Vous êtes sur la page 1sur 3

Resenha

A poltica entre as naes: a luta pela guerra e pela paz*


RogRio de Souza FaRiaS**

A Coleo Clssicos Ipri vem conduzindo, desde 2001, a publicao de ttulos internacionais inditos ou esgotados da literatura especializada da rea de relaes internacionais no Brasil. Os volumes, que vm acompanhados de prefcios redigidos por especialistas da rea no Brasil, chegam ao mercado editorial em boa hora. A exploso de cursos de graduao na rea, alm do aumento da preocupao da prpria sociedade com a chamada agenda internacional do pas tem exigido uma compreenso muito mais sofisticada do sistema internacional e de seus impactos no plano domstico. A obra de Hans J. Morgenthau a jia da coroa da coleo, j que o volume um divisor de guas na reflexo sobre a natureza e evoluo da poltica internacional. Com efeito, a originalidade da obra est no seu objetivo de descobrir e compreender as foras que determinam as relaes polticas entre as naes de forma sistemtica, balizada por um arcabouo terico que pretende ter um grande alcance explicativo da realidade internacional.
* MORGENTHAU, Hans J. A poltica entre as naes: a luta pela guerra e pela paz. Braslia: Editora Universidade de Braslia/ Instituto de Pesquisa de Relaes Internacionais; So Paulo: Imprensa Oficial do Estado de So Paulo, 2003, 1152 p. ISBN: 85-7060-148-4 (Imprensa Oficial do Estado de So Paulo); 85-87480-27-8 (IPRI/FUNAG); 85-230-0763-6 (Ed. UnB). ** Bacharel em Relaes Internacionais pela Universidade de Braslia e editor-assistente de RelNet Rede Brasileira de Relaes Internacionais.

230

Resenha

A obra no pode ser dissociada da vida de seu autor. Judeu nascido na Alemanha, Morgenthau passou os anos crticos da ascenso dos totalitarismos de direita peregrinando, como aluno e professor de Direito, no promontrio do caos europeu. Sem dvida, essa poca marcou a sua percepo sobre as nefastas conseqncias da retrica da concepo liberal na poltica internacional. No obstante, essas condies no eram estranhas literatura, j que o movimento que ele chama de depreciao da poltica do poder no sculo XIX, E.H. Carr trata, quase dez anos antes, como uma conseqncia da concepo de harmonia de interesses na poltica internacional. Radicado nos Estados Unidos, publicou a primeira edio do livro em 1948. O seu propsito era apresentar uma teoria sobre a poltica internacional, sendo essa balizada pela noo de que a poltica governada por leis objetivas que tem as suas razes na natureza humana. Aqui, a natureza humana exposta nos trabalhos de Hobbes e Maquiavel vo conjugar-se influncia que os escritos de Max Weber teve no pensamento de Morgenthau, para esse formular a categoria de poder que ir distinguir os fatos polticos dos no-polticos. O realismo poltico ser, portanto, a matriz na qual Morgenthau se esforar em legar a autonomia disciplinar ao estudo da poltica internacional. Os impactos de sua viso do que constitui esse realismo poltico acompanhar para sempre as ponderaes tericas sobre a poltica internacional. Mas a resultante desse corolrio tem efeitos bem mais profundos j que ao leitor de A poltica entre as naes vai causar estranheza como a obra se vinculou de forma umbilical aos fundamentos da poltica exterior do governo americano. Cabe observar que essa importncia foi derivada, em grande medida, de duas ocorrncias. Primeiro, vrios de seus ex-alunos e leitores que se tornaram entusiastas de suas idias ocuparam posies-chave no aparelho governamental estadunidense. Segundo, em um perodo em que os Estados Unidos se alavam como um dos plos fundamentais da Guerra Fria, o seu trabalho de consultor do Departamento de Estado ajudou a construir o sustentculo ideolgico da poltica exterior americana no ps-guerra. Apesar de essas contribuies serem derivadas, principalmente, da viso crua que o autor tem dos impactos da natureza humana na
231

Revista BRasileiRa de Poltica inteRnacional

Resenha

construo do sistema interestatal e de sua tese de que s o equilbrio de poder um instrumento relevante na manuteno da paz, uma qualificao deve ser feita. Como afirma Ronaldo Mota Sardenberg no prefcio da obra, para Morgenthau a doutrina do poder no se esgota na simples e irrestrita aplicao de meios militares vida internacional. Dessa forma, Morgenthau, sempre em sua trajetria de vida, recusou identificar as aspiraes morais de uma determinada nao com as leis morais que governam o universo, alm de considerar a prudncia como a virtude suprema na poltica. Essas teses do autor, a julgar sua prpria oposio Guerra do Vietn, so especialmente relevantes em termos analticos em uma poca marcada pela retrica universalista e imprudncia de alguns operadores da poltica externa estadunidense. Por fim, ponderando as contribuies do autor hodierna teoria realista das relaes internacionais, sistematizada principalmente por Kenneth Waltz e John Mearsheimer, podemos traar paralelos e contrastes interessantes. Primeiro, a concepo de Morgenthau de poltica internacional , sem dvida alguma, derivada de uma concepo especfica da natureza humana (a chamada primeira imagem na tese de Waltz). Mas a evoluo da reflexo sobre a natureza das Relaes Internacionais, a partir da dcada de 1970, tem conseguido um amplo grau de consenso na tese de que a natureza humana uma categoria muito genrica e pouco explicativa para ser considerada uma causa da guerra e da paz. Portanto, esses novos tericos vo focar a estrutura do sistema internacional, ou seja, sistematizar o realismo poltico em uma teoria sistmica dedutiva e rigorosa de poltica internacional, criticando, assim, a abordagem de Morgenthau. Contudo, ele estava ciente dessas crticas. O autor de A poltica entre as naes sempre fez questo de definir a sua teoria como essencialmente histrica, criticando as abordagens sistmicas como um exerccio de formulao de proposies abstratas com funes preditivas que falham tanto como guias de entendimento terico como preceitos para ao. Logo, apesar de Morgenthau no ser um historiador das relaes internacionais, a sua viso sobre o papel das contingncias histricas na poltica internacional ecoa um importante ensinamento para tericos das relaes internacionais desejosos de sacrific-las no altar da parcimnia e do reducionismo.
232

Vous aimerez peut-être aussi