Vous êtes sur la page 1sur 19

LIGA DE ENSINO DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE NATALENSE PARA O DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE DO NORTE

CURSO DE DIREITO DIREITO CIVIL I (PARTE GERAL) PROF. ALAN DIAS BARROS

Defeitos do Negcio Jurdico


Vcios da vontade (ou do consentimento) e Vcios sociais As patologias da vontade A vontade livremente manifestada, espontnea e isenta de vcios integra os elementos de validade. Sem que a vontade esteja perfeitamente equilibrada com sua exteriorizao, h vcio capaz de eivar o negcio de invalidade. Defeitos na manifestao da vontade (vcios) => invalidade do negcio (anulabilidade / nulidade). Lembrete: erro, dolo, coao, estado de perigo, leso (vcios da vontade ou do consentimento) e fraude contra credores (vcio social) so anulveis (art. 171, II, CC). A simulao (vcio social) caso de nulidade (art. 167 CC).

a) ERRO OU IGNORNCIA (art. 138 CC)


Erro ou ignorncia uma falsa representao ou completo desconhecimento da realidade do negcio jurdico (quanto pessoa, quanto ao negcio ou quanto ao direito envolvido). uma inexata, equivocada, desatenciosa, precipitada ou equivocada noo, produzida espontaneamente pelo prprio agente (engana-se sozinho, estava iludido), sem que ningum o induza a tal. Caso conhecesse a completa circunstncia do negcio, a sua realidade exata ou completa, no o realizaria. Pode levar anulabilidade do negcio jurdico (art. 171, II, CC) quando o erro for substancial sua celebrao (art. 138 CC). nico caso endgeno, os demais so fatores exgenos. REQUISITOS DO ERRO PARA ANULAR O NEGCIO (art. 138 e 139 CC): Essencial ou substancial: Referir-se identidade ou qualidade essencial da pessoa, do negcio ou suas causas (se fosse conhecido no haveria negcio), e no a motivos acidentais, secundrios ao negcio (mesmo sendo conhecido o negcio seria realizado). Ex. comprar pedra sinttica achando ser diamante. Realidade: Efetivo prejuzo para o interessado (concretamente). Critrio discutvel. Bastaria a simples vontade maculada? Stolze, 348, nem fala desse requisito. Escusabilidade: No pode advir de extrema ignorncia ou diligncia, no o facilmente perceptvel, no ser erro grosseiro, mas segundo critrios do homem mdio (padro abstrato), desculpvel, justificvel, de acordo com a compreenso e o nvel cultural do agente, suas aptides ou qualidades profissionais. Quem errou agiu com a diligncia normal da pessoa comum. Qualquer pessoa inteligente e de ateno ordinria seria capaz de comet-lo. Verificar a situao e a circunstncia concreta de cada declarante. Erro acidental ou secundrio Ao contrrio do erro essencial ou principal, o erro acidental ou secundrio no anula o negcio jurdico, pois refere-se a

caractersticas secundrias do negcio (objeto ou pessoa), que no trazem efetivo prejuzo, que se fossem conhecidas, ainda assim o negcio seria celebrado. Ex.: comprar um carro azul escuro, acreditando ser preto = o negcio mantido, o pagamento devido, mas permite a sua troca pela cor desejada; deixar o carro ano 2007 para algum qualificada como casada, quando na verdade o carro 2006 e a pessoa solteira. FALSO MOTIVO (art. 140 CC): Podem ser anulados negcios jurdicos quando expressamente mencionado no instrumento que a liberalidade decorrente desse motivo; seno, no poder ser anulada pois impossvel adentrar no ntimo subjetivo de algum para comprovar suas motivaes verdadeiras. Ex.: deixar bens em testamento para o filho de amigo querido (motivo), quando depois se descobre no ser filho daquela pessoa (falso motivo). Doao para bombeiro que atuou com bravura em determinado resgate (motivo), mas que na verdade os atos hericos foram praticados por um outro colega dele (falso motivo). Comprar estabelecimento comercial com base no rendimento mensal comprovado, e depois descobrir que a contabilidade foi forjada.

ERRO DE CLCULO (erro material retificvel) art. 143 CC: Vender um carro declarando um preo muito abaixo, elaborar um oramento e errar na soma do material e mo-de-obra. Permite apenas a retificao do valor, mantendo o negcio (art. 143 erro acidental).

TRANSMISSO ERRNEA DA VONTADE POR PESSOA OU MEIO DE COMUNICAO (art. 141 CC): Mensagem truncada Internet comrcio eletrnico fax anncios e panfletos erros de impresso erros mecnicos. Anulvel nos mesmos casos da declarao direta. Equiparao transmisso errnea da vontade. Divergncia entre o que se quer e o que se contrata, diferena entre o querido e o transmitido erroneamente.

b) DOLO (art. 145 CC)


a manifestao da vontade com desconhecimento da realidade por malcia de outrem (= ignorncia) + malcia. induzir intencionalmente algum a praticar um ato ou negcio jurdico com objetivo de prejudicar a si prprio e beneficiar terceiro ou a outra parte. Ex.: No foi o adquirente quem achou que a caneta era de ouro, mas sim o alienante que afirmou que era, e a compra foi efetuada (Stolze, 352). Para anular o negcio jurdico o ardil deve ser a causa determinante da celebrao do negcio, posto que, em condies normais no aceitaria a celebrao. O Dolus Malus se subdivide em: Principal ou Essencial (dolus causam) vcio da vontade para ludibriar: quando serve de origem ao ato, o agente s praticou o ato porque foi induzido a tanto, caso contrrio no teria firmado o negcio, a causa do negcio (anula: art. 145 CC). Acidental (dolus incidens) ato ilcito para ludibriar (no influi diretamente na manifestao da vontade): no a causa essencial do negcio. Quando a parte no induzida a praticar o ato, mas apenas o pactua na idia de que seria mais vantajoso do que na verdade o foi. Quando ela praticaria o negcio de outro modo do que fez (mas praticaria). Desvirtua-se apenas as condies do negcio e no sua efetivao. O negcio seria praticado independentemente da malcia, mas em condies mais favorveis ao agente. No anula (desfaz), mas leva satisfao das perdas e danos (ajuste) (art. 146 CC). J o Dolus Bonus o dolo tolervel, que no excede o limite do razovel, decorrente do simples exagero ou nfase nas qualidades do que se est negociando, comum no meio comercial (lbia do comerciante ou elogio da mercadoria), incapaz de induzir o homem meridianamente inteligente a praticar o negcio nem hbil ou dirigido a causar prejuzo.

No a propaganda enganosa prevista no CDC. No anula nem provoca ajuste. Ex.: o melhor carro, a melhor casa, o sapato mais confortvel, voc no vai encontrar custo/benefcio melhor no mercado, essa a melhor casa da rua, o motor est novinho, esse vinho um dos melhores desse ano, espelhos capazes de emagrecer colocados em lojas de roupas. Observao: 1) Nem todos os autores incluem a prova do efetivo prejuzo como requisito para anular o negcio jurdico por dolo. Muitos sustentam que a simples deturpao da vontade, de praticar negcio induzido pela sugesto de algum, j causa para anul-lo. 2) Pode ocorrer dolo tanto por ao (prtica comissiva para induzir) ou por omisso (deixar de informar para consumar o negcio).

OMISSO DOLOSA OU DOLO NEGATIVO OU DOLO OMISSIVO OU RETICNCIA DOLOSA se fazer de doido, dar uma de joo-sem-brao; se colar, colou (art. 147 CC): mesmos efeitos do dolo comissivo ou dolo positivo (atua, agir), quando algum, sendo parte no negcio, ao invs de induzir positivamente, deixa de agir, de informar e se omite dolosamente na informao de alguma caracterstica que a contraparte, uma vez sabedora desse fato, no firmaria o negcio (sem a informao no haveria negcio). Anula (boa-f dos contratos). Necessita: inteno de induzir o outro a pactuar, silncio intencional do agente de algo que o outro deveria saber (e no por terceiro). Ex.: descobrir-se gravemente doente e firmar seguro de vida, ocultando tal informao da seguradora e falecer pouco tempo depois; vender carro capotado pelo valor de um normal sem informar tal fato; vender um touro sem dizer que ele estril; casa, sem informar de defeitos estruturais; automvel sem mencionar a retirada dos acessrios. DOLO DE TERCEIRO (art. 148 CC): o negcio ser anulvel se a parte a quem o negcio aproveita tinha cincia do dolo praticado por terceiro que no parte no negcio (adeso tcita ou cumplicidade) = UMA DAS PARTES NO NEGCIO + TERCEIRO.

Se a parte a quem aproveita no tinha conhecimento no h dolo, mas ato ilcito (no anula), cabendo ao por perdas e danos exclusivamente contra o autor do dolo (terceiro), por parte do prejudicado. DOLO RECPROCO OU BILATERAL OU COMPENSADO OU ENANTIOMRFICO (art. 150 CC): quando ambos tentam prejudicar e beneficiar-se mutuamente, com ardis. Ningum pode se beneficiar pela prpria torpeza. No anula nem indeniza. O negcio perdura nas condies em que esto (empate), sendo vlido.

c) COAO (art. 151 CC)


todo ato ou presso injusta, exercido por algum (coator = a outra parte ou qualquer outra pessoa), sobre um indivduo (coagido, paciente, vtima, coato), de modo a obrig-lo, contra a sua vontade, a realizar um negcio jurdico. Violncia psicolgica e vontade viciada, no exercida genuinamente, mas expressada em razo de temor. Ameaa contra a pessoa, seus bens ou pessoas caras. A coao a modalidade de vcio mais grave. Mais grave do que o dolo, pois no permite a livre manifestao da vontade, a constrange a determinado sentido por ameaa ou mesmo violncia. J no dolo, h um ardil, uma ao de induzimento sutil e maliciosa. A coao digna de invalidar o negcio deve ser relevante, fundada no temor considervel ao objeto envolvido. TIPOS DE COAO Coao absoluta ou fsica (vis absoluta): O meio empregado a prpria violncia fsica, produzida no corpo do coato, neutralizando completamente qualquer tipo de manifestao da vontade. Como no h sequer manifestao da vontade, o negcio assim realizado no nulo (plano de validade), inexistente (plano de existncia). Ex. bater em algum at que ele assine um contrato, colocar a digital de um analfabeto fora na declarao de vontade.

Coao relativa ou moral (vis compulsiva): O coagido colocado numa situao de escolha entre praticar o negcio ou sofrer as conseqncias da ameaa: um dano eminente sua pessoa, seus entes queridos ou aos seus bens. H um temor incutido nele, suficiente a perturbar seu esprito, dirigindo a manifestao de sua vontade em determinado sentido (Stolze, 357). H exerccio de vontade, mas viciada, turbada, embaada ou deturpada em razo da ameaa que lhe dirigida pelo coator. caso de nulidade (e no de inexistncia), porque houve manifestao da vontade, mas viciada. Ex. compre meu carro seno seu filho vai ser morto; venda a fazenda ou vamos pr fogo nela; dentre outros. Como no dolo, h a distino entre: Coao principal, quando se referir causa determinante de todo o negcio. Anula se for comprovado o nexo entre a ameaa e a anuncia para o negcio. Coao acidental, quando o negcio se realizaria, independentemente da coao, mas em condies mais favorveis ao prejudicado. No anula, mas obriga ao ressarcimento do prejuzo.

Requisitos (art. 151 CC): a) A AMEAA DEVE SER A CAUSA DO NEGCIO coao principal, relao de causalidade entre a ameaa e a prtica do negcio. Sem ela, o negcio no se teria concretizado. b) DEVE SER GRAVE A coao deve ser de tal intensidade que efetivamente incuta ao paciente um fundado temor de dano a bem que considera relevante. Se no h receio, no h coao. Critrio do caso concreto, e no do homem mdio.

c) A AMEAA DEVE SER INJUSTA Tal expresso deve ser entendida como ilcita, contrria ao direito, ou abusiva (art. 153, incio, CC). Configura-se tambm a coao quando a conduta, embora jurdica, constitui exerccio anormal ou abusivo de um direito (Ex.: surpreender a mulher em adultrio e a constrange a separar-se, renunciando sua meao, sob ameaa de contar aos filhos). No so coao as ameaas de exerccio normal de um direito (Ex.: execuo, protesto, penhora, etc). d) A AMEAA DEVE SER ATUAL OU IMINENTE A lei refere-se ao dano prximo e provvel, afastando, assim, o impossvel, remoto ou eventual. Tem em vista aquele prestes a se consumar, variando a apreciao temporal segundo as circunstncias de cada caso. Ex.: praticar tal ato seno far mal a algum da famlia dele daqui a 10 anos, permite acionar a polcia e repelir o dano. e) DEVE ACARRETAR JUSTO RECEIO DE DANO No mais se exige que este seja igual, pelo menos, ao decorrente do dano extorquido, visto que essa proporo ou equilbrio entre o sacrifcio exigido e o mal evitado, prevista no Cdigo/16, era alvo de crticas e no consta em outras legislaes. f) DEVE CONSTITUIR AMEAA DE PREJUZO PESSOA OU A BENS DA VTIMA, OU A PESSOAS DE SUA FAMLIA OU NO acepo ampla para o termo "famlia". Tambm no se faz distino entre parentesco legtimo ou ilegtimo ou decorrente da adoo, qualquer que seja a sua espcie. Para os fins de intimidao, incluem-se tambm as ameaas a parentes afins, como cunhados, sogros etc.

d) ESTADO DE PERIGO (art. 156 CC)


Configura-se o estado de perigo quando algum, premido da necessidade de salvar-se, ou a pessoa de sua famlia, de grave dano, assume obrigao excessivamente onerosa (elemento objetivo) com outra pessoa, que no criou, mas sabia desse estado de perigo ou ameaa, e dela se aproveita (elemento subjetivo). O contratante se coloca entre dois males: ou assume obrigao excessiva ou sofre o dano. O agente pratica o ato fortemente influenciado pelas circunstncias que lhe so adversas.

Embora a figura em estudo no se confunda com a coao, o declarante expressa a sua vontade sob efeito de forte presso psicolgica, mas que no foi produzida pela outra parte, que apenas era sabedor desse fato. H urgncia na realizao do negcio, que feito a fim de livrar o agente, membro de sua famlia ou pessoa de sua relao, do perigo em que se encontra. Equipara-se ao estado de necessidade do Direito Penal. Extremo perigo que faz a pessoa praticar atos que normalmente no o faria ou no se justificariam de outra forma consciente. Sem alternativas seno praticar o negcio. Ex.: pessoa que oferece recompensa milionria para quem o salvar; doente que concorda com honorrios exorbitantes exigidos pelo mdico para salva-lo de dano emergencial; venda de bens por valor bem abaixo do valor para pagar resgate de filho; cheque-cauo de alto valor emitido por exigncia do hospital onde ser atendido; assinatura de cheque de valor altssimo para que algum salve seu filho de incndio. H quem defenda a manuteno do negcio, ou seja, a sua validade, apenas sendo ajustadas as suas condies, como o caso da prestao de servio profissional excessivamente onerosa, por questes de equidade. Todavia, regra geral, como a vontade viciada por uma grave perturbao mental causada pelo estado de perigo, a exemplo das promessas vultosas de recompensa, mais lgico anular o negcio, sem reduzir ou ajustar suas condies. Requisitos do estado de perigo a) SITUAO DE NECESSIDADE o agente esta premido da necessidade de salvar-se ou a pessoa de sua famlia. A necessidade aparece como ttulo justificativo ou constitutivo da pretenso anulatria. b) IMINNCIA DE DANO REAL, ATUAL E GRAVE (atualidade e gravidade) O perigo tem que ser real (ou putativo, quando o agente imagina um perigo existente o que tem o mesmo efeito); deve ser atual, iminente, capaz de transmitir o receio de que, se no for interceptado e afastado, as conseqncias temidas fatalmente adviro. Se no tiver essas caractersticas inexistir estado de perigo, pois haver tempo para o declarante evitar a consumao, sem ter de, pressionado, optar entre sujeitar-se a ele ou participar de um negcio em condies desvantajosas. O perigo pode ser oriundo da natureza (tempestade, chuvas, soterramento). Se for putativo, tem que o ser para ambas as partes, e no apenas para o declarante. c) NEXO ENTRE A DECLARAO E O PERIGO DE GRAVE DANO A vontade deve se apresentar distorcida em conseqncia do

perigo do dano. A declarao eivada de vcio deve ter por causa ou motivo determinante esse fato. d) INCIDNCIA DA AMEAA DO DANO SOBRE A PESSOA DO PRPRIO DECLARANTE OU DE SUA FAMLIA O objeto do perigo da ameaa devem ser os personagens mencionados no art. 156 e p. nico. e) CONHECIMENTO DO PERIGO PELA OUTRA PARTE No estado de perigo, h, em regra, um aproveitamento ou abuso da situao de terror alheio para obteno de vantagem (dolo de aproveitamento mf), que realiza o negcio, impondo suas condies, mesmo sabendo da situao da outra parte, do seu estado psicolgico, decorrente do temor de grave dano. Mas no ele quem cria a situao de perigo, apenas se aproveita dela (diferente da coao). Se as condies do negcio foram fixadas pelo declarante em perigo e/ou a outra parte no sabia desse estado, o negcio no se anula, pois no houve m-f ou aproveitamento abusivo. f) ASSUNO DE OBRIGAO EXCESSIVAMENTE ONEROSA As condies devem ser significativamente desproporcionais ou extremamente desvantajosas para o declarante, capazes de provocar profundo e anormal desequilbrio contratual e somente se justificam pela causa da necessidade a que estava premido. Somente configura quando a obrigao assumida excessivamente onerosa. Se razovel ou normal, o negcio considerado vlido.

e) LESO (art. 157 CC)


Ocorre quando uma pessoa, sob premente necessidade ou por inexperincia, se obriga prestao manifestamente desproporcional ao valor da prestao oposta (art. 157 CC). Manifestao da vontade, por necessidade ou inexperincia, levando a um comprometimento desproporcional ao real valor da coisa (desequilbrio contratual). o prejuzo resultante da desproporo existente entre as prestaes de um determinado negcio jurdico, em face do abuso ou da inexperincia, necessidade econmica ou leviandade de um dos declarantes. uma deformao da declarao por fatores pessoais do contratante, diante de inexperincia ou necessidade, exploradas indevidamente pelo locupletante (Stolze, 360). O lesionado no tinha capacidade plena para anuir segundo a lgica que prevalece no mundo dos negcios; seu esprito estava dominado por forte presso interior, decorrente de necessidade premente, ou ento foi levado

por sua imaturidade ou desconhecimento. Se um empresrio, afeito s atividades do comrcio, vincula-se, desvantajosamente, a um negcio, sendo desproporcionais os quinhes, no haver defeito de leso (Nader, 401). A pessoa conhece a extrema desproporo das contraprestaes, mas contrai o negcio pela necessidade patrimonial ou por falta de experincia de vida, sem atentar para suas repercusses malficas (# erro). A parte negocia naquelas condies sem ter sido induzida pela outra (# dolo). A necessidade no precisa ter sido criada pela outra parte nem o negcio firmado sob a presso ou medo, mas pela inexperincia, necessidade econmica ou contratual ou irresponsabilidade (inconseqncia) fatores pessoais do contratante (# coao fatores externos criados pela outra parte para pressionar o declarante). No h risco pessoal de vida, dos bens ou pessoa cara ao declarante; apenas evitar um dano patrimonial. Nem se exige o conhecimento da outra parte, ou seja, o dolo de aproveitamento (m-f). possvel o ajustamento para o equilbrio contratual, evitando a anulao (# estado de perigo). Ex.: algum que, despejado, assume aluguel extremamente caro para ter onde abrigar sua famlia na eminncia de ser despejado. Ex.: algum que, em poca de seca, contrata o fornecimento de gua a preos exorbitantes, para manter sua fazenda e famlia. Ex.: algum que, para evitar falncia, vende seu imvel por valor bem abaixo do preo, em razo da falta de disponibilidade de recursos lquidos para saldar seus dbitos. Ex.: Se algum, premido pela necessidade de levantar rapidamente dinheiro para pagar o tratamento mdico de seu pai, pe venda um imvel por R$ 100.000,00, que, suponha-se, j inferior ao valor mdio de mercado. O nico interessado que se apresenta, oferece R$ 40.000,00, menos da metade do valor do imvel. O alienante acaba concordando porque a quantia bastaria ao pagamento das despesas mdicas e hospitalares do tratamento do pai. O negcio anulvel por leso a menos que o adquirente concorde em pagar, pelo menos, mais R$ 60.000,00 pelo imvel. Seno o bem retornar ao patrimnio do alienante, que deve restituir os R$ 40.000,00 ao adquirente. O lesionado poder, desse modo, optar pela anulao ou pela reviso do contrato, formulando pedido alternativo: a anulao do negcio ou complementao do preo.

ELEMENTOS:

OBJETIVO OU MATERIAL: Manifesta desproporo entre as prestaes recprocas, geradoras de lucro exagerado para uma das partes enquanto a outra exageradamente onerada. A desproporo no tabelada (manifestamente), depende de verificao das circunstncias do caso concreto, auxlio de prova tcnica (percia), a fim de estabelecer qual o real valor do objeto do negcio. SUBJETIVO OU IMATERIAL OU ANMICO: condies de inferioridade do contratante; leviandade ou inexperincia naquela espcie de contratao ou premente necessidade do lesado E dolo de aproveitamento da parte beneficiada.
A necessidade no a econmica, mas a necessidade, a inevitabilidade de contratar, daquele negcio. Ex.: Um milionrio pode precisar muito de dinheiro contado em determinado momento nico e de urgncia, ento vende um imvel muito abaixo do preo, essa necessidade que o leva a alien-lo e compe a figura da leso.

A inexperincia a falta de conhecimentos ou de habilidades razoveis para o trato dos negcios, natureza da transao; sem, necessariamente, implicar falta de instruo ou de cultura geral.

Tudo isso, acrescentado o abuso da parte beneficiada, que se aproveita desses estados psicolgicos, violando, inclusive, a boa-f que deve permear as relaes jurdicas (Stolze, 364). No se tolera mais o negcio da china, gerando prestaes manifestamente desproporcionais.

Exige-se, ainda, que a avaliao da desproporo considervel entre as prestaes seja feita "segundo os valores vigentes ao tempo em que foi celebrado o negcio jurdico" ( 1), e no posteriormente. Se a desproporcionalidade for superveniente formao do contrato, se for verificada, no no momento da contratao, mas posteriormente, no momento do cumprimento da obrigao; no ser caso de leso, e sim de aplicao da teoria da impreviso ou quebra da base do negcio jurdico, que no visa, em regra, anular o negcio, e sim ajusta-lo nova realidade, re-equilibrar as partes do contrato e as suas prestaes, em decorrncia da onerosidade excessiva. Ex.: se h a venda de um lote, segundo o preo da poca, e, posteriormente, o local ganha sbita valorizao, com duplicao do valor, no caso de leso e o contrato inaltervel (Nader, 400).

Defeitos do Negcio Jurdico


Vcios Sociais

a) FRAUDE CONTRA CREDORES (art. 158 CC)


Direito Romano: a satisfao corporal. A responsabilidade hoje: pessoal e patrimonial. Insolvncia: passivo > ativo. Ausncia de patrimnio: devedor civil e empresrio. insolvente (se devedor no empresrio art. 995 CC e 748 CPC) e falido (se empresrio - Lei n 11.101/05). Conceito: Fraude contra credor o ato de onerao ou alienao de bens, assim como o de remisso de dvida, praticado pelo devedor insolvente ou beira da insolvncia, com o propsito de prejudicar credor preexistente, em razo da diminuio de seu patrimnio.

a prtica maliciosa de desfalcar o prprio patrimnio a fim de coloc-lo a salvo de uma execuo por dvidas em detrimento de direitos creditrios alheios. Insolvncia a existncia de um passivo (dbitos) maior que o ativo (crdito, bens). O devedor insolvente (quem tem o passivo maior que o ativo) no pode dispor livremente de seus bens, sem a anuncia de seus credores, pois no tem como garantir o pagamento deles (restrio ao direito de propriedade) art. 955 CC. a negociao aparentemente legtima, sem disfarces, como na simulao; mas na verdade, uma atuao maliciosa, do devedor e de terceiro, dispondo do patrimnio do primeiro, gratuita ou onerosamente, para pr-se em insolvncia (passivo > ativo) ou na eminncia dela, e assim afastar a possibilidade de seu patrimnio arcar com suas obrigaes anteriormente assumidas (art. 591 CPC). Ex.: pessoa que, na eminncia de vencimento de dvidas, vende ou doa seu nico bem a terceiro (conhecedor do estado de insolvncia), para que, colocando-se em estado de insolvncia, proteja este bem do pagamento futuro dos seus credores; pessoa que perdoa seus devedores antes de vencer as prprias dvidas. ELEMENTOS DA FRAUDE CONTRA CREDORES: OBJETIVO (eventus damni): o ato do devedor de, com a ajuda de terceiro, colocar-se em insolvncia, de assim criar o prejuzo ao credor. SUBJETIVO (consilium fraudis), o intuito fraudulento, a m-f, a conscincia, a inteno do devedor de prejudicar os credores dele, com (conhecimento) ou sem (presuno) a cincia de terceiro conluio fraudulento. Presuno ou desnecessidade do elemento subjetivo: Transmisso gratuita de bens doao. Remisso de dvidas - perdo (art. 158 CC). Contratos onerosos do devedor com insolvncia notria ou conhecida (deve haver prova do concilium fraudis) compra e venda (art. 159 CC). Pagamento antecipado de dvida a credor quirografrio em prejuzo dos demais ainda no vencida (art. 162 CC).

Prestao de garantia real (fidejussrias ou pessoais fiana, cauo - no), privilegiando outros credores quirografrios em detrimento dos j existentes, sendo ineficaz apenas a garantia dada (art. 163 CC). Presuno juris et de juris (absoluta independe de prova em contrrio) da m-f. ANULAO DO ATO E RETORNO DO BEM AO PATRIMNIO DO DEVEDOR ALIENANTE Ao anulatria ou revocatria ou pauliana (art. 161 CC). Apenas credores quirografrios (aqueles com garantias fidejussrias) podem propor a ao (legitimidade processual ativa) (art. 158 CC), pois os com garantia real (privilegiados) j tm um bem adstrito, preso, vinculado, satisfao de seu crdito (penhor ou hipoteca), no precisando desse processo (direito de seqela basta pedir a penhora do bem onde quer que e com quem esteja) (carente de ao revocatria, extino sumria do processo - art. 269 CPC); exceto se a garantia real no for suficiente (art. 158, 1, CC). Litisconsrcio passivo necessrio: contra o devedor e contra o terceiro com quem ele celebrou o negcio de m-f (presumida ou dolosa) e quem esteja com o bem atualmente por m-f (presumida ou dolosa) (art. 161 CC). Efeito: anulao do negcio jurdico e retorno do bem ao patrimnio do devedor.

b) SIMULAO (art. 167 CC)


o negcio jurdico em que as partes esto combinadas (mancomunadas) com o propsito de iludir terceiro. uma declarao enganosa da vontade, visando produzir efeito diverso do ostensivamente indicado (Diniz, 477). Objetiva dar existncia ao que fictcio, e provocar fraude lei, burla do fisco, manter em segredo relao negocial que deveria estar ostensiva ou mesmo causar prejuzo de terceiro (vtima). No um defeito na manifestao da vontade, mas a manifestao da vontade intencionalmente externada de modo enganoso (ou declarao enganosa da verdade), com o objetivo de produzir efeitos diversos dos desejados, diversos dos normais (vcio social, e no vcio do consentimento).

Causa de nulidade absoluta do negcio, e no anulabilidade. Diferentemente do erro e do dolo, neste caso a vtima lesada sem participar do negcio jurdico, pois h um conluio das partes de um negcio para fingi-lo real. No precisa levar o devedor insolvncia (# fraude contra credores). Ex.: cnjuge finge ter perdido objeto e promete recompensa a quem achlo, quando na verdade no o perdeu e sim pretende doar a recompensa sua amante; casal, separado de fato, ele aliena parte de sua meao e com o produto compra outro bem mas o coloca em nome de terceiro para livrlo da partilha; meno de valor inferior para pagar menos impostos; testas de ferro. E ainda: parentesco ou amizade ntima entre os contratantes, preo vil, falta de condies financeiras do adquirente, falta de declarao do bem no imposto de renda Tipos ABSOLUTA: as partes no desejam a celebrao de negcio jurdico algum, no h qualquer negcio, apenas fingimento. O negcio simulado praticado realmente para no ter eficcia. absoluta porque no h qualquer resultado almejado. Este feito apenas para encobrir a inteno de enganar terceiros ou violar a lei. No se quer que ele tenha efeito algum. Finge-se uma relao jurdica que na realidade no existe. Simular a venda de bem a amigo apenas para desvi-lo de credores (sem se colocar em insolvncia); Marido que simula confisso de dvida perante terceiro para prejudicar esposa em processo de separao (meao), desviando os bens que deveriam integrar a partilha de modo a ficarem salvaguardados nas mos do comparsa do devedor at terminar a partilha; Devedor que d bem em pagamento a parente seu, aparente credor, para desviar a perda patrimonial para outros credores; Falso compromisso de compra e venda registrado em cartrio para ensejar o despejo sem causa do locatrio. RELATIVA (dissimulao): h a verdadeira inteno de realizao de um negcio jurdico, mas como ele vedado por lei, precisa-se dar aparncia de outro, permitido. Um negcio simulado para ocultar outro, o dissimulado. Quer-se o que no aparece e no se quer o que aparece (Pontes de Miranda, apud Diniz, 484).

H dois negcios jurdicos, o aparente e o verdadeiro, o ostensivo e o oculto, o necessrio e o pretendido, o simulado e o dissimulado, o ilusrio e o real, o revestido e o camuflado. a mais comum de acontecer na prtica. No que for possvel (vlido na substncia e forma e no causar prejuzo a terceiro), ser anulado o negcio simulado (aparente) e mantido o negcio dissimulado (oculto, camuflado) - art. 170 CC. A) Subjetiva, ad personam ou por interposio de pessoa (com relao pessoa com a qual o negcio celebrado). Visa a transferncia de direitos a terceiro no integrante do negcio art. 167, 1, I, CC. Um negcio firmado com uma terceira pessoa para que esta repasse outra. H trs envolvidos: o declarante, o testa-deferro, o laranja, o homem-de-palha ou o presta-nome; e o beneficiado. O real beneficirio no aquela pessoa que integra a negociao original (testa-de-ferro). S se caracteriza como simulao (anulando) se o laranja completar o ato, passando o bem outra pessoa, seno ser ainda vlido (art. 167 CC). Ex.: sujeito casado que simula doar bem a um amigo e este posteriormente repassa o bem amante do ex-proprietrio; pai que, deseja vender bem ao filho e os demais no autorizam ento finge doar para terceiro e este repassa ao filho que d o dinheiro ao pai, burlando o art. 496 CC. B) Objetiva (com relao ao contedo, elemento ou natureza do negcio celebrado): declarao jurdica no verdadeira, clusula falsa, inteno de esconder outro ato, efeitos desejados pelo agente, mas proibidos por lei (art. 167, 1, II, CC). Ex.: escritura de compra e venda com preo bem inferior ao real, disfarando uma verdadeira doao entre o cnjuge adltero e seu cmplice, burlando o art. 550 CC; valor inferior ao declarado para burlar o Fisco;

VENDA DE ASCENDENTE A DESCENDENTE TRANSAO VIA TERCEIRO PROVA DA SIMULAO ATO PRATICADO IN FRAUDEM LEGIS SUA CONSEQENTE NULIDADE Caracteriza-se salienter tantum a simulao se, vendido o imvel a terceiro, vem este, a seguir, a vender o mesmo imvel a descendente do primitivo vendedor, no

curto espao de tempo de menos de dois meses aps. Se provado que o terceiro serviu apenas de intermedirio, fica evidenciada a fraude lei. (TJMG AC 000.172.026-700 4 C.Cv. Rel. Des. Hyparco Immesi J. 21.09.2000).

Vous aimerez peut-être aussi