Vous êtes sur la page 1sur 7

Mrcio de Oliveira

Mrcio de Oliveira

Este trabalho insere-se no contexto da pesquisa A construo e a consolidao do campo cientfico das Cincias Sociais no Paran sob minha coordenao. .oi originalmente apresentado no XII Congresso da Sociedade Brasileira de Sociologia, Belo Horizonte, 31/5 a 3/6 de 2005. 2 A respeito deste livro, Jorge Amado teria dito: um mestre.
1

35

CADERNO CRH, Salvador, v. 18, n. 44, p. , Maio/Ago. 2005

Wilson Martins nasceu em So Paulo em 1921, chegando a Curitiba em 1930. .ormado em Direito em 1943, sua carreira de crtico literrio iniciara-se um ano antes, em 1942, no jornal O Dia. Em 1946, publica pela editora Jos Olympio seu primeiro livro com uma seleo de sua atividade crtica, Interpretaes.2 A carreira de crtico literrio se confirma em 1952, com o ttulo de Doutor em Letras e o prmio do Departamento de Cultura de So Paulo, que publica seu livro A crtica literria no Brasil. Desde ento, so mais de 50 anos de crtica literria praticamente ininterrupta. A maior parte vem sendo editada sob o ttulo de Ponto de vista. Atualmente com 13 volumes, compreende o perodo que vai de 1954 at o ano de 1997, num caso sem igual na histria da crtica literria brasileira.

Em 1951, Martins torna-se professor catedrtico de literatura na Universidade .ederal do Paran e a permanece at 1962, quando contratado pela Universidade de Nova York. Permanece nessa universidade lecionando at 1992, quando recebe o ttulo de professor emrito e decide retornar a Curitiba. Em 2001, editado pela Topbooks em parceria com a Imprensa Oficial do Paran, o livro Mestre da Crtica: edio comemorativa dos 80 anos do crtico literrio Wilson Martins. Nessa homenagem, desfilam escritores como Moacyr Scliar e Josu Montello, ao lado de Antonio Candido, entre outros. Cada um dos autores, a seu modo, reconhece a importncia sem par de Wilson Martins no campo da literatura brasileira. unanimemente considerado o mais importante crtico literrio brasileiro. Nos dias atuais, chega mesmo a ser considerado o ltimo crtico literrio do Brasil, sem que ele prprio se orgulhe da frmula, porque, segundo suas palavras, no elogio [...] esto me chamando de ltimo dinossauro andando pelas ruas. (Martins, 2001, p. 14). A obra que torna o crtico conhecido do grande pblico Histria da Inteligncia Brasileira.

DOSSi

O BRASIL DIFERENTE DE WILSON MARTINS1

O BRASIL DI.ERENTE DE WILSON MARTINS

publicada em 7 volumes, entre 1976 e 1979. Nela o autor literalmente varre toda a produo literria brasileira de 1794 at 1960, o que o transforma, seguramente, num dos maiores leitores brasileiros. Contudo, enganam-se aqueles que consideram a obra simplesmente um compndio. H a uma tese. O prprio Martins (2001, p. 12-13) comenta:
A Histria da Inteligncia Brasileira tem esse ttulo por isso, porque no mais nem a histria da cincia, nem a da literatura, nem a das idias polticas, a inteligncia tal como ela se desenvolve e tal como age, a sua funo no contexto da vida intelectual. Eu queria dar o ttulo de Histria Intelectual do Brasil, mas achei que, em primeiro lugar, h muitos livros com este ttulo, Histria Intelectual de tais e tais pases, e, em segundo lugar, eu quis forar um pouco esta nota de no ser apenas intelectual no sentido tcnico da palavra, mas da inteligncia humana de compreender o mundo a literatura e as coisas como atos da inteligncia. Compreender quer dizer, abarcar tudo e perceber o sentido daquilo. .oi o sentido da vida brasileira que eu procurei registrar.

Registrar, compreender o sentido da vida brasileira. Talvez por isso Wilson Martins, nos vrios volumes do livro, no tenha se limitado a criticar obras de literatura. Seu objetivo foi o de compreender o sentido dos mais diversos tipos de publicao livros de sociologia, de histria, de antropologia, ensaios, crnicas, poesias, romances, peas de teatro etc dentro de uma trajetria da sociedade brasileira e no apenas da esttica literria brasileira. A periodizao foi definida conforme uma leitura que privilegiava tanto o contexto scio-histrico quanto a varivel regional, sem esquecer, claro, da obra em si, ou seja, os pontos de vista esttico e literrio. Assim, autores e pocas foram confrontados, sem necessariamente seguir cronologias geracionais. Antes, valia mais buscar os nexos sutis entre os autores. Os sentimentos escondidos nas obras, o sentido weberiano. Com base nesse approach (seguido, ainda que no terica ou metodologicamente explicitado), as concluses s vezes surpreendem. Na tica de Martins, segundo SantAnna (2001, p. 91), Casa Grande & Senzala corresponde a Populaes meridionais do Brasil e a Evoluo do Povo Brasileiro, enquanto

CADERNO CRH, Salvador, v. 18, n. 44, p. , Maio/Ago. 2005

que Razes do Brasil uma resposta harmnica a Retrato do Brasil.3 O veio sociolgico e antropolgico de Martins, de fato, havia se manifestado desde bem cedo. Afora os trabalhos iniciais no campo da crtica literria, Martins publicou, nos anos 1950, dois trabalhos sobre o tema da democracia e um terceiro sobre direito. So eles: Conceito de democracia (1950), Introduo democracia brasileira (1951) e Cdigo de Processo Penal (1956). O ltimo um estudo advindo da experincia que Martins teve como juiz de direito em Curitiba, no incio dos anos 1950, quando, atravs de um mesmo ato do governo federal, fora nomeado juiz e catedrtico da Universidade do Paran. J o primeiro um relatrio para a pesquisa da UNESCO sobre democracia. Enfim, no segundo deles onde Martins desenvolve suas teses sobre a democracia no Brasil, engrossando o coro daqueles que viam problemas em relao prtica democrtica de ento quando confrontados escolarizao e cultura clssica: em um pas de fraco desenvolvimento polticointelectual e onde o eleitor desconhecia a dimenso de seu voto, as prticas democrticas stricto sensu poderiam ocasionar erros de apreciao e de escolha poltica (Biroli, 2004, p. 87-99). A tendncia em negar capacidade no eleitor brasileiro foi bastante comum na primeira metade do sculo XX, em especial durante o primeiro perodo Vargas. Solues autoritrias combinaram, no perodo em questo, com anlises sobre a debilidade ora das instituies ora mesmo do povo brasileiro. Aos 30 anos de idade, Martins fazia coro com esse tipo de anlise, revelando a um certo pendor para anlise sociolgica e poltica. Sobre o Paran, especificamente, a produo de Wilson Martins relativamente pequena: dois livros e dois artigos. Os artigos foram escritos em 1955 (Introduo ao estudo do Simbolismo) e em 1960 (Paran: uma incgnita. Ensaio de Sociologia geral). Quanto aos livros, temos: O Brasil di-

Em outro momento, discutiremos as anlises sociolgicas de Wilson Martins sobre as obras dos fundadores das cincias sociais brasileiras.

36

Mrcio de Oliveira

ferente. Ensaios sobre fenmenos de aculturao no Paran, publicado em 1955 e A inveno do Paran: estudo sobre a presidncia Zacarias de Ges e Vasconcelos, publicado em 1999.

O BRASIL DIFERENTE: origens A questo que nos preocupa aqui : que objetivos teriam sido buscados por um crtico literrio convicto reconhecido por todos ao escrever um livro de sociologia e antropologia sobre a identidade cultural do Paran?4 H uma primeira resposta bastante simples a essa questo: Wilson Martins, como bem o demonstram os livros sobre democracia e direito e, em especial, a Histria da Inteligncia Brasileira, se acostumara a ler e a escrever sobre todo tipo de livro. Cotejando livros de literatura com livros de histria, de sociologia etc, apresentava ao leitor no apenas uma crtica, mas uma idia ou um sentido da obra em relao realidade brasileira. Arriscar-se a realizar esse trabalho tomando como objeto o estado do Paran era, assim, possvel e mesmo exeqvel, dado o conhecimento que acumulara sobre o Brasil e sobre o Paran. Alis, a ambio de escrever um livro sobre os brasileiros o livro que gostaria de ter escrito, segundo suas prprias palavras nunca foi consumada.5 Mas a ambio contida no livro era, de fato, de outra natureza: tratava-se de escrever, para o Sul do Brasil, aquilo que Gilberto .reyre havia realizado para o pas como um todo em Casa Grande & Senzala, i. e., Martins pretendia compreender os processos de aculturao dos elementos europeus no-portugueses em terras do Sul. Tanto foi assim que atribuiu ao seu trabalho o subttulo Ensaio sobre fenmenos de aculturao do Paran, oferecendo aos leitores a seguinte explicao:

O imigrante, num espao de tempo extraordinariamente curto, deixou de se sentir imigrante para se amoldar por completo nova terra, da mesma forma por que a amoldava aos seus prprios hbitos, experincias, tradies. Nesse particular, os homens europeus e, por simpatia, os de outras tnicas, demonstraram no clima temperado do Paran a mesma plasticidade admirvel que o sr. Gilberto .reyre verificou nos portugueses lanados em zonas tropicais. (Martins, 1989, p. 6)

Em outro momento, mostraremos a importncia dessa obra no contexto das Cincias Sociais paranaenses. Em entrevista, Wilson Martins afirma: Gostaria de ter talento suficiente pra escrever um livro chamado Os brasileiros como Luigi Barizini escreveu Os italianos. Martins (2002, p. 9).

O autor define o termo perturbadores a partir da astronomia. Ele afirma: ... como se diz, em astronomia, de um planeta desconhecido que perturba o comportamento dos demais. (Martins, 1989, p. 5) 7 Parte de todas as crticas que Martins sofreria em seu trabalho tinha origem justamente na anlise deste trip, em especial pelo fato de ter negado a importncia da escravido e do negro na formao social do estado e de Curitiba.
6

37

CADERNO CRH, Salvador, v. 18, n. 44, p. , Maio/Ago. 2005

O paralelo assumido com a obra maior de .reyre revela claramente o objetivo central do autor: analisar os processos de aculturao que teriam formado um novo homem, uma vez ... que j no h estrangeiros no Paran, exceo, naturalmente, dos que chegaram por ltimo: h o homem paranaense (1955, p. 6, grifo do autor). Inspirando-se em .reyre, contudo, Martins dele se distancia por acreditar que haveria, no Paran, elementos perturbadores que diferenciariam e homem e a sociedade local da cultura luso-tropical identificada pelo cientista social pernambucano. Entre estes elementos perturbadores6, Martins assinala dois (absolutamente centrais na histria do Brasil) que, na histria e na formao social do povo paranaense, no teriam sido sociologicamente ponderveis: o portugus e o negro (em suas palavras, ausncia do portugus e a inexistncia da escravatura7). Alm desses, Martins acrescenta um terceiro elemento social, que no poderia estar presente na anlise freyriana: o imigrante. O partido estava tomado, e a posio original e contracorrente estava assumida. Os estudos de Gilberto .reyre, segundo Martins, valeriam para algumas regies do Brasil, mas no para todas. Urgia completar o quadro da formao social brasileira, examinando agora as particularidades criadas pela forte presena do imigrante, no apenas no Paran, ele assinala, mas nos estados do sul, dentre os quais se incluiria tambm o estado de

O BRASIL DI.ERENTE DE WILSON MARTINS

So Paulo (Martins, 1989, p. 5). O livro, finalmente publicado em 1955, fora fruto de um esforo consciente e longamente amadurecido de um crtico literrio, mas que tambm se percebia como arguto socilogo. Na Introduo primeira edio, Martins (1989, p. 1) recordava suas prprias palavras, escritas quase 10 anos antes da publicao do livro, em maro de 1946, em sua coluna no jornal O Estado de So Paulo:
... sonhei escrever um livro que fixasse o mais fielmente possvel o grau e a extenso da influncia de elementos culturais estrangeiros na sociologia meridional do Brasil. Uma pesquisa como essa, verificando a tonalidade exata da pigmentao cultural estranha sobre a superfcie dos nossos prprios caracteres (eles mesmos resultado de diversas transculturaes anteriores), poderia ser perfeitamente dividida em duas partes distintas: a que tivesse por base o estudo as manifestaes da vida coletiva das cidades, por natureza mais cosmopolitas, portanto mais fceis a permeabilizao pelos valores culturais de outros povos, e a do habitat rural, oferecendo margem a um estudo comparativo entre as zonas de colonizao nacional e as de predominncia estrangeira.

A obra, no importando por ora como seria recebida, tinha sentido e plano claros. Na passagem acima, de se notar curiosamente, o desejo de compreender a influncia de outras culturas na sociologia meridional, quando o justo parecia ser compreender a influncia de outras culturas no Brasil meridional (pura e simplesmente) e no na sociologia meridional. No obstante esse lapso (ou falha de redao), estava claro, para Martins, que havia, pelo menos, duas zonas de colonizao: uma nacional e outra de predominncia estrangeira. A polarizao poderia facilmente nos fazer pensar em outras de igual monta casa grande e senzala; semeador e ladrilhador; dois brasis; terra de contrastes. Mas a oposio, agora se de fato oposio havia seria entre duas formaes sociais: uma englobando os estados do Sul mais o estado de So Paulo e outra para o resto do Brasil. O pas estava decididamente cindido para Martins. O critrio de corte no era o desenvolvimento, a urbanizao, a renda ou a concentrao populacional. Era o imigrante. maneira de tantos outros, tambm Martins

CADERNO CRH, Salvador, v. 18, n. 44, p. , Maio/Ago. 2005

se fez valer da metodologia dos tipos para apresentar seu estudo: um tipo industrial de civilizao, em vias de consolidao nos estados do Sul, em oposio ao tipo agrcola e pastoril predominante no resto do Brasil. A inspirao e o distanciamento se relacionam obra maior de Gilberto .reyre. Isso porque no haveria engano maior em considerar a sociologia brasileira do mestre pernambucano como servindo para todas as regies do Brasil (Martins, 1989, p. 4).8 O desejo de construir uma outra interpretao do Brasil mistura-se assim crtica (ora aberta, ora velada) ao modelo freyriano. Mas se a inspirao e o distanciamento claro esto, que dizer das razes scio-histricas? Dito de outra forma: seria possvel reconhecer outras origens no estudo de Martins? Segundo Bega (2005), a partir de 1930, surge no Paran uma nova gerao que trabalha a partir de outra matriz informadora. Busca-se agora construir a identidade paranaense no por sua similaridade ao nacional, mas pelo que tem de peculiar, num movimento oposto ao dos literatos do sculo XIX, que visavam diluir os elementos de diferena. A criao da .aculdade de .ilosofia, Cincias e Letras do Paran (1938) um importante captulo dessa histria que pretende, ao cabo, tambm construir um projeto de estado regional, fixando uma identidade que some, mas no se dilui na cultura nacional.9 A mitologia de um estado branco, fruto da colonizao europia, sem elementos negros ou portugueses, comeava a surgir. Em termos histricos, porm, nesse perodo, o estado do Paran segue as linhas gerais traadas pelo Estado Novo, com alguns eixos de modernizao burocrtica e o incio das polticas industrializantes (Oliveira et al., 2004, p. 29). Com a democratizao de 1946, ocorre uma reacomodao das elites locais em relao ao go-

Em outro momento, realizaremos uma comparao desta com a obra de Oliveira Vianna Populaes meridionais do Brasil. 9 Deve-se lembrar que o Paran um dos ltimos estados criados no perodo imperial. Sua emancipao data do final de 1853.
8

38

Mrcio de Oliveira

verno do estado. Eleito, o ex-presidente Dutra nomeia Brasil Pinheiro Machado, interinamente, na governadoria do estado. A escolha era presumvel. Brasil havia sido Procurador Geral da Justia entre 1939 e 1945. Logo em seguida, com apoio da antiga elite da Repblica Velha, eleito o empresrio Moyses Lupion. Em 1950, finalmente, eleito um legtimo membro das antigas elites, Bento Munhoz da Rocha, filho de um governador da Repblica Velha e genro do Presidente do Estado, derrubado pela Revoluo de 1930. Mas Bento no apenas mais um poltico, mas tambm e talvez o mais destacado intelectual da tradicional elite paranaense (Bega, 2005). Bento Munhoz governa o Paran entre 1950 e 1955, quando organiza as comemoraes do centenrio da emancipao de So Paulo, 1953/4. Contudo, nesse incio dos anos 1950, tinha-se um outro momento poltico e mesmo um outro estado, fruto da expanso para o norte pioneiro (regio de Londrina e Maring), colonizado pelos paulistas, e para o Oeste/Sudoeste, colonizado principalmente pelos gachos. Tendncias separatistas, como a tentativa de criao do territrio do Iguau e mesmo o desejo de criar o estado do Paranapanema, acabaram gerando, no perodo Bento Munhoz, um movimento contrrio, no sentido da necessidade de integrao fsico-territorial e a vontade de consolidao social e econmica do estado. Kunhavalik (2004, p. 191) comenta esse momento nestes termos:
A formao do Estado do Paran apresenta certas particularidades regionais. Destacam-se trs regies com especificidades em seu processo de formao social, econmica e poltica. Desta forma, uma questo relevante que perpassa grande parte da histria paranaense aps a emancipao poltica, da integrao do territrio paranaense. [...] Alm disso, observa-se nesta gesto uma preocupao com a constituio da identidade paranaense.

Em discurso proferido em 1952 (um ano e meio aps sua posse), Bento Munhoz ressalta a preocupao do Brasil com o Paran: O Brasil est espiando o Paran. O Brasil est desejando o Paran. Sua gesto trabalha, assim, para firmar uma identidade social: Paranaenses so todos

aqueles que vivem e amam o rinco paranaense. Paranaenses so todos aqueles brasileiros que vieram de outros estados como tambm estrangeiros... Enfim, em 1954, em outro discurso, agora comemorando o centenrio da independncia do estado, Bento Munhoz afirma: Podeis ter a certeza de que aqui se est construindo alguma coisa diferente no Brasil. (Bento Munhoz, apud Kunhavalik, 2004, p. 192-3) Os discursos de Bento Munhoz, durante seu governo, se coadunam com as preocupaes reveladas por Wilson Martins em seu trabalho. De fato, as ligaes do ltimo com o primeiro no eram simplesmente intelectuais. Em seu governo, Bento recebe a assessoria de um pequeno grupo de amigos, dentre os quais est Wilson Martins. Martins, entre 1943 e 1944, havia sido oficial de gabinete do interventor (de 1930) Manoel Ribas. Sua nomeao para o cargo de juiz e de professor da Universidade do Paran ocorre em 1950, quando Bento j havia sido eleito governador. de se supor, assim, que Martins e Bento estivessem unidos por laos de amizade e uma mesma viso da poltica e do estado paranaense, ou que o paranismo de Bento houvesse inspirado Martins. Seja como for, escrever um livro sobre a identidade paranaense, naqueles anos, era possvel e mesmo desejvel. Se o objetivo era criar uma nova identidade, melhor seria apresentar uma nova histria, ou melhor, uma outra histria, ou enfim, apresentar um Brasil diferente. O plano da obra, para alcanar o objetivo proposto, se inscreve na grande tradio dos ensaios, desprezando, de alguma forma, a periodizao clssica da histria brasileira. imagem dOs Sertes, compondo a estrutura do livro tem-se a paisagem, o homem, a casa, a comida, a roupa, a famlia, a tcnica e as idias. Nesse ltimo captulo, a referncia campanha da nacionalizao relevante. A assimilao ou a aculturao deveria passar necessariamente por um gradual afastamento e (ou) esquecimento da lngua nativa. Se a inspirao era freyriana, a referncia terica para tratar do tema da aculturao Emlio Willems (1946), citado 24 vezes no trabalho. O fato que a

39

CADERNO CRH, Salvador, v. 18, n. 44, p. , Maio/Ago. 2005

O BRASIL DI.ERENTE DE WILSON MARTINS

CADERNO CRH, Salvador, v. 18, n. 44, p. , Maio/Ago. 2005

obra de Martins acabaria por tomar certos contornos e inclinaes que em muito ultrapassariam os limites sociais e cientficos da poca, criando e, ao mesmo tempo, talvez reforando o mito do estado branco, europeu e civilizado em vias de consolidao. A obra de Martins, contudo, sofre uma srie de reparos. So criticados desde a exacerbao da importncia do imigrante e a diminuio da importncia do portugus, passando pelo esquecimento de que, at 1888, a sociedade paranaense escravocrata. H ainda o esquecimento de que, em 1955, a populao negra e parda no estado do Paran era de 35% do total. A respeito dessa obra, o historiador paranaense, Ruy Wachowicz (1990, p. 27) afirma que Martins, em assunto de historiografia, demonstrou que no do ramo.10 A obra teria sido mal recebida tambm entre os cientistas sociais brasileiros ou simplesmente ignorada. Em mais de 50 referncias compiladas sobre o conjunto da obra de Wilson Martins, apenas 3 artigos foram encontrados, e mesmo assim, dois desses em veculos da imprensa (Jornal da Tarde e O Estado do Paran) e um outro numa revista literria curitibana. Nos anos 1990, em um dossi sobre Cidadania e violncia, vemos retomado o debate em torno da obra de Martins.11 O foco da anlise aqui novamente a europeizao do estado. Martins no teria sido o nico a defender tal tese,12 que secundarizava a importncia da cultura africana, inclusive dos cultos afro-brasileiros na formao social do Paran. Tambm Wachowicz (1988) incorreria no mesmo erro. Tanto em Martins quanto em Wachowicz, enquanto que aos imigrantes europeus dado importante destaque, a escravido e a presena do negro so secundarizadas, quando no omitidas. A imagem
Afirma ele que h uma hiperbolizao do imigrante germnico (dedica 771 linhas a essa etnia no livro) em contraposio ao imigrante polons (dedica apenas 41 linhas), cuja corrente imigratria a mais importante do estado, entre outros. 11 Martins (1989, p. 428) afirma que o catolicismo no Brasil meridional era mais sbrio devido quase completa ausncia do negro. 12 Ver, na bibliografia, dossi organizado e publicado em 1989 por Moraes e Garcia.
10

de um Paran branco e diferente continuou, assim, trilhando seu caminho, a despeito de outros estudos que se realizariam nos anos 1950, inclusive a tese de Otvio Ianni.13 No obstante seu prprio conhecimento sobre a questo do negro no Paran, alm daquele conhecimento que seria produzido posteriormente, em seu segundo livro sobre a identidade paranaense A inveno do Paran... publicado quase 50 anos depois do Brasil diferente, Martins (1999) retoma sua tese central sobre a identidade paranaense, sem fazer meno aos outros grupos sociais alm dos imigrantes. Contudo, dessa feita, a identidade teria nascido com a constituio do estado atravs da elevao da 5 Comarca de Curitiba condio de provncia do Imprio, a Provncia do Paran, no ano de 1853. Cabe observar aqui que a escolha da constituio do estado como momento fundador tambm significativa da construo de uma identidade mtica, tal como ocorrera com o Brasil diferente. Isto porque, segundo Wachowicz (1983, p. 20), 1853 um ano relativamente sem importncia, Zacarias de Ges um estrangeiro no estado e a emancipao praticamente outorgada pelo governo imperial para o cumprimento de um acordo entre grupos polticos.14 Em relao formao social da recm criada provncia, Martins faz a meno presena de escravos apenas nos servios domsticos. Em seguida, talvez para explicar a origem da importncia dos imigrantes na constituio do estado, traz luz uma lei do governo imperial15 que autorizava

interessante pensar que Otvio Ianni, para realizao de sua tese de doutorado sobre a escravido no Sul, esteve em Curitiba e no litoral do Paran, sendo recebido pelo professor de antropologia Loureiro .ernandes, que participaria de sua banca de doutoramento, e pelos professores de sociologia Maria Olga Mattar e Altiva Balhana, entre outros. Em seus agradecimentos, Ianni faz inclusive meno a Wilson Martins! Curiosamente, seu trabalho no teria produzido o impacto esperado no desenvolvimento dos estudos sobre negro no Paran. As razes desse fato so objeto de outro estudo que estamos realizando. 14 Wachowicz afirma mesmo que o Paran obteve sua emancipao de mo beijada. (Idem, p. 20). A questo do Contestado e a criao da Universidade do Paran seriam momentos muito mais significativos da criao do estado. 15 Lei n 29, de 21/03/1855.
13

40

Mrcio de Oliveira

o Presidente da Provncia, Zacarias de Ges e Vasconcellos (1815-1877), em 1855, a promover a imigrao de estrangeiros para esta provncia, empregando neste sentido os meios que julgar mais convenientes... para o trabalho nas estradas... [podendo]... dar-se agricultura... , o que pode estar indicando que o estado do Paran seria assim branco e europeu desde sua fundao (Martins, 1999, p. 78). Vale notar, enfim, que, nos anos 1990, quando Curitiba alada a capital de primeiro mundo ou ainda a exemplo de cidade ecolgica, a pequena presena de pardos e negros , subliminarmente, apontada como uma das causas desse aparente sucesso.16 Em concluso, no era inteno aqui demonstrar se o Brasil dos estados do sul realmente diferente ou no. Em sentido diverso, pretendeu-se compreender as condies sociais que tornaram a obra possvel, comparando-a inclusive com outras obras do campo das cincias sociais publicadas no perodo. Algumas pistas esto colocadas. O resultado final desta pesquisa ser apresentado em breve.

MARTINS, Wilson. O crtico por ele mesmo. In: SE.RIN, Andr et al. Mestre da crtica. Curitiba: Imprensa Oficial do Estado; Rio de Janeiro: Topbooks, 2001. p. 7-18. _______. Conceito de democracia. Relatrio para a pesquisa da UNESCO sobre democracia. Paris, 1950. _______. Interpretaes. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1946. _______. Introduo democracia brasileira. Porto Alegre: Globo, 1951. _______. Introduo ao estudo do Simbolismo. Separata de Letras, Curitiba, 1955. _______. A inveno do Paran: estudo sobre a presidncia Zacarias de Ges e Vasconcelos. Curitiba: Imprensa Oficial do Paran, 1999. _______. Paran: uma incgnita. Ensaio de sociologia eleitoral. Revista Brasileira de Estudos Polticos, Belo Horizonte, n. 8, 1960. No paginado. _______. Um Brasil diferente. Ensaio sobre fenmenos de aculturao no Paran. 2. ed. So Paulo: T. A. Queiroz, 1989. (1 edio, Anhembi, 1955). MORAES, P.R.B de; SOUSA, M.G. Invisibilidade: preconceito e violncia racial em Curitiba. Revista de Sociologia e Poltica, Curitiba, n. 13, p. 7-15, 1999. OLIVEIRA, R.C. de (Org.); SALLES, J. de O.; KUNHAVALIK, Jos P. A construo do Paran moderno: polticos e poltica no Governo do Paran de 1930 a 1980. Curitiba: SETI, 2004. OLIVEIRA VIANNA. Populaes meridionais do Brasil. Introduo de Marcos A. Madeira. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1973. (1 edio, 1920). PUGLIELLI, Hlio de .. Um Paran diferente. O Estado do Paran. Curitiba, 05 ago. 1990. SANCHES, Miguel (Org.). Wilson Martins. Curitiba: Editora da U.PR, 1997. (Srie paranaenses, n 8).

REFERNCIAS
BEGA, M.T.S. Gnese das Cincias Sociais no Paran. In: OLIVEIRA, Mrcio de. As Cincias Sociais no Paran. Curitiba: Ed. Contexto, 2005 (prelo). BIROLI, .lvia. Jornalismo, democracia e golpe: a crise de 1955 nas pginas do Correio da Manh e de O Estado de So Paulo. Revista de Sociologia e Poltica, Curitiba, n. 22, p. 87-99, jun/2004. DAMBROSIO, Oscar. Um panorama do universo cultural paranaense. Jornal da Tarde, So Paulo, 14 out. 1989. KUNHAVALIK, J.P.; ROCHA NETO, Bento Munhoz da. Trajetria poltica e gesto no governo do Paran. In: OLIVEIRA, R.C. de; SALLES, J. de O.; KUNHAVALIK, Jos P. A construo do Paran moderno: polticos e poltica no Governo do Paran de 1930 a 1980. Curitiba: SETI, 2004. p. 143-225. IANNI, Otvio. As metamorfoses do escravo. Apogeu e crise da escravatura no Brasil meridional. So Paulo: DI.EL, s/d.

SANTANNA, Affonso de R. Um crtico na linha de fogo. In: SE.RIN, Andr et al. Mestre da crtica. Curitiba: Imprensa Oficial do Estado; Rio de Janeiro: Topbooks, 2001. p. 89-92. SE..RIN, Andr et al. Mestre da crtica. Curitiba: Imprensa Oficial do Estado; Rio de Janeiro: Topbooks, 2001. WACHOWICZ, R. Histria do Paran. 6. ed. Curitiba: Ed. Grfica Vicenina, 1988.
CADERNO CRH, Salvador, v. 18, n. 44, p. , Maio/Ago. 2005

_______. O olhar diferente de Wilson Martins. Nicolau, Curitiba, v. 4, n. 31, p. 27, mar. 1990. _______. Universidade do Mate: histria da U.PR. Curitiba: APU.PR, 1983. WILLEMS, Emlio. A aculturao dos alemes no Brasil Estudo antropolgico dos alemes e seus descendentes no Brasil. So Paulo: Companhia Editora Nacional, 1946.

16

Vale notar que, durante a gesto do prefeito de Curitiba Rafael Greca de Macedo (1993-97), vrias etnias so homenageadas com parques e bosques pblicos. Contudo, quando perguntado se haveria um parque para a comunidade negra, o prefeito teria respondido que no, porque no havia negros na cidade.

41

Vous aimerez peut-être aussi