Vous êtes sur la page 1sur 9

SANTO AGOSTINHO: filsofo, bispo e telogo cristo

A VIDA, A IGREJA E A EDUCAO


Filho de me crist (Mnica, santificada pela Igreja) e de pai
pago, no batizado. batizado.

Ingressou em um caminho moralmente duvidoso, adotando o Maniquesmo doutrina que dava existncia concreta tanto ao bem quanto ao mal -, para compreender e legitimar sua opo pela intensa sensualidade. sensualidade. Concluda sua formao, fundou uma escola em Cartago, seguindo depois para Roma e Milo. No ano de 386, ele Milo. 386, abandonou de vez a pedagogia, ao completar trinta e dois anos. anos.

Descobre o neoplatonismo (novo platonismo, desenvolveu-se desenvolveua partir da filosofia de Plato), atravs do qual comea a compreender a verdadeira espiritualidade. espiritualidade. Aos poucos ele deixa de lado a luxria e, inicia sua converso ao Cristianismo. Cristianismo. A ele se deve a criao de uma filosofia que, pela primeira vez, deu suporte racional ao cristianismo. cristianismo. Com o pensamento de Santo Agostinho, a crena ganhou substncia doutrinria para orientar a educao, numa poca em que a cultura helenstica (baseada no pensamento grego) havia entrado em decadncia e a nova religio conquistava cada vez mais seguidores, mesmo se fundamentando quase que exclusivamente na f e na difuso espontnea. espontnea.

Ensino e Catequese


medida que a Igreja se tornava a instituio mais poderosa do Ocidente, a filosofia de Santo Agostinho definia a cultura de seu tempo. tempo. Educao e catequese praticamente se equivaliam as escolas eram orientadas para a formao de membros do clero, ficando em segundo plano a transmisso dos contedos tradicionais. O conhecimento tinha lugar central tradicionais. na filosofia de Santo Agostinho, mas ele se confundia com a f. f. A educao daquela poca conhecida como patrstica, em referncia aos padres que a ministravam estimulava acima de tudo a obedincia aos mestres, a resignao e a humildade diante do desconhecido. O objetivo era treinar o desconhecido. controle das paixes para merecer a salvao numa suposta vida aps a morte. morte.

Toda a reflexo de Santo Agostinho parte da indagao sobre o conhecimento, introduzindo a razo, o pensamento e os sentidos humanos no debate teolgico Segundo o filsofo, os sentidos nunca se enganam e, portanto, o que eles captam , para o ser humano, a verdade. Dizer que essa verdade verdade. constitui a verdade do mundo, no entanto, pode ser um erro. erro.

Acesso ao Eterno


O pensamento no se confunde com o mundo material ele simultaneamente a essncia do ser humano e a fonte dos erros que podem afast-lo afastda verdade. O conhecimento seria a capacidade de verdade. concluir verdades imutveis por meio dos processos mentais. mentais. Um exemplo de verdade imutvel seriam as regras matemticas. Como o homem matemticas. inconstante e sujeito ao erro, uma verdade imutvel no pode provir dele mesmo, mas de Deus, que a prpria perfeio. Assim, o ser perfeio. humano tem pensamento autnomo e acesso verdade eterna, mas depende, para isso, de iluminao divina. divina.

Santo Agostinho tratou o tema da educao mais de perto em duas obras, De Doctrina Christiana e De Magistro, na qual apresenta a doutrina do mestre interior. interior. A idia que o professor no ensina sozinho, mas depende tambm do aluno e, sobretudo, de uma verdade comum aos dois. dois. Simplificando, o professor mostra o caminho e o aluno o adota; assim, o saber brota de seu interior. adota; interior. A pessoa que ensina no transmite, mas desperta , diz Eliane Marta Teixeira Lopes, professora da Faculdade de Educao da Universidade Federal de Minas Gerais. Para Gerais. Santo Agostinho, desse modo que se conquista a paz da alma, e esse o objetivo final da educao. educao.

OS PILARES DA FILOSOFIA AGOSTINIANA


  

Conhecimento Sabedoria Amizade Na educao a viso agostiniana contribui para o reconhecimento de que, paralelamente conquista do domnio dos contedos, o aluno precisa ser orientado a relacionar esse conhecimento a uma realidade maior onde se torna indispensvel a formao de valores que prezam a integrao e a verdade. verdade.

PARA PENSAR


A filosofia de Santo Agostinho est condicionada f religiosa e, especificamente, tica crist. A crist. educao moderna, no entanto, laica, mesmo nas escolas administradas por organizaes religiosas, porque a cultura ocidental evoluiu para a separao clara entre razo e f. Mesmo assim, o f. pensamento agostiniano permite um dilogo interessante com concepes pedaggicas contemporneas. contemporneas. Voc j deve ter ouvido crticas s concepes de ensino segundo as quais o professor apenas transmite conhecimentos para um aluno passivo. Que semelhanas e diferenas passivo. percebe entre as correntes atuais que fazem essas crticas e o princpio agostiniano de que o mestre indica o caminho, mas s o aluno constri (ou no) a informao?

Vous aimerez peut-être aussi