Vous êtes sur la page 1sur 15

RETOMANDO A DISCUSSO: GRAU FLEXO X GRAU DERIVAO Alexandre Melo de Sousa (UFAC)

CONSIDERAES INICIAIS Um ligeiro olhar no tratamento dado pelas gramticas tradicionais (GT) para a categoria de grau suficiente para se verificar as incoerncias que reinam, mesmo depois de tantas discusses (em forma de trabalhos acadmicos) e anlises que foram propostas durante os ltimos anos. Mesmo os lingistas no so unnimes quando abordam a categoria de grau, especialmente no que se refere ao seu reconhecimento como processo de flexo ou de derivao. Nosso propsito, neste trabalho, retomar a discusso a respeito da flexo e da derivao, dando especial relevo categoria de grau superlativo. Apoiar-nos-emos, principalmente, nas propostas da Cmara Jr. (1979, 1987) e de Rocha (1998), mas antes disso, apresentaremos os tratamentos dados pelas principais gramticas de referncia para a referida categoria.

A NOO DE GRAU NAS GRAMTICAS TRADICIONAIS A viso clssica gramatical concebe o grau como uma categoria lingstica que indica variao de grandeza e estabelece uma relao quantitativa ou afetiva entre significaes nominais ou verbais. Indica, pois, a maior ou menor intensidade da idia expressa pelo substantivo, pelo adjetivo, pelo advrbio qualificativo (de modo) ou pelo verbo. H, entre os gramticos da lngua portuguesa, consenso em tratar o grau como flexo dos substantivos e dos adjetivos, equiparando-o ao gnero e ao nmero. Tomemos como modelo a gramtica de Cunha (1979) para comentar a questo da categoria de grau. Na referida obra, o autor considera que os substantivos e adjetivos se flexionam em gnero, nmero e grau, como podemos ver nestas passagens
143

Os substantivos podem variar em nmero, gnero e grau (Cunha, 1979, p. 191). [...] Como os substantivos, os adjetivos podem flexionar-se em nmero, gnero e grau (Cunha, 1979, p. 254).

Tratamento semelhante encontramos em outros gramticos, como Bechara (s/d), Luft (1987) e Lima (1997). A prpria NGB afirma que substantivos e adjetivos se flexionam em gnero, nmero e grau: quanto aos substantivos, a flexo de grau se manifesta como aumentativo e diminutivo, e, quanto aos adjetivos, como comparativo e superlativo. As concepes gramaticais no so defensveis mais perfunctria anlise. Provavelmente so tributrias do modo de ver greco-latino, em que o grau constitua em sua expresso morfolgica um paradigma suficientemente slido para constituir flexo. Em portugus, isto no ocorre. Para demonstr-lo, apoiar-nos-emos nas concepes de Cmara Jr. (1976, 1987) e nas de seus sucessores: Macambira (1978), Zanotto (1986), Monteiro (1991), entre outros.

A CONCEPO DE GRAU EM CMARA JR. A maioria dos nomes, em lngua portuguesa, apresentam a possibilidade de, com o auxlio de alguns sufixos, transmitir sua significao aumentada (-aa, ao, alha, alho, anzil, o, aro, aru, arra, arro, az, zio, eiro, ona, ua, udo etc.), ou diminuda (-acho, eco, ejo, ela, elho, eta, icho, ico, inho, isco, ito, ote, nculo etc.). Esse processo no obrigatrio, como lembra Cmara Jr. (1979, 1987), mas quando ocorre, resulta num novo vocbulo. Temos, segundo o lingista, derivatio voluntria: (01) Ela tinha um corpo / Ela tinha um corpanzil / Ela tinha um corpao. Da mesma sorte, certos adjetivos portugueses podem indicar, pela adio de um morfema, a qualidade elevada ao seu mais alto grau:
144

(02) Ela tinha um corpo belo / Ela tinha um corpo belssimo. (03) Ela tinha os cabelos negros / Ela tinha os cabelos nigrrimos. Tal processo, equivocadamente, definido pelas GT como flexo de grau, como salientamos. No entanto, como explica Cmara Jr. (1987), esse constitui um tratamento incoerente, j que:
Em primeiro lugar, no h obrigatoriamente no emprego do adjetivo com esse sufixo de superlativo, ou grau intenso. a rigor uma questo de estilo ou de preferncia pessoal. Ou, antes, trata-se de um uso muito espaado e espordico, em regra, e de tal sorte que certa freqncia nele logo parece abuso e excentricidade. Em segundo lugar, estamos muito longe de uma sistematizao coerente, para todos os adjetivos ou pelo menos para uma classe formal bem definida, como sucede para a flexo de plural com os adjetivos portugueses em geral e para a flexo de feminino com os adjetivos terminados em o. Nenhum jogo de concordncia, por outro lado, como h para o nmero e o gnero entre substantivo e adjetivo (Cmara Jr, 1987, p. 82-83).

A principal distino entre derivao e flexo reside, pois, no fato de a primeira no constituir um processo obrigatrio e sistemtico para o lxico da lngua, como podemos detectar em outra passagem da Estrutura da Lngua Portuguesa:
Uma derivao pode aparecer para um dado vocbulo e faltar para um vocbulo congnere. De cantar, por exemplo, deriva-se cantarolar, mas no h derivaes anlogas para falar e gritar, outros dois tipos de atividade da voz humana. Os morfemas gramaticais de derivao no constituem assim um quadro regular, coerente e preciso. Acresce a possibilidade de opo, para usar ou deixar de usar o vocbulo derivado (Cmara Jr, 1987, p. 81).

Da explica-se o fato de no haver na lngua nomes derivados para todos os verbos, ou quando h, os processos se do de formas variadas. Da mesma forma no h diminutivos ou aumentativos correspondentes para todos os substantivos e alguns substantivos possuem mais de uma forma de aumentativo e/ou diminutivos. De qualquer forma, quando h formas aumentativas ou diminutivas, est na escolha do falante o seu uso. Quanto flexo, o autor esclarece que h, ao contrrio da derivao, obrigatoriedade e sistematicidade, que so impostas pela prpria natureza da frase. No est na vontade do falante usar, por exemplo, um substantivo no plural ou um verbo no futuro do presen-

145

te. a natureza da frase que condiciona tal uso. Para explicar, reproduzimos as palavras do autor:
Os morfemas flexionais esto concatenados em paradigmas coesos e com pequena margem de variao. Na lngua portuguesa h ainda outro trao caracterstico para eles. a concordncia, decorrente na sua repetio, ainda que por alomorfes, nos vocbulos encadeados. H concordncia de nmero singular e plural e de gnero masculino e feminino entre um substantivo e seu adjetivo, como h concordncia de pessoa gramatical entre sujeito e o verbo, e depende da espcie de frase a escolha da forma temporal e modal do verbo (Cmara Jr, 1987, p. 82).

O que resulta de uma derivao, como acrescenta o autor, um novo vocbulo. E cada vocbulo tem sempre a possibilidade, ou a existncia potencial, de derivar outros, que, por sua vez, no sero exclusivos nem exaustivos. Cumpre salientar que a distino entre mecanismo de flexo e de derivao j era conhecido desde Varro. O gramtico latino apresentou a distino entre o processo derivatio voluntria e derivatio naturalis, conforme nota Cmara Jr. (1976):
Desde Varro, que opunha a derivatio naturalis derivatio voluntaria, [...], faz-se uma distino, na descrio gramatical, entre morfemas que criam novas palavras, ditos de derivao, e morfemas de flexo, que adaptam cada palavra s condies especficas de dado contexto (Cmara Jr, 1976, p. 48).

Como vemos, no recente a discusso sobre flexo e derivao. Segundo o gramtico romano, o processo de derivatio voluntaria responsvel pela criao de novas palavras, ou seja, o que conhecemos, pelo menos em parte, como derivao, no qual estaria includa a categoria de grau16. O processo de derivatio naturalis, por sua vez, o responsvel por variar um vocbulo a fim de expressar nele certas categorias gramaticais, como ocorre com a flexo de gnero e nmero nos substantivos e adjetivos, e com relao s flexes verbais de modo, tempo, nmero e pessoa.

A prefixao, todavia, estava includa e se inseria no processo de composio (lat. compositicia) (cf. Varrn, 1990).
16

146

OS DESDOBRAMENTOS DAS IDIAS DE CMARA JR. Ponto de vista semelhante ao de Cmara Jr. encontramos em Macambira (1978, p. 16), que apresenta como critrio para a derivao o emprego no imperativo dessas formaes e a no implicao sinttica do superlativo. O autor conclui com bases nestes critrios que no h flexo de grau adjetivo em lngua portuguesa. Exemplificamos: Ela usava um vestido lindssimo / Ela usava um vestido muito lindo / Ela usava um vestido lindo demais / Ela usava um vestido lindo, lindo / Ela usava um vestido lindo de morrer. Note-se que intensificao qualidade do vestido lindo foi feita por diversos mecanismos, inclusive sintticos (embora a problemtica flexo x derivao se limite aos expedientes mrficos). No houve a obrigatoriedade do uso do sufixo para esse fim. Trata-se de uma questo de estilo. A freqncia no seu uso parece, como o mestre Cmara Jr. destaca, esquisitice, como acontecia com o discurso do personagem Jos Dias, em Dom casmurro, de Machado de Assis. Vejamos alguns exemplos: (04) Se soubesse, no teria falado, mas falei pela venerao, pela estima, pelo afeto, para cumprir um dever amargo, um dever amarssimo [...] (Assis, 1997, p. 12). (05) Que h de ser? Quem que no sabe tudo? ... aquela intimidade de vizinhos tinha de acabar nisto, que verdadeiramente uma bno do cu, porque ela um anjo, um anjssimo [...] (Assis, 1997, p. 147). Zanotto (1986) corrobora com as idias de Cmara Jr. e acrescenta um outro aspecto, de carter semntico, que diferencia flexo e derivao17:
Outra diferena que distingue flexo e derivao de carter semntico. A derivao introduz, via de regra, alteraes de sentido mais profundas do que a flexo. Entre anda e andava existe apenas a diferena de tempo; entre pedra e pedras tambm a diferena de uma unidade para mais de uma, diferena inegvel, mas menor do que aquela que existe, por exemplo, entre pedreiro e pedreira. A derivao ,

luz de conceitos modernos, os exemplos de flexo em substantivos so na realidade derivao porque no resultam de imposies da frase e geram novas referncias (cf. Rocha, 1998 e Rosa, 2000).
17

147

enfim, um processo de formar novas palavras, de multiplicar o uso de um mesmo semantema, utilizando prefixos e sufixos, dentro de um quadro de possibilidades que a linguagem oferece, mas um quadro aberto, facultando novas criaes (Zanotto, 1986, p.56-57).

Para o autor, a flexo, ao contrrio da derivao, constitui uma imposio normativa da lngua, que prescreve a concordncia entre os termos, e no permite novas criaes lexicais. Zanotto (1986), refletindo sobre as possibilidades de uso do grau pelos falantes da lngua portuguesa, reconhece que o grau apresenta as caractersticas das realizaes derivacionais e que sua incluso entre os mecanismos flexionais deve-se a uma imitao gramtica latina, a qual possua razes para a incluso do grau entre as flexes. Em Cmara Jr. (1976) encontramos a seguinte explicao.
Em latim, o morfema issimus pertencia a um complexo flexional ao lado de ior, prprio dos adjetivos num tipo de frase em que se estabelece a comparao entre dois termos para se afirmar que aquele referente ao adjetivo que tem o morfema superior ao outro. Com issimus assinalava-se que o termo superior sobreleva (lat. superferre, supino superlatum, donde superlativus) a todos da sua espcie: felicssima matrum a mais feliz das mes (Cmara Jr., 1976, p. 50).

Em latim, ao lado da forma, havia duas formas reforadas: o comparativo (em ior) , e o superlativo (em issimus). Sobre o comparativo e o superlativo, Morais (1965) apresenta um estudo histrico-comparativo, no qual trata do transcurso e transformaes das formas latinas, passando pelo latim vulgar at chegar s formas do portugus atual. O autor explica, por exemplo, que o comparativo, a princpio, era um intensivo que indicava a existncia de dada qualidade num grau relativamente elevado, mas sem nenhuma comparao com outro termo. Em seguida passou a indicar a superioridade de um termo em relao a outro termo. O superlativo, por sua vez, exprimia o mais elevado grau de qualidade considerada em si mesma ou em relao a um conjunto. (06) Homo altior est. (grau comparativo). (07) Deus altissimus est. (grau superlativo). Tambm Monteiro (1991), concordando com Cmara Jr., observa que s h flexo para os nomes de gnero e nmero, e que o
148

grau no constitui um mecanismo flexional, mas derivacional, j que sua formao se d por processos completamente diferentes: acrscimo de sufixos ou de determinantes que modificam o sentido do nome pelo acrscimo das noes de grandeza ou pequenez.
Pela juno de sufixos, temos um processo morfolgico, porm derivacional. Em vez de casa, se anexarmos sufixos, diremos casaro ou casinha. Os morfemas aditivos no so desinncias, mas sufixos derivacionais. Atravs do emprego de adjetivos, temos um processo puramente sinttico. A forma do substantivo permanece sem nenhuma alterao. Para casa usamos o adjetivo grande ou pequena, sem que a palavra sofra flexo, embora expresse a noo de grau aumentativo ou diminutivo (Monteiro, 1991, p. 65).

Os adjetivos, segundo Monteiro, tm comportamento anlogo, j que tambm atravs de mecanismos derivacionais ou construes de natureza sinttica que so obtidos os graus de valor superlativo, como foi mostrado no exemplo (4), ou comparativo. O grau comparativo, diz Monteiro (1991, p. 65-66), seja de igualdade, seja de inferioridade, seja de superioridade, no apresenta alterao mrfica no adjetivo. No caso do grau superlativo, todavia, pode ser obtido por meio do emprego de morfemas derivacionais prefixos e sufixos ou ainda por outros recursos de formao, que exemplificamos abaixo a partir da exposio do referido autor: (08) Era um som suave, suave, suave! (repetio do adjetivo) (09) Aquele segurana foi grosseiro. (uso de formas aumentativas) (10) Era um carto lindinho! (uso de formas diminutivas) (11) Ele mostrou-se superamigo. (emprego de certos prefixos) (12) Pierre era lindo como Narciso! (uso de breves comparaes) (13) O noivo de Bia era lindo de morrer! (uso de expresses idiomticas) Consta da pesquisa de Loureiro (1979, p. 54-57), tambm, uma lista de possibilidades de intensificao gradual do adjetivo, alm das j apresentadas por Monteiro (1991). Vejam-se estes exemplos:

149

(14) Era um homem muito, muito feio! (repetio de advrbios) (15) Vi aquela nota verde, verdinha... (repetio do adjetivo variando no aumentativo ou diminutivo) (16) Macrio apertou as mos na cabea, infeliz dos infelizes.18 (uso de superlativo hebraico) Sousa (2003) acrescenta, ainda: (17) Seu primo era um homem muitssimo educado. (intensificao do advrbio anteposto ao adjetivo). Assim, a superlativao do adjetivo no apresenta qualquer elo de concordncia com o substantivo a que se liga. O grau ocorre para o adjetivo, mas no obrigatoriamente para o substantivo. Em (09), o substantivo carto permanece sem marcao de grau, mesmo a gradao sendo marcada no adjetivo lindinho. Caso o processo de concordncia fosse obrigatrio, seria necessrio dizermos Era um cartozinho lindinho!. Por isso, como lembra Monteiro (1991, p. 66-67), preciso rever o posicionamento de nossas gramticas pois, ao tratar da flexo de grau, os gramticos encontram problemas de classificar o advrbio como palavra invarivel, j que, da mesma forma que o adjetivo, o advrbio possui os graus comparativo e superlativo. (18) Ele escreveu mais depressa que voc. (19) O paciente reagiu otimamente. E, s vezes, at o grau diminutivo, expressando intensidade ou afetividade, como no exemplo a seguir: (20) Ele sentou-se pertinho de mim. Isto acontece porque o grau no flexo, e sim derivao. Afinal, o advrbio de fato uma palavra invarivel. Trata-se de um caso de derivao comum a vocbulos dessa classe. Vale destacar ainda que, como bem explica Loureiro (1979, p. 51), inicialmente a intensificao atravs do sufixo issim pertencia somente a adjetivos, contudo, podemos facilmente encontr-la
18

Exemplo extrado de Loureiro (1979, p. 57). 150

como recurso de intensificao em advrbios, pronomes e substantivos. (21) O carteiro entregou a correspondncia cedssimo! (22) Nos Estados Unidos, ela era pouqussimo conhecida. (23) Por tantssimas vezes chorei sua partida. (24) Era uma carne de primeirssima qualidade! (25) Mesmo aps tantos anos, era o mesmssimo homem.

A DESCRIO DE CMARA JR. REVISITADA: A PROPOSTA DE ROCHA Em sua obra Estruturas Morfolgicas do Portugus, Rocha (1998) dedica especial ateno distino entre a flexo e a derivao em portugus. O autor esclarece que seu estudo ter como ponto de partida a discusso anteriormente apresentada por Cmara Jr. a respeito desses processos e apresenta os princpios nos quais se baseia para a referida diferenciao; apresentados no quadro a seguir:

Quadro 01 Flexo x derivao


FLEXO REGULARIDADE: Os morfemas flexionais apresentam-se de forma regular e sistemtica. DERIVAO IRREGULARIDADE: Os morfemas derivacionais apresentam-se de forma irregular e assistemtica. CONCORDNCIA: NO-CONCORDNCIA: Os morfemas flexionais so exigidos Os morfemas derivacionais no so pela natureza da frase. exigidos pela natureza da frase. NO-OPCIONALIDADE: OPCIONALIDADE: Os morfemas flexionais independem da Os morfemas derivacionais podem ser vontade do falante em us-los ou no. usados ou no, dependendo da vontade do falante. Fonte: Rocha (1998).

Limitar-nos-emos, conforme assinalado, s observaes do autor no que se refere ao grau, e analisaremos sucintamente cada um dos traos apresentados no quadro acima, a fim de observarmos, ao final do tratamento de Rocha (1998), se o grau constitui flexo ou
151

derivao. So estes os critrios: regularidade / irregularidade, concordncia / no-concordncia e opcionalidade / no-opcionalidade. a) Critrio regularidade / Irregularidade Segundo Rocha (1998), pelo critrio acima, o mecanismo de grau parece tratar-se de um caso hbrido, j que, no caso do diminutivo, trata-se em parte de uma flexo, e no caso do aumentativo, derivao. Isto se d porque, embora a lngua apresente substantivos aos quais podemos anexar sufixos avaliativos aumentativos, esse no um caso regular. Isto difere dos sufixos avaliativos diminutivos, que so usados na lngua no apenas como indicadores de diminuio de tamanho, mas tambm como expresso de afetividade e emoo do falante frente ao discurso.
Sendo assim, o grau avaliativo regular e sistemtico, porque, dado um substantivo com marca morfolgica de grau, que se realiza na lngua atravs de sufixos variados, quer sejam os sufixos conhecidos tradicionalmente como diminutivos, quer sejam conhecidos tradicionalmente como aumentativos (-inho, eco, ote, acho, o, arra, ao, ola, arro etc.) (Rocha, 1998, p.198).

Rocha apia-se nas idias de Rosa (1982), para quem a manifestao do grau por meio de expedientes morfolgicos revela principalmente emotividade. Da, o autor achar mais adequada a terminologia grau avaliativo e sufixo avaliativo, j que, como ele prprio explica, a questo da afetividade anterior ao aumentativo dou diminuio de tamanho (Rocha, 1998, p. 198). b) Critrio concordncia / No-concordncia Quanto ao critrio concordncia / no-concordncia, Rocha (1998) mostra-se de acordo s idias defendidas por Cmara Jr. (1976, 1987), e esclarece que o emprego do grau avaliativo ao nome no tem relao com a natureza da frase, como defendeu o lingista em relao flexo19. Isto pode ser observado nestes exemplos que ele apresenta:
Minha querida mezinha! Chegou com uma pastinha surrada debaixo do brao.

O autor, neste ponto de sua exposio, ainda no indica se o grau deve ser tratado como flexo ou derivao.
19

152

Ele de fato um meninote levado! Mandou pintar uma estrelona vermelha na sede do clube. Apresentou-se com um corpanzil disforme (Rocha, 1998, p. 201).

Estes exemplos mostram no haver relao entre a natureza da frase e o emprego do grau. O autor explica:
As formas graduais seguem um modelo paradigmtico de relaes lexicais, no havendo, portanto, qualquer ligao com o aspecto sintagmtico da orao. Sob o ponto de vista da concordncia, o grau do substantivo no pode ser considerado flexo (Rocha, 1998, p. 201).

c) Critrio opcionalidade/no opcionalidade Em relao ao parmetro opcionalidade/no opcionalidade, Rocha (1998) esclarece que, em relao ao aspecto produtivo do lxico, pode-se usar ou no os morfemas derivacionais que esto disponveis. Isto depender prioritariamente da vontade do falante. No caso do grau dos substantivos e dos adjetivos, a opcionalidade total, j que o falante pode optar se usar uma forma gradual ou no.

SNTESE DA PROPOSTA DE ROCHA Comecemos pelo quadro sinptico abaixo, que ilustra a posio de Rocha (1998) quanto oposio flexo / derivao, considerando os critrios referidos: Quadro 02: Sntese da proposta de Rocha
CRITRIOS GRAU Regularidade + [flexo] Concordncia [flexo] Opcionalidade + [flexo] Fonte: Rocha (1998)

Rocha (1998) considera que, sob o ponto de vista da regularidade e da opcionalidade, o grau deve ser considerado flexo, mas, em relao concordncia, no. Ao final de sua explanao, o autor chega seguinte concluso sobre o fenmeno da flexo em portugus:
Aps examinar os critrios, chegamos concluso de que no seria possvel adotar os trs ao mesmo tempo, por causa dos desencontros entre eles. [...] constatamos que a flexo no um fenmeno estritamente 153

morfolgico: est ligado tambm concordncia, ou seja, sintaxe (Rocha, 1998, p. 208).

Finaliza afirmando que, em portugus, a flexo constitui um mecanismo lingstico no qual interagem morfologia e sintaxe. Sendo assim, o grau do adjetivo e do substantivo no pode ser considerado um mecanismo lingstico flexional, mas de derivao sufixal concluso que ratificada por Duarte e Lima (2000):
[...] a flexo no se limita apenas variao de um vocbulo para expressar dadas categorias gramaticais, como postulava Cmara Jr.; o processo, para ele, mais bem definido como o campo em que os sistemas de regras sintticas e morfolgicas interagem. Portanto, trata-se de um mecanismo morfossinttico (Duarte e Lima, 2000, p. 81).

Aproveitamos o ensejo para desenvolvermos o assunto com base em outros autores, tocando no problema especfico do grau, desdobrando-o em seus aspectos estilsticos inclusive. Staub e Regueira (1973), em estudo sobre a estrutura do superlativo absoluto sinttico em portugus, apresentam a seguinte explanao, de carter mrfico, sobre a questo do processo flexional ou derivacional do adjetivo:
Se certo e justo falarmos em flexo de gnero e nmero do adjetivo, no fundamentada a afirmao de que o mesmo se flexiona em grau, pois os sufixos que o indicam, no possuem as qualidades inerentes aos sufixos flexionais que, por natureza, expressam relaes gramaticais. No portugus, os flexionais jamais podem somar um nmero superior a dois. Assim sendo, muitos radicais dos substantivos e adjetivos podero, eventualmente, receber um sufixo flexional de primeira ordem que indica gnero feminino. Ex: lob-a, lind-a. Outras vezes podero receber um sufixo flexional de segunda ordem que indica nmero. Ex: lob-a-s, lind-a-s. Os radicais verbais podero eventualmente receber (1) um sufixo flexional de primeira ordem, indicador de modo e tempo e (2) um sufixo flexional de segunda ordem, indicador de nmero e pessoa. Ex: and-a-va-s. Tristssimas exprime o superlativo absoluto sinttico. A presena do flexional indicador de gnero e de um outro, indicador de nmero, no permitiria a presena de um terceiro, indicador de grau (Staub e Regueira, 1973, p. 71).

Rocha (1998, p. 222) destaca ainda que devem ser levados em considerao, no tratamento de grau, fatores emotivos, afetivos ou valorativos que o caracterizam. Esses fatores, segundo o autor, sempre esto presentes na sufixao gradual, o que no acontece com a noo de grandeza ou diminuio, que podem estar presentes ou no.
154

Para Rocha, os sufixos graduais ou, como o autor prefere chamar, sufixos avaliativos podem ser de trplice natureza: subjetivos, valorativos e dimensionais. Expliquemos e exemplifiquemos cada um deles. a. Os sufixos subjetivos so aqueles que expressam a subjetividade do falante, e no a afetividade em relao a um determinado referente. (26) D adeusinho a sua mesada! b. Os sufixos valorativos so aqueles que tm a finalidade de manifestar um julgamento de valor em relao a um dado referente. Tal julgamento pode ser positivo, com sufixo melhorativo, ou negativo, com sufixo pejorativo. (27) Que gracinha de vestido! (positivo) (28) Quem essa mulherzinha que est gritando na calada? (negativo) c. Os sufixos dimensionais, por sua vez, expressam a noo de aumento ou diminuio de certo referente. (29) Aquele rapaz tem, de fato, um narigo. (aumentativo) (30) Vejam aquele ratinho! (diminutivo) Note-se que Rocha (1998), quando trata da natureza avaliativa do grau, j d sinais para o direcionamento do tratamento do fenmeno para o mbito pragmtico. Por sinal, Cmara Jr. (1987, p. 82), ao afirmar que o grau superlativo, ou grau intenso, uma questo de estilo ou preferncia pessoal, adere a esse direcionamento.

CONSIDERAES FINAIS No presente artigo, expusemos, sucintamente, vrios enfoques dados para o tratamento do grau, em especial, do grau superlativo partindo dos gramticos tradicionais chegando at alguns dos lingistas que deram relevo ao assunto com o intuito de retomar a discusso sobre a incluso do grau entre os processos derivacionais ou entre os processos flexionais.
155

Para ns, diante do exposto, fica claro o reconhecimento da categoria de grau como um processo derivacional e no flexional, como apregoa a tradio gramatical. Vimos, com Cmara Jr. (1976, 1987), Monteiro (1991) e Rocha (1998), que o grau no constitui um processo flexional j que no apresenta sistematizao paradigmtica: no implica relao sinttica com os demais elementos da sentena, estabelecendo concordncia; constitui um sistema aberto que permite a criao de novos sufixos sem afetar o emprego ou valor dos j existentes e tem opcionalidade total, podendo ser usado ou no.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ASSIS, M. Dom Casmurro. Fortaleza: Verdes Mares, 1997. BECHARA, E. Moderna gramtica portuguesa. So Paulo: Nacional, s/d. CMARA Jr., J. M. Problemas de lingstica descritiva. Petrpolis: Vozes, 1976.
.

Estrutura da lngua portuguesa. Petrpolis: Vozes, 1987.

CUNHA, C. F. Gramtica da lngua portuguesa. Rio de Janeiro: FANAME, 1979. DUARTE, P. M. T. e LIMA, M. C. Classes e categorias em portugus. Fortaleza: EDUFC, 2000. LIMA, R. Gramtica normativa da lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Jos Olmpio, 1997. LOUREIRO, H. M. Um estudo do morfema intensificador {-ssim-}. Joo Pessoa: UFPB, 1979. (Dissertao de Mestrado) LUFT, C. P. Moderna gramtica brasileira. Rio de Janeiro: Globo, 1987. MACAMBIRA, J. R. Portugus estrutural. So Paulo: Pioneira, 1978. MONTEIRO, J. L. Morfologia portuguesa. Campinas: Pontes, 1991.
156

MORAIS, C. B. de. O comparativo e o superlativo em portugus. ALFA. Marlia: Fonseca, 1965. ROCHA, L. C. de A. Estruturas morfolgicas do portugus. Belo Horizonte: UFMG, 1998. ROSA, M. C. A. P. Formao dos nomes aumentativos: estudo da produtividade de alguns sufixos portugueses. Rio de Janeiro: UFRJ, !982. (Dissertao de Mestrado)
.

Introduo morfologia. So Paulo: Cortez, 2000.

SOUSA, A. M. de. A expresso do superlativo em colunas sociais. Fortaleza, CE: UFC, 2003. (Dissertao de Mestrado) STAUB, A. e REGUEIRA, P. B. A estrutura do superlativo sinttico portugus. Letras de hoje. Rio Grande do Sul: PUC-RS, 1973 VARRN. De lngua latina. Barcelona: Editorial del Hombre, 1990. ZANOTTO, N. Estrutura mrfica da lngua portuguesa. Caxias do Sul: EDCS, 1986.

157

Vous aimerez peut-être aussi