Vous êtes sur la page 1sur 27

Fundamentos de Epidemiologia e Anlise de Dados via Excel 97 Tabelas Dinmicas

Tabela Dinmica - Definio Variveis Aferies Clnicas Criao de tabelas dinmicas


Assistente de Tabela Dinmica Clculo de uma nova varivel a partir dos dados existentes Agrupamento de dados

Anlise descritiva de uma varivel numrica idade Grficos

Tabelas Dinmicas
Disciplina de Informtica em Sade Curso de Medicina

Definio
Tabela Dinmica uma tabela interativa que resume uma grande quantidade de dados rapidamente, ou os combina de tabelas diferentes. possvel girar suas linhas e colunas para ver resumos diferentes dos dados de origem, filtrar os dados exibindo pginas diferentes ou exibir os detalhes das reas de interesse.

Variveis Aferies Clnicas

Ref.: Epidemiologia Clnica bases cientficas da conduta mdica. Robert H, Fletcher, Suzanne W. Fletcher e Edward H. Wagner. 2 edio revista, Artes Mdicas, 1989, pg. 43 e 44 Existem 3 escalas (modos de expressar aferies) principais para aferir o fenmeno clnico: nominal, ordinal e intervalar. Os dados que s podem ser colocados em categorias, sem qualquer ordem inerente, so chamados de nominais. Poucos fenmenos clnicos podem ser categorizados de forma to ntida que possam ser considerados, de fato, normais. A maioria deles determinada por um pequeno grupo de genes (por exemplo: antgenos teciduais, sexo, erros inatos do metabolismo) ou so eventos dramticos, descontnuos (por exemplo: morte, dilise ou cirurgia). Dados como esses podem ser categorizados sem muita preocupao com erros de classificao. Fica apenas a questo da significncia clnica de pertencer a uma das categorias. Dados que podem ser divididos em duas categorias no ordenadas (presente/ausente, sim/no, vivo/morto) so chamados dicotmicos. Os dados clnicos que possuem alguma ordem inerente ou graduao de pequeno a grande, de bem a mal, etc. mas cujos intervalos no podem ter seu tamanho especificado, so chamados de ordinais. Alguns exemplos clnicos so: dispnia leve, moderada e severa; edema de membros inferiores de 1 + a 4+; e sopros de graus 1/6 a 6/6. Nas escalas intervalares, existe uma ordem inerente e a diferena entre os valores sucessivos sempre a mesma. Dados intervalares tambm tm sido chamados numricos ou dimensionais. Existem dois tipos gerais de escala intervalar. Escalas contnuas podem usar qualquer valor num continuum. Como exemplo citam-se a maioria dos exames bioqumicos sricos, peso, presso arterial e presso parcial de oxignio no sangue arterial. Escalas discretas (descontnuas) usam apenas valores especficos e so expressas como contagens. Exemplos de dados discretos so freqncia cardaca, nmero de convulses por ms e nmero de glbulos brancos por campo de grande aumento. Descries de variveis contnuas podem restringir, na prtica, a um nmero limitado de pontos num continuum, freqentemente nmero inteiros, por esta ser uma representao honesta da preciso da medida. Por exemplo, a glicose sangnea pode, de fato, ser 193,2846573 ... mg/100ml, mas simplesmente registrada como 193 mg/100 ml. Isto no muda o fato de que o dado pode cair em qualquer ponto do continuum.

Criao de tabelas dinmicas


Ref.: Planilha Eletrnica Excel 97 e arquivo AULAPED.XLS (banco de dados) Clique aqui para realizar o download esse arquivo. O arquivo AULAPED.XLS contm duas planillhas ("Cadastro" e "ltimo Diagnstico"). Iremos trabalhar agora com a planilha Cadastro. Dica: Se o seu banco de dados (planilha) no tiver ttulos, ou seja, se a Linha 1 contiver apenas os nomes das suas variveis (ver fig. 1), antes de comear a fazer a tabela dinmica, selecione a clula A1. Por outro lado, se a planilha contiver ttulos e subttulos (ver fig. 2), voc pode, antes de iniciar o clculo da tabela dinmica, selecionar a rea dentro da qual existem dados.

Fig. 1 Exemplo de banco de dados sem ttulos.

Fig. 2 Exemplo de banco de dados com ttulo e subttulo

Assistente de Tabela Dinmica Em nosso banco de dados exemplo aulaped.xls voc pode clicar na clula A1 (em CODCLI) ou selecionar a rea compreendida entre as clulas A1 e H1612. Com esta rea selecionada, no menu Dados selecione a ferramenta "Relatrio da Tabela Dinmica". O assistente de tabela dinmica, orientar seus prximos passos: Etapa 1: Onde esto os dados para anlise: escolha Banco de Dados ou Lista do Microsoft Excel e clique no boto "Avanar"; Etapa 2: Intervalos de dados a serem usados: verifique se a seleo est correta: $A$1:$H$1612 e clique no boto "Avanar";

Etapa 3: Construa sua tabela: voc ver uma tabela de linha por coluna vazia e ao lado, em botes, as variveis do seu banco de dados. Clique no boto correspondente varivel desejada, por exemplo SEXO, segure e arraste at a parte da tabela aonde est escrito "Linha" e solte o boto do mouse; clique novamente no boto correspondente varivel SEXO, segure e arraste at a parte da tabela aonde est escrito "Dados" e solte o boto do mouse note se na rea de Dados voc ficou com um boto chamado "Contagem de Sexo"; Clique no boto "Avanar";

Figura 3: Preparando uma tabela Etapa 4: Onde voc deseja colocar a tabela dinmica: clique na opo "Nova Planilha" e, a seguir, no boto "Concluir". O resultado ser:

Contagem de SEXO SEXO F M Total Global

Total 1 746 864 1611

Note que temos 746 pacientes do sexo feminino (F), 864 do sexo masculino (M) e um paciente sem informao. Se voc quiser

rever no seu banco de dados quem este paciente do qual no h informao sobre sexo, aponte o mouse para a clula B3 (resultado da contagem do cliente sem informao), ou seja, sobre o nmero 1 e d um duplo clique. Uma nova planilha ser aberta, contendo apenas aquele registro no qual estamos interessados. Se voc tiver meios de conferir a informao para corrig-la, anote uma referncia para poder identificar o registro no nosso caso, anote o cdigo do cliente: 00000234. Importante: esta nova planilha, que o Excel criou para mostrar o registro que voc selecionou, serve apenas para voc identificar quem ou quem so os registros selecionados; a correo dos dados NO poder ser feita nesta planilha e sim na planilha original cadastro. Assim, retorne planilha dos dados (Cadastro) e localize o registro que ser alterado. No nosso exemplo, desde que a criana chama-se JOS DA SILVA FIGUEIREDO, mesmo sem rever o seu pronturio, podemos deduzir que trata-se de uma criana do sexo masculino. Faa a alterao, digitando "M" na clula correspondente (G231). Para atualizar a sua tabela de freqncia, v para a planilha onde est a tabela, e utilizando o cone da barra de ferramentas da tabela dinmica ou clicando na tabela com o boto da direita do mouse, para chamar o menu de atalho e escolha a opo "Atualizar dados". O resultado ser a tabela atualizada:

Contagem de SEXO SEXO Total F 746 M 865 Total Global 1611

Para colocar as porcentagens correspondentes aos valores contados: voc pode calcular as porcentagens no momento em que est montando a tabela dinmica na Etapa 3 ou depois da tabela j estar pronta. Caso a tabela j esteja pronta, aponte o cursor do mouse para uma linha ou coluna da tabela e clique com o boto da direita do mouse, chamando o menu de atalho; escolha a opo assistente. O Excel j abrir para voc o assistente de relatrio da tabela dinmica na etapa 3: selecione novamente a varivel SEXO, clique, segure e arraste at a rea de "Dados"; note que voc ficou com um boto chamado

"Contagem de Sexo2"; d um duplo clique neste boto; voc abriu uma janela chamada "Campo da tabela dinmica"; no item "Nome", onde est escrito "Contagem de sexo2", voc pode alterar para "%" e a seguir clique no boto "Opes"; a janela ampliar mostrando um campo chamado "Mostrar dados como" e a opo deve estar "Normal"; modifique esta opo clicando na seta ao lado e escolhendo a opo "% da coluna"; clique no boto "OK" e a seguir no boto "Concluir". O resultado da tabela ser:

SEXO Dados F M Contagem de SEXO % Contagem de SEXO % Total Contagem de SEXO Total %

Total 746 46,31% 865 53,69% 1611 100,00%

Para colocar a porcentagem ao lado da contagem (e no abaixo, como deve estar aparecendo), clique no ttulo da segunda coluna (Dados), segure e arraste para a direita, at que o desenho da tabela mude de horizontal para vertical.

Dados SEXO F M Total Global Contagem de SEXO 746 865 1611 % 46,31 53,69 100,00

Para apresentar esta tabela em um trabalho cientfico, voc dever format-la diferentemente. Por exemplo, no aconselhvel, e nem correto, deixar o smbolo da %, ao lado de cada nmero da tabela. No entanto, na tabela dinmica voc no consegue fazer alguns tipos de alterao. Voc pode mudar o nome da varivel "Contagem de SEXO" para "n", por exemplo, mas no consegue tirar o smbolo de porcentagem dos nmeros.

Para tanto, voc dever copiar a tabela para um processador de textos e proceder a formatao:

Sexo F M

n 746 865

% 46,3 53,7

Total 1611 100,00

Obs.: a autoformatao permitida nas tabelas dinmicas. Se voc quiser treinar, calcule a tabela dinmica para a varivel COR_PELE. Note que todas as vezes que voc for fazer uma segunda tabela dinmica o Excel abrir uma janela perguntando se voc quer utilizar a tabela dinmica j criada anteriormente. CUIDADO!!!! Se voc fez alguma alterao nos dados (excluiu ou inseriu linhas ou colunas), voc NO pode usar a tabela existente, tem de criar uma tabela nova mesmo que isso lhe custe mais memria.

Clculo de uma nova varivel a partir dos dados existentes Em nosso exemplo Aulaped.xls temos as variveis DATANASC e DATAPRIM, que so respectivamente a data de nascimento dos pacientes e a data da primeira consulta. Para calcularmos a idade dos pacientes na data da primeira consulta, vamos seguir estes passos: inserir uma coluna: clique na coluna G de forma a selecionar toda a coluna e use a opo "Inserir" do menu e a seguir "Coluna" ou, clicando com o boto direito do mouse na coluna G, escolha a opo "Inserir" do menu de atalho. b. Na clula G1, do nome da varivel, escreva IDADE; c. Como voc inseriu uma coluna logo aps uma coluna que contm datas, o formato dessa coluna nova tambm ser "data". Para torn-la numrica, selecione novamente a coluna G, a seguir a opo de menu "Formatar" e escolha "Clulas". Ser aberta a janela "Formatar clulas", escolha a ficha "Nmero". A categoria selecionada deve ser "data", mude para nmero e sem nenhuma casa decimal;
a.

Clculo da idade: a frmula para calcular a idade ser: DATAPRIM DATANASC, ou seja, ative a clula G2, entre o sinal de igual (=) para indicar que voc iniciar uma frmula, clique em F2, aperte o sinal de subtrao (-), clique em E2 e tecle ENTER =F2-E2 O resultado da frmula ser a idade do paciente em dias. Para saber a idade em anos, voc dever dividir essa subtrao por 365,25 (365 dias em cada ano e mais 0,25 referente aos anos bissextos - um dia a cada 4 anos) ou seja, edite a clula e complete a frmula =(F2E2)/365,25 O resultado ser a idade em anos, no entanto, embora voc tenha pedido ao Excel para lhe mostrar o resultado dessa frmula sem nenhuma casa decimal, internamente o aplicativo trabalha com os valores com mais de 6 casas decimais. Assim, precisamos garantir que vamos trabalhar apenas com valores inteiros. Edite novamente a frmula e utilize a funo INT, que utiliza apenas o resultado inteiro de uma conta =INT((F2-E2)/365,25) e. Copiar a frmula para as outras clulas: definida a frmula em uma clula, basta copi-la para os outros registros. Uma cpia rpida pode ser feita com um recurso do Excel chamado preenchimento rpido: ative a clula G2, na qual se encontra a frmula que voc quer copiar; posicione o mouse na pequena marca que fica abaixo, do lado direito da clula, at que o seu cursor se transforme
d.

de um sinal para um sinal +, conforme indicado na figura abaixo. Quando o cursor estiver dessa forma, d um duplo clique e a sua frmula se estender por toda a coluna, at o ltimo registro. Passeie com a barra de rolagem para conferir.

Clculo de uma tabela dinmica a partir de dados numricos ex. IDADE: Proceda os passos acima descritos para calcular uma tabela dinmica. Note que a rea de dados sugerida deve estar entre $A$1:$I$1612 isto , com uma coluna a mais. Escolha a opo "No", na pergunta sobre utilizar uma tabela dinmica j existente. Escolha a varivel IDADE para a linha da tabela e para

a rea de dados da tabela (se aparecer Soma de idade, mude para Contagem de Idade dando um duplo clique nesta varivel).

Contagem de idade idade 0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 18 45 #VALOR! Total Global Total 345 193 160 149 106 103 108 73 88 82 63 51 52 13 4 2 1 1 17 1611

No caso de dados numricos e tambm calculados, temos alguns fatores para observar:
. .

se alguma das variveis utilizadas para o clculo da idade no estavam presentes no registro do paciente, a conta no poder ser feita e o Excel registrar no local "#Valor!". Note que no nosso exemplo, temos 17 registros sem a informao ou da data de nascimento dos pacientes ou da data da primeira consulta (para verificar quem so esses registros e eventualmente corrigi-los, d um duplo clique no nmero 17). Neste caso, ns temos trs

alternativas: descobrir quem so os registros, verificar os pronturios e corrigir a base de dados; excluir esses pacientes da base de dados; ou simplesmente informar que sobre aqueles 17 pacientes no se tem a informao da idade. A deciso depender de existir uma maneira de corrigir os dados que esto faltando ou at do tamanho da sua base de dados; . . a segunda observao, se refere qualidade da informao obtida como resultado da tabela gerada: qual o significado de sabermos a quantidade de pacientes com 9 anos? No seria mais interessante, no caso de dados contnuos, trabalharmos com faixas etrias? . . Apenas no momento em que calculamos a idade, pudemos perceber que h uma paciente com 45 anos. Este dado em uma base de dados da pediatria, provavelmente est errado e deve ser corrigido ou excludo. Seria muito mais fcil que esta informao passasse desapercebida se olhssemos apenas para as datas de nascimento.

Agrupamento de dados Para agrupar a IDADE em faixas: Existem duas alternativas para a diviso da idade em faixas etrias: se existir algum motivo na literatura, que justifique a diviso das idades em faixas etrias diferentes do que proposto na classificao internacional de idades, voc pode utiliz-la justificando o motivo e citando a literatura na qual voc est se apoiando; . . se no houver nenhum motivo especial, utilize a classificao internacional da idade, ou seja:
. .

Menor 1 ano 1 a 4 anos 5 a 9 anos 10 a 14 anos 15 a 19 anos 20 a 29 anos 30 a 39 anos 40 a 49 anos 50 a 59 anos 60 a 69 anos 70 a 79 anos 80 anos e mais Idade ignorada

Ferramenta de tabela dinmica: normalmente quando fazemos uma tabela dinmica, uma barras de ferramentas da tabela dinmica aparecer. Ela pode aparecer sobre a rea de trabalho (como na figura abaixo) ou inserida com as outras barras de ferramentas do Excel. Se ela no estiver aparecendo, clique em Exibir, Barras de ferramentas e Tabela dinmica.

Note que nesta barra temos uma seta para a esquerda (Desagrupar), uma seta para a direita (Agrupar). Vamos selecionar as idades que queremos agrupar: de 1 a 4 clique em cima do nmero 1 e arraste at o nmero 4, e a seguir, clique na seta Agrupar. Note que o Excel criou mais uma coluna e uma varivel chamada Agrupar 1. Vamos escrever o nome desta faixa: clique em Agrupar 1 e digite "1 a 4". Para ocultar os detalhes da faixa: note que na barra de ferramentas da tabela dinmica, apareceram os sinais detalhe) e (Ocultar (Mostrar detalhe). Clique em e note que na coluna

total ficamos com a totalizao das idades nesta faixa. Proceda da mesma forma com as faixas seguintes, at chegar no resultado abaixo:

Agora temos que renomear o valor "0" para a faixa "menor que 1" clique sobre o nmero 0 e escreva "< 1"; a seguir selecione a opo (Ocultar detalhe).

Para o paciente com 45 anos, vamos decidir em funo dos nossos dados: como no temos como verificar o pronturio deste paciente, vamos delet-lo do banco de dados, clicando sobre o nmero 17 com o boto da direita do mouse e escolhendo a opo Excluir; para os 17 pacientes que tem o rtulo #Valor, podemos escrever "sem informao" e a seguir, "Ocultar detalhe". Note que ns ficamos com as colunas: Idade2: que contm as faixas etrias; Idade: que ficou vazia, j que ocultamos os detalhes de todas as faixas etrias e Total

Se a nossa inteno for terminar o trabalho aqui, podemos tirar a coluna "Idade" vazia, clicando sobre o nome da varivel Idade, segurando e arrastando para a direita. O resultado ser:

Para cruzar essas faixas etrias com outra varivel (SEXO): clique com o boto da direita do mouse sobre a tabela dinmica e chame o "Assistente", que ir lev-lo diretamente etapa de montagem da tabela. Clique na varivel SEXO e arraste-a com o mouse at a Caixa "Coluna":

A seguir, clique em Concluir. O Excel substituir a tabela existente pela nova, contendo as colunas F e M com as respectivas contagens de pacientes por faxia etria:

Anlise descritiva de uma varivel numrica idade


Se o comando "Anlise de dados" no estiver no menu Ferramentas (normalmente a ltima opo), voc precisa instalar as Ferramentas de anlise no Microsoft Excel. Para instalar as Ferramentas de anlise:
a.

No menu Ferramentas, clique em Suplementos; ser aberta uma janela mostrando os suplementos disponveis: os selecionados j esto instalados; selecione o suplemento "Ferramentas de anlise" e clique no boto "OK". Se "Ferramentas de anlise" no estiver includo na caixa de dilogo Suplementos, clique no boto "Procurar" e localize a unidade de disco, o nome da pasta e o nome do arquivo para o suplemento Ferramentas de anlise Analys32.xll - geralmente localizado na pasta

Biblioteca/Anlise - ou execute o Programa de Instalao, se ele no estiver instalado.

Para usar as Ferramentas de anlise: No menu Ferramentas, clique em Anlise de dados. Na caixa Ferramentas de anlise, clique em "Estatstica descritiva"; d. Insira o intervalo de entrada, por exemplo a coluna B (clique na letra da coluna para selecion-la ou selecione com o mouse o intervalo desejado); informe se a coluna tem rtulo (ex. se o nome da varivel se encontra na primeira linha); e. Nas opes de sada, selecione "nova planilha" e resumo estatstico e clique no boto "OK"; f. o resultado ser apresentado como a tabela a seguir:
b. c.

Nome da Varivel Mdia Erro padro Mediana Modo Desvio padro Varincia da amostra Curtose Assimetria Intervalo Mnimo Mximo Soma Contagem

No nosso caso, na planilha Aulaped.xls, ao selecionarmos a coluna Idade, o Excel no conseguir fazer a anlise estatstica, pois temos alguns pacientes para os quais no foi possvel calcular a idade (#Valor!). Se excluirmos, atravs de uma

filtragem esses 17 pacientes da base de dados, poderemos proceder a anlise: Filtrando dados: No menu de opes, escolha "Dados", "Filtrar" e "AutoFiltro". Note que todas as variveis do banco de dados agora possuem uma seta ao lado do seu nome indicando que temos alguma coisa para selecionar. Clique na seta ao lado da varivel de nome Idade:

Clique em (Personalizar):

Escolha a opo " diferente de" e ao lado escolha "#Valor!":

E a sua planilha estar temporariamente filtrada, apenas com aqueles pacientes para os quais foi possvel calcular a idade. Vamos copiar esses dados para uma nova planilha: clique no boto que fica acima da linha 1 e antes da coluna A, de forma a selecionar toda a planilha; no menu de opes selecione "Editar" e a seguir "Copiar". Vamos abrir uma planilha nova para colar esses dados filtrados: selecione no menu de opes "Inserir", "Planilha" e a seguir selecione "Editar" e "Colar". Tente agora calcular a estatstica descritiva, utilizando o procedimento acima descrito. O resultado que voc ir obter ser:

Grfico
Vamos utilizar a tabela de distribuio de sexo por faixa etria para fazermos um grfico: Clique no boto "Assistente de grfico" na barra de ferramentas. O assistente abrir uma janela que o auxiliar a criar o grfico:

Voc ver os tipos de grfico que o Excel disponibiliza e ao lado os subtipos da categoria escolhida. Clique em Avanar. O Excel pedir que voc selecione a rea na qual esto inseridos os seus dados:

Selecione a rea que vai de A2 at C8. O Excel prope que os seus dados esto organizados em colunas, ou seja, que no eixo x sero colocadas as faixas etrias e no eixo y os valores correspondentes s seqncias de sexo F e M. Vamos trocar essa opo para que o Excel enxergue os dados em linhas:

Clique em Avanar; coloque um ttulo para o grfico e os nomes dos eixos x e y e clique em Avanar:

Na ltima etapa do Assistente de grfico, ele pergunta se voc quer o grfico como uma planilha separada ou como um objeto na sua planilha de dados:

Vamos deix-lo na planilha. Movimente-o com o cursor para tirlo de cima da planilha.

Vous aimerez peut-être aussi