Vous êtes sur la page 1sur 9

LINGUAGEM CORPORAL A Postura Corporal

A postura que o nosso corpo adquire quando falamos com outra pessoa tem mais significado do que podemos imaginar.

A postura que tomamos pode facilitar o caminho para conquistar algum, melhorar a nossa qualidade de expresso ou entender de maneira mais clara a quem nos acompanha.

Dentro da linguagem corporal falamos de posturas abertas ou fechadas. As primeiras so aquelas posturas onde no h barreiras como os braos ou as pernas entre um interlocutor e outros. Pelo outro lado, esto as posturas fechadas onde, por exemplo, se usam os braos cruzados para isolar ou proteger o corpo (de forma inconsciente na maioria dos casos).

Alm do mais, importante que a gente considere as posies ideais para falar de acordo ao caso, por exemplo:
y y y

Em situaes competitivas: frente a frente Para ajudar ou cooperar: Ao lado Para conversar: Em ngulo reto

Postura da cabea
y y y y y

Movimentos de lado a lado: negao. Movimentos para cima e para baixo: consentimento. Para cima: neutral ou examinador. Inclinada lateralmente: interesse Inclinada para baixo: desaprovao, atitude negativa.

Postura dos braos


y y y

Cruzado standard: postura defensiva, tambm pode significar insegurana. Cruzados mantendo os punhos fechados: sinal de defesa e hostilidade. Cruzar os braos segurando os braos: sinal de restrio.

Postura das pernas


y

Cruzado standard: atitude defensiva.

y y

Cruzado estando em p: desconforto, tenso. Cruzar os calcanhares: dissimular uma atitude negativa.

Consideraes importantes a considerar com a linguagem corporal:


y

y y y y y y y

Se voc se inclina demais na direo da outra pessoa, voc vai terminar invadindo seu espao pessoal. Isto no deve ser feito quando ainda no existe muita confiana, pois voc pode parecer agressivo demais. Os braos cruzados so um sinal. Manter os braos cruzados um sinal de afastamento e significa que a pessoa no quer se aproximar, que no sente confiana ou que no est muito bem. Uma postura recolhida significa tdio. Manter uma posio relaxada com braos e pernas ligeiramente abertas demonstra autoconfiana e segurana. Se aproximar demais ou um corpo rgido pode demonstrar agressividade. Se mostrar com uma postura erguida a melhor coisa a fazer quando voc quer demonstrar segurana, valor e importncia no que voc est fazendo. Mos na cintura: desafio, agressividade. Polegares na cintura ou bolsos: virilidade. Indicar com o dedo: desafio.

Os Gestos
Os gestos so amplamente utilizados dentro da linguagem corporal. O ser humano passa o dia inteiro fazendo gestos com todas as partes do seu corpo. So tantos, que at passam despercebidos.

Os gestos expressam uma variedade de sensaes e pensamentos, desde desprezo e hostilidade at aprovao e afeto.

Os gestos sempre so muito prprios de quem os efetua, mas a seguir te apresentamos alguns que dizem grandes coisas. E voc, sem dvida, tem que adot-los quando sentir que as palavras no so suficientes ou para interpretar melhor as mensagens que inconscientemente envia a sua companhia:
y y y y y y y y y

Exibir as palmas: verdade, honestidade, lealdade. Esfregar as palmas: expectativa positiva. Esfregar o polegar contra o ndice: interesse pelo dinheiro. Manter os dedos entrelaados indica frustrao, a pesar de que tambm usado para dissimular uma atitude negativa. Segurar as mos atrs das costas: superioridade, autoridade, segurana, quando nesta posio seguramos os punhos ou os braos significa autocontrole. Mos atrs da cabea: atitude dominante, de superioridade. Apoiar a cabea na mo um sinal tpico de tdio. Muito cuidado! Acariciar o queixo significa que voc est decidindo alguma coisa, acariciar a nuca: raiva ou frustrao. Dar um tapinha na testa ou na nuca sinal de que voc esqueceu alguma coisa.

Gestos de Seduo
A linguagem corporal tambm expressa seduo, por exemplo:
y y y y y y y y

Arrumar a gravata ou os botes da manga da camisa Tocar ou arrumar o cabelo. Mos na cintura Exibio de punhos. Ondulao da cintura. Cruzar a perna para o lado da pessoa que nos atrai. Sorrir de forma safadinha. Olhar curiosamente com o canto do olho.

Voltar ao topo

O Olhar
O olhar tem uma importncia enorme. O significado do olhar dentro da linguagem corporal uma das coisas mais estudadas e, por conseqncia, um dos mais conhecidos popularmente. Damos muita importncia ao olhar porque ele cumpre vrias funes, entre elas:
y

uma fonte de informao por si s. J ouviu falar que o olhar acusa? Bom, completamente verdade! Expressa emoes. o encarregado de dar o significado ou natureza da situao na que estamos.

y y

O qu nos dizem os nossos olhos?


y y y y

Quando as pupilas se dilatam indicativo de interesse e atrao. Quando o que est na nossa frente interessante, as suas pupilas crescem! Contrao de pupilas: mentira, raiva. Piscar muito sinal de nervosismo e inquietude. Quanto menos piscamos, maior o estado de tranqilidade. O contato ocular pode dizer muito. No s demonstra confiana e controle, mas tambm em relao quantidade de vezes que olhamos a outra pessoa e mantemos o contato, demonstra interesse, ateno e relevncia, alm de entregar um significado mais profundo a tudo o que dizemos. Olhar de relance: seduo, interesse, curiosidade.

Saber interpretar a linguagem corporal til para conhecer melhor as intenes e sentimentos de quem est falando com a gente.

O Sorriso
O sorriso se utiliza geralmente para expressar felicidade, alegria, simpatia ou para dissimular hipocritamente uma situao desconfortvel. Existem muitos tipos de sorrisos e cada um tem um significado especial que depende do que a pessoa sinta em seu interior.

Voc sabe a verdade por trs de um sorriso?


y

Um sorriso ligeiro, desses que a gente quase nem nota, expressa insegurana, dvida e falta de confiana. Um sorriso simples, mas intenso, ou seja, quando no h uma gargalhada mas os cantos dos lbios levantam muito e podemos observar os dentes de cima, entrega a sensao de confiana. Em geral, significa que a pessoa est achando o momento agradvel. O sorriso superior transmite uma mensagem de satisfao ao ver algum ou ao receber alguma coisa. Este o sorriso onde todos os dentes ficam descobertos. Este ltimo sorriso pode ser mais intenso quando, alm do mais, fechamos os olhos. Expressa felicidade, diverso. A pesar disto, tambm costuma ser utilizado para enganar quando algum est dissimulando a verdade. por isso que temos que prestar ateno, e analisar a situao na qual estamos. Um sorriso amplio denota muita alegria e prazer e se acompanha de um olhar estreito. Um sorriso com gargalhada includa contagioso. Costuma acontecer entre grupos de pessoas ou quando o par est realmente se divertindo.

Voltar ao topo

O carter segundo a linguagem corporal


Existem sinais que, de acordo aos estudos da kinsica, mostram caractersticas prprias de comportamentos caractersticos em indivduos.

Agressividade
y y y

Tende a fechar os punhos fortemente O corpo se mantm rgido Aponta com o dedo

Se aproxima demais da outra pessoa

Manipulao
y y y y

Gestos exagerados Tom de voz muito doce Excesso e abuso de contatos fsicos com a outra pessoa (Ex: mo no ombro) Sobre-atua seus movimentos

Submisso
y y y y y

Tampar a boca ou parcialmente a cara Imitar o tom de voz ou estado de nimo da outra pessoa Pouco contato visual Riso nervoso Consente constantemente

Auto-confiana
y y y y y

Postura erguida, mas relaxada. Contato visual direto, mas com pequenas retiradas. Gestos calmos. Tem os braos e pernas com uma postura ligeiramente aberta Mantm una distncia apropriada

Aprender a ler o corpo nos ajuda a compreender melhor as pessoas que esto nossa volta, alm de melhorar a nossa comunicao. Cada vez que acompanhamos as nossas palavras com algum gesto, um olhar ou um sorriso especial, estamos dizendo os nossos verdadeiros pensamentos e sentimentos. Saber sobre linguagem corporal nos ajudar a melhorar um encontro com algum que nos atrai, a descobrir de forma dissimulada o que ele ou ela pensa, e a mostrar os nossos desejos com mais intensidade.

Seduzir com algo mais do que palavras pode ser determinante para o sucesso de um encontro. No seja tmido(a) e seduza com o seu corpo inteiro! Sinais e gestos femininos de paquera 1- As mulheres usam alguns dos gestos de paquera dos homens, como tocar o cabelo, alisar a roupa, colocar uma mo, ou ambas, nos quadris, direcionar o corpo e um p para o homem, as longos olhares ntimos e um intenso contato visual. 2- Tambm podem adotar a postura com os polegares no cinto que, embora seja um gesto agressivo masculino, empregado tambm pelas mulheres com sua tpica graa feminina: a posio de um s polegar no cinto, ou saindo de

4- A excitao lhes dilata as pupilas e lhes ruboriza as bochechas. Sacudir a cabea: sacode-se a cabea para jogar o cabelo para trs ou afast-lo do rosto. At as mulheres com o cabelo curto usam este gesto. 5- Exibir os pulsos: A mulher interessada em um homem exibir, pouco a pouco, a pele suave e lisa dos pulsos ao companheiro em potencial. Faz muitssimo tempo que se considera a zona do pulso como uma das mais erticas do corpo. As palmas tambm so exibidas ao homem enquanto se fala. -6 Para as mulheres que fumam, fica muito fcil fazer o gesto sedutor de exibir o pulso e a palma. As pernas abertas: Quando aparece um homem, as pernas femininas se abrem mais do que quando ele no est presente. Isso ocorre tanto se a mulher estiver sentada como de p, e contrasta com a atitude feminina de se defender do ataque sexual mediante o cruzamento de pernas. -7 O ondulao dos quadris: Ao caminhar, a mulher acentua o ondulao dos quadris para destacar a zona plvica. Alguns dos gestos femininos mais sutis, como os que seguem, so sempre usados para fazer publicidades e vender produtos e servios. -8 Os olhares de esguelha: com as plpebras um pouco baixas, a mulher sustenta suficientemente o olhar do homem como para que este se dar conta da situao; logo, ela desvia o olhar. Esta forma de olhar proporciona a sensao sedutora de espiar e de ser espiado. 9- A boca entreaberta e os lbios midos: Os lbios podem ser umedecidos com saliva ou cosmticos. A mulher adquire assim um aspecto que convida sexualidade. 10-Os gestos do cruzamento de pernas feminino: Freqentemente, os homens se sentam com as pernas abertas para exibir de forma agressiva a zona genital. As mulheres usam diversas posies bsicas do cruzamento de pernas para comunicar a atrao sexual: 11- Apontar com o joelho: nessa posio, uma perna se dobra debaixo da outra e com o joelho da perna cruzada se destaca pessoa que despertou o interesse. uma postura muito relaxada que tira formalidade conversao e em que se expem um pouco as coxas. Acariciar o sapato: Essa postura tambm relaxada e tem um efeito flico ao se meter e tirar o p do sapato. Alguns homens se excitam com isso. 12- Quase todos os homens concordam em que as pernas cruzadas tornam a

conscientemente para chamar a ateno. Outros sinais que as mulheres usam so: cruzar e descruzar as pernas com lentido frente ao homem, acariciando-se suavemente as coxas: indicam assim o desejo de ser tocadas. Freqentemente acompanham esse gesto falando em voz baixa ou grave.
Saiba identificar como os sinais corporais femininos demonstram o que ela quer com voc

Vladimir Maluf Mesmo que uma mulher no diga que te quer ou ao contrrio , voc pode descobrir se ela est ou no falando a verdade atravs dos sinais que o corpo dela denuncia. A psicloga especializada em casais La Michaan diz que com palavras, a pessoa pode omitir muita coisa. Na linguagem corporal, isso praticamente impossvel. Segundo ela, com ateno, voc pode interpretar melhor o que se passa na complicada cabea feminina. Agora uma dica importante: Preste ateno se h uma associao de sinais. No porque a mulher apresenta um deles que voc j pode concluir suas intenes. Palmas para cima Quando a mo da mulher est aberta e com a palma para cima, ela est fazendo um convite. Ela est convidando o homem para alguma coisa ou se oferecendo para ele. Mas cuidado: s vezes ela deseja, mas ainda no a hora de atacar, pois h o desejo fsico e o racional. Talvez, para a razo, ainda no seja a hora para ela. Mos geladas Para descobrir mais um pouco sobre suas intenes, pegue nas mos dela. Se estiverem geladas, demonstram nervosismo. Em muitos casos, isso pode ser considerado como forte interesse pelo homem. Descontrole Se voc notar que ela se mexe demais, gesticula muito e ri alto, so bons sinais. Se a mulher comea a ficar sem saber como se comportar, provavelmente ela tem grande interesse na pessoa com quem est conversando. Roupa e cabelos Se ela mexe nos cabelos e ajeita a roupa o tempo todo, est querendo te impressionar. sinal de que ela quer que voc a veja bonita, revela La. E, no dia-a-dia, note como anda seu visual. A mulher que est apaixonada, em geral, cuida mais da aparncia. Se voc perceber que ela est mais arrumada, quer te conquistar. Por outro lado, se anda sempre esculachada, esquea. Pode tirar o time de campo. Encolher a barriga e inflar os seios Quando a mulher quer seduzir um homem, automaticamente, encolhe a barriga e estufa os seios, segundo a psicloga. Com isso, ela quer duas coisas: exibir toda sua feminilidade e parecer bonita, em forma, esbelta...

sinal de que ela no est interessada. como se ela colocasse um porto entre vocs. Se no forem os braos, pode ser a bolsa na frente do corpo, um copo, ou algo que crie uma separao entre vocs. Repare nos ps Olhe para baixo e repare em que posio esto os ps dela. Se estiverem para o lado oposto ao seu, certamente ela est com vontade de ir embora. Se estiverem voltados para voc, bom sinal. Mos na cintura Quando a mulher apoia as mos na cintura, apontando o cotovelo (ou os cotovelos) para o lado, sinal de que ela quer ficar a ss com voc. Fazendo isso, ela cria uma barreira para evitar que outras pessoas se aproximem, pois no quer que ningum interfira, diz La. Mexer nas joias Quando ela quer chamar a ateno, comum que fique brincando com o anel, o colar ou os brincos. A mulher quer mostrar as coisas bonitas que possui. Quer que voc note o que ela tem de bom, de bonito... Ateno ao olhar Repare se ela olha fixamente durante mais de 3 segundos nos seus olhos. Se algum faz isso, porque est interessado. Alm disso, repare no formato em que os olhos esto. Quando ficam um pouco fechados, sedutores, ela est a fim de voc. Fique atento tambm s variaes dos olhos. Se o formato muda ora arregalam, ora ficam mais fechados ela pode estar demonstrando desejo sexual. Isso porque os olhos acompanham o movimento vaginal, que, caso ela esteja com desejo, ela pode estar sentindo e demonstrando atravs dos olhos. Inclinao do corpo Se sua pretendente inclinar o corpo para trs, no est interessada. A menos que seja no momento de uma investida sua, pois instintivo a mulher se afastar. Portanto, talvez ela tenha interesse, sim, s no seja o momento do bote. Distncia dos corpos Um bom teste para saber o que sua paquera est sentindo tentar se afastar um pouco dela. Se voc vai para trs e ela est correspondendo paquera, ela se aproxima novamente de voc. Toque Preste ateno se, quando vocs conversam, ela esbarra em voc, mesmo sem querer, ou te toca intencionalmente ao falar. Sinal de que est vontade e gostando da situao. Imitao dos gestos

gestos de sua companhia. Veja se ela faz isso. Caso faa, ponto positivo para voc... Morder a parte inferior dos lbios Se a conversa chegar a ponto da mulher morder os prprios lbios, um aviso de que ela curtiu o homem, mas est evitando. Isso demonstra que o rapaz desperta apetite na moa, mas ela est tentando se segurar. Convite Por fim, quando a mulher te olhar com interesse e depois desviar os olhos para outro canto talvez a sada de onde vocs esto , pode ser interpretado como um convite. como se ela dissesse para vocs sarem dali, para ficarem sozinhos

Vous aimerez peut-être aussi