Vous êtes sur la page 1sur 9

Provas do PISM I Fsica

Trinio 2008-2010
- Questes objetivas
Questo 10: Um canho encontra -se na borda de um penhasco diante do mar,
conforme mostra a figura. Esse canho est a 78,4 m acima do nvel do mar, e ele dispara horizontalmente um projtil com velocidade inicial de 15,0 m/s. Desprezando a resistncia do ar e considerando a acelerao da gravidade como 9,8 m/s 2, em quanto tempo e a que distncia da base do penhasco o projtil ir atingir o mar?

a) 15,0 s; 15,0 m. b) 4,0 s; 96,7 m. c) 4,0 s; 60,0 m. d) 240 s; 3600 m. e) 0,3 s; 4,0 m. Questo 11: O grfico representa o comprimento L de uma mola vertical, em funo
da massa m de corpos pendurados em sua extremidade. Considere g= 9,8 m/s 2.

O valor da constante elstica da mola : a) 2,0 N/m. b) 4,0 N/m. c) 0,2 N/m. d) 0,4 N/m. e) 49 N/m.

Questo 13: Uma pessoa com uma bengala sobe na plataforma de uma balana. A
balana assinala70 kg. Se a pessoa pressiona a bengala contra a plataforma da balana, a leitura ento:

a) indicar um valor maior que 70 kg. b) indicar um valor menor que 70 kg. c) indicar os mesmos 70 kg. d) depender da fora exercida sobre a bengala. e) depender do ponto em que a bengala apoiada sobre a plataforma da balana. Questo 15: Duas pessoas encontram-se em repouso sobre uma plataforma
flutuante, uma em uma extremidade e a outra na extremidade oposta. A plataforma est em repouso em guas tranqilas de um lago. A pessoa que est na extremidade esquerda tem massa de 50 kg; a que est na extremidade direita , 80 kg e a plataforma, 100 kg. As pessoas ento se movem, cada uma com velocidade de 5 m/s em relao ao lago, a de 50 kg para a direita e a de 80 kg para a esquerda. Desconsiderando o atrito da plataforma com a gua, qual ser a velocidade adquirida pela plataforma em relao ao lago?

a) zero. b) 1,5 m/s para a direita. c) 1,5 m/s para a esquerda. d) 5 m/s para a direita e) 5 m/s para a esquerda. Questo 16: Sidney descansa sob a sombra de uma goiabeira e observa uma goiaba cair. Ele ento afirma: posso calcular a fora que impele a goiaba em direo ao cho usando a equao dinmica: F = m a.
Em relao a essa afirmao de Sidney, CORRETO o seguinte comentrio:

a) A quantidade m uma medida da inrcia da goiaba. b) A quantidade m o peso da goiaba. c) Se a goiabeira estivesse em uma nave em rbita da Terra, m seria zero. d) Se a goiabeira estivesse na Lua, m seria menor do que na Terra. e) No podemos utilizar a equao F = m a para esse caso.

Trinio 2009-2011
- Questes discursivas

Questo 2 : Uma mola pendurada num suporte tem 10 cm de comprimento. Na sua extremidade livre, pendura -se um balde vazio, cuja massa 0 ,50 kg . Em seguida, coloca-se gua no balde at que o comprimento da mola atinja 30 cm. O grfico mostra o comportamento da fora que a mola exerce sobre o balde em funo do seu comprimento. Considerando g !10 m / s2 :

a) Faa um diagrama de foras, mostrando as foras que atuam no sistema balde com gua e identifique cada uma delas.

b) Calcule a massa de gua colocada no balde.

c) Calcule a energia potencial elstica acumulada na mola no final do processo.

Questes objetivas

Questo 22 : Um bloco de madeira comprimido por uma fora constante F contra uma parede, como mostra a figura. Assinale a alternativa INCORRETA.

a) Se o bloco fica em repouso, existe uma fora de atrito esttico atuando sobre ele e dirigida para cima. b) A parede exerce sobre o bloco uma fora normal de mesmo mdulo e de sentido contrrio a F c) Se o valor de F for nulo, no haver fora de atrito da parede sobre o bloco. d) Se o bloco fica em repouso, podemos concluir que a fora de atrito esttico da parede sobre o bloco maior que o peso do bloco. e) Considerando o atrito entre parede e bloco, existe um valor mnimo da fora F para o qual o bloco permanece em equilbrio.

Trinio 2010-2012
- Questes objetivas

Questo 22: Uma perereca adulta pode saltar a uma distncia mxima de x ! 0,80 m com um ngulo de lanamento de U!450 . Desprezando a resistncia do ar, podemos afirmar que o tempo total que a perereca permanece no ar : a) 0,1 s b) 0,2 s c) 0,3 s d) 0,4 s e) 0,5 s

- Questes discursivas

Questo 1: Um pequeno foguete, de massa m !1,0 kg , dotado de um dispositivo retropropulsor, lanado do solo verticalmente para cima. Sua velocidade varia de acordo com o grfico abaixo, no qual o ponto F indica a situao final, isto , o momento em que o pequeno foguete atinge o solo. Com base no grfico, calcule:

a) As aceleraes escalares do projtil em cada trecho.

b) A altura mxima atingida pelo projtil.

c) O intervalo de tempo F t que o projtil permanece no ar.

d) A energia potencial na altura mxima e a energia cintica quando o projtil atinge o cho.

Provas do PASES I Fsica


Trinio 2009-2011
Questes objetivas
13. Uma barra homognea de massa 10 M encontra-se em equilbrio, apoiada em um suporte e sustentando trs blocos, dois dos quais tm massas 4 M e 8 M, como ilustrado na figura abaixo. Sabendo-se que so iguais as divises da barra apresentadas na figura, CORRETO afirmar que a massa desconhecida vale:

a) 2M b) M c) 3M d) 4M 14. Uma mesma esfera macia colocada em trs lquidos diferentes, configurando-se as situaes de equilbrio ilustradas nas figuras abaixo:

Indicando-se por EA, EB e EC os empuxos sofridos pela esfera dos lquidos A, B e C, respectivamente, CORRETO afirmar que: a) EB " EA b) EA = EB c) EC  EA d) EC = 0 15. Um homem perdido no deserto caminha em linha reta 5 km para o Norte, 3 km para o Leste e, a seguir, 1 km para o Sul. O mdulo do vetor des locamento resultante desse homem foi de: a) 5 km b) 9 km c) 7 km d) 3 km

   " !   
i t t l t, t i i i

 #                
i t i l t , t , J i, , i t t i i i t , . t it i FV ti

                     


ti ti i ti i t 11, t . ti i t ,M .Q Q, f i .E t t l W i ,

11. A fi

Tri io 2010-2012

12.

M Q

M Q+

Ques es obje iv s

2  1  2  1  2   1 2 1

l i

M+Q

MQ

ti

t V, l t , t

fi

il

fi t

t 2V. I

PASES I .E

M,

, 1

Q.

2,

 

 

Vous aimerez peut-être aussi