgicos distintos, justifica-se verificar qual a viso que divulgam a respeito das aes do governo brasileiro no que tange a sua poltica externa. A metodologia utilizada para a realizao dessa anlise ser a leitura minuciosa das reportagens e posterior cotejamento das mesmas a fim de identificar as diferentes percepes dessa poltica de Estado. Em um segundo momento, uma breve anlise da conduta brasileira no mbito internacional ser feita luz das Relaes Internacionais. Em 2009, o OPEB ganhou prmio de melhor projeto de extenso na rea das Humanidades no V Congresso de Extenso Universitria da UNESP. Equipe de redao e reviso: Coordenao: Profa. Dra. Suzeley Kalil Mathias; Mestrandos em Histria (UNESP, Franca): Tiago Pedro Vales (bolsista FAPESP); Adriana Suzart de Pdua; Graduandos em Relaes Internacionais: Bruna Hunger Ribeiro (bolsista CNPq), Celeste de Arantes Lazzerini (Bolsista PROEX), Fernanda Nascimento Marcondes Machado.

Observatrio de Poltica Externa Brasileira


Durante o ms de julho, a poltica externa brasileira e o presidente da Repblica, Luiz Incio Lula da Silva, foram criticados pelos veculos de comunicao analisados pelo Observatrio de Poltica Externa Brasileira. A primeira, devido a falhas do Itamaraty, na avaliao das fontes analisadas, em promover o Brasil como potncia mundial, e o segundo, por suas declaraes minimalistas referentes s causas do rompimento diplomtico entre Venezuela e Colmbia. Os pontos destacados pelos peridicos foram: a relao entre Brasil e Paraguai no que concerne a questo da usina de Itaipu; a 11 viagem de Lula ao continente africano, com nfase a sua passagem por Guin Equatorial; e a possvel participao do governo brasileiro na mediao da crise diplomtica entre Venezuela e Colmbia.

Bondades em gestao em Itaipu

Em funo da tramitao no Congresso brasileiro do projeto de decreto legislativo que autoriza a reviso do Tratado de Itaipu que, se aprovado, obrigar o Brasil a pagar ao Paraguai o triplo do que j paga pela compra da energia produzida pela usina binacional e no utilizada por seu parceiro, o jornal O Estado de S. Paulo criticou a poltica externa do governo Lula por ser marcada por bondades frequentes para com seus parceiros ideolgicos e por no atenderem aos reais interesses do pas. O decreto, se aprovado, formalizar as alteraes no Tratado de Itaipu negociadas no ano passado pelos presidentes Luiz Incio Lula da Silva e Fernando Lugo. Para atender aos interesses do mandatrio paraguaio, Lula concordou com algumas mudanas no texto do acordo internacional e tambm assinou, em julho de 2009, uma declarao na qual se prope entre outros compromissos, a iniciar a construo de mais uma ponte entre os dois pases sobre o Rio Paran, a construir linhas de transmisso de energia no pas vizinho, a estudar a possibilidade do Paraguai vender energia livremente no mercado brasileiro e a aumentar o valor pago anualmente ao parceiro.

Observatrio de Poltica Externa Brasileira


Segundo o dirio, as consequncias dessa disposio brasileira de resolver os problemas alheios recairo sobre o contribuinte brasileiro que pagar mais caro pela energia eltrica que consumir. Por este motivo, o dirio O Estado de S. Paulo conclama os parlamentares a preservar os interesses do pas, que no seriam necessariamente iguais aos interesses polticos do presidente. Os mritos ou demritos de tal ajuste uma questo a ser analisada sobre diversos pontos de vista. A crtica do dirio sobre a atuao benevolente da poltica externa brasileira neste caso, ou ainda, devido ao fato desta ser originria de um interesse particular do governo Lula parece ser precipitada, uma vez que a medida adotada pelo Brasil tende a coadunar com o histrico de promoo do dilogo, bem como com a disposio para a cooperao internacional que o pas define como sua linha de ao externa. Por estes motivos, seria um equvoco considerar que o atual acordo no atenderia os interesses do pas. Alm disso, o peridico parece confundir poltica de governo com poltica de Estado, uma vez que atribui ao governo Lula uma conduta que j faz parte da tradicional postura adotada pela poltica externa brasileira. Por outro lado, deve-se considerar o fato de que as aes e posies adotadas por um Estado no cenrio internacional tm por objetivo a defesa e garantia de seus interesses internos, dentre os quais o principal a manuteno de sua integridade e de sua sobrevivncia diante de seus parceiros sem maiores prejuzos. Neste caso especfico, ceder s exigncias feitas pelo presidente paraguaio, Fernando Lugo, deixa o Brasil em uma situao delicada, pois ao mesmo tempo em que como o maior parceiro do Mercosul, deve fazer concesses aos parceiros menores a fim de viabilizar o funcionamento do bloco, por outro lado, a medida afeta diretamente os contribuintes brasileiros que no conseguem perceber se haver algum benefcio direto resultante das novas clusulas acordadas para o tratado, mas anteveem apenas que pagaro mais caro pela energia utilizada.

Observatrio de Poltica Externa Brasileira


Em Poltica Internacional, os ganhos ou perdas no so definidos somente em termos quantitativos, necessrio fazer uma anlise de conjuntura e de projeo de cenrios prospectivos para uma avaliao que fundamente coerentemente as decises.

Viagem frica imaginria

s vsperas da 11 viagem do presidente Luiz Incio Lula da Silva frica, o porta-voz da Presidncia da Repblica, Marcelo Baumbach, anunciou que o Brasil apia a entrada de Guin Equatorial na Comunidade dos Pases de Lngua Portuguesa (CPLP), apesar da populao do pas africano no falar o idioma, tornado oficial pelo governo do presidente Teodoro Obiang Mbasogo em 2007. Alm do portugus, o espanhol e o francs tambm so lnguas oficiais. Segundo o porta-voz, o apoio brasileiro coaduna com o desejo do presidente Lula de conferir importante impulso poltico ao processo de conhecimento e aproximao entre o Brasil e a Guin Equatorial em mbito comercial. Alm disso, Lula dever pedir ajuda ao seu homlogo africano para realizar a ambio de chefiar uma entidade internacional, talvez a Organizao das Naes Unidas (ONU). Para o jornal O Estado de S. Paulo, a prioridade atribuda frica pela diplomacia brasileira parte da iluso terceiro-mundista dominante no governo a partir de 2003. Somou-se a essa iluso a fantasia da liderana poltica no mundo em desenvolvimento. O peridico afirma que, se por um lado, em funo dessa prioridade, o comrcio tem melhorado, embora de forma desproporcional enorme importncia atribuda parceria com a frica pelo Brasil, por outro, politicamente o resultado tem sido muito mais pobre. Para corroborar sua opinio, o dirio apresenta os seguintes fatos: Quando o Brasil apresentou um concorrente direo-geral da Organizao Mundial do Comrcio (OMC), os africanos votaram em candidato prprio e na rodada seguinte apoiaram o francs Pascal Lamy. Na ONU, os governos da

Observatrio de Poltica Externa Brasileira


Unio Africana recusaram apoio, h alguns anos, reforma defendida por Braslia. Na poltica de comrcio, seus vnculos com as velhas metrpoles europeias continuam mais fortes do que quaisquer afinidades com o Brasil. O peridico afirma ainda, em tom de crtica, que este mais um caso de parceria estratgica unilateral, uma curiosa inveno da diplomacia a qual denomina lulista. Outra crtica feita visita de Lula frica e aos acordos firmados em Guin Equatorial diz respeito declarao de que ambos os mandatrios assinaram na qual reconhecem a importncia da democracia para o desenvolvimento e renovam sua continuada adeso aos princpios da democracia, ao respeito aos direitos humanos, ao Estado de Direito e boa governabilidade poltica e econmica no marco da formulao de suas polticas nacionais de desenvolvimento. Tal fato chama a ateno, pois o mandatrio africano, segundo o peridico reconhecidamente um ditador corrupto e que faz uso de mtodos violentos. O ministro de Relaes Exteriores, Celso Amorim, quando indagado por jornalistas sobre o alinhamento do presidente brasileiro a ditadores como o presidente da Guin Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasog, afirmou que negcios so negcios e que o Brasil no estaria ajudando nem promovendo uma ditadura, classificando, por fim, como pregao moralista as crticas aproximao do Brasil com o pas africano. O dirio discorda da declarao do chanceler e afirma que, alm de apoiar a entrada do pas africano na CPLP, convertida em objeto de negcios, o presidente Lula teria avalizado uma declarao do ditador Obiang a favor da democracia, do respeito aos direitos humanos e do Estado de Direito. A revista Veja tambm criticou a poltica adotada pelo Brasil, alegando que se trata de um benefcio pequeno para muito desgaste poltico. O semanrio, de modo a ilustrar sua posio, usou um argumento parecido com o mencionado pelo dirio O Estado de S. Paulo, apontando que o aumento do comrcio brasileiro com ditaduras africanas visitadas por Lula desde 2005 fez a participao do Brasil nas exportaes mundiais aumentar em apenas 0,13%.

Observatrio de Poltica Externa Brasileira


Em contrapartida, Veja afirmou que o governo Lula subtraiu 99,87% da riqueza moral do pas. Desta forma, a revista questiona qual seria a verdadeira finalidade de o pas se aproximar de ditadores. Para Veja, a poltica externa do governo Lula atribui expresses positivas a atitudes negativas tendo em vista que conceitos como democracia possuem significados diferentes no Brasil e na Guin Equatorial. Na anlise do semanrio, a estratgia brasileira de alinhamento a governos considerados ditatoriais na tentativa de ganhar apoio poltico para uma provvel candidatura do presidente Lula a um cargo em uma organizao internacional tambm no tem funcionado e lembrou, assim como o dirio j havia mencionado, que o Brasil no obteve apoio para eleger candidatos direo da OMC e presidncia do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Por fim, a revista aponta que na poltica externa do governo Lula, os fins justificam os meios. Tanto a revista Veja quanto o jornal O Estado de S. Paulo, ao se referirem visita do presidente Lula Guin Equatorial apontam para o risco que o alinhamento do Brasil a pases com regimes ditatoriais pode trazer para sua imagem no cenrio internacional. Outro aspecto que os peridicos parecem sugerir que se ficar confirmado que a inteno do presidente realmente angariar apoio para sua futura candidatura a um cargo em uma organizao internacional poder se dizer, nesse caso especfico, que o presidente brasileiro, em seus ltimos meses de mandato, usou o seu posto executivo para legislar em causa prpria, e isso sim, poder prejudicar a imagem de Lula e do pas no cenrio internacional. No entanto, toda a disposio brasileira em estreitar relaes com o continente africano no pode ser tomada como peripcia lulista, uma vez que a cooperao ao desenvolvimento uma das linhas de ao em poltica externa tradicionalmente definida pelo Itamaraty. Portanto, tais aes reafirmariam o discurso humanitrio e de cooperao que o pas promove para si.

Observatrio de Poltica Externa Brasileira


Brasil e a Crise Colombo venezuelana

Os editoriais dos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo do dia 24 de julho deram nfase possvel participao do governo brasileiro na mediao da crise diplomtica entre Venezuela e Colmbia, iniciada por esta ltima em virtude da apresentao de provas Organizao dos Estados Americanos (OEA) de que o presidente Hugo Chvez estaria dando abrigo aos guerrilheiros das Foras Armadas Revolucionrias da Colmbia (Farc) e do Exrcito de Libertao Nacional (ELN). Diante da acusao, o presidente venezuelano cortou relaes diplomticas com o pas vizinho e determinou alerta mximo na fronteira. De modo geral, ambos os peridicos afirmam que o Brasil deve se fazer presente como mediador no conflito entre os dois pases vizinhos. Entretanto, ressaltam que a diplomacia brasileira teria de se esforar para reconquistar a confiana colombiana, principalmente depois que algumas declaraes dadas pelo presidente Lula foram vistas com desconfiana, principalmente, por lvaro Uribe, presidente Colombiano. Segundo declarao divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo, Uribe considerou deplorvel que o presidente brasileiro, com quem a Colmbia tem cultivado as melhores relaes, refira-se a situao de seu pas com a Venezuela como se fosse um caso pessoal. Uribe ainda teria acusado Lula de ignorar a ameaa que a presena das Farc na Venezuela representa para a Colmbia e para o continente. Alm disso, o presidente brasileiro no teria dado garantias aos colombianos de que poderia ser um intermedirio isento entre Bogot e Caracas. O mandatrio colombiano questionou a neutralidade brasileira, uma vez que Lula se aproxima ideologicamente de Hugo Chvez, mandatrio da Venezuela, com quem a Colmbia tem divergncias. O jornal O Estado de S. Paulo, por sua vez, tem a mesma dvida de Uribe e se pergunta como Bogot poderia aceitar a intermediao brasileira depois de Lula dizer que as Farc so um problema da Colmbia, e os problemas da Venezuela so da Venezuela. Tal declarao do presidente

Observatrio de Poltica Externa Brasileira


brasileiro, segundo o dirio j denuncia a qual lado da disputa o Brasil se alinhou. Este mesmo jornal classificou como um inconcebvel insulto a uma nao e ao seu governante as declaraes do presidente Luiz Incio Lula da Silva sobre o rompimento de relaes diplomticas entre Colmbia e Venezuela. O peridico relembrou ainda outros episdios em que o mandatrio brasileiro teria emitido afirmaes um tanto quanto controversas na tentativa de minimizar os fatos, como por exemplo, sua manifestao sobre a fraude na eleio do atual presidente do Ir, a crtica greve de fome feita pelos presos polticos cubanos e a condenao morte por apedrejamento de uma mulher iraniana acusada de adultrio. A inevitabilidade de que o Brasil se apresentasse como mediador do conflito entre Venezuela e Colmbia aludida pelo jornal Folha de S. Paulo se deve s diversas crticas formuladas pela imprensa nacional em relao disposio da diplomacia brasileira atuar em negociaes, que no seu entender, estariam fora da alada do Brasil como a questo nuclear iraniana. Neste sentido, os peridicos reagiram ironicamente apresentao do Brasil como mediador do rompimento diplomtico de seus vizinhos, afirmando que j era hora do pas dar ateno ao que acontece em seu entorno. De acordo com O Estado de S. Paulo, o governo brasileiro demorou a se voltar para as tenses de sua vizinhana e a declarar sua inteno de agir como mediador no conflito entre Colmbia e Venezuela, visto que at recentemente, o pas tinha suas atenes voltadas para os conflitos do Oriente Mdio. Porm, cabe ressaltar que a posio dos peridicos de verem tentativas de um relacionamento universalista por parte do Brasil como negativa deve ser analisada com mais ateno. Tal abertura internacional, buscada pela Poltica Externa Independente desde os tempos dos presidentes Joo Goulart e Jnio Quadros e tambm promovida durante o Regime Militar, no significa necessariamente que as relaes regionais esto sendo preteridas. Pelo contrrio. Historicamente, no intuito de alargar as relaes internacionais, a Amrica do Sul ganhou grande espao na agenda brasileira.

Observatrio de Poltica Externa Brasileira


Referncias: Folha de S. Paulo Editorial Mais uma crise 24/07/2010. O Estado de S. Paulo Editorial Bondades em gestao em Itaipu 03/07/2010. O Estado de S. Paulo Editorial Viagem frica imaginria 04/07/2010. O Estado de S. Paulo Editorial Bom negcio para o ditador 07/07/2010. O Estado de S. Paulo Editorial A nova bravata de Chvez 24/07/2010. O Estado de S. Paulo Editorial Entre o erro e a omisso 27/07/2010. O Estado de S. Paulo Editorial O preo da verborragia 31/07/2010. Veja A fora moral derrota a bajulao Edio 2173, ano 43, n28, p. 7173, 14/07/2010.

Vous aimerez peut-être aussi