Vous êtes sur la page 1sur 5

O Islamismo

O Islamismo no uma religio nova, tem aproximadamente 1500 anos, e to antiga quando o cristianismo. Hoje cerca de 1.300.000.000 (um bilho e trezentos milhes um bilho e quinhentos milhes) da populao mundial so mulumanos. (Um quinto da populao do planeta). a religio que mais cresce. Cerca de 70% dos intelectuais que se convertem a uma crena, escolham o islamismo. Praticamente em todos os pases do mundo existem mulumanos. O Islamismo uma verdade que Deus revelou ao pr ofeta Mohammad (Maom), no somente uma que alm de religio um sistema de vida completo. Os mulumanos seguem o livro sagrado Alcoro (Qurn), que contm a ltima mensagem revelada por Deus humanidade. Os mulumanos crem em um nico Deus; nos Anjos; nos profetas que trouxeram revelaes de Deus a humanidade; no fim do mundo; no juzo final, onde todos prestaro contas de seus atos a Deus. Deus tem autoridade no destino do homem e na sua morte. Os profetas que os mulumanos crem serem portadores das revelaes de Deus so; Ado, No, Abrao, Ismael, Isaac, Jac, Jos, J, Moiss, Aro, Davi, Salomo Elias, Jonas, Joo Batista e Jesus Cristo. O ltimo profeta de Deus "Mohammad ", que revelou as verdades de Deus por intermdio do Anjo Gabriel. Islam" (em rabe) significa "submisso", "rendio", "entrega", que derivada de outra palavra que significa paz. No sentido religioso, Islam, significa "total submisso vontade de Deus". Alah" a palavra rabe que designa Deus. Os catlicos nas missas em rabes usam esta palavra, assim como protestantes (igrejas evanglicas) em seus cultos rabes, usam a palavra Alah quando se referem a Deus. Mulumano" aquele que faz ou pratica o Isl (Islam). O Islamismo probe o consumo de carne de porco, drogas (produtos que causam dependncias), O consumo de bebida deve ser saudvel e uma obrigao levar a vida saudvel. Os mulumanos acreditam que esta vida uma provao para uma prxima vida no reino de Deus. O mundo mulumano na idade mdia foi o centro das pesquisas cientficas, e destacou-se no desenvolvimento da matemtica, arquitetura, astronomia, navegao, medicina. Os rabes introduziram o papel na Europa e inventaram o arco ogival, sem o qual os europeus cristos no poderiam construir as catedrais gticas. Enviaram o damasco, acar e arroz para a Europa.
2

Os nmeros romanos, de difcil manuseio para clculos, foram substitudas pelos algarismos arbicos (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7,8 e 9) que so usados at hoje pela maioria dos pases do mundo. Os rabes introduziram tambm na Europa, a idia hindu do zero, e a idia de arranjarem os nmeros no sistema decimal.

Cultura
A cultura islmica assimilou elementos de diversas culturas, reelaborando-os e enriquecendo-os com contribuies originais. Assim, dentre as principais realizaes culturais dos rabes, podemos destacar:
y

Cincias: campo em que os muulmanos mais se desenvolveram; na matemtica aprimoraram a lgebra e a Geometria; de dicaram-se tambm Astronomia e Qumica (alquimia); Medicina: grande foi importncia de Avicena que, entre vrias descobertas, diagnosticou a varola e o sarampo e descobriu a natureza contagiosa da tuberculose; Artes Plsticas: a pintura e a escultura no contaram com grande desenvolvimento pela proibio de se representar formas vivas; a arquitetura sofreu influncia bizantina e persa, utilizando em profuso cpulas, minaretes e arcos ogivais; Literatura: contamos com vasta produo, com destaque para a coletnea As mil e uma noites e o poema Rubaiyat, de Omar Khayam.

Nunca demais enfatizar que o grande legado da civilizao islmica para o mundo foi religio fundada por Maom e que conta com milhes de adeptos.

Obrigaes ou Religio
Maom nunca se viu como divino, dotado com uma outra natureza que no fosse a humana. O Coro, livro sagrado do islamismo, composto de suras (captulos) e versculos, foi-lhe inspirado por Al, no se trata de um testemunho como os Evangelhos cristos, mas sim as lies do prprio nico as quais o fiel deve recitar. Maom considerava -se o derradeiro profeta de uma linhagem que comeara com Moiss (que trouxe a Tor), passara por Davi (que escrevera os Salmos), Jesus (que aparece nos Evangelhos) e ele, Maom, autor do Coro. Justamente por isso, por ele ser o ltimo dos profetas histricos, ele os superou. A adeso do crente ao Isl verifica -se pela obedincia e o comprometimento com o que se denominou os cinco pilares do muulmanismo: 1) a declarao de f em Al ( shahada); 2) a orao diria (salat); 3) a peregrinao Meca (hajj ou Hgira); 4) a prtica do jejum religioso (no ms do Ramad); 5) e, finalmente, o compromisso com a caridade (em forma do dzimo, o zakat).
3

Alguns supem que tambm faz parte das obriga es, entrando como o 6 pilar, a adeso a jihad, a guerra santa na defesa do Isl.

O Coro, livro sagrado do Isl


O Quram (O Coro), livro sagrado dos muulmanos, um conjunto notvel de ensinamentos de Al transmitidos ao profeta Maom ao longo da sua existncia. Supe-se que a maioria das 114 suras (captulos), de que ele composto, foram-lhe inspirados em Medina e Meca , sendo imediatamente registradas, copiadas e recitadas, pelos seus seguidores, entre os anos de 610, ano da converso de Maom, at a morte dele em 632. Provavelmente outras passagens foram-lhe acrescentadas at o ano de 650. Como a linguagem de Al nem sempre facilmente entendida, suas aluses foram motivo do surgimento de uma cincia de interpretao, feita pelos doutores cornicos, os telogos islmicos. O Coro um imenso tratado moral e tico que serve para orientar o crente a encontrar o bom camin ho, tentando fazer com que os homens reprimam os seus instintos piores, que resistam maldade e perverso, encontrando consolo e apoio nas palavras enviadas do alm diretamente por Al. Escrito em rabe, a lngua preferida pelo Todo -Poderoso, as cpias do Coro vo estimular vrias escolas de caligrafia, cada uma delas procurando esmerar-se em tornar o texto uma obra de arte. Por organizar-se ao redor de um s livro que o islamismo terminou por considerar os outros "Povos do livro", como os judeus e os cristos, como aparentados ao maometanismo, todos os filhos de Abrao.

Jihad
H muitas controvrsias e interpretaes a respeito da Jihad. Segundo algumas organizaes muulmanas, a palavra rabe "jihad" significa "esforo" ou "empenho" e se aplica a todo esforo ou empenho despendido na execuo de qualquer ao. Para os autores desse tipo de interpretao, a traduo de "jihad" como "guerra santa" fruto da mdia ocidental. Eles afirmam que de acordo com os ensinamentos islmicos, no se deve estimular ou comear uma guerra embora "algumas sejam inevitveis ou se justifiquem". "Desafiamos qualquer pesquisador a encontrar no Alcoro, ou nas colees de Hadith, ou em qualquer outra literatura islmica, o termo jihad com o significado de guerra santa", escreve uma organizao islmica em seu site. No Alcoro, o termo Jihad ganho alguns significados especiais, mesmo para os opositores ao uso do termo "Guerra Santa". Em qualquer um dos casos traduzido como "guerra" ou como "empenho" -, "jihad" pode ser colocado como "esforo" para preservar o homem, a liberdade ou qualquer outro preceito considerado importante e benfico no Isl.

Mais do que uma luta em favor da expanso religiosa, o Islamismo uma causa poltica, sempre ligada conquista e domnio dos territrios. No Alcoro, a misso do profeta Maom vista como uma forma de "libertao" do homem da tirania e da explorao dos sistemas opressores. "E o que vos impede de combater pela causa de Deus e dos indefesos, homens, mulheres e crianas? Que dizem: Senhor nosso, tira -nos desta cidade (Makkah), cujos habitantes so opressores. Designam-nos, de Tua parte, um protetor e um corredor." (Alcoro Sagrado 4 Surata An Niss, versculo 75). Para os seguidores da f islmica, seguir os passos de Maom c ontinuar na luta por socorrer os povos "oprimidos". "Depois de repetidos pedidos de ajuda plos oprimidos da Espanha, os muulmanos libertaram aquele pas dos governantes tiranos. Aps a conquista da Sria e do Iraque, os cristos de Hims disseram aos muulmanos: Gostamos de seu governo e de seu sistema de justia muito mais do que o estado de opresso e tirania sob o qual vivemos at agora", anuncia um artigo de defesa expanso muulmana. Vrios outros pontos do Alcoro tambm incitam a Jihad - seja como "Guerra Santa" ou "empenho" para defesa da f: - "Aqueles que creram, migraram e combateram pela causa de Deus podero esperar de Deus a misericrdia, porque Deus Indulgente, Misericordiosssimo." (Alcoro Sagrado 2 Surata Al Bacara, versculo 218) - "Pretendeis, acaso, entrar no Paraso, sem que Deus Se assegure daqueles, dentre vs, que combatem e que so perseverantes?" (Alcoro Sagrado 3 Surata Al Imram, versculo 142) - "Certamente que vos poremos prova mediante o temor, a fome, a perda dos bens, das vidas e dos frutos. Mas tu ( Mensageiro) anuncia (a bem aventurana) aos perseverantes." (Alcoro Sagrado 2 Surata Al Bacara, versculo 155) - "Somente so fiis aqueles que crem em Deus e em Seu Mensageiro e no duvidam, mas sacrificam os seus bens e as suas pessoas pela causa de Deus. Estes so os verazes." (Alcoro Sagrado 49 Surata Al Hujjurat, versculo 15) - "Combatei pela causa de Deus, aqueles que vos combatem E combatei -os at terminar a perseguio e prevalecer a religio de Deus." (Alcoro Sagrado 2 Surata Al Bacara, versculo 190 e 193) - "E se suspeitas da traio de um povo, rompe o teu pacto do mesmo modo, porque Deus no estima os traidores." (Alcoro Sagrado8 Surata Al Anfal, versculo 58)

Maom
Ao contrrio de tantos outros profetas, que s conseguiram sedimentar sua mensagem por meio de apstolos, muito tempo depois da morte, Maom viu ainda em vida sua obra ser consagrada. Em 630, depois de vinte anos de pregao, ele entrou em Meca como um vitorioso. Conseguira converter ao Isl, a nova f anunciada por ele, no s a cidade principal da Arbia, como toda a grande pennsula da qual ela fazia parte.
5

Nascido em Meca em 570, durante anos ele viajara como mercador pelas rotas dos desertos Saarinos, atividade que permitiu juntar um bom patrimnio, especialmente devido ao seu casamento com a rica viva Cadija. Com o tempo, ele sentiu-se cada vez mais envolvido por preocupaes religiosas, entregando-se meditao em breves retiros que comeou a fazer. Somente aos 40 anos, ao redor de 610, ele teve por fim uma revelao, quando o arcanjo Gabriel fez-lhe ver que o Todo-Poderoso o escolhera como o seu mensageiro. Retirado para uma gruta no Monte Hira, Maom terminou por confirmar a apario, dedicando -se ento a pregar a boa nova. S havia um Deus! Era Al, e todos deveriam resignar -se perante ele (islam).

Territrios do Isl
O isl nasceu na Arbia, regio qual os rabes se referem como Jazirat Al'Arab, "a ilha dos rabes", o que denota o seu carter isolado, separada da frica e da sia pelo mar. uma regio inspita marcada pela presena do deserto, onde a gua um bem raro. Distinguem-se na pennsula Arbica trs grandes conjuntos geogrficos:
  

O Hijaz, faixa montanhosa que se estende ao longo do Mar Vermelho; O Nadj, planalto central coberto por dunas; O Sul, regio conhecida como a "Arbia Feliz", que recebia a chuva trazida pelas mones. a terra do incenso, onde viviam populaes sedentrias.

Antes do advento do isl, os rabes no formavam uma unidade poltica coerente. Nos incios do sculo VII a Arbia posiciona-se em torno de dois imprios que se defrontam. O oeste, Bizncio, crist e herdeira de Roma, dominavam o norte de frica, a Palestina, a Sria, a Anatlia, a Grcia e o Sul da Itlia. O Leste, o Imprio Persa Sassnida ocupa uma rea que corresponde aos atuais Iraque e Iro e tinha como religio oficial o zoroastrismo, mas nele tambm viviam cristos, judeus e maniqueus. O oeste da Arbia situava -se a Abissnia, que professava o cristianismo copta.

Vous aimerez peut-être aussi