Vous êtes sur la page 1sur 4

LISTA DE EXERCCIOS Introduo Qumica ESTRUTURA ATMICA 1. Um elemento qumico caracterizado por seu: a) nmero de nutrons. b) nmero atmico.

co. c) nmero de eltrons. d) nmero de massa. e) lugar na tabela peridica. 2. Para o on


39
19

k , sem recorrer tabela peridica, faa o que se pede:


+1

a. a configurao eletrnica deste on e localize o seu elemento qumico na TP; b. Que tipo de elemento ele classificado? 3. Quantos prtons h na espcie qumica 60 28Ni+2 a) 2 b) 32 c) 30 d) 28 e) 60 4. A representao H H H se refere a tomos com: a) igual nmero de nutrons; b) igual nmero de prtons; c) diferentes nmeros de eltrons; d) diferentes nmeros atmicos; e) igual nmero de massa.
1 1 1 2 1 3

5. O que estes tomos (do ex. anterior) so entre si? 6. dado o on


20 40

Ca . Quantos eltrons, prtons e nutrons apresentam esse on?


+2

7. Determine o nmero de prtons e nutrons para os tomos:

a) 25X45 b) 125Y220
8. Um elemento qumico constitudo de tomos que tm 16 eltrons e 26 nutrons, no ncleo. Determine o seu nmero atmico e o seu nmero de massa. Sabendo que o elemento pode ser representado pela letra M, represente, no smbolo, o nmero atmico e o nmero de massa. 9. Escreva sobre os modelos atmicos de Dalton, Bohr e Thonson, destacando a diferena entre eles. 10. "O espao entre as molculas atmicas est ocupado por partculas de carga negativa". Esta uma afirmao feita por: a) Dalton; b) Thomson; c) Rutherford; d) Richter; e) Proust. 11. Em fogos de artifcio, observam-se as coloraes, quando se adicionam sais de diferentes metais s misturas explosivas. As cores produzidas resultam de transies eletrnicas. Ao mudar de camada, em torno do ncleo atmico, os eltrons emitem energia nos comprimentos de ondas que caracterizam as diversas cores. Esse fenmeno pode ser explicado por qual modelo atmico proposto.

12. A periodicidade da energia de ionizao pode ser explicada pelo modelo atmico de a) Bohr. b) Dalton. c) Thomson. d) Rutherford. 13. Diurticos so substncias que estimulam a excreo de ons como Na+, K+, Cl e HCO3. correto afirmar que a) o on sdio tem raio maior que o tomo que lhe deu origem. b) o on potssio tem raio maior que o on cloreto. c) o on hidrogeno-carbonato, ao se combinar com o on sdio, d origem a um composto cido. d) o on potssio e o on cloreto so espcies isoeletrnicas. e) o on cloreto tem raio menor que o tomo que lhe deu origem.

14. Um determinado elemento qumico est situado no quarto perodo da tabela peridica e pertence famlia dos calcognios. Qual o seu nmero atmico? 15. Considere um elemento R, cujo subnvel mais energtico o 4p3 . a) Qual o perodo e coluna da tabela peridica esse elemento est localizado? b) Represente a notao de Lewis, a formula estrutural plana e frmula espacial do composto formado por este elemento e o hidrognio (Z=1) 16. O tomo do elemento qumico X, localizado na famlia dos calcognios e no 4 perodo do sistema peridico, tem 45 nutrons. a) Qual o seu nmero de massa? b) Que tipo de ligao interatmica primria (lig. qumica) ele faria com o H1? c) Do composto formado anteriormente que tipo de ligao interatmica secundria (foras intermoleculares; 17. Um certo tomo do elemento E, genrico, apresenta o eltron mais energtico no subnvel 4p5. a) Qual o perodo e famlia do sistema peridico a que pertence o elemento E? b) Que tipo de elemento esse? c) Que tipo de ligao ele poderia fazer com um elemento que apresenta 4s2 como subnvel mais energtico? d) Representa esta ligao pela notao de Lewis. 18. O segundo elemento mais abundante em massa na crosta terrestre possui a seguinte configurao eletrnica, no estado fundamental: nvel 1 completo nvel 2 completo nvel 3 4 eltrons. Faca o que se pede: a) Localize este elemento na TP (grupo e perodo). b) D seu nmero atmico. c) Com quais tipos de elemento ele faria uma ligao covalente? d) Represente a(s) ligao(es) qumicas de um composto formado por este elemento e o cloro; e) Faa a geometria molecular deste composto; f) Classifique as ligaes em apolares ou polares, sabendo que a eletronegatividade deste elemento 2,5 e a do cloro 3,0; g) Este cmposto polar ou apolar? 19. Considere os elementos 18A, 15B, 13C, 12D e 11E. a) Qual o elemento que apresenta o maior potencial de ionizao?

b) Qual apresenta maior raio atmico? c) Qual apresenta menor raio inico? 20. Em relao aos tomos dos elementos qumicos 11X, 17Y e 18Z no estado fundamental so feitas as afirmaes: I- Pertencem ao mesmo perodo da tabela peridica; II- Pertencem ao mesmo grupo da tabela peridica; III- X possui mais eletropositividade e raio atmico que Y e Z; IV- X tem menor potencial de ionizao que os demais elementos do perodo a que pertence; V- X alcalino, Y halognio e Z gas nobre. Quais as afirmaes esto corretas? 21. Os elementos 20Ca, 23V, 28Co, 30Zn e 33As pertencem ao quarto perodo da tabela peridica. Dentre eles, quais apresentam eltrons desemparelhados, em sua configurao eletrnica e podem ser classificados como transio? 22. Um elemento que tem raio atmico grande e pequena energia de ionizao, provavelmente, um: a) metal b) ametal c) semi-metal d) gs nobre e) halognio 23. Onde est localizado na tabela peridica o elemento terminado em 3d 1? Como pode ser classificado este elemento quanto localizao na TP? E quanto ao tipo de elemento? 24. Quanto menor o raio de um tomo: I- Maior sua dificuldade para perder eltrons, isto , maior sua energia de ionizao; II- Maior sua facilidade para receber eltrons, isto , maior sua afinidade eletrnica; III- Maior sua tendncia de atrair eltrons, isto , maior sua eletronegatividade. Qual(is) a(s) afirmao(es) correta(s)? 24. Em relao aos tomos dos elementos qumicos 20A, 22B, 32C e 58D no estado fundamental so feitas as afirmaes: I- C e D esto no mesmo perodo da tabela peridica; II- A e C pertencem ao mesmo grupo, mas esto em perodos diferentes; III- A, B, C e D so metais alcalino-terrosos; IV- B e D so elementos de transio V- C mais eletropositivo que A; Quias so corretas?

25. O on do tomo de um determinado elemento bivalente positivo e tem 18 eltrons. A) A que famlia e perodo da classificao peridica pertence esse elemento? b) Se ele se ligasse a um elemento de nmero atmico 9, que tipo de ligao ele formaria/

26. O que significam os termos emparelhado e desemparelhado, referentes aos eltrons dos tomos? 27. Monte as frmulas eletrnica e estrutural plana e espacial (quando houver) para os seguintes compostos qumicos. a) HNO3 b) H2O c) CH4 d) H3C-CH2-OH e) H3PO4 f) SO2 g) SO3 h) O3

28.Para os compostos da questo anterior, quais so polares.Por qu?

29. O aumento de diferena de eletronegatividade entre os elementos ocasiona a seguinte ordem no carter das ligaes (A) covalente polar, covalente apolar, inica. (B) inica, covalente polar, covalente apolar. (C) covalente apolar, inica, covalente polar. (D) covalente apolar, covalente polar, inica. (E) inica, covalente apolar, covalente polar. 30. Sobre os metais: a) Como se forma uma ligao metlica? b) Baseando-se nesta teoria, explique a razo pela qual os metais so bons condutores eltricos e trmicos? 31. Faa um desenho que represente da forma mais correta possvel a estrutura de: a) Um cristal de NaCl b) Um cristal metlico de ferro. c) Molculas de gua no estado lquido e gasoso.

Vous aimerez peut-être aussi