Vous êtes sur la page 1sur 55

Material Instrucional especialmente elaborado pelo Prof. Rozinaldo Pereira para uso exclusivo do CETEB-CA.

Curso: Mecatrnica Docente: Discente:

Mdulo: II Turno:

Carga Horria: Turma: 3

Sumrio
Um pouco da histria do ar comprido Princpios bsicos Propriedade fsica do ar O barmetro de Torricelli Tecnologia Eletropneumtica Industrial Vlvulas de controle Direcional Tipos de vlvulas Introduo Eletricidade Bsica Introduo a Eletromagnetismo Tecnologia Hidrulica Industrial Lei de Pascal Lquidos Resfriadores Contaminantes que interferem no funcionamento do sistema hidrulico Filtros Informaes para instalao de Bombas Identificao de uma vlvula de controle direcional 4 4 4 7 9 13 13 23 28 29 31 33 38 39 39 48 49

Um pouco da histria do ar comprido


O ar comprimido adquiriu importncia em aplicaes industriais, somente na segunda metade do sculo XIX. No entanto, sua utilizao anterior Da Vinci que em seus inmeros inventos, utilizou a energia do ar comprimido. Na fundio da prata, do ferro, do chumbo e do estranho, so encontradas referenciais do ar comprimido datadas no velho testamento. A historia conta que, h mais de 2.000 ano, tcnicos da poca construram maquinas pneumticas, utilizando para tal fim, um , Cilindro de madeira dotado de um mbolo. J o vento era aproveitado pelo antigos, utilizando sua fora gerada pela dilatao do ar esquecido . Em Alexandria, centro cultural do mundo em helnico, foram construdo as primeiras maquinas, no III sculo A C. Neste perodo, Ctesibios fundou a ESCOLA MECNICOS em Alexandria, tornandose o precursor da tcnica para imprimir o ar. Na mesma poca, um grego chamado Hero, escreveu um artigo de dois volumes sobre as aplicaes do ar comprimido e do vcuo. Tais inventos por falta de recursos e de materiais adequados, no foram amplamente utilizados. Suas tcnicas eram depreciadas, a no ser que estivesse a servio dos reis e do exrcitos, para aprimoramento de armas da guerra. Durante o longo perodo, a energia pneumtica sofreu uma paralisao, renascendo somente no sculo XVI e XVII, com as descobertas de Galileu, Otto, Von Guericke, Robert Boyle, Bacon e outros, que passaram as leis naturais sobre compresso e expanso do gases. Leibiniz, Huyghnes, Papin e Newcomen so considerados os pais da Fsica Experimental, sendo que os dois ltimos consideravam a presso atmosfrica como uma fora enorme contra o vcuo efetivo, que era o objeto das Cincias Naturais, Filosficas e da especulao teolgica dede Aristteles at o final da poca Escolstica. No final deste perodo o evangelista Torricelli, inventa o barmetro, um tubo de mercrio para medir a presso atmosfrica. Com a inveno da maquina de vapor, por Watts, tem inicio a rea da maquina e, no decorre dos sculos, surgiram varias maneiras de utilizao do ar, proporcionando, desta forma maiores conhecimentos fsicos e alguns instrumentos de meditao. Neste longo caminho, das maquinas impulsionadas por um ar comprimido, na Alexandria, ate nos dia de hoje, com o desenvolvimento da eletrnica, o homem sempre tentou aprisionar esta energia, colocando-a aos seus servios, controlando e transformando-a em trabalho. O termo pneumtico derivado do grego pneumos ou pneuma , que quer dizer: respirao, sopro, e definido como o segmento da fsica que se ocupa da dinmica e dos fenmenos fsico relacionados com os gases e com o vcuo, bem como com os estudos da converso da energia pneumtica em energia mecnica, atravs de seus elementos de trabalho. Voltaremos em outros captulos a contar um pouco mais sobre a historia do ar comprimido.

Princpios bsicos
Propriedade fsica do ar
Sem a existncia do ar, no haveria vida em nosso planeta. Apesar de no possuir uma forma fsica, podemos notar sua presena em todos os lugares. Por ser elstico e compressvel ocupa todo o espao onde estar contido. Sua composio principal constituda por Nitrognio (78,09%) e Oxignio (20,95%). Os resduos de Dixido de Carbono, Argnio, Hidrognio, Nenio, Hlio, Criptnio e Xennio formam os demais componentes desta mistura gasosa que respiramos.

Compressibilidade
Um volume de ar, quando submetido por uma fora exterior, como por um exemplo, em um atuador pneumtico (cilindro), seu volume inicial ser reduzido, revelando uma de suas propriedades: a compressibilidade que mostrada na figura 1.

Elasticidade
Como j mencionado, o ar possui a propriedade de elasticidade, que faz com que, uma vez desfeita a funo da compressibilidade, este volte ao seu volume inicial (figura 2).

Difusibilidade
Em processos industriais, comum a aplicao da difusibilidade do ar, que faz com que haja uma mistura homognea com qualquer meio gasoso no saturado (figura3).

Expansibilidade
Como mencionado anteriormente, o ar ocupa o volume total de um recipiente. Sendo assim, importante ter em mente esta propriedade de expansibilidade quando formos projetar qualquer reservatrio de ar comprimido, tubulaes contendo tangues, ou mesmo quando se for estalar uma rede de ar comprimido. Este importante assunto ser abordado mais tarde (figura 4).

Peso do ar
Ser que o ar tem peso? possvel verificar isso atravs de uma experincia. Se colocarmos, numa balana de preciso, dois recipientes do mesmo formato e de peso, hermeticamente fechados, iremos notar, obviamente, que a balana ira registrar o mesmo peso, conforme mostrado na (figura 5). Apenas como notao, um filtro de ar, a uma temperatura de 0C e ao nvel do mar, pesa 1,293 X 10-3 KG.

Podemos afirma que o ar quente mais leve que o ar frio?


Quando utilizado em processos de automao industrial, notamos esta propriedade de ar comprimido. O ar atmosfrico aspirado pelas vlvulas de admisso dos compressores de ar e neste processo, o ar comprimido atinge uma temperatura de, aproximadamente, 200C, tornando-se mais leve. Alm disso, arrasta consigo, partculas de valores de gua para a rede de ar comprimido. Esta importante preocupao ser revista no capitulo: Tratamento e Preparao do Ar Comprimido, (figura 6)

Voltaremos a nossa questo: no texto acima, mencionamos que o ar quente torna-se mais leve quando submetido ao processo de compresso. Para comprovar isso, pode-se fazer uma experincia, semelhante descrita anteriormente, com a diferena que agora, ao invs de retirarmos o ar de um dos recipientes vamos elevar a sua temperatura. Ao fazer isso, e retornarmos o recipiente de volta na balana, notaremos que aquele com o ar mais quente estaro mais leves.

O barmetro de Torricelli
Torricelli provou que possvel medir a presso atmosfrica, presente em todos os lugares, inclusive sobre o nosso corpo, atravs de seu invento, que se tornou muito famoso, o barmetro de mercrio. A idia principal contida na experincia realizada por Torricelli que ao colocar um tubo de vidro, sem ar dentro dele e, portanto sem a atuao da presso atmosfrica, na posio vertical em um recipiente contendo gua, possvel notar que o nvel deste lquido ir subir e se manter em uma determinada altura, porque a presso atmosfrica ira exerce uma fora, que se equilibrar ao peso desta coluna de gua. No caso deste liquido, especificamente, o equilbrio se d, quando a coluna estiver com 10,33 metros (desde que se esteja no nvel do mar e numa temperatura de 0). Por conta do tamanho do tubo que necessrio utilizar, a experincia torna-se muito cmoda, pois onde conseguir um tubo de vidro de, pelo menos, 10,33 metros de altura, sem deixar que caia e se quebre? Esta foi a mesma concluso que Torricelli chegou. Dai, este fsico teve a idia de usar um liquido mais denso que a gua. No caso foi utilizado o mercrio, pois uma mesma massa deste liquida, ocupa um menor volume, em comparao com a gua. Dessa forma, Torricelli provou que a presso atmosfrica capaz de equilibrar uma coluna de apenas 0,76m em uma rea de 1 cm2.

Para visualizar est experincia em relao ao tamanho do tubo, obteve a figura 15, onde possvel notar a relao entre as colonas de mercrio e gua. Se compararmos as duas, iremos notar que a coluna de mercrio 13,6 vezes menor que a coluna de gua. Com tudo isso, pode-se deduzir que aquela colona (que ficou incomoda para se conseguir) de 10,33 metros de coluna de gua, ser igual, em peso, uma coluna de mercrio de 0,76 metros. Efetuando nossas contas, iremos concluir que 10,33 dividido por 13,6 ser igual a 0,759, ou seja,praticamente os 0,76 m.

O que Torricelli nos comprovou, portanto, que a presso atmosfrica atua em todos os sentidos e direes com, praticamente, a mesma intensidade e equivalente a 760 mm de uma coluna de mercrio de qualquer seo transversal a 0C ao nvel do mar. E a grande utilidade deste invento que conhecendo a relao entre a presso e a altura de coluna de mercrio. Na prxima lio, iremos aborda algumas caractersticas fsicas dos gases e como se do as transformaes de presso, volume e temperatura de um gs.

Compressor Dinmico de Fluxo Radical

Ciclo de Trabalho de um Compressor de Parafuso

Tecnologia Eletropneumtica Industrial


Esquematizao da Produo, Armazenamento e Condicionamento de ar comprimido.

1-Filtro de Admisso 2-Motor Eltrico 3-Separador de condensado 4-Compressor

5-Reservatrio 6-Resfriador Intermedirio 7-Secador 8-Resfriador Posterior

Preveno e Drenagem para o Condensado


Ar Comprimidoo Armazenagem de Condensados

Dreno Automtico

Inclinao 0,5 a 2% do Comprimento

Comprimento

Unidade de condicionamento (utilizao) Purgadores

10

Conexes Instantneas

Unidade de condicionamento ou Lubrefil

Seco de Um Filtro de Ar Comprimido


ABCDEFGDefletor Superior Anteparo Copo Elemento Filtrante Defletor Inferior Dreno Manual Manopla

11

Dreno Automtico

Seco de um Regulador de Presso com Escarpe

A- Mola B-Diafragma C-Vlvula de Assento D- Manopla E - Orifcio de Exausto

F- Orifcio de Sangria G - Orifcio de Equilbrio H - Passagem do Fluxo de Ar I- Amortecimento J - Comunicao com Manmetro

Manmetro Tipo Tubo Bourdon


A - Mola B Diafragma C Vlvula de Assento D Manopla E Orifcio de Exausto F Orifcio de Sangria G Orifcio de Equilbrio H Passagem do Fluxo de Ar I Amortecimento j Comunicao com Manmetro

12

Refil Filtro Regulador


ABCDEFGHIJManopla. Orifcio de Sangria Vlvula de assento Defletor Superior Defletor inferior Mola Orifcio de Exausto Diafragma Passagem do fluxo de ar Elemento Filtrante

Seco de um lubrificador

ABCDEFGHIJ-

Membrana de Restrio. Orifcio Venturi. Esfera. Vlvula de Assento. Tubo de Suco. Orifcio Superior. Vlvula de regulagem. Buio de Reposio de leo. Canal de Comunicao. Vlvula de Reteno.

13

Vlvulas de controle Direcional

Tipos de vlvulas
As vlvulas pneumticas so classificadas em: De controle direcional De bloqueio De controle de fluxo De controle de presso

Caractersticas Posio inicial Nmero de posies Nmero de vias Tipo de acionamento Tipo de retorno Vazo

14

Nmero de posies As vlvulas so representadas por retngulos divididos em quadrados representando o nmero de funes distintas que pode assumir

Nmero de vias o nmero de conexes de trabalho que a vlvula possui. As vias podem ser de entrada de presso, conexes de utilizao e de escape.

Direo de fluxo As setas indicam a interligao interna das conexes, mas no necessariamente o sentido do fluxo.

Passagem bloqueada

Escape no provido para conexo (no canalizado ou livre)

15

Direo de fluxo Escape provido para conexo (canalizado)

Direo de fluxo A CETOP procura normatizar a identificao dos orifcios da vlvula da seguinte maneira:

Direo de fluxo No 1: Alimentao Nos 2 e 4: Utilizao Nos 3 e 5: Escape ou exausto No 10: Piloto que isola a alimentao No 12: Liga a alimentao 1 com o orifcio 2 No 14: Liga a alimentao 1 com o orifcio 4

Outras identificaes

16

Acionamentos ou comandos Provocam o deslocamento das partes internas da vlvula, causando mudana das direes de fluxo. Os acionamentos podem ser: Musculares Mecnicos Pneumticos Eltricos Combinados

Acionamentos musculares Acionadas pelo homem: Boto Alavanca Pedal

Acionamentos mecnicos Acionamentos mecnicos: Pino Rolete Gatilho ou rolete escamotvel

17

Acionamentos pneumticos

Vlvulas de controle direcional

Nesses casos as vlvulas so comutadas pela ao do ar comprimido, proveniente de outra parte do circuito e emitido por outra vlvula. O piloto pode ser: Positivo Negativo

Acionamentos pneumticos Piloto Positivo (comando direto por aplicao de presso)

18

Piloto Negativo (comando direto por alvio de presso)

Acionamentos eltricos Um sinal eltrico utilizado para acionar um solenide e comutar a vlvula.

Acionamentos combinados A energia do prprio ar comprimido utilizada para auxiliar o acionamento da vlvula. Tipos: Solenide e piloto interno Solenide e piloto externo Solenide e piloto ou boto

Solenide e piloto interno

19

Solenide e piloto externo

Solenide e piloto ou boto

Denominao de vlvulas Uma vlvula de 3 vias e 2 posies em que o fluxo se encontra bloqueado na posio normal denominada por: Vlvula 3/2 vias normalmente fechada

Vlvulas comuns 2/2 vias normalmente aberta acionada por rolete

20

3/2 vias normalmente fechada acionada por pino

Exemplo de aplicao: Comando bsico direto

3/2 vias normalmente fechada acionada por piloto

Exemplo de aplicao

3/3 vias centro fechado, acionada por alavanca

5/3 vias centro fechado, acionada por duplo piloto e centrada por mol. 21

Vlvulas de Reteno com Mola

Elemento Auxiliares

Vlvulas de Escarpe Rpido

Vlvula de Isolamento, Elemento OU.

Exemplo de Aplicao
A

a0 12 2

1 a.02 2 1 a2 2 a4 1 2

Vlvula de controle de fluxo

22

Controle de Velocidade

Atuadores Pneumticos

Cilindro de Simples Efeitos ou Simples Ao

23

Cilindro de Dublo Efeito ou Dupla Ao

Introduo Eletricidade Bsica


Tenso Contnua aquela que no varia sua intensidade e sentido em funo do tempo. (Exemplo: pilha) Para indicar que a tenso contnua utilizamos o smbolo "VCC". Exemplo: 24 VCC Tenso Alternada aquela que varia sua intensidade e sentido periodicamente em funo do tempo. (Exemplo: energia eltrica vinda de usinas hidroeltricas, gerador de udio etc.) Exemplo: 110 VCA Para indicar que a tenso alternada utilizamos o smbolo "VCA" Formas de Ondas das Tenses Vcc e Vca

Vcc

Vca

24

Associao Srie de Resistores

Associao Paralela de Resistores Clculo de Resistncia equivalente para: 1 n. resistores iguais 2 - 2 Resistores diferentes

Exerccio
Determine a Resistncia equivalente dos circuitos abaixo

25

Determine a Tenso em R2 se conjunto de resistores so alimentados com 24 Vcc. R1= 10 R2= 15 R3= 25

Determine as correntes em R1, R2 e R3 se conjunto de resistores so alimentados com 24 Vcc. R1= 18 R1= 12 R1= 24

Elementos de Entrada de Sinais - Botoeira

Elementos de Entrada de Sinais - Botoeira

26

Elementos de Entrada de Sinais - Botoeira

Elementos de Entrada de Sinais Chave Fim de Curso

Elementos de Entrada de Sinais Chave Fim de Curso

Elementos de Entrada de Sinais Sensor de Proximidade - Capacitivo

Sensibilidade de 0 20 mm, dependendo do tamanho do material a ser detectado. 27

Elementos de Entrada de Sinais Sensor de Proximidade - Indutivo

Sensibilidade de 0 100 mm, dependendo do tamanho do material a ser detectado. Um receptor de LuzOutro Transmissor. Elementos de Entrada de Sinais Sensor de Proximidade Indutivo

Sensor Indutivo

Im Permanente para Deteco dos sensores Regulagem do amortecimento dianteiro

Cabeote traseiro

Camisa em perfil de Alumnio Cabeote Dianteiro Rels Auxiliares

28

Introduo a Eletromagnetismo
Todo Condutor quando percorrido por uma corrente eltrica, ele produz ao seu redor um campo magntico. A forma e intensidade desta energia depende da geometria do condutor.

Quando enrolamos um pedao de um condutor sob a forma de um carretel de linha, concentramos este campo magntico. Ele adquire a capacidade de atrair materiais ferrosos.

29

Vlvulas Solenides

Exerccio
1-Desenvolver um Circuito para ligar e Desligar uma lmpada atravs de uma chave com trava? 2-Desenvolver um Circuito para ligar e Desligar uma lmpada a partir de uma Push Botton Liga e outra desliga? 3-Desenvolver um Circuito para ligar um motor trifsico. Esta mquina ficar ligada durante 10 segundos. Aps este perodo o motor desliga e o sistema ligar uma lmpada indicadora de que mquina parou. Este circuito dever ter uma outra lmpada indicadora que a mquina esta funcionando. O circuito dever conter tambm uma botoeira de emergncia para deslig-la imediatamente caso seja necessrio?

Tecnologia Hidrulica Industrial


Conceitos Bsicos Fora: Uma influncia Fsica que provoca uma alterao no movimento do corpo. F= mar F uma fora que dada em NewTon (N) M a massa em Kilograma(kg). a a acelerao resultante no corpo, submetida pela a fora resultante. RESISTNCIA: a fora que age no sentido contrrio do movimento. Exemplo: Atrito Inrcia Atrito: Ocorre entre dois corpo, ela provocada pela rugosidade de duas superfcie. Para que haja atrito, V corpoA V copoB

30

Exemplo de resistncia:

Inrcia como fora resistente: a oposio que um corpo oferece a mudana de Movimento. Quanto maior a massa do corpo maior a inrcia. Exemplo: O que mais difcil de parar uma bola de Chumbo ou uma bola de madeira de mesmo tamanho?

Claro que uma bola de chumbo, pois a mesma mais pesada. Sendo assim, podemos dizer que a bola de Chumbo tem mais energia que a bola de madeira. Inrcia A inrcia uma caracterstica que est relacionada com a massa dos corpos.

Conservao de Energia: A energia no pode ser criada nem destruda somente transformada. Estado Cintico da Energia ou Energia de Movimento: No Estado Cintico, a energia nos corpos se apresentam sobre a forma de movimento.

mv = 2

Estado Potencial da Energia ou Energia de Posio: Quando um corpo apresenta energia potencial, ele geralmente est sobre a influncia de um Campo. Tais Como: Campo Eltrico, Campo Gravitacional, Campo Magntico, etc.

PG

= mgh

Este tipo de energia facilmente convertido em Energia Cintica.

31

Energia Potencial: Unidade de Energia: Newton-Metro= Joule(J)

A gua dentro da Torre apresenta energia potencial, pois a mesma se encontra a uma altura h em relao a torneira. Ao abrirmos a torneira, convertemos esta energia potencial em Cintica. Potncia Unidade de Medida: Joule/S ou Watts
Potencia ( HP ) = Fora ( N ) * Dis tan cia ( m ) * 746 Tempo ( s )

Presso Presso e a exercida por unidade fora de superfcie. Em Hidrulica a presso dada em: Pound Square per Inch: LBf / Pol2 Equivalncia de Unidades de Medidas Presso 1atm 1Kgf / cm 2 = 1bar 14.7 psi 1bar = 14.5 psi LBf / Pol 2

Lei de Pascal
A presso em um ponto de um lquido esttico a mesma em todas as direes. Ela exerce foras iguais em reas iguais. Lquido incompressvel

F = 10 LBf 1cm 2

Fundo = 20cm 2 F fundo = 200 LBf

32

Princpio da Prensa Hidrulica

pressoentrada = pressosada = 10 Kgf / cm 2 Foraentrada = 10 Kgf Pentrada * reaentrada 1cm 2 Forasada = 100 Kgf P 10cm 2
sada * reasada

Conservao da Energia em uma Prensa

1-Se o primeiro pisto se move 10 cm, deslocar 10 cm3 de lquido. 2-Os 10 cm3 de fluido deslocar o segundo pisto apenas 1cm, pois volume de liquido tem que se conservar dentro da prensa.

-Este fato tambm comprovado pela lei da conservao de energia. -Calcule as energias em ambos os lados da prensa?
33

Lquidos
um estado fsico da matria onde suas molcula apresenta um mdio grau de atrao entre si As molculas dos lquidos esto sempre em movimento. Movimento este que caracteriza o teor energtico armazenado no lquido.

Os lquidos assumem as forma dos recipientes que os contm. Os lquidos tm baixo poder de compressividade.

Transmisso de Fora em Slidos A transmisso da fora em um slido feita de maneira tal que a mesma aparecer sempre no lado diametralmente oposto aquele da fora de origem.

Instrumentos Medidores de Presso: Manmetros

Tubo tende a indireitar-se com a presso.

Um ncleo empurrado contra a mola de retrao que o para quando a presso da mola igual a fluido.

IInstrumento de Bourdonnto de Bourdon

Ncleo Mvel Mvel

34

Viscosidade de Um Lquido uma grandeza fsica que indica o fluxo das molculas de um lquido, quando elas escorregam uma sobre as outras. Essa grandeza inversamente proporcional temperatura. Assim esta dificuldade de locomoo produz calor entre as molculas quando desliza uma sobre as outras. Unidade de Medida da Viscosidade SSU (Segundo Saybolt Universal)

Ex.:315 SSU Gera mais calor que 100SSU Velocidade X Vazo Velocidade: Em sistema dinmico os fluidos se desloca com certa velocidade. Unidade de Medida: Vazo: Volume de um Fluido que circula em uma tubulao na unidade de tempo.

Vazo = Q = Velocidade(cm / s ) * Area(cm 2 ) Q l / s


Vazo(Q)= V*A

cm 3 / s

35

rea(A)

Velocidade(V)

Dissipao de Energia Alm da Dissipao de Energia pela viscosidade do Fluido, o atrito entre a tubulao e o fluido tambm gera calor. Presso Diferencial

36

Presso Diferencial importante Devido 1-Indicao de Movimento do Lquido 2-Indicao das perdas Fluidos, Reservatrios e Acessrios Fluido Hidrulico: Elemento Transmissor de Energia, Lubrificante, Transmissor de calor. O Fluido a base de petrleo o mais utilizado em um sistema hidrulico. Os aditivos servem como elementos adequadores dos fluidos para utilizao em sistemas hidrulicos, tais Como: Aumenta o ndice de viscosidade-Viscosidade altera pouco com a temperatura. Diminui o poder de Oxidao- Evita a diminuio do poder de lubrificao do Fluido. Diminui o poder de corroso dos fluidos. Aditivos para resistncia do fluido a altas presses Aditivos anti-espumante- diminuem o surgimento de bolhas.

A alterao da viscosidade com a temperatura menor no leo de maior ndice de viscosidade. A utilizao de fluido petroqumico(inflamveis) + gua aumenta a resistncia a fogo das substncias: A) Emulso de leo em gua- A gua Dominante. Ex.: 1% de leo e 99% de gua ou 40% de leo e 60% de gua. B) Emulso de gua em leo( Invertida)- O leo Dominante. 40% de gua e 60% de leo Lubrifica melhor que a outra emulso C) Fluido de gua-Glicol Soluo de Glicol(Anti-congelante) e gua(40%). D) Fluidos Sinttico: Feito a base steres, Fosfatos e Petrleo.

37

Resevatrios: Conter e armazenar um fluido de um sistema hidrulico.

Reservatrios: Quatro paredes de ao com linha de suco, dreno, indicador de nvel, linha de retorno e placas defletora compem basicamente um reservatrio.

Capacidade: 20 a 500 Litros Funcionamento: Quando o fluido retorna placa de retorno impede que o mesmo seja sugado pela suco. Isto possibilita a deposio de sujeiras, eliminao de partculas e resfriamento antes da suco.

As tubulaes de suco e retorno esto sempre separadas por uma parede defletora. 38

Tipos: Convencional, Forma de L e Suspenso

Permitem uma altura manomtrica positiva de fluido

Resfriadores
Resfriador a Ar O ar forado a passar nos tubos aletados para permitir a troca de calor.

Resfriador a gua Consiste de um invlucro contendo tubos por onde passa o fluido quente. A gua bombeada para dentro do invlucro permitindo o resfriamento do fluido.

39

Os resfriadores operam em baixa presso e por isto eles so Geralmente colocados na linha de retorno dos circuitos hidrulicos.

Contaminantes que interferem no funcionamento do sistema hidrulico


Entupimento Sobre-Aquecimento Dificulta a Lubrificao

Filtros: Problemas do aparecimento de contaminantes no sistema hidrulico- Entupimento.

40

Filtros: Problemas do aparecimento de contaminantes no sistema hidrulico- Desgastes.

Filtros: Visibilidade do contaminantes no sistema hidrulico

Filtros: Exemplos de tipos contaminantes no sistema hidrulico.

41

Filtros: Tipos de filtros no sistema hidrulico. Vantagens: 1. Protegem a bomba da contaminao do reservatrio. 2. Por no terem carcaa so filtros baratos. Desvantagens: 1. So de difcil manuteno, especialmente se o fluido est quente. 2. No possuem indicador. 3. Podem bloquear o fluxo de fluido e prejudicar a bomba se no estiverem dimensionados correta-mente ou se no conservados adequadamente. 4. No protegem os elementos do sistema das partculas geradas pela bomba.

Vantagens: 1. Protegem a bomba da contaminao do reservatrio. 2. Indicador mostra quando o elemento est sujo. 3. Podem ser trocados sem a desmontagem da linha de suco do reservatrio. Desvantagens: 1. Podem bloquear o fluxo de fluido e prejudicar a bomba se no estiverem dimensionados correta-mente, ou e no conservados adequadamente. 2. No protegem os elementos do sistema das partculas geradas pela bomba.

42

Filtro Externo Filtros: Tipos de filtros no sistema hidrulico. Vantagens: 1. Filtram partculas muito finas visto que a presso do sistema pode impulsionar o fluido atravs do elemento. 2. Pode proteger um componente especfico contra o perigo de contaminao por partculas. Desvantagens: 1. A carcaa de um filtro de presso deve ser projetada para alta presso. 2. So caros porque devem ser reforados para suportar altas presses, choques hidrulicos e diferencial de presso.

Filtro de Presso Filtros: Tipos Filtro de Linha de Retorno: 1. Protegem a bomba da contaminao do reservatrio. 2. Podem ser trocados sem a desmontagem da linha de suco do reservatrio. Desvantagens: 1. Podem bloquear o fluxo de fluido e prejudicar a bomba se no estiverem dimensionados correta-mente, ou se no conservados adequadamente. 2. No protegem os elementos do sistema das partculas geradas pela bomba.

Filtro de Retorno

43

Vlvulas de Desvio ou By Pass: Ela entra em operao toda vez que o diferencial de presso entre dois pontos, que a mesma est plugada, ultrapassa um determinado valor.

Trabalho Pesquisar sobre os tipos de conexes usadas em sistemas hidrulicos e pneumticos e as formas existentes para calcularmos suas perdas. O trabalho dever ser entregue em mdia digital(3 Pontos).

Tubos e Conexes-Diferena bsica entre tubo, cano e mangueira.

44

Linhas Flexveis para Conduo de Fluidos

Exemplo: Mangueiras Funes das mangueiras no sistemas hidrulicos: 1) conduzir fluidos lquidos ou gases; 2) absorver vibraes; 3) compensar e/ou dar liberdade de movimentos. Partes construtivas: 1)Tubo Interno ou Alma de Mangueira 2)Reforo ou Carcaa 3)Cobertura ou Capa Fluidos, Reservatrios e Acessrios Tubo Interno ou Alma de Mangueira Construdo de material flexvel e de baixa porosidade, ser compatvel e termicamente estvel com o fluido a ser conduzido. Reforo ou Carcaa Considerado como elemento de fora de uma mangueira, o reforo quem determina a capacidade de suportar presses. Sua disposio sobre o tubo interno pode ser na forma tranado ou espiralado. Cobertura ou Capa Disposta sobre o reforo da mangueira, a cobertura tem por finalidade proteger o reforo contra eventuais agentes externos que provoquem a abraso ou danificao do reforo. Caractersticas que devem ser levadas em considerao no momento de selecionar uma mangueira: Capacidade de Presso Dinmica e Esttica de trabalho; Temperatura Mnima e Mxima de trabalho; Compatibilidade qumica com o fluido a ser condu-zido; Resistncia ao meio ambiente de trabalho contra a ao do Oznio (O3), raios ultravioleta, calor ir-radiante, chama viva, etc.; Vida til das mangueiras em condies Dinmicas de trabalho (impulse-test); Raio Mnimo de curvatura. Nas tabelas a seguir, podemos identificar os principais tipos de mangueiras, suas aplicaes e normas construtivas. Exerccio: Determine o dimetro interno apropriado para uma mangueira aplicada em uma linha de presso com vazo de 16 gpm. Soluo: No Grfico abaixo, Localize na coluna da esquerda a vazo de 16 GPM e na coluna da direita a velocidade de 20 ps por segundo. Em seguida trace uma linha unindo os dois pontos localizados e encontramos na coluna central o dimetro de 0,625 pol = 5/8. Para linhas de suco e retorno, proceda da mesma forma utilizando a velocidade recomendada para as mesmas. Todas as Outras - Dimetro Real

45

O grfico abaixo foi construdo baseado na seguinte frmula:


D = Q * 0,4081 V

Onde: Q = Vazo em Gales por Minuto (GPM) V = Velocidade do Fluido em Ps por Segundo D = Dimetro da Mangueira em Polegadas

Vazo em GPM Tipos de Conexes para Mangueira Conexo Reutilizvel-Podemos trocar a mangueira sem perder a conexo

Sem Descascar a extremidade da mangueira - No SKIVE Descasca a extremidade da mangueira-Tipo SKIV 46

Conexo Permanete-No suporta a troca da mangueira sem perder a conexo.

Tipo SKIVE

Tipo No SKIVE

Recomendaes para projetar ou reformar um circuito de conduo de fluidos, sempre que Possvel, leve em considerao as seguintes Recomendaes. Evite ao mximo utilizar conexes e mangueiras, sempre que possvel utilize tubos, pois a perda de carga em tubos menor. Procure evitar ampliaes ou redues bruscas no circuito, a fim de evitar o aumento da turbulncia e de temperatura; Evite utilizar conexes fora de padro em todo o circuito e em especial as conexes (terminais) de mangueira, pois estas devero ser trocadas com maior freqncia nas operaes de manuteno; Evite especificar conjuntos montados de mangueira com dois terminais macho fixo de um lado e fmea/macho giratrio do outro lado; Mesmo que aparentemente mais caras, procure especificar mangueiras que atendam os requisitos do meio ambiente externo de trabalho, evitando assim a necessidade de acessrios especiais tais como: armaduras de proteo, luva antiabraso, entre outros. Bombas As bombas convertem energia mecnica em energia Hidrulica. Bomba que succiona o fluido do tanque de forma parecida a suco do p pelo aspirador. Este fluido e obrigado a circular pelo circuito hidrlico gerando um trabalho Tipos de bombas hidrodinmicas hidrostticas.

47

Usada em Sistemas hidrulicos Usada em Sistemas hidrulicos

Caractersticas de Bombas Capacidade de Presso(Litro/min) Deslocamento-Volume mximo de lquido. Deslocamentoreal EficienciaVolumtrica = X 100 DeslocamentoTeorico Uma bomba de 70Kgf/cm2; Deslocamento Terico de 40 L/min; Deslocamento Real de 36L/min, determine a eficincia volumtrica?

EficienciaVolumtrica =
Bombas de Engrenagem

36 X 100 = 90% 40

A bomba de engrenagem consiste basicamente de uma carcaa com orifcios de entrada e de sada, e de um mecanismo de bombeamento composto de duas engrenagens.

48

Bombas de Engrenagem-Funcionamento

Informaes para instalao de Bombas


Fluidos recomendados: O fluido deve ter viscosidade de operao na faixa de 80 a 100 SSU. Mxima viscosidade para incio de fundionamento 4000 SSU Filtragem: Para uma maior vida til da bomba e dos componentes do sistema, o fluido no dever conter mais que 125 partculas maiores de 10 microns por milmetro de fluido (classe SAE 4). Fluidos compatveis: Fluidos base de petrleo gua glicol Emulso gua-leo Fluido de transmisso leo mineral Rotao e alinhamento do eixo: O alinhamento entre o eixo do motor e o da bomba deve estar dentro de 0,18 mm LTI. Siga as instrues do fabricante do acoplamento durante a instalao, para prevenir que o eixo da bomba seja danificado. A fixao do motor e da bomba deve ser em bases rgidas. O acoplamento deve estar dimensionado para absorver choques e suportar o torque desenvolvido durante a operao. Posio de montagem: No h restries

49

Instalaes especiais: Consulte o fabricante para qualquer uma das Seguintes aplicaes: Presso e/ou rotao acima das indicadas, acionamento indireto, fluidos alm dos especificados, temperatura acima de 85C.

Vlvulas de controle direcional


Identificao de uma vlvula de controle direcional

Nmero de posies Nmero de vias Posio normal Tipo de acionamento

Nmero de posies Cada quadrado representa uma das possveis posies da vlvula

Nmero de vias O nmero de vias o nmero de conexes teis da vlvula

Internamente aos quadrados temos as vias de passagem internas

50

O nmero de vias externas pode tambm ser determinado pelas vias internas

1 passagem 2 vias

2 bloqueios 2 vias

1 passagem e 1 bloqueio 3 vias 2 passagens 4 vias Posio normal a posio em que se encontram os elementos internos quando a vlvula no acionada EX: Normalmente aberta Normalmente fechada

Tipo de acionamento
Tipo de acionamento utilizado para mudar a posio da vlvula

Fora muscular Mecnica Pneumtica Hidrulica Eltrica

Vlvula direcional de 2/2 vias Consiste de duas passagens que so conectadas ou desconectadas

Possui a funo de liga-desliga 51

Vlvula direcional de 2/2 vias Consiste de duas passagens que so conectadas ou desconectadas

Possui a funo de liga-desliga Vlvula direcional de 3/2 vias


Via de presso (P) Via de tanque (T) Via de utilizao (A)

Diferena das vlvulas 2/2 vias e 3/2 vias

Em uma vlvula de 3/2 vias, a vlvula inverte o fluxo da via de utilizao para o tanque, esvaziando o atuador. Vlvulas normalmente abertas e normalmente fechadas Vlvulas de 2 e de 3 vias com retorno por mola podem tanto ser normalmente abertas (NA) ou normalmente fechadas (NF)

Vlvula direcional de 4/2 vias Causam reverso no movimento do atuador

52

Converso de 4/2 para 3/2 vias Normalmente no se encontram no mercado vlvulas 3/2 vias. Nesse caso converte-se uma vlvula 4/2 em uma 3/2 vias.

Atuadores de vlvulas direcionais

Atuadores Hidrulicos Convertem a energia de trabalho em energia mecnica

Fora do cilindro A fora exercida pelo fluido no cilindro proporcional presso do fluido. Para se determinar a presso necessria para certa fora utiliza-se a equao:

53

rea de um crculo necessrio ento se determinar a rea em que a presso vai atuar. Como a rea do cilindro circular, utiliza-se a frmula.

Curso do Cilindro a distncia mxima de deslocamento proporcionada pelo cilindro

Volume do Cilindro o volume de fluido deslocado para realizar um movimento completo do cilindo. calculado pela frmula:

Velocidade da Haste A velocidade da haste de um cilindro determinada pela vazo com que o fluido entra no cilindro dividida ela rea do pisto.

54

Choque Hidrulico Ocorre quando o pisto do cilindro encontra um obstculo (como o final de curso). A inrcia do lquido do sistema transformada em choque ou batida, denominada de choque hidrulico. Esse choque pode causar danos ao sistema. Amortecimento Diminui a velocidade do cilindro antes que esse chegue ao seu final de curso. Os amortecimentos podem ser instalados em ambos os lados do cilindro. Amortecimento Quando instalado do lado da haste chamado de colar. Quando instalado no lado traseiro chamado de batente:

CIRCUITO 01
C1

V1

24V
S1

0V
Y1

0
VL1 Y1

P1

FL-1
T1

55

CI RCUITO 02
C 1

V1

24V
S1

0V
Y1

0
VL1 Y1

S2

P1

FL-1
T1

CIRCUITO 03
C1

V1

24V
S1

0V
Y1 S2

0
VL1 Y1

P1

FL-1
T1

CIRCUITO 04

C 1

V1

24V
S1

0V
S2 K1

0
VL1 Y1

K1

Y1 K1

P1

FL-1
T1

CIRCUITO 05

C 1

V1

24V
S1

0V
K1 S2

0
VL1 Y1

K1

Y1 K1

P1

FL-1
T1

56

CIRCUITO 06
C 1

V1

24V
S1

0V
Y1

0
VL1 Y1 Y2 Y2 S2

P1

FL-1
T1

CIRCUITO 08
C1 F2 F1

V1

0
VL1 Y1 Y2

24V
S1 F2

0V
Y1

P1
Y2 F1

FL-1
T1

CIRCUITO 09
C1 F2 F1

V1

0
VL1 Y1 Y2

24V
S2

0V

P1

Y1 S1 F2

Y2 F1

FL-1
T1

57

Vous aimerez peut-être aussi