Vous êtes sur la page 1sur 5

TEOLOGIA DO DISCIPULADO

Pr. Luiz Gustavo M. Lana

I. Introduo
As pessoas em geral no gostam de mudanas. S h abertura para mudanas quando h crise. Haveria hoje uma crise tal que justificasse mudanas eclesiolgicas profundas?

I.1.Pensar nas mudanas no contexto da igreja:


Qual ser o futuro da igreja de Cristo no mundo? (Paz ou perseguio? Quanto tempo isto ir levar?) Quais so as igrejas que hoje tem alta taxa de crescimento e as que no esto crescendo ou esto decrescendo? Quais tem despontado bem estruturada e tem gerado frutos? Como est a crise de liderana em nossas igrejas? Como esto os escndalos dentro da igreja de Cristo? Quem realmente est dando fruto na igreja que perteno? Os pastores? Os professores? Os evangelistas? O ramo que no d fruto arranca-se e joga-se fora para ser queimado.

I.2.Como essas mudanas afetam a igreja:


Afetam tremendamente a igreja no sentido estratgico, moral e espiritual. Ser que devemos esperar a denominao agir, pois a culpada no seu entendimento ela? Ou ser que h algo que podemos fazer corajosamente hoje e j? Se h algo que podemos fazer, o que ? Como fazer? Na realidade j dizia o sr. J.C. Benvennuti: No podemos esperar resultados diferentes se continuarmos fazendo as mesmas coisas de sempre. Encaremos a crise como uma oportunidade Ex: Kiki (Oportunidade) x Ki (crise) (No idioma japons)

II. Proposta
As eclesiologias tradicionais fundamentam-se, em geral, nas epstolas. A eclesiologia centrada no discipulado baseia-se numa eclesiologia que nasce nos evangelhos. O mundo em mudana, que deixa para trs a modernidade, exige uma nova eclesiologia. A nossa viso construir uma igreja a partir de onde nasce a igreja do Senhor Jesus, isto , a partir do evangelho do reino. Foi a mensagem do reino que gerou a igreja primeva. Isso no quer dizer que devemos ficar numa busca nostlgica pelo modelo da igreja nascente, que como todas as demais teve suas crises. Apenas volta-se ao NT na busca de princpios que so eternos e que no 1

podem ser abandonados. No buscamos prticas por si s. Mas, buscamos a prtica alicerada na palavra de Deus.

III. Estatsticas
Jesus chamado 45 vezes de mestre e mais 16 vezes por ttulos equivalentes. vezes. Jesus nunca chamado de pregador. H 45 ocasies descritas nos evangelhos onde Jesus aparece ensinando, apenas 11 onde ele descrito pregando, sendo que em 9 dessas situaes o verbo pregar vem acompanhado do verbo ensinar. A mensagem de Jesus chamada de ensino 39 vezes e 6 vezes de sabedoria e nunca de sermo. Dos 184 contatos pessoais que os evangelhos apresentam de Jesus 54% com pessoas receptivas e 46% com pessoas indiferentes ou antagnicas; 33% com indivduos e 67% com grupos; 40% somente com discpulos e 60% com multides mais discpulos. O verbo ensinar ocorre 100 vezes ,distribudo uniformemente por todo NT. Em Atos, metade das referncias est ligada a no-cristos e outra a cristos. total 61

IV. O Ministrio de Jesus


IV.1. Pregao para as multides no incio do ministrio (abandona a multido em Mt 16:13) Mt 4:12-17 e paralelos Mt 4:18-22 e

IV.2. Ensino para um grupo maior de discpulos num segundo momento paralelos + Jo :60ss IV.3. Escolha de 12 para ser futura liderana Mt 10:1-5 e paralelos.

V. Definies
V.1.Discpulo (257 vezes no NT) V.2.Discipulado V.3.Discipulador A palavra salvo aparece na bblia 57 vezes e a palavra convertido zero vezes. A palavra crente aparece no NT cerca de 12 vezes. A palavra cristo aparece 3 vezes no NT. Ser que trata-se somente de uma questo de mera terminologia? Ou por detrs da palavra discpulo existe um diferena singular que poderia estar mudando o rumo estratgico da igreja? A palavra irmo aparece no N.T. cerca de 326 vezes.

VI. Reavaliando Nossa Eclesiologia Luz do Plano Eterno de Deus


Tradicionalmente Teologia/Missiologia inicia com a queda, colocando a salvaoredeno como o propsito final de Deus. Assim a evangelizao a tarefa principal da igreja, e a deciso de uma pessoa por Cristo a meta de todo o trabalho eclesistico. A revelao, entretanto, inicia com a criao. A redeno est em funo da criao. Qual o plano de Deus para a humanidade quando da criao, antes da queda? Com a queda Deus teria mudado de propsito? A redeno recoloca o homem na direo original Rm 5:17; Rm 8.28,29 A morte e ressurreio de Jesus no so o centro do plano de Deus, mas um meio de restaurao de todas as coisas. A igreja mesmo o princpio da sociedade que Deus quer estabelecer. Os componentes da igreja sero preparados para que o plano de Deus para a humanidade se cumpra. No escathon o plano de Deus para a humanidade se completa. Portanto a misso da igreja no apenas o crescimento numrico, mas essencial que haja empenho na formao da imagem de Cristo nos seus membros. Qual seria o melhor mtodo para formar uma sociedade composta por pessoas imagem de Cristo.

VII. Focalizando a Nossa Misso


Toda autoridade foi dada a Jesus
A base para discipular e a mensagem para fazer discpulos a primeira vez que Jesus aparece dizendo que toda autoridade lhe tinha sido dada. At ento, Ele ordenava os demnios a se calarem e no permitia nenhuma revelao particular de sua pessoa aps realizar os milagres espantosos. Agora Ele diz: Toda autoridade me foi dada e munido desta autoridade Ele manda que seus discpulos faam outros discpulos.

Evangelho do Reino
Promessas e benos, mas tambm demandas e condies. nfase no senhorio de Cristo, sua vontade, sua autoridade e seu reino so o centro da mensagem. Fim da independncia e soberania da pessoa. A felicidade e o cu so conseqncias de estar sob o comando do Senhor Jesus Cristo (Mc.10:17-31; Mt.6:33; Is.58:1-14; Mt.11:28-30) 3

O oposto pode ser visto no Evangelho das Ofertas, Evangelho da Prosperidade, Bnos sem demandas. nfase no cu; A pessoa e sua felicidade so o centro da Mensagem.

Indo
O original grego pe o verbo a traduo no gerndio e no no infinitivo. Indo, significa, no trabalho, na vizinhana, na igreja, no mundo, etc. fazei de discpulos de todas as naes.

Fazei discpulos

a matria prima so no cristos

A matria diz respeito a todos os discpulos e no somente aos pastores e missionrios.

Batizando
A ordem no para que somente os pastores batizem e sim todos os discpulos.

Ensinando
O Senhor nos mandou gastar tempo ensinando a Palavra de Deus e no somente fazendo convertidos e logo em seguida os abandonando e partindo para frente em busca de outros.

A guardar
No ensinamento de mera teologia mas, ensinando-os a GUARDAR a Palavra de Deus. Algum j lhe ensinou a orar? No? Por que? Parece bvio que todos sabem orar, no isto? Ex : Vinde e vede...

Todas as coisas que vos tenho ordenado


Quais so as ordens que Jesus nos deu? Temos repassado cada uma delas na igreja e com nossos discpulos? Voc j fez uma pesquisa na bblia de todas as ordens que o Senhor Jesus nos deu?

IX. Aspectos Prticos


IX.1. Para discipular necessrio ser discpulo
Como poderia algum discipular sem ser discipulado? At que poderia, algum diria. Mas, quando andamos e vemos algum j experimentado atuando no reino o que vemos tem um impacto tremendo e profundo em relao ao que ouvimos. Ex: Mo no queixo...vire para a esquerda... ver misericrdia x falar dela

IX.2. impossvel discipular a quem no se submete


H momentos no discipulado em que o discipulador d uma ordem a seu discpulo caso o veja transgredindo um princpio claro das escrituras. Em outros momentos o discipulador dar conselhos e isto ter que ser pesado pelo discpulo com seriedade. Em suma, o discipulado algo para valer; aprendizado na prtica para quem realmente quer. 4

IX.3. O objetivo do discipulado formar discipuladores emancipao


O sinal para emancipao est em 2Tm 2.1-2

O sinal para

IX.4. Qualificaes do discipulador


a. Ser um discpulo autntico; b. Viver o que prega e ensina; c. Ser batizado; d. Estar disponvel aos seus discpulos; e. Amar os seus discpulos.

IX.5. Caractersticas de algum discipulvel


a. Desejar profundamente crescer na f; b. Entender que o discipulado plano de Deus para sua vida; c. Estar disponvel; d. Ser submisso ao seu discipulador; e. Ser batizado;

IX.6. Passos para estabelecer a relao de discipulado.


a. Ore. Pea a Deus que mostre quem deve discipul-lo; b. Entre com contato com a pessoa que ir discipul-lo; c. Converse bastante com ela sobre as regras do jogo; d. Comece e seja perseverante. e. Cole no calcanhar do seu dsicpulador.

IX.7 .Base e forma da autoridade


A base da autoridade Jesus que de forma delegada nos passa o basto. Na verdade estamos correndo a corrida com o Senhor Jesus Cristo. Estamos representando o Senhor aqui na terra.

IX.10. Discipular no passar estudos, transmitir vida


vida na vida! dar de si pro lado!

X. Sugestes de Leitura
1.O Discpulo, Ortiz - Betnia 2.O Plano Mestre do Evangelismo, Colleman - Mundo Cristo 3.A Formao de um Discpulo,Phillips - Vida 4.As Bases na Formao de Discipuladores, Kornfield - Sepal 5.Igreja: Forma e Essncia, Getz - Vida Nova

Vous aimerez peut-être aussi