Vous êtes sur la page 1sur 32

Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto

Secretaria de Recursos Humanos SRH/MP

SISTEMA DE CADASTRO DE AES JUDICIAIS - SICAJ


Verso: Fev/2010

Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto Secretaria de Recursos Humanos


Departamento de Administrao de Sistemas de Informao de Recursos Humanos

Secretrio de Recursos Humanos: Duvanier Paiva Ferreira Diretor do Departamento de Administrao de Sistemas de Informao de Recursos Humanos: Nelson Luiz Oliveira de Freitas Coordenao-Geral de Cadastro, Lotao e Produo da Folha de Pagamento: Jos Pereira de Sousa Filho Responsveis pela elaborao: Emanuel Alves de carvalho Jaime Pereira Fialho Marcio Sobral e Silva Maria Rute Pereira Tavares Sandra Cravo Monteiro Lima

SUMRIO
Sistema de Cadastro de Aes Judiciais ......................................................................4 Tabelas Utilizadas .........................................................................................................5 Procedimentos para Cadastramento da Ao - DPINACAOJU.....................................7 Procedimentos para Incluso dos Beneficiados - DPINACAOBE ...............................10 Autorizao de Pagamento de Ao Judicial - DPAUPGACAO..................................11 Homologao de Pagamento de Ao Judicial - DPHOUSUESP...............................13 Anlise Ao Judicial - PEANAJANAL ........................................................................15 Procedimentos para Alteraes ..................................................................................17 Procedimentos para Excluso / Anulao - DPEAACAOBE .......................................20 Procedimentos para Atualizao dos Apensos ...........................................................22 Desautoriza Pagamento de Ao Judicial - DPDAPGACAO.......................................25 Procedimentos para Consultas da Ao .....................................................................26 Portaria N 17, de 6 de fevereiro de 2001 ...................................................................31

SISTEMA DE CADASTRO DE AES JUDICIAIS - SICAJ


Este manual tem como principal objetivo apresentar as transaes do Sistema de Cadastro de Aes Judiciais - SICAJ, institudo pela Portaria - MP n 17, de 07 de fevereiro de 2001. A partir da edio da referida Portaria de responsabilidade do Dirigente de Recursos Humanos a veracidade das informaes lanadas no SICAJ, cabendo Secretaria de Recursos Humanos SRH acompanhar e orientar a operacionalizao do Sistema. As transaes do SICAJ seguem os mesmos padres utilizados pelos demais mdulos do Sistema Integrado de Administrao de Recursos Humanos - SIAPE e esto disponveis desde o dia 07 de fevereiro de 2001. Para acesso s transaes do SICAJ, o usurio dever estar previamente habilitado pelo cadastrador parcial do seu rgo a utilizar a opo PROCDOCPUB (processo/documentos/publicac). A forma de acesso ao Sistema a mesma utilizada para os demais Sistemas da Rede SERPRO, ou seja: Digite seu CPF; Digite sua senha; Entre no Sistema SIAPE; Escolha a opo PROCDOCPUB - PROCESSOS/DOCUMENTOS/PUBLICAC; Aparecer a transao: ACAOJUDI - ACAO JUDICIAL, que o SICAJ. Ao acessar a opo PROCDOCPUB aparecer na tela a transao ACAOJUDI (Ao Judicial) que lhe permitir o acesso ao SICAJ.

Tabelas Utilizadas no SICAJ


Para que se possa efetuar o cadastramento de uma ao judicial ser necessrio a utilizao das seguintes Tabelas

OBJETO DA AO A Tabela de objetos do SICAJ contm os fundamentos constantes das inmeras decises judiciais contrrias Unio, que so as vantagens buscadas pelos servidores junto ao Poder Judicirio. Exemplo: Plano Bresser - 26,06%; Plano Collor - 84,32%; 28,86% Lei n 8622 / 93; Art.184 Lei n 1.711/52; Diferena Individual lei 7.923/89; GDAFA - Gratificao de Desempenho de Atividade de Fiscalizao Agropecuria MP 2.163/01; GID - Gratificao de Incentivo Docncia MP 2020/00 etc. Para consultar a tabela de Objetos da Ao disponveis utilize a tecla F1. Caso seja necessria a incluso de um novo objeto o rgo dever encaminhar sua solicitao Coordenao Geral de Procedimentos Judiciais - COGJU, para o e-mail diaju.srh@planejamento.gov.br ou entrar em contato no telefone (061) 2020-1765.

CLASSE DA AO Classe da ao refere-se ao tipo da ao a ser cadastrada. Exemplo:


Ao Ordinria; Mandado de Segurana; Reclamao Trabalhista etc. Para consultar a tabela Classes das Aes disponveis utilize a tecla F1.

JUZO DA AO Juzo da Ao corresponde ao local onde tramita a ao no mbito do Poder Judicirio. Exemplo: JCJ - Junta de Conciliao e Julgamento (hoje varas do trabalho); Vara Federal; Tribunais Regionais (TRFs e TRTs) e ainda, os Tribunais Superiores (STF - Supremo Tribunal Federal, STJ - Superior Tribunal de Justia e TST - Tribunal Superior do Trabalho). Para consultar a tabela Juzos da Ao disponveis utilize a tecla F1.

Procedimentos para Cadastramento da Ao - DPINACAOJU

OBJETOS DA AO Este campo dever ser informado com o(s) Cdigo(s) do(s) Objeto(s) desejado(s) conforme Tabela de objeto da ao. Os objetos para acompanhamento, como o nome j diz apenas para acompanhamento da deciso judicial e no gera pagamento no SICAJ. Trata-se de decises judiciais que atualmente so cumpridas por meio do cadastro, tais como: Nomeao, remoo, aposentadoria (concesso), penso (concesso) etc. CLASSE DA AO Este campo dever ser informado com o cdigo da classe da ao conforme Tabela de classe da ao. PROCESSO JUDICIAL O processo judicial corresponde ao exato nmero da ao judicial. Esse campo numrico e dever ser informado, primeiramente, com os quatro dgitos que indicam o ano de origem da ao judicial, seguido dos demais algarismos que compem o nmero do processo judicial, sendo necessrio informar, caso exista, o dgito verificador. Nas Reclamaes Trabalhistas aparecer um X no campo do dgito verificador, considerando que nessas aes inexistem tal nmero. STATUS DA AO O Status da Ao indica a situao em relao ao cumprimento da ao judicial. Para visualizar o status dever ser utilizada a tecla F1, caso em que o Sistema mostrar duas alternativas: 1 - Ao no decidida; e 2 - Ao decidida. Ao no decidida aquela em que o rgo foi notificado oficialmente para apresentar informaes/defesa, porm, no existe nenhuma deciso a ser cumprida de imediato.

Ao decidida aquela em que o rgo notificado oficialmente, portanto, intimado a cumprir alguma deciso. Obs.: No se deve confundir ao decidida com deciso transitada em julgado que significa que a deciso teve julgamento final de mrito nas instncias superiores. JUZO DA AO Este campo dever ser informado com o Cdigo do Juzo da Ao em conformidade com a Tabela de Juzo da Ao. ESTGIO DA AO Estgio da Ao indica se a mesma uma deciso antecipatria ou uma sentena. Para visualizar o estgio da ao dever ser utilizada a tecla F1, caso em que o Sistema mostrar duas alternativas: 1 - Deciso antecipatria (liminar, antecipao de tutela, cautelar, etc.); e 2 - Sentena. Essa informao se faz necessria de modo a possibilitar a escolha da rubrica especfica quando do efetivo pagamento da deciso. O campo liminar pode ser utilizado mesmo quando no foi deferida a medida; para tanto o usurio dever marcar com um X em Cassada e continuar o cadastramento. O usurio escolher Sentena somente quando existir deciso de mrito. DATA DO AJUIZAMENTO Data do Ajuizamento corresponde a data (dd/mm/aaaa) em que foi proposta a ao judicial, considerando-se para tanto, a autenticao mecnica (carimbo) aposta na petio inicial, quando da distribuio da referida ao no juzo competente. Caso no exista tal autenticao, o usurio poder recorrer tramitao eletrnica no site do tribunal no qual foi proposta a ao. Em ltimo caso, poder ainda, na impossibilidade das opes acima mencionadas, utilizar a data constante da petio inicial. CONTRRIA UNIO Este campo dever ser informado com X se a ao contrria ou favorvel Unio. DATA DA PUBLICAO/NOTIFICAO A data (dd/mm/aa) a ser informada neste campo indica o momento em que o rgo tomou conhecimento oficialmente da ao judicial, seja para apresentar sua defesa (contestao e informaes) ou para cumprir efetivamente uma deciso. A intimao/notificao judicial pode ocorrer por intermdio de ofcio, mandado de intimao, carta precatria, etc. TRANSITADA EM JULGADO Este campo dever ser informado com S (Sim) caso a ao tenha transitado em julgado ou com N (No) caso no tenha transitado em julgado. DATA DO TRNSITO EM JULGADO Este campo dever ser informado com a data (dd/mmm/aaaa) em que ocorreu o trnsito em julgado da ao. IDENTIFICAO NICA DO ADVOGADO Este campo dever ser preenchido com a identificao nica , seguido do nmero da inscrio na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB e da respectiva Unidade da Federao do responsvel jurdico (Procurador Federal/Advogado do rgo).

Esse campo obrigatrio somente para os rgos integrantes da Administrao Pblica autrquica e fundacional por possurem representao judicial prpria. Esse campo tem como objetivo vincular o Procurador Federal ao na qual ele o responsvel. AUTOR(ES) No campo Autor(es) o usurio dever preencher com o nome do autor da ao, popularmente chamado de cabea da ao. Quando na ao houver mais de um autor, dever ser informado o nome do 1 seguido de: e outro ou e outros. Ressalte-se que o fato de o usurio ter preenchido o nome do autor na fase de cadastramento no significa que o mesmo j est vinculado ao, ou seja, o usurio dever informar novamente quando da incluso dos beneficiados. Obs.: Quando o usurio completar o cadastramento da ao ser automaticamente fornecido pelo Sistema um nmero de identificao (Cdigo da Ao). O Sistema mostrar a seguinte mensagem: Esta ao foi cadastrada sob o nmero NNNNN. importante lembrar que esse nmero dever ser utilizado para toda e qualquer transao dentro do SICAJ, uma vez que, por intermdio daquele nmero o usurio ir movimentar aquele processo judicial em todo o Sistema.

Procedimentos para Incluso dos Beneficiados - DPINACAOBE

CDIGO DA AO Este campo dever ser informado com o Cdigo da Ao fornecido pelo Sistema. OBJETO SELECIONADO O Sistema apresentar ao usurio todos os objetos cadastrados para a Ao. O objeto desejado dever ser assinalado com um X. INCLUSO DO BENEFICIADO As informaes referentes ao cadastramento da Ao sero automaticamente recuperadas e disponibilizadas em tela. A incluso do beneficiado poder ocorrer nas seguintes formas: Identificao nica, ou Grupo. Refere-se ao universo que pode ser especificado informando qualquer combinao dos campos: UF; rgo; UPAG; UORG; Cargo/emprego; Funo; Situao funcional; e Rubrica. Quando a opo for por grupo o Sistema trar a seguinte mensagem: para este grupo existe servidores no contemplados?

10

Autorizao de Pagamento de Ao Judicial - DPAUPGACAO

11

Esta funo tem o objetivo de autorizar a ao judicial para pagamento. A autorizao somente poder ser efetuada pelo Dirigente de Recursos Humanos do rgo que poder optar por:

Autorizao de toda ao;

Autorizao por Identificao nica; ou


Autorizao por grupo.

Para se efetivar a autorizao o Dirigente de Recursos Humanos dever selecionar em qual folha (normal ou complementar) ir ocorrer o pagamento dos beneficiados. Em seguida dever assinalar com um X quais os documentos que constam do processo.

12

Homologao de Pagamento de Ao Judicial - DPHOUSUESP

13

Esta funo tem o objetivo de homologar para o efetivo pagamento, uma ao judicial j autorizada pelo rgo. funo exclusiva do responsvel pela rea de oramento e finanas do rgo. CDIGO DA AO OU PERODO Este campo dever ser informado com o Cdigo da Ao ou o perodo ao qual se deseja homologar. Caso no seja informado o perodo o Sistema trar todas as aes autorizadas para pagamento nos ltimos 30 dias. O responsvel pela homologao dever selecionar a ao que deseja homologar assinalando o campo com um X. Este procedimento dever ser efetuado para cada ao a ser homologada. Aps a confirmao da ao homologada o responsvel dever informar o valor estimado para a ao/rgo (no utilizar ponto, vrgula ou qualquer outro caractere). O procedimento de homologao concluir-se- aps a marcao com um X no campo manifestao quanto a existncia de previso oramentria.

14

Anlise Ao Judicial - PEANAJANAL


Esta transao exclusiva da Coordenao Geral de Procedimentos Judiciais COGJU, da Secretaria de Recursos Humanos do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, e tem por objetivo a anlise das informaes lanadas no SICAJ. Somente aps esta anlise das informaes que ser confirmada a ao para o efetivo pagamento.

15

Obs.: O lanamento da vantagem na ficha financeira do servidor somente se dar aps anlise da ao pela transao >PEANAJANAL. A COGJU poder suspender a anlise da ao quando detectar alguma irregularidade, ou quando pela supervenincia de nova deciso judicial que modifique a j existente. AO VERIFICAR A OCORRNCIA DA ANLISE POR INTERMDIO DA TRANSAO FPCLPAGTO O USURIO DEVER IMEDIATAMENTE EXCLUIR AS RUBRICAS JUDICIAIS AT ENTO UTILIZADAS PARA PAGAMENTO DAS DECISES A FIM DE EVITAR DUPLICIDADE DE PAGAMENTOS. ESTE PROCEDIMENTO SOMENTE DEVER OCORRER PARA AS AES QUE SE ENCONTRAVAM EM PAGAMENTO QUANDO DA IMPLANTAO DO SICAJ.

16

Procedimentos para Alteraes no SICAJ


ALTERA AO JUDICIAL - DPALACAOJU

Esta transao tem por objetivo permitir ao usurio alterar a ao judicial quando da verificao de inconsistncias das informaes cadastradas. O Sistema no permite que se altere o Cdigo da Ao. Podero ser corrigidos os seguintes campos: Objeto; Classe da ao; Processo judicial; Status da ao; Juzo da ao; Estgio da ao; Data de ajuizamento; Contrria Unio; Data de publicao/notificao; Transitada em julgado; Data do trnsito em julgado; Identificao nica do advogado da Unio e inscrio OAB-UF; e Autores. Caso seja necessrio utilizar esta transao ser obrigatrio que o usurio faa o descritivo do motivo (justificativa). Obs.: o Cdigo da Ao atribudo anteriormente ser mantido pelo Sistema quando da alterao da ao. ALTERA BENEFICIADO - DPALACAOBE Esta transao permite que o usurio faa a alterao nos parmetros de clculo do beneficiado quando o objeto da ao cadastrada estiver parametrizado nos assuntos de clculos 21 ou 26.

17

Caso seja necessrio utilizar esta transao ser obrigatrio que o usurio faa o descritivo do motivo (justificativa) .

18

19

Procedimentos para Excluso / Anulao - DPEAACAOBE


Para excluir o beneficiado da ao o usurio dever informar o Cdigo da Ao e assinalar com um X a opo excluso. Caso seja necessrio anular esta excluso dever ser utilizada a opo anulao da excluso. Caso seja necessrio utilizar esta transao, ser obrigatrio que o usurio faa o descritivo do motivo (justificativa).

DESATIVA / REATIVA AO JUDICIAL - DPDRACAOJU Em casos de processos judiciais extintos, processos que no iro gerar pagamentos, etc, o usurio poder utilizar esta transao para efetuar a desativao. No caso de reativao da ao judicial, utilizar esta mesma transao. Esta transao no dever ser utilizada quando houver erro de cadastramento, pois, neste caso, usar-se- as transaes de alteraes. Para efetivar a desativao dever ser informado o Cdigo da Ao, momento em que o Sistema analisar a existncia de apensos cadastrados. Caso afirmativo, o usurio dever optar por desativar os apensos da ao. Nesse caso todos os apensos em questo permanecero com a mesma situao da ao (desativada). Para efetivar a reativao dever ser informado o Cdigo da Ao, em seguida o usurio dever providenciar a reativao dos apensos. Caso seja necessrio utilizar esta transao ser obrigatrio que o usurio faa o descritivo do motivo (justificativa).

20

21

Procedimentos para Atualizao dos Apensos


Entende-se por apensos, novas decises proferidas durante o trmite da ao principal (sentenas, recursos: apelaes, agravos, recursos ordinrios, aes rescisrias, etc.) e somente poder ser efetuada a atualizao se j houver ao cadastrada no SICAJ. INCLUI APENSO - DPINAPENSO Esta transao tem por objetivo o cadastramento de um novo apenso (recursos: agravos, apelaes, recurso ordinrio etc.) de uma ao judicial.

22

Devero ser informados o Cdigo da Ao e a data de publicao/notificao do apenso. A transao apresentar as informaes do ltimo apenso includo para a ao, caso existam apensos cadastrados e as informaes da ao original, sendo necessrio informar: Nmero do processo judicial; Status da ao; Juzo da ao; Estgio da ao; Se a ao contrria ou favorvel Unio; Data da publicao do apenso; Se transitou em julgado; e

23

Identificao nica do advogado da unio e inscrio OAB - UF. Para efetivao da incluso dever ser informado, obrigatoriamente, o motivo da mesma (justificativa). ALTERA APENSO - DPALAPENSO Esta transao tem por objetivo corrigir algum apenso cadastrado indevidamente. Para tanto dever ser informado o Cdigo da Ao, data de publicao/notificao que originou o apenso e o motivo da alterao (justificativa). DESATIVA/REATIVA APENSO - DPRAPENSO Esta transao dever ser utilizada caso tenha ocorrido extino/arquivamento do apenso. Para efetivar a desativao ser necessrio que seja informado apenas o Cdigo da Ao e o motivo da desativao (justificativa). No caso de reativao do apenso dever ser utilizada esta mesma transao.

24

Desautoriza Pagamento de Ao Judicial - DPDAPGACAO


Esta transao tem por objetivo cancelar a autorizao de pagamento de uma ao judicial, para tanto dever ser informado o Cdigo da Ao que ser desautorizada. A desautorizao poder ser efetuada por: Toda a ao; Identificao nica; ou Por grupo.

25

Procedimentos para Consultas da Ao


As transaes de consultas, disponveis no SICAJ tm o objetivo de fornecer ao usurio as informaes acerca de dados cadastrados para uma ao judicial e seus beneficiados, possibilitando assim maior segurana e eficcia no cumprimento das disposies contidas na Portaria n 17/2001. No momento, o SICAJ dispe de 6 (seis) transaes de consultas, conforme descritas a seguir:

CONSULTA AO ESPECFICA - DPCOACAOJU Esta transao permite ao usurio consultar as informaes cadastradas para uma determinada ao. Aps informar o Cdigo da Ao ou processo judicial ou nome do beneficiado (parte) ou nome do autor, o Sistema recuperar e mostrar a ao ou aes de modo que o usurio possa selecionar qual delas desejar consultar. Um dos campos referidos acima deve ser necessariamente informado.

26

CONSULTA SITUAO DA AO - DPCOSITAJU Esta transao permite ao usurio consultar a atual situao da ao cadastrada no SICAJ. a forma de acompanhamento eletrnico dos passos da ao judicial dentro do Sistema. Aps informar o Cdigo da Ao ou processo judicial ou nome do beneficiado (parte) ou ainda, o nome do autor, o Sistema trar todas as informaes relativas aos diversos caminhos que a Ao percorreu dentro do SICAJ apontando as respectivas datas.

CONSULTA BENEFICIADO E SEUS PARMETROS DE CLCULO DPCOBENCAL Nesta transao, o usurio poder consultar os parmetros de clculo informados para determinado beneficiado. Aps informar a identificao nica do beneficiado e o Cdigo da Ao a qual esteja vinculado, o Sistema mostrar as informaes da ao e os parmetros de clculo para cada objeto desse beneficiado. Ambos os campos acima so de preenchimento obrigatrio.

27

CONSULTA BENEFICIADO DA AO - DPCOACABE Esta transao consiste em mostrar ao usurio a relao de todos os beneficiados cadastrados para a ao judicial que se pretende consultar. Aps informar o Cdigo da Ao, o Sistema trar todos os beneficiados cadastrados para a respectiva ao, inclusive, com a indicao atual em relao ao seu estgio: (cadastrado, autorizado, homologado ou analisado).

CONSULTA TOTAIS GRUPO - DPCOTOTGRU Esta transao consiste em consultar os totais referentes ao nmero de beneficiados atualizados por grupo. Dever ser informado, necessariamente, o perodo do processamento e o Cdigo da Ao ou o cdigo do rgo. Para data final no informada, o Sistema assumir que a data inicial e final de processamento so iguais, ou seja, sero mostrados os totais referentes ao dia informado.

28

CONSULTA INCONSISTNCIAS GRUPO - DPCOINCGRU Esta transao consiste em consultar as possveis inconsistncias ocorridas no momento da atualizao dos beneficiados de aes, por grupo. Dever ser informado, necessariamente, o perodo do processamento e o Cdigo da Ao ou o cdigo do rgo. O campo Identificao Inicial s precisar ser preenchido se a consulta exceder a 200 (duzentos) beneficiados. Nesse caso, o usurio dever informar qual o ltimo beneficiado mostrado e a consulta trar os demais beneficiados que houver, a partir desse. Para data final no informada, o Sistema assumir que a data inicial e final de processamento so iguais, ou seja, sero mostrados os totais referentes ao dia informado.

IMPORTANTE Caso ocorra qualquer anormalidade durante a utilizao do Sistema SICAJ, contactar a Diviso de Processamento Especiais pelo telefone (061) 2020-1948/1496/1840. Para que uma ao judicial seja cumprida via SICAJ, ela percorrer 5 (cinco) fases distintas: Cadastramento da ao; Incluso dos beneficiados; Autorizao do pagamento; Homologao do pagamento e; Anlise da ao. Antes de concludas as 5(cinco) etapas no ser possvel a verificao do efetivo lanamento da vantagem concedida judicialmente nas fichas financeiras dos servidores beneficiados. As rubricas atualmente utilizadas para cumprimento das decises judiciais e informadas quando do cadastramento de uma ao no SICAJ, devero ser excludas manualmente. Esta providncia dever ser efetuada quando o usurio verificar nas transaes de consulta que a vantagem judicial foi efetivamente lanada na ficha financeira do servidor, via SICAJ, de modo a evitar duplicidade de pagamento. Para as telas de atualizao que contenham o campo Justificativa, obrigatrio o seu preenchimento, bem como nas transaes em que aparecem o Cdigo da Ao, que tambm de preenchimento obrigatrio.

29

Toda e qualquer alterao das informaes lanadas no SICAJ dever ser precedida da reverso de todos os procedimentos executados via transaes. Exemplo: 1 cadastramento transao >DPINACAOJU; 2 incluso de beneficiado(s) transao >DPINACAOBE; 3 autorizao de pagamento transao >DPAUPGACAO; 4 homologao transao >DPHOUSUESP; 5 anlise da ao transao >PEANAJANAL. Se o usurio desejar alterar o cadastramento de uma ao que tenha avanado at a 4 etapa, dever, obrigatoriamente, reverter todas as etapas pelas quais transitou (4, 3 e 2), sendo que a 1 a etapa onde consta a transao >DPALACAOJU PAGAMENTO DE MESES ANTERIORES Para o pagamento de "meses anteriores", aps pedir o calculo do pagamento, o usurio dever verificar o nmero da rubrica que gerou o pagamento da deciso judicial e solicitar CoordenaoGeral de Procedimentos Judiciais - COGJU a liberao da mesma para pagamento de meses anteriores conforme orientao na mensagem comunica 534251, de 25.09.2009. A incluso ser via movimentaao financeira, na transao >FPATMOVFIN, nas sequncia de 6 a 9. PAGAMENTO DE EXERCICIOS ANTERIORES. Aps a implantao da deciso judicial em folha encaminhar o processo devidamente instrudo com planilha e informao de disponibilidade oramentria para a Coordenao-Geral de Procedimentos Judiciais - COGJU/SRH/MP, solicitando a liberao de rubrica especfica de pagamento de exerccios anteriores de deciso judicial e incluir o pagamento via movimentao financeira. As transaes obedecero a critrios de nveis de acesso: Nvel Geral rgos e Vinculados Upag Usurio Dirigente de Recursos Humanos rea de Oramento do rgo Operador do rgo

30

Portaria N 17, de 6 de Fevereiro de 2001


O MINISTRO DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, ORAMENTO E GESTO, no uso das atribuies que lhe confere a alnea "g" do inciso XIV do Art.14 da Lei n 9.649, de 27 de maio de 1998, na redao dada pela Medida Provisria n 2.049-26, de 21 de dezembro de 2.000, tendo em vista o disposto no Decreto n 2.839, de 6 de novembro de 1998, e, ainda, a necessidade de simplificar, agilizar e descentralizar o cadastramento, acompanhamento e o cumprimento de decises judiciais, no mbito da Administrao Pblica Federal direta, autrquica e fundacional, resolve: Art.1 Implantar o Sistema de Cadastro de Aes Judiciais SICAJ, no mbito do Sistema de Pessoal Civil da Administrao Federal SIPEC, visando o controle, acompanhamento e cumprimento de decises judiciais relativas gesto de recursos humanos, nas aes propostas contra a Unio. Art.2 O cumprimento das decises judiciais ser efetuado com base nas informaes cadastradas no SICAJ, a partir da publicao desta Portaria. 1 Os rgos e Entidades do SIPEC tero o prazo de 180 dias para, aps reviso dos processos, efetuarem a transferncia das aes constantes do mdulo de sentenas judiciais do Sistema de Administrao de Recursos Humanos - SIAPE para o SICAJ. 2 Ser mantido o mdulo de sentenas judiciais constante do SIAPE, at o trmino do prazo estabelecido no pargrafo anterior. 3 Transferidas as aes para o SICAJ, os processos administrativos, instrudos na forma do Art.3, devero ficar disposio para posterior anlise da Comisso de Anlise da Aplicao de Decises Judiciais CAADJ, instituda pelo Decreto n 2.945, de 22 de janeiro de 1999. 4 A Secretaria de Recursos Humanos, aps o prazo estabelecido no 1 desativar todas as rubricas utilizadas para cumprimento de decises judiciais, mantidas no mdulo de sentenas judiciais do SIAPE. Art.3 O cadastramento das aes judiciais no SICAJ, ser efetuado mediante instruo de processo administrativo contendo: I - mandado de intimao, notificao ou citao; II - cpia da petio inicial; III - relao dos beneficirios; IV - deciso, sentena, acrdo; V - cpia do parecer do rgo jurdico; VI - recursos interposto, se houver; e VII certido de trnsito em julgado, se houver. Art. 4 Para o cumprimento das decises judiciais que impliquem pagamento de vantagens pecunirias, devero constar obrigatoriamente, alm das peas mencionadas no artigo anterior: I - pronunciamento fundamentado e conclusivo da rea de Assessoramento Jurdico do rgo ou entidade quanto fora executria da deciso, quanto eficcia temporal e quanto aos efeitos da aplicao da deciso judicial no mbito administrativo; II - manifestao da unidade setorial do Sistema de Planejamento e Oramento Federal, ao qual estiver vinculada a unidade solicitante, quanto disponibilidade oramentria especfica para as despesas decorrentes do efetivo cumprimento da deciso judicial; e III - Certido de Trnsito em Julgado, se houver.

31

Art.5 Ser concedida senha especial do SIAPE ao responsvel pela manifestao quanto a existncia de disponibilidade oramentria especfica necessria s despesas com o efetivo pagamento das decises judiciais. Pargrafo nico. A unidade setorial do Sistema de Planejamento e Oramento Federal dever informar Secretaria de Recursos Humanos do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto, para efeito de cadastramento de senha especial, o nome e CPF do servidor responsvel pela homologao dos pagamentos no SIAPE. Art.6 Compete aos Dirigentes de Recursos Humanos dos rgos e entidades integrantes do SIPEC o cadastramento, controle, acompanhamento e cumprimento das aes de que trata o artigo 1. Pargrafo nico. A veracidade das informaes cadastradas no SICAJ, bem como as despesas delas decorrentes, sero de inteira responsabilidade do Dirigente de Recursos Humanos e do Ordenador de Despesa do respectivo rgo ou entidade. Art.7 A Secretaria de Recursos Humanos do Ministrio do Planejamento, Oramento e Gesto acompanhar o cadastramento das aes judiciais, podendo, se for o caso, solicitar alterao ou complementao das informaes lanadas no SICAJ. Pargrafo nico. Sero disponibilizados relatrios gerenciais para viabilizar, de forma on line, o acompanhamento e controle dos dados cadastrados no SICAJ pelos rgos e entidades do SIPEC. Art.8 O cumprimento de decises judiciais em desacordo com esta Portaria implicar sanes administrativas, sem prejuzo das sanes cveis e penais cabveis a quem lhes der causa. Art.9 A partir da publicao desta Portaria, os rgos e entidades do SIPEC deixaro de encaminhar Secretaria de Recursos Humanos deste Ministrio, os processos relativos ao cumprimento de decises judiciais, salvo quando solicitados. Pargrafo nico. No se incluem no caput deste artigo os processos para os quais no existam rubricas criadas na tabela de objeto do SICAJ, bem como, aqueles com determinao expressa para depsito em Juzo. Art.10 Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao. MARTUS TAVARES (Of. El. n 44/2001) D.O.U., 07/02/2001

32

Vous aimerez peut-être aussi