Vous êtes sur la page 1sur 3

2. Albumina e Casena OBJETIVO: Detectar a presena de protenas no ovo e no leite.

QUESTO PRVIA: Como podemos detectar a presena de protena na clara do ovo e no leite? 3. Desnaturao de protena com solvente orgnico * Este experimento deve ser realizado de forma demonstrativa, no inicio da aula. OBJETIVO: Verificar a desnaturao de uma protena por solvente orgnico. INTRODUO Os seres vivos so constitudos por macromolculas responsveis pela maioria das funes vitais. Uma delas a protena, nome derivado do grego protos que significa a mais importante ou a primeira. As protenas, macromolculas orgnicas, tm os aminocidos como subunidades estruturais bsicas os quais possuem um grupo amino e o radical R ligados ao primeiro tomo de carbono (), em relao ao grupo cido carboxlico. Os -aminocidos se diferenciam pela cadeia lateral e apresentam a estrutura geral: R H2N - C - COOH H Para formar protenas, os aminocidos se ligam atravs das chamadas ligaes peptdicas, ligao dos grupos amino de um aminocido e carboxila de outro, com eliminao de uma molcula de gua.

As protenas podem ter propriedades e atividades totalmente diferentes pelas diversas combinaes e seqncias dos 20 aminocidos existentes. Basta uma nica mudana em qualquer dos aminocidos de uma seqncia para se ter uma nova protena.

Podemos descrever a estrutura da protena em quatro nveis: Estrutura primria seqncia dos aminocidos na cadeia polipeptdica. Estrutura secundria refere-se configurao espacial da cadeia polipeptdica, como ela se enrola ou forma camadas. A estrutura mais comum em protenas animais a hlice- , uma forma helicoidal. Uma estrutura secundria alternativa a folha pregueada . Muitas protenas consistem de regies de -hlices e folhas pregueadas alternadas. Estrutura terciria especifica a forma na qual a -hlice, a folha pregueada e outras regies esto dobradas. Estrutura quaternria associao entre protenas individuais para formar um arranjo especfico. A perda das estruturas secundria e terciria da protena ou rompimento de ligaes peptdicas denominada desnaturao da protena. So fatores que provocam a desnaturao: calor, radiaes eletromagnticas de certos comprimentos de onda (como as emitidas em um microondas ou os raios ultravioletas do Sol), cidos e bases, solventes orgnicos, ons de metais pesados. comum o regurgitar de um beb. O cheiro azedo caracterstico da acidez do suco gstrico que se encontra no estmago e o cogulo que ele regurgita a protena presente no leite. Essa protena coagula ao entrar em contato com o cido, perdendo suas estruturas secundria e terciria as quais so mantidas pelas pontes de hidrognio. As protenas tm as seguintes funes: Estrutural Colgeno (tecido conjuntivo fibroso tendes, osso, cartilagem) Enzimtica DNA-polimerase (replica e repara o DNA) Hormonal Insulina (regula o metabolismo da glicose) Contrteis Miosina (filamentos espessos na miofibrila) Protetora do sangue - Fibrinognio (precursor da fibrina na coagulao do sangue) Transporte Hemoglobina (transporta O2 no sangue de vertebrados) Armazenamento Ferritina (armazenamento de ferro no bao)

2 - ALBUMINA E CASENA O ovo possui uma composio mdia de 73,67% de gua, 12,50% de protenas, 12,02% de gorduras e 1,81% de sais minerais. Por conter muita gua, ele espirra na hora de fritar. Na clara h uma mistura de protenas, sendo a albumina a principal. A gema rica em nutrientes e contm vrias protenas diferentes, alm de uma grande quantidade de gordura, o colesterol. O leite de vaca possui uma composio mdia de 87,3% de gua, 4,6% de lactose, 3,9% de gordura 3,3% de protenas e 0,65% de sais minerais. MATERIAL E REAGENTES cido actico diludo (CH3COOH) vinagre 2 potinhos pote grande colher de sobremesa conta-gotas leite clara de ovo PROCEDIMENTO Colocar no potinho uma colher de clara de ovo fornecida pelo professor. Adicionar 30 gotas de vinagre. Anotar suas observaes e explicar o que ocorreu. No outro potinho, colocar leite at a primeira marca e adicionar 30 gotas de vinagre. O que ocorreu com o leite? Anotar suas observaes. Considerando os conhecimentos adquiridos durante o experimento responder novamente a questo prvia. MATERIAL E REAGENTES lcool etlico (CH3CH2OH) recipiente plstico vermelho ovo PROCEDIMENTO Colocar lcool etlico no recipiente plstico at metade de seu volume. Adicionar um ovo sem a casca e esperar por aproximadamente 20 minutos. Anotar suas observaes e explicar o que ocorreu.

Vous aimerez peut-être aussi