Vous êtes sur la page 1sur 5

7Ss

Carlos Maurcio Erik Antnio Jssica Souza Paula Ramos

O que o 7S? uma filosofia, no um projeto ou uma ferramenta. POR QUE? Por que trabalhada a mudana de hbitos e atitudes. Surgimento: Prtica desenvolvida no Japo e proposto pela equipe do professor Kaoru Ishikawa em 1950, com o objetivo de desenvolver padres de limpeza e organizao para proporcionar bem estar a todos. Tambm conhecido como house keeping.

Como esta filosofia conhecida no Brasil? No Brasil o programa 7S vem sendo empregado, quase que exclusivamente os 3S iniciais (Seiri, Seiton e Seiso), esquecendo se que existem uma srie de outras aes e Sensos que do condies para continuidade do programa. O resultado que em pouco tempo o programa perde fora e as pessoas voltam s condies e procedimentos anteriores. O programa tratado como uma "moda" e muitos pensam que ir resolver todos os males em pouco tempo, de forma simples e mgica. O que o 7S proporciona? Aprender novas tcnicas que iro auxiliar o meu crescimento pessoal e profissional; Melhorar a utilizao de materiais, ferramentas e do local de trabalho, eliminando retrabalhos e desperdcios; Participar ainda mais na resoluo de problemas e nas sugestes para melhoria dos processos de trabalho;

7S
SEIRI Senso de utilizao, definio, separao e descartes dos itens

necessrios, desnecessrios. Utilizao separar o til do intil, ou seja, o necessrio do desnecessrio estabelecendo um destino para aquelas coisas que deixaram de ser teis para aquele ambiente, pessoa ou local. SEIRI Conceituao: identificar os itens necessrios e desnecessrios existentes no local de trabalho. Como separar e selecionar, identificar e tomar providncias se for usado a toda hora. Colocar no prprio local de trabalho, escritrio ou mquina. Se for usado todo dia, colocar prximo ao local de trabalho, ferramentaria, etc. Se for usado toda semana, Colocar no almoxarifado, ferramentaria, etc. Se no usado, descartar. Benefcios: Liberao de espao, reaproveitamento de recursos, distribuio do excesso de pessoal, combate a burocracia e diminuio de custos. SEITON definido. Como aplicar? colocar em ordem tudo o que necessrio. Exemplo de benefcios: Economia de tempo e diminuio de cansao fsico pelos movimentos desnecessrios, avaliao rpida em casos de emergncias, melhoria visual e facilitao do trabalho. SEISO Senso de limpeza, segurana, preservao do ambiente. Senso de ordem criteriosa dos itens necessrios. Cada item no lugar

Limpeza, o mais importante do que limpar no Sujar! Benefcios: Bem estar pessoal, conservao dos equipamentos e mquinas, preveno de perdas e acidentes e causa boa impresso aos clientes.

SEIKETSU

Senso de sade e higiene, manuteno, ambientes agradveis,

onde todos sintam -se bem. Sade e Higiene, Seiketsu significa padres, ambientao, higiene, conservao, asseio. a arte de manter em estado de limpeza. Manter condies favorveis de sade, no trabalho, em casa e pessoalmente. Refere-se a preocupao com a prpria sade a nvel fsico, mental e emocional.

A aplicao dos 3S acima citados j faz com que o senso de sade no seja abalado por outros aspectos que poderiam afetar a sade. Procedimentos / Benefcios: Manter bons hbitos e higiene pessoal, manter limpos e higienizados ambientes de uso comum, conservar ambiente de trabalho com aspecto agradvel. SHITSUKE padres pr-definidos. Autodisciplina, nada mais do que reeducar nossas atitudes, fazer delas um hbito e os itens mostrados nesta apresentao vo muito alm da aplicao em nosso trabalho, eles so uma questo de cidadania, de respeito ao prximo e a si mesmo. A autodisciplina serve para educar e disciplinar os bons hbitos. Exemplos: Padronizao de gaveta de talheres, padronizao para ferramentas, etc. Benefcios: Cumprimento de normas, instrues e procedimentos, todos assumem a responsabilidade, deteco precoce das anormalidades, motivao profissional, delegao de autoridade e responsabilidade, respeito ao ser humano e respeito a hierarquia Senso de autodisciplina para respeitar, normas, regulamentos,

SHIKARI YARO

Senso de determinao e unio, comprometimento da alta

administrao e unio de todos. Exige a participao dos gestores em parceria com todos os empregados. O exemplo vem de cima. Motivao, liderana e comunicao so as chaves do Senso. No ambiente da Qualidade, um ponto fundamental a transparncia na conduo da gesto, para que se tenha um bom trabalho em equipe, buscando assim o comprometimento de todos, para alcanar os resultados almejados. Benefcios: Aumento da confiana dos empregados perante a organizao, busca de resultados, maior compromisso dos empregados na melhora nas relaes interpessoais, retm talentos. SHIDO Senso de educao, qualificao profissional treinamentos constantes.

Educao onde todo cidado deve ser qualificado profissionalmente e receber treinamentos contnuos, buscando o aperfeioamento na sua rea de atuao para o seu crescimento pessoal e profissional. Neste senso a preocupao principal deve ser com o

crescimento do "Ser Humano, fazendo com que ele acompanhe o desenvolvimento e se atualize. Benefcios: O colaborador desempenha seu trabalho com maior qualidade. A produtividade sempre aumentada e existir a satisfao dos clientes. O colaborador tem maior motivao no trabalho, os resultados aparecem freqentemente, a empresa dispor de mo de obra qualificada e os problemas so mais facilmente solucionados com a colaborao dos funcionrios. A Implantao do programa, embora composto por tcnicas simples deve seguir alguns passos. o Sensibilizao: preciso sensibilizar a alta administrao para que esta se comprometa com a conduo do programa 5S. o Definio do gestor ou comit central: funo do gestor: criar a estrutura para implantar o 5S elaborar o plano diretor treinar lderes promoo integrada do 5S. funo do comit promover o 7S no seu local de trabalho. o Implantao do 7S e elaborao do plano diretor: Nesse plano deve se definir objetivos a serem atingidos, estratgias para atingi-los e meios de verificao. o Treinamento da mdia gerncia e facilitadores: Treinar pessoas que possam difundir os conceitos do 7S para os demais funcionrios.

"S fazemos melhor aquilo que, repetidamente, insistimos em melhorar. A busca da excelncia no deve ser um objetivo, e sim um hbito. Aristteles.

Vous aimerez peut-être aussi