Vous êtes sur la page 1sur 7

FACULDADE DE CINCIAS HUMANAS DE CRUZEIRO

PROJETO DE MONOGRAFIA

PLANEJAMENTO ESTRATGICO: A IMPORTNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATGICO EM MICROEMPRESAS

Cruzeiro-SP 2010

FACULDADE DE CINCIAS HUMANAS DE CRUZEIRO CRISTINA DE OLIVEIRA PEREIRA

PROJETO DE MONOGRAFIA

PLANEJAMENTO ESTRATGICO: A IMPORTNCIA DO PLANEJAMENTO ESTRATGICO EM MICROEMPRESAS


Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Administrao da Faculdade de Cincias Humanas de Cruzeiro, como exigncia parcial para obteno de ttulo de bacharel em Administrao. Prof. Orientador: Jorge Luiz Conde, esp.

Cruzeiro-SP 2010

Sumrio

APRESENTAO (tema, problema e hipteses)............................................4 OBJETIVO GERAL.............................................................................................4 OBJETIVOS ESPECFICOS...............................................................................4 JUSTIFICATIVA..................................................................................................4 EMBASAMENTO TERICO...............................................................................5 METODOLOGIA..................................................................................................5 CRONOGRAMA..................................................................................................6 BIBLIOGRAFIA...................................................................................................7

APRESENTAO O projeto visa estudar o Planejamento Estratgico nas Microempresas e sua importncia, como sabemos, planejar no garantir o sucesso mas aumentar as suas chances, e no que se refere microempresas vale ressaltar que elas so extremamente sensveis a mudanas na economia. A princpio ser feita a seleo do material utilizado para consulta, por meio de pesquisa bibliogrfica em livros sobre o tema. OBJETIVOS a) Objetivo geral: O objetivo geral do trabalho discutir o tema Planejamento Estratgico em microempresas e incentivar a aplicao da metodologia, mostrando como o Planejamento Estratgico pode ser aplicado como diferencial competitivo decisivo para a gesto das microempresas. b) Objetivos especficos: Pesquisar na literatura pertinente, os conceitos e importncia do planejamento estratgico; Expor a importncia e as peculiaridades das micro e pequenas empresas; Evidenciar a importncia do planejamento nas micro e pequenas empresas.

JUSTIFICATIVA

Devido ao ambiente competitivo no quais as empresas esto inseridas, em que mudanas acontecem continuamente, torna-se fundamental a utilizao do planejamento estratgico, sendo maior a probabilidade de xito da organizao, alm de proporcionar uma vantagem competitiva perante os seus concorrentes.

EMBASAMENTO TERICO Djalma de Pinho R. de Oliveira, com sua metodologia, interliga os aspectos estratgicos, tticos e operacionais da empresa, mostrando que o Planejamento Estratgico auxilia o executivo nos processos decisrios contribuindo na eficcia dos resultados da empresa e, no o separando de outros instrumentos administrativos, como a administrao estratgica. O autor Rui Csar Marques considera como uma medida das mais eficientes, no que se refere competio global, a formao de alianas estratgicas como vantagem competitiva, objetivando melhorias no processo de inovao, ampliando sua capacidade produtiva concentrando-se no que a empresa faz ou tem de melhor, mas ressalta que as empresas tm que focar no tipo de resultado que desejam alcanar, e a formao de alianas deve ocorrer entre empresas que busquem os mesmos objetivos e resultados. A mudana nas organizaes, no sentido lato, tem a funo de mant-las em atividade, uma vez que a estagnao provoca-lhes a morte. Por outro lado, a mudana no sentido estrito, a mudana planejada, est diretamente relacionada com a eficincia e a eficcia organizacional e, porque no dizer, com a sobrevivncia das organizaes. (JUNIOR & VIVACQUA, 1996) constatam que o Planejamento Estratgico um instrumento de mudana organizacional. CHIAVENATO & SAPIRO (2003) apresentam as etapas do processo de planejamento estratgico, da inteno at o resultado final. Constatam tambm que para um bom desempenho do planejamento estratgico, que se tenham objetivos claros e decisivos, incentivo iniciativa das pessoas, liderana comprometida e oferecer segurana.

METODOLOGIA

Para o desenvolvimento do trabalho sero utilizados dados extrados da internet e pesquisas bibliogrficas.

CRONOGRAM

Fas
BIBLIOGRAFIA

Redao e Entre Esboo do Sum

SEVERINO, Antnio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. Editora Cortez. 22 Edio: revista e ampliada de acordo com a ABNT. OLIVEIRA, Djalma de P. Rebouas de. Planejamento Estratgico: Conceitos, Metodologias e Prticas. So Paulo: Editora Atlas. 1996. CHIAVENATO, Idalberto; SAPIRO, Aro. Planejamento Estratgico Fundamentos e Aplicaes. So Paulo: Editora Campus. 2003. PEREIRA, Maurcio Fernandes. Planejamento Estratgico: Teoria, Modelos e Processos. So Paulo: Editora Atlas. 2010. MARQUES, Rui Csar. Alianas Estratgicas. So Paulo: Editora: Alnea. 2003. JUNIOR, Aldery Silveira; VIVACQUA, Guilherme. Planejamento Estratgico como instrumento de mudana organizacional. So Paulo: Editora Fepad. 1996.

Vous aimerez peut-être aussi