Vous êtes sur la page 1sur 14

Interferncia em meios unidimensionais

- Considere dois pulsos propagando-se numa mesma corda em sentidos opostos. Ao se encontrarem ocorre a interferncia e no encontro ocorre o fenmeno da superposio e nele, cada ponto da corda corresponde soma das perturbaes que seriam causadas por cada onda separadamente. Aps a interferncia (cruzamento), cada pulso continua seu caminho como se nada tivesse acontecido. - Se os pulsos tiverem a mesma amplitude e a mesma fase teremos interferncia construtiva.

- Se os pulsos tiverem a mesma amplitude e em oposio de fase teremos interferncia destrutiva.

- Se as amplitudes forem diferentes teremos na interferncia construtiva:

- Se as amplitudes forem diferentes teremos uma interferncia destrutiva.

* Quando duas ou mais ondas sofrem superposio temos o fenmeno da interferncia, que ocorre tanto para ondas transversais como para ondas longitudinais. * Durante a superposio, a amplitude da onda resultante a soma algbrica das amplitudes de cada onda. * Quando os pulsos tiverem a mesma amplitude e em oposio de fase teremos interferncia destrutiva e durante a interferncia, quando a corda estiver na horizontal, cada ponto da mesma ter velocidade vertical e horizontal nulas.

* Nos presdios, a necessidade de se impossibilitar qualquer tipo de comunicao, no caso de organizaes criminosas, tornou-se patente. Embora existam muitos sistemas de comunicao mvel, o foco centrou-se em celulares, em virtude de suas pequenas dimenses fsicas e da facilidade de aquisio e uso. Uma das propostas utilizar um aparelho que origine ondas eletromagnticas na mesma faixa de freqncia utilizada pelas operadoras de telefonia mvel. Essas ondas sero espalhadas por meio de antenas, normalmente instaladas nos muros do presdio.

Essas ondas seriam emitidas nas mesmas freqncias utilizadas pelas operadoras de telefonia mvel. Com isso, atravs de interferncias destrutivas, compromete-se a comunicao entre a ERB (torre celular ou estao de rdio) e o telefone.(Ueg).

01-(UFSCAR-SP) Dois pulsos, A e B, so produzidos em uma corda esticada, que tem uma extremidade fixada em uma parede, conforme mostra a figura.

Quando os dois pulsos se superpuserem, aps o pulso A ter sofrido reflexo na parede, ocorrer interferncia: a) construtiva e, em seguida, cada pulso seguir se caminho mantendo suas caractersticas originais. b) construtiva e, em seguida, os dois pulsos seguiro juntos no sentido do pulso de maior energia. c) destrutiva e, em seguida os pulsos deixaro de existir, devido a absoro de energia durante a interao. d) destrutiva e, em seguida, os dois pulsos seguiro juntos no sentido do pulso de maior energia. e) destrutiva e, em seguida, cada pulso seguir se caminho mantendo suas caractersticas originais. 02-(UFRJ-RJ) A figura 1 retrata, em um dado instante, uma corda na qual se propagam, em sentidos opostos, dois pulsos transversais de mesma forma, um invertido em relao ao outro. A figura 2 mostra a mesma corda no instante em que a superposio dos pulsos faz com que a corda esteja na horizontal. Esto marcados dois pontos da corda: A e B.

Tendo em conta o eixo transversal orientado representado na figura, cujo sentido positivo de baixo para cima, verifique se as velocidades escalares dos pontos A e B so positivas, negativas ou nulas. Justifique sua resposta 03-(PUC-PR) O fenmeno da interferncia no pode ocorrer com o som, porque, ao contrrio da luz, o som consiste de ondas longitudinais. Esta afirmao : a) verdadeira, pelos motivos expostos. b) falsa, pois a interferncia se d nos dois casos. c) verdadeira, mas no pelos motivos expostos. d) falsa, pois somente com ondas longitudinais possvel obter interferncia. e) verdadeira, pois em nenhum dos casos, possvel obter interferncia.

04-(UFSC) A figura representa dois pulsos de onda, inicialmente separados por 6,0 cm, propagando-se em um meio com velocidades iguais a 2,0 cm/s, em sentidos opostos.

Considerando a situao descrita, assinale a(s) proposio(es) CORRETA(S): (01) Inicialmente as amplitudes dos pulsos so idnticas e iguais a 2,0 cm. (02) Decorridos 8,0 segundos, os pulsos continuaro com a mesma velocidade e forma de onda, independentemente um do outro. (04) Decorridos 2,0 segundos, haver sobreposio dos pulsos e a amplitude ser nula nesse instante. (08) Decorridos 2,0 segundos, haver sobreposio dos pulsos e a amplitude ser mxima nesse instante e igual a 2,0 cm. (16) Quando os pulsos se encontrarem, haver interferncia de um sobre o outro e no mais haver propagao dos mesmos. 05-(UFC) Duas ondas ocupam a mesma regio no espao e tm amplitudes que variam com o tempo, conforme o grfico a seguir. Assinale a alternativa que contm o grfico resultante da soma dessas duas ondas.

06-(UFSCAR-SP) A figura mostra dois pulsos numa corda tensionada no instante t=0 s, propagando-se com velocidade de 2m/s em sentidos opostos.

A configurao da corda no instante t=20ms :

07- (UFG-GO) Considere duas ondas que se propagam numa mesma corda homognea, segundo o esquema abaixo, onde a extremidade da direita fixa.

As ondas se movem no sentido indicado, a uma velocidade de 2m/s. a) Qual a amplitude, o comprimento de onda e a freqncia dessas ondas. b) Faa o desenho da corda aps 4s do instante representado no esquema. Qual a amplitude da onda resultante? 08- (UNIFENAS-MG) No desenho a seguir, vemos duas ondas se propagarem em uma mesma corda, em sentidos opostos (figura A).

Quando elas estiverem totalmente superpostas (figura B), a forma da corda ser:

09-(FUVEST-SP) A figura representa, no instante t=0 s, a forma de uma corda esticada e presa entre duas paredes fixas, na qual dois pulsos (I e II) se propagam, sem mudar de forma, com velocidade de mdulo V=4m/s nos sentidos indicados. No h dissipao de energia na corda. Considere 4 pontos da corda definidos por suas coordenadas X: A (XA=7,0m), B (XB=9,0m, C (XC=11,0m) e D (XD=13,0m).

a) Indique na figura dada, por meio de setas verticais, os sentidos das velocidades na direo do eixo Y, dos pontos A e B, no instante t=0 s. Se alguma dessas velocidades for nula, escreva nula , identificando-a. b) Determine o valor do mdulo da velocidade na direo do eixo Y, do ponto A, no instante t=0 s. c) Desenhe a forma da corda no instante t=1s. Indique por meio de setas, os sentidos das velocidades na direo do eixo Y, dos pontos C e D. Se alguma dessas velocidades for nula, escreva nula , identificando-a. 10-(UEL-PR) Dois pulsos praticamente iguais esto se propagando numa corda elstica AB, com velocidade de propagao de 2cm/s. A extremidade A livre e nela se originam os pulsos, enquanto a extremidade B fixa. Considere que a posio dos pulsos no esquema 1 corresponde ao instante t=0.

O esquema 2 tambm representa a corda elstica AB em outro instante diferente de t=0. Determine o menor intervalo de tempo entre a primeira e a segunda configurao

Condies para que um ponto P de um meio, devido interferncia de duas ondas esteja em interferncia construtiva (reforo) ou interferncia destrutiva (aniquilao). I- Meio unidimensional
Considere duas fontes F1 e F2 produzindo no mesmo meio, ondas de mesma freqncia (f), mesmo comprimento de onda ( ), mesma amplitude A, em fase e se interferindo. O ponto P distante d1 de F1 e d2 de F2. Devido interferncia das ondas geradas por essas duas fontes, podem ocorrer duas situaes particulares: 1a O ponto P fica em repouso (interferncia destrutiva), o que ocorre quando, no mesmo instante, uma crista e um vale esto se superpondo.

Observe na figura acima que a anulao de P acontece quando (d2 d1) for um nmero mpar (2n + 1) de meios comprimentos de onda ( /2), ou seja: Para que o ponto P esteja em interferncia destrutiva (anulao), a distncia da fonte F2 at P (d2) menos a distncia da fonte F1 at P (d1), deve valer:.

2a O ponto P fica em reforo (interferncia construtiva), o que ocorre quando, no mesmo instante, duas cristas ou dois vales esto se superpondo.

Observe na figura acima que o reforo (interferncia construtiva) acontece quando (d2 d1) for um nmero par (2n) de meios comprimentos de onda ( /2), ou seja: Para que o ponto P esteja em interferncia construtiva (reforo), a distncia da fonte F2 at P (d2) menos a distncia da fonte F1 at P (d1), deve valer:

II - Meio bi e tridimensional
As fontes F1 e F2 da figura esto produzindo ondas circulares na superfcie da gua, com a mesma freqncia (f), comprimento de onda ( ), e amplitude (A) e em fase (ambas para cima ou ambas para baixo).

Ao se encontrarem provocaro o fenmeno da interferncia, onde nos pontos de superposio entre duas cristas ou dois vales ocorrer interferncia construtiva cuja amplitude ser 2A. E, nos pontos onde se encontram uma crista e um vale, ocorrer interferncia destrutiva de amplitude nula. Assim, por exemplo, quando voc ouvir msica em um recinto, voc percebe que em alguns locais o som tem maior intensidade (interferncia construtiva) e em outros, menor (interferncia destrutiva). Considere a figura abaixo onde as fontes F1 e F2 esto interferindo. Considere tambm os pontos P (numa regio de interferncia construtiva) e Q ( numa regio de interferncia destrutiva). Seja d1=PF1 e d2=PF2

So vlidas as seguintes relaes: Para o ponto P --- d2 d1 = 2n. /2 e para o ponto Q --- d1 d2 = (2n + 1). /2 --- com n=1,2,3,etc.

* Para ondas sofrendo interferncia em meios uni, bi ou tridimensionais so vlidas sempre as relaes: Para que o ponto P esteja em interferncia construtiva (reforo), a distncia da fonte F2 at P (d2) menos a distncia da fonte F1 at P (d1), deve valer um nmero par (2n) de meios comprimentos de onda:

Para que o ponto P esteja em interferncia destrutiva (anulao), a distncia da fonte F2 at P (d2) menos a distncia da fonte F1 at P (d1), deve valer um nmero mpar (2n + 1) de meios comprimentos de onda:.

* Baseado na figura abaixo:

So vlidas as seguintes relaes: Para o ponto P --- d2 d1 = 2n. /2 e para o ponto Q --- d1 d2 = (2n + 1). /2 --- com n=1,2,3,etc Observe tambm nas expresses acima que n e so inversamente proporcionais.

11-(UFV-MG) Um aparelho de rdio R recebe simultaneamente os sinais direto e refletido em uma camada atmosfrica, provenientes de uma emissora E. Quando a camada est a uma altura H, o sinal forte; medida que a camada se desloca verticalmente a partir dessa posio, o sinal enfraquece gradualmente, passa por um mnimo e recupera gradativamente o valor inicial.

Esse fenmeno se deve : a) difrao, pois a facilidade para o sinal contornar a camada funo da altura. b) variao do ndice de refrao da camada, que depende de sua altura em relao ao nvel da Terra. c) interferncia entre os sinais direto e refletido, construtiva, quando o sinal for mximo, e destrutiva, quando o sinal for mnimo. d) absoro do sinal pela camada, que depende de sua altura em relao Terra. e) variao do ndice de reflexo da camada, o qual uma funo da altura. 12-(UFRJ-RJ) Duas fontes, F1 e F2, em fase, produzem ondas peridicas de comprimento de onda . A distncia entre as fontes vale 5 . Alinhado com as fontes temos o ponto P, no qual as ondas tem a mesma amplitude A.

Calcule a amplitude da onda resultante no ponto P

13-(UEL-PR) Dois geradores de ondas peridicas situados em pontos P e Q emitem ondas de mesma amplitude e mesmo comprimento de onda. Se as ondas se anulam num ponto M, devido interferncia, a distncia MP MQ, em mdulo, pode ser igual a: a) 7 /4 b) 3 /2 c) d) e) /

14-(UFMG-MG) Em uma loja de instrumentos musicais, dois alto-falantes esto ligados a um mesmo amplificador e este, a um microfone. Inicialmente, esses alto-falantes esto um ao lado do outro, como representado, esquematicamente, nesta figura, vistos de cima

Ana produz, ao microfone, um som com freqncia de 680 Hz e Jos Guilherme escuta o som produzido pelos alto-falantes. Em seguida, um dos alto-falantes deslocado, lentamente, de uma distncia d, em direo a Jos Guilherme. Este percebe, ento, que a intensidade do som diminui medida que esse alto-falante deslocado. Dado que a velocidade do som de 340m/s. a) EXPLIQUE por que, na situao descrita, a intensidade do som diminui. b) DETERMINE o deslocamento d necessrio para que Jos Guilherme oua o som produzido pelos alto-falantes com intensidade mnima. 15-(UFPE-PE) Duas fontes sonoras pontuais F1 e F2, separadas entre si de 4,0 m, emitem em fase e na mesma freqncia.

Um observador, se afastando lentamente da fonte F1, ao longo do eixo x, detecta o primeiro mnimo de intensidade sonora, devido interferncia das ondas geradas por F1 e F2, na posio x = 3,0 m. Sabendo-se que a velocidade do som 340 m/s, qual a freqncia das ondas sonoras emitidas, em Hz? 16-(UNIFESP-SP) Duas fontes, FA e FB, separadas por uma distncia de 3,0 m, emitem, continuamente e em fase, ondas sonoras com comprimentos de onda iguais. Um detector de som colocado em um ponto P, a uma distncia de 4,0 m da fonte FA, como ilustrado na figura.

Embora o aparelho detector esteja funcionando bem, o sinal sonoro captado por ele em P, muito mais fraco do que aquele emitido por uma nica fonte. Pode-se dizer que a) h interferncia construtiva no ponto P e o comprimento de onda do som emitido pelas fontes de 5,0 m. b) h interferncia destrutiva no ponto P e o comprimento de onda do som emitido pelas fontes de 3,0 m. c) h interferncia construtiva no ponto P e o comprimento de onda do som emitido pelas fontes de 4,0 m. d) h interferncia construtiva no ponto P e o comprimento de onda do som emitido pelas fontes de 2,0 m. e) h interferncia destrutiva no ponto P e o comprimento de onda do som emitido pelas fontes de 2m. 17- (FUVEST-SP) Duas hastes, A e B, movendo-se verticalmente, produzem ondas em fase, que se propagam na superfcie da gua, com mesma freqncia f e perodo T, conforme a figura 1. No ponto P, ponto mdio do segmento AB, uma bia sente o efeito das duas ondas e se movimenta para cima e para baixo. O grfico que poderia representar o deslocamento vertical y da bia, em relao ao nvel mdio da gua, em funo do tempo t,

18-(UNESP-SP) Duas fontes, F1 e F2, esto emitindo sons de mesma freqncia. Elas esto posicionadas conforme ilustrado na figura, onde se apresenta um reticulado cuja unidade de comprimento dada por u = 6,0 m.

No ponto P ocorre interferncia construtiva entre as ondas e um ponto onde ocorre um mximo de intensidade. Considerando que a velocidade do som no ar 340 m/s e que as ondas so emitidas sempre em fase pelas fontes F1 e F2 , calcule a) o maior comprimento de onda dentre os que interferem construtivamente em P. b) as duas menores freqncias para as quais ocorre interferncia construtiva em P.

19-(UECE-CE) A figura mostra dois alto-falantes A e B separados por uma distncia de 2m. Os alto-falantes esto emitindo ondas sonoras em fase e de freqncia 0,68kHz. O ponto P mostrado na figura est a uma distncia de 1,5m do alto-falante A.

Supondo que a velocidade de propagao do som no ar seja 340m/s, a distncia X mnima do alto-falante B ao ponto P para que este ponto seja um ponto nodal (ponto onde a interferncia destrutiva) : a) 1,50m b) 1,75m c) 2,00m d) 2,50m e) 3,00m 20-(FUVEST-SP) Duas fontes sonoras F1 e F2 esto separadas de 2,5m. Dois observadores A e B esto distantes 10m da fonte F1, sendo que o observador A est no eixo X e o observador B, no eixo Y, conforme figura.

As duas fontes esto em fase e emitem som numa freqncia fixa f=170Hz. Num dado instante a fonte F2 comea a deslocar-se lentamente ao longo do eixo X, afastando-se da fonte F1. Com esse deslocamento, os observadores detectam uma variao

peridica na intensidade do som resultante das duas fontes, passando por mximos e mnimos consecutivos de intensidade. Sabe-se que a velocidade do som de 340m/s nas condies do experimento.Levando em conta a posio inicial das fontes, determine: a) A separao La entre as fontes para a qual o observador A detecta o primeiro mnimo de intensidade. b) A separao Lb entre as fontes para a qual o observador B detecta o primeiro mximo de intensidade.

01- R: E. Como o pulso A retornar invertido (extremidade fixa) ao se superpuserem os dois pulsos sofrero interferncia destrutiva e em seguida, cada pulso seguir se caminho mantendo suas caractersticas originais 02- Nulas; pois no instante da interferncia destrutiva no h movimento dos pontos participantes. 03- B 04- (01+02+04) = 07 05- R- C

06- R - D V= S/ t --- 200= S/0,02 ---

S=4cm

07- a) A=2m; =4m e f=0,5Hz --- V= f --- 2=4f --- f=0,5Hz b) Aps 4s as ondas se deslocaram de V= S/ t --- 2= S/4 --- S=8m. Assim, a primeira onda que est voltando invertida e a segunda que est chegando, no instante 4s, se interferem construtivamente e a amplitude da onda resultante ser de 2+2=4m

08- Todos os pontos esto em interferncia construtiva cuja soma ser a altura do retngulo. R: E 09- a) Os pontos A (7m) e B (9m) esto no pulso I que se move para a direita e localizados conforme a figura e suas velocidades verticais indicadas na mesma.

b) Enquanto o pulso I se desloca de 2m na direo X com velocidade de 4m/s, os pontos da corda deslocam-se de 3cm na direo Y, no mesmo intervalo de tempo t. Pulso I --- VI= X/ t --- t= X/VI --- t=2/4 --- t=0,5s Nesse mesmo intervalo de tempo t=0.5s, o ponto A, com velocidade VA, percorreu Y=0,03m na direo vertical --VA= Y/ t --- VA=0,03/0,5 --- VA=0,06m/s ou 6cm/s. c) Tanto o pulso I como o II, com velocidade de 4m/s, em 1s, deslocam-se, na direo X,de: V= X/ t --- 4= X/1 --- X=4m

Como cada pulso desloca-se 4m em sentidos contrrios, no instante t=1s eles estaro exatamente superpostos e ocorrer interferncia destrutiva, com a corda exatamente na horizontal e com todos seus pontos tendo velocidade nula, inclusive C e D.

10- A parte da frente de onda da direita (esquema1) percorreu 2cm at atingir o anteparo e mais 3cm de retorno (esquema 2) no intervalo de tempo t. A mesma distncia percorreu a outra onda. V= S/ t --- 2=5/ t --- t = 2,5s 11- C 12-Veja a figura abaixo:

d1 d2 = (5 + X) X = 5 = 10. /2 --- portanto n par --- interferncia construtiva de amplitude 2 A 13- B 14- a) Como as duas fontes emitem ondas de mesma freqncia e esto lado a lado, estas ondas esto em fase e Jos Guilherme ouve esses sons com reforo (interferncia construtiva). Mas, com o deslocamento de uma delas a interferncia vai ficando destrutiva. b) V= f --- 340= 680 --- =0,5m. A primeira interferncia destrutiva ocorre quando n=0. Assim, d=(2n+1). /2 --- d=(2.0 +1).0,5/2 --- d=0,25m=25cm 15- Como mnimo, trata-se de interferncia destrutiva e vlida a relao d2 d1 = (2n-1). /2, com n=1 (primeiro mnimo). Observe na figura abaixo que d1=3m e d2=5m

Clculo do comprimento de onda V= f --- 340=4f --- f=85Hz

--- d2 d1=5-3=2m --- d2 d1 = (2n-1). /2 --- 2=(2.1

1). /2 ---

=4m

16- E A interferncia destrutiva, pois o sinal captado mais fraco. d(FAP)=4m --- d(FBP)=5m --- d(FBP) - d(FAP)= (2n+1). /2 5-4=(2.0 +1). /2 --- 1= /2 --- =2m 17- E Observe a figura abaixo onde a bia, em interferncia construtiva das duas ondas (figura 1), efetuou duas oscilaes completas, cada uma de perodo T.

Abaixo est o grfico Y em funo de t, para essas duas oscilaes

18- Observe na figura abaixo que d1=36m e d2=30m

a) Verifique, na expresso da interferncia construtiva da onda, onde, d1 d2 = 2n. /2 --- =d1-d2/n --- que n so inversamente proporcionais. Assim, o maior comprimento de onda ( ) ocorre quando n=1. D1 d2 = 2n. /2 --- 36-30=2.1. /2 --- =6m b) Verifique na expresso V= f --- f=V/ --- que a freqncia (f) e o comprimento de onda ( ) so inversamente proporcionais. Assim: 1a menor freqncia --- V= f ---340=6f --- f=56,7Hz 2a menor freqncia --- d1-d2=2n. /2 --- 36-30=2.2. /2 --- =3m ---- V= f --- 340=3f --- f=113,3Hz 19- R B V= f --- 340= 680 --- =0,5m Interferncia destrutiva X-1,5=(2n+1). /2 --- mnima (n=0) --- X=1,5+ (2.0+1). /2 =1,75m 20-O comprimento de onda de cada uma das fontes vale --- V= f --- 340= .170 --- =2m a) Ao atingirem A, as ondas provenientes de F1 e F2 devem sofrer a, interferncia destrutiva (mnimos de intensidade). Na situao inicial --- d(F1A)=10m e d(F2A)=12,5m --- d(F2A)- d(F1A)=12,5 -10=2,5m = Xi Na situao de interferncia destrutiva com a fonte F2 mais afastada, a distncia entre as mesmas ser Xd A equao da interferncia destrutiva Xd=(2n+1). /2. Quando n=0, a soluo no satisfaz, pois nesse caso, Xd=1m e como F2 deve ser afastada, Xd que a distncia entre as fontes, deve ser maior que 2,5m. Para n=1 --- Xd=(2n+1). /2. --Xd = (2.1+1). /2 --- Xd = (2.1+1).2/2 --- Xd=3m (La) b) Ao atingirem B, as ondas provenientes de F1 e F2 devem sofrer a, interferncia construtiva (mximos de intensidade) e, nesse caso, Xd=2n. /2. A condio n=0 no satisfaz, pois, nesse caso Xd=0 e as fontes estaria coincidentes e sabemos que elas esto distanciadas de mais de 2,5m. d(F1B)=10m --- d(F2B)=? Para n=1 --- Xd=2n. /2 --- Xd=2.1.2/2 --- Xd=2m Xd= d(F2B) - d(F1B) --- 2= d(F2B) 10 --- d(F2B)=12m

Pitgoras --- (10)2 + Lb2=(12)2 --- Lb=6,6m

This document was created with Win2PDF available at http://www.daneprairie.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only.

Vous aimerez peut-être aussi