Vous êtes sur la page 1sur 27

PARTE I

Cuidados de Enfermagem a Indivduos na Unidade de Emergncia

22

SOARES, GERELLI E AMORIM

Ao final desta parte o leitor dever ser capaz de: Determinar as possibilidades de diagnsticos frente a alguns sinais e sintomas manifestados pelo paciente ou descritos pelo acompanhante e percebidos pelo tcnico. Identificar os primeiros cuidados de enfermagem adequados a cada situao percebida, antes do diagnstico e da prescrio mdica. Identificar sinais e sintomas relevantes a serem comunicados prioritariamente, considerando as possibilidades diagnsticas. Nossa experincia constata que, muitas vezes, em uma unidade de emergncia o tcnico de enfermagem o primeiro profissional a ter contato com o paciente, tendo que tomar algumas decises quanto a intervenes, mesmo antes do diagnstico mdico. Dessa forma, a distribuio dos contedos nesta parte diferencia-se das demais do livro, visando respaldar as primeiras aes do tcnico frente s manifestaes apresentadas pelos pacientes no momento de sua chegada ao setor de emergncia, evitando causar danos maiores. importante lembrar que os pacientes podem relatar e apresentar muitos, alguns ou apenas poucos dos sinais e sintomas aqui citados, bem como necessrio levar em considerao que os sintomas so subjetivos e tm sua intensidade relatada conforme o limiar de cada indivduo. Igualmente, existiro situaes em que o paciente estar impossibilitado de dar informaes, e os dados sero obtidos por meio do relato dos acompanhantes e da percepo do tcnico, que dever repassar todas as informaes ao mdico da sala. So apresentadas no livro os cuidados indicados, aps o diagnstico mdico, conforme a patologia determinada. A primeira parte ilustra o primeiro encontro entre o tcnico e o paciente que chega em uma unidade de emergncia em busca de um atendimento. , contudo, imprescindvel que o tcnico esteja, em qualquer momento, respaldado pela lei do exerccio profissional e pelas rotinas e protocolos da instituio e que esteja devidamente preparado para realizar os procedimentos de forma correta. Frente a qualquer dvida, deve solicitar a presena do enfermeiro responsvel, evitando colocar em risco a integridade dos pacientes.

CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO INDIVDUO HOSPITALIZADO

23

1
Cuidados de Enfermagem a Indivduos em Situaes de Emergncias Clnicas, Cirrgicas e de Trauma
Terminologia Especfica Distrbios Cardiovasculares Distrbios Respiratrios Distrbios Renais e Urinrios Distrbios Gastrintestinais Distrbios Endcrinos Distrbios Neurolgicos Intoxicaes Exgenas (por Ingesto) Retirada de Corpo Estranho do Organismo Mordida e Picada de Animais Choque Parada Cardiorrespiratria (PCR) Situaes de Trauma

TERMINOLOGIA ESPECFICA AIT: Ataque Isqumico Transitrio AMBU: bolsa de ventilao manual Apnia: ausncia de movimentos respiratrios AVC/AVE: Acidente Vascular Cerebral ou Acidente Vascular Enceflico Cardiopatia: doena relacionada ao corao Dispnia: dificuldade respiratria Eritema: rubor cutneo que ocorre em placas de tamanho varivel FR: freqncia respiratria Globo vesical: referente ao aumento da bexiga devido presena de urina Hlito cetnico: hlito caracterizado por odor de corpos cetnicos (cheiro de acetona)

Hematmese: vmitos com presena de sangue HGT: HaemoGlucoTest, sigla utilizada para o teste de glicemia perifrica IAM: Infarto Agudo do Miocrdio Ictus/icto: ataque agudo, como um acidente vascular, ou especificamente uma crise epiltica, usualmente generalizada Oximetria: mtodo rpido de medida da saturao de oxignio no sangue, baseado na diferena de absoro da luz vermelha entre a oxihemoglobina e a hemoglobina reduzida Oxmetro: equipamento que utiliza um sistema fotoeltrico para a leitura da oximetria P: pulso PA: presso arterial PCR: Parada Cardiorrespiratria Periorbital: regio em torno da rbita ocular

24

SOARES, GERELLI E AMORIM

Respirao de Kussmaul: movimentos inspiratrios e expiratrios amplos com curtos perodos de apnia entre eles SF: soluo fisiolgica Sinal de Homans: caracteriza-se por dor na panturrilha frente dorsiflexo do p Tax: temperatura axilar Telangiectasias: dilatao de grupos capilares, que formam manchas salientes, de cor vermelho-escura, semelhantes a verrugas, de tamanho varivel entre 1 e 7 mm VA: via area

fcies de dor, tendo perdido os sentidos logo aps.

Voc percebe no paciente


Palidez cutnea, sudorese, agitao, fcies de dor, dispnia ou Est desacordado, com cianose em extremidades ou Apnia e falta de pulso = Parada Cardiorrespiratria (PCR).

DISTRBIOS CARDIOVASCULARES

Possveis diagnsticos mdicos


Cardiopatias isqumicas como Infarto Agudo do Miocrdio (IAM) e Angina Instvel. Parada Cardiorrespiratria, nesse caso, ver atendimento em PCR.

Os distrbios cardiovasculares so muitos e podem apresentar diversas e diferentes manifestaes. Aqui esto citadas apenas as situaes que mais comumente acontecem nas emergncias. Os diagnsticos diferenciais e definitivos so de responsabilidade mdica, e as intervenes mais complexas e especficas devem aguardar a prescrio desse profissional.

Cuidados de enfermagem imediatos


t Atentar e comunicar o relato do incio dos sinais e sintomas. Colocar o paciente confortvel e em repouso, mantendo a cabeceira da maca elevada. Instalar oxmetro. Instalar cateter nasal e oxignio, se permitido pela rotina. Medir sinais vitais, priorizando PA eP . Verificar e comunicar a qualidade do pulso: pulso fraco ou fino; pulso arrtmico. Providenciar material de intubao. Instalar um acesso venoso, mantendo heparinizado ou instalando uma SF 0,9% at prescrio mdica, se permitido pela rotina. Aguardar a avaliao e a prescrio mdica e realizar rigorosamente os itens prescritos.

O paciente chega na emergncia referindo


Dor, sensao de aperto no peito, desconforto que se irradia para o brao esquerdo, dor nas costas, dor no estmago, nuseas, fadiga, podendo incluir dificuldade respiratria. Histria de cardiopatia, com ou sem uso de medicamentos.

O paciente chega na emergncia sem condies de verbalizar e o acompanhante refere


Que o paciente tem histria de cardiopatia e/ou usa medicamentos para o corao. Que o paciente referiu dor no peito ou colocou a mo no peito e fez

CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO INDIVDUO HOSPITALIZADO

25

O paciente chega na emergncia referindo


Dor de cabea, em geral, localizada na nuca e que pode variar de intensidade, sensao de vazio na cabea, tonturas, viso borrada ou presena de mosquinhas ou pontos pretos em frente aos olhos. Apresenta ou refere ter tido episdios de sangramento nasal.

Voc percebe no paciente


Inflamao local da parede venosa ou dos tecidos ao redor de uma veia, extremidades edemaciadas e pigmentadas, podendo haver formao de lceras de estase venosa. rea afetada hiperemiada, edemaciada, quente e hipersensvel, verificandose o sinal de Homans (dor na panturrilha frente dorsiflexo do p) (Figura 2.5).

Voc percebe no paciente


Epistaxe abundante, fcies avermelhadas, ingurgitamento de cartida.

Possvel diagnstico mdico


Trombose Venosa ou Tromboflebite.

Cuidados de enfermagem imediatos Possveis diagnsticos mdicos


Hipertenso Arterial Sistmica. t Colocar o paciente em repouso absoluto no leito mantendo o membro inferior elevado. Evitar manipulao e massagem no local afetado, pelo risco de desprendimento de um cogulo. Monitorar o edema, a dor e a inflamao, comunicando aumento de qualquer uma das manifestaes. Medir os sinais vitais e comunicar principalmente alteraes de movimentos respiratrios. Aguardar a avaliao e a prescrio mdica e realizar rigorosamente os itens prescritos.
DISTRBIOS RESPIRATRIOS

Cuidados de enfermagem imediatos


t Manter o paciente sentado ou na maca com a cabeceira elevada. Medir e comunicar a PA, manter monitorizao rigorosa. Medir a freqncia e verificar a qualidade do P comunicar: , valor da freqncia; pulso fraco ou fino; pulso arrtmico. Instalar um acesso venoso, mantendo heparinizado ou instalando uma SF 0,9% at prescrio mdica, se permitido pela rotina. Aguardar a avaliao e a prescrio mdica e realizar rigorosamente os itens prescritos.

O paciente chega na emergncia referindo


Dor em um dos membros (em geral, membro inferior), dor na panturrilha frente dorsiflexo do p.

Os distrbios respiratrios que levam os pacientes a procurar os servios de emergncia so inmeros e em geral so situaes que necessitam de intervenes rpidas e eficazes, pois a manuteno da funo respiratria prioritria em qualquer situao de emergncia.

26

SOARES, GERELLI E AMORIM

O2

barulhenta, podendo apresentar catarro espumoso com secreo sanguinolenta. Sinais de compresso pulmonar ou desvio de mediastino.

Possveis diagnsticos mdicos


Edema Agudo de Pulmo (EAP), Crise Aguda de Asma, Insuficincia Respiratria Aguda por diferentes causas, Embolia Pulmonar ou Derrame pleural.

Cuidados de enfermagem imediatos


t Atentar e comunicar o mdico caso o paciente ou o acompanhante relate histria de insuficincia cardaca, doenas vasculares, estado psparto ou ps-operatrio recente; histria de viagem longa, tendo permanecido sentado por muito tempo. Colocar o paciente sentado e manter algum prximo para auxili-lo a permanecer na posio sentindose seguro e confortvel. Instalar oxmetro. Instalar cateter nasal ou mscara oxignio, se permitido pela rotina. Medir sinais vitais, priorizando FR, P e PA. Instalar um acesso venoso, mantendo heparinizado at prescrio mdica, se permitido pela rotina. t Nos casos de EAP as infuses de l, quidos devem ser rigidamente controladas, sendo em geral, evitadas. Manter o paciente o mais calmo possvel, agindo de forma firme e segura. Preparar material para nebulizao. Aguardar a avaliao e a prescrio mdica e realizar rigorosamente os itens prescritos.

FIGURA 1.1 Atitude ortopnica, paciente com dispnia severa.

O paciente chega na emergncia referindo


Dificuldade respiratria ou apenas apresenta-se to agitado e ansioso que no consegue se comunicar. Angstia respiratria, sente-se como se estivesse se afogando nas prprias secrees. Dor aguda no peito, relato de doenas vasculares, insuficincia cardaca, estado de ps-parto ou ps-operatrio recente. Histria de viagem longa, tendo permanecido sentado por muito tempo.

Voc percebe no paciente


Dispnia severa, com ou sem tosse, acompanhada de tiragens, batimento de asa de nariz e cianose, ansiedade e agitao. Dispnia moderada ou severa, cianose, pele acinzentada, respirao

CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO INDIVDUO HOSPITALIZADO

27

O paciente chega na emergncia referindo


Ter febre, calafrios, tosse, dor nos pulmes associada aos movimentos inspiratrios e dificuldade respiratria.

Voc percebe no paciente


Dispnia, temperatura corporal elevada, tosse e fcies de dor associada tosse e aos movimentos respiratrios.

Aguardar a avaliao e a prescrio mdica e realizar rigorosamente os itens prescritos. t Caso o paciente apresente sinais de Tuberculose: Manter o uso de precaues universais indicadas para o atendimento de qualquer pessoa, principalmente o uso de mscara, evitando contato respiratrio com outros pacientes que se encontrem na sala de emergncia.
DISTRBIOS RENAIS E URINRIOS

Possveis diagnsticos mdicos


Pneumonia t Atentar para o caso de o paciente relatar histria de emagrecimento nos ltimos meses, falta de apetite, sudorese noturna e histria de hemoptise. Nesse caso, manter cuidados relativos Tuberculose ou Pneumonia associada baixa imunidade, como nos casos de pacientes com AIDS.

Os distrbios urinrios em sua maioria no necessitam de intervenes de emergncia quando tratados adequadamente, entretanto, esses mesmos distrbios podem levar a condies renais graves para as quais o diagnstico correto e as intervenes eficientes so fundamentais para o prognstico da situao.

O paciente chega na emergncia referindo


Urinar vrias vezes ao dia, em pouca quantidade, apresentando dor ao urinar com ou sem a presena de filamentos de sangue. Dor nas costas e/ou do lado, acima do quadril (regio costovertebral ou flancos). Dor que no passa com a mudana de posio. Diminuio do volume urinrio, mal-estar geral, histria de inchao ou ganho de peso. Nuseas e/ ou vmitos. Histria de hipertenso no-tratada, diabete, cirrose, cardiopatias. Histria de infeco na garganta ou na pele causada por estreptococos.

Cuidados de enfermagem imediatos


t Colocar o paciente em repouso e em posio confortvel. Medir sinais vitais, priorizando T e FR. Observar e comunicar o tipo de tosse: seca; com expectorao; persistente; intermitente; hemoptise. Instalar cateter nasal e oxignio, se permitido pela rotina. Preparar material para nebulizao.

28

SOARES, GERELLI E AMORIM

Voc percebe no paciente


Fcies de dor constante, a mo colocada sobre a regio costovertebral, no permanece por muito tempo na mesma posio. s vezes apresenta-se plido ou com uma cor pardacenta. Presena de edema periorbital ou em outras regies, como membros inferiores ou abdmen. Presena de globo vesical. t Nos casos de distrbios renais graves o paciente pode apresentar sinais de distrbios neurolgicos devido toxicidade das substncias que permanecem na corrente sangnea caso os rins deixem de funcionar.

mitos e dores gstricas. Entretanto, mesmo situaes que inicialmente paream simples podem evoluir para situaes de urgncia, sendo que a idade do paciente e seu estado clnico geral iro influenciar.

O paciente chega na emergncia referindo


Clicas abdominais, acompanhadas de diarria h dois dias, evacuando mais de cinco vezes ao dia, com fezes lquidas e malcheirosas. Alguns episdios de vmitos. Ter-se alimentado em local no-habitual ou ter ingerido algum alimento no-habitual.

Possveis diagnsticos mdicos


Infeco de Trato Urinrio (ITU), Glomerulonefrite, Clculos Renais, Insuficincia Renal Aguda ou Crnica.

Voc percebe no paciente


Fcies dor, sendo que, principalmente, os pacientes idosos ou as crianas podem apresentar-se com o turgor da pele diminudo e olhos fundos.

Cuidados de enfermagem imediatos Possveis diagnsticos mdicos


t Colocar o paciente em repouso e em posio confortvel. Medir sinais vitais, priorizando PA e T. Avaliar e comunicar sinais de edema. Aguardar a avaliao e a prescrio mdica e realizar rigorosamente os itens prescritos.
DISTRBIOS GASTRINTESTINAIS

Disenteria ou intoxicao alimentar.

Cuidados de enfermagem imediatos


t Medir e comunicar Sinais Vitais. Manter o paciente, principalmente se for idoso, prximo ao banheiro. Acompanhar o paciente ao banheiro ou solicitar que o acompanhante no d a descarga at que voc possa avaliar as fezes (cor, quantidade, cheiro). Instalar um acesso venoso, mantendo heparinizado ou instalando uma SF 0,9% at prescrio mdica, se permitido pela rotina. (Nessas situaes, o acesso venoso deve ser calibroso, pois provavelmente o pa-

Os distrbios relacionados ao sistema gastrintestinal so, em sua maioria, passveis de ser tratados de forma ambulatorial, sendo que, em alguns casos, a populao nem mesmo chega a consultar um profissional da sade. Isso ocorre, principalmente, nos casos de diarrias, constipao, v-

CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO INDIVDUO HOSPITALIZADO

29

ciente ir necessitar de reposio de lquido). Aguardar a avaliao e a prescrio mdica e realizar rigorosamente os itens prescritos.

O paciente chega na emergncia referindo


Vmitos com sangue, fezes com sangue, dores no estmago e mal-estar geral. Histria de gastrite, lcera gstrica, hepatite ou cirrose. Fazer uso constante de medicaes com cido acetilsaliclico (AAS, Aspirina) ou anticoagulantes.

Voc percebe no paciente


Hematmese e palidez.

Medir e comunicar PA, FC e FR, atentando para sinais de choque hipovolmico: PA estvel ou baixando; Pulso rpido e fino; FR rpida. Acompanhar o paciente ao banheiro ou solicitar que o acompanhante no d a descarga at que voc possa avaliar as fezes (cor, quantidade, cheiro, enterorragia, melena). Instalar um acesso venoso, mantendo heparinizado ou instalando uma SF 0,9% at prescrio mdica, se permitido pela rotina (Nestas situaes o acesso venoso deve ser calibroso, pois provavelmente o paciente ir necessitar de reposio de lquido). Aguardar a avaliao e a prescrio mdica e realizar rigorosamente os itens prescritos.

Possvel diagnstico mdico


Hemorragia Digestiva. t A hemorragia digestiva pode ser denominada Hemorragia Digestiva Alta (HDA) ou Hemorragia Digestiva Baixa (HDB), dependendo do local de sangramento cabe ao mdico o diagnstico diferencial.

O paciente chega na emergncia referindo


Clicas abdominais, principalmente no lado direito, que se irradia para as costas, ou o ombro direito, vmitos e nuseas aps as refeies. Refere que no tem posio para permanecer, diz que di at quando respira. Alguns pacientes podem relatar coceira e o aparecimento de fezes cinzentas e urina escura.

Cuidados de enfermagem imediatos


t Colocar o paciente preferencialmente sentado; caso precise deit-lo, manter a cabea lateralizada de forma a evitar a aspirao do vmito. Manter junto ao paciente um recipiente para que possa vomitar. Verificar e comunicar quantidade, cor e odor do vmito. Sempre que possvel, manter algum familiar junto ao paciente, pois as pessoas nessa situao ficam muito ansiosas.

Voc percebe no paciente


Desconforto devido dor. Alguns pacientes apresentam-se ictricos.

Possveis diagnsticos mdicos


Colecistite aguda, Colelitase aguda com ou sem obstruo de coldoco.

30

SOARES, GERELLI E AMORIM

Cuidados de enfermagem imediatos


t Medir sinais vitais, atentando para a possibilidade de elevao da temperatura. Aguardar a avaliao e a prescrio mdica e realizar rigorosamente os itens prescritos.
DISTRBIOS ENDCRINOS

Cuidados de enfermagem imediatos


t Coletar e anotar valor de HGT, se permitido pela rotina. Instalar oxmetro. Instalar cateter nasal e oxignio, se permitido pela rotina. Verificar e anotar sinais vitais, principalmente FR e FC. Instalar monitor cardaco, logo que possvel. Puncionar veia calibrosa, se permitido pela rotina. Preparar bomba de infuso para administrao de insulina endovenosa (EV), se permitido pela rotina. Atentar para sensrio. Manter grades na maca. Monitorizar dbito urinrio. Observar e comunicar sinais de choque: taquicardia; hipotenso; dispnia; pele fria e mida; Examinar pele e mucosas na busca de sinais de infeco. Aguardar a avaliao e a prescrio mdica e realizar rigorosamente os itens prescritos.

Na maioria das vezes os distrbios so tratados em consultas ambulatoriais, no necessitando de atendimento de urgncia. No entanto, algumas patologias que envolvem o sistema endcrino podem causar descompensaes orgnicas graves, fazendo com que as pessoas procurem os servios de emergncia.

O paciente chega na emergncia referindo


Dor abdominal severa, mal-estar geral, nuseas e vmitos, cefalia, muita sede e vontade de urinar. Pode ter histria conhecida ou no de diabete melito.

Voc percebe no paciente


Agitao, respirao de Kussmaul (amplos movimentos inspiratrios e expiratrios com curtos perodos de apnia entre eles), hlito cetnico, aparncia de desidratao e/ou emagrecimento, com ou sem comprometimento dos nveis de conscincia ou O paciente pode estar em um quadro grave com alteraes de conscincia.

O paciente chega na emergncia referindo


Dor abdominal que pode ser difusa aps as refeies, nuseas, vmitos, anorexia, mal-estar geral, febre. Estar com as fezes esbranquiadas, urina escura, ter emagrecido, estar com os membros inferiores (MsIs) inchados.

Voc percebe no paciente


Ictercia, distenso abdominal, edema de MsIs, hlito heptico, eritema palmar, telangiectasias (aranhas vasculares).

Possvel diagnstico mdico


Cetoacidose Diabtica (CAD).

CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO INDIVDUO HOSPITALIZADO

31

Possveis diagnsticos mdicos


Alguns dos sinais e sintomas podem ser sugestivos para Pancreatite e, associados a outros, tem-se a possibilidade de Hepatite Aguda bem como de Cirrose Heptica.

DISTRBIOS NEUROLGICOS

Cuidados de enfermagem imediatos


t Medir e anotar sinais vitais, inicialmente Tax e PA. Coletar e anotar valor de HGT, se permitido pela rotina. Posicionar o paciente de forma a diminuir a dor abdominal, de preferncia em semi-Fowler em caso de ascite, para facilitar a funo respiratria. Manter repouso. Manter NPO. Manter grades elevadas na maca; Observar e comunicar sinais de choque: taquicardia; hipotenso; dispnia; pele fria e mida. Utilizar agulhas finas para o caso de administrar medicao por via parenteral. Aguardar a avaliao e a prescrio mdica e realizar rigorosamente os itens prescritos. t Caso o diagnstico possvel seja Hepatite, lembrar que a doena infectocontagiosa, sendo que os meios de transmisso sero diferentes conforme o tipo da doena. Embora as precaues universais devam ser usadas em todos os atendimentos, frente possibilidade de contgio importante reforar a necessidade do uso de luvas e de mscaras e a observao da rotina para desprezar material e instrumental utilizado.

Os pacientes com suspeita de distrbios neurolgicos merecem muita ateno por parte da enfermagem, pois alguns dos distrbios relacionados ao sistema nervoso central podem evoluir rapidamente para situaes muito graves, levando o paciente ao bito.

O paciente chega na emergncia referindo


Dor de cabea sbita que lhe causou nuseas, vmitos e lhe fez perder os sentidos ou Perda das foras dos membros superiores e/ou inferiores (em geral um lado do corpo), perda de memria momentnea, dificuldade para falar ou Perda de movimento em um membro ou lado do corpo.

O paciente chega na emergncia sem condies de verbalizar e o acompanhante refere


Que o paciente teve perda de sentidos aps ter referido dor de cabea intensa, apresentado vmitos ou Comeou a falar coisas desconexas, apresentando dificuldade de movimentar os lbios e algum dos membros.

Voc percebe que o paciente


No apresenta nenhum dficit aparente ou Est confuso, no consegue verbalizar o que est ocorrendo, parece no compreender as solicitaes ou

32

SOARES, GERELLI E AMORIM

Instalar cateter nasal ou mscara de oxignio, se necessrio e permitido pela rotina. Reunir material para conteno mecnica caso o paciente esteja confuso e agitado. Atentar para sensrio, comunicando qualquer alterao. Colocar o paciente em lugar tranqilo, mas que possa ser observado em tempo integral. Aguardar a avaliao e a prescrio mdica e realizar rigorosamente os itens prescritos.
FIGURA 1.2 Paralisia parcial.

No responde de forma coerente com o solicitado, apresenta dificuldade motora, queda de comissura labial, paralisia facial, agitao psicomotora ou No tem resposta ao estmulo verbal, sendo que essa situao ocorreu de forma sbita conforme relato do acompanhante.

O paciente chega na emergncia sem condies de verbalizar e o acompanhante refere


Que o paciente comeou a se debater, tremer ou ficou todo rgido ou amolecido. Salivou muito e pareceu ter ficado roxo. Urinouse e/ou evacuou-se. Teve um ataque. t Embora muitas crises aconteam na sala de emergncia, mais freqente que os indivduos cheguem nas emergncias j em ps-crise, trazidos por populares e/ou policiais com histria de ter sofrido um ataque.

Possveis diagnsticos mdicos


Acidente Vascular Cerebral/Enceflico (ACV/AVE) Isqumico ou Hemorrgico, AIT (ataque isqumico transitrio), Ictus/Icto, rompimento de aneurisma ou tumor cerebral. t No descartar, at que o diagnstico mdico seja feito ou suposto, a possibilidade de meningites, portanto, no esquecer de usar as precaues universais.

Voc percebe que o paciente


Est sonolento, confuso e teve relaxamento de esfncter. Se acordado, no lembra do ocorrido.

Possvel diagnstico mdico


Ps-crise convulsiva.

Cuidados de enfermagem imediatos


t Manter o paciente deitado em Fowler. Medir, comunicar e anotar todos os sinais vitais, atentando para a PA. Manter as grades do leito elevadas. Instalar um oxmetro.

Cuidados de enfermagem imediatos (ps-crise convulsiva)


t Observar se a via area encontra-se desobstruda.

CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO INDIVDUO HOSPITALIZADO

33

Remover prtese dentria ou outro objeto que possa ser considerado de risco para obstruo da via area, tendo-se o cuidado de jamais colocar os dedos na boca do paciente, pois em caso de nova crise o mesmo poder morder devido ao enrijecimento do maxilar inferior. Instalar um oxmetro. Instalar cateter nasal e oxignio, se necessrio e permitido pela rotina. Medir SV principalmente Tax. , t As convulses por hipertermia so mais comuns na infncia, dos seis meses a seis anos, embora possam ocorrer tambm na idade adulta. Manter uma via de acesso venoso heparinizada, ou conforme rotina. Colocar o paciente em lugar tranqilo, mas que possa ser observado em tempo integral. Manter as grades do leito elevadas. Aguardar a avaliao e a prescrio mdica e realizar rigorosamente os itens prescritos.

para a medicao, os demais seguram o paciente para a realizao da puno venosa, tarefa que pode ser difcil dependendo da situao de agitao em que o paciente se encontre. Manter via area desobstruda. Obter uma via de acesso venoso a fim de utilizar medicao anticonvulsivante. Procurar manter a cabea do paciente lateralizada, sem forar excessivamente nenhuma posio. Instalar um oxmetro. Instalar cateter nasal ou mscara de oxignio se necessrio e permitido pela rotina. Manter-se junto ao paciente at que cesse a crise. Atentar para o tempo de durao da crise. Aguardar a avaliao e a prescrio mdica e realizar rigorosamente os itens prescritos. (Ver cuidados pscrise).

Manifestaes caso o paciente convulsione na sala


M As convulses podem apresentar-se de vrias formas, entretanto, de um modo geral, ocorre a presena de sialorria, dentes cerrados, mordedura da lngua, cianose (no incio da crise), palidez, relaxamento de esfncteres, perda de reflexos e de conscincia, podendo acontecer apnia.

INTOXICAES EXGENAS (POR INGESTO)

Cuidados de enfermagem imediatos (durante a crise convulsiva)


t Procurar realizar o atendimento junto com outros colegas, a fim de obter resultados mais rpidos e eficazes, pois enquanto algum pre-

Infelizmente registrado um grande nmero de intoxicaes exgenas, tanto acidentais como intencionais. A identificao do agente ingerido, a quantidade e o horrio do ocorrido so dados que devem ser colhidos com o acompanhante ou mesmo com o paciente, quando possvel. Entretanto, muitas vezes os indivduos so trazidos aos servios de emergncia por pessoas que os socorreram, mas que no tm informaes seguras sobre o que realmente aconteceu, dificultando o estabelecimento da teraputica. Na falta de informaes, a observao de sinais e sintomas passa a ser fundamental, sendo uma tarefa de toda a equipe de sade que prestar atendimento ao paciente.

34

SOARES, GERELLI E AMORIM

Algumas manifestaes podem indicar o tipo de intoxicao. Por exemplo:

Possveis diagnsticos mdicos


Intoxicao por anfetaminas, alguns descongestionantes nasais, cafena, cocana e LSD.

Voc percebe no paciente


Vmitos, aumento de saliva, incontinncia urinria, lacrimejamento, miose e bradicardia.

Voc percebe no paciente


Hipoventilao, miose e hipotenso.

Possveis diagnsticos mdicos Possveis diagnsticos mdicos


Intoxicao por inseticidas organofosforados, alguns tipos de cogumelos ou pilocarpina. Intoxicao por codena e outros opiceos.

Voc percebe no paciente


Fasciculaes musculares, paralisia, taquicardia e hipertenso.

Voc percebe no paciente


Miose, coma, depresso respiratria, hipotermia e coma.

Possveis diagnsticos mdicos


Intoxicao por inseticidas organofosforados ou nicotina.

Possvel diagnstico mdico


Intoxicao por fenobarbital.

Voc percebe no paciente Voc percebe no paciente


Pele seca, hipertermia, midrase, reteno urinria, alucinaes, insuficincia respiratria. Hemoptise, hemorragia gastrintestinal, hematria, dor abdominal e epistaxe.

Possvel diagnstico mdico Possveis diagnsticos mdicos


Intoxicao por anti-histamnicos, antiespasmdicos, antidepressivos e alguns vegetais como cogumelos e beladonados. Altas doses de intoxicao por raticidas.

Voc percebe no paciente


Vmitos, diarria, tosse, taquipnia, cianose e taquicardia. Podem ocorrer vertigens, depresso respiratria, perda de conscincia e convulses.

Voc percebe no paciente


Taquicardia, hipertenso e convulses.

CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO INDIVDUO HOSPITALIZADO

35

Possveis diagnsticos mdicos


Ingesto ou aspirao de derivados de petrleo como querosene, gasolina ou fluido de isqueiro.

RETIRADA DE CORPO ESTRANHO DO ORGANISMO

Cuidados de enfermagem imediatos


t Independentemente do produto de intoxicao, os primeiros cuidados de enfermagem sero: Verificar os sinais vitais e comunicar as alteraes. Intervir nas complicaes imediatas, como convulses. (Ver cuidados durante e ps-crise convulsiva.). Manter o paciente com a cabea lateralizada caso haja risco para vmitos. Instalar um oxmetro. Instalar cateter nasal e oxignio se necessrio e permitido pela rotina. Instalar monitorizao cardaca em casos de bradi ou taquicardia. Manter-se alerta quanto ao nvel de conscincia. Manter as grades do leito elevadas. Aguardar a avaliao e a prescrio mdica e realizar rigorosamente os itens prescritos. t Alguns procedimentos podero ser realizados aps a prescrio mdica, determinados pelo tipo de substncia ingerida, tempo e dose, como exemplo: induo ao vmito (xarope de Ipeca); lavagem gstrica; instalar via de acesso venoso para os casos de uso de medicamentos antagonistas; uso de carvo ativado. t No caso do uso de carvo ativado, a dose recomendada de 1 g/kg de peso, podendo ser diludo em gua ou at em refrigerantes, no caso de crianas, na proporo de 1:4.

No raro chegam nas emergncias pessoas portadoras de objetos estranhos no organismo, sejam objetos ingeridos, colocados ou cravados no corpo. O atendimento ser determinado pelo local onde se encontra o objeto, pela extenso da leso e pelo tipo de objeto. O exame radiolgico til tanto para localizar um objeto interno quanto para determinar possveis estruturas lesadas.

O paciente chega na emergncia referindo


Ter engolido moeda, brinquedos, pregos ou qualquer objeto pequeno ou Colocado algum objeto em um orifcio do corpo, como nariz, ouvido, nus ou vagina, sem ter conseguido retirar.

Voc percebe no paciente


Respirao normal.

Cuidados de enfermagem imediatos


t Medir a PA e a FR, observando e comunicando qualquer dificuldade respiratria. Manter o paciente calmo, aguardando a conduta mdica.

O paciente chega na emergncia referindo


Que pisou, caiu ou algum cravoulhe um objeto perfurante ou sofreu qualquer tipo de acidente que lhe causou o dano.

36

SOARES, GERELLI E AMORIM

Voc percebe no paciente


Um objeto cravado em uma extremidade do corpo. Sangramento no local. Palidez e pele fria. Ansiedade.

Cuidados de enfermagem imediatos


t importante determinar o tempo decorrido entre o acidente e a chegada na instituio para se ter idia da possvel perda sangnea. t O tcnico no deve retirar o objeto cravado: Colocar o paciente em posio confortvel e de forma que o local da leso fique visvel. Controlar sangramento abundante, utilizando manguito de compresso. Medir e comunicar PA, P e FR, caso voc acredite que houve volumosa perda sangnea. Iniciar limpeza do local com gua e sabo ou soluo fisiolgica conforme rotina da instituio. Aguardar a avaliao e a prescrio mdica e realizar rigorosamente os itens prescritos. t No caso de objetos cravados em locais como trax, crnio, pescoo e abdmen bem como de ferimento por arma de fogo, o paciente pode chegar na instituio em situao muito grave, sendo que as condutas devero ser imediatamente comandadas pelo mdico.
MORDIDA E PICADA DE ANIMAIS

des leses, que podem levar a deformaes permanentes e at a morte. A gravidade ser determinada pela extenso e pelo local das leses. Tem-se ainda o risco da transmisso de doenas como a raiva (hidrofobia), embora, felizmente, essa j seja uma doena erradicada em alguns estados brasileiros. As picadas de animais peonhentos como cobras, aranhas e escorpies so ainda mais graves, pois alguns podem causar leses sistmicas. A identificao correta do animal muito importante para que seja estabelecido o tratamento adequado.

O paciente chega na emergncia referindo


Ter sido mordido por um cachorro, gato ou algum animal domstico.

Voc percebe no paciente


Leses irregulares com perda de tecido em uma extremidade. Sangramento. Ansiedade. Palidez e pele fria.

Cuidados de enfermagem imediatos


t importante determinar o tempo decorrido entre o acidente e a chegada na instituio para se ter idia da possvel perda sangnea. Posicionar o paciente de forma a expor ao mximo o ferimento. Medir e comunicar PA, P e FR caso voc acredite que houve volumosa perda sangnea. Iniciar limpeza do local com gua e sabo ou soluo fisiolgica conforme a rotina da instituio. Aguardar a avaliao e a prescrio mdica e realizar rigorosamente os itens prescritos.

Os animais podem representar muitos riscos para os homens. No s os animais que possuem veneno, como tambm os animais domsticos. As mordidas de cachorros ou de gatos podem causar pequenas, mdias ou gran-

CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO INDIVDUO HOSPITALIZADO

37

t Igualmente ao caso de objetos cravados, no caso de mordidas em locais como trax, crnio, pescoo e abdmen, o paciente pode chegar na instituio em situao muito grave, sendo que as condutas devero ser imediatamente comandadas pelo mdico.

O paciente chega na emergncia referindo


Ter sido picado por uma cobra, sem determinar o grupo do animal. Tem dor local persistente que parece aumentar progressivamente.

Voc percebe no paciente O paciente chega na emergncia referindo


Ter sido picado por uma cobra, sem determinar o grupo do animal. Pouca ou nenhuma dor local. Dores musculares em uma ou em vrias partes do corpo. Diminuio ou perda de viso. Urina com volume diminuindo, cor de coca-cola. Edema, hiperemia e cianose no local, podendo ter bolhas, abscesso ou necrose de tecidos.

Possvel diagnstico mdico


Picada de cobra do grupo botrpico (jararaca, urutu ou rabo-de-porco, jararacapintada, entre outras)(Figura 1.4).

Voc percebe no paciente


Plpebras superiores cadas ou semicerradas.

Grupo botrpico (bothrops)

Possvel diagnstico mdico


Picada de cobra do grupo crotlico (cascavel) (Figura 1.3).
FIGURA 1.4 Jararaca.
Grupo crotlico (crotalus)

O paciente chega na emergncia referindo


Ter sido picado por uma cobra, sem determinar o grupo do animal. Pouca ou nenhuma dor. Sensao de adormecimento da regio atingida. Saliva grossa e dificuldade de engolir e at de falar.
FIGURA 1.3 Cascavel.

38

SOARES, GERELLI E AMORIM Grupo laqutico (lachesis)

Voc percebe no paciente


Faces miastnicas com ptose palpebral.

Possvel diagnstico mdico


Picada de cobra do grupo elapdico (Coral verdadeira) (Figura 1.5).

Grupo elapdico (micrurus)

FIGURA 1.6 Surucucu.

Cuidados de enfermagem imediatos


t Deitar a vtima, elevando o membro atingido. Retirar anis ou pulseiras que possam garrotear a extremidade, devido ao edema. Manter o paciente em repouso. Lavar bem o local. Medir PA e P caso o paciente demonstre sinais como: palidez; pele fria e sudortica; diarria. Observar e comunicar a cor da urina, caso o paciente deseje urinar. Preparar o paciente para coleta de exames, como sangue e urina. Aguardar a avaliao e a prescrio mdica e realizar rigorosamente os itens prescritos.

FIGURA 1.5 Coral verdadeira.

O paciente chega na emergncia referindo


Ter sido picado por uma cobra, sem determinar o grupo do animal. Tem dor local persistente que parece aumentar progressivamente. Diarria.

Voc percebe no paciente


Sinais semelhantes picada do grupo botrpico, como edema, hiperemia e cianose no local, podendo ter bolhas, abscesso ou necrose de tecidos, acrescidos de bradicardia e hipotenso.

O paciente chega na emergncia referindo


Dor no local de uma picada, nuseas e vmitos, diarria, dor na boca do estmago e vontade de urinar. Ter sido picado h mais de trs horas, por um animal pequeno escuro que pode ser preto ou amarronzado. Ter estado em local com muita vegetao, pedras e fendas no solo.

Possvel diagnstico mdico


Picada de cobra do grupo laqutico (surucucu pico-de-jaca) (Figura 1.6).

CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO INDIVDUO HOSPITALIZADO

39

Voc percebe no paciente


Sudorese intensa, dispnia, palidez e sialorria. Local do ferimento com um ou mais orifcios de picada.

Possvel diagnstico mdico


Picada da aranha Loxosceles.

Cuidados de enfermagem imediatos


Manter o paciente em repouso. Lavar bem o local do ferimento. Medir e comunicar SV . Manter cuidados conforme a sintomatologia. Aguardar a avaliao e a prescrio mdica e realizar rigorosamente os itens prescritos. t
CHOQUE

Possvel diagnstico mdico


Picada de Escorpio ou algum tipo de aranha.

Cuidados de enfermagem imediatos


t Manter o paciente em repouso. Lavar bem o local do ferimento. Medir SV principalmente FR, caso , perceba dispnia. Aguardar a avaliao e a prescrio mdica e realizar rigorosamente os itens prescritos.

O paciente chega na emergncia referindo


Nuseas e vmitos, coceira generalizada e insnia. Ter sido picado h mais de cinco horas, por um animal pequeno escuro. Que se encontrava em casa.

O choque uma sndrome caracterizada por uma incapacidade do sistema circulatrio em fornecer oxignio e nutrientes aos tecidos de forma a atender suas necessidades metablicas. Essa incapacidade pode ser causada por diferentes motivos, caracterizando o tipo de choque, que pode ser: hipovolmico, sptico ou toxmico, neurognico ou cardiognico, sendo que em algumas bibliografias podem ser encontrados outros tipos de classificaes. Na emergncia o tipo de choque mais comum o hipovolmico; os primeiros cuidados sero baseados nessa possibilidade.

Voc percebe no paciente


Edema no local, mancha equimtica com desenho irregular e rea isqumica ao redor do ferimento. Pode haver flictenas (quadro local). t Aps algumas horas (12 horas), podem aparecer sinais e sintomas sistmicos como: Febre, calafrios, mialgias, hematria e IRA, podendo chegar ao quadro de choque e ao coma.

O paciente chega na emergncia


Com histria de perda volmica significativa por sangramento interno ou externo, vmitos excessivos, diarria, desidratao, diabete inspido, queimaduras, ascite, entre outras situaes. Pode referir sede e mal-estar ou Estar to agitado e confuso ou inconsciente que no possa expressar sintomas.

40

SOARES, GERELLI E AMORIM

Voc percebe no paciente


Inquietao, agitao. Taquipnia. Palidez cutnea. Sudorese. Extremidades cianticas.

t Quando a evoluo do choque torna-se grave, as intervenes teraputicas podem tornar-se inteis, ocorrendo a morte.
PARADA CARDIORRESPIRATRIA (PCR)

Possvel diagnstico mdico


Choque hipovolmico.

Cuidados de enfermagem imediatos


t Posicionar o paciente em decbito dorsal e cabeceira reta ou em Trendelenburg. Obter um (ou mais) acesso venoso calibroso e instalar soluo fisiolgica, se protocolo. Medir e comunicar alteraes na freqncia cardaca, como; taquicardia; bradicardia. Monitorar e comunicar alteraes respiratrias, como: taquipnia; dispnia e tiragens. Medir PA e comunicar hipotenso. Observar e comunicar alteraes do nvel de conscincia, como: agitao; sonolncia; apatia; inquietao; desconforto e mal-estar. Observar e comunicar alteraes na perfuso perifrica, como: cianose; palidez cutnea; pele fria; sudorese. Monitorar a infuso de lquidos. Aguardar a avaliao e a prescrio mdica e realizar rigorosamente os itens prescritos.

Lembrando que este livro voltado ao atendimento hospitalar, Suporte Avanado de Vida, no trataremos do atendimento de PCR em situaes nas quais o socorrista possa estar sozinho, tendo que priorizar e ordenar seu atendimento, Suporte Bsico de Vida. No hospital, o tcnico estar participando de um atendimento em equipe, no qual cada um deve exercer com destreza suas competncias, conforme ordem do coordenador da equipe e protocolo da instituio. Entretanto, fundamental que o tcnico de enfermagem saiba detectar uma situao de PCR a fim de acionar a equipe imediatamente, pois o atendimento ao paciente em situao de PCR uma emergncia, ou seja, no h tempo de espera para que se iniciem manobras de reanimao/ressuscitao cardiopulmonar (RCP). O diagnstico da situao confirmado frente inconscincia, apnia e ausncia de pulso (carotdeo ou femoral). As causas da PCR podem ser divididas em dois grandes grupos, e algumas condutas iro variar de acordo com a causa. Causas primrias: quando a PCR acontece por um problema na prpria bomba cardaca, que sofre uma isquemia. Causas secundrias: quando a causa um problema respiratrio ou uma situao externa ao indivduo. A ausncia de circulao sangnea interrompe a oxigenao dos tecidos, causando sofrimento celular e levando morte das clulas aps determinado tempo. Os rgos mais sensveis falta de oxignio so o crebro e o corao. A leso cerebral irreversvel ocorre aps 4 a 6 minutos, sendo que em baixas temperaturas os pacientes podem suportar mais tempo sem oxignio.

CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO INDIVDUO HOSPITALIZADO

41

O paciente chega na emergncia


Inconsciente.

a equipe inicie as manobras de RCP.

Cuidados de enfermagem imediatos Voc percebe no paciente


Apnia, ausncia de pulsos carotdeo e femoral. Pode haver palidez ou cianose, e a pele pode estar fria. t Cabe ao tcnico, ao perceber os sinais de PCR, chamar o mdico e o enfermeiro com a emergncia necessria, caso esses no estejam na sala. A primeira pessoa ( quem faz o diagnstico de PCR) assumir os procedimentos bsicos at a chegada dos demais profissionais, que assumiro os procedimentos em ordem de maior complexidade tcnica.

Possvel diagnstico mdico


Parada Cardiorrespiratria. t No deve haver dvidas quanto ao diagnstico de PCR para que

Vlvula expiratria fecha

Vlvula expiratria abre

Vlvula abre

Vlvula fecha

Circuito de O2

Bolsa reservatrio esvazia um pouco

Bolsa reservatrio enche totalmente

FIGURA 1.7 Mscara facial sem reinspirao.

42

SOARES, GERELLI E AMORIM

1a PESSOA

Faz o diagnstico da situao = PCR

Posicionar o paciente em decbito dorsal em leito reto a fim de facilitar a massagem cardaca

Iniciar procedimentos em ordem de prioridade com base no ABC A = Vias Areas (manuteno de VA) No paciente politraumatizado ou com suspeita de leso de coluna, as manobras de manuteno de VA devem ser acompanhadas pela imobilizao da coluna cervical, seguindo os seguintes passos: Elevar e tracionar a mandbula. Remover prtese dentria ou qualquer objeto que possa estar ou vir a obstruir as vias areas. Aspirar sangue ou secrees da cavidade oral. B = Respirao (confirmar apnia) Na emergncia, a ventilao pode ser iniciada com AMBU adaptado mscara facial, com oxignio a 100% (em torno de 10 L/min) (Figura 1.7). Logo que possvel, o paciente dever ser intubado (esse procedimento dever ser realizado pelo mdico). C = Circulao Iniciar massagem cardaca (Figura 1.8). Obter um ou mais acessos venosos em veias calibrosas, com Abocath no 14 ou 16. Evitar puno em extremidades lesadas. Elevar o membro logo aps a introduo de cada droga ou colocar aproximadamente 20 mL de soluo fisiolgica em bolus. t O tcnico de enfermagem deve ter em mente que, em uma sala de emergncia, os procedimentos acima descritos sero realizados quase que concomitantemente, sendo que a equipe deve ser treinada de forma a saber exatamente qual a sua funo.

FIGURA 1.8 Localizao do ponto de compresso torcica.

CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO INDIVDUO HOSPITALIZADO

43

Outros cuidados tambm devero ser executados, logo que possvel, como
Remover roupas, para que possa ser realizado um exame fsico total. Colocar eletrodos e monitorizar os batimentos cardacos. Instalar oxmetro. Manter todos os instrumentos, drogas e materiais em fcil acesso.
SITUAES DE TRAUMA

As situaes de trauma podero variar desde uma simples fratura at o politraumatismo, ou seja, indivduos com mltiplas leses traumticas. Muitas leses como fraturas ou luxaes em extremidades podem ser desconsideradas, em um primeiro momento de atendimento, caso o paciente apresente um quadro clnico que precise ser restabelecido prioritariamente, como choque ou PCR. As circunstncias em que ocorreu o acidente e as manifestaes apresentadas pelo paciente podem determinar maior ou menor gravidade da situao bem como os locais de maior risco para que se apresentem leses.

FIGURA 1.9 Encurtamento e rotao lateral. Fratura de colo de fmur.

O paciente chega na emergncia referindo


Queda de altura, queda durante a prtica de esportes, acidente de carro ou moto com baixo impacto. Dor em um ou mais membros. Impossibilidade de movimentar o membro dolorido. Dor na regio plvica e/ou sacra.

FIGURA 1.10 Fratura de colo de fmur.

Possveis diagnsticos mdicos Voc percebe no paciente


Edema em um ou mais membros ou articulaes. Um ou mais membros em posio no-anatmica (Figuras 1.9 e 1.10). Fraturas de extremidades ou t Caso a dor em uma articulao seja to forte que mesmo ao toque o paciente demonstre muito sofrimento, h possibilidade de luxao (Figuras 1.11, 1.12, 1.13 e 1.14).

44

SOARES, GERELLI E AMORIM

Cuidados de enfermagem imediatos


t Colocar o paciente em posio confortvel, mantendo o membro alinhado ao corpo, sem forar mobilizao. Monitorizar o pulso e a temperatura da extremidade afetada, comparando com a outra. Medir e comunicar PA, P e FR. Comunicar sinais de choque hipovolmico: taquipnia; pulso rpido e fino; palidez cutnea; sudorese. Obter um acesso venoso calibroso e instalar soluo fisiolgica, se permitido por protocolo, caso haja suspeita de choque hipovolmico. Aguardar a avaliao e a prescrio mdica e realizar rigorosamente os itens prescritos.

FIGURA 1.12 Encurtamento e rotao medial na luxao coxofemoral posterior.

O paciente chega na emergncia com histria de


Queda de altura, acidente de carro ou moto, estar em local de desabamento, ferimento com arma de fogo ou arma branca em locais nobres como trax, abdmen, crnio ou pescoo.

FIGURA 1.13 Luxao coxofemoral anterior.

FIGURA 1.11 Luxao coxofemoral posterior.

FIGURA 1.14 Luxao escapuloumeral.

CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO INDIVDUO HOSPITALIZADO

45

Possveis diagnsticos mdicos


Politraumatismo, que pode incluir trauma de trax, traumatismo cranioenceflico (TCE), traumatismo raquimedular (TRM), bem como mltiplas fraturas. t O indivduo ser tratado como politraumatizado, devendo ser avaliado imediatamente pelo mdico, cabendo ao tcnico confirmar as aes que devem ser realizadas em conjunto com a equipe.

Cuidados de enfermagem imediatos


t At a presena do mdico, o tcnico deve avaliar o paciente de acordo com o ABC; (Ver PCR)

Auxiliar no posicionamento adequado do paciente, o que deve ser coordenado pelo mdico ou enfermeiro. Obter um acesso venoso calibroso e instalar soluo fisiolgica, se protocolo. Retirar roupas e jias, tendo o cuidado adequado durante a movimentao de membros. Cortar a roupa se necessrio, a fim de no movimentar o paciente. Realizar todos os procedimentos conforme orientao do mdico ou do enfermeiro. t O restante dos cuidados ser especfico aos possveis diagnsticos e apresentao do quadro clnico.

QUESTES PARA ESTUDO

1) O Sr. Jurandir chega na emergncia da instituio hospitalar onde voc trabalha. Relata dor intensa no peito que se irradia para o brao esquerdo. Apresenta-se sudortico, plido e dispnico. O familiar que o acompanha confirma que o paciente colocou um remdio para o corao debaixo da lngua antes de sair de casa, remdio esse que o paciente usa h aproximadamente um ano, aps ter ido ao mdico e esse lhe informar de que tinha angina. O que voc acredita que possa estar acontecendo ____________________ _________________ ___ com o paciente? _________________ _____________________________________________ ____________________________________________________________________________________ __________ ______________ _______________________ _____________ ____________ 1.1) Cite as trs atitudes que voc teria em relao situao: ____________________ ________________ _____________ ________________________________ ______________________________________________ ___________ ________________ _____________ ________________________________ ______________________________________________ ___________ ___________________ ________________ _____________ _______________________________________ ______________________________________________ ___________________ ________________ _____________ _______________________________________ ______________________________________________ 2) Voc recebe na sala de emergncia um adulto de aproximadamente 40 anos, com histria de acidente de trnsito grave, apresentando mltiplos ferimentos com sangramento abundante. O paciente chega trazido por transeuntes que passavam pelo local. Voc percebe que ele est em parada cardiorrespiratria. De acordo com o ABC do trauma, quais as suas duas primeiras atitudes? _______________________________________________________________________________ __________ ______________ _______________________ _____________ _______ _______________________________________________________________________________ __________ ______________ _______________________ _____________ _______ _______________________________________________________________________________ __________ ______________ _______________________ _____________ _______ _______________________________________________________________________________ __________ ______________ _______________________ _____________ _______ _______________________________________________________________________________ __________ ______________ _______________________ _____________ _______

46

SOARES, GERELLI E AMORIM

3) Coloque V se a afirmao for Verdadeira e F se for Falsa: a. ( ) O paciente com dispnia severa, acompanhada de tiragens, batimento de asa de nariz e cianose, ansiedade e agitao, deve ser rapidamente deitado em uma maca para ficar mais calmo e melhorar seu quadro respiratrio. b. ( ) Deitar o paciente e lateralizar a cabea um cuidado importante no paciente que apresenta vmitos com sangue. c. ( ) Obter e manter um acesso venoso durante uma crise convulsiva um cuidado importante para que se possa medicar o paciente rapidamente. d. ( ) Caso um paciente chegue na emergncia com algum objeto encravado em uma parte do corpo, cabe ao tcnico retirar o objeto o mais breve possvel para melhorar o sangramento. e. ( ) Paciente chega no hospital com histria de picada de cobra em MID, cabe ao tcnico deitar o paciente e colocar o membro afetado elevado. f. ( ) Em caso de choque hipovolmico em paciente politraumatizado, o acesso venoso deve ser pouco calibroso para evitar mais um trauma. 4) Marque com X a(s) resposta(s) certa(s): 4.1) So medidas de emergncia corretas para os casos de possvel cetoacidose diabtica: a. ( ) Coletar e anotar valor de HGT, se rotina. b. ( ) Instalar oxmetro. c. ( ) Verificar e anotar Sinais Vitais, principalmente FR e FC. d. ( ) Todas acima. 4.2) Voc pode pensar em AVC/AVE ou outro distrbio neurolgico caso o paciente apresente os seguintes sinais e sintomas: a. ( ) No responde de forma coerente com o solicitado, apresenta dificuldade motora, queda de comissura labial, agitao psicomotora. b. ( ) Tem histria de ter perdido as foras dos membros superiores e/ ou inferiores (em geral um lado do corpo), perda de memria momentnea, dificuldade para falar. c. ( ) Tem histria de perda de movimento em um membro ou lado do corpo. d. ( ) Apresenta respirao de Kussmaul, hlito cetnico, aparncia de desidratao.
REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BEVILACQUA, F. et al. Manual do exame clnico. 4. ed. Rio de Janeiro: Cultura Mdica, 1977. BLAKISTON. Dicionrio mdico. 2.ed. So Paulo: Andrei Editora. BRUNO, P BARTMANN, M. Primeiros socorros. Rio .; de Janeiro: SENAC, 1996. CARPENITO, L. J. Planos de cuidados de enfermagem e documentao: diagnsticos de enfermagem e problemas colaborativos. 2. ed. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 1999. p.81-400. _________ . Handbook of nursing diagnosis. 8th ed. Philadelphia: Lippincott, 1999. FORTES, J.I. Enfermagem em emergncias. So Paulo: EPU, 1986.

CUIDADOS DE ENFERMAGEM AO INDIVDUO HOSPITALIZADO

47

MARKOVCHICK, V et al. Segredos em medicina de .J. urgncia respostas necessrias ao dia-a-dia: em rounds, na sala de urgncia, em exames e concursos. Porto Alegre: Artes Mdicas Sul, 1995. 7-516. NASI, L.A. e col. Rotinas em pronto socorro: politraumatizados e emergncias ambulatoriais. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1994. SANTOS, R. et al. Manual de socorro de emergncia. So Paulo: Atheneu, 1999. 334 p.

SMELTZER, S.C.; BARE, B. G. Brunner/Suddarth Tratado de Enfermagem Mdico-Cirrgica. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A., 1994. vol., 4 SOARES, N. R. Administrao de medicamentos na enfermagem 2000/2001. 1. ed. Rio de Janeiro: EPUB, 2000. 375 p. SOMERVILLE, E. et all. Oncology Nursing Society: guidelines for oncology nursing pratice. 2 ed. Philadelphia: W.B. Sauders Company, 1991.

Vous aimerez peut-être aussi