Vous êtes sur la page 1sur 4

Como formatar um PC que no tem drive de CD/DVD?

Postado por Dicas do Jack s 19:07 . 0 comentrios Marcadores: Hardware (Perifericos) Por Elaine Martins da Silva

possvel instalar um sistema operacional pelo pen drive? O assunto tratado hoje diz respeito formatao e instalao de sistemas operacionais em computadores que no possuem drive de CD/DVD. Esta pergunta foi enviada por um usurio, mas com certeza tem muita gente por a que j se deparou com um problema destes. O drive de CD/DVD uma pea importante no computador, mas nem sempre ele est presente na mquina. Isso acaba exigindo certo jogo de cintura por parte dos usurios para conseguir realizar tarefas simples, como instalar programas. Muitas pessoas no imaginam, que existem alternativas ao drive de CD/DVD. possvel, inclusive, instalar sistemas operacionais e formatar HDs sem ele A primeira coisa a se fazer e ter a imagem ISO do sistema operacional desejado. Neste tutorial o sistema escolhido foi o Windows 7, mas voc pode fazer isso com qualquer sistema operacional, s ter a imagem dele no computador.

Voc vai precisar de...


Pen drive de 4 GB. Imagem ISO do sistema operacional desejado. MBRWizard, para tornar seu pen drive bootvel. Virtual CloneDrive, para simular a imagem ISO.

Bom, agora chega de conversa, hora de comear a trabalhar. Vamos l?! 1. Depois de conectar o pen drive na porta USB do seu computador ser preciso formatlo. Para isto, acesse a pasta Meu Computador, clique com o boto direito do mouse sobre o dispositivo e escolha a opoFormatar. Em seguida s clicar no boto Formatar e aguardar. 2. Agora ser preciso utilizar o prompt de comando do sistema. Atravs do atalho tecla do Windows+R, abra a opo Executar do Windows. Na tela que abrir digite cmd e pressione Enter. 3. Na famosa tela preta, digite o seguinte comando: convert E: /fs:ntfs (no lugar de E: coloque a letra correspondente ao pen drive) 4. Feito isto, hora de montar a imagem do CD que contm o sistema operacional. Um timo programa para realizar esta tarefa o Virtual CloneDrive, veja como fcil utiliz-lo:

a. Aps instalar o programa, escolha quantos volumes deseja montar, colocando o valor na caixa de mensagem presente na tela do programa. b. Em seguida, clique com o boto direito do mouse sobre o cone presente na Barra de Tarefas, ao lado do relgio, e escolha a opo Drive X: -> Mount.

c. Agora s abrir a imagem com o Virtual CloneDrive e deixar que o programa faa o resto. 5. hora de usar o prompt de comando novamente, mas desta vez ser preciso acessar o diretrio no qual o programa MBRWizard foi salvo. Para isso, utilize os comandos dir (lista todos os arquivos e pastas) ecd (acessa pasta). 6. Agora que voc j conseguiu acessar a pasta pela linha de comando, digite a seguinte sequncia de comandos: mbrwiz /list (anote o nmero correspondente ao pen drive). mbrwiz /disk=X /active=X (Substitua o X pelo nmero anotado no passo anterior) exit

7. Abra outra janela do prompt de comando e acesse o volume que foi montado no passo 4 deste tutorial. Vale lembrar que, para acessar um drive, basta digitar a letra correspondente unidade (C:, D:, E:, A:, etc.). 8. Agora, digite os comandos: cd boot bootsect /nt60 E: (no lugar de E: coloque a letra correspondente unidade do pen drive)

9. Para finalizar este processo, copie e cole os arquivos presentes no volume montado no passo 4 para dentro do pen drive (o bom e velho Ctrl+C, Ctrl+V). 10. PRONTO! Agora s reiniciar o computador, acessar as configuraes de inicializao (que so diferentes em cada computador) e solicitar que o boot da mquina seja feito por meio do pen drive. Quem prefere outros programas para emular imagens de disco ou mesmo criar arquivos

ISO pode ficar a vontade para us-los. Para ficar ainda mais por dentro de assuntos como formatao, gravao de CD/DVD, programa de mdia, etc. a vo alguns artigos que tratam desses temas: aqui para frente com vocs. Esperamos que este artigo possa ajudar vocs.

Vous aimerez peut-être aussi